Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro...

14
Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Bonito, 8 de setembro de 2011

Transcript of Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro...

Page 1: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e

perspectivas para Rondônia

José Eustáquio Ribeiro Vieira FilhoIpea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

BRASIL

Bonito, 8 de setembro de 2011

Page 2: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Planejamento Estratégico

O planejamento econômico do Brasil deve necessariamente incorporar a dinâmica do moderno setor de produção agropecuária. Este planejamento tangencia 3 pontos estratégicos em qualquer visão de desenvolvimento:

1. Segurança Alimentar;

2.Meio Ambiente; e

3.Matriz Energética.

Page 3: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Trajetória Tecnológica Ampliada (TTA) da cadeia produtiva do setor agropecuário

Fonte: Vieira Filho (2009)

Page 4: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Produtividade total dos fatores

Brasil

0

50

100

150

200

250

300

350

400

1970 1975 1980 1985 1995 2006

Índ

ice

Índice de produto Índice de insumos PTF

Fonte: Gasques et al. In: Agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2010.

Page 5: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Hipótese

As inovações tecnológicas guiadas por mudanças institucionais e as especificidades regionais e produtivas contribuem para uma maior heterogeneidade na produção e no crescimento agropecuário, favorecendo os agricultores inovadores com o aumento da produção e da renda.

Page 6: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Estratificação de renda dos estabelecimentos por produção em 2006

Salário mínimo mensal Estabelecimentos %VBP anual (bilhões)

%

Não declarados 534 mil 10,3 - -

(0,2] 3,1 milhões 60,4 5,7 3,4

(2,10] 1,0 milhão 19,6 16,9 10,2

(10,200] 476 mil 9,2 59,0 35,4

>200 27 mil 0,5 85,0 51,0

Total Brasil 5,2 milhões 100,0 166,7 100,0

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 7: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Taxonomia por grupos tecnológicos

Critério Econômico

PTF > 1 PTF < 1

Critério Qualitativo (conteúdo)

AT BT AT BT

Grupos Tecnológicos

1° grupo 2° grupo 3° grupo 4° grupo

Taxonomia (intensidade)

Alta Média Baixa

Page 8: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Produtividade Total dos Fatores

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 9: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Alto e baixo conteúdo tecnológico

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 10: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Indicadores selecionados

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 11: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Comparação da agricultura por grupos de intensidade tecnológica no Brasil

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 12: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Produtividade do Trabalho

Fonte: Elaboração própria, conforme Censo Agropecuário – IBGE (2006)

Page 13: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Considerações Finais• É indesejável a classificação entre agricultura comercial e familiar, pois o estudo apresenta

que existem agricultores ineficientes nos dois lados, os quais requerem políticas mais específicas de promoção produtiva e de realocação dos recursos. Alguns cultivos se viabilizam em larga escala e outros em pequena produção. Ademais, as especificidades regionais são enormes, o que requer uma atenção maior no planejamento e desenvolvimento regional;

• No grupo de média intensidade tecnológica e PTF negativa, é preciso adotar políticas de curto prazo para reverter a situação, no intuito de aumentar a eficiência produtiva. Parte deste resultado é explicado por flutuações sazonais ou por ineficiência tecnológica;

• No grupo de baixa intensidade tecnológica, existem dois grupos: um improdutivo e outro especulativo. Nos estabelecimentos improdutivos, é necessário políticas de aumento da capacidade de absorção tecnológica, extensão rural e educação. Nos estabelecimentos especulativos, o governo deve redistribuir terras aos produtores com competência de inserção produtiva de mercado;

• No grupo de alta intensidade tecnológica, embora com a maior produtividade da terra, em parte explicada pelos vultuosos gastos em tecnologias poupa-terra, deve-se realizar um estudo mais acurado, pois a PTF não alcançou o seu maior valor, ou seja, estes estabelecimentos podem melhorar a eficiência no uso de seus recursos.

• Deve-se realizar um estudo mais abrangente que contemple análises regionais e por cultivos. A definição de políticas públicas deve levar em conta as especificidades regionais e produtivas. O país deve ter uma política clara de aumento da capacidade de absorção tecnológica.

Page 14: Desenvolvimento do agronegócio brasileiro e perspectivas para Rondônia José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Contato Permanente

José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

[email protected]

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada