Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior...

8
portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br Domingo Goiânia, 17 de dezembro de 2017 Ano 12 - Edição 3372 do Estado 1 R$ PÁGINA 07 www.gazetadoestado.com.br SAÚDE A geração que pode viver menos que os pais porque não sabe comer - e como reverter a tendência É o desafio do Brasil do século 21: a desnutrição é um mal causado tanto pela falta de comida na mesa quanto pela má alimentação, em uma época em que crianças estão desde cedo expostas a salgadinhos, produtos lácteos artificiais e açucarados, bolachas recheadas e outras guloseimas ultraprocessadas que são usadas como substitutas de alimentos - mas que não suprem necessidades nutricionais LOCALIZAR Como um serviço de emissão de documentos tem ajudado milhares de pessoas a encontrarem o pai PÁGINA 03 As únicas informações que a auxiliar administrativa Fabiana Carvalho, de 38 anos, tinha de seu pai eram o nome completo e a região do país onde ele poderia estar. Os dois não se veem há 33 anos

Transcript of Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior...

Page 1: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br

Domingo Goiânia, 17 de dezembro de 2017Ano 12 - Edição 3372 do Estado1R$

PÁGINA 07

www.gazetadoestado.com.br

SAÚDE

A geração que pode viver menos que os pais porque não sabe comer - e como reverter a tendência

É o desafio do Brasil do século 21: a desnutrição é um mal causado tanto pela falta de comida na mesa quanto pela má alimentação, em uma época em que crianças estão desde cedo expostas a salgadinhos, produtos lácteos artificiais e açucarados, bolachas recheadas e outras guloseimas ultraprocessadas que são usadas como substitutas de alimentos - mas que não suprem necessidades nutricionais

LOCALIZAR

Como um serviço de emissão de documentos tem ajudado milhares de pessoas a encontrarem o pai

PÁGINA 03

As únicas informações que a auxiliar administrativa Fabiana Carvalho, de 38 anos, tinha de seu pai eram o nome completo e a região do país onde ele poderia estar. Os dois não se veem há 33 anos

Page 2: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal2

CINEMAPipoca e SofáFilmes da semana nos canais abertos

DOMINGOTEMPERATURA MÁXIMACírculo De Fogo - Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os jaegers se mostram insuficientes para derrotar os kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que pesassa a ser comandado por um

antigo piloto e uma treinadora.

DOMINGO MAIORA Família - Após entrar para o programa de proteção à testemunha, uma família tradicional ítalo-americana ligada à máfia é transferida para a França. De início eles se adaptam à nova vida, mas aos poucos os velhos hábitos voltam à tona e eles passam a resolver os problemas que surgem a seu modo. Ao mesmo tempo, líderes da máfia nos estados unidos, procuram pelo grupo em busca de vingança. O agente do FBI Stansfield (Tommy Lee Jones) fará de tudo para protegê-los, mas nem sempre contará com a ajuda do

pai da família, Fred Blake (Robert de Niro), e nem dos outros membros.

SESSÃO DE GALA(500) Dias Com Ela - Tom Hansen está em uma reunião com seu chefe, Vance, quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn. Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.

CORUJÃOCine Holliúdy - Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém,

o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

Grupo Exata de Comunicação LtdaCNPJ: 04.471.978/0001-92

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

COMERCIALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

PUBLICAÇÃO LEGALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

DIRETOR PRESIDENTEAdão dos Reis Gonç[email protected] PRESIDENTEHelvislane Martins Gonçalves

REDAÇÃO - WhatsApp: (62) 9 [email protected]

DIREÇÃO GRÁFICAÉrika SandraDIAGRAMAÇÃOGabriela Nunes

CLASSIFICADOSTel: (62) 3282-7409 / (64) [email protected]

REDAÇÃO SULRua B-8, S/N, Qd. 14, Lt. 20, Itanhangá ICaldas Novas - Goiás

DISTRIBUIÇÃOGrupo Exata de Comunicaçã[email protected] (62) 9 92636547 - 9 83004318

Tomb Raider

Aproveitando a passa-gem da atriz Alicia Vikan-der pela Comic Con Ex-perience, em São Paulo, a Warner divulgou o novo pôster de ‘Tomb Raider: A Origem’, no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’ assume o papel da icôni-ca Lara Croft.

Falando ao público que esteve no evento, Alicia disse que se ins-pirou em filmes como ‘Indiana Jones’ e ‘A Mú-mia’ para viver a primei-ra heroína de ação da sua carreira. Ela contou também que aprendeu a atirar com arco e flecha, além de ter ganhado cin-co quilos de massa mus-cular para o filme. Tudo para poder dispensar o uso de dublês na maior parte das cenas.

No longa, com es-treia marcada para 15 de março no Brasil, a perso-nagem vai em busca de informações sobre o pai desaparecido em uma ilha do Japão. Lá, ela en-frenta os maiores desa-fios de sua vida e desco-bre a verdadeira vocação.

Page 3: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 3

Paula adamo/BBC -Senta-das em roda a pedido da nutricionista Mariana Ra-vagnolli, as oito crianças de menos de dois anos pe-gam o brócolis, amassam, põem na boca. A “arvore-zinha”, assim como outras verduras e legumes, não era parte da rotina alimen-tar de muitas delas.

As crianças estão no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) da Vila Jacuí, extre-mo leste de São Paulo, para tratamento de desnutrição - elas simplesmente não vi-nham ingerindo nutrientes o bastante para se desenvol-verem até de chegarem ali, seja por comerem pouco ou por comerem mal. Karina, de um ano e oito meses, fre-quenta o local diariamente há um ano. Era um dos ca-sos mais agudos. “Quando chegou aqui, ela mal se me-xia no bebê conforto”, conta Ravagnolli à BBC Brasil.

Hoje, com apenas seis quilos, a menina ainda é pequenina para sua idade - nessa mesma faixa etária, a maior parte das meninas pesa pelo menos 10,5 qui-los, de acordo com a tabela de referência da Organiza-ção Mundial da Saúde. Mas agora Karina tem energia. Ela experimenta o brócolis e passeia pela sala, oferecen-do-o aos amigos.

“Ela evoluiu muito em desenvolvimento. Até apa-rece de vez em quando com aqueles arranhões de quem cai enquanto brin-ca”, conta Ravagnolli.

A “aula” de brócolis é uma das estratégias do Cren para educar o pala-dar dos cerca de 80 bebês, crianças e adolescentes atendidos no local, que é conveniado à Prefeitura de São Paulo. Trata-se da ofi-cina semanal de texturas e sabores, em que os me-norzinhos podem cheirar, tatear e provar alimentos in natura que não costuma-vam estar no seu cardápio.

A ideia é justamente re-duzir a resistência deles a comidas que, embora nutri-tivas, podem causar estra-nheza ao paladar.

Pelos corredores do Cren passeiam desde crianças muito franzinas, como Karina, até outras que estão claramente aci-ma do peso, como Beatriz, que aos quatro anos já sofre com bullying na escola por conta da obesidade. Tanto Karina quanto Beatriz es-tão, segundo parâmetros médicos, desnutridas.

É o desafio do Brasil do século 21: a desnutrição é um mal causado tanto pela falta de comida na mesa quanto pela má alimen-tação, em uma época em que crianças estão desde cedo expostas a salgadi-nhos, produtos lácteos ar-tificiais e açucarados, bo-lachas recheadas e outras guloseimas ultraprocessa-das que são usadas como substitutas de alimentos - mas que não suprem ne-cessidades nutricionais.

“É o que chamamos de furacão da desnutrição: um problema com muitas cau-sas”, explica Ravagnolli.

“Temos desde famílias desestruturadas, que não dão conta de cuidar das crianças como elas preci-sam ou não têm dinheiro para alimentos saudáveis, até famílias bem organiza-das, mas sem informações, ou que moram ao lado de um mercadinho onde se vendem várias ‘besteiras’, mas precisam pegar um ôni-bus para chegar à feira para comprar verduras.”

O resultado é que o Cren chega a atender casos em que as crianças sofrem, ao mesmo tempo, de ane-mia (carência de nutrien-tes essenciais como ferro e zinco) e de colesterol alto (causado, muitas vezes, pela ingestão excessiva de alimentos gordurosos).

VULNERABILIDADEDados de 2016 do Mi-

nistério da Saúde indicam que 7% da população bra-sileira está desnutrida e 20% sofre de obesidade.

O esforço de décadas contra a desnutrição in-fantil fez com que o Brasil fosse elogiado pela Orga-nização das Nações Unidas (ONU) em 2010, quando foram apresentados dados compilados do período en-tre 1989 e 2006 (e que serão atualizados em pesquisa a ser publicada no ano que vem). Nesse período, caiu de 7,1% para 1,8% o per-centual de crianças de até 5 anos com baixo peso para idade; e com baixa altura, de 19,6% para 6,8%.

É nessa idade, porém, que, se necessárias, as inter-venções são cruciais.

A desnutrição na in-fância causa, além do au-mento da mortalidade e da recorrência de doenças infecciosas, prejuízos que podem ter impacto na vida toda, como atrasos no de-senvolvimento psicomotor, mau desempenho escolar

e menor produtividade ao chegar à idade adulta.

A obesidade também tem efeitos duradouros: crianças acima do peso têm mais risco de desenvolver diabetes, hipertensão e do-enças cardiovasculares, en-tre outros males.

No ritmo atual, cal-cula-se que o Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas até 2025 - é quase o tamanho da população da cidade de São Paulo.

“Pela primeira vez na história, as crianças têm uma expectativa de vida menor que a de seus pais por conta de uma alimen-tação inadequada”, afirma Ravagnolli, referindo-se a estudos internacionais que preveem que a obe-sidade infantil possa criar uma geração de jovens adultos doentes.

Uma das formas de pre-venir isso é, segundo espe-cialistas, educar o paladar das crianças desde cedo.

“A alfabetização do paladar é uma das coisas mais importantes a se en-sinar às crianças em seus primeiros três anos”, diz à BBC Brasil Maria Paula de Albuquerque, gerente mé-dica do Cren. “A introdução alimentar, quando os bebês completam seis meses, é uma janela de oportunida-des e dificuldades.”

CARETAS E CUSPES: COMO LIDAR?

É nessa fase que muitos pais se descabelam tentan-do oferecer alimentos sau-dáveis em meio a caretas e cuspes - reações, aliás, que são normais, uma vez que os bebês estão se adaptando aos novos sabores e texturas.

“É um período difícil mesmo, em que nós, pais, sentimos angústia quando as crianças não comem”, admite Ravagnolli. “Mas é importante não forçar a co-mida, justamente para não fazer com que o momento da refeição seja algo ruim.”

O principal, nessa fase, é ofertar o máximo pos-sível de alimentos saudá-veis, de diferentes grupos - carboidrato, proteína animal, frutas, legumes, verduras e feijões - e tam-bém diferentes texturas.

Recomenda-se não transformar tudo em uma sopa de liquidificador, justa-mente para não perder essa diversidade de sabores.

Acima de tudo, é preci-so armar-se de paciência: não é porque a criança pe-quena recusou ou cuspiu

uma vez que ela não vai gostar daquele alimento em particular.

“Para a criança aceitar um alimento, ela pode pre-cisar prová-lo até 15 vezes”, explica Albuquerque. “É bom repetir esse alimento em formas diversificadas - por exemplo, o espinafre cru, depois refogado, depois em creme ou em uma torta.”

Um erro comum é, diante da recusa da crian-ça ao alimento saudável, os pais substituírem por produtos processados de mais fácil aceitação - ou “engrossarem” o leite dos pequenos com açúcar ou farinhas lácteas.

“É aquele alívio de ‘pelo menos a criança comeu algo’, mas é melhor que ela não coma nada do que vicie seu paladar ao sal e ao açú-car dos alimentos processa-dos”, diz Ravagnolli.

“E precisamos deixar de lado aquele hábito de que ‘a criança precisa limpar o prato ou não vai ter sobre-mesa’. Isso só reforça que a comida saudável é ruim e a sobremesa é legal. Não podemos querer que todas as crianças comam em igual quantidade - elas precisam aprender (as sensações) da fome e da saciedade.”

‘NEOFOBIA ALIMENTAR’As crianças e adolescen-

tes atendidos nas duas uni-dades do Cren (nos bairros paulistanos da Vila Jacuí e da Vila Mariana) não passaram, em geral, por esse processo de alfabetização do paladar e muitas vezes sofrem do que a médica Maria Paula de Albuquerque chama de “neofobia alimentar”: uma dificuldade com novos ali-mentos, uma vez que foram pouco expostas a eles.

“São crianças com uma dieta monótona e pobre”, explica ela. “Por isso, faze-mos oficinas lúdicas, para aumentar esse repertório, fazer uma aproximação afe-tiva com o alimento.”

Para as crianças mais ve-lhas, o processo inclui, além do manuseio dos alimentos, a preparação. Durante a vi-sita da BBC Brasil, um grupo de cerca de dez adolescentes estava reunido em volta ao fogão para preparar um em-padão de legumes.

As crianças chegam ao Cren com quadro de desnu-trição identificado em con-sultas nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo próprio centro em visitas a comuni-dades carentes. A média de espera para atendimento é

de um mês e meio na unida-de da Vila Mariana e de dois meses e meio na Vila Jacuí.

O diagnóstico principal se dá não pelo peso, mas sim pela baixa estatura - detalhe que pode fazer a doença passar despercebi-da, uma vez que os pais às vezes acham que a criança é apenas baixinha, e não desnutrida. “É uma doen-ça invisível, com um diag-nóstico muitas vezes tar-dio”, explica Albuquerque. “Temos famílias em que a desnutrição está indo para a terceira geração. E não é aquela desnutrição africana (de crianças es-quálidas), então não é tão impactante aos olhos. Mas tem consequências gravís-simas para a vida da crian-

ça. Compromete todo o seu desenvolvimento.”

Mas, segundo Albuquer-que, mesmo em famílias em situação de pobreza e vul-nerabilidade é possível pro-mover mudanças de longo prazo na alimentação.

“Fizemos um acom-panhamento (de alguns pacientes) depois de sete anos e muitos continua-ram com os bons hábitos alimentares após a alta, mesmo sem terem saído da favela”, explica ela.

“O crucial é mudar a re-lação com a comida. Isso passa pelo que a gente come, e como a gente come - a quantidade de comida, a qualidade e o hábito de comer em família, em um ambiente tranquilo.”

SAÚDE

A geração que pode viver menos que os pais porque não sabe comer - e como reverter a tendência

É o desafio do Brasil do século 21: a desnutrição é um mal causado tanto pela falta de comida na mesa quanto pela má alimentação, em uma época em que crianças estão desde cedo expostas a salgadinhos, produtos lácteos artificiais e açucarados, bolachas recheadas e outras guloseimas

ultraprocessadas que são usadas como substitutas de alimentos - mas que não suprem necessidades nutricionais

Edital de Citação. Processo Z027L144. Protocolo Numr: 441583-34.2014.8.09.0178. Autos Numr.: 893. Natureza: Cobranca. Requerente: Bradesco Cartoes S/A. Adv (Reqte): (235738 SP) Andre Nieto Moya. Requerido: Academia Energia E Saude Fitness LTDA ME. VALOR DA CAUSA: 130.345,50. JUIZ(A): PAULO ROBERTO PALUDO ( JUIZ 1 ). Prazo do Edital: 30 (TRINTA) DIAS. Prazo para contestar: 15(QUINZE) DIAS. Observação: O prazo para contestar, conta-se a partir da publicação deste edital. O(A) Doutor(a) Juiz(a) de Direito PAULO ROBERTO PALUDO ( JUIZ 1 ) do(a) COMARCA DE MAURILANDIA, ESTADO DE GOIAS. Faz saber, que por este, cita o(s) REQUERIDO(s) acima qualificado(s), que ora se encontra(m) em lugar incerto e não sabido para todos os termos, até final sentença, da ação acima especificada que se processa perante este juízo, com o seguinte objetivo: PROCEDER A CITAÇÃO DA PARTE REQUERIDA PARA RESPONDER AOS TERMOS DA PRESENTE AÇÃO, NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS. Despacho: " CITE-SE, VIA EDITAL, O REQUERIDO ACADEMIA ENERGIA E SAÚDE FITNESS LTDA, CONFORME PEDIDO DE FLS. 137/138." E, para que de futuro ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente, que será publicado, tendo sido afixado uma via deste no Placar do Forum local, nos termos da lei. Dando-lhe ciência de que não sendo contestada PRESUMIR-SE-ÃO ACEITOS PELO réu, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor. MAURILANDIA, 26 de setembro de 2017.

GAZETA DO ESTADO – 16 e 17/12/2017

Page 4: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal4 Famosos

As gatas que abalaram 2017: Cleo Pires continuou sendo a rainha da sensualidade

Não existe a menor possibilidade de qual-quer lista de beldades de 2017 não incluir Cleo Pires. Isso porque, nes-se ano, a gata continuou sendo um dos maiores sex symbol do País e, como de costume, tam-bém colocou sua língua afiada em ação para cau-sar muitas, muitas polê-micas nas redes sociais .

Cleo Pires é conheci-da por não ter papas na língua e falar tudo o que pensa sobre qualquer as-sunto: desde sexo, até mesmo, sobre detalhes de sua vida pessoal. Nes-se ano, por exemplo, em comemoração aos seus 35 anos, a gata divulgou

em seu canal no Youtube um vídeo contando várias curiosidades sobre sua vida, inclusive que sonha-va em ser um homem ne-gro jogador de basquete e que só passou a gos-tar do fato de ser mulher após os seus 30 anos.

E você já imaginou se a gata resolvesse ser freira? Pois é, isso qua-se aconteceu! Cleo Pires também contou nesse ano que queria ter se de-dicado à vida santa, po-rém, acabou desistindo depois de, segundo suas próprias palavras, ter co-nhecido os prazeres da vida. Sorte da gente que pode vê-la exibindo suas belas curvas por aí!

Page 5: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 5Entretenimento

Deus criou a Netflix porque sabia que muita gente não iria ter sorte no amor

TEIXEIRA MENDES CONTA

INGREDIENTES1 kg de macarrão espaguete cozido al dente2 kg de camarão limpo e lavado com suco de um limão1 lata de milho1 molho de tomate peneirado1 cebola ralada2 dentes de alho ralados3 col de azeite2 caldo de legumessal a gostosalsinha para polvilhar

MODO DE PREPAROEm uma panela coloque

a cebola o alho e o azeite deixe dourarColoque o camarão e frite até que ele fique rosado, coloque o molho de tomate e os caldos de legumes, mexa bem até dissolver os caldosAcrescente o milho, mexa, acrescente um copo de água e deixe cozinhandoQuando o caldo engrossar coloque o macarrão e misture com cuidado para não esmagar o macarrãoNa hora de servir polvilhe a salsinha

MACARRÃO AO MOLHO DE CAMARÃO

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

Leia o Jornal Gazeta do Estadogazetadoestado.com.br

Licores Pierre, a tradição do genuíno licor artesanal produzido com a legítima cachaça, trazendo requinte ao seu paladar! Contato Denise Pierre 62 9846-2265

Page 6: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal6

n Érika [email protected]

Página Bonita

O fim de semana do Gazeta é assim. Cuidados para saúde e beleza

6 Kits de Beleza para presentear no Nataln Inoar Cosméticos cria

combos especiais para todos os tipos de cabelos

n Kits estão à venda exclusivamente no e-commerce da marca

Produtos de beleza são sempre boas opções para quem quer agradar as mulheres que se preocupam com sua aparência. Para o Natal 2017, a empresa cosmética Inoar montou seis kits especiais, que estão à venda exclusivamente pelo e-commerce da marca (https://loja.inoar.com.br), lançado nesse segundo semestre.

As sugestões de presentes Inoar são:n KIT CACHOS DIVINOS composto por Duo (Shampoo e Condicionador) Divine Curls

(250ml); Gel Finalizador Divine Curls (240ml); e Máscara Divine Curls (450g).

Valor: R$ 142,60https://loja.inoar.com.br/inoar-divine-curls-full-kit-4-produtos?q=kit%20cachosA linha Inoar Divine Curls recebeu o maior e mais respeitado prêmio de beleza dos EUA,

o Best of Beauty, concedido pela revista americana Allure, pelo desempenho do seu shampoo e condicionador, que possuem os principais ativos: Óleo de pequi, óleo de argan, óleo de macadâmia e aminoácidos. É uma ótima opção para quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos e quer fios com flexibilidade e sem frizz.

n KIT LISO PERFEITO composto por Shampoo Efeito Photoshop (250ml); Condicionador Efeito Photoshop (250ml); Thermoliss Defrizante (240ml) e Óleo de Argan (60ml).

Valor: R$ 125,25https://loja.inoar.com.br/kit-liso-

perfeito?q=kit%20lisoInoar Efeito Photoshop é o

segredo para quem quer conquistar aquele cabelão de revista: brilho, maciez irresistível e hidratação intensa. Com ingredientes altamente hidratantes e nutritivos, o shampoo e condicionador repõem a água natural e conservam a sua duração com o fechamento das cutículas protetoras, que ampliam o brilho e deixam os fios muito mais macios. A fórmula é liberada para as técnicas No Poo e Low Poo por não conter sulfato, parabenos e ser livre de derivados. Para completar o kit, o Inoar Argan Oil Thermoliss Defrizante, premiado pela Latina Beauty Awards 2017, da revista Latina, que possui fórmula composta por Pró-Vitamina B5 e Óleo de Argan, ajudando a controlar o frizz do cabelo com ou sem procedimento químico e a proteger do calor excessivo de secadores e pranchas. O uso regular

do produto confere um efeito liso progressivo. n KIT O MELHOR DA VIAGEM composto por Duo (shampoo e condicionador) Absolut Daymoist (250ml); Óleo Multifuncional Kálice (8ml) e Leave-in CicatriFios (50ml).

Valor: R$ 50,98https://loja.inoar.com.br/kit-inoar-o-melhor-da-viagem-4-produtos?q=kit%20melhorO Inoar Absolut Daymoist CLR é uma boa opção para recuperar profundamente as partes mais sensibilizadas das fibras, promovendo hidratação, nutrição e força. Já o Leave-in CicatriFios ajuda na renovação dos

cabelos, oferecendo também redução progressiva de volume, maciez, redução da quebra e do frizz. E para completar os cuidados – não só dos cabelos, mas do corpo e do rosto, o óleo multifuncional Inoar Kálice possui vitamina E e sete óleos vegetais preciosos para cabelo e pele, proporcionando uma combinação premium que penetra profundamente e hidrata sem pesar.

n KIT FAMÍLIA CLÁSSICA composto por Duo (shampoo e condicionador) Argan Oil (250ml); Máscara Argan Oil (250g) e Ampola de Tratamento Argan Infusion Oil (15ml).

Valor: R$ 100,34https://loja.inoar.com.br/

kit-inoar-familia-classica-5-produtos?q=kit%20fam%C3%AD

O Inoar Argan Oil reúne todos os passos para recuperar fios danificados. Ao repor as proteínas da estrutura capilar, trata, hidrata e garante a manutenção para um cabelo sempre saudável e cuidado. Outra vantagem dos produtos da linha é que protegem o cabelo das agressões externas e dos danos causados por ferramentas térmicas, além de acelerar a escova e controlar o volume.

n KIT LOIRÍSSIMO composto por Duo (shampoo e condicionador) Absolut Speed Blond (250ml); Máscara Absolut Speed Blond (250g); e Óleo Multifuncional Kálice (8ml).

Valor: R$ 84,47https://loja.inoar.com.br/kit-inoar-loirissimo-4-produtos?q=kit%20loir%C3%ADCom uma fórmula rica que nutre e reconstrói a fibra capilar, Inoar Absolut Speed Blond repõe as proteínas perdidas

durante a química. Além disso, possui agentes hidratantes e antioxidantes, que renovam a saúde capilar, preservam a cor e promovem brilho. Com fios limpos, condicionados e fáceis de pentear, mais o efeito matizador da linha, o cabelo fica livre das manchas amareladas e super luminoso. E para completar os cuidados, o óleo multifuncional Inoar Kálice possui vitamina E e sete óleos vegetais preciosos para cabelo e pele, o que forma uma combinação premium que penetra profundamente e hidrata sem pesar.

n CESTA BÁSICA composto por Duo (shampoo e condicionador) Flowers 250

ml; Máscara Macadâmia (500g); Hidratante Corporal Intenso (180g); Sabonete Facial (230ml); Blush Mosaico 1(12g), Batom Matte 80’s (3,5g); e Máscara para Cílios Stretch (6ml).

Valor: R$ 330,99https://loja.inoar.com.br/kit-inoar-cesta-basica-8-produtos?q=cestaA opção mais completa de presente é o Kit Cesta Básica Inoar que traz produtos

para os cabelos e para o rosto. Os cuidados diários dos fios serão feitos pelo shampoo e condicionador da linha Inoar Flowers, responsável por revitalizar e recuperar a leveza de todos os tipos de cabelo; e pela Máscara Inoar Macadâmia, que devolve a oleosidade natural aos cabelos e hidrata as fibras capilares da raiz até as pontas, deixando os fios sedosos e com brilho.

Para o rosto, o kit traz o vegano e dermatologicamente testado Inoar Face Care Sabonete Líquido, com ativos desenvolvidos para garantir uma limpeza que elimina resíduos de maquiagem, poluição e excesso de oleosidade sem ressecar; o Blush Mosaico 1, a Máscara para Cílios Stretch e um Batom Matte 80’s. Já para o corpo, o Inoar Body Care Hidratante Corporal possui ativos de alta tecnologia que penetram profundamente da derme até a epiderme para eliminar o ressecamento e garantir uma pele mais jovem e com aparência saudável.

Os kits serão vendidos exclusivamente pelo e-commerce da Inoar Cosméticos: https://loja.inoar.com.br.

A Inoar é uma empresa brasileira referência no mercado nacional e internacional. Com mais de 200 produtos no portfólio, desenvolvidos para tratar e valorizar todos os tipos de cabelos, exporta para mais de 40 países e oferece produtos inovadores com qualidade premium e acessíveis para profissionais e consumidores finais.

Inoar: www.inoar.com - Facebook: Inoar Brasil - Instagram: @InoarBrasil Tel.: (11) 4135-4555

Page 7: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 7

Leandro Machado/BBc - Ela havia até pedido ajuda a programas de TV para encontrar o paradeiro do homem que a deixou na infância. Mas nunca hou-ve resposta. “Eu só queria saber se ele estava vivo”, diz, na praça de alimenta-ção de um shopping cen-ter na avenida Paulista.

Em dezembro do ano passado, ela ficou sabendo que o Poupatempo, centro de emissão de documentos e resolução de burocracias, estava recebendo solici-tações de investigação de paternidade. Foi quando a distância entre Fabiana e seu pai começou a diminuir.

ENCONTRE SEU PAI AQUI

Na entrada do Poupa-tempo em Itaquera, zona leste de São Paulo, letras vermelhas em um cartaz branco anunciam o servi-ço: “Encontre seu pai aqui”. Muita gente para e lê o avi-so. Algumas perguntam do que se trata ao funcionário do setor de “Informações”.

A proposta é encontrar progenitores - desapareci-dos ou não - para que eles registrem seus filhos na certidão de nascimento. Na maioria dos casos, é o pai quem não realiza esse procedimento, deixando nos documentos da crian-ça apenas o nome da mãe.

A demanda é grande. Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Ar-pen-SP), cerca de 32 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe neste ano no Estado. A Secretaria da Educação aponta que 182 mil alu-nos da rede estadual estão nessa situação - 5% dos 3,7 milhões de estudantes.

Ser reconhecido ofi-cialmente pelo pai permite que a criança tenha bene-fício de pensão alimentí-cia, por exemplo.

Para o promotor Maxi-miliano Führer, que criou o projeto em parceria com o Poupatempo, os benefí-cios do serviço superam a questão financeira, já que a falta do nome paterno cria uma série de situações constrangedoras. “Você precisa colocar o nome do pai (na ficha) quando entra na escola, na faculdade, quando tira um documen-to, uma certidão”, diz ele em seu escritório tomado por plantas, em São Ber-nardo do Campo.

“A gente vive vários personagens na vida, to-

dos os dias. De jornalista, promotor, marido, espo-sa, consumidor. Mas em todos os personagens, a pessoa carrega o peso de não ter o pai. É uma his-tória que fica em branco”, afirma Maximiliano.

PAI ANÔNIMOQuem procura o ser-

viço precisa ao menos conhecer o nome com-pleto do pai para que o Ministério Público consi-ga encontrá-lo por meio de bancos de dados ofi-ciais. Em caso de nomes que têm muitos homôni-mos, ajuda saber quem é a avó ou até o local de trabalho em que o pai trabalhou em algum pe-ríodo da vida.

No caso de Fabiana, a informação de que seu pai estava no norte de Minas Gerais ajudou na investigação. Sua mãe, Auzira, contou que, nos anos 1980, seu então parceiro queria voltar com a família para a roça mineira. Auzira, já esta-belecida em São Paulo, recusou-se a regressar ao Estado natal. O casal se separou e Fabiana nunca mais viu o pai.

Apenas depois da adolescência, ela co-meçou a pensar na falta que ele fazia e a querer conhecê-lo. “A gente se acostuma com a ausên-cia, né?”, diz.

Em julho, sete meses depois do início da inves-tigação, o Ministério Pú-blico finalmente encon-trou o pai dela em uma área rural da cidade de Porteirinha, no norte de

Minas. Ele a reconheceu.“Você passa a vida toda

achando que não foi acei-ta. Mas, quando recebe a certidão de nascimento nova, percebe que tinha um monte de coisa bagun-çada dentro de você”, diz.

PAI FAMOSOCoordenadora de

atendimento do Poupa-tempo, Zulene Chagas, de 47 anos, afirma que muitos dos que procu-ram pelo pai chegam emocionados à mesa de atendimento. “Às vezes, é um assunto que estava num baú há muito tem-po. A gente aconselha: ‘olha, toma uma água e vê se é isso mesmo que você quer’”, explica.

Sua colega, a aten-dente Andréa Araújo, de 41 anos, conta que me-ses atrás um adolescente discutiu com a mãe por-que ela não queria que ele procurasse o pai - foi preciso chamar um se-gurança do Poupatempo para conter os ânimos.

“Outra vez apareceu uma mulher de uns 55 anos. Ela trazia uma foto do Roberto Carlos e di-zia que era filha dele”, conta Andréa, rindo. “A mãe dessa mulher con-tou para ela, antes de morrer, que havia co-nhecido o Roberto Car-los nos tempos de ve-dete. Fiz meu trabalho e encaminhei o processo”, diz a atendente. Andréa não sabe o que aconte-ceu depois, mas até ago-ra não se tem notícia de que o cantor tenha reco-nhecido outra filha.

PAI POR PRESUNÇÃOPor telefone, a dona

de casa Jéssica (nome fictício), de 21 anos, conta que recorreu ao Poupatempo para que seu filho de seis meses tivesse o nome do pai. “Meu ex-namorado dis-se que eu podia ter me relacionado com outras pessoas, que ele não ti-nha certeza (da paterni-dade)”, conta ela.

Quando o Ministério Público o procurou, o rapaz mudou de ideia e registou o menino. “Acho que ele precisava só de uma prensa”, diz a jovem.

O pai pode reconhe-cer a criança espontane-amente quando é con-tatado pelo Ministério Público. Em caso contrá-rio, cria-se um processo judicial e um exame de DNA pode ser solicita-do como último recurso. Quem se recusa a reali-zar o teste é considerado pai por presunção.

Na história do Direito, as leis dificultavam que filhos frutos de relações extraconjugais fossem reconhecidos - na Fran-ça, por exemplo, Napo-leão chegou a proibir que investigações de paterni-dade fossem realizadas.

No Brasil, apenas em 1992 uma lei permitiu que filhos nessas condi-ções pudessem ser regis-trados no nome do pai da mesma forma que os “filhos legítimos” - hoje, não há mais diferença entre um bebê nascido dentro do matrimônio e outro em caso extracon-jugal, por exemplo.

‘SER O QUE NÃO FUI’O ar-condicionado

do Poupatempo Itaquera funciona perfeitamente, mas a testa do vigilante Cristiano Gonzaga pinga suor. Dois dias antes, um homem e um garoto de 12 anos apareceram em sua casa, em Guaianases. O vigilante conta o que o homem falou: “Cristiano, esse aqui é o seu filho, e eu sou o tio dele. Nossa família quer que você o re-conheça e faça o registro”.

Há 12 anos, o vigilan-te teve um caso com uma garota do bairro. Na épo-ca, a jovem engravidou e disse que o filho era dele. “Ela não provou que a criança era minha, como vou abraçar sem provas? A gente não tinha nada sério, quem me garante que ela não ficava com outros caras?”, diz ele, hoje com 31 anos.

O bebê foi criado sem a figura paterna. História parecida à do próprio vi-gilante, cujo pai foi assas-sinado quando ele tinha dois anos. “Minha mãe foi mãe e pai”, diz.

Cristiano procurou o Poupatempo para des-cobrir se o menino que apareceu em sua porta é seu filho. “Sobrou para mim o problema, não de-sejo isso para ninguém.”

No órgão, o vigilante pediu um exame de DNA - deve receber a resultado nos próximos meses. “Eu disse para a criança que, se eu for o pai, vou tentar re-cuperar o tempo perdido. Ser o que eu não fui. Mas, se der negativo, falei que podemos virar amigos”.

“FALTA DE DINHEIRO”O promotor Maximi-

liano Führer, que atua na área da Família em São Bernardo do Cam-po, teve a ideia do pro-jeto depois de perceber que boa parte dos casos que chegavam a ele eram de reconhecimento de paternidade. “Em 2005, pedi um levantamento para a prefeitura de São Bernando, pensando que eram 200 crianças nessa situação”, conta.

“Mas os dados chega-ram e, apenas nas escolas da cidade, eram 10 mil crianças sem o nome do pai.”

No Poupatempo, o programa começou em novembro de 2016 e já atendeu mais de 4 mil pessoas. Na semana pas-sada, ele ganhou men-são honrosa no Innovare, prêmio de práticas ino-vadoras na Justiça.

Maximiliano explica que, em boa parte das histórias, os homens alegam não ter dinheiro para registrar o filho - al-guns cartórios cobram por essa alteração no do-cumento. “É um motivo irrelevante. Esse registro deveria ser gratuito”, ex-plica o promotor.

Maximiliano costu-mava entregar as novas certidões de nascimento para os filhos que parti-ciparam do projeto. “Mas parei de fazer isso, porque me emocionava sempre. E não tem como trabalhar desse jeito, não é?”, diz.

“TALVEZ DIGA EU TE AMO”

Caminhando pela avenida Paulista, a au-xiliar administrativa Fa-biana Carvalho lembra uma história que seu pai contou: na roça de Mi-nas, ele se escondia para ver uma fotografia da filha. “Meu avô achava que os filhos tinham que embranquecer a família e não ter bebês negros como eu”, diz, limpando as lágrimas que caem por trás de óculos.

Em abril, ela vai a Mi-nas Gerais para reencon-trar o pai depois de 33 anos. “Não sei bem o que dizer para ele. Não tenho mágoas, talvez diga ‘eu te amo’. Fico imaginando a gente dentro de um car-ro, andando pelo norte de Minas. Mas também não sei, não o conheço bem, vai que ele só gosta de andar de jumento?”

LOCALIZAR

Como um serviço de emissão de documentos tem ajudado milhares de pessoas a encontrarem o pai

As únicas informações que a auxiliar administrativa Fabiana Carvalho, de 38 anos, tinha de seu pai eram o nome completo e a região do país onde ele poderia estar. Os dois não se veem há 33 anos

Page 8: Domingo do Estado · amor, dando início . a um relacionamento. CORUJÃO. Cine Holliúdy - Interior . do Ceará, década de ... no qual a ven-cedora do Oscar por ‘A Garota Dinamarquesa’

Domingo, 17 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal8 Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

PROBLEMAS DE LÓGICA

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

6

Resolva o passatempo, preenchendo o quadro. Coloque S (sim) em todas as afirmações e complete com N (não) os quadrinhos restantes (veja o exemplo). Para isso, use sempre a lógica, a partir das dicas.

NNN

NNN

NNN

NNNNNN

NNNNNN

NNNNNNS

S

SS S

S

SS

S

Marcelle

BebidaLanche

LancheNom

e

Nádia

Teresa

Biscoito

Cachorro-quente

Pão de queijo

Mate

Refrigeran

te

Suco n

atural

Biscoito

Cachorro-qu

ente

Pão de qu

eijo

Marcelle

Nádia

Teresa

Mate

Suco natural

Refrigerante

Pão de queijo

Biscoito

Cachorro-quente

NomeBebidaLanche

Na cantina da escolaMarcelle e outras duas estudantes estão na fila da cantina da escola. Cada menina pretende comprar um lanche diferente. Conforme as informações a seguir, descubra o nome de cada estudante e o que irá comer e beber durante o intervalo.

NNN

NNN

NNN

NNNNNN

NNNNNN

NNNNNNS

S

SSS

S

SS

SN

NNN S

Marcelle

Bebida Lanche

Lanche

Nom

e

Nádia

Teresa

Biscoito

Cachorro-quente

Pão de queijo

Mat

e

Ref

rige

rant

e

Suco

nat

ural

Bis

coit

o

Cach

orro

-que

nte

Pão

de q

ueijo

Marcelle

Nádia

Teresa

Mate

Suco natural

Refrigerante

Pão de queijo

Biscoito

Cachorro-quente

Nome Bebida Lanche

1. Nádia quer um suco natural.

2. Marcelle vai pedir um pão de queijo.

3. Uma das meninas quer um cachorro-quente e um refrigerante para o lanche.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

Se você não quer ouvir reclamações... trabalhe

no SAC da empresa que fabrica paraquedas...

Sua alma foi a es-colhida para ser a depositária de ten-sões que lhe dizem

respeito, mas também de outras muitas que nada têm a ver com sua responsabili-dade. Assim são as coisas, melhor aceitá-las e tocar a bola para frente.

Muitas coisas precisam ser si-lenciadas ainda, pois o panorama

atual não é propício para sair ventilando informa-ções, não importa o quão verdadeiras sejam essas e o quanto sua alma esteja motivada a expô-las.

Bons relaciona-mentos não são garantidos pela an-tiguidade, mas por

se preservarem vivos. Além disso, as pessoas mudam, sua alma também muda e isso provoca afastamentos naturais, para que outras pessoas apareçam.

Algumas portas se abrem, outras se fecham e há ainda as que parecem

mudar de lugar o tempo inteiro, ao sabor das con-tradições e incongruências que as pessoas manifestam nesta parte da história de sua vida.

Quando você me-nos esperar, a vida fará coisas estra-nhas, mas que ser-

virão para você compreender de verdade a natureza dos relacionamentos em que sua alma está envolvida. Isso ser-virá para você assumir uma posição melhor.

Seria impossível descrever o mo-mento atual como leve e descontraí-

do, há questões obscuras em andamento e isso pro-duz uma tensão enorme, principalmente por sua alma não saber muito bem com o que está lidando.

As coisas ficam tensas, mas tudo pode ser resolvi-do, nada há de tão

verdadeiramente grave que não possa ser negociado para que todas as partes compreendam que não há vencedores nem vencidos, mas um jogo a ser jogado.

No fim das contas, tudo se resume a fazer boas contas e manter seus as-

suntos sob estrita organi-zação. Ainda que fazer as-sim dê a você a impressão de perder tempo, continue em frente, o futuro precisa de organização.

É um direito seu continuar em fren-te e fazer tudo do jeito que você

imagina ser melhor. Porém, a prática dos direitos nem sempre é pertinente ao mo-mento em que se quer fazer tudo assim. Considere isso com cuidado.

Prefira manter seus assuntos íntimos sob proteção, evi-tando que pes-

soas não tão íntimas assim se atrevam a dar palpites. Coloque distância de todos neste momento, guarde se-gredo sobre o que conside-rar importante.

Tudo leva a pensar muita coisa e isso precisa ser acei-to e aproveitado

por você. Neste momento não seria pertinente tomar atitudes precipitadas, só para livrar-se dos dilemas e questionamentos que pen-sar traria.

De um jeito ou de outro, as coisas entrarão na tri-lha certa. Porém,

melhor seria que tudo se organizasse do seu jei-to, para poder, assim, ter mais domínio sobre as cir-cunstâncias. Isso é possí-vel e desejável.

Garfield