cv_hd_2015_01

7
Hernani Dimantas #escritor #pesquisador #palestrante #artista e-mail: [email protected] twitter: @hdhd facebook: https://www.facebook.com/hdimantas blog: http://metafora.me blog: http://lixoeletronico.org blog: http://mercadohype.tk blog: http://www.marketinghacker.com.br curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/8744701505902266 Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado ao compartilhamento de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Fundador e articulador dos projetos Metá:Fora e Metareciclagem. Foi Coordenador do LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Escola do Futuro/USP. Coordenador dos Programas AcessaSP, Acessa Escola (2009), juventude.sp e a rede de formação dos Telecentros.br pela Escola do Futuro da USP. Fundador do Projeto do Lixo Eletrônico Www.lixoeletronico.org

Transcript of cv_hd_2015_01

Page 1: cv_hd_2015_01

Hernani Dimantas #escritor#pesquisador#palestrante #artista

e-mail: [email protected]: @hdhdfacebook: https://www.facebook.com/hdimantas blog: http://metafora.me blog: http://lixoeletronico.org blog: http://mercadohype.tk blog: http://www.marketinghacker.com.br curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/8744701505902266

Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um númeroexpressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado ao compartilhamento de ideias e conhecimento entre as pessoas.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).

Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003).

Fundador e articulador dos projetos Metá:Fora e Metareciclagem.

Foi Coordenador do LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Escola do Futuro/USP. Coordenador dos Programas AcessaSP, Acessa Escola (2009), juventude.sp e a rede de formação dos Telecentros.br pela Escola do Futuro da USP.

Fundador do Projeto do Lixo Eletrônico Www.lixoeletronico.org

Page 2: cv_hd_2015_01

Projetos desenvolvidos

- Ateliê Novo 2011 - 2014

É um espaço independente e alternativo de produção, difusão e reflexão sobre arte. Tem como objetivo desenvolver ações artísticas, educativas e parcerias entre ateliês (exposições, grupos de trabalho e Residências Artísticas). O espaço está aberto para promover discussões relacionadas ao fazer artístico através do trabalho e do debate coletivo.

O ateliê busca atuar na sociedade contemporânea, desenvolvendo propostas que visam aproximar o público do processo de criação e execução dos trabalhos, assim como gerar processos de criação e a coletivização de meios de produção artística.Através das residências artísticas e intercâmbios culturais, nacionais e internacionais, propomos a reunião de artistas para aviabilização de projetos em artes visuais.

rua Fradique Coutinho, 934 casa 02cep 05416000 Vila Madalena

- InovarEduca 2010 -2013 http://inovareduca.com/

InovarEduca é uma rede aberta e dedicada a explorar o potencial de inovação no campo da educação, formada por uma equipe que entende a responsabilidade de avançar no conhecimento sobre educação, tecnologia e seus impactos na sociedade do século XXI.

Essa rede foi feita para todas as pessoas e organizações que se interessam de algum modo pelo tema e que estão dispostos a interagir e principalmente compartilhar seu conhecimento livremente. Todo o conteúdo produzido pelo InovarEduca é livre para ser compartilhado.

- Rede HumanizaSUS 2009-2011 http://redehumanizasus.net

A Rede HumanizaSUS - http://www.redehumanizasus.net - é o portal colaborativo das pessoas interessadas em conhecer melhor e ampliar a Humanização no SUS. Os conteúdos e ferramentas do portal são resultado de um processo participativo, resultante da metodologia de ativação de redes sociais aplicada pela equipe.

- lixoeletronico.org 2008 - 2013 http://lixoeletronico.org

O que fazer com o lixo? Essa é uma pergunta que o mundo inteiro se faz, e que demanda respostas urgentes. No Brasil, a situação não é menos crítica. A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes desafios de nossa sociedade. Meio ambiente, leis, responsabilidades das indústrias, governos e cidadãos. O que podemos fazer para diminuir o problema. Como se livrar dos aparelhos antigos que acumulam nas residências. Descarte responsável, reuso e reciclagem.

O blog serve de vitrine para as atividades do coletivo e, além de criar espaços de debate, interação e troca de conhecimentos,produzir e organizar informações sobre o tema.

- Escola do Futuro – USP 2005 - 2011

Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - Lidec http://futuro.usp.br/

Entre 2005 -2011 Hernani Dimantas coordenou o Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro/USP, que inaugurou suas atividades em 1989, sob a coordenação científica do Prof. Titular Fredric M. Litto, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Sua primeira condição foi como laboratório departamental com a denominação “Laboratório de Tecnologias de Comunicação” do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes. A partir de janeiro de 1993 instituiu-se como um Núcleo de Apoio à Pesquisa, subordinado à Pró-

Page 3: cv_hd_2015_01

Reitoria de Pesquisa da Universidade e passando a intitular-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação “Escola do Futuro/USP” (NAP EF/USP).

Em setembro de 2006 a coordenação científica do Núcleo de Pesquisa Escola do Futuro/USP passou a ser exercida pela Prof. Titular Brasilina Passarelli, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP. A atual gestão privilegia o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a sociedade do conhecimento e seus impactos nas áreas da Comunicação, Educação e Informação para iluminar os novos contornos da “sociedade em rede”.

Projetos desenvolvidos:

AcessaSP http://www.acessasp.sp.gov.br

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Diretoria de Serviços ao Cidadão.

Instituído em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do Estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC's), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

O LIDEC desenvolve conteúdos e estratégias que incentivam o desenvolvimento local (Rede de Projetos, MetaProjeto, Web Vídeos) É responsável pelo desenvolvimento do programa de capacitações de monitores do Programa Acessa São Paulo desde2001e pelo desenvolvimento, aplicação da Ponline (pesquisa online) desde 2003; Desenvolveu o Portal do AcessaSP (design, software e manutenção)

Acessa Escola http://www.acessaescola.fde.sp.gov.br

Desenvolver um programa de apropriação das tecnologias da informação e comunicação a partir dos laboratórios de informática das escolas, para Inclusão Digital.

Telecentros.br http://telecentros.br.com

O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoioà implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.

São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet,assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros. A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo foi a responsável pelo Polo Nacional da Rede de Formação do programa Telecentros.BR. Quando começou seu trabalho, em junho de 2010, a Escola do Futuro iniciou a organização um processo de produção coletiva de formação, para criar, entre os diversos atores participantes, um comum – um entendimento compartilhado do que seria a rede de telecentros, o programa, a formação e o trabalho dos monitores.

Portal Juventude SP 2009http://juventude.sp.gov.br

A Coordenadoria Estadual da Juventude, responsável pelo projeto Juventude SP, contratou o NAP – Escola do Futuro/USP para ajudar a analisar e definir os rumos do portal, cujo objetivo inicial era o de ser um lugar onde o jovem cidadão paulista

Page 4: cv_hd_2015_01

pudesse acessar informações importantes em relação a serviços e às políticas públicas de seu interesse. Como um dos resultados do plano de ações colocado em prática na rede, o portal passou de 20 mil a 100 mil acessos/mês, num período de seis meses.

- MetaReciclagem 2003 - 2013 http://rede.metareciclagem.org/

A MetaReciclagem é uma metodologia aberta e de livre replicação, baseada na apropriação crítica de tecnologias para promover a transformação social. Adotada em dezenas de projetos desenvolvidos por indivíduos, coletivos, ONGs e governos,tem marcado presença efetiva em discussões sobre o desenvolvimento de tecnologias a partir de uma dimensão humana, colaborativa e crítica ao fetichismo tão comum nos discursos sobre inclusão digital. Valoriza características culturais brasileiras como a gambiarra (na forma de criatividade cotidiana informa) e o mutirão (como sociabilidade dinâmica orientada a solução de problemas).

Desde 2002, a rede MetaReciclagem cria laboratórios autônomos e abertos para o desenvolvimento de suas ações. Realiza também projetos temporários e ações distribuídas. Para a coordenação de seus integrantes em todas as regiões do Brasil, tem uma infraestrutura autogerida de comunicação, com diversos serviços em rede.

A MetaReciclagem Influenciou diretamente políticas públicas de acesso a tecnologias como Acessa São Paulo, Rede de Fomação do Telecentros.br (Ministério do Planejamento), Cultura Digital (MINC), RedeHumanizaSUS (Ministério da Saúde). Promove intercâmbio internacional com projetos de todo o mundo, e tornou-se uma referência em relação a tecnologias livres e apropriação crítica

- Projeto Metáfora 2001 – 2002

O Projeto MetáFora começou como um grupo, numa conversa descompromissada com o Felipe Fonseca, que pretendia a criação de um canal de pesquisa sobre comunicação, internet, filosofia e cibercultura. Então surgiu a ideia e o nome MetáFora — uma simples lista de discussão e muita vontade de compartilhar o conhecimento. Um projeto aberto. Baseado nos conceitos do software livre e dos códigos abertos.

O caráter aberto do projeto deu ao grupo as possibilidades para exercício total da criatividade. A ideia original estava em pontuar a ruptura dos modelos de aprendizado através de um debate transparente, a colaboração entre os participantes, a descentralização da informação e muita paixão. Através de uma comunicação multifacetada, multilateral, interativa e independente criamos um fluxo líquido de ideias que alimentam um repositório de conhecimento.

- Marketing Hacker 2001 - 2012 http://www.marketinghacker.com.br

Blog autoral que debate as conversações entre as pessoas pela Internet. Um blog propositivo que tem inspirado uma geraçãode ativistas, pensadores e usuários. Uma nova geração de comunicadores que, ao contrário das gerações anteriores, se constituía de forma independente dos grandes meios de comunicação e possuía, nas ferramentas de edição na Internet - os blogs - o meio de criação, difusão e troca.

O Marketing Hacker trata da influência da ética hacker e da cultura de escovar bits para a área do conhecimento. O meu objetivo foi entender e discutir as mudanças que a Internet estava introduzindo no mundo dos negócios e na área de marketing. Havia um descompasso entre as práticas apoiadas em conceitos da comunicação de massa e as propostas comunicativas com as novas linguagens, práticas e possibilidades advindas do uso dos novos meios digitais.

Page 5: cv_hd_2015_01

Livros Publicados

- Zonas de Colaboração - conversas da MetaReciclagem - editora SENAC 2013http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=21814

- Linkania - uma teoria de redes - editora SENAC 2010 http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=21197

- Marketing Hacker - a revolução dos mercados - editora garamond 2003 http://www.garamond.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=262

+

Palestras

- TEDxSão José dos Campos – Apropriações das tecnologias para transformação social 09/2012 http://www.youtube.com/watch?v=SQyvUS8djuw

- TEDxUSP - Linkania a sociedade da colaboração 08/2010 http://www.youtube.com/watch?v=d4vbH51HAMY

- ACTAMEDIA - 2012 Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital - 16-21 agosto 2012 - Apropriações Gambiológicas

- InterCon 2009: os novos rumos do mercado interativo. Linkania: uma teoria de redes. 2009. (Palestra).

- Paralelo Narrativas em Percurso.Gambiarra Criatividade Tática. 2009. (Debates). ‐ ‐

- File Symposium. Atores em Rede. 2009. (Simpósio)

- File Symposium. Multidão hiperconectada resistência e descentralização. (Simpósio). 14.08 a 03.09.2006 SESI ‐

- File Symposium. Linkania – a Multidão hiperconectada . (Simpósio). 2005 SESI

- Reciprocity, design and social networks. Linkania & the collaborative society. 2004. (Simpósio).

+

Entrevistas / debates

- Apropriação das redes + lixo eletrônicohttp://www.youtube.com/watch?v=xxa6oW0gGzg

- Arte com lixo eletrônico - Conexões Globais 2.0http://www.youtube.com/watch?v=RIOYiIEdQyU

- youPIX Festival - O hacker é o novo revolucionário?http://www.youtube.com/watch?v=DLflzn-9nLE

+

Page 6: cv_hd_2015_01

Prêmios

- Prêmio Jabuti - finalista, CBDL. 2011

- Prêmio Compós de Teses e Dissertações - Melhor Tese em 2011., Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011

- Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia - Desvio, Instituto Sérgio Motta. 2009

- Prêmio ARede - Ponline 2009, Momento Editorial - www.arede.inf.br. 2009

- Prêmio ARede 2007 - Portal AcessaSP, Momento editorial - www.arede.inf.br. 2007

- Prêmio Mario Covas - Portal AcessaSP, Governo do Estado de São Paulo. 2007

- Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia - Multidão Hiperlinkada, Instituto Sérgio Motta. 2007

- Prix Arts Eletronic - menção honrosa, AEC Ars Electronica Center Linz Museumsgesellschaft mbH, Austria. 2006

- Prêmio Mario Covas, Governo do Estado de São Paulo. 2006

- Prêmio Betinho - Menção Honrosa, APC - http://www.apc.org/english/news/index.shtml?x=3029730 2005

+

Textos em jornais de notícias/revistas

- Somos muitos! Spartacus!!! 20/01/2012 http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1858

- Por que o MinC saiu do ar? 23/03/2011 http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1828

- Gambiarra - criatividade tática 15/10/2009 - Felipe Fonseca + Hernani Dimantas http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1394

- Colunista da versão web do diplo – 2007 – 2009 - http://diplo.org.br/_Hernani-Dimantas_

- Internet 2 - | Os 100 +. Folha de São Paulo - Caderno Mais, São Paulo, 17 dez. 2006.

- Linkania - resistência e descentralização. Cult, São Paulo, p. 56 - 58, 15 out. 2005.

- Pretinho básico. Revista Geek, São Paulo, 20 set. 2004.

- O que é cultura livre?. NovaE - http://www.novae.inf.br, Blumenau, 23 jul. 2004.

- Parangolé Brasil. NextBrasil, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 66 - 75, 15 jun. 2004.

- Software Livre e a sociedade da colaboração. Revista do Linux, Curitiba, 15 jan. 2004.

+

Page 7: cv_hd_2015_01

Exposições

- Conexões Globais 2.0 Oficina 2012 | Ocupação na casa de cultura Mario Quintana – Hernani Dimantas + Glauco Paiva‐

- Arte sustentável – SESC Carmo 2011 | Hernani Dimantas

- Pedaços de chão – SESC Vila Mariana 2011 | Robo Lixo Eletrônico – Hernani Dimantas + Glauco Paiva

- Setembro Verde – Matilha Cultural 2011 |Hernani Dimantas + Glauco Paiva

- Cultura Mestiça; exposição de Glauco Paiva e Hernani Dimantas 2011

- Setembro Verde – Matilha Cultural 2010 | Remix “As Meninas de Velasquez” – Hernani Dimantas + Glauco Paiva

- Game Cultura – Sesc Pompéia; MetaReciclagem 2005/2006/2007

- Exposição Reciclando Prefeitura Municipal de Santo André; MetaReciclagem 2002‐

+