Disciplinas Artísticas

2
Módulo Inicial Criatividade e Rutura AS DISCIPLINAS ARTÍSTICAS e respetivas linguagens Arquitetura: é a arte de planear, construir e ornar edifícios, adequando-os a uma função, mas dando-lhes uma qualidade estética. Parâmetros de análise de uma obra arquitetónica: Forma Elementos: materiais e técnicas construtivas; leitura morfológica das unidades espaciais (planta e alçado, elementos de sustentação e de cobertura); decoração; composição arquitetónica e seus princípios ordenadores (proporção, simetria, ritmo, o estilo, etc). Função Determinação do uso a que o edifício se destina, enquadrando-o numa tipologia (palácio, igreja, fortificação, hospital, escola, etc) e numa modalidade (pública, privada, religiosa, civil, militar, etc). Significado Capacidade de expressão e significação das suas formas. Escultura: é a arte de representar objetos ou figuras em materiais como madeira, pedra, mármore, bronze, etc. Há a estatuária e os relevos. Parâmetros de análise de uma obra escultórica: Materiais e técnicas de trabalho Técnica subtrativa, através do talhe ou cinzelado (martelo e cinzel sobre materiais duros madeira, pedra, mármore). Técnica aditiva, através do modelado (materiais brandos argila, terracota, gesso, cera). Análise das superfícies (polimento, texturas…), dos volumes (efeitos de cheio/vazio, saliência/reentrância) e da massa (peso). Composição Repouso e movimento. Tipologia Estatuária e relevos (baixos, médios e altos; negativos). Tema, conteúdo, motivo, função e significado; Expressividade e intencionalidade. Pintura: é a arte de representar objetos, figuras, formas, cores, sobre uma superfície plana, com recurso a tintas. Parâmetros de análise de uma obra pictórica: Aspetos materiais Suporte (parede, papel, tela, madeira…), tintas e técnicas de aplicação (fresco, têmpera, óleo, aguarela, pastel, guache, acrílico…) e outros materiais (colagens em papel, areias, objetos, etc). Leitura das formas Linha contínua/fechada, interrompida/aberta, reta/estrutural, ortogonal e estática ou diagonal e dinâmica. Cor real/irreal, primária/secundária/complementar, quente/fria. Volume ilusão de tridimensionalidade dos corpos (conseguida pelo escorço, modelado e claro-escuro) e dos espaços (profundidade, perspetiva). Tema e conteúdos pintura figurativa e abstrata; retrato, paisagem, história, mitologia, religião, natureza-morta, cenas do quotidiano, etc. Composição ordenação e articulação de todos os elementos anteriores. Expressividade e significado(s). HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 10º ANO PROFESSORA: LAURA SARMENTO ANO LETIVO: 2013/2014

description

Disciplinas artísticas e parâmetros de análise das obras

Transcript of Disciplinas Artísticas

Page 1: Disciplinas Artísticas

Módulo Inicial – Criatividade e Rutura

AS DISCIPLINAS ARTÍSTICAS e respetivas linguagens

Arquitetura: é a arte de planear, construir e ornar edifícios, adequando-os a uma função, mas dando-lhes uma qualidade estética.

Parâmetros de análise de uma obra arquitetónica: Forma Elementos: materiais e técnicas construtivas; leitura morfológica das unidades espaciais (planta e alçado, elementos de sustentação e de cobertura); decoração; composição arquitetónica e seus princípios ordenadores (proporção, simetria, ritmo, o estilo, etc). Função Determinação do uso a que o edifício se destina, enquadrando-o numa tipologia (palácio, igreja, fortificação, hospital, escola, etc) e numa modalidade (pública, privada, religiosa, civil, militar, etc). Significado Capacidade de expressão e significação das suas formas.

Escultura: é a arte de representar objetos ou figuras em materiais como madeira, pedra, mármore, bronze, etc. Há a estatuária e os relevos.

Parâmetros de análise de uma obra escultórica: Materiais e técnicas de trabalho Técnica subtrativa, através do talhe ou cinzelado (martelo e cinzel sobre materiais duros – madeira, pedra, mármore). Técnica aditiva, através do modelado (materiais brandos – argila, terracota, gesso, cera). Análise das superfícies (polimento, texturas…), dos volumes (efeitos de cheio/vazio, saliência/reentrância) e da massa (peso). Composição Repouso e movimento. Tipologia Estatuária e relevos (baixos, médios e altos; negativos). Tema, conteúdo, motivo, função e significado; Expressividade e intencionalidade.

Pintura: é a arte de representar objetos, figuras, formas, cores, sobre uma superfície plana, com recurso a tintas.

Parâmetros de análise de uma obra pictórica: Aspetos materiais Suporte (parede, papel, tela, madeira…), tintas e técnicas de aplicação (fresco, têmpera, óleo, aguarela, pastel, guache, acrílico…) e outros materiais (colagens em papel, areias, objetos, etc). Leitura das formas Linha – contínua/fechada, interrompida/aberta, reta/estrutural, ortogonal e estática ou diagonal e dinâmica. Cor – real/irreal, primária/secundária/complementar, quente/fria. Volume – ilusão de tridimensionalidade dos corpos (conseguida pelo escorço, modelado e claro-escuro) e dos espaços (profundidade, perspetiva). Tema e conteúdos – pintura figurativa e abstrata; retrato, paisagem, história, mitologia, religião, natureza-morta, cenas do quotidiano, etc. Composição – ordenação e articulação de todos os elementos anteriores. Expressividade e significado(s).

HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES – 10º ANO

PROFESSORA: LAURA SARMENTO

ANO LETIVO: 2013/2014

Page 2: Disciplinas Artísticas

Módulo Inicial – Criatividade e Rutura

HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES – 10º ANO

PROFESSORA: LAURA SARMENTO

ANO LETIVO: 2013/2014

ARTES

VISUAIS

Desenho

Pintura

Escultura

Fotografia

Cinema

“MAIORES” “BELAS”

“ERUDITAS”

Pintura Escultura

Arquitetura

Música

PLÁSTICAS

Desenho

Pintura

Escultura

Gravura.

PERFORMATIVAS

Música

Dança

Teatro

GRÁFICAS

Xilogravura

Zincogravura

Litogravura

“MENORES”, APLICADAS,

DECORATIVAS. POPULARES E ARTESANATO

Cerâmica Gravura

Mobiliário Serralharia

Vidro Tapeçaria Bordados