dwdades

11
2016 INÍCIO DA II UNIDADE TERÇA - FEIRA 03.05.2016 AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADES PROPOSTA 1: ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Ordem crescente e decrescente ( 0 a 9.999) OBJETIVOS: PROCEDIMENTOS DA AULA: Iremos desenhar um gráfico de colunas na lousa onde a quantidade de cada elemento aumente a cada coluna. Em seguida, explicaremos que os números foram dispostosem ordem crescente, isto é, do menor para o maior. Lembrar a utilização do sinal menor que na ordenação crescente.. Em seguida, ao lado do mesmo gráfico, desenharemos outro lembrando que a quantidade das colunas diminuirá a cada uma. Mostraremos que os números agora, estarão dispostos em ordem decrescente, isto é, do maior para omenor. Lembrar que podemos utilizar o sinal maior que. Os números que serão utilizados serão números que estão incluídos na unidade de milhar pois nossos alunos já percebem a ordem crescente e decrescente de números menores. Em seguida, faremos atividade : LANCHE/RECREIO: PROPOSTA 2: ÁREA: HISTÓRIA CONTEÚDO: A escravidão do negro da Bahia OBJETIVOS: PLANEJAMENTO SÉRIE: 3º ano TURNO: Matutino e Vespertino PROFESSORAS: Daniela Nogueira e Rafaela Barros SUPERVISORA PEDAGÓGICA: Laís Lima QUINZENA: 03.05.2016 a 13.05.2016

description

gugvbuuuuuuuu

Transcript of dwdades

Page 1: dwdades

2016

´´´´

INÍCIO DA II UNIDADE

TERÇA - FEIRA 03.05.2016AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADESPROPOSTA 1: ÁREA: MATEMÁTICACONTEÚDO: Ordem crescente e decrescente ( 0 a 9.999)OBJETIVOS: PROCEDIMENTOS DA AULA: Iremos desenhar um gráfico de colunas na lousa onde a quantidade de cada elemento aumente a cada coluna. Em seguida, explicaremos que os números foram dispostosem ordem crescente, isto é, do menor para o maior. Lembrar a utilização do sinal menor que na ordenação crescente.. Em seguida, ao lado do mesmo gráfico, desenharemos outro lembrando que a quantidade das colunas diminuirá a cada uma. Mostraremos que os números agora, estarão dispostos em ordem decrescente, isto é, do maior para omenor. Lembrar que podemos utilizar o sinal maior que. Os números que serão utilizados serão números que estão incluídos na unidade de milhar pois nossos alunos já percebem a ordem crescente e decrescente de números menores. Em seguida, faremos atividade : LANCHE/RECREIO:PROPOSTA 2: ÁREA: HISTÓRIACONTEÚDO: A escravidão do negro da BahiaOBJETIVOS: PROCEDIMENTOS DA AULA: Para essa aula, pensei em levarmos os nossos alunos ao auditório para eles assistirem um vídeo que fala sobre o período de escravidão dos negros na bahia: https://www.youtube.com/watch?v=tgsEOxw4zN8. O vídeo tem a duração de 48 minutos, podemos não passar todo, mas o inicio é super interessante pois mostra com uma riqueza de detalhes o período vivido pelos escravos na Bahia. Em seguida iremos para a sala de aula onde faremos uma leitura compartilhada e explicativa

PLANEJAMENTOSÉRIE: 3º anoTURNO: Matutino e VespertinoPROFESSORAS: Daniela Nogueira e Rafaela BarrosSUPERVISORA PEDAGÓGICA: Laís LimaQUINZENA: 03.05.2016 a 13.05.2016

Page 2: dwdades

2016

do Módulo do 4 ano pág 36 a 41. Entre essas páginas há algumas atividades onde devem ser encaminhadas para casa.

QUARTA - FEIRA 04.05.2016AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADESPROPOSTA 1: ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESACONTEÚDO: Substantivo Primitivo e DerivadoOBJETIVOS: PROCEDIMENTOS DA AULA:

Turma dividida em duplas.

 Escrever as seguintes frases no quadro-negro:

Ali Babá pegou uma pedra preciosa na gruta.

Ali Babá viu a pedreira se abrindo ao som das palavras “Abre-te sésamo.”

 Morgiana foi à padaria comprar pão e viu que o padeiro conhecia o chefe dos quarenta ladrões.

Pedir que as crianças classifiquem as palavras marcadas usando dois grupos:

Grupo 1 – substantivos que dão origem a novas palavras - ________________________

Grupo 2 – substantivos que são originados de outros substantivos __________________

Registrar com eles: As palavras do grupo 1 recebem o nome de substantivos primitivos.

As palavras do grupo 2 recebem o nome de substantivos derivados.

No dicionário: Cada dupla terá que pesquisar no dicionário o significado das palavras primitivo e derivado e, em seguida, elaborar frases que expliquem os nomes substantivo primitivo e substantivo derivado.

Leitura oral das conclusões.

Registro das atividades no caderno.

Exercitando para fixar a nova aprendizagem

Dar uma gruta de Ali Babá cortada em papel pedra para cada aluno.

Pedir que escrevam o substantivo derivado pedra e, a partir dele, escrever 5 substantivos derivados.

pedra

Page 3: dwdades

2016

pedr__________

pedr__________

pedr__________

pedr__________

pedr__________

Correção coletiva.

Pedir que escolham uma palavra do exercício e façam uma frase.

LANCHE/RECREIO:PROPOSTA 2: ÁREA: GEOGRAFIACONTEÚDO: Pontos Turísticos – Chapada DiamantinaOBJETIVOS: Conhecer um dos Pontos Turísticos da Bahia – A região da Chapada DiamantinaPROCEDIMENTOS DA AULA: Para essa aula, pensei em levarmos os nossos alunos ao auditório para eles assistirem um vídeo que fala sobre a Chapada Diamantina: https://www.youtube.com/watch?v=9s83ngJOQr4 . O vídeo tem a duração de 14 minutos, o mesmo mostra com uma riqueza de detalhes toda a região da Chapada Diamantina. Em seguida iremos para a sala de aula onde faremos uma leitura compartilhada e explicativa da xerografada. Após este momento os alunos copiarão a atividade de casa no caderno:

QUINTA - FEIRA 05.05.2016AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADES

PROPOSTA 1: ÁREA: MATEMÁTICACONTEÚDO: Medidas de comprimento

Page 4: dwdades

2016

OBJETIVOS: Reconhecer o metro e o centímetro como unidade de medida de comprimento.PROCEDIMENTOS DA AULA: Iremos levar para a sala uma fita métrica e iremos com os alunos medir alguns objetos da sala de aula e registrar os que medem mais de 1 metro de comprimento, os que medem mais de 1 metro e caso haja, um objeto que mede exatamente 1 metro de comprimento. Essa atividade inicial, permite estimar medidas de comprimento em metros e observar que cada metro é formado por 100 centimetros. Em seguida iremos convidar 3 alunos de estatura diferentes e iremos registrar na lousa a medida da altura, em metros e centímetros e em seguida faremos a comparação. Qual é o colega mais alto? E o mais baixo? Após a explicação, faremos a atividade:

LANCHE/RECREIO:PROPOSTA 2: ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESACONTEÚDO: Ortografia C e Ç e S e SSOBJETIVOS: PROCEDIMENTOS DA AULA: Iremos propor aos alunos a organização de um campeonato de soletrar. O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento. De acordo com as características e necessidades do grupo devemos definir se os alunos serão divididos em grupos ou realizarão a atividade individualmente, lembrando que o foco não está na competição e sim na aprendizagem. Para motivar a turma e tornar este “jogo” mais significativo, devemos construir as regras com os alunos. Para auxilia-los nessa construção, falaremos de algumas regras como: definir o tempo para resposta; o responsável em cronometrar, registar os pontos, ler o cartão e o critério para ordem de participação. Orientaremos que os alunos produzam uma tabela com os nomes dos participantes ou equipes para auxilia-los na marcação dos respectivos pontos. Posteriormente, solicitaremos aos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, levantem pelo menos 10 palavras com S, SS, C e Ç e escrevam cada uma em um cartão, para isso disponibilizaremos hidrocores e cartolinas para os grupos. Após a nossa verificação, deposite todos os cartões numa caixa tipo “urna”. Para iniciar, o aluno sorteia um cartão, lê em voz alta a palavra para outro aluno soletrar. Se a resposta estiver correta, o grupo ou o aluno ganha 10 pontos, se estiver errada o jogador poderá indicar um colega para ajudar, mas neste caso, a cada indicação, é descontado meio ponto. Durante o “jogo”, o ideal é que possamos

Page 5: dwdades

2016

observar, permitindo a autonomia dos alunos em busca de estratégias para a resposta correta. Desta maneira a validação da resposta será conferida ao aluno que ditou a palavra. Quando houver conflito ou impasse, o devemos mediar. Em seguida, deixaremos o cartão utilizado fixado num mural junto às regras que iremos construir. Como o jogo demanda tempo. Não iremos colocar atividade de classe, apenas de casa.

SEXTA - FEIRA 06.05.2016 AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADE

1. Matemática – Pesquisar em jornais e revistas e trazer uma matéria que se fez uso de algum tipo de gráfico. ( No dia seguinte, na correção o aluno deve explicar para os colegas a que o gráfico se refere, e os dados obtidos dele)

PROPOSTA 1: ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO: Uso da virgula – separação de elementos OBJETIVOS: Compreender e refletir sobre os casos de uso da vírgulaPROCEDIMENTOS DA AULA: A turma será dividida em trios e cada trio receberá 3 textos distintos, onde as vírgulas não estarão presentes. As crianças terão alguns minutos para lerem, observarem, refletirem sobre os textos e colocar a vírgula onde necessária. Iremos fazer a leitura de todos os textos. Após esse tempo, iremos assumir o papel de escriba e listaremos na lousa as identificações que as crianças fizeram no texto. Faremos as comparações entre os erros e os acertos e explicaremos o correto uso da vírgula. Como o jogo demanda tempo. Não iremos colocar atividade de classe, apenas de casa. Ao final da aula solicitaremos aos nossos alunos que copiem a tarefa de casa no caderno:Hoje aprendemos os diferentes usos da vírgula em um texto. Para intensificar os nossos estudos, faça uma produção textual onde você faça o uso da vírgula, lembrando de todos os casos estudados em sala de aula.

Lembrar que para essa aula precisaremos dos seguintes recursos: Textos impressos na folha de ofício( os textos abaixo sem as virgulas)

Texto 1:

Page 6: dwdades

2016

PEDRO, MARINA, RAFAELA E JOÃO FORAM AO SUPERMERCADO COMPRAR MAÇÃ, PERA, UVA, MORANGO E LEITE CONDENSADO. COM A MAÇÃ ELES GASTARAM R$ 3,15, O GASTO COM A PERA FOI DE R$ 2,62, COM A UVA ELES GASTARAM R$ 3,07, O MORANGO CUSTOU R$ 1,99 E O LEITE CONDENSADO R$ 2,50. TODOS FORAM ALMOÇAR NA CASA DE RAFAELA E COM APENAS R$ 13,33 ELES FIZERAM UMA DELICIOSA SOBREMESA

Texto 2:

PAULO COMPROU 5 INGRESSOS PARA ASSISTIR O JOGO DO BRASIL COM LUÍS, MARCOS, FELIPE E CARLOS. CADA INGRESSO CUSTOU R$ 75,00. MARCOS, FELIPE E LUÍS COMPRARAM CHAPÉUS, PERUCAS, APITOS E BANDEIRAS NAS CORES DO BRASIL: VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO E GASTARAM R$ 235,70 E O CARLOS GASTOU R$ 250,00 COM A ALIMENTAÇÃO. ELES SE DIVERTIRAM TANTO QUE JÁ MARCARAM O PRÓXIMO PASSEIO.

Texto 3

RECEITA DE MOUSSE DE MORANGO

INGREDIENTES VALOR

UMA LATA DE LEITE CONDENSADO R$ 2,50

MEIA LATA DE CREME DE LEITE R$ 2,30

MEIO LITRO DE IORGUTE DE MORANGO R$ 3,99

UMA GELATINA DE MORANGO R$ 0,79

UMA BANDEIJA DE MORANGO R$ 1,99

MODO DE PREPARO

1) DISSOLVA A GELATINA COMO DE COSTUME.2) MISTURE NO LIQUIDIFICADOR O LEITE CONDENSADO, O CREME DE LEITE, O IORGUTE, PEDACINHOS DA FRUTA E A GELATINA.

Page 7: dwdades

2016

3) BATA POR 8 MINUTOS E DEIXE NA GELADEIRA ATÉ ENDURECER.

4) ACRESCENTE PEDACINHOS DE MORANGO ANTES DE COMER.

LANCHE/RECREIO:PROPOSTA 2: ÁREA: MATEMÁTICACONTEÚDO: Leitura e Interpretação de GráficosPROCEDIMENTOS DA AULA: Iremos propor a seguinte atividade aos nossos alunos: A diretora da escola de Luana, quer fazer um canteiro em um jardim da escola. Nesse canteiro, ela quer plantar um único tipo de flor, que pode ser:rosa, girassol, amor-perfeito ou lírio. Para decidir que tipo de flor será plantado, ela pediu aos professores que fizessem uma pesquisa entre os alunos. Cada aluno da nossa sala escolherá um tipo de flor e em seguida iremos registrar o resultado da pesquisa. Sabemos que atividades dessa natureza contribuem de forma significativa para o entendimento das crianças, uma vez que coletamos os dados por meio das pesquisa individual, em seguida a decisão sobre qual tipo de gráfico montar e como registrar vai caber a cada turma escolher pois na unidade anterior fizemos o estudo sobre os diversos tipos de gráficos existentes ( é bom retomar quais são.) Em seguida fazer atividade:

SEGUNDA - FEIRA 09.05.2016AGENDA/AUTOCORREÇÃO/ENTREGA DE ATIVIDADESPROPOSTA 1: ÁREA: Língua Portuguesa CONTEÚDO: Gênero textual - SinopseOBJETIVOS: Encontrar as informações explícitas no gênero sinopse de filme, identificar os aspectos recorrentes a este gênero, compreender o papel social do gênero sinopse de filme.

PROCEDIMENTOS DA AULA: Ao iniciar a aula explicaremos o que será trabalhado, neste caso, o gênero sinopse, também conhecido como resumo. Então, perguntaremos aos alunos, se eles sabem o que é uma sinopse. Iremos ouvir os nosso alunos. Após, este momento solicitaremos que um aluno pegue o dicionário e leia a definição a seguir:   SINOPSE (ó), s.f. Obra ou tratado que representa em síntese o conjunto de uma ciência; resumo; epítome; compêndio; súmula; síntese. (Do lat. synopse.)  Depois perguntaremos aos alunos, onde é possível encontrar exemplos de

Page 8: dwdades

2016

sinopses. Provavelmente poderão falar do assunto filme, a seguir pergunte aos alunos “quais quesitos eles adotam na escolha de um filme?” e “o que é importante para a escolha de um filme?” Em seguida, iremos mostrar algumas capas de dvds aos nossos alunos com algumas sinopses. Deixaremos que esses dvds passem pela sala, para que eles possam ler. Em seguida explicaremos que o objetivo da sinopse de filme é auxiliar numa escolha, além de resumo da trama, seu texto já traz algum posicionamento crítico (uma classificação por entrelinhas, por exemplo), bem como outras informações importantes, para nos decidirmos de assistir ou não àquele filme, como atores principais, diretor.   A sinopse caracteriza-se como uma narrativa breve, escrita em poucas linhas, que discute de forma objetiva um tema ou assunto tratado no filme. Depois de explicarmos discutiremos os conceitos com os nossos alunos, ouviremos os seus posicionamentos. Em seguida faremos a atividade:

LANCHE/RECREIO:

PROPOSTA 2: ÁREA: CIÊNCIASCONTEÚDO: Plantas – Partes e funçõesOBJETIVOS: Conhecer as partes das plantas e suas funçõesPROCEDIMENTOS DA AULA: Iniciaremos a aula com o seguinte texto:

Olá, eu sou um vegetal, mas vocês podem me chamar de planta. Hoje vou contar a vocês como eu sou! Eu tenho raízes que me seguram bem firme no solo e dele elas retiram a água e os sais minerais com os quais me alimento. Também tenho um caule, mais conhecido como tronco, que é forte o suficiente para sustentar meus galhos e folhas e é ele quem transporta a água e os sais minerais para todas as minhas partes. As minhas folhas geralmente são verdes e precisam de muito sol, pois são elas que fabricam a energia para eu crescer bem forte e saudável, por meio da fotossíntese. Às vezes, nascem em mim flores, e delas se formam os frutos e as sementes que vão originar outros vegetais como eu. Iai gostou de saber como eu sou?

Em seguida iremos desenhar uma planta na lousa e explicaremos as suas partes e funções. Em seguida faremos com a turma um passeio pela escola para verificarmos quais os tipos de plantas que tem em nossa escola e em que estado encontram-se essas plantas, procurar o jardineiro da escola para que possa vir falar com as crianças, levantando a possibilidade de elas ajudarem a plantar algumas mudas de árvores. Pedir as elas que recolham folhas caídas

Page 9: dwdades

2016

das plantas encontradas para fazermos uma atividade em classe .Já em sala conversar a respeito do passeio pela escola e em seguida faremos um cartaz único para a turma com o tema : As partes da planta e suas funções (Atividade coletiva a ser realizada no chão com as crianças dispostas em circulo e com o painel ao centro, de maneira que nós possamos chamar alguns alunos para ir desenhando as partes das plantas, colando folhas e fazendo os traçados devidos de uma planta.

Pensei em pedirmos material para fazer essa experiência: o que acha?