Doenças do Comportameto Alimentar

17
Doenças do comportamen to alimentar

Transcript of Doenças do Comportameto Alimentar

Doenças do comportam

ento alimentar

IntroduçãoNós escolhemos fazer um trabalho com o tema das doenças do comportamento alimentar, para alertar, mais uma vez, as consequências e o impacto que causa na vida de quem sofre destas. Este tipo de doenças, apesar de agora já serem mais conhecidas e levadas a sério ainda são bastante atuais e o número de vitimas das mesmas não param de crescer e cada vez mais são fatais.Esperamos realizar uma ótimo trabalho, com todas as nossas expectativas e mostrar mais uma vez que isto não é apenas um problema, ou defeito de quem sofre da doença, mas sim um problema da sociedade.

O que são doenças do comportamento

alimentar?Este tipo de doenças, podem por em causa o bem-estar físico, psicológico, podendo muitas vezes levar ao risco de vida. A preocupação excessiva com a alimentação. Apresentando uma ideia da imagem corporal, que não corresponde a realidade. Tendo vários comportamentos alimentares descontrolados e descompensados.

Existem vários tipos de doenças relacionadas com o comportamento alimentar. Como por exemplo a anorexia, bulimia, obesidade, subnutrição, entre outras.

Anorexia/ Bulimia

A anorexia e a bulimia são doenças do foro psicológico, as suas causas ainda não é conhecida, no entanto a baixa

auto-estima é dos principais indicadores de que algo pode não estar bem.

No caso, da bulimia a pessoa come normalmente ou exageradamente e

depois tem de ir vomitar tudo aquilo que ingeriu, também recorrente o uso de laxantes, para ajudar na perda de

peso.

Sintomas da Anorexia Medo de ganhar peso; Querer perder peso, mesmo quando é considerado normal para idade, altura e estrutura; Baixa auto-estima, ter uma imagem corporal muito distorcida, dando grande importância a forma corporal e peso;Falta de menstruação;Atividade Física intensa.

Sintomas da Bulimia Comer excessivamente;

Ir a casa de banho após cada refeição; Todos os sintomas de anorexia.

Ambas as doenças são muito perigosas, sendo mesmo fatais em 10% dos casos de internamento, contudo pessoa que sofrem destas doenças, tem que ter bastante acompanhamento médico, durante todas as etapas da doença, mas por vezes isso não é possível, pois a família e os amigos não terem conhecimento da situação. Podendo mesmo ser estranho perceber como alguém “normal” pode considerar-se acima do peso, desejado quando se está muito abaixo, a doença mostra sempre alguns sintomas, o mais perceptível é a ideia errada do corpo e no caso da anorexia evitar ao máximo comer, na bulimia é comer excessivamente e vomitar logo de seguida, pela culpa que sente, é preciso estar atento, e considerar este um problema sério.

A função de procurar ajuda, é da família e

amigos, pois o paciente não tem consciência, não vai procurar ajuda “por

livre e espontânea vontade”, ao inicio este vai sempre negar, o seu estado

de saúde.

Obesidade

A obesidade é o excesso de gordura no organismo, o número de energia calórica superior á usada no dia-a-dia.Este excesso de gordura pode causar bastantes complicações no organismo, aumentando o risco de doenças quer cardíacas, respiratórias e até mesmo emocionais.

CausasAtualmente a taxa de obesidade é cada vez mais alta, principalmente entre os mais jovens, pois tem uma vida sedentária, e ficam horas a frente da TV, a comer fast food.O stress causado no dia-a-dia pode ser um fator importante, pois influência, a má alimentação. O desgaste emocional, também, é um grande e importante fator, as pessoas procuram consolar-se na comida, optado por a menos saudável.

dca_definitivo.wmv

ConclusãoNós adoramos fazer este trabalho, pois ficamos com um melhor conhecimento da verdadeira vida de muitas pessoas como pode ser difícil, não só para ela, como também para os mais próximos.Como já antes referimos estes problemas não são apenas de quem os sofre, mas sim da sociedade em geral, é preciso mudar a sociedade de hoje, para amanha não haver tantos problemas. Esperamos que tenham gostado do trabalho, assim como nós a realiza-lo, mas principalmente que a partir de agora fiquem mais atentos.