Duvidasangustias

13
Se há coisa que se possa dizer acerca do corpo, é que não existem dois corpos iguais. Crescemos de forma diferente e em ritmos diferentes e embora por vezes pareça complicado, o importante é sentirmo-nos bem com aquilo que somos. Se assim for, conseguimos transmitir uma imagem positiva às pessoas que conhecemos e que nos rodeiam. Hoje em dia, é difícil não ficarmos desiludidos com o nosso corpo, visto que somos constantemente influenciados, quer pela TV quer pelas revistas, com imagens e silhuetas de caras lindas e corpos perfeitos que nos levam a questionar: “porque é que eu não sou assim?”. Como viver com este corpo em mudança?

Transcript of Duvidasangustias

Page 1: Duvidasangustias

Se há coisa que se possa dizer acerca do corpo, é que não existem dois corpos iguais. Crescemos de forma diferente e em ritmos diferentes e embora por vezes pareça complicado, o importante é sentirmo-nos bem com aquilo que somos. Se assim for, conseguimos transmitir uma imagem positiva às pessoas que conhecemos e que nos rodeiam.Hoje em dia, é difícil não ficarmos desiludidos com o nosso corpo, visto que somos constantemente influenciados, quer pela TV quer pelas revistas, com imagens e silhuetas de caras lindas e corpos perfeitos que nos levam a questionar: “porque é que eu não sou assim?”.

Como viver com este corpo em mudança?

Page 2: Duvidasangustias

Existem pessoas que se acham demasiado altas e outras baixas demais, umas acham-se uns palitos e outras com uns quilitos a mais, ainda há quem se ache bonito, assim como há quem se ache horrível, mas é preciso não esquecer que o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa e também de época para época. Aquilo que é desagradável para um, pode ser altamente atraente para outro. No entanto, embora hajam coisas que pareçam não ter solução dando a sensação de se estar num “beco sem saída”, existem alguns “truques” que podem ajudar, como por exemplo: praticar exercício físico, evitar comidas rápidas (fast-food), ir a um dermatologista e utilizar determinados cremes para o acne, assim como evitar hábitos pouco saudáveis (fumar, bebidas alcoólicas, ambientes poluídos, etc.) e obviamente ter tempo de lazer.

Page 3: Duvidasangustias

O desporto uma questão de equilíbrio

• A actividade desportiva liberta-te das tensões e contribui para uma harmonia física e psíquica.

Oferece-te ainda:– Uma melhor imagem de ti – ficas com linhas mais definidas, com um

corpo mais musculoso…– Sentido de pertença a um grupo: - desenvolves o espírito de

camaradagem, cresce na responsabilidade individual tendo em vista o sucesso colectivo

– Aquisição de novos modelos de adultos – conheces novos adultos e crias com eles laços afectivos.

– Controlo da agressividade – aprendes a ver os teus adversários como companheiros e amigos e não como um inimigo.

– Melhora o teu estado de saúde – sentes-te de um modo geral mais feliz e satisfeito.

Page 4: Duvidasangustias

• Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás nele.

Page 5: Duvidasangustias

Afinal de contas, esse corpo é o teu!

É importante conversar acerca dos nossos problemas e dúvidas com as pessoas que nos são mais próximas e aprender a sentirmo-nos bem connosco próprios, integrando na nossa personalidade os aspectos que consideramos defeitos, qualidades, vantagens e diferenças. Se não aceitarmos o corpo que temos e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes.

Page 6: Duvidasangustias

Não são apenas as dificuldades sentidas a nível físico que preocupam o adolescente.Toda a sua estrutura de pensamento também sofre enormes transformações:O cérebro sofre um aumento considerável e com isso surgem novas capacidades até então escondidas:

– Maior entendimento das coisas;– Mais memória;– Aumento da capacidade de raciocínio e de relacionar

conceitos;– Surge a capacidade de crítica;– Nasce a capacidade de abstracção;– Maior conhecimento do mundo e da realidade.

Page 7: Duvidasangustias

A nível afectivo

• À medida que o adolescente cresce, a despreocupada segurança da meninice abandona-o, a sua crescente maturidade mental prepara-o para encarar a realidade de forma mais consciente e adulta…

• Como lhe falta experiência que lhe dê perspectiva e estabilidade que modere os seus impulsos, sente alguma falta de equilíbrio. Então alterna entre o medo e a esperança, tendendo a exagerar os problemas e a não se sentir seguro.

Page 8: Duvidasangustias

A nível afectivo• Pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade

de atrair e ser atraído, de amar e ser amado. Um desgosto de amor tende a fazer diminuir a nossa auto-estima; por vezes, os nossos amigos e familiares fazem observações que ainda pioram a situação, podendo provocar problemas emocionais e relacionais.

• Podem surgir dúvidas relativas à capacidade de desempenho das funções físicas, orgânicas, psicológicas e sociais da sexualidade. Ter relações sexuais, amar e ser amado, ser pai ou mãe, são desafios importantes que podem ser sentidos como obstáculos quase impossíveis de ultrapassar.

• Estar triste é um direito, tão natural como estar alegre. Muitos sentimentos não têm explicação satisfatória, mas é importante reflectir sobre as suas verdadeiras causas. No entanto, se a tristeza se mantém durante muito tempo é preciso pedir ajuda.

Page 9: Duvidasangustias

A nível social• O modo como o adolescente se relaciona com os outros também sofre

alterações.• Muitas vezes quer ser respeitado e estimado, mas ainda tem comportamentos

que aos olhos dos adultos já não se adequam à idade. Podendo mesmo surgir situações de confronto entre os adolescentes e os adultos (pais e professores).

• Gera-se instabilidade quando se sente com capacidades iguais à dos adultos e não lhe são dadas oportunidades para se afirmar.

• Pode com isto surgir algum desvio pelo facto de se refugiar sobre si mesmo ou se fechar num circulo de amigos que sente a mesma incapacidade de afirmação perante a sociedade.

• O adolescente deve ser capaz de fazer as suas opções firmes e seguras de acordo com uma consciência formada e perseguir os seus ideais, os seus objectivos de forma coerente e responsável.

• Cada pessoa constrói a sua própria vida e não deve viver em função dos pais, dos professores ou dos colegas.

Page 10: Duvidasangustias

Todos os adolescentes aspiram a merecer a aprovação dos que são um pouco mais velhos; perturba-os e preocupa-os tudo o que se refere ao desempenho do seu papel masculino ou feminino, acerca do que fazer e não fazer, do dizer e não dizer, para se mostrarem "masculinos' ou "femininas"; sentem atracção e medo perante o sexo e possuem um sentimento de forte lealdade e devoção para com o grupo.

É bom ter emoções…É bom ter sentimentos…Poder amar, ter prazer, rir ou chorar… vibrar com uma vitória, sentir o conforto de um amigo…Encontramos sempre maneira de viver com as nossas emoções.

A sexualidade é algo que se aprende em cada emoção vivida com intensidade.Nascemos com nossa sexualidade e temos a nossa existência inteira para aprender a lidar com ela.

Page 11: Duvidasangustias

Adolescênciagrandes transformações

dúvidas e angústiasdesafios

Físicas e fisiológicas

Maturação do aparelho reprodutivo

Crescimento acelerado

Desarmonia no crescimento corporal

Aceitação do seu corpoAlimentação cuidada

Prática desportiva

Psico-afectivas

Formação da personalidadeDescoberta de novos

sentimentos

InsegurançaTristeza / timidez

Ansiedade

MaturidadeOpção por valores

Sociais

AmizadesPrimeiros namoros

Encontros ou desencontros afectivos

Relação difícil com os adultos

ResponsabilidadeAutonomiaSegurança

Reflexão Pessoal – DiálogoAceitação de ajuda

Page 12: Duvidasangustias

Não há estrelas no céuA doirar o meu caminho

Por mais amigos que tenhaSinto-me sempre sozinho

A Primavera da vida é bonita de viverTão depressa o sol brilha como a seguir está a

choverPara mim hoje é Janeiro está um frio de rachar

Parece que o mundo inteiro se uniu para me tramar

Passo horas no café Sem saber para onde irTudo à volta é tão feioSó me apetece fugir

Vejo-me à noite ao espelhoO corpo sempre a mudarDe manhã ouço o conselhoQue o velho tem para me dar

De que vale ter a chave De casa para entrar

Ter uma nota no bolsoPara cigarros e bilhar

Vou por aí às escondidas A espreitar às janelas Perdido nas avenidas E achado nas vielas

Mãe o meu primeiro amor Foi um trapézio sem redeSai da frente por favor Estou entre a espada e a parede

Não vês como isto é duro Ser Jovem não é um postoTer de encarar o futuro Com borbulhas no rosto

Porque é que tudo é incertoNão pode ser sempre assimSe não fosse o rock and rollO que seria de mim?

Page 13: Duvidasangustias

Actividade1. Indica três motivos de angústia referidos na canção e regista as

atitudes que devem ser assumidas perante elas.• Motivos de angústia• Atitudes a assumir

2. Assinala a resposta correcta. Qual o significado da expressão “a Primavera da vida”? Justifica a tua resposta.

A pessoa está a chegar ao fim da sua vida. Na primavera não se pode sair à rua A adolescência é como a primavera Na primavera está frio.3. Explica a frase: “Mãe, o meu primeiro amor foi um trapézio sem

rede”.