Direitos da mulher

14
Disciplina: Filosofia – Prof.: Isabel André Data de entrega: 16 de Abril de 2015 Discentes: Margarida Andrade, nº 21 Mariana Matos, nº29 10ºB

Transcript of Direitos da mulher

Page 1: Direitos da mulher

Disciplina: Filosofia – Prof.: Isabel AndréData de entrega: 16 de Abril de 2015

Discentes:Margarida Andrade, nº

21Mariana Matos, nº29

10ºB

Page 2: Direitos da mulher

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da necessidade dos direitos das mulheres e tem como o objetivo chegar a uma conclusão sobre concordarmos ou não com a existência destes.

Se existem direitos universais do Homem para quê ter direitos só para a mulher? Esta é uma das principais questões em que o nosso trabalho irá estar focado.

Todos têm direito à gentileza, ao carinho e ao amor de um jeito particular e especial, sejam eles homens, mulheres ou crianças.

Com este trabalho pretendemos perceber a necessidade da existência dos direitos das mulheres.

Page 3: Direitos da mulher

EXEMPLOO exemplo que escolhemos trata de algo que é impressionante acontecer

na atualidade, quando já existem tantos princípios de igualdade e justiça. O nosso exemplo aborda o facto de os homens hoje em dia receberem

um salário mais avantajado que o das mulheres mesmo por realizarem o mesmo serviço.

Uma mulher não deve receber um salário inferior ao de um homem se realizar a mesma actividade profissional. Qualquer pessoa deve ganhar aquilo que lhe é devido e de acordo com os seus méritos e não pode ser favorecida em prejuízo de outrem. Um homem e uma mulher devem receber a mesma remuneração pelo mesmo trabalho que contemple as mesmas obrigações e responsabilidades.

Esta situação de igualdade deve ser alcançada sem negligenciar as características de género. As mulheres, por exemplo, têm direito a uma licença de maternidade mais extensa do que é a licença de paternidade (atribuída aos homens). Neste caso, tem-se em conta as questões biológicas e é feita uma discriminação positiva entre ambos os sexos.

Page 4: Direitos da mulher

DIREITO DAS MULHERESDe acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:1. Direito à vida.2. Direito à liberdade e à segurança pessoal.3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.4. Direito à liberdade de pensamento.5. Direito à informação e à educação.6. Direito à privacidade.7. Direito à saúde e à proteção desta.8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.9. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.10. Direito aos benefícios do progresso científico.11. Direito à liberdade de reunião e participação política12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.

Page 5: Direitos da mulher

DIREITOS DAS MULHERES

Todos os direitos apresentados, na nossa opinião, deveriam ser algo já incluído na vida de cada individuo. Não se compreende o porquê das mulheres serem tratadas de outra maneira, provavelmente culpa dos homens antepassados que sempre as discriminaram, com injustiças e muitos até com violência. Estes direitos apenas existem porque há pessoas más e injustas, pois todos os indivíduos têm direito à vida e à sua liberdade.

Ao existirem direitos do Homem estes deveriam ser utilizadas para as mulheres, homens e crianças, daí que a existência de direitos especiais só para as mulheres não faz muito sentido.

E é absurdo o facto do direito à vida ser ainda posto em questão. Todas as pessoas têm de ter o direito a esta, sem que seja necessário ser escrita.

Page 6: Direitos da mulher

ORIGEM DOS DIREITOS DAS MULHERES

Os sistemas de estrutura social que existiram em muitas sociedades, entre as quais as ocidentais, fizeram com que o papel das mulheres não mudasse de acordo com a evolução cronológica e social das comunidades. Mulheres de vários locais do mundo (como a egípcia Hoda Shaarawi, a inglesa Dora Russell, a porto-riquenha Luísa Capetillo e a sul-africana Shamima Shaikh) lutaram ao longo da sua vida contra a discriminação feminina e pelo reconhecimento de direitos e liberdades negados às mulheres ou socialmente censurados quando deles faziam uso.

Durante muitos anos verificou-se um acentuado desrespeito pela integridade da mulher em sociedades que têm a prática de costumes como a mutilação sexual e a penalização excessiva, como a morte, pela razão das mulheres vestirem calças, apresentarem alguma parte do corpo descoberta ou praticarem adultério.

Page 7: Direitos da mulher

ORIGEM DOS DIREITOS DAS MULHERES

Até ao século XIX, o papel das mulheres era praticamente cuidar do lar, tomar conta dos filhos, arrumar a casa e fazer o jantar para o marido.

Kate Sheppard, na Nova Zelândia, em 1893, realizou a primeira luta do sufrágio feminino, alimentando o chamado movimento das "sufragistas".

A luta continuou até se ter expandido o voto feminino em quase todo o mundo. O acesso ao ensino superior foi também outra batalha das mulheres no século XX, como o acesso a cargos públicos e principalmente de direção.

Page 8: Direitos da mulher

NECESSIDADE DOS DIREITOS DAS MULHERES

A discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres, como sabemos, não é recente, muito pelo contrário: dos gregos antigos até bem pouco tempo atrás, acreditávamos que a mulher era um ser inferior na escala metafísica que dividia os seres humanos, e, por isso, os homens detinham o direito de exercer uma vida pública. Às mulheres, sempre foi reservado um lugar de menor destaque, seus direitos e seus deveres estavam sempre voltados para a criação dos filhos e os cuidados do lar. Com o passar dos anos, muitas foram as mulheres que queriam igualdade de direitos entre géneros e por isso muitas se revoltaram contra os regimes políticos e os próprios maridos. Durante esta luta muitas foram mortas ou humilhadas, enquanto defendiam o que são hoje os direitos do Homem.

Ao existirem direitos do Homem esses deveriam servir para todos, mulheres, homens e crianças. O que realmente acontece é que existem direitos especialmente para as mulheres.

Page 9: Direitos da mulher

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES

Apesar de tudo ainda em pleno século XXI muitas mulheres sofrem violência, escravidão, desigualdades perante os homens. O maior problema é que não só as mulheres de culturas mais rígidas mas sim também mulheres do nosso país, das nossas cidades.

Muito frequentemente aparece nas notícias mais uma mulher que foi espancada até à morte pelo marido, ou que foi violada.

 

Page 10: Direitos da mulher

DIA DAS MULHERES 

Segundo o poeta Vítor Hugo, Deus construiu para o homem um trono, e para mulher, um altar. A cada dia 8 de Março, as mulheres merecem um aceno respeitoso, uma reverência carinhosa e cerimonial, sinal de gratidão e respeito por serem quem são e como são.Todos os gestos a favor das mulheres devem dizer que todos os homens conscientes de nossa história sentem muito pelas atrocidades que foram e são cometidas contra a mulher que é mãe, irmã, amante e amiga dedicada sempre, e que todos iremos lutar unidos contra essas injustiças em cada gesto, desde o mais simbólico ao mais direto.Quando um homem é gentil com uma mulher ele é mais humano. Quando a mulher permite a gentileza, não por carência, mas por valorização de si mesma, por dar a oportunidade a alguém de ser generoso, ela é mais humana, e ambos se completam. Ela não necessita da gentileza. Ela é independente. Ela apenas permite.

Page 11: Direitos da mulher

ORIGEM DO DIA DAS MULHERESNo Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Page 12: Direitos da mulher

NECESSIDADE DO DIA DAS MULHERES

Devido a isso a nossa opinião é de que, uma vez que existem os direitos do Homem, as mulheres não necessitam de direitos especiais. Por outro lado todos teriam de perceber que os direitos são iguais para todos os cidadãos e teriam de os respeitar para todos. Muito provavelmente foi necessário a criação de direitos das mulheres por estas não serem respeitadas através dos direitos do Homem.Portugal é o país da União Europeia onde é maior a preocupação com a violência contra as mulheres. A discriminação salarial entre homens e mulheres continua a ser o maior problema de igualdade de género na UE, de acordo com um estudo realizado pelo Euro barómetro. Seguem-se a violência contra as mulheres e as dificuldades de conciliação entre vida profissional e familiar.A igualdade trata da justiça e imparcialidade, em que todos os indivíduos devem ter o mesmos direitos, deveres, privilégios e oportunidades mas se esta justiça está incluída na nossa vida e na lei, não há sentido no facto de existirem direitos apenas para as mulheres.

Page 13: Direitos da mulher

NECESSIDADE DO DIA DAS MULHERES

O género, por sua vez, é uma classe ou tipo que permite agrupar os seres que têm uma ou várias características em comum. Por igualdade de géneros entende-se a defesa da igualdade do homem e da mulher no controlo e no uso dos bens e serviços da sociedade. Implica, portanto, abolir a discriminação entre ambos os sexos e que não seja favorecido o homem em nenhum aspecto da vida social.

A igualdade de géneros consiste em estandardizar/padronizar as oportunidades existentes para as distribuir de forma justa entre o sexo masculino e o sexo feminino. Os homens e as mulheres devem contar com as mesmas oportunidades de desenvolvimento. O Estado tem, portanto, de garantir que os recursos sejam repartidos de forma simétrica.

Page 14: Direitos da mulher

CONCLUSÃOEm conclusão, os direitos das mulheres são necessários

porque ainda há indivíduos antiquados, “presos ao passado” que não evoluem e se apercebem de que não devem existir diferenças pois somos todos humanos que devemos ter os mesmo direitos e deveres. Por obra destas pessoas continua a haver injustiças e até perigos, assim estes direitos são essenciais para que as mulheres possam viver em segurança.

Contudo não concordamos com a existência destes porque na nossa opinião estas injustiças não existiriam, não havendo a privação destes direitos.