DADOS DE ODINRIGHT...Nos cantos dos pássaros, nas cores do arco-íris, na fragrância das flores, a...

230

Transcript of DADOS DE ODINRIGHT...Nos cantos dos pássaros, nas cores do arco-íris, na fragrância das flores, a...

  • DADOSDEODINRIGHTSobreaobra:

    ApresenteobraédisponibilizadapelaequipeeLivroseseusdiversosparceiros,comoobjetivodeoferecerconteúdoparausoparcialempesquisaseestudosacadêmicos,bemcomoosimplestestedaqualidadedaobra,comofimexclusivodecomprafutura.

    Éexpressamenteproibidaetotalmenterepudíavelavenda,aluguel,ouquaisquerusocomercialdopresenteconteúdo.

    Sobrenós:

    OeLivroseseusparceirosdisponibilizamconteúdodedominiopublicoepropriedadeintelectualdeformatotalmentegratuita,poracreditarqueoconhecimentoeaeducaçãodevemseracessíveiselivresatodaequalquerpessoa.Vocêpodeencontrarmaisobrasemnossosite:eLivros.

    Comopossocontribuir?

    Vocêpodeajudarcontribuindodeváriasmaneiras,enviandolivrosparagentepostarEnvieumlivro;)

    Ouaindapodendoajudarfinanceiramenteapagarcustodeservidoreseobrasquecompramosparapostar,façaumadoaçãoaqui:)

    "Quandoomundoestiverunidonabuscadoconhecimento,enãomaislutandopordinheiroepoder,entãonossasociedadepoderá

    enfimevoluiraumnovonível."

    eLivroseLivros.love.love

    https://elivros.lovehttps://elivros.lovehttps://elivros.lovehttps://elivros.love/page/EnviarLivroshttps://elivros.love/page/Doarhttps://elivros.love

  • ConvertedbyePubtoPDF

    https://epubtopdf.info

  • TraduçãoPatríciaArnaud

    1ªedição

    RiodeJaneiro|2015

  • O91L

    15-24454

    CIP-BRASIL.CATALOGAÇÃONAFONTESINDICATONACIONALDOSEDITORESDELIVROS,RJ

    Osho,1931-1990Olivrodascrianças[recursoeletrônico]/Osho;traduçãoPatríciaArnaud.-1.ed.-Riode

    Janeiro:BestSeller,2015.recursodigital

    Traduçãode:thebookofchildrenFormato:epubRequisitosdosistema:adobedigitaleditionsMododeacesso:worldwidewebnotadoautoreagradecimentosISBN978-85-7684-945-2(recursoeletrônico)

    1.Técnicasdeauto-ajuda-Literaturainfantojuvenil.2.Autoconfiançaemcrianças-Literaturainfantojuvenil.3.Conduta-Literaturainfantojuvenil.4.Livroseletrônicos.I.Título.

    CDD:158.1CDU:159.947

    TextorevisadosegundoonovoAcordoOrtográficodaLínguaPortuguesa.

    TÍTULOORIGINAL:THEBOOKOFCHILDREN

    Copyright©1997,1998OSHOInternationalFoundationCopyrightdatradução©2015byEditoraBestSellerLtda.

    PublicadomedianteacordocomOSHOInternationalFoundation,Switzerland.www.osho.com/copyrights

    OmaterialcontidonestelivrofoiselecionadoapartirdeváriosdiscursosdeOshoparaplateiasaovivo.TodososdiscursosdeOshoforampublicadosnaíntegracomolivros,eestãotambémdisponíveiscomogravaçõesdeáudio.Osarquivoscompletosdegravaçõesetextosseencontramemwww.osho.com

    OSHOéumamarcaregistradadaOshoInternationalFoundation,www.osho.com/trademarks.

    Capa:GabinetedeArtesEditoraçãoeletrônicadaversãoimpressa:Abreu’sSystem

    http://www.osho.com/copyrightshttp://www.osho.comhttp://www.osho.com/trademarks

  • Todososdireitosreservados.Proibidaareprodução,notodoouemparte,semautorizaçãopréviaporescritodaeditora,sejamquaisforemosmeios

    empregados.

    DireitosexclusivosdepublicaçãoemlínguaportuguesaparaoBrasiladquiridospela

    EDITORABESTSELLERLTDA.RuaArgentina,171,parte,SãoCristóvão

    RiodeJaneiro,RJ–20921-380quesereservaapropriedadeliteráriadestatradução

    ProduzidonoBrasil

    ISBN978-85-7684-945-2

    SejaumleitorpreferencialRecord.Cadastre-seerecebainformaçõessobrenossos

    lançamentosenossaspromoções.

    Atendimentoevendadiretaaoleitor:[email protected](21)2585-2002.

    mailto:[email protected]

  • Sumário

    Asqualidadesdacriança

    Agravidez,oparto,ainfância

    Ocondicionamento

    Serpaiemãedanovacriança

    Conselhoaospais

    Adolescentes

    Educação

    Areconciliaçãocomospais

    Meditação

    Meditações

    Oparaísorecuperado

    Informaçõesadicionais

  • Asqualidadesdacriança

    Éaexperiênciada infânciaquerondaaspessoas inteligentesao longodesuasvidas. Elas a querem novamente, ou seja, a mesma inocência, a mesmaadmiração, a mesma beleza. Agora é um eco distante, é como se as pessoastivessemvistoainfânciaemsonho.

    Mas toda religião nasce a partir da perseguição da experiência da infânciaquetemcomobaseaadmiração,averdade,abeleza,avidaemsuabeladança.Nos cantos dos pássaros, nas cores do arco-íris, na fragrância das flores, acriançacontinuaalembrar,nofundodoseuser,queelaperdeuumparaíso.

    Nãoéumacoincidênciaofatodetodasasreligiõesdomundoteremaideia,emparábolas,dequedepoisqueohomemviveunoparaíso,dealgumamaneirae por alguma razão, ele foi expulso. São histórias diferentes, parábolasdiferentes, mas têm como significado uma verdade simples: são apenas umaformapoéticadedizerque todohomemnascenoparaíso edepoisoperde.Otolo,oindivíduocominteligêncialimitada,esquececompletamentedisso.

    Entretanto,ointeligente,osensível,ocriativoéassombradopeloparaísoqueconheceuumaveze,agora,sólherestaumavagalembrança,difícildeacreditar.Elecomeçaabuscá-lomaisumavez.

    Abuscapeloparaísoéabuscapelaprópriainfâncianovamente.Éclaroqueocorponãovaimaisserodeumacriança,masaconsciênciapodesertãopuraquantoaconsciênciainfantil.Esseétodoosegredodaexperiênciamística:fazercom que as pessoas voltem a ser crianças de novo, inocentes, desprovidas dequalquer conhecimento, sem saber nada, mas ainda cientes de tudo o que as

  • cerca, com uma admiração profunda e uma sensação de ummistério que nãopodeserdesmistificado.

    Acapacidadedebrincar

    Ninguémpermiteque seus filhosdancem,cantem,gritemepulem.Por razõestriviais,comoporexemplo,apossibilidadedequealgopossasequebrar,oudeque possam ficar com suas roupasmolhadas da chuva se correrem para fora,destrói-se completamente uma grande qualidade espiritual, a capacidade debrincar.

    A criança obediente é elogiada pelos pais, pelos professores, por todomundo,eacriançabrincalhonaécondenada.Suacapacidadedebrincarpodeserabsolutamente inofensiva, mas ela é condenada porque existe um perigo derebeldia em potencial. Ao crescer com total liberdade para ser brincalhona, acriançatendeaserumapessoarebelde.Nãovaiserfacilmenteescravizada,nãovai ser facilmente colocada em exércitos para destruir pessoas ou para elaprópriaserdestruída.

    A criança rebelde virá a ser um jovem rebelde. Depois, não se consegueforçá-laasecasar,nãoseconsegueforçá-laaterumdeterminadoemprego,nempode ser forçada a realizar os desejos e anseios frustrados dos pais. O jovemrebeldevai seguir seupróprio caminho.Elevai viver suavidade acordo comseusdesejosmaisíntimos,enãodeacordocomosideaisdeoutrapessoa.

    Portodasessasrazões,acapacidadedebrincarésufocadaeesmagadadesdeoinício.Anaturezadacriançabrincalhonanuncatempermissãoparadizeralgo.Devagar,lentamente,apessoacomeçaacarregarumacriançamortadentrodesi.Essacriançamortadentrodesidestróiosensodehumordapessoaatalpontoqueelanãopoderircomvivacidade total,nãopodebrincar,nãopodeusufruirdaspequenascoisasdavida.Apessoasetornatãosériaquesuavida,emvezdeseexpandir,começaaencolher.

  • Avidadeveser,acadamomento,umacriatividadepreciosa.Oquesecrianãoimporta,podeserapenascastelosdeareianapraia,masoquequerquesefaçadeveresultardacapacidadedebrincaredaalegriadecadaum.

    Inteligência

    Ainteligêncianãoéalgoqueseadquire,esimalgoqueéinerente,queéinato,queéintrínsecoàprópriavida.Nãosãoapenasascriançasquesãointeligentes,osanimaistambémsãointeligentesàsuamaneira,asárvoressãointeligentesaoseumodo.Éclaroquetodoselestêmtiposdistintosdeinteligência,umavezquesuasnecessidadessãodiferentes,eagoraéfatoconsagradoquetudooqueviveéinteligente.Avidanãopodeexistirsemainteligência,estarvivoeserinteligentesãosinônimos.Masohomemviveemumdilema,pelasimplesrazãodequeelenão é apenas inteligente, mas também tem consciência de sua inteligência.Embora seja algo exclusivo do ser humano, ou seja, seu privilégio, suaprerrogativa,suaglória,podesetransformaremsuaagoniamuitofacilmente.Ohomem tem consciência de que é inteligente, e essa consciência traz seusprópriosproblemas.Oprimeiroproblemaéofatodecriarego.

    O ego não existe em nenhumoutro lugar, a não ser nos seres humanos, ecomeça a crescer à medida que a criança cresce. Os pais, as escolas, asuniversidades, todoselesajudama fortaleceroegopela simples razãodeque,duranteséculos,ohomemtevequelutarparasobreviver,eaideiatornou-seumafixação,umprofundocondicionamentoinconscientedequesomenteegosfortespodem sobreviver na luta da vida. A vida tornou-se apenas uma luta parasobreviver.Alémdisso,oscientistastornaramtudoaindamaisconvincentecoma teoria da sobrevivência do mais apto. Portanto, toda criança é orientada deformaaterumegocadavezmaisforte,eéaíquesurgeoproblema.

    Àmedida que o ego fica forte, começa a cercar a inteligência como umacamada espessa de escuridão. A inteligência é luz, o ego é escuridão. Ainteligênciaémuitodelicada,oegoémuitodifícil.Ainteligênciaécomouma

  • flor, o ego é como uma rocha. E, para aquele que deseja sobreviver, osautoproclamados conhecedores dizem que é preciso ser como uma rocha, éprecisoserforte,invulnerável.Éprecisoqueoindivíduosetorneumafortalezafechada,paraquenãopossaseratacadodeforaparadentro.Eletemdesetornarimpenetrável.

    Masdaíelepassaaficarfechado.Consequentemente,passaamorrernoquedizrespeitoàsuainteligência,poisestaprecisadecéuaberto,devento,dear,desol,paraquepossacrescer,expandir-se,fluir.Paracontinuarviva,ainteligênciaprecisafluirdeformaconstante,pois,umavezestagnadaelasetornalentamenteumfenômenomorto.

    Nãosepermitequeascriançaspermaneçam inteligentes.O fatoéque,emprimeiro lugar, ao serem inteligentes, serãovulneráveis, delicadas, abertas.Aoserem inteligentes, serão capazes de perceber muitas farsas na sociedade, nogoverno, na igreja, no sistema educacional. Vão tornar-se rebeldes. Vão serindivíduosdiferentesdosoutros,enãoserãointimidadasfacilmente.Épossívelesmagá-las,masnãoseconsegueescravizá-las.Épossíveldestruí-las,masnãosepodeforçá-lasaseconformar.

    Seporumlado,a inteligênciaémuitodelicada,comoumarosa,poroutro,ela tema suaprópria força.Noentanto, essa forçaé sutil,nãoépatente.Essaforçaéaforçadarebeldia,deumaatitudedescompromissada.Oindivíduonãoestáprontoparavenderasuaalma.

    Basta observar crianças pequenas para, em seguida, perceber suainteligência.Sim,elasnão têmconhecimentoacumuladoe,casosedesejequetenhamesseconhecimento,nãovaiserpossívelacharquesejaminteligentes.Seos pais lhes fizerem perguntas que dependam de informações adquiridas, elasnão vão parecer inteligentes. No entanto, se fizerem perguntas reais que nãotenham nada a ver com informações, e que precisem de resposta imediata, ospais vão perceber que as crianças são muito mais inteligentes do que elespróprios.Éclaroqueoegodospaisnãovaipermitirqueaceitemestefato,masse puderem aceitá-lo, vai ajudar bastante. Vai ajudar aos pais, vai ajudar àscrianças, porque se eles podem perceber a inteligência dos filhos, podemaprendermuitomaissobreeles.

  • Mesmo que a sociedade destrua a inteligência do ser humano, não podedestruí-la completamente,umavezqueapenasa encobrecommuitas camadasdeinformação.

    Eessaéafunçãodameditação:levaroindivíduoparadentrodesideformamaisprofunda.Éummétododecavardentrodeseupróprioseratéopontoemquechegueàságuasvivasdesuaprópriainteligência,quandoentãodescobreasfontesdela.Somentequandodescobriracriançanovamenteéqueentenderáoque eu quero dizer ao enfatizar repetidas vezes que as crianças são realmenteinteligentes.

    A mãe estava preparando o pequeno Pedro para ir a uma festa. Quandoacaboudepentearocabelodele,elaajeitouocolarinhodacamisaedisse:

    –Agoravai,filho.Divirta-se...ecomporte-se!–Qualé,mãe!–dissePedro.–Porfavor,decidaantesdeeusairoquequer

    queeufaça!

    Deu para entender?Amãe diz: “Divirta-se... e comporte-se”.Ora, as duascoisasnãopodemserfeitasemconjunto.Earespostadacriançaérealmentedemuitovalor.Eleresponde:“Porfavor,decidaantesdeeusairoquequerqueeufaça.Sepermitequeeumedivirta,entãonãopossomecomportar,esequerqueeumecomporte,entãonãopossomedivertir”.Acriançapodeveracontradiçãodeformatãoclara,maspodenãoterficadoevidenteparaamãe.

    Umtranseunteperguntaparaummenino:–Filho,podemedizerquehorassão,porfavor?–Sim,claro– respondeomenino–,masparaquevocêprecisadisso?Ela

    mudacontinuamente!

    Umanovaplacade trânsitofoicolocadaemfrenteàescola,naqualse lia:“Dirijadevagar.Nãomateumaluno!”

  • Nodiaseguinte,haviaumasequênciadoavisodaplacacomletradecriança:“Esperepeloprofessor!”

    OpequenoPierinochegaemcasadaescolacomumgrandesorrisonorosto.–Bem, querido, você parecemuito feliz. Então você gosta da escola, não

    gosta?–Nãosejaboba,mãe–respondeomenino.–Nãosedeveconfundira ida

    comavolta!

    Enquantocaminhadevagarparaaescola,omeninoreza:–QueridoDeus, por favor, nãomedeixe chegar atrasadona escola.Eu te

    peço,Deus,quemedeixechegarnaescolanohorário...Nestemomento,eleescorregaemumacascadebananaedeslizanochãopor

    algunsmetros.Aoselevantar,olhaparaocéuirritadoediz:–Tudobem,tudobem,Deus,nãoprecisaempurrar!

    Ajovemprofessoraescreveunoquadro-negro:“Nãotivenenhumadiversãodurantetodooverão”.Emseguida,elaperguntouàscrianças:

    –Oquehádeerradocomafraseeoquepossofazerparacorrigi-la?OpequenoErniegritoudofundo:–Arrumeumnamorado.

    Opaiestavacontandohistóriasparaosfilhosnasala,depoisdojantar:–MeubisavôlutounaguerracontraoditadorRosas,meutiolutounaguerra

    contraoKaiser,meuavô lutounaguerradaEspanhacontraos republicanosemeupailutounaSegundaGuerraMundialcontraosalemães.

    Eentãoofilhomenorcomentou:–Oquehádeerradocomessafamília?Elesnãopodemserelacionarcom

    ninguém?

  • Inocência

    Ascriançaspequenassão inocentes,masnão fizerampormerecer,poiséalgonatural.Na verdade, elas são ignorantes,mas sua ignorância émelhor do queaquilo que chamamosde aprendizagem,porque a pessoaque aprendeu apenasencobre sua ignorância com palavras, teorias, ideologias, filosofias, dogmas,crenças. Ela tenta encobrir sua ignorância, mas basta raspá-la um pouco paraencontraremseuinteriornadaalémdeescuridão,nadaalémdeignorância.

    Uma criança está em uma condição muito melhor do que a pessoa queaprendeu, porque a criança pode perceber as coisas. Embora seja ignorante, acriançaéespontâneaetempercepçõesdeumvalorenorme.

    Ummenininho,tomadoporsoluços,exclamou:–Mamãe,euestoutossindoparatrás!

    Ummeninofoilevadoaoconsultóriodeumpsiquiatraparaumaavaliação,pelamãe que era uma tagarela.O psiquiatra fez umas perguntas aomenino eficou surpreso ao perceber que ele quase não havia prestado atenção àsperguntas.

    –Vocêtemproblemaparaouvir?–perguntouopsiquiatraaomenino.–Não–respondeuorapaz.–Tenhodificuldadeparaescutar.

    Vê a percepção?Ouvir e escutar são completamente diferentes. A criançadiz:“Nãotenhodificuldadedeouvir,masestoucansadodeescutar.Alguémtemqueouvir–eamãetagarelaencontra-seali–mastenhodificuldadedeescutar.Nãoconsigoprestaratenção”.Amãe,aoserumatagarela,destróialgovaliosonacriança:aatenção.Eleéumacriançacompletamenteentediada.

    Oprofessordeensinofundamentalmandouascriançasparaoquadro-negropararesolverproblemasdearitmética.

  • –Nãotenhonãonenhumgiz–disseummenino.–Issonãoestácerto–disseoprofessor.–Omodocorretodedizerissoé:

    “Eunãotenhonenhumgiz.Vocênãotemnenhumgiz,Nósnãotemosnenhumgiz,Elesnãotêmnenhumgiz…”Agoravocêentende?

    –Não–respondeuomenino.–Oqueaconteceucomtodoogiz?

    O relógio tinha acabado de bater 3 horas da manhã, quando a filhaadolescente doministro voltoudeumabalada.Oministro e a esposa estavamesperandopelameninae,assimqueelaentroupelaportadafrente,eledisseaelacombastantedesdém:

    –Bomdia,filhadodiabo.Comdoçura,comoqualquerfilhadeveagir,eladisse:–Bomdia,pai.

    Aprofessoraestavatentandoensinarsubtração.–Agora,Hugh–disse ela–, seo seupaiganhasse$180,00por semanae

    deduzisse$6,00deseguro,$10,80deprevidênciasociale$24,00deimpostos,edepoisdessemetadeparasuamãe,oqueelateria?

    –Umataquecardíaco!–respondeuogaroto.

    Ojantartinhaacabado.Opaieofilhode9anosestavamnasalaassistindoàtelevisão.Amãe e a filha estavam na cozinha, lavando a louça do jantar. Derepente,opai eo filhoouviramumsomestrondosodealgo seespatifandonacozinha.Esperaramporummomento,emestadodechoque,masnãoouvirammaisnenhumsom.

    –Foiamamãequequebrouumprato–disseogaroto.–Comoéquevocêsabe?–perguntouopai.–Porque–respondeuofilho–elanãoestáfalandonada!

    Dacozinhaveioosomdecopooulouçaseespatifando.

  • –Willy–gritouamãedasala.–Quediabosvocêestáfazendonacozinha?–Nada–respondeuWilly–,jáestáfeito!

    Um vendedor que trabalhava na área da Nova Inglaterra estava sendotransferido para a Califórnia. Amudança torna-se o principal assunto na casadurantesemanas.

    Então,nanoiteantesdagrandemudança,quandoafilhade5anosfaziasuaspreces,eladisse:

    – E agora,Deus, eu vou ter que dizer adeus para sempre, porque amanhãestaremosdemudançaparaaCalifórnia!

    Comovocêconseguiumanterainocênciaeaclarezadecriançaenãosedeixouintimidarpelosadultosaoseuredor?Deondevocêtirouessacoragem?

    A inocência é tanto coragem quanto clareza. Não há necessidade de se tercoragemse for inocente.Tambémnãohánecessidadede ternenhumaclareza,porquenadapodesermaiscristalinodoqueainocência.Portanto,aquestãotodaé como proteger a própria inocência.A inocência não é algo a ser alcançado.Nãoéalgoaseraprendido.Nãoéalgocomoumtalentoparaapintura,música,poesia,escultura.Nãoécomoessascoisas.Émaiscomorespirar,algocomquejásenasce.Ainocênciaédanaturezadetodos.

    Ninguémnascedeoutraformaquenãoinocente.Comopodealguémnascersem ser inocente? O nascimento significa que o indivíduo entrou no mundocomoumatábularasa(folhadepapelembranco),ouseja,nadafoiescritosobreele.Eletemapenasofuturo,nãotempassado.Esseéosignificadodeinocência.Portanto,éprecisoprimeirotentarentendertodosossignificadosdeinocência.

    Oprimeirosignificadoé:sempassado,somentefuturo.Oserhumanovempara o mundo como um observador inocente. Todo mundo vem da mesmamaneira,comamesmaqualidadedeconsciência.

  • Aquestãoéaseguinte:comoeuconseguiqueninguémpudessecorromperaminhainocência,aminhaclareza,edeondeeuconseguiessacoragem?Comoconsegui não ser humilhado pelos adultos e seu mundo? Eu não fiz nada,portanto, não é uma questão de como. Simplesmente aconteceu e, então, nãopossolevarcréditoporisso.Talvezissoaconteçacomtodomundo,masvocêseinteressaporoutrascoisas.Vocêcomeçaabarganharcomomundodosadultos.Elestêmmuitascoisasparatedar,evocêtemapenasumacoisaparadar,queésua integridade, sua autoestima.Não temmuito, tem uma única coisa, que sepode chamar de qualquer coisa: inocência, inteligência, autenticidade. Temapenasumaúnicacoisa.

    Eacriançaénaturalmentemuitointeressadaemtudooqueelavêaoredor.Semprequerterisso,teraquilo,oqueépartedanaturezahumana.Aoobservarumacriançapequena,mesmoumbebê recém-nascido,épossívelperceberquecomeçaatatearembuscadealgo,quesuasmãostentamdescobriralgumacoisa.Elecomeçouajornada.

    Na jornada, a criança vai se perder, porque não se pode obter nada nestemundosempagarporisso.Eapobrecriançanãoconsegueentenderqueoqueela está dando é tão importante que, se omundo todo estiver de um lado e aintegridadedela dooutro, a sua integridade serámais pesada,mais valiosa.Acriança não tem como saber isso. Esse é o problema, pois o que ela tem,simplesmentetem,etomaissocomofatoconsumado.

    Vocême pergunta como eu consegui não perderminha inocência eminhaclareza. Não fiz nada. Simplesmente, desde o princípio... Eu era uma criançasolitária,porquefuicriadopelosmeusavósmaternos,enãoestavacommeupaieminhamãe.Essasduaspessoas idosaseramsolitáriasequeriamumacriançaque pudesse ser a alegria de seus últimos dias. Então, meu pai e minha mãeconcordaram:eueraofilhomaisvelho,oprimogênito,ememandaramparaacasadosmeusavósparamorarcomeles.

    Nãomelembrodenenhumarelaçãocomafamíliadomeupai,nosprimeirosanosdaminha infância.Vivi comessesdoishomens idosos: omeuavôe seuempregado também idoso, que era realmenteumbelohomem, e comaminhaavó... três pessoas. E a diferença era tão grande, que eu era absolutamente

  • solitário.Elesnãoeramcompanhiaparamim,nempodiamser.Elestentavamaomáximoseromaisamigávelpossível,masissoerameramenteimpossível.

    Fuideixadoàminhaprópriasorte.Eunãopodiadizercoisasparaeles.Nãotinha ninguém mais, porque naquele pequeno vilarejo, a minha família era amaisrica.Eeraumvilarejotãopequeno,nãotinhamaisdoqueduzentaspessoasaotodo,easpessoaseramtãopobresquemeusavósnãopermitiriamqueeumemisturasse com as crianças do vilarejo. Elas eram sujas e, claro, praticamentemendigos.Portanto,nãohaviamaneiraalgumadefazeramigos.Issocausouumgrandeimpacto.Emtodaaminhavida,eununcafuiumamigoenuncaconhecininguémparaserumamigo.Sim,conhecidoseutive.

    Naquelesprimeirosanos,eueratãosolitárioquecomeceiagostar,eissoérealmenteumprazer.Portanto,nãofoiumamaldiçãoparamim,pelocontrário,revelouserumabênção.Comeceiagostareamesentirautossuficiente,ouseja,eunãodependiadeninguém.

    Nunca tive interesse por brincadeiras, pela simples razão de que naminhaprópriainfâncianãohaviacomobrincar,nãotinhaninguémcomquembrincar.Aindapossomevernaquelesprimeirosanos,apenassentado.

    Nossacasaficavaemumlocallindo,emfrenteaumlago.Olagoseestendiaparalonge,porquilômetros...eeratãobeloetãosilencioso.Somentedevezemquando era possível ver uma fila de garças brancas voando, ou ouvi-las fazerchamados de amor, quando então a paz era perturbada. Caso contrário, eraexatamenteo lugar certopara ameditação.E,quandoelasvinhamperturbar apaz…umchamadodeamordeumpássaro,edepoisdeseuchamado,apazseaprofundavaesetornavamaispredominante.

    O lago era cheio de flores de lótus, e eu ficava sentado por horas, tãosatisfeito,comoseomundonãoimportasse:asfloresdelótus,asgarçasbrancas,o silêncio... E meus avós descobriram uma coisa: que eu gostava da minhasolidão. Viram que eu nunca tivera nenhum desejo de ir ao vilarejo para meencontrar ou falar com alguém.Mesmo que quisessem falar comigo, aminharesposta era sim ou não, também não tinha interesse em conversar. Ficaramcientesdequeeugostavadesersolitário,equeeraoseudeversagradonãomeincomodar.

  • Acontece com as crianças, de os adultos dizerempara elas: “Faça silêncioporque seupai estápensando, seuavôestádescansando.Fiquequieto, sente efique em silêncio”.Naminha infância, aconteceuo inverso.Agora, nãopossoresponder por que e como aconteceu. É por isso que digo que simplesmenteaconteceu,eocréditonãovaiparamim.

    Todos esses três idosos foram continuamente fazendo sinais uns para osoutros: “Não o incomode, ele está se deleitando assim”. E eles começaram aamaromeusilêncio.

    O silêncio tem sua vibração, e é contagiante, especialmente o silêncio deumacriançaquenãoé forçadaemfunçãodealguémlhedizer:“Voubateremvocê,secriarqualquerincômodooufizerbarulho.”Não,issonãoésilêncio.Issonãovai criar a vibraçãode alegriadaqual estou falando, quandoumacriançafica em silêncio por conta própria, em uma condição de prazer sem qualquermotivo,comumafelicidadequenãotemcausa,eissocriavibraçõesaoredor.

    Emummundomelhor, toda famíliavai aprender comas crianças.Ospaisestão com tanta pressa de educá-las. Ninguém parece aprender com elas, noentanto,elas têmtantoparaensinaraospais.Eelesnão têmnadaparaensinarparaascrianças.

    Sóporqueospaissãomaisvelhosepoderososéqueseveemnodireitodequerer fazer com que as crianças sejam iguais a eles, sem nemmesmo nuncaterempensadosobreoqueelesprópriossão,aondechegaram,equaléostatusdelesemseumundopessoal.Seopaiéumindigente,elequeromesmoparaoseu filho também?Masninguémpensa; sepensassem,aspessoasaprenderiamcomascriançaspequenas.Ascriançastrazemmuitodooutromundo,emfunçãode terem chegado recentemente. Elas ainda carregam o silêncio do útero, osilênciodaprópriaexistência.

    Portanto,foiapenasumacoincidênciaofatodeeuterpermanecidosemserincomodadoduranteseteanos,semninguémparamecensurar,parameprepararpara omundo dos negócios, da política e da diplomacia.Meus avós estavammaisinteressadosemmedeixaromaisnaturalpossível,especialmenteaminhaavó.Elaéumadascausasdomeurespeitopelafeminilidadecomoumtodo,poisessas pequenas coisas afetam todo o comportamento de alguém. Ela era umamulhersimples,seminstrução,masmuitosensível.Deixouclaroparaomeuavô

  • eoempregado:“Todosnósvivemoscertotipodevidaquenãonoslevoualugarnenhum. Estamos tão vazios como sempre estivemos e agora a morte seaproxima”. Ela insistiu: “Não deixemos que essa criança sofra a nossainfluência.Comqual influência podemos contribuir?Podemos apenas fazê-losigualanós,enósnãosomosnada.Devemosdaraeleumaoportunidadedeserelemesmo”.

    Sou imensamente grato a essa mulher. Meu avô, repetidas vezes, teve apreocupaçãodeque,maiscedooumaistarde,eleseriaresponsabilizado:“Vãodizer:‘Nósdeixamosnossofilhocomvocês,evocêsnãolhesensinaramnada.’”

    Minha avó sequer permitiu que eu frequentasse a escola ou tivesse umprofessor particular.Havia umhomemno vilarejo que poderia pelomenos termeensinadoosprincípiosdalinguagem,damatemática,umpoucodegeografia.Eleestudouatéaquartasérie–aquartasériemaisbaixadoqueeradenominadode escola primária na Índia.Mas era o homemmais instruídona cidade.Meuavô tentou arduamente: “Ele pode vir e pode ensiná-lo. Pelo menos ele vaiconhecer o alfabeto, um pouco de matemática, de modo que, quando for aoencontrodospais,elesnãodigamquenósdesperdiçamostodosessesseteanos.”

    Mas minha avó dizia: “Deixemos que façam tudo o que quiserem fazerdepoisdeseteanos.Duranteseteanos,eletemqueserapenasoseueunatural,enós não vamos interferir”. E o argumento dela era sempre o seguinte: “Vocêconheceoalfabeto,edaí?Vocêsabematemática,edaí?Vocêganhouumpoucodedinheiro, equerqueele tambémganheumpoucodedinheiro evivacomovocê?”

    Issofoiosuficienteparamanteressevelhohomememsilêncio.Oquefazer?Eleestavaemumaposiçãodifícil,porquenãopodiaargumentar,maselesabiaqueseriaresponsabilizado,enãoela,poismeupailheperguntaria:“Oquevocêfez?”E,naverdade,esseteriasidoocaso,mas,felizmente,elemorreuantesquemeupaipudesseperguntar.

    Quando voltei para os meus pais, meu pai dizia constantemente: “Aquelevelhofoiresponsável,eleestragouacriança.”Noentanto,naquelemomentoeueraforteobastante,e lhedeixeiclaro:“Diantedemim,nuncadigaumaúnicapalavracontrameuavômaterno.Elemesalvoudesermimadoporvocê,eéessa

  • a suaverdadeira raiva.Masvocê temoutros filhos,mime-os.No finalvaiverquemfoiestragado.”

    Meupaitinhaoutrosfilhos,emaisemaiscriançascontinuavamachegar.Eucostumava implicar comele: “Façamo favor de trazermais uma criança paracompletar uma dúzia.” Onze filhos? As pessoas perguntam: “Quantos filhos?Onzenãoélegal,umadúziaimpressionamais.”

    Enosúltimosanos,eucostumavalhedizer:“Vocêcontinuamimandotodososseusfilhos.Eusouselvagemevoupermanecerselvagem.”

    Oquesevêcomoinocêncianãoénadamaisdoqueumacondiçãoselvagem.O que se vê como clareza não é nada mais do que a natureza selvagem. Dealgumaforma,eufiqueiforadacapacidadededominaçãodacivilização.

    Depois fiquei forte o suficiente... e é por isso que as pessoas insistem:“Seguremacriançaomaisrápidopossível,nãopercamtempo,porqueoquantoantesseguraremacriança,maisfácilserá.Depoisqueacriançasetornarforteobastante,serádifícilparaospaisdobrá-ladeacordocomosseusdesejos.”

    E a vida se move em ciclos de sete anos. Ao sétimo ano a criança estáperfeitamenteforte,enãosepodefazernada.Agoraelasabeparaondeir,oquefazer.Elaécapazdeargumentar.Elaécapazdeperceberoqueécertoeoqueéerrado.Esuaclarezavaiatingiroseuápicequandochegaraos7anos.Seospaisnãooperturbarememseusprimeirosanos,aoatingiros7, tudoserátãoclaro,quesuavidacomoumtodoserávividasemqualquerarrependimento.

    Vivo sem qualquer arrependimento. Tentei encontrar: será que fiz algumacoisaerrada,algumavez?Nãoqueaspessoaspensemquetudoquetenhofeitosejacorreto,nãoéessaaquestão:nuncapenseiquequalquercoisaqueeutenhafeitofosseerrada.Omundointeiropodeacharqueestavaerrado,masparamimexisteumacertezaabsolutadequeestavacerto,equeeraacoisacertaafazer.

  • Agravidez,oparto,ainfância

    Se os seres iluminados não têm filhos, e as pessoas neuróticas não estão aptas para a paternidade,quandoéomomentocerto?

    Aspessoasiluminadasnãotêmfilhos,easpessoasneuróticasnãodevemtê-los.Exatamenteentreosdoiséqueháumestadodesaúdemental,deausênciadeneurose, ou seja, a pessoa não é neurótica nem iluminada, é simplesmentesaudável. É exatamente no meio o momento certo para a paternidade, paratornar-semãeoupai.

    Este é o problema: as pessoas neuróticas tendem a ter muitos filhos. Aspessoasneuróticastendem,emsuaneurose,acriarumespaçobastanteocupadoemtornodelas.Nãodeveriam,pois issoéumaformadeescapismo.Deveriamsiméenfrentaraquestãodaneuroseeiralémdela.

    Umapessoailuminadanãoprecisaterfilhos.Eladeualuzfinalasimesma.Agoranãohánecessidadededaràluzninguémmais.Tornou-sepaiemãeparasimesma.Tornou-seumúteroparasimesma,erenasceu.

    Mas entre as duas, quando a neurose não está presente, a pessoa medita,torna-se um pouco alerta, consciente. Sua vida não fica apenas envolta naescuridão.AluznãoétãopenetrantecomoquandoapessoasetornaBuda,masumavelacompoucaclaridadeestádisponível.Esteéomomentocertoparaterfilhos,porqueapessoaserácapazdedaralgodesuaconsciênciaparaosseusfilhos.Docontrário,oqueeladarádepresenteparaeles?Vaidarasuaneurose.

    Ouvidizerqueumhomemcom18 filhos levou-osparaumshowdegadoleiteiro.Estava inclusono evento a apresentaçãodeum touropremiado, a um

  • custo de cinquenta centavos para vê-lo. O homem pensou que esse valor eraexorbitante,masseus filhosqueriamveroanimal,eassimseaproximaramdaentradadorecinto.Oatendenteperguntou:

    –Todasessascriançassãosuas,senhor?–Sim,são–respondeuohomem.–Porquê?–Bem,esperemaquiumminuto,queeuvoutrazerotouroparaforaparaver

    vocês!–respondeuoatendente.Dezoitocrianças!Atémesmootourovaificarcominveja.Apessoacontinuareproduzindoréplicasdesimesmodeformainconsciente.

    Éprecisoprimeiropensar:sederàluzumacriança,vocêestáemcondiçõesdedar um presente para o mundo? Você é uma bênção para o mundo, ou umamaldição?Eentãopensar:vocêestáprontoparasermãeoupaideumacriança?Vocêestápreparadoparadaramordeformaincondicional?Issoporque,emboraosfilhosvenhamatravésdospais,elesnãolhespertencem.Elespodemdaramoraosfilhos,masnãodevemimporsuasideiasaeles.Nãodevemdarseusmodosneuróticos de viver a eles. Continue a pensar: você vai permitir que elesfloresçam à sua própriamaneira?Vai permitir que eles tenham liberdade paraseremelesmesmos?Seestiverpronto,entãoestábom.Casocontrário,aguarde,eprepare-se.

    Comohomem,aevoluçãoconscienteentrouparaomundo.Nãosejacomoos animais, que apenas reproduzem inconscientemente.No entanto, prepare-seantes de se decidir por ter um filho. Torne-se mais meditativo, torne-se maistranquiloepacífico.Livre-sedetodasasneurosesquetemdentrodesi.Espereporaquelemomentoemqueestejaabsolutamentepuro,paraentãodaràluzumacriança.Depoisdê suavidaàcriança, seuamorao seu filho.Com isso,estaráajudandoacriarummundomelhor.

    Estougrávida.Decidipeloabortoeacheiqueestavafelizcomadecisão,masdesdeentão,semprequepensonisso,sinto-metriste.

  • Essavaiserumatristezamomentânea.Sequisertornar-semãe,éporquequerterproblemas mais profundos, pois não se trata de uma questão que pode serresolvidafacilmente,afinaldecontas,acriançaestápresente.Amãenãopodeter seupróprio crescimento,nãopode trabalhar, pelo contrário, temque tomarcontadosfilhos.Edepoishácomplicações.

    Depois de terminado o próprio trabalho de crescimento é um momentoperfeitamente adequado. Um filho deve ser um motivo de lazer, deve ser oúltimoluxo.Depois,apessoapodemimarasimesmasendoumamãe,senãovaicriar complicações. Portanto, é preciso se decidir.Ninguéma está forçando, adecisão depende dela: se quiser tornar-semãe, então quer tornar-semãe.Masdepoisassumaasconsequênciastambém.

    Aspessoasnãotêmconsciênciadoqueestãofazendoquandodesejamtrazerumacriançaaomundo.Casocontrário,vãosentirmuitoemrelaçãoa isso,emvez de sentir muito em relação ao aborto. Basta que se pense em ambas aspossibilidades: o que vai dar à criança? O que você conseguiu para dar àcriança?

    Vocêvaitrazersuastensõesparaesseser,eofilhovairepetiromesmotipodevidaqueoseu.Elevaiaopsicanalista,elevaiaopsiquiatra,etodaasuavidavai ser um problema, assim como é com todomundo.Que direito ela tem detrazerumaalmaaomundo,quandonãopodedaraessaalmaumsercompletoesaudável?Éumcrime!Aspessoaspensamocontrário:achamqueoabortoéumcrime.Masacriançavaiencontraroutramãe,porquenadamorre.Ehámuitasmulheresquevãoficarfelizesemteracriança.Aúnicaquestãoéquequemfezoabortonãovaiserresponsávelporela.

    Não estou dizendo para não tornar-se mãe, estou dizendo para terconsciência de que tornar-semãe é uma grande arte, é uma grande conquista.Primeiroéprecisoqueapessoacrieessaqualidade,essacriatividadedentrodesi,essaalegria,essacelebraçãoe,depois,convideacriança.Daíentãoelavaiteralguma coisa para dar para o filho, ou seja, sua celebração, sua canção, suadança,enãovaicriarumserpatológico.Omundojáestámuitocheiodeserespatológicos.Deixemquealgumoutroplanetasofra!Porqueestaterra?Omundoestámorrendodefome,nãohácomidaeaspessoasestãomorrendo,anatureza

  • estáconfusaeavidavaificarcadavezmaisdesagradáveleinfernal.Estenãoéomomentocerto.

    Emesmoachandoqueestátudobem,queomundovaicuidardesimesmo,queomundovaisairdessa,apessoaaindatemquepensaremseufilho.Elaestáprontaparasermãe?Essaéaquestão.Seelaachaqueestápronta,queváemfrente:tenhaumfilho.Quandoestiverpreparada,vaificarfelizemterumfilhoeo filho vai ficar feliz por ter tido a sorte de ter uma mãe como ela. Casocontrário,deveiraqualquerpsiquiatraeperguntar:“Quaissãoosproblemasdaspessoas?”Essesproblemaspodemserreduzidosaumfator:amãe,porqueamãenão foi capazdegerar umúteropsicológico, degerar umútero espiritual.Elaestavaneurótica em termospsicológicos, e estavavazia em termos espirituais,portanto, não havia nenhum alimento espiritual para a criança, nada paraalimentá-la.Acriançavemaomundocomoumserfísico,semumaalma,semqualquercentro.Amãenãoestavacentrada.Comoacriançapodesercentrada?Acriançaésimplesmenteumacontinuação,umacontinuidadedoserdamãe.Seas pessoas vissem todas as implicações disso, poucas decidiriam tornarem-sepaisemães.Eseriaummundomelhorsepoucaspessoasdecidissemsermãesepais.Seriamenoslotado,menosneurótico,menospatológico,menoslouco.

    Ainda não temos filhos e tenho vontade de ter uma criança. Tenho 32 anos agora e acho que estoupronta,masgostariadeteroseuconselho.

    Basta uma coisa. Quando quiser fazer amor, deve-se sempre fazer depois dameditação. Torne ameditação um hábito, e quando a energia estiver bastantemeditativa,sóentãofaçaamor.Quandoestáemumestadomeditativoprofundoe a energia flui, a pessoa concebe uma alma de qualidade superior.O tipo dealmaqueentranamulherdependedeondeamulherseencontra.

    Quase sempre acontece de as pessoas fazerem amor quando estãosexualmenteativas.Asexualidadeéumcentroinferior.Acontece,àsvezes,deaspessoasfazeremamor,quandoestão irritadasebrigando.Isso tambémémuitobaixo.Assim,elasabremaportaparaumaalmamuito inferior.Ouaspessoas

  • fazem amor comouma rotina, umhábitomecânico, algo que temde ser feitotodo dia, ou duas vezes por semana, ou seja lá o que for. Fazem isso apenascomo uma rotina ou como parte da higiene pessoal, mas também é muitorepetitivo. Não há nada de coração nisso e, consequentemente, as pessoaspermitemquealmasmuitoinferioresentremnelas.

    O amor deve ser quase como oração. O amor é sagrado. É a coisa maissagradaqueexistenohomem.

    Portanto,primeiroapessoadeveseprepararparafazeroatodeamor.Deveorar,meditare,quandoestiverrepletadeumtipodiferentedeenergiaquenãotenha nada a ver com a necessidade física, na verdade, nada a ver com anecessidadesexual,entãoestávulnerávelaumaalmadequalidadesuperior.

    Senãoestivermuitoalertaemrelaçãoaisso,apessoavaiseenvolvercomumaalmamuitocomum.Aspessoasnãotêmconsciênciadoqueestãofazendo.Sealguémvaicomprarumcarro,aindaassimpensamuitosobreisso.Sealguémpretendecomprarmóveisparaaprópriasala,temmileumaalternativasepensasobreissoeaquilo,quaisdelesvãosermaisadequados.Noentanto,quandosetratadefilhos,aspessoasnuncapensamsobrequetipodecriançagostariamdeter,quetipodealmavãochamar,vãoconvidar.

    Esãováriasasalternativas...deJudasaJesus,daalmamaissombriaàmaissagrada. São milhões as alternativas e é a atitude da pessoa que vai decidir.Qualquerquesejaaatitude,apessoasetornadisponívelparaessetipodealma.

    Estougrávida.Existealgumameditaçãooualgumacoisaaserfeita,quesejaútilparaobebêouparanós,ospais?

    Apenaspermaneçaomaisfelizeamorosapossível.Evitenegatividades,poiséisso que destrói amente da criança.Quando está em formação, a criança nãoapenassegueocorpodamãe,mastambémasuamente,umavezqueessessãoosmodelos.Portanto,seamãefornegativa,essanegatividadecomeçaaentrarna composição da criança desde o princípio. Depois é uma jornada longa etortuosaparaabandoná-la.Seasmães fossemumpoucomaiscuidadosas,não

  • haveriaanecessidadedenenhumaterapiado“gritoprimal”.Seasmãesfossemumpoucomaiscuidadosas,apsicanálisecomoprofissãodesapareceria.

    Apsicanáliseéumgrandenegócioporcausadasmães.Amãeérealmentedegrandeimportância,porquedurantenovemesesofilhovaivivernoclimadamãe,evaiabsorveramentedela,todaamentedela.Portanto,amãenãopodesernegativa.Temqueestarcadavezmaiscomohumorpositivo,mesmoquandoàsvezespossaparecerdifícil.Masesse tantodesacrifício temdeser feitoemproldacriança.Sequiserrealmenteterumacriançadealgumvalor,dealgumaintegridade,comalgumaindividualidade,alémdeumacriançafeliz,entãoessesacrifício temdeser feito. Isso fazpartedoconceitodeserumamãe,ouseja,esse sacrifício. Portanto, não deve ser negativa de jeito nenhum, deve evitartodas as negatividades. Deve evitar ter raiva, ter ciúme, ser possessiva, ficarranzinza e brigar, deve evitar esses espaços. Amãe não pode se dar ao luxodessascoisas,poisestácriandoumnovoser!Otrabalhoédetalimportânciaquenãosepodesertoloouestúpido.

    Alegre-secadavezmais,ore,dance,cante,ouçaboamúsica,enãomúsicapop.Ouçamúsica clássica, que é reconfortante e entra fundo no inconsciente,poiséapenasassimqueacriançapodeouvir.

    Sente-se em silêncio, tanto quanto possível, e desfrute da natureza. Estejacom árvores, pássaros, animais, porque eles são realmente inocentes. Aindafazem parte do jardim do Éden, somente Adão e Eva foram expulsos. AtémesmoaárvoredoconhecimentoaindaestánojardimdoÉden.Portanto,fiquemais em contato com a natureza, e relaxe, para que a criança cresça em umventrerelaxado,semtensão,senão,desdeoinício,acriançacomeçaasetornarneurótica.

    (Paraopai):Ajude-anessesdias,paraqueelapossasermaispositiva.Nãoprovoquenelaanegatividade.Dê-lhecadavezmais tempo,paraqueelapossasentar-se em silêncio, estar com as árvores, ouvir os pássaros, ouvir música.Evitequalquersituaçãoquepossasetornarumaprovocaçãoparatornarafuturamãe negativa. E para ambos: sejam mais amorosos, alegrem-se mais com osilêncio um do outro, pois os dois estão dando à luz algo que é divino. Todacriançaédivina,equandoalgograndeestáparaacontecer,umgrandeconvidadoestáparachegaremcasa,ocasalnãobriga.Eestepodeseromaiorconvidado

  • que jamais chegou ao casal, portanto, durantes esses nove meses, sejamcuidadosos,cautelososevigilantes.

    Sejammais amorosos emenos sexuais. Se o sexo for amoroso, tudo bem,mas não pelo sexo em si. Desde o início, isso dá à criança uma sexualidadeprofundamente enraizada. O sexo é perfeitamente bom no contexto do amor,comopartedoamor,assimcomoocasalseguraasmãosumdooutroeseabraçacomo parte do amor.Um dia podem fazer amor também,mas como parte doamor.Daí não se trata de uma atitudeque envolve sexualidade, é apenas umacomunhão.

    Seporessesnovemeses,puderemevitarosexopelosexo,seráumgrandepresenteparaacriança.Assimavidadelanãovaisertãoobsessivaemrelaçãoaosexocomoacontececomavidadaspessoas.

    Existe algo que amãepossa fazer para tornar o processo denascimento omais fácil possível para acriança?

    Comcerteza amãepode fazermuito,masvocêdeve se preocupar emapenasnãofazer.Portanto,simplesmenterelaxe.Éprecisolembrar-sedenãointerferir,e quando começar a sentir a dor, opte pela dor. Quando começar a sentir osmovimentosnoútero,eocorpocomeçaraseprepararparadaràluz,ehouverumpulsorítmicodentro...Aspessoasachamqueessepulsoédoloroso,masnãoé,éainterpretaçãoerradadelasquefazcomquesejadoloroso.Portanto,quandoopulsosurgir,simplesmenteoaceite,eflutuecomele.Damesmaformaquearespiração ocorre através da inspiração e da expiração, o útero e o canal denascimentocomeçamaexpandireaencolher.Estaéapenasumaformadefazerumapassagemparaacriança.Quandoamulhersentedor,quandoeladecidequeédor,começaalutarcontra,poisémuitodifícilnãolutarcontraador.Quandoela começa a lutar, ela dá início a uma interferência com o ritmo. Essainterferênciaémuitodestrutivaparaacriança.Seamãesimplesmenteajudaacriança,seamãevaijuntocomocorpo,oquequerqueestejaacontecendo,ou

  • seja,seexpande,seencolhe,sepermiteopulsoesimplesmentedesfrutadele,érealmenteumgrandedeleite.Masdependedecomoamãeconduzisso.

    Por exemplo, agora, pelo menos no Ocidente, as pessoas têm ideias maisavançadassobresexo.Noentanto,nopassado,aolongodosséculos,aprimeiraexperiênciasexualparaamulhereramuitodolorosa.Elaficavatrêmula,porquedesdea infância lheeraensinadoqueosexoera feio,animalescoe,então,elatremiademedo.A luademelseaproximariaeamulher ficaria tremendo.Elasentiaquetinhadepassarpelaprovação,esendoumaprovação,éclaroqueeradolorosa.Mas agora, noOcidente pelomenos, a dor desapareceu.Éumabelaexperiência,éorgásmica.

    É exatamente amesma coisa como parto.É umorgasmomaior do que oorgasmo sexual, porque no orgasmo sexual, o corpo tem um ritmo: expande,encolhe,expande,encolhe,masnãoénadacomparadoaquandoamulherdáàluzumacriança.Daràluzumacriançaéumorgasmoummilhãodevezesmaior.Encareaexperiênciacomoumorgasmo:estarfeliz,satisfeita,contente,sóisso,emseguidaacriançasimplesmentesaidapassagem,ajudadapelamãe.Poroutrolado, se amãe luta quando a criança quer sair, e não permite que aconteça omovimento que é necessário para isso, às vezes a criança fica presa, a cabeçaficapresa.Seacabeçaficarpresa,acriançavaisofreravidainteira.Elanãovaisertãointeligentequantoteriasido,porquesuacabeçaémuitomoleeocérebroainda está se desenvolvendo. Basta um pequeno impacto, um pequenofechamento,eocérebronãoémaistãosaudávelcomopoderiaser.

    Portanto, ajude no processo de nascimento, aprecie-o. Basta considerá-locomo se estivesse se movendo em um grande orgasmo, nada mais. A nãointerferênciaporpartedamãeéamaiorajudaquesepodedaràcriança.Assimacriançavemfacilmente,relaxada,porcontado“deixaacontecer”.Edepoiselanão vai precisar de terapia primal, diferentemente de outras pessoas queprecisamdessaterapiaporquesofreramtraumanonascimento.Eétãodolorosoparaacriança.Éapenasaprimeiraexperiência,eaprimeiraexperiênciaé tãodesagradável,sufocante,equasemataobebê:apassageméestreita,amãeestátensaeacriançanãoconseguesairdapassagem.

    Essaésuaprimeiraexperiência.Assim,aprimeiraexperiênciaéuminfernoe,depois,avidainteiratorna-seumsofrimento.Deixeaprimeiraexperiênciaser

  • provenientedeumbelofluir,eelaseráoalicerceparaacriança.

    Oquemaispodeserfeitoparaqueonascimentodeumacriançasejafeitodaformamaissuavepossível?

    Quando a criança sai do útero, é omaior choque de sua vida.Nemmesmo amorteseráumchoquetãogrande,porqueamortevirásemaviso.Amortevirá,muito provavelmente, quando ela estiver inconsciente. No entanto, quandoestiversaindodoúterodamãe,elaestáconsciente.Olongosonodenovemeses,um sono tranquilo, é perturbado e, em seguida, é cortado o cordão que une acriançaàmãe.Nomomentoemquesecortaocordãoquejuntaofilhoàmãe,cria-seumindivíduomedroso.Nãoéocaminhocerto,maséassimquetemsidofeitoatéagora.

    Acriançadeveseapartardamãedeformamaislenta,masgradual.Nãodevehaver esse choque, e isso pode ser providenciado. É possível fazer umapreparaçãocientífica.Nãodevehaverluzesofuscantesnasala,porqueacriançaviveudurantenovemesesnaescuridãoabsolutae temolhosmuitofrágeisquenuncaviramluz.E,emtodososhospitaisháluzesofuscantes,luzesdetubo,eacriançaderepentesedeparacomaluminosidade...Amaioriadaspessoassofrede problemas nos olhos por causa disso e, mais tarde, tem que usar óculos.Nenhum animal precisa de óculos. Alguém já viu animais com óculos lendojornais?Seusolhossãoperfeitamentesaudáveisavidainteiraatéamorte.Ésóohomem.Eocomeçodissoacontecenosprimórdios.Não,deve-sedarà luznoescuro,oucommuitopoucailuminação,talvezvelas.Aescuridãoseriamelhor,massefornecessárioumpoucodeluz,entãovelassãoumaboaopção.

    Eoqueosmédicosfizeramatéagora?Elessequerdãoumpoucodetempopara que a criança se familiarize coma nova realidade.Omodo comodão asboas vindas à criança é tão ridículo.Eles suspendem, com asmãos, a criançapelospéselhedãoumtapanobumbum.Aideiaportrásdesseritualestúpidoéque vai ajudar a criança a respirar, uma vez que no útero da mãe ela não

  • respiravaporcontaprópria,poiseraamãequerespiravaporela,comiaporela,faziatudoporela.

    Vir ao mundo e ser saudado de cabeça para baixo, e com um tapa nobumbum, não é um bom começo. Mas o médico está com pressa. De outromodo, a criança começaria a respirar por livre e espontânea iniciativa. Alémdisso,éprecisoqueadeixesobreabarrigadamãe,emcimadabarrigadamãe.Antesdesecortarocordãoumbilical,acriançadeveserdeixadasobreabarrigadamãe.Ela estevedentrodabarriga,porbaixo, e agoraestá fora.Nãoéumagrandemudança.Amãeestálá,acriançapodetocá-la,podesenti-la.Acriançaconheceavibração.Temperfeitaconsciênciadequeesseéoseu lar.Elaveiopara fora,mas esta é a sua casa.Deixem-na ficar comamãeumpoucomais,para que se familiarize com amãe do lado de fora, pois do lado de dentro acriançajáaconhece.

    Enãosedevecortarocordãoqueuneacriançaàmãeatéqueelacomecearespirarporcontaprópria.Eagora,oquesefaz?Corta-seocordãoedá-seumtapa na criança para que ela tenha que respirar. Mas essa é uma maneira deforçá-la, isso é violento, e absolutamente anticientífico e antinatural. Deixe-aprimeirorespirarporlivreeespontâneavontade.Vailevaralgunsminutos.Nãosedevetermuitapressa.Trata-sedavidainteiradeumhomem.Omédicopodefumar seu cigarro dois ou trêsminutos depois, pode sussurrar palavras docesparasuanamoradaumpoucomaistarde.Nãovaiprejudicarninguém.Qualéapressa?Seráquenãopodedaràcriançatrêsminutos?Acriançanãoprecisademaisdoqueisso.Bastadeixá-laporcontaprópria,edentrodetrêsminutoselacomeça a respirar. Quando começa a respirar, torna-se confiante de que podeviver por contra própria.Daí, então, pode-se cortar o cordão, pois ele é inútilagora,enãovaicausarumchoqueàcriança.

    Depois,opassomaisimportanteénãocolocaracriançaemcobertoreseemuma cama. Não, durante nove meses, ela ficou nua, sem cobertores, semtravesseiros, sem lençóis, sem uma cama, portanto, não se deve fazer talmudança tão rapidamente. A criança precisa de uma pequena banheira com amesmasoluçãodeáguaqueestavanoúterodamãe,domesmomodoqueaáguado mar, que precisa da mesma quantidade de sal, da mesma quantidade desubstânciasminerais,exatamenteamesmacoisa.

  • Essaémaisumavezaprovadequeavidadeveteracontecidopelaprimeiraveznooceano.Aindaacontecenaáguaoceânica.

    É por isso que quando está grávida, a mulher começa a comer coisassalgadas,porqueoúteropassaaabsorverosal,eacriançaprecisaexatamentedamesmaáguasalgadaqueexistenooceano.Portanto,bastacomporamesmaáguaemumabanheirapequena,edeixaracriançadeitadaali,paraqueela se sintaperfeitamenteacolhida.Essaéasituaçãocomaqualelaéfamiliarizada.

    NoJapão,ummongeZententouumgrandeexperimento,queestáajudandoumacriançade3mesesanadar.Omongefoi, lentamente,diminuindoa idadedos bebês no experimento. Primeiro, tentou com crianças de 9 meses, depoiscomcriançasde6meses,agoracomcriançasde3meses.Edigoaelequeaindaestámuitolonge.Mesmoacriançaqueacaboudenascerécapazdenadar,poiselanadavanoúterodamãe.

    Portanto,dêàcriançaumachance,equesejasimilaraoúteromaterno.

    Alimentareamaracriança

    Quandoumamãeestáalimentandoseufilho,nãoestáapenasdandoleite,comosempre se pensou. Agora os biólogos se depararam com uma questão maisprofunda,edizemqueamãeestáfornecendoenergia,equeoleiteéapenasumaparte física.Eles têmfeitomuitasexperiências:acriançaégerada,acomidaédada,damaneiramaisperfeitapossível,comoquequerqueaciênciamédicaachequeénecessário.Tudoédadoàcriança,maselanãoéamada,nãorecebeafago,amãenãotocanela.Oleiteédadoatravésdedispositivosmecânicos,sãodadas injeções, são dadas vitaminas, tudo é perfeito. Mas a criança para decrescer,começaaencolher,comoseavidacomeçasseaseafastardela.Oqueestáacontecendo?Tudooqueoleitedamãeestavadandocontinuasendodado,masacriançanãoprospera.

    Foi o que aconteceu naAlemanha, durante a guerra, quandomuitos bebêspequenos órfãos foram colocados em um hospital. Em poucas semanas, todos

  • eles estavamquasemorrendo.Metadedelesmorreu, apesar de todoo cuidadoadotado. Cientificamente os cuidados estavam absolutamente certos, e osmédicosestavamfazendotudooqueeranecessário.Masporqueessascriançasestavammorrendo?Então,umpsicanalistaobservouqueosbebêsprecisavamdeafago,dealguémparaabraçá-los,alguémparafazê-lossentirem-seimportantes.O alimento não é alimento o suficiente. É necessário algum alimento interno,algumalimentoinvisível.Assim,opsicanalistacriouumaregrasegundoaqualqualquerpessoaqueentrassenasala,ouseja,umaenfermeira,ummédico,umfuncionário,tinhaqueficarpelomenoscincominutosláparaabraçarebrincarcomascrianças.Derepente,elespararamdemorrer,ecomeçaramacrescer.E,desdeentão,muitosestudostêmsidofeitos.

    Quandoumamãeabraçaumacriança,aenergiaflui.Essaenergiaéinvisível,eéchamadadeamor,deaconchego.Algoestásaltandodamãeparaacriança,eda criança para amãe.É por isso que amulher fica tão bela quando se tornamãe. Antes, falta alguma coisa, ela não está completa, o ciclo está quebrado.Semprequeumamulhertorna-semãe,ocicloficacompleto.Chegaatéelaumagraça,comoseviessedealguma fontedesconhecida.Portanto,nãoéapenasamãequeestáalimentandoacriança,masacriança tambémestáalimentandoamãe.Elasestãofelizesnumarelaçãodeuma“para”aoutra.

    Enãohánenhumaoutra relaçãoque seja tãopróxima.Mesmoos amantesnãosãotãopróximos,porqueacriançavemdamãe,desdeoprópriosangue,suacarneeseusossos,acriançaéapenasumaextensãodoserdamãe.Issonuncaacontecerá novamente, porque ninguém pode estar tão próximo. Um amantepodeestarpertodocoraçãodaamada,masacriançavivedentrodocoração.Pornovemeses, a criança permaneceu como parte damãe, organicamente unidas,comoumapessoa.Avidadamãefoiavidadofilho,amortedamãeteriasidoamorte do filho. Mesmo depois que isso passa, continua a existir umatransferênciadeenergia,umacomunicaçãodeenergia.

  • Amãe,paraacriança,torna-sedesdeoinícioassociadaàideiadoalimentoedeamor.Alimentoeamortornam-sepraticamenteduasfacesdamesmamoeda.Oobjetodoamordacriançaeoobjetodeseualimentosãoomesmo.Nãoapenasamãe,mas o peito em particular, uma vez que a criança obtém o alimento e ocaloreasensaçãodoamordopeito.

    Háumadiferença:quandoamãeamaacriança,opeito temumasensaçãodiferente e uma vibração diferente. Amãe gosta que a criançamame em seupeito, e é estimulante para a sexualidade da mãe. Se a mãe está realmenteapaixonadapelacriança,elachegaquaseaumaalegriaorgásmica.Seuspeitossão muito sensíveis, são as zonas mais eróticas de seu corpo. Ela começa aincandescereacriançapodesentir.Acriançatorna-seconscientedofenômenodoqualsuamãeestádesfrutando.Elanãoestásimplesmentealimentando-a,elaestácurtindo.

    Masquandoamãedáopeitoapenaspornecessidade,entãoopeitoé frio,nãohácalornele.Amãenãoestádisposta,estácompressa.Elaquertiraropeitoomaisrápidopossível.Eacriançasenteisso.Étãoaparentequeamãeéfria,que ela não é amorosa, que não tem calor para dar. Ela não é realmente umamãe.Acriançapareceserindesejada,esesenteindesejada.

    Acriançasesentedesejadaapenasquandoamãegostaquandoelamamaemseupeito, quando isso se torna praticamente uma relação de amor, quase umarelaçãoorgásmica.Somente entãoa criança senteo amorprovenientedamãe,necessárioporpartematerna.E,sernecessárioporpartematernaésernecessárioporparteda existência, umavezque amãe é toda a existênciado filho, e eleconheceaexistênciaatravésdela.Qualquerquesejaaideiadofilhosobreamãe,vaiserasuaideiadomundo.

    Uma criança que não foi amada pela mãe vai se achar uma alienada emtermosde existência, vai se achar umapessoa esquisita, umestranho.Ela nãopode confiar na existência. Se não poderia nem confiar em sua própria mãe,como é que pode confiar em alguma outra pessoa? A confiança torna-seimpossível. Ela duvida, ela desconfia, e está constantemente vigilante, commedo, assustada. Encontra em toda parte inimigos, concorrentes. A todo omomentoestácommedodeseresmagadaedestruída.Omundonãolhepareceserumlardejeitonenhum.

  • Seamãeestáfeliz,alegra-seemalimentaracriança,queentãonuncacomemuito, porque tem confiança, sabe que a mãe está sempre lá. A qualquermomentoemqueacriança sinta fome, suasnecessidades serão satisfeitas.Elanuncacomedemais.

    Uma criança bem amada permanece saudável. Ela não é nemmagra nemgorda,elamantémumequilíbrio.

    Bastaolharparaumacriançapequena.Semprequesesentetensa,colocaamãonaboca,ecomeçaamastigaraprópriamão.Eporqueseráqueelasesentebemquandoseudedopolegarestánaboca?Porqueacriançasesentebemedorme?Issoacontececomquasetodasascrianças.Semprequeelassentemqueosononãovem,colocamopolegardentrodaboca, ficamàvontadeecaemnosono.Porqueserá?Odedãotorna-seumsubstitutoparaopeitodamãe,eoalimentoérelaxante.Ninguém consegue ir dormir sentindo fome, pois é difícil pegar nosono. Quando o estômago está cheio, a criança se sente sonolenta, e o corpoprecisadescansar.Odedãoéapenasumsubstitutoparaopeitoe,apesardenãodarleite,apesardeseralgofalso,aindaassimdáasensação.

    Se quando essa criança cresce, ela chupa o dedão em público, as pessoasachamqueelaéumatola,entãoelaadereaocigarro.Umcigarronãoétolo,éaceito.É sóodedãoquenãoéaceito, eocigarroémaisprejudicialdoqueodedão. Émelhor que a pessoa fume o seu polegar, e continue fumando até otúmulo,poisnãoéprejudicial.

    E, em países em que a amamentação parou, automaticamente haverámaisfumantes.Épor issoque aspessoasnospaísesdesenvolvidos fumammaisdoquenospaísessubdesenvolvidos,poisnenhumamãeestápreparadaparadaropeito ao filho, porque todas estão preocupadas com a forma. Em todas ascomunidadesprimitivas,umacriançade7anos,oumesmoumacriançade8ou9anos,vaicontinuaramamarnopeito.Depois,haveráumasatisfaçãoefumarnãoserátãonecessário.Eéporissoqueemcomunidadesprimitivasoshomens

  • não ficammuito interessados nos peitos das mulheres, ninguém olha para ospeitos.

    Qualquer pessoa que tivesse mamado no peito por dez anos, de formacontinua, ficariafartoeentediado,ediria:“Pareagora!”Mas todacriança temsidodesmamadaprematuramente,e issoprovocaumaferida.Por isso todosospaísescivilizadossãoobcecadoscomseios.Ascriançasdevemseralimentadasno peito, pois, do contrário, vão se tornar viciadas nele, e vão ficar embuscadeleavidainteira.

    Os cientistas fizeram experiências com crianças para ver o que elas fariam sefossemdeixadaspróximasàcomida.Hádesepensarqueelascomeriamdemais.Errado, elas não comem demais. As mães e os pais deram a elas umasuperalimentação, dizendo: “Comamais.Coma, fiqueumpoucomais robusta.Mostre umpouco de brilho, olhe para você.”Amãe senta-se de frente para acriançaedizparacomermais,sóumpoucomais.Acriançachorae,dealgumaforma,conseguecomer.É frequentevercriançaschorando.Ocorpodelasestádizendo não. O corpo delas diz para sair, pular e saltar um pouco, subir emárvores.Eospaiscontinuamaalimentá-las.Omédicodizqueacadatrêshoraséprecisolhesdardemamar.Acriançanãomamae,emboravireorostoparaolado, a mãe continua a alimentá-la com leite, porque se passaram três horas.Seguirotempomédionãofunciona.Quandoacriançaestácomfome,elachora,elaprópriadeixaque amãe saiba.Nãohánecessidadedeolharno relógio.Acriança tem seu relógiobiológico interno.Mas amãe continua interferindonorelógiodacriança.Alémdisso,cadacriançasentefomedeformadiferente.Umasentefomeemquatrohoras,outraemtrês,outraaindaemduashoras.Ora,issoéumgrandeproblema,poisfoiestabelecidaumaregra,queéaregradamédia.

    Cuidadocomaregradamédia.Ocorpotemseuprópriorelógiobiológico.

  • Ouçaocorpo.Sigaocorpo.Nunca,deformaalguma,domineocorpo.Ocorpoéafundaçãodoserhumano.Depoisdecomeçaraentenderocorpo,99%deseusofrimentovaisimplesmentedesaparecer.Masaspessoasnãooescutam.

    Apartirdaprimeirainfânciaaspessoassãoafastadasdocorpo,sãoretiradasdo corpo. A criança chora, a criança tem fome e a mãe está olhando para orelógio.Elanãoestáolhandoparaacriança.Seacriançanãorecebeacomidanesteexatomomento,amãeteráafastadoacriançadocorpo.Emvezdelhedarcomida,amãelhedáumachupeta.Agoraamãeestátrapaceandoeenganando.Alémdisso,estádandoàcriançaalgofalso,feitodeplástico,paratentarafastá-laedestruirasensibilidadedocorpo.Asabedoriadocorponãotempermissãoparaseexpressar,amenteestáinterferindo.

    Acriançasossegacomachupeta,eadormece.Logodepois,orelógiodizquesepassaramtrêshoraseamãetemquedardemamaràcriança.Agoraacriançaestá dormindo profundamente, seu corpo está dormindo, e amãe a acorda.Amãedestróio ritmodacriançamaisumavez.Lentamente,elaperturba todooserdeseufilho.Chegaummomentoemqueacriançaperdetodoocontroledocorpo.Nãosabeoqueoprópriocorpoquer,sequercomerounão;sequerfazeramorounão.Tudoémanipuladoporalgumacoisadefora.

    Permitirqueacriançachore

    Desdeo inicioacriançaquerchorar, rir.Ochoroéumanecessidadeprofundadentrodela.Atravésdochoro,todososdiasacriançapassaporumacatarse.

    A criança tem muitas frustrações. Isso está fadado a acontecer, é pornecessidade.Acriançaqueralgo,masnãopodedizeroquê,nãopodeexpressar.Acriançaqueralgo,masospaispodemnãoestarnumaposiçãoparasatisfazê-la.Amãepodenãoestardisponívelali.Elapodeestarenvolvidacomalgumoutrotrabalho,eacriançanãopodeterosseuscuidados.Naquelemomento,nenhuma

  • atenção lhe é prestada, então ela começa a chorar. A mãe quer persuadi-la,consolá-la,poiselaprópriaestáperturbada,opaiestáperturbado,todaafamíliaestáperturbada.Ninguémquerqueacriançachore,umavezqueochoroéumaperturbação,portanto,todomundotentadistraí-laparaquenãochore.Épossívelsuborná-la.

    Amãepode lhe dar umbrinquedo, amãepode lhe dar leite, pode lhe darqualquercoisaquegereumadistraçãoouaconsole,maselanãodevechorar.

    No entanto, chorar é uma necessidade profunda. Se a criança conseguirchorar e lhepermitiremque chore, vai se tornar revigoradanovamente, pois afrustração é eliminada através do choro. Caso contrário, com um chorointerrompido, a frustração fica interrompida. Com isso, a criança passa aacumularasfrustrações,quesetransformamemumgrito“acumulado”.Depois,os psicólogos dizem que as pessoas precisam de um “grito primal”. Foidesenvolvida uma terapia no Ocidente exatamente para ajudar as pessoas agritaremcomtantaforçaquetodasascélulasdocorposeenvolvemnaação.Sepudergritar tão loucamente apontode todoo corpogritar junto, apessoavaificaraliviadademuitador,demuitosofrimentoqueestáacumulado.

    Controledoesfíncter

    Podeocorrerumgrandedanocomo controledo esfíncter, quandoas criançassãoforçadasairaobanheiroemumdeterminadomomento.Ora,ascriançasnãoconseguem controlar seus movimentos intestinais, leva tempo, leva anos paraqueelasconsigamcontrolá-los.Eaí,oqueéquefazem?Simplesmenteforçam,simplesmentefechamseumecanismoanale,devidoaisso,tornam-seobcecadaspeloânus.

    Épor issoque existe tanta constipaçãonomundo.É sóo serhumanoquesofredeconstipação.Nenhumanimalsofredeprisãodeventre,noreinoanimalnenhumbichosofredeconstipação.Aprisãodeventreémaispsicológica,éum

  • dano para o sistema de energia do corpo. E, devido à prisão de vente,muitasoutrascoisascrescemnamentehumana.

    Oserhumanotorna-seumcolecionador,que juntaconhecimento,dinheiro,virtude,esetransformaemumapessoaavarenta.Nãopodesedesfazerdenada!Tudo o que pega, detém consigo. E com essa ênfase na fase anal, ocorre umgrandedano.

    Quandoacriançaestádoente

    Desde o princípio, desde a primeira infância, quase sempre é errado dar umaatençãomaioràcriançaquandoelaestádoente.Issocriaumaassociaçãoerrada:amãeaamamais,opaicuidamaisdela,todaafamíliaacolocanocentrodasatenções, ela se torna a pessoamais importante.Ninguém se preocupa com acriançadeoutromodo,poisseestáboaesaudável,écomoseelanãoestivessepresente.Quandoestádoente,elasetornaditatorial,eladitaseustermos.Umavez aprendido esse truque – que sempre que fica doente, torna-se de algumaformaespecial–entãotodasaspessoastêmquedaratenção,pois,senãoderem,acriançapode fazercomquesesintamculpadas.Eninguémpodedizernada,porqueninguémpodedizerqueacriançaéresponsávelporsuaprópriadoença.

    Se a criança está fazendo algo de errado, pode-se dizer: “Você éresponsável.”Noentanto, seelaestádoente,nãosepodedizernada,porqueadoençanãoédeformaalgumacausadaporela.Oqueéqueelapodefazer?Masas pessoas não conhecem os fatos: 90% das doenças são autocriadas, geradaspela própria criança para atrair atenção, afeição, importância. E a criançaaprendeo truquecommuita facilidade,porqueoproblemabásicodacriançaéque ela é indefesa. O problema básico, e que ela sente continuamente, é suaimpotência enquanto todo mundo é poderoso. No entanto, quando ela ficadoente,torna-sepoderosaetodomundoficaimpotente.Elapassaacompreenderisso.

  • Acriançaémuitosensívelsobreascoisas.Elapassaapensar:“Atémesmoopainãoénada,amãenãoénada,ninguéménadadiantedemimquandoestoudoente.” Depois a doença torna-se algo muito importante, um investimento.Sempre que se sente negligenciada na vida, “estou impotente”, ela vai ficardoente,elavaicriarumadoença.Eissoéumproblema,umproblemaprofundo,pois o que é que os pais podem fazer?Quandouma criança está doente, todomundotemquedarassistência.

    Mas, agora, os psicólogos sugerem que, sempre que uma criança estiverdoente, não se preste muita atenção nela. Ela deve ser cuidada em termosmédicos,masnãopsicologicamente.Nãosedevecriarnenhumaassociaçãonamentedacriançadequeadoençatrazrecompensas,senãoavidainteira,semprequeestapessoasentirquealgoestáerrado,elavaificardoente.Depoisaesposa,ou o marido, não pode dizer nada, e ninguém pode culpá-la porque ela estádoente.Etodomundotemqueterpenaelhedarcarinho.

    Astrêsfasesdosexo

    Oprimeiroestágioéoautossexual.Quandoacriançanasceelaénarcisista.Amamuitooseucorpo,queébelo,

    econheceapenasoseucorpo.Elasimplesmentechupaoprópriopolegareentranuma euforia.Basta observar a criança chupandoo próprio dedo.Que euforiasurgeemseurosto,apenasbrincandocomoprópriocorpo,tentandolevarodedodopédentrodaboca,criandoumcírculodeenergia.Quandoacriança levaodedodopéàboca,cria-seumcírculoeaenergiacomeçaasemoverdeformacíclica.Aenergiacirculanaturalmentenacriança,eelagostaporque,quandoaluzcircula,háumagrandealegriainterior.

    Acriançabrincacomseusórgãossexuaissemsaberquesãoórgãossexuais.Elaaindanãofoicondicionada,eapenasconheceoseucorpocomoumtodo.E,comcerteza,osórgãossexuaissãoaspartesmaissensíveisdocorpo.Elagostamuitodetocá-los,debrincarcomeles.

  • Eéaquiqueasociedadeentranapsiquedacriança:“Nãotoque!”“Não”éaprimeirapalavrafeianovocabuláriodacriança.E,apartirdestapalavradetrêsletras,muitasoutrasestãoporvir:nãopode,nãovai,quesão termosdeseiseseteletras.Depoisqueopaiouamãedizemum“não!”comraivaàcriança,comaquelesolhos...Eamãodacriançaétiradadosórgãosgenitaisque,semdúvida,sãomuitoagradáveis.Elarealmentegostadisso,enãotemnadaavercomumaquestão sexual ou algo do tipo.Trata-se apenas da partemais sensível do seucorpo,apartemaisvivadeseucorpo,apenasisso.

    Masàsmentescondicionadasdosadultos...acriançaestátocandoumórgãosexuale,comoissoéruim,ospaistiramamãodeladali.Eassimelescriamaculpanacriança.

    Agorafoidadoo iníciodadestruiçãodesuasexualidadenatural.Agoraospaiscomeçaramaenvenenara fonteoriginaldaalegriadacriança,de seu ser.Estão criando a hipocrisia nela, e ela vai se tornar umadiplomata.Quandoospais estiverem presentes, ela não vai brincar com seus órgãos sexuais. Nestemomentoteveinícioaprimeiramentira,eacriançanãoconsegueserverdadeira.Agoraelasabeque,seforverdadeiraconsigomesma,serespeitarasimesma,serespeitaroseupróprioprazer,serespeitaroseupróprioinstinto,ospaisvãoficarzangados.

    Acriançaéofenômenomaisexploradonomundo.Nenhumaoutraclassefoitão explorada quanto a criança. E ela não pode fazer nada: não pode criarsindicados para lutar contra os pais, não pode ir aos tribunais, não pode pedirajudaaogoverno.Emsuma,nãotemnenhumamaneiradeseprotegercontraoataquedospais.

    Aconteceuoprimeirotrauma.Apartirdeagoraacriançanuncavaisercapazdeaceitar a sua sexualidadenaturalmente, comprazer.Algumapartedocorponãoéaceitável,algumapartedocorpoéfeia,algumapartedocorponãoédignadefazerpartedeseucorpo,eacriançaarejeita.Nofundodesuapsicologia,acriança começa a se castrar, e a energia recua. A energia não vai fluir tãonaturalmentecomocostumavafluirantesdosurgimentodesse“não”.

    Esseéoestadoautossexual,emuitaspessoaspermanecempresasnele.Éporisso que elas continuam a semasturbar tanto nomundo inteiro. É um estado

  • natural. Teria passado por si só, era uma fase de crescimento, mas os paisinterferiramnafasedecrescimentodaenergia.

    Uma vez iniciada a masturbação, esta se torna um hábito, um hábitomecânicoe,depois, apessoanuncamaisvaipassarparaa segunda fase.Podepermanecerpresaaessafase,queébeminfantil.Nuncavaiatingirasexualidadeadultaplena.Nuncavaiconhecerafelicidadesupremaquesóosersexualmenteadulto é capazde alcançar.E a ironia é que essas são asmesmaspessoasquecondenam a masturbação e fazem tanto alarde em relação a isso. Dizem àspessoasque,sevieremasemasturbarvãoficarcegas,sevieremasemasturbarvão se transformar em zumbis, se vierem a se masturbar nunca serãointeligentes, vão permanecer estúpidos. Ora, todas as descobertas científicasestãodeacordocomumponto:queamasturbaçãonuncaprejudicaninguém.Noentanto,essassugestõesprejudicamaspessoas.

    Selheépermitidaafasenaturaldaautossexualidade,acriançapassaparaasegundafaseporcontaprópria,queéafasehomossexual.Noentanto,sãomuitopoucas as pessoas que passam para a segunda fase, a maioria permanece naprimeira.Mesmo quando fazem amor com umamulher, ou com um homem,podemnãoestarfazendonadaalémdeapenasumamasturbaçãomútua.

    Asegundafaseéafasehomossexual.Poucaspessoaspassamporessafase,que é uma fase natural. A criança ama o próprio corpo. Se a criança é ummenino,amaumcorpodemenino,oprópriocorpo.Parapularparaocorpodeuma mulher, para o corpo de uma menina, seria um passo muito grande. Énaturalqueacriançapassepeloamorpelosoutrosmeninosou,seacriançaforumamenina,oprimeiroinstintonaturaléamaroutrasmeninas,porqueelastêmo mesmo tipo de corpo, o mesmo tipo de ser. A menina pode compreendermelhorasmeninasdoqueosmeninos,poisosmeninossãoummundoàparte.

    Afasehomossexualéumafasenatural.Aquiasociedadeajudaaspessoasapermanecerempresasnovamente,umavezquecriabarreirasentreohomemeamulher,meninas emeninos. Se essas barreiras não estão lá, então logo a fasehomossexualdesaparece,ecomeçaaocorrero interessepelooutrosexo.Mas,para isso,a sociedadenãodáoportunidades.Nasuniversidades,osalunos têmquemoraremmoradiasseparadasporsexo.Seusencontrosereuniõesnãosãoaceitos.

  • Ahomossexualidadeéperpetuadapelasociedadeecondenadapelamesma.Essas estratégias têm de ser compreendidas. A mesma sociedade condena ohomossexual, chama-o de pervertido, criminoso. Ainda há países onde ahomossexualidade é crime, e em que o indivíduo pode ser mandado para acadeiapormuitosanos.Eéamesmasociedadequecriaisso!

    Eaterceirafaseéaheterossexual.Quando um homem encontra-se realmente fora da autossexualidade e da

    homossexualidade,eleécapazeestámaduroparaseapaixonarporumamulher,que é ummundo totalmente diferente, uma química diferente, uma psicologiadiferente,umaespiritualidadediferente.Daíentãoeleécapazdelidarcomessemundodiferente,esseorganismodiferente.

  • Ocondicionamento

    Será que a criança não tem tanto direito à privacidade e à liberdade docondicionamentodospaisquantoospais esperampara simesmos?Esseéumdos problemas mais fundamentais que a humanidade enfrenta atualmente. Ofuturodependedaformacomoissoéresolvido.Nuncafoiencontradoantes.Pelaprimeira vez o homem amadureceu, houve uma determinada maturidade e, àmedidaquesetornamaduro,temdeenfrentarnovosproblemas.

    Poucoapouco,àmedidaqueprogrediu,ohomemtornou-seconscientedemuitos tipos de escravidão. No Ocidente, apenas recentemente tomou-seconsciênciadequeamaiorescravidãoéadacriança.Nuncasepensouarespeitoantes, não está mencionado em nenhuma escritura do mundo. Quem poderiaimaginar...umacriançaeumescravo?Umescravodeseusprópriospais,queoamam,quesesacrificampelofilho?Poderiaparecerridículo,umabsurdototal!Masagora,depoisqueavisãopsicológicaseaprofundounamentehumanaeemseu funcionamento, ficou absolutamente claro que a criança é a pessoa maisexplorada,equeninguémfoimaisexploradadoqueela.Eéclaroqueelatemsidoexploradaportrásdeumafachadadeamor.

    Enãodigoqueospaistenhamconsciênciadequeestãoexplorandoofilho,queestejam impondoumaescravidãoàcriança,queestejamdestruindo-a,queestejamfazendocomqueelasejaestúpida, ignorante,quetodooesforçodelesem condicionar a criança como um hindu, como um muçulmano, como umcristão,comoumbudista, sejadesumano,poiselesnão têmconsciênciadisso.Entretanto, isso não faz nenhuma diferença no que diz respeito aos fatos emquestão. A criança é condicionada pelos pais de maneiras terríveis, e não há

  • dúvidasquantoaofatodeacriançaserimpotente,poiseladependedospais.Elanãopode se rebelar, não pode escapar, não pode se proteger.É absolutamentevulnerável,eéporissoqueelapodeserexploradacomfacilidade.

    Ocondicionamentodospais é amaior escravidãonomundo.Temque sercompletamentedesenraizado.Somentedepoisdissoéqueohomemserácapaz,pelaprimeiravez,deserlivre,verdadeiramentelivre,autenticamentelivre,umavezque a criança éopai dohomem.Se a criança é educadadeumamaneiraerrada, então toda a humanidade vai dar errado. A criança é a semente: se aprópria semente é envenenada e corrompida por pessoas bem-intencionadas,então não há esperança de um indivíduo humano livre. E, consequentemente,essesonhonuncapoderáserrealizado.

    O que as pessoas acham que têm não é individualidade, e sim apenaspersonalidade.Éalgocultivadonapessoa,emsuanatureza,porseuspais,pelasociedade, pelo padre, pelo político, pelos educadores. O educador, desde ojardimde infância até a universidade, está a serviçode interesses pessoais, deinteresses instituídos.Seuobjetivoédestruir todasascriançasde tal forma,deincapacitá-las de tal maneira que elas se ajustem à sociedade instituída. Issoporque há um motivo a temer. O temor é que, se a criança for deixada semcondicionamento desde o início, ela vai ser tão inteligente, tão atenta, tãoconsciente, que o seu estilo de vida como um todo vai ser o de rebeldia. Eninguémquerpessoasrebeldes,todomundoquerpessoasobedientes.

    Ospaisamamacriançaobediente.Eébomlembrarqueacriançaobedienteéquasesempreacriançamaisestúpida.Acriançarebeldeéaqueéinteligente,masnãoérespeitadaouamada,osprofessoresnãoaamam,asociedadenãolhesdáorespeitoe,comisso,elaécondenada.Ouelatemdeseajustaràsociedade,outemdeviveremumaespéciedeautoculpa.Naturalmente,elasentequenãotemsidoboacomospais,quenãoosfazfelizes.

    Lembre-sebemqueospaisdeJesusnãoestavamfelizescomele,queospaisdeGautamaBudatambémnãoestavamfelizescomele.Comoéqueseuspaispoderiam estar felizes com eles, se eles eram tão inteligentes, tão rebeldes?Etoda criança nasce com possibilidades e potenciais tão grandes que, se forajudada e tiver permissão para desenvolver sua individualidade, sem nenhumimpedimentodeoutraspessoas,omundoserábeloeteráumagrandevariedade

  • degênios.Émuito rarosurgirgênios,nãoporqueelesquasenãonasçam,masporque émuito difícil escapar do condicionamento da sociedade. Somente devezemquandoumacriançaconsegue,dealgumaforma,escapardesuasgarras.

    Todacriançaéenvolvidaemmuitascamadasdecondicionamento,sejapelospais, pela sociedade, pelos professores, pelos padres, e por todos os interessesinstituídos.Ela recebeumadeterminada ideologia religiosa, quenão é ela queescolhe.E,semprequeéforçadaaalgoquenãosejadesuaprópriaescolha,acriançaémutiladaedestruídaemsuainteligência.Nãoédadaaelaumachancedeescolher,nãolheépermitidoquesedesenvolvadeformainteligente,etodoscontrolam isso de talmaneira que a criança se desenvolverá apenas de formamecânica.Elaseráumacristã,masnãoporopção.Eoquesignificasercristão,senãoforporescolha?

    As poucas pessoas que seguiram Jesus, que foram com ele, eram pessoascorajosas.Foramoscristãosverdadeiros:arriscaramsuasvidas,foramcontraacorrente, viveram perigosamente, e estavam preparados para morrer, mas nãoestavam prontos para fazer concessões. As poucas pessoas que foram comGautamaBudaforamverdadeirosbudistas.Masagorahámilhõesdecristãosemilhõesdebudistasemtodoomundoetodoselessãofalsos.Estãosujeitosaserfalsos, uma vez que são forçados a isso! Eles estão envolvidos em umadeterminadaideologiareligiosae,consequentemente,estãoenvolvidosemumadeterminadaideologiapolítica,poislheséditoquesãoíndios,quesãoiranianos,que são chineses, que são alemães, ou seja, lhes é imposta uma determinadanacionalidade.Ahumanidadeéumasó,aterraéumasó!Masospolíticosnãogostariamquefosseumaúnicaunidadeporque,seaterraforumasó,ospolíticoscom sua política terão de desaparecer. E para onde é que vão todos essespresidenteseprimeirosministros?Elessópodemexistirseomundopermanecerdividido.

    Areligiãoéumasó.Noentanto,seissoforcumprido,oqueacontecerácomopapa,comtodososestúpidosshankaracharyas,comtodososaiatolás?Oqueacontecerá com todas essas pessoas? Elas só podem existir, se houvermuitasreligiões,muitasigrejas,muitoscultos,muitoscredos.Hátrezentasreligiõesnafacedaterraepelomenostrêsmilseitasdestasreligiões.Comisso,éclaro,há

  • uma possibilidade de existir muitos padres, bispos, arcebispos, sumossacerdotes,shankaracharyas.Essapossibilidadedesaparecerá.

    Edigoavocês,areligiosidadeéumasó!NãotemnadaavercomnenhumaBíblia,comnenhumVeda,nenhumaGita.Temavercomumcoraçãoamoroso,comumserinteligente.Temavercomconsciência,comestadomeditativo.Masdessaformatodososinteressesadquiridosvãosofrer.

    Éporissoqueospaisquepertencemaumdeterminadoestablishment,aumadeterminadanação,aumadeterminadaigreja,aumadeterminadadenominação,sãoobrigadosaforçarseusfilhosaaderiremàssuasideias.Eoestranhoéqueascriançassãosempremaisinteligentesdoqueospais,poisospaispertencemaopassado e as crianças pertencem ao futuro. Os pais já estão condicionados,envolvidos, cobertos. Seus espelhos estão cobertos com tanta poeira que nãorefletemnada,eestãocegos.

    Apenas um homem cego pode ser um hindu ou um muçulmano ou umjainista ou um cristão.Umhomemque enxerga é simplesmente religioso. Elenão vai à igreja ou ao templo ou àmesquita, e não venera todos os tipos deimagensestúpidas.Todosostiposdedeus,todosostiposdesuperstição!Ospaiscarregam todos eles.Quandonasceumacriança, ela é uma folhadepapel embranco, uma tábula rasa, nãohánada escrito sobre ela.Essa é a suabeleza: oespelhoestásemnenhumapoeira.Elapodeverdeformamaisclara.

    –Jimmy,vocêtomouumtombocomasuacalçanova?–perguntaamãe.–Sim,mãe.Nãotivetempodetirá-la–respondeuJimmy.

    A professora do primeiro ano estava conversando com a classe sobrenatureza e a chamou de “O Mundo ao seu redor”. Em seguida, perguntou àpequenaHelen,queestavanaprimeirafileira:

    –Agora,Helen,digaatodosnaclasse.Vocêéanimal,vegetaloumineral?–Nãosounenhumdesses–respondeuelaprontamente.–Souumamenina

    deverdadeaovivo!

  • Um rapazinho que estava pescando na extremidade de um píer perdeu oequilíbrio ao tentar tirar o peixe da água e caiu no lago. Vários homens quetambém estavam pescando nas proximidades correram em seu auxílio epuxaram-noparafora.

    –Comovocêveioacair?–perguntouaeleumdoshomens.–Nãovimparacair–disseomenino.–Vimparapescar!

    Umafamíliagrandefinalmentepôdesemudarparaumacasamaisespaçosa.Algumtempodepois,umtioperguntouparaosobrinho:

    –Oqueachoudanovacasa?–Muitoboa–respondeuorapaz.–Meuirmãoeeutemosnossospróprios

    quartos,assimcomominhasirmãs.Mascoitadadamamãe,elaaindaestápresanomesmoquartoqueopapai!

    Toda criança nasce inteligente, com clareza de pensamento, limpa,mas osadultoscomeçamaamontoarlixosobreela.

    Acriançatemmuitomaisdireitodoqueospais,porqueelaestácomeçandoa vida. Os pais já estão sobrecarregados, já estão mutilados, já dependem demuletas. A criança tem mais direito de ser o seu próprio eu. Ela precisa deprivacidade,masospaisnãolhepermitemqualquerprivacidade,poistêmmuitomedo da privacidade da criança. Eles constantemente metem o nariz nosassuntosdacriançaequeremdaropiniãosobretudo.

    A criança precisa de privacidade, pois tudo o que é belo cresce naprivacidade. É preciso lembrar que essa é uma das leismais fundamentais davida.Asraízescrescemnosubsolo,masseforemretiradasdaterra,começamamorrer.Elasprecisamdeespaço,privacidadeabsoluta.Acriançacrescenoúterodamãe,eficanaescuridão,emtotalprivacidade.Seelaétrazidaparaaluz,emmeioaopúblico,vaimorrer.Elaprecisadenovemesesdeprivacidadeabsoluta.Tudoaquiloquenecessitadecrescimentoprecisadeprivacidade.Umadultonãoprecisade tantaprivacidadeporque jácresceu,masacriançaprecisademuitomaisprivacidade.Porém,elanuncaficasozinhadejeitonenhum.

  • Ospaisficammuitoaflitossemprequeveemqueacriançaestáausenteousozinha, e imediatamente ficam preocupados. Eles têm medo, porque se acriançaestiversozinha,vaicomeçaradesenvolversuaindividualidade.Elatemsemprequesermantidadentrodoslimites,paraqueospaispossamobservá-laconstantemente,poisaobservaçãonãopermitequesua individualidadecresça,aocobri-la,aoenvolvê-lacomumapersonalidade.

    A personalidade não é nada além de um invólucro. Vem de uma palavrabonita, persona, que significa máscara. Na tragédia grega, os atores usavammáscaras.Sonaquerdizersom,perquerdizeratravés.Costumavamfalaratravésdamáscara,enãoseconseguiaveroverdadeirorostodeles.Erapossívelapenasouvirsuasvozes.Eamáscaraerachamadadepersona,porqueosomeraouvidoatravésdela.Edapalavrapersonaderivapersonalidade.

    Acriança temdeestarcontinuamentevigilante,emrazãodeserobservadacomconstância.Qualquerpessoapodeperceberissoemsimesma:quandoestánobanho,sente-seumapessoatotalmentediferente.Noprópriobanheiro,podecolocar de lado sua máscara, e até as pessoas adultas, que são muito sérias,começamacantar,acantarolar.Mesmoosadultoscomeçamafazercaretasnoespelho!Estãoemummomentodeprivacidadee,embora tivessemtrancadoaporta, se de repente perceberem que alguém os observa pelo buraco dafechadura, vai ocorrer uma transformação imediata com eles. Ficarão sériosnovamente, amúsica vai desaparecer, não vão fazer caretas no espelho, e vãocomeçar a se comportar como se pressupõe que se comportem. Esta é apersonalidade,significaquevocêestádevoltaaoinvólucro.

    A criança precisa de uma enorme privacidade, tanto quanto possível, omáximo de privacidade para que possa desenvolver sua individualidade seminterferência.Noentanto,seudireitoestásendoviolado,continuamenteviolado.Os pais perguntam constantemente: “O que você está fazendo? No que estápensando?”Aténoqueestápensando!Elesquerematémesmoolhardentrodesuamente.

    Háalgumas tribos,noExtremoOriente,comaculturadequecadacriançatemquecontarseussonhos,todasasmanhãs,paraospais,umavezquemesmonossonhoselanãopodeserdeixadasozinha.Acriançapodetersonhoserrados,epensarcoisasquenãodevepensar,eospaistemquesercomunicadosquantoa

  • isso.Oritualédemanhãcedo,comoaprimeiracoisaaserfeitaantesdocafédamanhã,acriança temque relatar seussonhos,ouseja,oqueelaviuduranteanoite.

    ApsicanáliseteveumdesenvolvimentotardionoOcidente,masnoOriente,nas tribosdoExtremoOriente,apsicanáliseépraticadapelospaishámilharesde anos. E, é claro, como não conhece a simbologia, a pobre criançasimplesmente relata o sonho da forma como sonha. Ela não sabe o que issosignifica,apenasospaissabem.Masestãoindolongedemais.Estãoinvadindoaprivacidadedela,édesumano,esesobrepõeaoespaçodealguém.

    Apenas o fato de a criança ser dependente, no que diz respeito à comida,roupa,abrigo,émotivoparaqueospaistenhamodireitodefazerisso?Porque,seacriançadizqueviuqueestavavoandoemseusonho,ospaisimediatamentesabem que esse é um sonho sexual. Agora eles vão restringir mais ocomportamento dela, vão discipliná-la mais. Vão lhe dar um banho frio demanhã cedo!Vão lhe ensinarmais sobre celibato e ensiná-la que “se não forcelibatária, as coisas vão dar errado” e que “se pensar sobre sexualidade, vaiperdertodaainteligência,vaificarcega”,etodaespéciedetolices.

    A criança precisa de uma enorme privacidade. Os pais devem vir a elaapenasparaajudá-la,nãoparainterferir.Devempermitirquefaçacoisasounão.Ospaisdevemapenasestaratentosparaqueacriançanãofaçanenhummalasimesmaouaqualqueroutrapessoa,eissoéosuficiente.Maisdoqueissoéfeio.

    Um turista dirigiu até uma pequena cidade e falou com um menino queestavasentadoemumbancoemfrenteàagênciadoscorreios.

    –Háquantotempomoraaqui?–perguntouoturista.–Cercade12anos–respondeuomenino.–Semdúvidaqueesteéumlocalforademão,nãoé?–comentouoturista.–Semdúvida–concordouomenino.–Nãoacontecemuitacoisaporaqui–comentouoturista.–Nãovejonada

    aquiquepossamanteraspessoasocupadas.–Nemeu.–disseomenino.–Éporissoqueeugosto.

  • Ascriançasgostammuitoqueasdeixemsozinhas,énecessárioespaçoparao seu crescimento. Sim, os pais têm de estar alertas, cautelosos, para quenenhummalaconteçaàcriança,masesteéumtiponegativodecautela,elesnãodevem interferirpositivamente.Eles têmquedaràcriançaachancede terumgrandedesejode investigarsobreaverdade,enãouma ideologiaque lhedêaideiadaverdade.Elesnãodevemensiná-lasobreaverdade,devemensiná-laacomoindagararespeitodaverdade.Deve-seensiná-laapesquisar,ainvestigar,aseaventurar.Ascriançasdevemserajudadasparaquepossamfazerperguntas,eospaisnãodevemresponderaessasperguntas,amenosquerealmentesaibam.E, mesmo que saibam, devem dizer como Buda costumava dizer para seusdiscípulos:“Nãoacreditemnoqueeudigo!Estaéaminhaexperiência,masnomomentoemquedigoissoavocês,torna-sefalsa,porqueparavocêsnãoéumaexperiência. Ouçam-me, mas não acreditem. Experimentem, investiguem,pesquisem.Amenosquevocêsmesmoconheçam,seuconhecimentoéinútil,éperigoso.Umconhecimentoqueéemprestadoéumobstáculo.”

    Maseisoqueospaiscontinuamafazer:continuamacondicionaracriança.Nãoénecessárionenhumcondicionamentoparaascrianças,nãotemqueser

    dadanenhumadireçãoaelas.Elas têmqueserajudadasaseremelasmesmas,têmqueserapoiadas,alimentadasefortalecidas.Overdadeiropai,averdadeiramãe, os verdadeiros pais serão uma bênção ao filho. A criança vai se sentirajudada por eles, para que se torne mais enraizada em sua natureza, maisfundamentada,maiscentrada,demodoacomeçaraamarasimesma,emvezdesesentirculpadaemrelaçãoasimesma,afimdequeserespeite.

    É bom lembrar que, amenos que uma pessoa ame a simesma, não podeamarmaisninguémnomundo,amenosqueumacriança respeitea simesma,não pode respeitar mais ninguém. É por isso que todo o amor das pessoas éfalso,assimcomotodooseurespeitoépseudo,émentira.Seapessoanãopoderespeitarasimesma,comoéquepoderespeitaramaisalguém?Amenosqueoamor por si nasça dentro do ser da pessoa, não vai irradiar para os outros.Primeiro,elatemquesetornarumaluzparasie,depois,essaluzvaiseespalhar,vaichegaratéosoutros.

  • Eradiadeexamenaescolaeumprofessormal-humoradoquestionavaummeninoquantoaoseuconhecimentosobreplantaseflores.Omeninofoiincapazderesponderqualquerperguntadeformacorreta.Frustrado,oprofessorvirou-separaseuassistenteegritou:

    –Váemetragaumpunhadodefeno!Quandooassistentevirou-separasair,omeninogritou:–Eparamim,apenasumcafépequeno,porfavor!

    Um homem dirigia em uma estrada de terra, quando seu carro quebrou.Enquantooconsertava,ummeninoaproximou-seeperguntou:

    –Oqueéisso?–Éummacaco–respondeuohomem.–Meupaitemdoisdesses–disseomenino.Eentãoumminutodepois,eleperguntoudenovo:–Eoqueéisso?–Éumalanterna.–Ah,meupaitemdoisdessestambém.Elá?Aquiloéumachavedefendas?–Sim–respondeuohomem,irritado.–Meupaitemduasdaquelas.Aconversacontinuounessalinhaporalgumtempo.Porfim,oconsertofoi

    concluído e o homem levantou-se e foi urinar na beira da estrada. Enquantoestavaurinando,apontouparaomaquinárioreprodutivoeperguntou:

    –Seupaitemduasdessastambém?– Claro que não! – disse o menino. –Mas ele tem um que é duas vezes

    maior!

    As crianças são extremamente inteligentes, só precisam de uma chance!Precisamdeoportunidadesparacrescer,doclimacerto.Todacriançanascecomo potencial da iluminação, como potencial de tornar-se desperta,mas os paisdestroemisso.Estatemsidoamaiorcalamidadeemtodaahistóriadohomem.Nenhumaoutraescravidãoétãoruimquantoaescravidãodacriança,enenhuma

  • outra escravidão tira tanto a essência da humanidade quanto a escravidão dacriança,eatarefamaisdifícilparaahumanidadevaiserlivrar-sedisso.Amenosque toda a sociedade seja reorganizada de uma forma totalmente diferente, amenosque aconteça umamudança radical e a família desapareça e dê lugar aumacomuna,issonãoserápossível.

    Depois que esse velho conceito de família desaparecer em um arranjomultidimensional, a humanidade pode ter um novo nascimento. Um novohomem é necessário, e o novo homem vai trazer o próprio paraíso que, nopassado, todos estavam esperando em alguma outra vida. O paraíso pode seraquieagora,maséprecisoproduzirumanovacriança.

    Porqueaspessoassereprimemeadotammecanismosdedefesaincapacitantes?

    Por uma questão de sobrevivência. A criança é tão frágil que não conseguesubsistir por conta própria.Os pais podem explorar esse fato. Podem forçar acriançaaaprenderqualquercoisaquequeiramqueelaaprenda,queéoqueumespecialista emcomportamentocomoB.F.Skinner fazemseu laboratório.Eleensinapombosajogarpingue-pongue,masotruqueéomesmo:recompensaepunição.Se jogam,são recompensados, senão jogam,se ficamrelutantes, sãopunidos.Sefazemummovimentocerto,sãorecompensados,recebemalimento,no entanto, se fazemummovimento errado, recebemumchoque elétrico.Atépomboscomeçamaaprenderpingue-pongue.

    Isso é o que sempre foi feito no circo.Vá e veja.Mesmo os leões, belosleões,sãoenjaulados,eoselefantesandamdeacordocomochicotedomestredecerimônia.Elestiveramfomee,emseguida,foramrecompensados.Puniçãoerecompensa,esseéotruque.

    Oquefazemnocircocomosanimais,ospaisfazemcomsuascrianças.Masospaisfazemdeformabeminconsciente,porquetambémfoifeitocomeles,eessa é a únicamaneira de saber como treinar e educar os filhos. Isso é o quechamamde“educar”.Naverdade, issoéadestrar,é forçá-losaumaexistência

  • inferior em vez de educá-los para uma existência superior. Todos estes sãotruques e técnicas de B.F. Skinner, e é por