Documento.rtf

3
Biblioteca Viva SUGESTAO 1 APRESENTAÇAO O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento logico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. Trata-se de um projeto de pratica de leitura onde os alunos farão visitas na biblioteca, levarão para casa alguns livros (poemas, contos, crônicas, poesia, romances, gibi, texto informativo) e um caderno de registro, onde terão que registra, usando a escrita, sobre o livro lido. Depois cada aluno apresentara seu registro aos colegas. JUSTIFICATIVA Segundo pesquisas, o índice de analfabetismo da população com idade igual ou superior a 15 anos e de 9,6%, o Brasil ficou em 53 lugar em uma lista de 65 países. Mais de 53 mil candidatos que realizaram o ENEM 2015 zeraram a nota da redação brasileiro ler em média quatro livros em partes por ano. Na pratica, o levantamento indica que a média e de dois livros por ano. Além disso, apenas metade da população pode ser considerada leitora. De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores .se encaixam nessa categoria aqueles que levam pelo menos um livro nos últimos 3 meses. Entre os estudantes a média de livros lido passa para 3,41 exemplares. Por isso, e importante favorecermos a familiaridade dos alunos com os livros e a ampliação de seu repertorio. Isso só e possível por meio do contato regular dos jovens com os textos e de sua participação frequente em situações diversas de leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa pratica e a escola, o principal espaço para isso. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto como dimensão do prazer e da alegria para que o aluno perceba que ler e uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. PUBLICO ALVO Todos os alunos matriculados na E.E.E.M DR. GABRIEL SALES PIMENTA, desde o turno diurno ao noturno.

Transcript of Documento.rtf

Page 1: Documento.rtf

Biblioteca Viva

SUGESTAO 1

APRESENTAÇAO

O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para aconstrução do pensamento logico, com isso, possibilitando a capacitação doaluno em construir suas relações diante do mundo. Trata-se de um projeto depratica de leitura onde os alunos farão visitas na biblioteca, levarão para casaalguns livros (poemas, contos, crônicas, poesia, romances, gibi, textoinformativo) e um caderno de registro, onde terão que registra, usando aescrita, sobre o livro lido. Depois cada aluno apresentara seu registro aoscolegas.

JUSTIFICATIVA

Segundo pesquisas, o índice de analfabetismo da população comidade igual ou superior a 15 anos e de 9,6%, o Brasil ficou em 53 lugar em umalista de 65 países. Mais de 53 mil candidatos que realizaram o ENEM 2015zeraram a nota da redação brasileiro ler em média quatro livros em partes porano. Na pratica, o levantamento indica que a média e de dois livros por ano.Além disso, apenas metade da população pode ser considerada leitora. Deacordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores .se encaixamnessa categoria aqueles que levam pelo menos um livro nos últimos 3 meses.Entre os estudantes a média de livros lido passa para 3,41 exemplares.

Por isso, e importante favorecermos a familiaridade dos alunos com oslivros e a ampliação de seu repertorio. Isso só e possível por meio do contatoregular dos jovens com os textos e de sua participação frequente em situaçõesdiversas de leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes napromoção dessa pratica e a escola, o principal espaço para isso.

Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consigatransmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto comodimensão do prazer e da alegria para que o aluno perceba que ler e umaviagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

PUBLICO ALVO

Todos os alunos matriculados na E.E.E.M DR. GABRIEL SALES PIMENTA,desde o turno diurno ao noturno.

Page 2: Documento.rtf

OBJETIVOS

. Incentivar o habito de leitura;

. Preencher os horários vagos existentes na escola;

. Proporcionar situações de leitura compartilhada;

. Fazer com que construam o habito de ouvir e sentir prazer nas situaçõesque envolvem a leitura;

. Observação e manuseio de livros;

. Melhorar a escrita e a oralidade;

. Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público,inicialmente, perante os colegas de sala.

OBJETIVO GERAL

Fazer o aluno que não tem o habito de leitura ler ao menos um livro.

METODOLOGIA

# Haverá sorteios com diferentes livros e um caderno de registros. O aluno queserá sorteado, levara um livro para casa por sete dias. O aluno devera ler olivro e depois fazer um registro no caderno.

# Na sala de aula o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e oseu registro.

CONTEUDO TRABALHADO

# Português-Literatura atraves da leitura e do registro que ele tera que fazer.

# Produçao textual-o aluno podera produzir outro texto utilizando o que foi lido,em forma de dissertação.

CRONOGRAMA

# Durante todo o ano letivo de 2O16.

# O6 de maio de 2O16-apresentaçao do projeto para os representantes deturma;

# O de maio de 2O16-apresentaçao do projeto para os alunos, através devisitas a salas de aula;

Page 3: Documento.rtf

# 1O de maio de 2O16-organizaçao e limpeza da biblioteca;

# 11 de maio de 2O16-inauguraçao do projeto com os alunos do 1 anistiando abiblioteca;

# 12 de maio de 2O16-inauguraçao do projeto com os alunos do 2 ano;

# 13 de maio de 2O16- inauguração do projeto com os alunos do 3 ano;

# 16 de maio de 2O16-começara os sorteios que ocorrerão toda segunda-feira.

AVALIAÇAO

Ocorrera durante todo o processo, a partir da observação direta dasatitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, da avaliação de leitura, interpretaçãoe produção de texto do aluno no dia-a-dia.

SUGESTAO 2

Consiste em uma espécie de livrinho, que contém dados como: nome dolivro, nome do autor, da editora e do ilustrador, data em que o livro foi lido peloaluno e um espaço para o registro da história lida. Essas fichas são preenchidasa cada empréstimo de livros feito na biblioteca da escola pelo aluno. Emprestarum livro por semana. No final do ano, o representante de turma terá o controlede quantos livros o aluno leu.

SUGESTAO 3

O representante de turma confeccionara um mural na sala de aula e osalunos recebera fichas com os seguintes dizeres: “Indico olivro________________________ porque_______________________________”, quedeverá preencher com o nome do livro que leram e indica-lo aos amigos,justificando a indicação. As fichas são colocadas no mural para que todos daclasse tenham acesso a elas.

SUGESTAO 4

O representante poderá também confeccionar outro mural, contendo osnomes de todos os alunos da classe, marcando-os a cada livro emprestado. Nofinal do ano o aluno que atingiu o maior número de livros lidos, será premiadocom um livro.