Diagnóstico preliminar sistêmico processos

2
CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES PARA ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SISTÊMICO PRELIMINAR DE NECESSIDADES DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA 1. Há interesse da EMPRESA em estabelecer metodologia única de mapeamento, modelagem e melhoria de processos organizacionais em toda a sua estrutura e áreas de atuação? Tanto para os processos meio quanto para os processos de negócio? 2. O mapeamento, modelagem e melhoria dos processos deve ser feito até que ponto? Apenas em alto nível? Dos processos mais importantes e mais críticos? Ou de forma mais abrangente? Chegando até a definição de normas, procedimentos e rotinas operacionais? 3. Qual é a estrutura organizacional da EMPRESA? Há um organograma desenhado que retrate como se organiza a empresa? 4. Há alguma indicação ou restrição de uso de software para realização do trabalho? Por exemplo, alguma preferência por MS Visio (software proprietário da Microsoft) ou BizAgi (software gratuito)? 5. Que objetivos a EMPRESA estabelece como prioritários neste projeto? a. Racionalização administrativa, com vistas à redução de custos operacionais e de pessoal? b. Reestruturação organizacional, com redefinição do organograma funcional? c. Obtenção de ganhos de eficiência e produtividade na gestão? d. Aumento de receitas geradas pelos processos de negócios? 6. Em quanto tempo espera-se a conclusão do projeto? Depois de concluído, há o desejo de algum acompanhamento dos resultados? 7. Os processos a serem mapeados, modelados e melhorados deverão se “moldar” ao modo de operação dos sistemas de gestão atualmente utilizados? Ou poderá ocorrer alguma forma de adaptação de lado a lado? 8. A EMPRESA está pronta para passar pelas mudanças naturais resultantes do projeto? A alta administração da empresa tem conhecimento pleno e apoia os objetivos do projeto? A iniciativa deste projeto é de conhecimento de toda a empresa? 9. Qual o grau de informatização dos processos? É usado algum sistema de follow-up para acompanhamento e controle de processos?

Transcript of Diagnóstico preliminar sistêmico processos

Page 1: Diagnóstico preliminar sistêmico processos

CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES PARA ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SISTÊMICO PRELIMINAR DE NECESSIDADES DE CONSULTORIA

PARA A EMPRESA

1. Há interesse da EMPRESA em estabelecer metodologia única de mapeamento,

modelagem e melhoria de processos organizacionais em toda a sua estrutura e áreas de atuação? Tanto para os processos meio quanto para os processos de negócio?

2. O mapeamento, modelagem e melhoria dos processos deve ser feito até que ponto? Apenas em alto nível? Dos processos mais importantes e mais críticos? Ou de forma

mais abrangente? Chegando até a definição de normas, procedimentos e rotinas operacionais?

3. Qual é a estrutura organizacional da EMPRESA? Há um organograma desenhado que retrate como se organiza a empresa?

4. Há alguma indicação ou restrição de uso de software para realização do trabalho? Por

exemplo, alguma preferência por MS Visio (software proprietário da Microsoft) ou BizAgi (software gratuito)?

5. Que objetivos a EMPRESA estabelece como prioritários neste projeto?

a. Racionalização administrativa, com vistas à redução de custos operacionais e de pessoal?

b. Reestruturação organizacional, com redefinição do organograma funcional? c. Obtenção de ganhos de eficiência e produtividade na gestão? d. Aumento de receitas geradas pelos processos de negócios?

6. Em quanto tempo espera-se a conclusão do projeto? Depois de concluído, há o

desejo de algum acompanhamento dos resultados?

7. Os processos a serem mapeados, modelados e melhorados deverão se “moldar” ao modo de operação dos sistemas de gestão atualmente utilizados? Ou poderá ocorrer alguma forma de adaptação de lado a lado?

8. A EMPRESA está pronta para passar pelas mudanças naturais resultantes do projeto?

A alta administração da empresa tem conhecimento pleno e apoia os objetivos do projeto? A iniciativa deste projeto é de conhecimento de toda a empresa?

9. Qual o grau de informatização dos processos? É usado algum sistema de follow-up para acompanhamento e controle de processos?

Page 2: Diagnóstico preliminar sistêmico processos

10. Há interesse da EMPRESA, como decorrência dos resultados deste projeto, em obter futuramente Certificação ISO de qualidade?

11. Se eventuais mudanças nos processos impactarem as atribuições e

responsabilidades individuais dos colaboradores envolvidos, este projeto também deverá contemplar em seu escopo o redesenho dos cargos afetados? E

eventualmente, até mesmo do Plano de Cargos e Salários?

12. Existe algum sistema de avaliação de desempenho dos processos e/ou dos

colaboradores, com indicadores e metas claramente definidos? Não havendo, deve ser objetivo deste projeto abordar sistemicamente essa necessidade?

13. É possível afirmar que mudanças de processos de gestão e operação sofrerão

resistências internas decorrentes de aspectos culturais?

14. As competências e habilidades técnicas e gerenciais exigidas para o bom

desempenho funcional dos colaboradores são conhecidas, documentadas e desenvolvidas de modo sistemático?