E-book Como Se Tornar Um Super Recrutador

17
COMO SE TORNAR UM SUPER- RECRUTADOR Um Guia Prático para Recrutamento e Seleção

description

Como se tornar um Super RecrutadorUm Guia Prático para Recrutamento e Seleção. http://conteudo.ats.compleo.com.br/ebook-super-recrutadores

Transcript of E-book Como Se Tornar Um Super Recrutador

1ATS.COMPLEO.COM.BR

como se tornar um super- recrutadorUm Guia Prático para Recrutamento e Seleção

índice

7

12

3Construa a sua

estratégia de atração de candidatos

MÍDIAS SOCIAIS: saiba como aproveitar o poder delas a seu favor

Otimize seus processos

9Busque uma ferramenta para te a judar na busca pelos melhores talentos

3ATS.COMPLEO.COM.BR

intRodUção“O recrutamento é um esporte de contato.”

- John Paul Engel

Grandes organizações já com-preenderam a importância de integrar setores para ge-

rar bons resultados. E o uso das mídias sociais com

este fim também não é novidade: de acordo com o relatório anual da Jobvite, Social Recruiting Survey, 93% dos recrutadores afirmam que usam ou planejam usar as redes so-ciais para encontrar profissionais.

Existem várias estratégias ino-

vadoras que você pode utilizar no ambiente digital para te a judar na busca do candidato perfeito para a posição disponível. E neste eBook, vamos apresentar as melhores táti-cas que você pode colocar em prá-tica hoje mesmo.

Entender melhor essas estraté-gias e saber aproveitá-las melhor pode ser útil para encontrar o candi-dato ideal, entrevistá-lo e contribuir para que a sua empresa cresça.

4ATS.COMPLEO.COM.BR

1. Construa a sua estratégia de atração de Candidatos

Antes de buscar novos profissionais para contratações, observe a sua organização e verifique se as principais característi-

cas que você pretende anunciar sobre a vaga e sobre a empresa têm a ver, de fato, com a realidade do seu negócio.

Você já parou para pensar sobre qual é a sua reputação como empregador e se ela é forte o

suficiente para atrair os melhores talentos?É importante ressaltar que nada vai

adiantar reunir a melhor equipe de recru-tamento e seleção de talentos. Se ninguém quiser trabalhar para sua empresa, seus es-forços serão em vão.Pensando nisso, compartilharemos algumas di-cas para que você crie a marca das suas vagas.

AnUncie SeUS PontoS foRteS de GeStão

Aproveite esse item para colocar todos os possíveis benefícios que os profissio-nais receberão ao fazer parte da organização contratante.

Trabalhe com sua equipe de marketing para dizer ao mundo sobre a sua empresa.

Seus anúncios podem ser mais do que o seu produto e serviço, porque a sua empre-sa é mais do que o seu produ-to e serviço.

Foto

lia

5ATS.COMPLEO.COM.BR

conte hiStóRiAS de SeUS fUncionáRioS

Os profissionais que atuam em organizações bem geren-ciadas terão muitas histórias sobre como seu trabalho pode impactar positivamente os re-sultados de uma empresa, seu mundo ou as suas vidas.

Ajude-os a compartilhar es-sas experiências através de uma coluna regular no blog da empresa, ou na newsletter mensal, e lembre-se de adicio-nar isso a sua estratégia de mí-dia social.

conStRUA A SUA mARcA AtRAvéS dA conStRUção dAS mARcAS de SeUS fUncionáRioS

Seus funcionários são pessoas com hobbies e interesses, e pode ser que alguns deles es-tejam ligados com o trabalho que realizam na sua organização.

Matt Cutts, por exemplo, é “o cara de SEO” no Google e, em seu blog, ele dá dicas sobre como falar em público e construir sua marca pessoal. Além de compartilhar também suas experiências sobre seu dia a dia no Google.

PReSte Atenção àS tendênciASOs tipos de benefícios que os empregado-

res oferecem estão mudando, portanto, fique atento a elas.

Algumas organizações oferecem por exem-plo, horários de trabalho flexíveis ou possibilida-de de trabalhar um dia por semana home office. Isso está se tornando cada vez mais popular.

Os empregadores notaram que essas ações podem melhorar a produtividade dos seus profissionais, além de oferecer menores custos para as organizações.

Depois de saber se a sua empresa tem uma boa reputação como empregadora, você pode começar a implementar a sua estratégia den-tro das mídias sociais, ou seja, construa rela-cionamentos, promova o seu local de trabalho, além de buscar informações sobre o possíveis talentos disponíveis.

Foto

lia

6ATS.COMPLEO.COM.BR

RefeRênciAS de fUncionáRioS: deSenvolvA A cUltURA do RecRUtAmento colAboRAtivo

Receber referências de funcionários é uma boa estratégia para se fazer novas contratações.

Os principais benefícios de um sistema de indicação de candidatos são:

• Custos mais baixos para o processo de recrutamento;

• Maior taxa de conversão para contra-tações;

• Localização de candidatos passivos.Outro ponto importante é que os funcio-

nários contratados através de indicações tendem a ter melhor desempenho e maior chance de ficar mais tempo na organiza-ção, do que os profissionais contratados via modelo tradicional.

Quando um profissional indicado é con-tratado, normalmente já existe um vínculo de confiança com quem o indicou, pois de uma forma ou de outra se estabelece uma relação de “co-responsabilidade” sobre aquela nova contratação, pelo menos por um certo tempo. Essa dinâmica permite que um indicado tome ciência sobre a cultura da empresa e se adapte mais rápido do que um contratado de forma tradicional, além de ser integrado mais rapidamente ao ambiente organizacional favorecendo a sua perma-nência por mais tempo na empresa.

Para se ter uma oferta consistente das melhores referências de funcionários, no en-tanto, você precisará mais do que apenas um programa de referência, é necessário desenvolver uma cultura de recrutamento em sua organização.

Foto

lia

7ATS.COMPLEO.COM.BR

Deixe claro a todos da empresa que cada um tem liber-dade para indicar profissionais que consideram ter boas referências.

Três considerações vão transformar o seu programa de referência em uma cultura de recrutamtamento:

• Recompensas: Desenvolva um sistema de recompen-sa ou reconhecimento de funcionários pelo empenho e progresso nas indicações. Isso mantém as pessoas mo-tivadas e cria mais conversa sobre o programa.

• facilidade de uso: Simplifque o processo, tanto quanto possível. Se os funcionários tiverem que preencher mui-tos formulários ou outra ação que exija muito tempo e atenção para indicar alguém, não importa quão grande a recompensa seja, eles não vão fazer isso.

• métricas: Você precisa monitorar e medir o seu sistema de indicação para que possa mantê-lo forte e crescente. Algu-mas sugestões de métricas que você pode utilizar são:

1. Quem está enviando mais referências? 2. Quem está enviando as melhores?3. Quem está tentando mais do que ninguém enviar referências?4. Quanto você está gastando em contratações de referência?5. como é a qualidade de suas contratações de referência em comparação com outrascontratações? 6. Quais referências se converteram em contratações? 7. Será que um empregado tem uma referência maior para contratar do que os outros?

Um SiStemA de RefeRênciA de fUncionáRio efetivo e bem oRGAnizAdo é PARte dA conStRUção de UmA cUltURA de RecRUtAmento PARA A SUA oRGAnizAção QUe vAi mAnteR oS melhoReS tAlentoS Ao SeU AlcAnce.

8ATS.COMPLEO.COM.BR

mídia Social é uma ferramenta válida para a judá-lo em suas necessidades de recrutamento.

O departamento de marketing deve se em-penhar para construir uma base de fãs e de-senvolver sua marca em vários canais.

Quando é hora de contratar, lembre-se que você pode postar nos diversos canais de mí-dia (perfis) da sua organização. Com um baixo valor de investimento, você contará com uma base de fãs e seguidores que já conhece a sua empresa e podem se inspirar por sua visão ou estão em consonância com seus valores.

Torne as chamadas objetivas e peça para a sua rede de profissionais ajudá-lo a compartilhar em suas redes, considerando as principais caracterís-ticas de cada mídia social, conforme a seguir:

• twitteR: Certifique-se que as chamadas estão sendo retwetadas. A sua missão nessa mídia social é sintetizar a chamada para a vaga utilizando apenas 140 caracteres. Se tiver uma imagem impactante, as chances de engajamento são maiores.

• inStAGRAm: Imagens impactantes aumen-tam a sua chance de engajamento, ou seja, que as pessoas vejam, leiam, curtam, comen-tem e faça um “regram”. Nem todos irão ler

o texto da descrição da imagem se ela não for atraente.

• YoUtUbe / vimeo: Mantenha os vídeos curtos e cativantes, dê exemplos reais do que a pes-soa poderá aprender, se deparar ou desen-volver ao fazer parte da equipe. Aproveite e compartilhe os videos nas suas outras mídias.

2. MÍdias soCiais: saiba CoMo aproveitar o poder delas a seu favor

9ATS.COMPLEO.COM.BR

• fAcebook: Você pode manter o mesmo padrão de conteúdo + imagem. E, uma vez que a chamada foi publicada, você pode compartilhar nos grupos que têm a ver com o seu nicho de mercado ou in-teresse, como grupos de recrutamento e seleção, vagas e assim por diante.

• linkedin: Esta é uma rede “profissional”, então siga em frente e seja direto. Além de publicar as vagas na página da sua empre-sa e no seu perfil pessoal, você pode buscar os gru-pos que têm a ver com a vaga ou com o seu negócio e compartilhar as vagas.

você considera que alguém que faz parte das suas redes sociais tem o perfil ideal para a sua em-presa? então envie uma mensa-gem para ela.

Para seus canais basea-dos em texto, como Twitter e LinkedIn, seja direto e específi-co sobre o perfil que você bus-ca. Já para os canais baseados em imagem, como Instagram e Pinterest, mostre como é o dia a dia dos profissionais que fazem parte da sua organização e sobre a cultura de empresa.

PARA não eRRAR nA divUlGAção:Para ser mais efetivo na divulgação das suas vagas é preciso

saber onde, como e o que dizer ao seu público.Acima já vimos onde e como. O “o que” é a mensagem que você

compartilha.

Ou seja,

Crie conteúdos que expliquem aos candidatos o que a empresa espera deles, os principais pontos que permeiam a rotina daquela posição, quais as habilidades e competências que o profissional precisa ter ou desenvolver para realizar a sua função.

Depois de criar uma mensagem consistente, atrativa e informa-tiva, defina os principais canais que têm a ver com o seu negócio para realizar as publicações.

Lembre-se que você pode (e deve) experimentar novas mídias e verificar onde as publicações têm mais aderência e retorno.

Canst

ock

photo

s

10ATS.COMPLEO.COM.BR

você pode conhecer todas as estratégias que a busca pelo profissional ideal requer, mas é preciso conhecer também as ferramentas certas que poderão trazer ganho de produtivida-de para fazer o seu trabalho no dia a dia.

Aqui estão algumas características de funcionalidades que uma boa ferramenta precisa oferecer:

3. busque uMa ferraMenta para te ajudar na busCa pelos Melhores talentos

1. inteGRAção com o Site de cARReiRAS dA SUA emPReSA

Ao integrar seu site com uma ferramenta, as vagas criadas apa-recerão automaticamente, e os

profissionais que se candidatarem estarão disponíveis para sua equipe de recrutadores. Além disso, um vídeo pode reforçar por que sua empresa é um lugar legal para trabalhar.

Que tal apresentar os membros de sua equi-pe ou falar um pouco sobre a forma como vo-cês trabalham? Você também pode fazer isso

pela ferramenta adicionando um vídeo à vaga.

2. cAndidAtAR com o linkedinFacilite a sua vida e dos candi-

datos. Com a funcionalidade “Can-didate-se com o LinkedIn” as infor-mações cadastradas no LinkedIn

serão importadas para a ferramenta e você po-derá pesquisar seus candidatos através destas informações. Hoje, muitos profissionais têm seu LinkedIn como um substituto ao currículo e esta funcionalidade se torna uma opção interessante.

Canst

ock

photo

s

11ATS.COMPLEO.COM.BR

3. comPARtilhe SUAS vAGAS nAS RedeS SociAiS

Automaticamente comparti-lhe uma vaga criada nas redes sociais. Aproveite esta funciona-

lidade para alavancar a quantidade de inte-ressados em uma oportunidade.

4. conte com o PodeR dA colAboRAção

Permita que outros colabora-dores compartilhem sua impres-são sobre um candidato e digam

se o acham adequado para a vaga.

5. AGende entReviStAS PoR e-mAil

Um processo de seleção pode envolver várias entrevistas. A ferramenta deverá permitir que

você envie uma convocação de reunião ao candidato por e-mail, diminuindo o risco de ele esquecer dia, horário e endereço da entrevista.

6. dAShboARd do AnAliStAUm painel de controle para

recrutadores que utilizam a fer- ramenta diariamente, com aces-so direto às principais funções em

uma única página. Com este dashboard, você poderá visualizar uma agenda das entrevistas, novos candidatos, as vagas que foram atribuí-das para você e outras funcionalidades que fa-cilitarão muito a vida de quem contrata.

7. dAShboARd do cAndidAtoUm painel que contém: Resu-

mo geral, vagas ativas, currículo, avaliação, entrevistas agendadas e mais informações do candidato.

8. woRkflow PeRSonAlizAdoPersonalize as fases de seu pro-

cesso seletivo e as pessoas res-ponsáveis por aprovar cada fase.

9. PeSQUiSA PodeRoSA de cAndidAtoS

Uma pesquisa é poderosa quando possibilita a busca por qualquer palavra que esteja den-

tro do currículo. Isto é importante porque com o passar do tempo, você possuirá uma quantida-de considerável de candidatos na ferramenta.

10. RelAtóRioS QUe vão fAcilitAR SUA vidA

Obtenha facilmente visão das vagas divididas por status, aber-tas e finalizadas por período.

Mantenha um histórico com os motivos de to-das as vagas que foram canceladas. Visualize o tempo desde a abertura até o fechamento de uma vaga e veja também o tempo médio por período. Para as empresas que trabalham vagas para clientes externos, você obterá es-tas mesmas visões por cliente.

lembRe-Se: Você precisa diminuir o tempo que você leva para contratar seu próximo talento.

12ATS.COMPLEO.COM.BR

As funcionalidades acima são consideradas básicas, se você desejar explorar pra valer algumas das dicas que descre-vemos aqui neste e-Book, você precisará de uma ferramenta que suporte algumas funcio-nalidades especiais como:

eStAS feRRAmentAS tAmbém São conhecidAS

como AtS, você conhece? cliQUe AQUi PARA SAbeR

mAiS SobRe SiStemAS bASeAdoS em AtS:

(http://blog.compleo.com.br/post/ats-o-que-e-o-que-tem-

de-novidade-nisso)

Foto

lia

- Publicação de vídeo institu-cional da empresa e vídeos por vaga/oportunidade;- triagem por vídeo;- extensão da suas vagas/oportunidades na sua fã page no facebook;- Um controle completo que faça a gestão das indicações e referências dos seus funcio-nários;- Um controle de origem das contratações através da gestão de canais de divulgação.

13ATS.COMPLEO.COM.BR

4. otiMize seus proCessos

entReviStAS viA vídeo

A tecnologia oferece uma variedade de plataformas para conduzir entrevistas via vídeo, e com isso otimizar tempo e custo, inclusive para o candidato que não precisa-rá se deslocar até o local da entrevista, nem enfrentar trânsito ou gastos com estaciona-mento, por exemplo.

Entrevistas via vídeo são entrevistas ao vivo, en-tão você precisa se preparar da mesma maneira como se fosse conduzir uma entrevista presencial.

Para não ter surpresas desagradáveis an-tes da sua entrevista, não se esqueça das se-guintes considerações:

verifique o seu sistema: Certifique-se que o seu equipamento, software e serviços es-tão todos disponíveis. Faça uma chamada de teste para alguém que você conhece. Isso te a judará a garantir que tudo corra bem.

conheça a sua plataforma: Não seja pego de surpresa pelo seu candidato. Organize o ambiente onde você vai conduzir a entrevista levando em conta:

• O que está na parede atrás de você?• A sua mesa está visível? Ela está orga-

nizada? • Verifique fusos horários: Se você e seu

candidato não estão no mesmo fuso horário, confirme o horário da entrevis-ta dela.

Com algumas considerações extras resolvi-das de antemão, uma entrevistas em vídeo pode economizar o seu precioso tempo durante o pro-cesso de contratação, especialmente se você tem muitos candidatos com quem deseja conversar.

00:30:26:55

Os recursos tecnológicos podem ser grandes facilitadores na otimização dos seus processos seletivos.

14ATS.COMPLEO.COM.BR

Missão, visão e valores da sua organização são o “DNA da sua marca.” Estas são as declara-ções e estratégias que definem a sua empresa e a torna única em seu mercado.

Os aspectos que compõem o DNA da sua em-presa orienta todo o seu processo de tomada de decisão e define o futuro do negócio. Mas, ainda assim, muitas vezes estes aspectos são ignora-dos como uma ferramenta de triagem poderosa para candidatos a um emprego.

Você pode encontrar o candidato mais talen-toso para a vaga, mas se ele não apresentar um perfil compatível com a cultura da empresa, ele não será o candidato que você procura.

Se a vida profissional e pessoal de um can-didato indicar valores compartilhados, ele tem mais chances de se identificar com a empresa e de abraçar seu DNA.

otimizar o seu processo também é estar atento, desde o início, a esta compatibilidade.

Um processo de seleção formal irá ajudá-lo a ser mais eficiente, e um processo construído através do seu DNA da Marca irá ajudá-lo a ser mais eficaz.

PReSte Atenção à comPAtibilidAde do cAndidAto com o dnA dA SUA mARcA

15ATS.COMPLEO.COM.BR A

IGNORá-LAS IRá ACABAR COM A OTIMIzAçãO DOS SEUS PROCESSOS

Você deve conhecer a máxima “o papel aceita tudo”, e é verdade. Por isso, você precisa prestar atenção nestes 3 itens e nunca ignorá-los durante os processos seletivos:

1. Responsabilidades ao invés de conquistas: Pessoas que realizam

coisas irão te contar a respeito delas. Se um currículo apenas

lista responsabilidades e deveres em empregos anteriores,

em vez de realizações, provavelmente está lhe dizendo que este candidato não conquistou muita coisa até hoje. Só porque ele foi o responsável por alguma tarefa, não

significa que o fez bem.

2. linguagem escrita: Se uma carta de apresentação, currículo, ou conversa

é cheia de termos genéricos e descrições superficiais, seu

candidato é preguiçoso ou está se escondendo. E isso não é um bom sinal.

3. nenhuma referência: Se o seu candidato apresenta uma lista de referências que

não inclui nenhum ex-gerente ou supervisor, é por uma razão. Se ele não está confiante

que seus antigos gestores não falarão bem dele ou do seu trabalho,

você provavelmente não quer ser o próximo omitido de seu currículo.

Há exceções para cada regra, mas qualquer uma destas questões requerem uma atenção maior, já que não se atentar a uma delas poderá comprometer a agilidade do seu processo.

tRêS bAndeiRAS veRmelhAS QUe você nUncA deve iGnoRAR

AATS.COMPLEO.COM.BR

conclUSãoA única maneira de ter sucesso

é trabalhar mais as outras pessoas que querem a atenção do seu candidato.

Durbin (SMHeadhunter)

o super-recrutador é o pro-fissional que conhece e se atenta a aspectos pouco de-

batidos, mas que podem definir o sucesso ou insucesso de um proces-so seletivo.

A integração entre setores, conhe-cimentos, plataformas e tecnologias é o futuro do recrutamento inteli-gente, que contratar talentos reais é algo cada dia mais complexo.

E, toda essa mudança, requer pro-fissionais com conhecimento estraté-gico, que conduzam processos seleti-vos de forma efetiva, otimizada e ágil.

Com este eBook, esperamos tê-lo auxiliado no início da construção des-te conhecimento estratégico, dando a base para começar ainda hoje a co-mandar processos mais eficientes e a contratar os candidatos perfeitos para cada posição disponível.

exPediente

concepção do Projeto

organização e direção editorialWagner Costa Santos eNoel Portugal

textosPriscila StuaniVanessa Alkmim

Projeto gráficoFabiana Santos

RevisãoAna Paula Santos