Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 07:...

6
História Bíblica: No Século primeiro, Paulo um judeu fervoroso que Versículo-chave Objetivos: Lição espiritual: PESSOAL NECESSÁRIO: Contadores de história !Comunicador MATERIAL NECESSÁRIO: ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! Atos 9: 1- 19 também era conhecido como Saulo, dedicava o seu tempo para perseguir os Cristãos. Quando ele estava a caminho de Damasco teve um encontro muito marcante com Cristo. Ele ficou temporariamente cego. Em Damasco, Deus falou a um homem chamado Ananias para ir até onde Paulo estava e impor as mãos sobre ele, para que ele voltasse a enxergar. Devido a reputação de Paulo de perseguir os cristãos, Ananias estava com medo dele, mas Ananias obedeceu a Deus e foi até onde Paulo estava. Paulo além de ter a sua visão restaurada, se converteu e foi batizado e não perseguiu mais os cristãos. Ao invés disso, ele se tornou um apóstolo e proclamou a verdade de Cristo para quase todo o mundo do seu tempo. “Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou eu mesmo!” – Jeremias 29:11 O QUÊ? (GG): As crianças ouvirão a história de quando Paulo ficou cego por uma luz durante a sua viagem para Damasco. Ele estava tentando destruir a Igreja que Deus estava construindo. Paulo teve uma experiência de conversão pessoal depois que Jesus o chamou e interrompeu os seus planos. ENTÃO? (GG): As crianças aprenderão que Deus é de confiança. AGORA? (PG): As crianças criarão um livro humorístico que conta a história de Paulo e que nos fará lembrar que Deus tem um plano para nós também. Confiança Avisos e efeitos sonoros a serem usados durante a apresentação. Música de fanfarras Biombo, caixas com os avisos da história Dois trompetes Livro de história Luvas de box Duas correntes de plástico Óculos de sol Vara para cego Dois telefones Mata mosca Chapéu de caça (safari) Vela Lanterna Lâmpada Outro chapéu Dois pedaços de material colorido para servir como cortina do biombo. 01 Currículo Igreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja : Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 07: Paulo - o grande pregador

Transcript of Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 07:...

História Bíblica: No Século primeiro, Paulo um judeu fervoroso que

Versículo-chave

Objetivos:

Lição espiritual:

PESSOAL NECESSÁRIO:•Contadores de história!Comunicador

MATERIAL NECESSÁRIO:!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

!

Atos 9: 1- 19também era conhecido como Saulo, dedicava o

seu tempo para perseguir os Cristãos. Quando ele estava a caminho de Damasco teve um encontro muito marcante com Cristo. Ele ficou temporariamente cego. Em Damasco, Deus falou a um homem chamado Ananias para ir até onde Paulo estava e impor as mãos sobre ele, para que ele voltasse a enxergar. Devido a reputação de Paulo de perseguir os cristãos, Ananias estava com medo dele, mas Ananias obedeceu a Deus e foi até onde Paulo estava. Paulo além de ter a sua visão restaurada, se converteu e foi batizado e não perseguiu mais os cristãos. Ao invés disso, ele se tornou um apóstolo e proclamou a verdade de Cristo para quase todo o mundo do seu tempo.

“Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou eu mesmo!” – Jeremias 29:11

O QUÊ? (GG): As crianças ouvirão a história de quando Paulo ficou cego por uma luz durante a sua viagem para Damasco. Ele estava tentando destruir a Igreja que Deus estava construindo. Paulo teve uma experiência de conversão pessoal depois que Jesus o chamou e interrompeu os seus planos. ENTÃO? (GG): As crianças aprenderão que Deus é de confiança. AGORA? (PG): As crianças criarão um livro humorístico que conta a história de Paulo e que nos fará lembrar que Deus tem um plano para nós também.

Confiança

Avisos e efeitos sonoros a serem usados durante a apresentação.Música de fanfarrasBiombo, caixas com os avisos da históriaDois trompetesLivro de históriaLuvas de boxDuas correntes de plásticoÓculos de solVara para cegoDois telefonesMata moscaChapéu de caça (safari)VelaLanternaLâmpadaOutro chapéuDois pedaços de material colorido para servir como cortina do biombo.

01

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos

Currículo: Pessoas especiais

para Deus

Lição 07: Paulo - o grande pregador

Pré-ensino(3 minutos)

Ensino(20 minutos)

(Coloque uma música agitada enquanto as crianças chegam)

Comunicador: Bem vindos ao Geração Futuro. Vocês sabem o que é um plano? Um plano é quando decidimos fazer algo e então imaginamos como vamos fazê-lo. Alguns planos são muito bons. Quando vocês querem brincar com um colega depois da aula, mas o seu colega não mora próximo da sua casa, você tem que fazer um plano. Você conversa com seus pais e seu colega com os pais dele, e então vocês combinam para brincarem juntos depois da escola. Isso é um bom plano.

Algumas vezes nós temos planos ruins. Imaginem que a sua mãe está muito ocupada arrumando o jardim. Você deseja assistir um programa na TV, que não deveria. Sua mãe entra em casa e descobre os seus planos. Agora você está com problemas!

Hoje nós vamos ouvir uma história da Bíblia sobre um homem chamado Paulo que tinha planos muito ruins!

(Diminua as luzes)

(Música é tocada enquanto atores preparam o palco. Os atores preparam seus suportes, colocando as coisas do outro lado da tela e colocando os suportes da história em ordem atrás da tela.

Alguns suportes podem ser deixados na caixa de suportes para um acesso mais rápido. Quando eles estiverem prontos para começar, todos os três atores ficam atrás da tela como uma dica para a música parar. S1 sai primeiro.)

Dramatização:

S1: Olá para todos. Vocês querem ouvir algumas histórias?

(O Comunicador e S2 aparecem.)

Comunicador: Espere um pouco. Nós ainda não nos apresentamos.

S2:(Falando ao telefone que está do lado esquerdo do cenário) Isso não é muito elegante.

S1:(Falando ao telefone que está do outro lado do cenário) Perdão.

Comunicador: (Salta para cima de um caixote) Preparem a apresentação.

(S1 e S2 estão preocupados – ainda falando ao telefone. Sussurrando) Eu disse, preparem a apresentação.

Ambos: Ah, sim. Claro.

(S1 e S2 apanham um trompete, cada um, e tocam um som de trompete fajuto.)

Comunicador: Olá meninos e meninas. Gente de todas as idades, preciosas aos olhos de Deus. Nós somos um grupo de contadores de história que viemos aqui só. Para dizer à vocês que Deus se preocupa comigo.

S2: E comigo

S1: E comigo

Todos:(Eles todos apontam para as crianças) E com vocês!

S2: (Correndo para a direita) Nós viajamos para cá

S1:(Correndo para a esquerda) Nós viajamos para lá

Comunicador: (Saltando de cima do caixote) Nós viajamos pelo mundo inteiro.

S2: Fazendo todos saberem

S1:(Pulando para cima do caixote ao centro) Que Deus se preocupa

S2:(Pulando para cima do caixote ao centro junto a S!) Que Deus se preocupa

Comunicador: Com vocês. Olá, meu nome é ..... (S1 e S2 pulam de sobre os caixotes) E esses são meus amigos S1 e

S2: Nós estamos felizes de sermos os seus apresentadores. (Eles sopram os trompetes) Nós gostamos muito de contar histórias.

02

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos

S2: É o que nós fazemos.

Comunicador: Contar muitas histórias

S1: Só para vocês.

Comunicador: Nós viemos aqui para contar nossas histórias.

Todos: Mas - (todos ficam com o dedo apontando para cima)

Comunicador: Apenas com uma condição: que vocês queiram que nós fiquemos. (Todos cruzam os braços)

S2: Então, vocês querem que a gente fique?

(As crianças se agitam)

S1: (Cruza com S2) Eles não parecem estar muito satisfeitos. (Se vocês ouvirem uma boa resposta diga, “Nada mal, mas poderia ser melhor”)

Comunicador: Talvez seja porque eles não conhecem as regras dos contadores de história “Deus se Preocupa Comigo”.

S2: Ah, sim. As regras.

S1: (Pula de volta para o local onde estava, do lado esquerdo do Comunicador). Conte para eles sobre as regras.

Comunicador: Quando nós colocarmos os braços levantados para o ar, vocês gritam o mais alto que puderem. Mas quando nós baixarmos os braços, vocês não podem fazer nenhum barulho. Vamos tentar?

(Faça isso três vezes – levantando e baixando os braços, com as mãos colada uma na outra)

S2: Eu acho que conseguimos! Vamos continuar com a história. (Ficam numa posição de estátua. O Comunicador também fica.)

S1: Espere um pouco. Eu acho que ainda há mais uma regra a ser explicada.

Comunicador: Ah, sim. Nós esquecemos de uma muito, muito ..... muito, muito, muito .... muito, muito ... (Para pra olhar para S1 e S2 que estavam andando atrás do comunicador, brincando de “sombra” com ele.) Muito importante. E a regra é: Não falar quando outra pessoa estiver falando – principalmente durante a narração da história.

S1: (Passa para a direita) Se vocês ficarem conversando durante a narração, nós paramos imediatamente.

S2:(Fica na esquerda. O comunicador está novamente no centro) E nós não começaremos novamente até que vocês estejam todos em silêncio.

Todos: Pssssssss.(Faça um gesto bem exagerado de silêncio, colocando o seu dedo na frente dos lábios)

Comunicador: Devemos mostrar para eles como é parar de contar a história imediatamente?

Ambos: Sim

(Eles param de se mexer. As mãos caem e depois o corpo cai no chão – com efeitos sonoros)

Comunicador: Então, vocês querem que a gente fique?

(Coloque os braços levantados para cima para as crianças aplaudirem. S1 e S2 comemoram dançando cruzando os braços um com o outro)

S1: Parece que eles querem que a gente fique!

S2: Oba!

S1: Parece que eles querem que a gente fique!

S2: Oba!

S1: Parece que eles querem que a gente fique!

S2: Oba!

Comunicador: (Acaba com a brincadeira; sobe em cima do caixote) O livro de histórias, por

favor.

(Enquanto toca uma música de fanfarras, o comunicador coloca as mãos na posição de aguardo do livro de histórias. S1 e S2 procuram pelo livro de histórias, e então percebem que ele está dentro do caixote onde o comunicador está sentado. Eles fazem gestos para o comunicador sair de cima do caixote, tiram o livro de dentro e entregam-no ao comunicador. Este se senta, tendo S1 e S2 de cada lado)

03

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos

Comunicador: Dentro desse livro estão algumas das maiores histórias verídicas que estão na Bíblia. Hoje nós vamos ouvir a história de um homem que ajudou a criar as primeiras igrejas. Ele se chamava Paulo e o nome da história é “O Caminho Rochoso”.

(S1 e S2 esboçam uma reação ao título, fazendo uma pequena dança e canção: rock, rock, rock, rock, rock, rock, rock, caminho rochoso)

S2: (Pede ao comunicador) Eu posso ser o Paulo?

Comunicador: Sim, você pode ser o Paulo. (começa a ler a história) A história começa com…

S1: (Interrompe e pede ao comunicador)

S2: Não, não fui.

S1: Sim, foi sim.

S2: Não. Se lembra você foi o Paulo. Depois eu fui o Paulo, então você foi – (Eles continuam a discussão)

Comunicador: Deixe-me apresentar vocês para o (coloca o letreiro do nome “Paulo” em S2) Paulo.

S1: Tá certo. Então eu posso ser o Saulo?

Comunicador: Mas Saulo é o Paulo.

S1: Eu achei que o S2 era o Paulo.

Comunicador: Mas é. Saulo e Paulo são a mesma pessoa.

S1: Como isso pode ser?

Comunicador: Você sabe como uma pessoa pode ter dois nomes? É isso, o outro nome de Paulo era Saulo. Por isso é que Saulo e Paulo são a mesma pessoa.

S1: Hmm. Tá certo (Vai para o lado esquerdo do cenário, pega o chapéu de Paulo e coloca na cabeça de S2)

Comunicador: (Lendo do livro de histórias) Como diz na história, Paulo não era amigo de Jesus. Na verdade, ele não queria que ninguém fosse amigo de Jesus. (S2 faz caretas para a plateia) Ele achava que era errado. Paulo dizia

S2: Eu não quero que ninguém seja amigo de Jesus.

Comunicador: Então ele dizia (pausa) – então ele dizia (pausa, espera para que S2 diga a outra frase) –

S2: Uhhhh (pausa) Eu não quero que ninguém seja amigo de Jesus.

Comunicador: Mas ele dizia outra coisa também.

S2: Outra coisa? (S2 vai até o livro de histórias e dá uma olhadinha, enquanto o comunicador mostra para ele, a sua fala) Ah, sim. Eu vou saber quem são os amigos de Jesus.

Comunicador: Correto. Então por todos os lugares que Paulo viajava, ele queria saber quem eram os amigos de Jesus. E então ele os caçava (S1 dá uma roupa de caça (safari) e o mata mosca para S2 e S2 persegue S1), batia neles (S1 pega uma luva de box e dá para S2 que persegue S1 com ela), e os prendia.(S1 pega correntes e dá para S2 que persegue, prende e coloca S1 na “prisão” no caixote do lado esquerdo do cenário) (Para as crianças) Vocês acham que Jesus gostava disso? (Não!) Vamos continuar a leitura e descobrir o que aconteceu. Um dia, Paulo estava caminhando por uma estrada. (S2 está no lado esquerdo do cenário e está marcando passo. S1 está atrás do biombo). Ele estava caminhando para uma cidade chamada Damasco.

S1: (Põe a cabeça para fora do biombo) “Da” o quê?

Comunicador: Damasco. Esse era o nome da cidade para onde Paulo estava indo. E vocês sabem porque ele estava indo para Damasco? Ele tinha esperança de encontrar algum amigo de Jesus por lá, para jogá-lo na cadeia. (S1 sai para fora do biombo novamente e S2 persegue-o com correntes, mas o comunicador encerra a perseguição com um “mas” na próxima linha. S2 levanta a cabeça e fica de pé do lado direito do cenário)

Mas Jesus, que estava olhando para aquilo do Céu, viu o que estava acontecendo. Ele sabia que Deus tinha um grande plano para a vida de Paulo, assim como Ele tem um grande plano para todos nós que acreditamos nEle. Então Ele decidiu chamar a atenção de Paulo. Vocês sabem o que Ele fez para chamar a atenção de Paulo?

Ambos: O que? (Ambos olham para o comunicador)

Comunicador: Uma luz muito forte.

Desculpe, S2 foi o Paulo da última vez..

04

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos

S1: Eu sei. (Mostra o sinal de “luz” para todos por trás do biombo) Era uma vela?

Comunicador: Não, era mais forte do que uma vela.

S1: Hmmmm. Era uma lanterna?

Comunicador: Não, era mais forte do que uma lanterna.

S1: Hmmmm. Era uma lâmpada?

Comunicador: Não, era mais forte do que uma lâmpada.

S2: Era mais forte do que a luz do sol!

Comunicador: Isso mesmo. Era a luz mais forte que Paulo já tinha visto. Ela era tão forte que Paulo ficou cego. (S2 coloca os óculos de sol, pega uma bengala do S1 e anda como cego pelo cenário) Ele não podia enxergar nada.

S2: Eu não consigo ver nada.

Comunicador: Então Paulo ouviu a voz de Jesus dizer (S2 para ouvir) lá do céu, “Paulo, Paulo, porque me persegues?” Agora, Paulo estava prestando atenção.

S2: Eu estou prestando atenção.

Comunicador: Mas Jesus não deixou Paulo abandonado e cego no meio da estrada. Não, vocês sabem que Deus tinha um grande plano para Paulo, apesar dele está fa2endo as coisas erradas. Paulo iria aprender que ele poderia confiar em Deus, mas agora ele estava cego e não podia mais ir para lugar nenhum sozinho. Então alguns guardas que estavam com ele(S1 aparece com um chapéu de soldado e guia S2 para o caixote do lado esquerdo do palco)o guiaram para a cidade de Damasco. Lá eles encontraram uma casa para Paulo ficar. Jesus tinha um amigo em Damasco chamado Ananias. (S1 vai para trás do biombo, pega o chapéu de Ananias, e coloca o nome de Ananias). Jesus disse para Ananias onde Paulo estava, e mandou que ele fosse até lá Paulo estava esperando. No início Ananias não gostou da ideia.

S1: Eu não estou gostando nada disso. Eu ouvi falar que Paulo está perseguindo e prendendo os amigos de Jesus.

Comunicador: Então Jesus disse para Ananias, “Vá, Deus vai usar esse homem para falar para muitas pessoas sobre Mim. S ele vai passar por momentos muito difíceis por causa de Mim.” Você vai ver que esse era o plano de Deus para Paulo.”

S1: Tá certo, eu vou. (Para o comunicador) Para onde eu vou?

Comunicador: (O comunicador sussurra e faz gestos apontando para as direções: pegue a direita, depois a esquerda, etc. S1 olha para o caixote onde está S2, balança a cabeça, e caminha até ele)

Então Ananias encontrou a casa onde Paulo estava. Ananias entrou na casa e impôs as mãos sobra a cabeça de Paulo, e então orou por ele. De repente Paulo voltou a enxergar.

S2: (Tira os óculos de Sol) Estou enxergando! Estou enxergando!

Comunicador: Então, Paulo entendeu que o caminho certo era ser um amigo de Jesus. Logo ele começou a contar para todos os que ele encontrava que eles também poderiam ser amigos de Jesus!

S2: (S1 vai novamente até o biombo apanhar outro chapéu. S2 vai até S1 e então cumprimentam-se) Você também pode ser um amigo de Jesus.

Comunicador: E foi assim que começou a primeira igreja. Mas isso é o começo de uma outra história. (comunicador senta-se no caixote e S1 e S2 se aproximam)

S2: Puxa, que história legal!

Comunicador: Vocês dois sabem qual é a

Comunicador: S1, porque você não nos conta primeiro.S1: Eu aprendi que aconteça o que acontecer, Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nEle.

Pós-ensino(05 minutos)

S1: Sim, é legal sim.moral dessa história?

Ambos: Eu sei, eu sei, eu sei.

05

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos

Comunicador: Ótimo. Você pode contar para nós o que isso significa para você? Conte para nós com um exemplo que aconteceu na sua vida.S1: (Fica de pé no centro, com uma luz especial) Quando eu era mais jovem, meu pai arranjou um emprego novo e nós fomos morar numa outra cidade. Então eu fui para outra escola e para outra igreja. No começo eu não gostei porque eu gostava dos meus amigos da minha cidade natal. Mas depois que nós nos mudamos eu arranjei novos amigos e eu gosto da minha nova igreja. No começo foi difícil, mas depois que eu fiz novos amigos, eu descobri que Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nele. (Senta-se)

Comunicador: Assim como Paulo. E você, S2?

S2: Eu tenho esse versículo bíblico. Está em Jeremias 29:11: “Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo!”, diz o Senhor.

Comunicador: O que isso significa?

S2: (Fica de pé no centro, com uma luz especial) Significa que embora nós tenhamos os nossos planos, assim como Paulo, às vezes Deus muda-os. Por exemplo, eu tentei fazer parte do time de basquete, mas não consegui. No começo eu fiquei muito triste, mas agora eu sou um jogador de futebol e estou gostando muito mais. (Senta-se)

Comunicador: Esses são ótimos exemplos de como podemos confiar em Deus, pois Ele tem um plano para nós. Bem, nós temos que ir agora. Mas nós vamos voltar novamente para contar para vocês, outra história da vida de Paulo. (Todos começam a arrumar o cenário) Nós estamos felizes por termos contado essa história para vocês.

S2: Esperamos ver vocês logo, logo.

S1: Mas agora nós temos que viajar.

Comunicador: Não se esqueçam dessa história.

S1: Nela tem muito o que se aprender.

S2: Lembrem-se que Deus se preocupa com você.

Comunicador: Vocês vão encontrá-Lo em qualquer lugar.

(Acenda as luzes)

Comunicador: Que bela história sobre a vida de Paulo! No Pequeno Grupo de hoje, vocês vão Ter a oportunidade de desenhar algumas figuras dessa história que acabaram de ouvir dos nossos contadores de história. Lembrem-se, assim como Deus tinha um plano para Paulo, Ele também tem um plano para nós, então nós podemos confiar nEle.

(Divida nos pequenos grupos. Coloque a música enquanto as crianças saem)

06

CurrículoIgreja Batista Central de Fortaleza – Todos os direitos reservados – Este material é de uso exclusivo em sua igreja

: Somos especiais para Deus | Lição 07 GG | 2 e 3 anos