DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter...

16
Quinta Monteiro de Matos DICAS & HARMONIZAÇÕES

Transcript of DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter...

Page 1: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

Quinta Monteiro de Matos

DICAS & HARMONIZAÇÕES

Page 2: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

A História 3

Principais Castas 5

A Quinta Monteiro de Matos 8

Dicas 11

Características e Harmonizações 13

Sobre Nós 16

Praça Jornalista Odylo Costa Filho, 1322.790-680 - Recreio dos Bandeirantes – Rio de JaneiroTel: +55 21 2323 7902 & +55 21 98187 8188Email: [email protected]

Facebook.com/cavedorbistroInstagram.com/cavedorbistro

EDITORIAL© Cavedor 2019 | All rights reservedwww.cavedor.com.br

ÍNDICE

Page 3: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

A HISTÓRIA

A Quinta Monteiro de Matos é uma empresa vinícolafamiliar, localizada na Região do Tejo, iniciada emmeados do século XX, por António Monteiro deMatos. Após duas décadas, António Monteiro deMatos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas,a fim de ter produção para as demandas, que foramaumentando ano após ano.

Hoje em dia, com a 3ª geração da família na cabeçado negócio, nossos vinhos estão em mais de 20países, e nossas vendas de exportação já são 75%das vendas totais do grupo. Temos uma gama devinhos, desde o vinhos de nível de entrada, médio ealto, com vinhos reconhecidos com selo dequalidade.

A cultura, a técnica, o ambiente e os misteriososque estão ao redor do vinho, fazem desta bebidauma das mais interessantes do mundo. Seacrescentar a estas características o ambienterelaxante e calmo, e com as vistas únicas sobre asvinhas, chegará à Quinta Monteiro de Matos. Este éum lugar onde você pode desfrutar da amizade,vinhos, comida regional e todo o ambiente em tornodas vinhas.

Page 4: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

A HISTÓRIACaracterização da Região

A região do Tejo, em Portugal, antes denominada Ribatejo, sempre sedestacou como sendo o coração agrícola do País e por muito tempopassou a imagem errada de região de vinhos de pouca qualidade eexpressão, com grandes volumes e preços baixos.

Essa imagem vem sendo mudada graças à uma nova estratégia demarketing, a começar pela mudança do nome da marca (hoje, vinhosdo Tejo), que vem estimulando os produtores vinícolas do Tejo abuscar alta qualidade em seus vinhos, graças à utilização detecnologia moderna nas cantinas e à valorização da riqueza de suascastas autóctones, aliadas ao cuidado com o solo e o plantio,objetivando abrir novas frentes de mercado com projeção nacional einternacional, sempre com o foco na qualidade.

A região vinícola do Tejo abrange as sub-regiões de Tomar, Santarém,Cartaxo, Coruche, Chamusca e Almerim e é influenciada pelo climasub-mediterrâneo e pelo rio Tejo, maior rio português, gerando vinhosbrancos ricos, frutados e de ótima acidez, e tintos complexos eelegantes.

A principal uva branca da região é a Fernão Pires que, em corte comoutras castas brancas como Arinto, Verdelho, Viognier e SauvignonBlanc, dá excelentes vinhos frescos e aromáticos. As principais tintasnativas como a Trincadeira e a Touriga Nacional são combinadas comcepas internacionais como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Syrah,gerando vinhos de grande expressão.

Page 5: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

PRINCIPAIS CASTAS

Antão Vaz

Antão Vaz é a alma dos melhores vinhos brancosdo Alentejo. E é tão única, que é das poucas uvaspara as quais não se encontram sinônimos... Essaé uma variedade que tem origem na Vidigueira, nosul do Alentejo e até bem pouco tempo estavarestrita a essa região. Consistente e produtiva, avinha da Antão Vaz é bastante resistente à seca ea doenças e é ideal para o cultivo em climaquente. É uma uva que amadurece de maneirahomogênea, facilitando o trabalho do viticultor.

Chardonnay

Casta internacional de origem francesa, produzvinhos de estilos variados indo do extremamenteleve, cítrico e fresco, os Chablis, (na Borgonha),aos vinhos simples, fazendo corte com a PinotMeunier e a Pinot Noir(em Champagne), ou vindovarietal nos blanc de blanc (também emChampangne), aos exemplares encorpados,dourados, densos, cremosos amanteigados,complexos e longevos, que amadurecem emmadeira na Cote de Beaune (também naBorgonha). Está em quase todas as regiõesvinícolas do mundo por ser uma casta nobre demuito boa adaptação tanto à variados climas comoà variadas técnicas de vinificação (sóapresentando dificuldades em regiões de climasextremos (tanto quente como frios). Seu frescor esua elegância são suas principais marcas.Apresenta aromas predominantemente de frutascítricas em climas mais frios, e de frutas tropicaisem climas mais quentes, porém sua aromaticidadevem sempre com elegância.

Page 6: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

PRINCIPAIS CASTAS

Fernão Pires

A casta Fernão Pires | Maria Gomes proporcionavinhos brancos leves, frutados e perfumados cujoaroma faz lembrar o vinho moscatel. Os saboresde citrinos e os aromas florais são mais frescosquando é vindimada cedo para um consumorápido. Também é utilizada em espumantes epode, ocasionalmente, ser vindimada em colheitatardia para produzir vinhos doces.É a casta branca mais cultivada em Portugal e éamplamente plantada por todo o país, emparticular ao longo da costa ocidental, incluindo aPenínsula de Setúbal, Tejo, Lisboa e Bairrada.Também é conhecida como Maria Gomes.

Syrah

Casta internacional muito difundida mundo afora,tem sua origem no norte do vale do Rhone, ondemanifesta todo seu esplendor, sua exuberantefruta (principalmente amora) ,sua grande robustez,boa acidez garantindo excelente estrutura, toquecaracterístico de pimenta do reino, de defumado,podendo apresentar um toque vegetal, harmonizabem com carnes vermelhas, carne de caça, et.Produz excelentes exemplares na Côte Rôtie eHermitage, e faz parte do corte do Chateau-Neff-du-Pape no vale do Rhone. Em Portugal participado corte de vinhos regionais em algumas regiõescomo no Alentejo, e é muito difundida no NovoMundo do Vinho tendo muito bons resultados naAustrália, na Espanha, Argentina, África do Sul,Estados Unidos, Itália Chile, preferencialmente emregiões de clima quente.

Page 7: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

PRINCIPAIS CASTAS

Touriga Nacional

É uma casta nobre e muito apreciada, talvez acasta mais elogiada em Portugal, estando hojedisseminada por, praticamente, todas as regiõesdo país. A pele grossa, rica em matéria corante,proporciona cores intensas. A abundância dosaromas primários é uma característica da casta,apresentando-se simultaneamente floral e frutada,sempre intensa e penetrante. É a quarta castamais plantada na Península de Setúbal. A TourigaNacional dá vinhos tintos, encorpados, poderosose com excepcionais qualidades aromáticas. Noseu aroma macio e quente predominam as notasde frutos silvestres maduros, tais como; amora emirtilo, com nuances florais que lembram violeta,rosmaninho e por vezes esteva. Origina vinhoscom boa graduação alcoólica, harmoniosos e comexcelente capacidade de envelhecimento,ganhando complexidade aromática com o estágioem barrica.

Aragonês, Tinta Roriz, Tempranillo

(entre outros muitos nomes) - Originária daPenínsula Ibérica onde produz os famosos Vinhosda Rioja e de Ribeira Del Duero na Espanha; fazparte do corte do Vinho do Porto (onde é chamadade Tinta Roriz), também participa do trio de ourodo Alentejo onde divide o brilho com a Trincadeirae a Alicante Bouchet), e participa do corte emvárias outras regiões em Portugal; tem bonsresultados em várias partes do mundo (Argentina,Chile, México, estados Unidos e Austrália) tendomelhores resultados nas regiões menos quentesonde consegue manter uma boa acidez, mas seadapta também a climas quentes, onde ganhamais cor e mais fruta em detrimento da acidez.Harmoniza bem com carnes grelhadas,defumados, queijos e massas com molhovermelho. Um bom Tempranillo apresenta aromasde frutas negras e vermelhas, chocolate, seevoluído um leve aroma de couro, boa acidez,bom corpo, tanino presente, porém aveludado, ecor rubi intenso.

Page 8: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

Desde 1914

A visão pioneira de Venâncio da CostaLima

O fundador desta adega, Venâncio da CostaLima, nasceu em 1892 na Quinta do Anjo,terra de bom queijo, bom pão e bom vinho.

Criado numa casa agrícola, aí seestabeleceu em 1914 no comércio de vinho,azeite e cereais. Mas a sua visão levou-omais longe: decidido a levar os seus vinhosa mais apreciadores percorreu o país,estabelecendo relações duradouras comclientes fiéis.

Assim se tornou na década dos anos 30 umdos maiores produtores, estimado erespeitado na região.

Page 9: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

Quinta Monteiro de Matos

Venha descobrir o mistério

ao redor do vinho

Page 10: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

DICAS

COMO GELAR VINHOS BRANCOS E ROSÉS

Balde de gelo: 1/3 gelo e 2/3 de água - Tempo:durante 30 minutos, se o vinho estiverpreviamente armazenado em adegaclimatizada em 16ºC ou 50 minutos, se ovinho estiver à temperatura ambiente.

Geladeira: 2 a 3 horas.

Não é recomendado degustar vinhos brancos erosés excessivamente gelados: interfere napercepção da complexidade do sabor. Quantomaior a complexidade, maior a temperatura deserviço.

TIPOS DE TAÇA

As taças ideais para o consumo de vinhos brancose rosés devem considerar que a temperatura deserviço deve ser mantida baixa, assim, nãodevemos usar taças muito grandes, tão poucoservir quantidades muito grandes de vinho quefacilitem seu aquecimento!

Temperatura Ideal para vinhos de verãoRecomendado uma temperatura de serviço

de 6ºC a 10ºC.

Alguns especialistas acreditam que uma taça maisarredondada, permite mostrar o verdadeiropotencial do vinho, explorando a fundo seusaromas e sabores.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 11: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

DICAS

COMO GELAR VINHOS BRANCOS E ROSÉS

Balde de gelo: 1/3 gelo e 2/3 de água - Tempo:durante 30 minutos, se o vinho estiverpreviamente armazenado em adegaclimatizada em 16ºC ou 50 minutos, se ovinho estiver à temperatura ambiente.

Geladeira: 2 a 3 horas.

Não é recomendado degustar vinhos brancos erosés excessivamente gelados: interfere napercepção da complexidade do sabor. Quantomaior a complexidade, maior a temperatura deserviço.

TIPOS DE TAÇA

As taças ideais para o consumo de vinhos brancose rosés devem considerar que a temperatura deserviço deve ser mantida baixa, assim, nãodevemos usar taças muito grandes, tão poucoservir quantidades muito grandes de vinho quefacilitem seu aquecimento!

Temperatura Ideal para vinhos de verãoRecomendado uma temperatura de serviço

de 6ºC a 10ºC.

Alguns especialistas acreditam que uma taça maisarredondada, permite mostrar o verdadeiropotencial do vinho, explorando a fundo seusaromas e sabores.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 12: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

DICAS

COMO RESFRIAR VINHOS TINTOS

Balde de gelo: 1/3 gelo e 2/3 de água - Tempo:durante 05 a 10 minutos, se o vinho nãoestiver previamente armazenado em adegaclimatizada em 16ºC ou seja, se o vinhoestiver à temperatura ambiente habitual emnosso país.

Não é recomendado degustar vinhos tintosexcessivamente frios: interfere na percepção dacomplexidade do sabor. Quanto maior acomplexidade, maior a temperatura de serviço.

TIPOS DE TAÇA

As taças ideais para o consumo de vinhos tintosdevem considerar que a temperatura de serviçodeve ser mantida, assim, devemos usar taçasmaiores, que permitam a evolução do vinhodurante o tempo de consumo.

Temperatura Ideal para vinhos de tintosRecomendado uma temperatura de serviço

De 16ºC a 20ºC.

Alguns especialistas acreditam que uma taça maisarredondada e bojuda, permite mostrar overdadeiro potencial do vinho, explorando a fundoseus aromas e sabores.

Já estão disponíveismodelos modernosde taças que sepropõem a realçarcada aspecto daexperiênciasensorial do vinho!

Page 13: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

CARACTERÍSTICAS E HARMONIZAÇÕES

Vilena Rosé

Grau: 12 % vol.

Castas: Aragonês e Syrah

Vinificação: Maceração de curtaduração, prensagem em baixapressão, fermentação com controlede temperatura baixa eestabilização a frio.

Apreciação: De coloração cerejaintensa e reflexos violáceos. Aromasde frutos vermelhos maduros bemnítidos, lembrando morangos,framboesas e groselhas. Aromabaste fino, intenso e de médiapersistência. De sabor seco esápido, com álcool equilibrado que odeixa sedoso e macio. De corpoleve e refrescante.

Harmonização: Saladas e sopasfrias, carnes brancas, aperitivos,canapés.

Vilena Branco

Grau: 12,5 % vol.

Castas: Antão Vaz, Fernão Pires eChardonnay

Vinificação: Fermentação em cubasde inox a temperatura baixa.

Apreciação: Vinho de coloraçãoamarelo palha, translúcido ebrilhante que nos prenuncia umaboa acidez, leveza e frescor. Aromafragrante, de frutas cítricas comonectarina e capim limão.

Harmonização: Saladas e sopasfrias, carnes brancas, aperitivos,canapés.

Page 14: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

CARACTERÍSTICAS E HARMONIZAÇÕES

Vilena Tinto

Grau: 13 % vol.

Castas: Aragonês e Syrah

Vinificação: Cubas de inox comtemperatura controlada.

Apreciação: Vinho de cor rubiintenso, traços violáceos, brilhante ede regular transparência. Aromafrutado, nítido de frutas vermelhasfrescas, recém colhidas. Saboragradável e aveludado.

Harmonização: canapés, pizzas,

massas, rosbifes, aves, peixes

leves e carpaccios

Encostas de Paul

Grau: 14 % vol.

Castas: Syrah e Touriga Nacional

Vinificação: Cubas de inox.

Apreciação: Rubi intenso com tonsgranada, muito boa cor! Seu aroma érústico com defumado notável devidoao terroir da Syrah que o compõe.Frutas vermelhas e maduras com finalde chocolate meio amargo, excelentearoma. No gustativo é bastantemacio, com taninos aveludados eacidez em justa posição, tem boapersistência e termina bem.

Harmonização: Carnes vermelhas,churrasco de carne e tambaqui,massas ao funghi, gorgonzola equeijos amanteigados.

Page 15: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

A PERFEITA HARMONIZAÇÃO

Terras de Paul

Grau: 14 % vol.

Castas: Syrah e Touriga Nacional

Vinificação: Tradicional em cubas deinox e temperatura controlada.

Apreciação: Rubi intenso com tonsgranada, muito boa cor! Seu aroma érústico com defumado notável devido aoterroir da Syrah que o compõe. Frutasvermelhas e maduras com final dechocolate meio amargo, excelentearoma! No gustativo é bastante macio,com taninos aveludados e acidez emjusta posição, tem boa persistência etermina bem.

Harmonização: Carnes vermelhas,churrasco de carne e tambaqui, massasao funghi, gorgonzola e queijosamanteigados.

Touro de Paul

Grau: 13 % vol.

Castas: Aragonês e Syrah

Vinificação: Cubas de inox comtemperatura controlada.

Apreciação: Vinho de cor rubi intenso,traços violáceos e brilhante. Aromafrutado, nítido de frutas vermelhasfrescas, recém colhidas. Saboragradável e aveludado. Correto emacio, com taninos, acidez e álcoolbem equilibrados.

Harmonização: aves, peixes

assados e queijos

amanteigados.

Page 16: DICAS & HARMONIZAÇÕES...Matos adquiriu mais terras para plantar mais vinhas, a fim de ter produção para as demandas, que foram aumentando ano após ano. ... cepas internacionais

Este produto é um oferecimento especial da Cave D’Or em parceria com a Quinta Monteiro de Matos uma empresa,reconhecida internacionalmente e produz vinhos do Tejo que alinham mais de 40 anos de tradição e tecnologia inovadora.Conheça nossos produtos e surpreenda-se!

A DOCWINE é uma jovem importadora de vinhos, localizada no Rio de Janeiro, mas que nasceu em Portugal, país que tem omais antigo sistema de região demarcada do mundo, “a do Douro”. Com a expansão para França e Itália surgiram parcerias detradição e prestigio, capazes de trazer vinhos agradáveis, de alto valor e excelente custo benefício. Nossa missão é surpreendernossos clientes com rótulos que transmitam a alma e a qualidade dos vinhos do Velho Mundo!

A Cave D'Or é um charmoso bistrô localizado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Oferecemos uma grande variedadede vinhos e bebidas finas de diversos países, além de uma deliciosa delicatessen que surpreende com as mais inesquecíveisharmonizações. Disponibilizamos cursos, festivais, confrarias, além de eventos fechados para grupos ou empresas, sempre coma qualidade da Cave D’or.

Elaborado por Cave D’Or Bistrô e Beer Garden | Contato: +55 21 98187 8188