Ds dia17 03 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.733 Pub. Pub. Arena acolhe II Encontro de Sevilhanas e Flamenco Évora .... PÁG. 4 “Ciclo da Primaver a arranca com Jorge Palma no ‘Curvo Semedo’ Montemor-o-Novo .... PÁG. 11 Alentejo Campos podem começar a ser vigiados com drones Novas tecnologias usadas em projecto da ACT .... PÁG. 2 .... PÁG. 8 Desporto - G. D. Diana Em 107 a nível nacional IEFP com novas chefias no Alentejo O projeto é da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Em breve os olivais alentejanos poderão começar a ser sobrevoados por um drone à procura, por exemplo, de trabalhadores em situação ilegal, evitando a sua fuga dos campos agrícolas quando percebem que os inspetores da ACT estão a chegar ao terreno. O presidente deste organismo, Pedro Pimenta Braz, acredita que será um “auxiliar precioso” para inspetores, mas os sindicatos começaram a contestar a ideia Carina Rodrigues vence Meia-Maratona de Badajoz Évora volta a ter Hóquei em Patins .... PÁG. 8 .... PÁG. 6 O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) decidiu substituir mais de uma centena de dirigentes a nível nacional, garantindo que a mudança só aconteceu após ter sido “traçado um perfil assente na competência e no conhecimento do próprio” organismo. Na Delegação Regional do Alentejo do IEFP são conhecidos já os novos dirigentes de serviços, tanto na área do emprego como na formação profissional.

description

Edição Diário do SUL - dia 17Março2016

Transcript of Ds dia17 03 2016

Page 1: Ds dia17 03 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.733

Pub.

Pub.

Arenaacolhe II Encontrode Sevilhanase Flamenco

Évora

.... PÁG. 4

“Ciclo da Primavera”arranca comJorge Palma no‘Curvo Semedo’

Montemor-o-Novo

.... PÁG. 11

Alentejo Campos podem começara ser vigiados com drones

Novas tecnologias usadas em projecto da ACT

.... PÁG. 2

.... PÁG. 8

Desporto - G. D. Diana

Em 107 a nível nacional

IEFP comnovas chefiasno Alentejo

O projeto é da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Em breve os olivais alentejanos poderão começar a ser sobrevoados por um drone à procura, por exemplo, de trabalhadores em situação ilegal, evitando a sua fuga dos campos agrícolas quando percebem que os inspetores da ACT estão a chegar ao terreno. O presidente deste organismo, Pedro Pimenta Braz, acredita que será um “auxiliar precioso” para inspetores, mas os sindicatos já começaram a contestar a ideia

Carina Rodriguesvence Meia-Maratonade Badajoz

Évoravolta a ter Hóqueiem Patins .... PÁG. 8

.... PÁG. 6

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) decidiu substituir mais de uma centena de dirigentes a nível nacional, garantindo que a mudança só aconteceu após ter sido “traçado um perfil assente na competência e no conhecimento do próprio” organismo. Na Delegação Regional do Alentejo do IEFP são conhecidos já os novos dirigentes de serviços, tanto na área do emprego como na formação profissional.

Page 2: Ds dia17 03 2016

2 Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Há políticos e autarcas que se deixam “embebedar” pelas redes sociais e esquecem-se do lado negativo que daí lhes advém.

Se uns fulanos os elogiam logo outros os insultam e quem observa essas redes fi ca inconclusivo com o que ouviu.

O prestígio das Instituições é ofuscado pelas diatribes e o eleitor ou o munícipe fi ca de pé atrás.

Pelo contrário a reportagem ou a entrevista escrita chega ao leitor em papel que pode ser relido e guardado pois escrito, escrito fi ca.

É esta a diferença. A pequena escrita mostra em caracteres a obra ou a intenção do político ou do autarca e isso pode ser consultado anos após anos.

Mas quem convence esses governantes desta realidade?

"Embebedados" pelas visitas das redes sociais esquecem-se que o cidadão comum não se revê nisso a não ser para contestar ou até ofender.

É difícil compreender autarcas e políticos que não sabem escolher entre o trigo e o joio da informação. A do papel é feita por profi ssionais e fará a marca de autenticidade do acontecimento em qualquer lugar. É sinal de verdade à volta do que acontece num concelho ou num País.

n Roberto Dores

O

Novas tecnologias

Campos agrícolas da região podemcomeçar a ser vigiados com drones

Galp começaa explorar costa alentejanano verão

A Galp pretende avançar com o primeiro poço exploratório na costa alentejana no verão, segundo anunciou o administrador da Galp com o pelouro da área de produção e exploração, Thore E. Kristiansen, na apresentação do Dia do Investidor da Galp. A empresa está no projeto, a 80 quilómetros ao largo de Sines, em consórcio com a italiana ENI, que é maioritária, com 70% da operação. O anterior presidente da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, avaliou em mais de 100 milhões de dólares o investimento de prospeção, que disse ter uma “probabilidade de sucesso inferior a 20%”. Inicialmente, a Galp era parceira da Petrobras neste projeto, mas, em 2013, a empresa brasileira desistiu das operações em Portugal abandonando os 50% que tinha em projetos de exploração em parceria com a Galp em Peniche e no Alentejo.

projeto é da Autoridade para as Condições do

Trabalho (ACT). Em breve os olivais alentejanos poderão começar a ser sobrevoados por um drone à procura, por exemplo, de trabalhadores em situação ilegal, evitando a sua fuga dos campos agrícolas quando percebem que os inspetores da ACT estão a chegar ao terreno. O presidente deste organismo, Pedro Pimenta Braz, acredita que será um “auxiliar precioso” para inspetores, mas os sindicatos já começaram a contestar a ideia, depois da compra do primeiro drone por 4800 euros.

Pedro Pimenta Braz explica que no caso de um olival com cerca de mil hectares (mil campos de futebol), é difícil para os inspetores percorrerem todo o terreno à procura dos trabalhadores, correndo o risco daqueles que se encontram em

situação ilegal se aperceberem que a fi scalização está a chegar e puderem fugir. “O drone poderá ajudar os inspetores a detetar a localização dos trabalhadores”, refere, o que permitia aos inspetores dirigirem-se logo para o local, evitando andar às voltas entre milhares de oliveiras, pelo que rejeita as críticas que começam a fazer-se ouvir dos representantes dos trabalhadores.

O caso de Beja está entre os mais preocupantes por se tratar do distrito do país onde foram registados mais casos de tráfi co de pessoas para exploração laboral, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) a que o “Diário do Sul” teve acesso. Foram sinalizadas na região 17 pessoas, tendo a maioria das situações ocorrido em explorações agrícolas para a apanha da azeitona.

O RASI não explicita, ainda assim, as nacionalidades sujeitas a este tipo de crime no país, mas no caso do Baixo Alentejo a maioria das situações reportam-se a cidadãos romenos detetados em operações desenvolvidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e que foram trazidos para Portugal com promessas de salários razoáveis, embora tivessem acabado mal pagos e a viver em condições que a próprias autoridades adjetivam de “miseráveis”, quase sem terem o que comer.

Num dos casos mais mediáticos ocorrido na região, dois homens estão acusados de terem angariado 30 trabalhadores na Roménia para herdades do Baixo Alentejo, respondendo pelo crime de tráfi co de seres humanos, segundo a acusação que foi deduzida pelo Ministério Público. Foi a 13 de Novembro de 2013 que 24 trabalhadores foram resgatados pelas autoridades numa herdade.

A ACT já começou a testar o

uso de aeronaves telecomandadas, com o objetivo de melhor controlar atividades de mão-de-obra intensiva, acrescentando Pedro Pimenta Braz que o drone vai servir ainda para realizar vídeos técnicos sobre a prevenção de riscos, algo que tem vindo a ser desenvolvido. Depois a ACT vai contactar a Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre o uso deste equipamento.

Contudo, segundo Carla Monteiro, presidente do Sindicato dos Inspetores do Trabalho (SIT), a aquisição de um drone para complementar a atividades dos inspetores “é um contrassenso”, diz citada pelo Público, tendo em conta a conjuntura de “contenção de custos”. “Temos um plafond para combustíveis que foi diminuído em Janeiro, plafond para ajudas de custo. Não havendo dinheiro para o desenvolvimento corrente da atividade inspetiva, deviam-se gerir os recursos de outra forma”, sublinha a dirigente.

"Embebedados" pelas visitas

das redes sociais esquecem-se que

o cidadão comum não se

revê nissoa não ser para

contestar ouaté ofender. (...)

Page 3: Ds dia17 03 2016

3OpiniãoQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

otros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto*

Évora, o que fazer num do-mingo à tarde?

Esta é uma questão que me persegue. Não consigo encontrar uma resposta capaz. Pergunto insistentemente a vários amigos e nada.

Depois de visitar os novos magníficos espaços da igreja de S. Francisco, onde, logo por azar, a excelente vista da varanda me faz esbarrar no Salão Central Eborense, o que fazer?

No meio de tanto patrimó-nio, história e cultura, o que sobra? Os quatro Pingo Doce? Aqui há sempre boas campa-nhas que os eborenses podem aproveitar num domingo à tarde.

Pela cidade deambulam uns quantos grupos de visitantes que às vezes parecem meio perdidos, e perguntam o que há para além das bonitas pare-

Arraiolos des e ruelas? Talvez só mesmo o regresso a casa, com sorte, depois de bem almoçados – na boa comida Évora continua a ser exemplar.

O domingo está frio, as arcadas geladas, as queijadas do Arcada já foram e de todo não me apetece apanhar com o péssimo serviço do emble-mático espaço. Dadas duas ou três voltas de automóvel pela Praça do Giraldo, em fila, por-que o clássico é praticado por muitos à espera da hora do futebol, o que resta? A estrada. Talvez ir espreitar o Alto de S. Bento.

Na verdade, a estrada de Arraiolos continua a convidar, porque não?

Lembro-me e confesso que há anos, anos de mais, não vou a Arraiolos.

A pacatez da paisagem, envolta num monástico si-lêncio... é arrepiante e triste, transporta-me para memórias de outros tempos. Em tempos difíceis, como terá a minha ex-aluna Sílvia pegado na (boa) herança do enorme Loio é uma das questões que me assola.

Arraiolos como sempre,

magnífica. A vila está deserta, o frio

justifica? As lojas de tapetes es-tão todas abertas mas quem lá está, os artesãos donos, estão tristes e derrotados, ninguém aparece. Não se vendem tape-tes e a arte está condenada. Vai restar a memória e o museu. Os hotéis em Évora não param de abrir e o número de turistas não para de aumentar. Na feira do turismo em Lisboa somos os maiores. Arraiolos está só a 20 km, e?... E nada. Arraiolos está perfeita, nada falta fazer – a cereja em cima do bolo é a iluminação led. Mas faltam pessoas que comprem tapetes. Enquanto assim for, podem-me falar de todos os bons indi-cadores de turismo e de tudo o resto, é conversa fiada, areia para os olhos. Por que razão os turistas não vão a Arraiolos ver e comprar tapetes? Ou, já ago-ra, porque não estão os tape-tes em Évora? Era significativo saber, dos turistas que visitam Évora e que enchem os hotéis, quantos ouviram falar dos tapetes de Arraiolos? Ou será que é irrelevante existirem uns tapetes como os de Arraiolos a 20 quilómetros de Évora?

Tudo o que se escreve sobre tapetes pode escrever-se sobre os chocalhos, as loiças do Corval e Estremoz, as facas da Azaruja etc., etc.

Triste realidade esta.

Faz hoje 41 anos que um grupo de desconhecidos assaltaram e ocu-param as instalações do “Diário do Sul” o primeiro jornal que sofreu essa violência. Foi a 17 de Março de 1975.

Para quê? Ao fim de 2 meses já o tinham destruído.Ninguém se assumiu. Mas nós voltámos e reconstruimos tudo.A única preocupação era devolver este Diário aos seus leitores. Fize-

mos isso com grandes sacrifícios materiais.Mas 41 anos passados, sem rancores orgulhamo-nos de editar este

Diário do Sul, símbolo do alentejanismo que defendemos todos os dias e exemplo de jornal independente, aberto a todas as ideologias que respeitem a Democracia.

O assalto foi há 41 anos

Em obediência à alínea e) do n.º 2 do artigo 22.º do nosso Compromisso, a Mesa Administra-tiva desta Santa Casa da Misericórdia participa as solenidades da próxima Semana Santa, conforme o programa e horário a seguir indicado:

DOMINGO DE RAMOS - 20/Março/201617h30 - Bênção de Ramos, presidida pelo

Ex.mo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo, na Igreja da Misericórdia, e Procissão para a Catedral, seguida de Eucaristia.

QUINTA-FEIRA SANTA - 24/Março/201616h00 - Missa Solene, celebração do Lava-Pés,

Sermão do Mandato, e Procissão pelo interior do templo para exposição da Sagrada Reserva.

Recomenda-se aos Irmãos que façam a sua

visita e oração, na Igreja da Misericórdia, até às 19 horas, de maneira que haja sempre alguém em Adoração ao Senhor.

SEXTA-FEIRA SANTA - 25/Março/201617h30 - Solene Acção Litúrgica, com recitação

da Paixão, Homilia e Oração dos Fiéis, Adoração da Cruz e Comunhão.

21h30 - Reunião da Irmandade na Igreja do Calvário.

22h00 - Saída da Igreja do Calvário da Pro-cissão do Enterro do Senhor. À chegada da Procissão, na Igreja da Misericórdia, haverá a celebração da tumulação do Senhor.

Os Irmãos da Misericórdia têm “Opas” à sua disposição, na Igreja do Calvário para se integra-rem na Procissão.

CERIMÓNIAS DA SEMANA SANTA EM ÉVORA

Page 4: Ds dia17 03 2016

diário do SUL4 RegionalQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016

A

Como é habitual a Tertúlia Tauromáquica realizou o seu jantar mensal na Pousada dos Loios.

Em 7 de Março de 2016 foi convidado de honra o Dr. Manuel Jorge Díez dos Santos que se fez acompanhar pela sua mulher Maud.

O convidado aproveitou para fazer a divulgação do seu livro “Manuel dos Santos – O Homem e o Toureiro” e explicou a sua vontade de deixar reunido neste livro uma série de crónicas e fotos e diversos documentos relacionados com a vida de seu pai, não só como grande toureiro que foi, mas também a sua faceta de empresário e abordando

também outras recordações de âmbito familiar.

Foram várias as perguntas e também as memórias de quem acompanhou em alguns momentos da vida de Manuel dos Santos, com destaque para João Patinhas e Simão Comenda que se referiram principalmente às iniciativas realizadas pelo antigo matador e empresário no que diz respeito à divulgação da tourada à portuguesa em alguns países.

Jantar muito agradável com todos os presentes agradados e muito interessados nas descrições da vida de uma figura importantíssima para a tauromaquia como foi Manuel dos Santos.

Jantar da Tertúlia Tauromáquica Eborense - Março de 2016

Este sábado, na Arena d’Évora

Companhia de Dança Triana promove2.º Encontro de Sevilhanas e Flamenco

A Associação de Dança e Arte Companhia de Triana (ADACT) promove este sábado o TIRITI-TRAN – 2.º Encontro de Escolas de Sevilhanas e Flamenco.

A iniciativa, agendada para as 21h30, na Arena d’Évora, vai contar com “a participação espe-cial de Sofia Abraços, com o seu

cuadro flamenco, que para todos nós é o ícone do flamenco em Portugal”, destaca a organiza-ção.

A Sofia Abraços vai ser acom-panhada por Carlos Mil Homens, nas percussões flamencas, Paulo Croft, na guitarra flamenca, e Diego El Gavi, no cante.

A eborense Natividade Coelho apresenta sábadoem Viana do Alentejo o seu livro “O meu Abrigo”

Pub.

poetisa eborense Natividade Coelho, vai apresentar o seu livro

“O Meu Abrigo” no próximo sábado dia 19 de Março no Cine Teatro Vianense em Viana do Alentejo pelas 14.40 horas

A poesia de Natividade Coelho retrata um mundo de sonhos vividos e certezas sonhadas quem em forma de soneto nos retratam um abrigo onde a autora guardava os sonhos e daí partia para o mundo real transformando a dor o sonho, o quotidiano numa festa umas vezes prazerosa outras vezes dramática, mas sempre com a alegria e a força de quem tem em

O meu abrigo...

Flor do pântano cinzenta amortecida Sem fé, sem esperança,sem luz de felicidadeSe tenho sempre em mim esta saudadeDa vida que por mim, não foi vivida.

E se Deus me deu a mim o cativeiroEncontro os meus sorrisos magoados,Na sombra dos lilases perfumados Ou na giesta brava dum ribeiro.

Não perco a minha força, a minha vozAo sentir-me tão só, no meio de vósAqueles a quem Deus, deu um amigo

Mas sinto-me rainha no meu mundo O meu mundo de sonho, tão profundo E é este sonho louco, o meu abrigo!

si a certeza de que tudo não acontece por acaso.

O Meu Abrigo é um livro que nos abre as portas para a imaginação, para uma viagem com regresso e com muitas ideias na bagagem para continuarmos a ter a certeza que há um mundo para alem do mundo em que vivemos.

Natividade Coelho nasceu a 23 de Fevereiro de 1938. Frequentou o Liceu Nacional de Évora, apenas um ano, tendo passado para a escola Santa Clara para o curso geral de comércio, colaborou com alguns jornais Noticias d’Évora, Diário do Sul e Crónica Feminina.

O livro de Natividade Coelho “O Meu Abrigo” foi lançado na livraria LeYa na Barata, em Lisboa, tendo posteriormente sido apresentado em Évora e encontra-se à venda na página do Sitio do Livro tendo sido editado pelas Edições Vírgula (chancela Sítio do Livro)

O espetáculo conta também com a presença de algumas escolas convidadas, nomeada-mente Sevilhanas Rocieras de Alcochete, Grupo Sabor Fla-menco (Samora Correia), Sevi-lhanas Beira-Mar de Almada e Escola de Dança Amelia Men-doza (Évora).

Com visitas ao património eborense

Actividades gratuitaspara os jovens nesta Páscoa

“Curiosidades e Culturalidades” é uma proposta para jovens, dos 12 aos 18 anos, durante a pausa letiva da Páscoa. A iniciativa é do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração “Vidas Ativas”. As atividades são gratuitas mediante inscrição prévia. O programa detalhado e informações adicionais podem ser obtidos através do telefone 266 747 155.

No dia 21 de Março, entre as 14:30 e as 16:30 horas, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)realiza-se uma sessão de sensibilização para o

património que inclui também uma visita ao Convento dos Remédios.

Na manhã de 31 de Março, das 10 às 12:30 horas, também com partida do IPDJ, tem lugar um passeio pela cidade de Évora para mostrar os pontos de interesse histórico, fazendo uma visita à Capela dos Ossos e ao Teatro Garcia de Resende.

Curiosidades & “Culturalidades” pretende proporcionar aos jovens a aquisição de competências pessoais e sociais através de atividades de âmbito cultural;

desenvolver o sentido de pertença a um grupo; promover o envolvimento comunitário e interinstitucional; incentivar a espontaneidade e criatividade; e fomentar o conhecimento e preservação do património.

O CLDS 3G é coordenado no terreno pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora. Tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Évora e como entidade financiadora o Instituto da Segurança Social, IP.

DESPORTALEGRE diverte idosos de Monte CarvalhoO Centro Cultural e Desportivo

Desportalegre, organizou uma sessão de jogos recreativos com os utentes do Centro Social Nossa Senhora da Esperança, de Monte Carvalho.

Joaquina Ferreira, foi a vencedora dos jogos seguida de Maria Helena e João Raimundo.

Os utentes poderão testar os seus dotes de pontaria com uma pistola besta e com flechas e setas passando uma manha divertida vibrando com os acertos e falhanços de cada um.

Page 5: Ds dia17 03 2016

5RegionalQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Cláudio Sousa apresentou o livro “A Ode Eterna” em Évora

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

“A Ode Eterna” é um livro que conta a estória de vidas que con-tinuam depois da morte, até ao juízo final, no fim dos tempos. Duas narrativas de amor, reple-tas de suspense e de mistério, confundem-se no tempo.

O escritor explicou que no ano 5 da Era Pós-moderna, a comunicação é feita através

Trailer que conta uma estória de amor que sobreviveàs amarras da morte

A Ode Eterna”, da autoria de Cláudio Sousa, com a chancela da Chiado Editora, foi apresentado, no passado sábado, na Biblioteca Pública de

Évora. O autor alentejano fez questão de afirmar que não é um livro de ficção científica, mas antes de futurismo, onde as personagens têm vidas de acordo com as novas tecnologias que existem no espaço temporal em que decorre a ação – o ano 5 da Era Pós-Moderna. No salão da Biblioteca foram muitos os amigos que quiseram partilhar este momento com o escritor, cuja apresentação da obra - que disse ter demorado dez anos a escrever – incluiu uma atuação do pianista Dinis Mendes e uma pequena dramatização do livro por dois atores da companhia Joaquim António d’Aguiar.

de hologramas, sendo através destes que um casal vai falando. Há, um dia, em que a ligação começa a perder-se e chega um certo momento em que se perde completamente. “Há a notícia de que algumas cidades foram destruídas com bombas nucleares. Depois disto, a ação torna-se mais rápida”, contou.

Levantando um pouco o véu sobre o livro, Cláudio Sousa contou que a estória principal tem como personagens o Tiagu e a Rita. Face à tensão aumentar

com as potências intercontinen-tais numa espiral de violência que pode extinguir a humanida-de, e tendo em conta que a Rita está longe, Tiagu decide procu-rá-la. “Desesperado, sem comu-nicações, numa civilização em colapso, parte ao seu encontro, seguindo o mapa de um diário que encontrou e descobre que foi escrito por si noutra vida. Esse manuscrito do século vinte descreve um mundo apocalípti-co que antecipa o seu presente. As linhas tornam-se reais e o Tiagu teme perder Rita, como aconteceu em encarnações an-teriores”, avançou.

Escritor quis criarquase que uma nova

linguagem

O autor do livro salientou que a obra cumpre uma forma rígida, são cinco capítulos, com cinco pontos, com seis páginas, considerando que há um tem-po da leitura e um tempo da própria estória. “Para além da principal, há estórias paralelas com muitas regressões tempo-rais, com alusões ao Alentejo antigo, a textos sagrados, conta episódios das vidas dos cons-trutores dos cromeleques. São

vidas que passam e que têm uma sequência consequente e que vão caracterizando as principais personagens”, explicitou.

Cláudio Sousa afirmou que, apesar de se tratar de uma civilização avançada “não é pro-priamente ficção científica, mas sim um pouco de futurismo, uma vez que as tecnologias que eu apresento são todas reais”. E acrescentou: “É um livro que tem muita ação, muito suspen-se, muito misticismo, é sobre-tudo um trailer psicológico que tem na base uma estória de amor que sobrevive às amarras da morte”.

Quanto ao género linguísti-co, o autor de “A Ode Eterna” sublinhou que há a criação de uma ortografia, quase que uma nova linguagem, “mas sempre com o cuidado de não estragar a leitura, nem tornar o livro de-masiadamente maçudo, tendo havido preocupação em que os temas sejam introduzidos sem-pre gradualmente”.

A companhia de teatro A Es-cola da Noite, de Coimbra apre-senta no palco do Teatro Garcia de Resende a peça “A CANOA”. Hoje dia 17 e amanhã dia 18 de Março, às 21h30.

O texto original de Cándido Pazó conta-nos uma historia absurda sobre o desconforto de um homem com o facto de o vizinho guardar uma canoa no seu lugar de garagem. No entan-to a peça chama a atenção para o problema da violência domés-tica e para a forma como ele se relaciona com os quadros de valores em que nos movemos.

“A CANOA” é uma peça para provocar o debate entre artis-

TEATRO

A ESCOLA DA NOITE APRESENTA“A CANOA” no Teatro Garcia de Resende

tas e públicos. Sobre a peça diz-se ainda que através dela comprovamos como o teatro não só cumpre uma função artística, mas é também um reflexo da sociedade actual e das suas preocupações, como neste caso, em que se retrata a realidade da mulher do sé-culo XXI e que constitui um excelente meio didáctico com o fim de chamar a atenção para o problema, ao mesmo tempo que nos deleita enquanto es-pectáculo artístico.

Texto e encenação de Cándi-do Pazó, tradução de Cándido Pazó e Sofia Lobo, interpretação Igor Lebreaud, Maria João Roba-

lo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Isabel Leitão, cenografia de João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano, figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção, iluminação de Afon-so Castro, música de Manuel Riveiro Hermo, vídeo Eduardo Pinto, assistência de encenação de Cristina Janicas, voz-off Ca-tarina Moura, direcção de cena Miguel Magalhães, montagem e operação técnica de Rui Valente e Zé Diogo, produção de Pedro Rodrigues e assistência de pro-dução de Nilce Vicente.

Informações e reservas: 266 703 112 ou através do email: [email protected]

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi assinalado no dia 15 em Évora com uma sessão de esclarecimento aos munícipes, proporcionada pela DECO nos Paços do Concelho de Évora. Ao longo do dia, as técnicas da DECO ofereceram apoio a várias dezenas de mu-nicípes em áreas tão diversas como seguros, compra e venda, telecomunicações, banca, turis-mo, energia, água, saúde, edu-cação e sobre-endividamento. Refira-se que a DECO tem o seu atendimento diário ao consumi-dor na Travessa Lopo Serrão, em Évora, podendo também ser contactada pelo telefone 266 744 564 ou pelo correio electró-nico [email protected]

Maria Helena Guerra, res-ponsável pelo Gabinete de No-

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do ConsumidorDECO atendeu munícipes nos Paços do Concelho de Évora

vas Iniciativas da DECO – Évora aproveitou para divulgar alguns dados estatísticos referentes a 2015. Neste período, a energia e a água foram os sectores mais reclamados, com 152 mil consumidores a pedirem a in-tervenção da DECO. Esta media-ção permitiu aos portugueses o alargamento até ao final de Julho de 2016 para exercer o direito de devolução de cauções de energia e água.

O setor das telecomunica-ções é outra área de muitas reclamações. A DECO alerta sempre o consumidor para não se esquecer de verificar os prazos de fidelização. Se tem um contrato fidelizado a uma empresa de telecomunicações, não pode comprometer-se com outra operadora.

“A parceria da autarquia com a DECO tem sido muito provei-tosa, sobretudo para chamar a atenção dos consumidores para práticas comerciais menos corretas, às vezes agressivas, que podem levar as pessoas a assinar contratos que depois não cor-respondem aos serviços que gostariam de ter”, considerou o Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A Câmara tem desenvolvido parcerias com a DECO a diver-sos níveis, acrescentou ainda o autarca, dando como exemplo as campanhas regulares no Centro de Convívio Municipal, dirigidas à população mais ido-sa, sobretudo alertando para situações em que estes consu-midores estão muito vulneráveis a prácticas menos correctas.

Page 6: Ds dia17 03 2016

diário do SUL6 RegionalQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016

n Bruno Calado Silva

Pub.

IEFP nomeia 15 novas chefias no AlentejoO Instituto do Emprego e Formação Profissio-

nal (IEFP) decidiu substituir mais de uma cente-na de dirigentes a nível nacional, garantindo que a mudança só aconteceu após ter sido “traçado

um perfil assente na competência e no conheci-mento do próprio” organismo.

Na Delegação Regional do Alentejo do IEFP são conhecidos já os novos dirigentes de servi-

ços, tanto na área do emprego como na forma-ção profissional.

Estas nomeações dão-se cerca de dois meses após a mudança das chefias de topo do IEFP

que tinham sido escolhidas depois da análise dos currículos dos candidatos pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Com sede em Évora, a Delegação Regional passou a ser liderada por Arnaldo Frade, um quadro superior interno que veio substituir José Palma Rita, também técnico superior do IEFP.

No Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, o novo diretor é José Domingos Ramalho foi, até ter assumido as novas funções, diretor do Centro de Emprego de Estremoz e, para além de formador, foi conselheiro de orientação profissional no Serviço de Emprego daquele organismo.

Em Portalegre, a escolha para lide-rar o Centro de Emprego e Formação Profissional recaiu sobre uma mulher. Trata-se de Sandra Cardoso, outro quadro superior do instituto.

Já no Baixo Alentejo, é mais um téc-nico superior do IEFP que fica à frente do emprego e da formação profissio-nal. Para a dirigir estrutura distrital do instituto em Beja, o nome escolhido foi Fernando Romba.

Finalmente, o Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral vai ser liderado, para ‘não fugir à regra’, por outro funcionário da car-reira técnica superior do IEFP. Neste caso, trata-se de Rui Ruas.

Arnaldo Frade José Domingos Ramalho Sandra Cardoso Fernando Romba Rui Ruas

Delegação RegionalFelicidade Agostinho, diretora de Serviços de Planeamento, Gestão e Controlo

Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo LitoralClarisse Campos, diretora-adjunta - Serviço de Emprego de Alcácer do Sal.

Centro de Emprego e Formação Profissional de BejaJosé Carlos Brito, diretor-adjunto - Serviço de Emprego de Beja Noel Farinho, diretor-adjunto - Serviço de Emprego de Moura Marco Coelho Rego, diretor-adjunto - Serviço de Emprego de Ourique

Centro de Emprego e Formação Profissional de ÉvoraPaula Caeiro, diretora-adjunta - Serviço de Emprego de Estremoz

Paula Agostinho, diretora-adjunta - Serviço de Emprego de Évora Rui Estriga, diretor-adjunto - Serviço de Emprego de Montemor-o-Novo

Centro de Emprego e Formação Profissional de PortalegreGeorgina Silva, diretora-adjunta - Serviço de Emprego e Formação Profissional de Ponte de Sôr João Realinho, diretor-adjunto - Serviço de Emprego de Portalegre

Em 107 a nível nacional

Outras nomeações no IEFP Alentejo

Page 7: Ds dia17 03 2016

Programa da RTA, em parceria com a MetAlentejo

7RegionalQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Pub.

O stressno trabalho, que pode levar ao chamado sín-drome de “burnout” (esgota-mento), esteve em foco no 14.º programa “Saúde Mental sem Tabus”, emitido pela Rádio Tele-fonia do Alentejo, em parceria com a MetAlentejo associação para o bemestar psicossocial da comunidade.

A edição deste mês contou com a participação da psiquia-tra Teresa Reis, presidente da Direção da MetAlentejo, e da psicóloga Ana Rita Oliveira, que colabora com esta associação.

No início do programa foi salientado que “o stress é uma das problemáticas mais referidas pelos trabalhadores, que afeta não só o seu desempenho, mas também a satisfação com o tra-balho, as relações interpessoais e a sua saúde física e mental”.

Teresa Reis lembrou que “este é um tema que está na ordem do dia”, sublinhando que “muitas pessoas têm fases em que se sentem bastante absorvidas e mesmo esgotadas no seu trabalho e nessa altura surge a questão se essa situação é normal, se é provocada pelo trabalho (que é excessivo) ou se é um problema da própria pessoa que não aguenta a pres-são”.

A psiquiatra justificou assim a importância de falar sobre este tema e de “tentar esclarecer os

“Saúde Mental sem Tabus” abordou causas e efeitosdo stress no trabalho

sinais de alerta, as situações laborais que podem provocar este stress e as possíveis formas de o ultrapassar”.

A definição de stress foi feita pela psicóloga Ana Rita Oliveira, que evidenciou que “o stress é considerado um estado em que a pessoa sente que não tem recursos face às exigências apre-sentadas colocando em perigo o seu bem-estar”, especificando que, “perante a pressão, umas pessoas concentram-se em alcançar os objetivos delinea-dos, outras tornam-se ansiosas e é como se ‘paralisassem’”.

Acrescentou ainda que “o stress tem impacto no trabalho através, por exemplo, da fadiga, falta de atenção, mudanças de comportamento, sentimentos de isolamento, impotência, inse-gurança, frustração e aumento do absentismo laboral”.

De acordo com a psicóloga, “o stress poderá levar ao aumento de acidentes de trabalho e erros de avaliação, aumento de custos para o empregado (por exemplo, na compra de medi-camentos e baixas médicas) e para a empresa (na substituição do trabalhador ausente), desem-penho reduzido, diminuição da produtividade, sensação de não fazer nada, entre outros”.

Por sua vez, a psiquiatra expli-cou aquilo que pode contribuir para as situações de “burnout”, realçando que “o stress no tra-balho não tem necessariamente

a ver com a quantidade de tra-balho, embora um trabalhador que esteja sobrecarregado possa estar em risco”.

Teresa Reis acrescentou então outros fatores, como “a falta de controlo sobre as atividades/tarefas e funções,falta de recom-pensa ou reconhecimento, falta de justiça/equilíbrio de trata-mento, conflito de valores ou a falta de senso de comunidade/espírito de equipa”.

Já Ana Rita Oliveira ajudou a identificar os sintomas das situações extremas. “A resposta ao stress crónico/diário é o síndrome de ‘burnout’, que se caracteriza por três componen-tes: um sentimento de profunda exaustão emocional e psicoló-gica (a pessoa tem a sensação de que chegou ao limite); des-crença ou despersonalização, ou seja, passar a olhar para o tra-balho como impessoal (atitude de “não quero saber”) e perda do sentido de realização pessoal (trabalhamos porque precisa-mos de ganhar dinheiro)”, escla-receu a psicóloga.

Como evitar o stress laboral?Segundo Ana Rita Oliveira,

“há alguns comportamentos que podem evitar riscos, como estabelecer prioridades e obje-tivos realistas; descansar de forma regular; melhorar a com-

petência profissional através de formação profissional; atenuar a competitividade e aprender com os outros; estimular a relação com os colegas fora do contexto laboral; arranjar atividades extraprofissionais; realizar exercício físico e pedir ajuda a terapeutas, psicólogos ou médicos para aprender a encarar os problemas”.

Do outro lado, as empresas também podem adotar certas medidas para evitar estes casos. Teresa Reis frisou que, “muitas vezes, não é fácil implementar mudanças em empresas, mas algumas atitudes simples pode-mter sucesso”.

Exemplificou com “a con-

tratação de um professor de técnicas de relaxamento, o reconhecimento pelo esforço dos trabalhadores que atin-gem as suas metas ou dar, se possível, controlo aos trabalha-dores sobre o seu trabalho e a possibilidade de serem eles a organizá-lo”.

A psiquiatra destacou ainda a forma como a MetAlentejo pode ajudar neste tipo de pro-blemáticas. “Estamos a iniciar um novo projeto de intervenção em grupo dirigido a pessoas que sofrem de ansiedade, o que poderá vir ao encontro dos sintomas apresentados no síndrome de burnout, em que se pretende não só intervir no

problema, mas também pro-mover a partilha de informação, sentimentos e emoções”, evi-denciou.

Para além disso, “a MetAlen-tejo, através do seu gabinete de apoio psicossocial na saúde mental, disponibiliza acompa-nhamento psicológico indivi-dual e vai iniciar a realização de sessões de relaxamento”, concluiu Teresa Reis.

Para mais informações consultar a página de Face-book da MetAlentejo ou o site www.metalentejo.pt. Pode ainda dirigir-se à sede da associação, situada em frente ao edifício do Hospital do Patrocínio (casinha de madeira).

A psicóloga Ana Rita Oliveira e a psiquiatra Teresa Reis, da MetAlentejo.

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica(Agrobio) promove esta sexta-feira, em Évora,um Seminário subordinado ao tema”Apoios numa Política Agrícola Comum mais Verde”. A iniciativa, que terá lugar na Sala dos Leões, no edifício dos Paços do Concelho, é aberta a todos de forma gratuita.

Na abertura do seminário estarão o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, Francisco Sommer Ribeiro, diretor de serviços de investimento da DRAP Alentejo e Jaime

Ferreira, Presidente da direção da Agrobio. Na segunda parte do seminário, António Lopes da Agrobio falará

sobre a alimentação, produção e comercialização da Agricultura Biológica assim como da formação existente e Nuno Russo dará a conhecer a Bolsa Nacional de Terras, uma medida do Ministério da Agricultura.

A terceira parte do evento será dedicada aos Apoios da Política Agrícola Comum com a apresentação de Jaime Ferreira, presidente da direção da Agrobio.

O evento é dirigido a todos aqueles que queiram ter um maior entendimento sobre o que é a Agricultura Biológica não só da pers-petiva do produtor como da perspetiva da cadeia de distribuição e do consumidor.

Com o apoio da Câmara Municipal de Évora

Agricultura Biológicapara Todos em Évora

Page 8: Ds dia17 03 2016

diário do SUL8 RegionalQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016

O Hóquei em Patins voltou a ter uma equipa eborense em com-petição. No passado Domingo, a equipa de sub-13 do G.D.Diana deslocou-se ao Algarve para iniciar a disputa da Taça da Associação de Patinagem do Alentejo.

No confronto com a equipa do Boliqueime os "Diana" foram der-rotados por 13-1, resultado que reflete apenas a falta de experiência competitiva dos jovens que constituem a nova equipa. Mais do que o resultado é importante sublinhar a entrega e dedicação ao projeto de restaurar o Hóquei em Évora.

O GDD alinhou com os seguintes atletas: Manuel Simões e Tomé Fernandes (guarda-redes) Manuel Morais, António Simões, Manuel Guerra, Vasco Oliveira, Miguel Fialho e Francisco Almeida.

A equipa orientada por Manuel Guerra vai estrear-se a jogar em casa proximamente recebendo o clube espanhol do H.C. Zafra.

Todos os amantes do Hóquei estão convidados a ir apoiar o regresso do Hóquei em Patins a Évora, cidade onde tem um largo historial e centenas de antigos praticantes e entusiastas.

Évora volta a ter Hóquei em Patins

No fim de semana o Atletismo do G.D. Diana esteve em grande, envolvido em quatro competições diferentes, e obtendo em todas resultados magníficos.

No sábado, Raquel Haar, venceu o Triatlo Técnico com novo Recorde Regional e Henrique Santos sagrou-se Campeão Nacional Masters 50 PC na prova de 3000M/Marcha.

No domingo, Carina Rodrigues venceu a II Meia Maratona de Badajoz, com a boa marca de 1.25,11 e Rui Quaresma foi 25º da geral com 1.23,55. No Nacional de Corta-Mato, em Albufeira, Ca-rolina Escada, foi 9ª juvenil e a Mariana Quaresma 11ª Júnior. Em masculinos Filipe Fialho sagrou-se Campeão Nacional Júnior, Gon-çalo Varela 19º , André Oliveira 38º e Diogo Fernandes 48º (6º lugar colectivo) enquanto o Paulo Aldeagas obteve 104º sénior.

Estes resultados, praticamente a fechar a época Pista Coberta e de Corta Mato, são motivo de orgulho para o Atletismo eborense, tanto mais que, segundo o treinador João Ferrão, por questões de estratégia e gestão da época desportiva, vários atletas que já obti-veram resultados de relevo este ano, não competiram neste fim de semana.

AtletismoCarina Rodrigues vence

Meia-Maratona de Badajoz

No passado dia 11, 12 e 13 de março disputou-se no complexo de Pisci-nas do Jamor, o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos em piscina longa (50m). OCENfez-se representar por dois atletas, Inês Renga ( Juv A) nos 200m Bruços e Joaquim Meruje ( Juv B) nos 100 e 200m Bruços.

O desempenho destes atletas foi fantástico, pois igualaram as suas me-lhores marcas pessoaise a sua participação foi um merecido prémio, pelos sacrifícios que têm realizado e pela excelente organização que têm obtido, dia a dia, para conseguir conciliar os estudos com a atividade desportiva, pois todos sabemos que às vezes não é fácil.

É de louvar ainda o excelente trabalho que têm vindo a ser desenvolvi-do pela técnica, Ana Cristina Jantarão em relação a estes dois atletas.

E já no próximo dia 18, 19 e 20 de março não esquecendo, o Torneio Zonal de Infantis (Zona Sul), no Complexo Desportivo Municipal de Tomar, organizado pela Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), onde o CEN se vai fazer representar pelos atletas, Barbara Fran-co (Inf B) nos 100 e 200m Bruços e Filipe Renga (Inf A) também nos 100 e 200m Bruços, um merecido prémio também para estes dois atletas que vêm realizando um excelente trabalho nesta época.

INÊS RENGA e JOAQUIM MERUJEno Campeonato Nacional de Juvenis,Juniores e Absolutos PL no Complexo de Piscinas do Jamor, em representação do Clube Elvense de Natação (CEN)

O Centro Cultural e D e s p o r t i v o Desportalegre realizou mais uma sessão de Jogos Solidários 2016 da União de Freguesias da Sé e S.Lourenço, com os utentes da APPACDM, de Portalegre.

V i t o r Carvalho, foi o vencedor seguido de Carlos Alberto e António Jorge.

Foi mais uma manhã muito divertida na sede da instituição portalegrense com o tiro ao alvo com a pistola besta a entusiasmar os participantes.

APPACDM JOGA COM O DESPORTALEGRE

Todos os meses os utentes do Lar de Nossa Senhora da Luz de Vale do Peso, realizam uma sessão de jogos recreativos promovida pelo Centro Cultural e Desportivo Desportalegre.

No dia dos jogos os participantes empolgam-se e m empenham em obter o máximo de pontos que lhes permitam ganhar algumas prendas simbólicas.

Nos últimos jogos João Mourato, foi o vencedor seguido de Antónia Carvalho e Norberto.

DESPORTALEGRE ANIMOU UTENTESDO LAR VALE DO PESO

Page 9: Ds dia17 03 2016

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

���������

���������������������

��������������������������������

�������������������������������

����������������������

������������������������������

����������������

�������

��������������������

������������������

����������������������������

���������������������������������

����������������������������

�������

������������������

���������������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������

9PublicidadeQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DR. FRANCISCO AGUILAR, Médico especialista de Otorrinolaringologia,

informa que mudou de instalações, passando a realizaras suas consultas na FISIEVE na Av. São Bento nº10 Évora.

Os contactos telefónicos são os mesmos ( 266 707 086 :: 266 709 491:: 266 704 164 e 925986967 ),

acresce os números 266 701 555 e 266 701 462.

BrevesVendas Novas: 1300 sobreiros

Um grupo de crianças das Escolas plantaram 1300 sobreiros no Polígono de tiro do Regimento de Artilharia local.

•Sines: Prospeção de petróleo

Ao largo de Sines - 80 Km da costa a Galp e ENI vão iniciar em Junho pes-quisa de petróleo. O custo diário é de 500 mil euros nessa exploração.

•Serpa: Cine Teatro Nicolau BreynerO Município vai dar o nome de Nicolau Breyner ao Cine Teatro Muni-

cipal. O falecido actor foi vereador da autarquia e o presidente Tomé Pires enalteceu a colaboração que sempre deu ao Município.

Um grupo Coral de Serpa foi a Lisboa homenagear Nicolau Breyner frente à Basílica da Estrela.

•Elvas: Pinhas apreendidas

A GNR apreendeu 38 toneladas de pinhas que valem 1 milhão de euros. Iam para Espanha ilegalmente.

•Elvas: Roubo no campo

A GNR e Polícia Portuguesa detiveram em Albuquerque um homem que roubava equipamento agrícola em Portugal e o vendia em Espanha.

Page 10: Ds dia17 03 2016

diário do SUL10 SociedadeQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

VIA SACRADA CIDADE

Amanhã, sexta-feira, dia 18 de Março de 2016, pelas 21h00, promovida pela Vigararia de Évora, vai realizar-se a tradicional VIA SACRA PÚBLICA.

Sai da Igreja do Calvário, passando pela Rua Cândido dos Reis, Rua João de Deus, Praça do Giraldo, Rua da República, terminando na Igreja de São Francisco, onde haverá uma Celebração Penitencial.

Sua família, na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo,

vem por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será

celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, dia 20 de Março (Domingo),

pelas 12h00m, na Igreja de Stº Antão, agradecendo desde já a quem se dignar

assistir a tão piedoso acto.

MARIA BENEDITA SERTÓRIO PIÇARRA

Missa de 7.º Aniversário

Pub.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Sua esposa, fi lhos e genro, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo, dia 20 de Março, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

GABRIEL JOSÉ GRILO PISCOMissa de 2.º Aniversário

[email protected]

Page 11: Ds dia17 03 2016

11EntretenimentoQUINTA-FEIRA , 17 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Fado12:00 A Vida Nas Grandes Áreas Húmidas13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:50 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 A Herança23:00 Design PT23:35 Os Últimos Segredos Do Terceiro Reich00:30 No Ar01:00 Um Crime, Um Castigo02:00 Sociedade Civil03:00 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde18:30 I Love Paraisópolis19:15 Jornal Da Noite20:00 Braga x Fenerbahçe - Liga Europa (Direto)21:45 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Mentes Criminosas01:30 Liga Europa - Resumos01:45 Cartaz Cultural02:15 Podia Acabar o Mundo03:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Fatura da Sorte19:15 O Preço Certo19:45 Direito De Antena20:00 Telejornal21:00 As Palavras e os Atos22:00 The Big Picture23:00 Bem-vindos a Beirais23:45 5 Para a Meia-Noite01:00 Arrow01:45 Central Parque02:30 Os Nossos Dias03:15 Televendas05:00 Network Negócios 201605:30 Hora Dos Portugueses (diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – CostaÉVORA - MottaMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SantosCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – Nataniel PedroSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Mendes; Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela DiasPORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub. Máx.: 18º C Min.: 3º C

Quinta-feira, 17

BejaP. Nub. Máx.: 18º C Min.: 6º C

PortalegreP. Nub. Máx.: 14º C Min.: 5º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

Pub.

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:43 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:15 A Quinta - O Desafio:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

23:55 A Quinta - O Desafio:

Extra

00:45 Grimm

01:45 Autores

02:45 Fascínios

05:00 Televendas

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Medidas para um futuro energeticamente sustentável em Évora

Ciclo da Primavera em Montemor-o-Novo arranca com Jorge Palma

manhã, 18 de Março, pelas 21h30, o Cine-

Teatro Curvo Semedo vai ser, mais uma vez, palco para a abertura do Ciclo da Primavera. Nesta 27.ª edição do Ciclo, como vem sendo tradição desde a sua génese, procura-se levar a todo o concelho de Montemor-o-Novo, sublinhamos TODO O CONCELHO, inúmeras iniciativas culturais de grande qualidade e diversidade.

O espetáculo de abertura deste Ciclo da Primavera estará a cargo de Jorge Palma. Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Palma dispensa apresentações e é um nome incontornável do panorama musical português.

Em Montemor-o-Novo vamos ter um concerto em formato acústico, onde Jorge Palma surge acompanhado por Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião). Vicente surge na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década. Gabriel Gomes oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente

íntimos e especiais.Compositor, poeta, intérprete

e exímio pianista, Jorge Palma começou a dar cartas logo cedo, quando aos 13 anos venceu o

A

segundo prémio e uma menção honrosa num Concurso Internacional das Juventudes Musicais, realizado em Palma de Maiorca.

Aprendendo piano desde os seis anos, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música, sua maior forma de expressão. Correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga, terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com Voo Nocturno. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete. Pelo seu último disco «Com Todo o Respeito» foi ainda galardoado pela SPA com o prémio Pedro Osório.

Desde os anos 70 que esgota salas um pouco por todo o país, desde as mais emblemáticas, até aos palcos mais intimistas, tendo também passado por festivais como o Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock e Rock in Rio.

Com um programa cultural que se prolonga de Março a Junho, esta Primavera cultural, tem encontro marcado consigo...para Momentos únicos de Cultura!

Page 12: Ds dia17 03 2016

Projeto Missão Ciência e Arte

Alcácer do Sal

ANO: 47.º NÚMERO: 12.733 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Encontra-te com a Ciên-cia é a iniciativa que marca o arranque do Projeto Missão Ciência e Arte, uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora (CME) e a Universidade de Évora (UÉ) , em colabora-ção com os Agrupamentos de Escolas da cidade, que pretende transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas, estimulando nos mais jovens o gosto pela descoberta, nas mais diversas áreas do saber, das artes às ciências e às letras.

Mais de 30 atividades em diferentes áreas científicas transformam o Pólo da Mitra, nos próximos dias 17 e 18 de março, num laboratório cientí-fico, onde mais de 1000 alunos

do ensino básico e secundário são cientistas por um dia.

Cultivar uma horta ecológica numa hora, passear na Herdade da Mitra para observação, coleta e identificação de Fungos (cogu-melos), descobrir cores mági-cas em solução e mensagens misteriosas ou conversar sobre pinguins: histórias e atividades de cientistas na Antártida, são apenas algumas das atividades propostas pela Escola de Ciên-cias e Tecnologia (ECT) da UÉ, a que aderiram mais de uma dezena de escolas.

A um ritmo crescente até ao final de 2016 vão surgir outras iniciativas integradas neste projeto-piloto, desde conver-sas com cientistas a oficinas

criativas, até blocos de ciência especialmente preparados para estimular o espírito cien-tífico nas mais diversas faixas etárias.

A Escola de Artes da UÉ também abre as suas portas à comunidade, promovendo amanhã, dia 16, um Open Day dirigido aos alunos das diversas Escolas Secundárias do Alentejo, uma iniciativa que pretende permitir um contacto mais próximo com as diversas realidades científicas e artísti-cas desta unidade orgânica da UÉ, contemplando atividades como aulas abertas e oficinas em torno da Arquitetura, das Artes Cénicas, das Artes Visuais e Design e da Música.

Uma Missão conjunta da CMEe da Universidade de Évora

Dois suspeitos envolvidos nos tiroteios ocorridos na comuna de Forest, em Bruxelas, encontram-se ainda em fuga e são ativa-mente procurados pela polícia, anunciou o procurador federal belga, Frédéric van Leeuw, numa conferência de imprensa.

O mesmo responsável adian-tou que no apartamento alvo de buscas, onde os dois suspeitos

se encontravam e onde tiveram início as trocas de tiros, foram encontrados um livro sobre sala-fismo e uma bandeira do Estado Islâmico.

Um terceiro homem foi morto durante a grande operação anti-terrorista desencadeada na terça-feira, depois de quatro polícias – três belgas e uma agente francesa – terem sido feridos

sem gravidade quando realiza-vam buscas num apartamento, no quadro dos inquéritos aos atentados de Paris em novem-bro passado, e foi já identificado durante a última noite.

O agressor morto, identificado como Belkaïd Mohammed, é de nacionalidade argelina e encon-trava-se ilegalmente na Bélgica, indicou a procuradoria federal.

Dois suspeitos ainda em fuga e activamente procurados – disse o procurador federal belga

Exposição evoca “Procissões e Romarias na Vila do Torrão”“Procissões e Romarias na

Vila do Torrão” é o título de uma exposição que vai poder ser visi-tada naquela vila do concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, a partir de sábado, baseada em fotografias antigas, divulgou a câmara.

Promovida pelo município, com o contributo da população, a mostra vai estar patente no Museu Etnográfico de Torrão, até 13 de maio, e reúne fotografias recolhidas junto dos habitantes e “alguns apontamentos” cedidos pela paróquia local.

“As fotografias mais antigas remetem-nos para os anos 27 e 28 do século XX”, explicou a autarquia, afirmando tratar-se de “um reencontro entre o passado e o presente” que “retrata e faz transparecer momentos de fé e devoção, num ambiente familiar”.

Arraiolos

Borrego “reina” nos restaurantes na PáscoaO borrego vai “reinar” à mesa

dos restaurantes de Arraiolos, no distrito de Évora, entre 25 deste mês e 10 de abril, por ocasião da Mostra Gastronómica - Semanas do Borrego, promovida pela câmara municipal.

O evento conta com a adesão

de 17 restaurantes do concelho, os quais “terão as portas aber-tas para receber todos os que pretendem desfrutar de sabores tradicionais da gastronomia à base de carne de borrego e de outros produtos regionais”.

Ensopado, estufado, guisado,

no tacho e assado, o borrego vai ser a “estrela” de variadíssimas receitas”, exemplificou a câmara, lembrando, contudo, que o concelho tem outras iguarias gastronómicas presentes nas ementas, como a doçaria local e as empadas registadas.

GrândolaLixo é arte na praia de Melides

A praia de Melides, no conce-lho alentejano de Grândola, dis-trito de Setúbal, vai ser “palco”, no sábado, da 6.ª edição do evento LixArte, que pretende promover a recolha de resíduos naquela zona balnear e área envolvente.

A iniciativa, promovida pela Associação Cultural 1000 Lides, com o apoio do município e da Junta de Freguesia de Melides, visa ainda alertar para a responsabi-lidade ambiental e a reutilização do lixo.

A LixArte, com início às 10:00, vai juntar voluntários de todas as idades que, no final da ação de limpeza, “com um toque de criatividade e imaginação, transformam o lixo recolhido numa escultura artística”.