Dia Nacional de Mobilizações Dia 16, vamos protestar ... · A próxima rodada será no dia 20, no...

4
Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá ANO 33 - Nº 1167 www.sindmetalsjc.org.br De 10 a 16 de agosto de 2016 de São José dos Campos e Região Dia Nacional de Mobilizações Campanha Salarial 2016 Pág. 3 Pág. 3 Participe da assembleia na sua fábrica. Vamos à luta por aumento e direitos! Dia 16, vamos protestar contra as reformas e os ataques do governo Temer

Transcript of Dia Nacional de Mobilizações Dia 16, vamos protestar ... · A próxima rodada será no dia 20, no...

Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá

Ano 33 - nº 1167www.sindmetalsjc.org.br

De 10 a 16 de agosto de 2016de São José dos Campos e Região

Dia Nacional de Mobilizações

Campanha Salarial 2016

Pág. 3

Pág. 3

Participe da assembleia na sua fábrica.Vamos à luta por aumento e direitos!

Dia 16, vamos protestar contra as reformas e os

ataques do governo Temer

Embraer anuncia PDV para cortar custos e pagar multa por corrupção

Não aos cortes!

Por direitos

Campeonato de Futebol Society

Metalúrgicos da Wirex entram em greve

Abertura teve muitos gols e animaçãoA abertura da 7ª edição do Cam-

peonato de Futebol Society dos Me-talúrgicos foi marcada pela animação do público e muitos gols.

No sábado (6), 20 equipes en-traram em campo e a disputa foi recheada de emoção.

Em 10 jogos realizados na pri-meira rodada, as redes balançaram 97 vezes!

“O clima na primeira rodada foi sensacional. Neste campeonato é assim: a diversão é garantida e toda a categoria ganha”, afirma o diretor lecenciado do Sindicato Roberto Rosa de Oliveira, o Baiano, um dos organizadores do torneio.

A próxima rodada será no dia 20, no Espaço Golaço Society. Par-ticipe!

A Embraer anunciou, na se-gunda-feira (8), a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) em suas fábricas no Brasil. A empresa ainda não deu detalhes sobre a medida, mas o Sindicato vai questioná-la em uma reunião nesta

Partida entre as equipes da Tecmag (branco) e América (azul)

A Embraer quer que os trabalhadores paguem a conta da corrupção

quarta-feira (10), às 15h.De acordo com os supervisores, a

Embraer quer economizar US$ 200 milhões. Esta é exatamente a mesma quantia estimada pela fábrica para o pagamento de uma possível multa referente ao caso de propina que está

sendo investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

Delação premiadaEm depoimento ao Ministério

Público, em abril, Albert Philip Close, gerente da Área de Defesa da Embraer, revelou que a empresa pagou propina a uma autoridade da República Dominicana para ga-rantir a venda de oito aviões Super Tucano.

Agora, a Embraer está querendo jogar a conta desse caso de corrup-ção para os trabalhadores.

“O Sindicato repudia o PDV e qualquer outra medida da empre-sa que venha trazer prejuízos aos funcionários. Nossa luta é e sempre será em defesa do emprego”, afirma o vice-presidente licenciado do Sin-dicato, Herbert Claros.

RÁPIDAS

GM ataca Cipa e põe vida dos trabalhadores em risco

A GM está desrespeitando as regras da Cipa e com isso colocando a vida dos trabalhadores em risco. Mesmo após graves acidentes, a empresa se recusa a realizar reuniões extraordinárias. Além disso, está atrasando a organização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A fábrica também tem atuado para atrapalhar o trabalho dos cipeiros, dificultando a criação dos mapas de risco e mostrando pouquíssimo interesse em resolver os problemas apontados. O Sindicato repudia tal postura irresponsável da GM.

Subsede do Galo Branco terá show de rock em setembro

Os amantes do rock vão ganhar um presentão no mês de setembro. Com o apoio do Sindicato, a Subsede do Galo Branco, na Zona Leste, irá receber o 1º Rock por um Mundo Melhor. A atividade acontece no dia 10, às 13h, e vai contar com a presença das bandas Desordem e Regresso e Hollywood Suicide. Além da música, o evento também organizará uma exposição com fotografias sobre a ocupação Pinheirinho e uma feira para a troca de livros. A entrada é gratuita.

INSS poderá usar redes sociais para espionar segurado

No plano do governo para o corte de direitos na Previdência Social, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença, os peritos do INSS estão autorizados a espionarem os segurados através das redes sociais. As informações levantadas através da internet serão utilizadas como prova para os cortes. A partir de setembro, serão avaliados 530 mil beneficiados. Com o cancelamento dos benefícios, o governo planeja economizar R$ 7 bilhões.

22 Jornal do Metalúrgico2

Quarta tem ato contra a reforma da Previdência em JacareíTrabalhadores e aposentados vão tomar as ruas de Jacareí, nesta quarta-feira

(10), contra a reforma da Previdência e demais ataques planejados por Michel Temer (PMDB). A concentração do ato será na Praça Conde Frontin, às 10h. Participe da

mobilização e venha dizer não às mudanças na lei da aposentadoria!

Na luta por direitos, os me-talúrgicos da Wirex Cable, de Santa Branca, declararam greve, por tempo indeterminado, na segunda-feira (8).

Eles reivindicam o acerto das verbas rescisórias dos 122 funcio-nários demitidos, desde novembro de 2015, além da regularização do pagamento do FGTS e INSS de

Resultados da 1ª rodada

quem ainda está na fábrica.A empresa vem atrasando os

benefícios e já está há três anos sem depositar o dinheiro na conta dos funcionários.

O pagamento retroativo do reajuste conquistado na campanha salarial de 2015 também é exigên-cia dos metalúrgicos.

Uma nova assembleia será re-

alizada, na quarta-feira (9), para decidir os próximos passos da mobilização.

“Os trabalhadores vão conti-nuar mobilizados até a vitória. É um absurdo o descaso da Wirex com as leis trabalhistas e seus funcionários”, afirma o diretor do Sindicato Marcelo Eduardo da Costa, o Cavalo.

Tanda Melo

Tecmag 6 x 1 AméricaU. Panorama 4 x 5 Usimaza

Sadel 5 x 8 PesolaUnião F.C. 8 x 5 Sobraer

M.S.A. 4 x 6 ADC TI

ADC Parker 1 x 7 TI-IIAernnova 5 x 4 Retim

Corujão 4 x 0 DMTFriuli 4 x 5 Raça FCGM 15 x 0 Kifer

RÁPIDAS

No Dia Nacional de Mobilizações, vai ter luta na categoria

Na Campanha Salarial, é preciso impedir que Temer e patrões derrubem nossos direitos

16 de agosto

Contra reformas

Trabalhadores de diferentes cate-gorias irão unir suas lutas e bandeiras na próxima terça-feira (16), Dia Na-cional de Mobilizações.

Vai ser um dia para dizer um so-noro “não” às reformas trabalhista e da Previdência programadas pelo governo interino de Michel Temer (PMDB).

Vamos também sair em defesa do emprego e exigir medidas que garantam estabilidade para todos os trabalhadores.

Uma caravana sairá da sede do Sindicato, às 7h30, em direção à Ave-nida Paulista, em São Paulo, para se unir aos outros manifestantes. O ato começa às 10h, em frente ao Masp.

Categoria mobilizadaAlém da caravana, os metalúrgi-

cos da nossa região realizarão assem-bleias e paralisações nas fábricas.

É muito importante que a ca-tegoria vote contra os ataques do governo Temer.

O Dia Nacional de Mobilizações está sendo convocado pelas centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB e CGTB.

Mais do que nos anos anterio-res, nesta Campanha Salarial os metalúrgicos terão de lutar com toda força em defesa dos direitos.

O motivo não é nada tran-quilizador. O governo interino de Michel Temer (PMDB) vai fazer de tudo para aprovar a reforma trabalhista, que poderá rebaixar direitos previstos na CLT.

Para agradar os empresários, Temer defende a flexibilização da legislação trabalhista. É tudo o que os patrões querem: que os acordos assinados com os sindicatos (es-pecialmente os pelegos) passem a valer mais do que a lei.

Se aprovada, a reforma colocará em risco direitos como férias, licen-ça-maternidade, adicional noturno ou qualquer outro que não atenda aos interesses dos patrões.

“Os empresários jogarão pesado para derrubar direitos já adquiridos.

Bolsonaro é alvo de protesto na Câmara de São José

A Secretaria de Mulheres do Sindicato fez um protesto, na quinta-feira (4), na Câmara Municipal de São José, contra o projeto de lei que concede o título de cidadão joseense ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC), defensor da cultura do estupro e da violência contra homossexuais. Uma nova manifestação acontecerá na sessão de quinta-feira (11), às 17h30. O projeto ainda não foi para votação.

Sindicalista de Limeira é esfaqueado durante assembleia

O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira João Donizeti da Silva foi esfaqueado por um segurança da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). O ataque ocorreu dia 3, enquanto o sindicalista realizava uma assembleia sobre PLR e Campanha Salarial. Ao serem informados sobre o ataque ao dirigente, os trabalhadores da Mercedes pararam a produção e saíram da fábrica para protestar. O Sindicato de São José dos Campos se solidariza com o companheiro Donizete. Até agora, o segurança continua solto. Já o sindicalista teve de passar por uma cirurgia.

Parker Filtros e Huber abrem inscrições para Cipa

Já estão abertas as inscrições para os trabalhadores que quiserem se candidatar à Cipa na Parker Filtros, zona leste de São José dos Campos, e na Huber Suhner, zona norte. Na Parker, as inscrições seguem até o dia 28 de agosto, e a eleição será no dia 1º de setembro. Já na Huber, os candidatos têm até o dia 17 para se inscrever. Os trabalhadores vão às urnas no dia 23. Mas seja qual for a sua fábrica, lembre-se que é papel do cipeiro lutar em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.

O Sindicato realiza, na próxima quarta-feira (17), o lançamento do livro “A legalização da classe operária”, do filósofo francês Bernard Edelman. Haverá um painel de exposições com a participação dos juízes e professores Marcus Orione e Jorge Luiz Souto Maior e do advogado e doutor em Recursos Humanos Pablo Biondi. O evento será na sede do Sindicato, às 18h.

2Jornal do Metalúrgico 3

Livro "A legalização da classe operária" será lançado no Sindicato

“A gravidade deste momento vivido pela classe trabalhadora exige que todos os sindicatos, centrais e movimentos sociais se unam em defesa dos direitos e empregos. Em nossa categoria, também levaremos a bandeira do Fora Temer, fora todos eles. Não vamos engolir os ataques que estão vindo”, afirma o presiden-te do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Os trabalhadores terão de voltar às ruas para reafirmar a luta contra ataques aos direitos

Mas não vamos permitir. Os metalúr-gicos resistirão aos ataques patronais e do governo”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Assembleias nas fábricasDepois da Assembleia Geral

no Sindicato, agora é a vez de levar as votações para a porta das fábricas.

Para participar da caravana: inscrições até segunda-feira (15), pelos telefones 3946-5311 ou 99158-9058.Quando: dia 16, às 7h30.Saída: sede do SindicatoO que defendemos: u fim das reformas trabalhista e da Previdência;u estabilidade no emprego;u preparar a greve geral.

Nos últimos dias, os trabalha-dores da Parker Hannifin, Parker Filtros, Hitachi e Prolind aprovaram a pauta da Campanha Salarial, em assembleias nas fábricas.

E este é só o começo. Nos pró-ximos dias, o Sindicato vai fazer assembleias em todas as regiões.

Convoque os companheiros e participe!

Fora todos eles!

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: [email protected]. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Paulo Donizetti. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. CNPJ: 07.351.093/0001-48 - Fone: (12) 3966-1212.

2Jornal do Metalúrgico 4

Odebrecht pagou caixa dois a José Serra e Michel Temer

Protesto marca abertura das Olimpíadas

Deputado Marco Feliciano é acusado de tentativa de estupro

As investigações da Lava Jato mostram que o PMDB e o PSDB também estão envolvidos em cor-rupção até o pescoço.

Executivos da Construtora Ode-brecht relataram à Procuradoria Geral da República (PGR) que abas-teceram o caixa dois da campanha à Presidência da República do atu-al ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), e de políticos do PMDB, a pedido do próprio presi-dente interino Michel Temer.

Enquanto R$ 2,4 milhões foram doados de forma legal à campanha do tucano, R$ 23 milhões abastece-ram o caixa dois por meio de contas bancárias no Brasil e exterior.

PMDBExecutivos da empreiteira tam-

bém devem apresentar à Lava Jato documentos relatando que o presi-

Manifestação percorreu a Avenida Atlântica

O ministro José Serra e presidente interino Michel Temer estão atolados nas denúncias de corrupção

A abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na sexta-feira (5), foi marcada por protestos que reuni-ram mais de 15mil pessoas de diver-sos movimentos sociais e sindicais, em Copacabana.

A CSP-Conlutas e o Sindicato dos Metalúrgicos marcaram posição com uma delegação presente no ato.

“Olimpíada sem salário e sem em-prego, não vamos dar sossego” era a mensagem trazida em faixas e carta-zes, mostrando o descontentamento da população com o uso de dinheiro público nos Jogos.

A Olimpíada consumiu pelo me-nos R$ 21 bilhões dos cofres do estado, com obras inacabadas e su-perfaturadas. Enquanto isso, a po-

O deputado federal Pastor Marco Feliciano ( PSC) virou caso de polícia após denúncia de assé-dio sexual, tentativa de estupro e agressão contra a ex-militante do mesmo partido, Patrícia Lelis, de 22 anos.

Feliciano teria proposto a ela que fosse sua amante em troca de um cargo no partido e um sa-

lário de R$ 15 mil. “Ele tentou me arrastar para o

quarto e tirar meu vestido. Como eu resisti, ele me deu um soco na boca e um chute na perna”, revelou Patrícia.

A direção do PSC tentou abafar o caso, oferecendo dinheiro à vítima e obrigando-a a gravar declarações inocentando o deputado.

“Feliciano é famoso por suas posições machistas, racistas, ho-mofóbicas. As jovens e mulheres trabalhadoras precisam se unir para exigir que seus crimes se-jam investigados e seu mandato cassado. Queremos Feliciano na cadeia. Basta da cultura do estu-pro”, afirma a diretora do Sindica-to Marina Sassi.

pulação sofre com o caos na saúde, educação, transporte e o atraso nos salários dos servidores públicos.

Fora todos eles!Mas as críticas não foram volta-

das apenas ao governo carioca.

Rio de Janeiro

Caiu a máscara

Os manifestantes também mos-traram que querem colocar pra fora o presidente interino Michel Temer (PMDB) e todos os políticos de Bra-sília que estão planejando duros ataques aos direitos da classe traba-lhadora.

Se achando advogadaO pessoal da Sun Tech fica se perguntando qual é a função

de um R.H. que não sabe nada de recursos humanos. A sujeita é uma grossa, vive batendo a porta na cara das diretoras sindicais e manda toda reivindicação para o

setor jurídico. Tá pensando que é advogada, é?

X-9Na Embraer EGM, a

supervisora Ana Maria Braga, do 1ºT da Cablagem agora deu pra tomar conta da vida dos outros. Fica vigiando a

troca de turnos e dedurando tudo para o supervisor

Cotonete. Tá sem serviço?

Restaurante interditadoA vida do pessoal da GM

virou uma bagunça após a interdição do restaurante

da S10. Agora eles perdem um tempão se deslocando

de ônibus até os outros restaurantes. GM, a culpa é sua. Pode tratar de estender

esse horário de refeição!

E o troféu vai para...Esta semana a Alestis deu

aos trabalhadores uma premiação por produtividade.

Mas quem merecia mesmo o prêmio é a Alestis, só que

por assédio. Com tanto desrespeito, pressão e

ameaça, a empresa bem que merecia esse troféu. Uma

hora a casa cai!

Sem confiança no patrãoNão dá mesmo pra confiar

em patrão. A direção da MWL, por exemplo, mentiu

na cara dura ao dizer que os trabalhadores estavam

com o emprego garantido. É por isso que temos que ficar unidos e mobilizados. Não vamos aceitar chantagem!

Jogo sujoO assédio tá correndo solto na Eltek Valere. A gerente e o líder jogam sujo e estão atormentando a vida do

pessoal com ameaças. É bom ficarem espertos: a batata de

vocês está assando!

dente interino Michel Temer pediu “apoio financeiro” para candidatu-ras do PMDB.

A Odebrecht teria repassado R$ 10 milhões a integrantes do parti-do em 2014. A delação, já divulgada pela imprensa, ainda não foi homo-

logada pela Justiça. “Só vamos mudar esse jogo com

uma forte greve geral que coloque todos eles pra fora e exija eleições ge-rais com novas regras, sem o dinheiro da corrupção”, afirma o diretor do Sindicato Nilson Ferreira Leite.