E-book: Manual de Media Training

39
Manual media training

Transcript of E-book: Manual de Media Training

Page 1: E-book: Manual de Media Training

Manual media training

Page 2: E-book: Manual de Media Training

Olá!Somos da Board CI

Estamos aqui para apresentar nosso Manual de Media Training.

Você pode nos encontrar em:[email protected]

Page 3: E-book: Manual de Media Training

O Grande conceitoVeja nas próximas páginas como se preparar

para uma entrevista, seja ela para TV, Rádio, Jornal, ou Revista

Page 4: E-book: Manual de Media Training

O que é media training?Aparecer na TV, ou simplesmente conceder uma entrevista a um jornalista, pode ser uma experiência extremamente assustadora e sem direito a preparação, uma oportunidade de mídia pode rapidamente se transformar em um desastre, causando danos duradouros à sua reputação e de sua empresa.Por isso, o treino é fundamental para um relacionamento produtivo com os veículos de comunicação, conhecendo o funcionamento das redações, o trabalho do jornalista e os bastidores da notícia, deixando assim o porta-voz capacitado para lidar com as situações de crise, ou simplesmente para dar sua opinião sobre um determinado assunto. Como em qualquer situação, para ser bom em algo é preciso conhecimento e pratica, portanto, durante o media training simula-se entrevistas e indicam-se os pontos de melhoria.

Mas por que estar na mídia?

Não é necessário para a sobrevivência de uma empresa estar constantemente na mídia, mas as empresas precisam se relacionar com ela para atingir aos públicos de interesse. Uma instituição que atua em um ambiente social, econômico, cultural ou político, portanto, o que ela tem a dizer e como reage num momento de crise é de interesse público. Outro fator importante é a credibilidade que o porta-voz vai causar perante o seu público alvo, pois, dependendo de seu desempenho, poderá ser considerado especialista em determinado assunto.

Page 5: E-book: Manual de Media Training

o que devo aprender durante o treino?A Board desenvolve junto a seu cliente um programa personalizado, seja para instituições pública, ou privada de Media Training, ou seja, um treinamento específico para que você possa conceder entrevista, ou servir como fonte para matérias jornalísticas. Veja abaixo os tópicos a serem desenvolvidos diretamente com o porta-voz selecionado de uma empresa:

❖ Comportamento❖ A importância de sua aparência❖ Expressão❖ Comunicação❖ Tipos de mídias

Porém, nossa consultoria vai além do treino, nós iremos identificar juntos quais são as suas melhores respostas, ou seja, quais citações você quer que sejam publicadas. Muitas vezes temos apenas uma chance de impressionar um repórter com uma resposta e nosso trabalho é saber exatamente qual é essa resposta. Para saber mais sobre o nosso programa de Media Training, acesse o nosso site www.boardci.com.br.

Page 6: E-book: Manual de Media Training

Nosso processo é fácil

explicação teórica

simulação em vídeo

treino prático

Page 7: E-book: Manual de Media Training

1.Comportamento

saber proceder durante uma entrevista pode ser a chave do seu negócio

Page 8: E-book: Manual de Media Training

As ações tomadas durante uma entrevista definem o tipo de porta-voz sua instituição terá. O encarregado deverá seguir todos os valores e missão da empresa em que representa, tornando-se figura pública e sendo automaticamente associado a ela.

Dessa forma, é preciso cautela ao que diz respeito aos hábitos comportamentais nas diversas mídias, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal. Veja abaixo algumas atitudes fundamentais para formar um bom porta-voz:

❖ Mantenha-se atualizado às questões operacionais da empresa a serem discutidas na mídia, assim falhas na comunicação serão evitadas.

❖ Não dê entrevistas sem conhecimento, ou sem aviso prévio por parte da empresa, mesmo sendo porta-voz.

❖ Nunca diga ao assessor de imprensa para não dar entrevistas, isso pode prejudicar futuros contatos com jornalistas, que podem se recusar a entrevistá-lo novamente.

❖ Seja objetivo com o jornalista e evite termos técnicos, lembre-se que ele não é seu público-alvo.

❖ Divulgar informação em Off pode não ser uma boa ideia. O mais indicado é guardar a notícia e comunicar somente quando estiver certo que sua divulgação é segura.

Page 9: E-book: Manual de Media Training

comportamento nas redes sociaisNovamente os valores e a visão da empresa devem prevalecer nas redes sociais. A opinião do porta-voz deve ser a mesma da instituição que ele representa perante seu público alvo. O poder de alcance da internet faz com que todo ato seja dificilmente livre de punição, portanto, declarações, ou fotos publicadas erroneamente podem tomar proporções gigantescas.

Procure representar a empresa mesmo fora dela, ou seja, no ambiente pessoal. Qualquer falha de caráter, como declarações racistas, ou depreciativa, por exemplo, podem levar o público a pensar que a visão da instituição que ele representa seja semelhante a de seu funcionário.

Exemplo: Se o porta-voz for um nutricionista, a imagem da boa alimentação deve prevalecer também nas redes sociais, inclusive na vida pessoal. Divulgar foto em um restaurante de fast food pode não ser uma boa ideia e passar ao público a imagem que você não é um profissional qualificado a indicar uma dieta saudável a ele.

Page 10: E-book: Manual de Media Training

Etiqueta nas redes sociaistenha bom senso ao fazer uso das mídias sociais

❖ Evite publicação de fotos no ambiente de trabalho;❖ Limite o tempo de uso das redes sociais durante o expediente;❖ Não fale mal da empresa em que trabalha, dos colegas de

profissão e de empregos e chefes anteriores;❖ Nunca use a internet para comentar assuntos pertinentes

apenas ao âmbito profissional, como assuntos polêmicos da empresa;

❖ Cuidado ao publicar, ou ser marcado por terceiros em fotos sensuais, ou em situações constrangedoras;

❖ Não entre em discussões;❖ Leia atentamente ao que escreve, evitando assim erros de

português;❖ Não responda a críticas, ou a perguntas sem antes consultar a

assessoria de imprensa.

Page 11: E-book: Manual de Media Training

Citações são geralmente publicadas como meio de inspiração e de invocar

pensamentos filosóficos no leitor.

Page 12: E-book: Manual de Media Training

2.aparÊncia

a primeira impressão é sempre a que fica

Page 13: E-book: Manual de Media Training

Causar uma boa impressão perante o jornalista pode ser o diferencial para conquistar seu público-alvo e ainda o ajudará a representar sua instituição da melhor maneira possível.

Para isso, não basta apenas uma boa comunicação e excelente conhecimento do assunto tratado na entrevista, uma boa aparência é fundamental para ser bem recomendado e lembrado futuramente.

É importante lembrar que a maneira de se vestir deve estar de acordo com a instituição a que representa, dessa formal, evitará passar a mensagem errada ao público. Se for uma empresa formal, vista-se com trajes sociais, se for informal, pode apostar em algo mais ousado.

Page 14: E-book: Manual de Media Training

❖ Escolha cores discretas e fuja de estampas com listras e xadrez;❖ Não use roupas descuidadas, com manchas, ou sujas;❖ Procure esconder tatuagens e piercings, pois podem ajudar a passar uma

imagem errada e até afastar possíveis clientes;❖ Para os homens, use o cabelo penteado e barba e bigode feitos, mesmo

que grande, procure um profissional para dar o acabamento mais definido a seus pêlos;

❖ Para as mulheres, evite transparência, decotes e roupas muito justas. Maquiagem e acessórios discretos para não chamarem mais atenção do que o que você tem a dizer.

regras de etiqueta

Page 15: E-book: Manual de Media Training

Uma imagem vale mais que mil palavrasUma ideia complexa pode ser comunicada com apenas uma única imagem, ou seja,

permite absorção de dados rapidamente. Por isso, invista em uma sessão de fotos

corporativas para sua empresa

Page 16: E-book: Manual de Media Training

Quer impacto?Use uma imagem grande.

Page 17: E-book: Manual de Media Training

3.expressão

a linguagem corporal é capaz de transmitir poder

Page 18: E-book: Manual de Media Training

A linguagem corporal compreende não apenas a confiança demonstrada em um primeiro encontro, mas também como você utiliza sua energia, contato visual, gestos e postura em seu favor. Muitas vezes, no mundo dos negócios, palavras não são suficientes e o que é feito nas “entrelinhas”, como a linguagem corporal, pode ajudá-lo a compreender melhor o outro e a antecipar suas reações. Por outro lado, caso seja portador de boas maneiras, causará boa impressão no entrevistador, sendo bem recomendado e aumentando suas chances de sucesso. Veja abaixo algumas dicas:

❖ Aumentar um pouco o tom de voz para ter mais energia ao discursar;❖ O contato visual com o entrevistador, ou com a câmera é fundamental,

mas cuidado, pois em excesso pode parecer assustador;❖ Gestos com as mãos chamam atenção e são capazes de aumentar o

impacto da comunicação, ajudando a segurar a atenção das pessoas;❖ Para entrevistas em pé, tente colocar um pé à frente do outro. Isso

impede que o balanço do corpo e também ajuda a manter a sua energia destinada para a frente;

❖ Para entrevista sentado, mova seu corpo para frente, sentando apenas na metade da frente da cadeira, assim você garante que o foco principal da câmera está em seu rosto, não seu corpo.

Aprenda a usar sua linguagem corporal

Page 19: E-book: Manual de Media Training
Page 20: E-book: Manual de Media Training

Outras dicas importantes

❖ Mantenha o equilibrio durante o discurso, seu estado emocional deve transmitir segurança e tranquilidade independente da situação em que se encontra;

❖ Pratique a respiração usando seu diafragma, empurrando o estômago para fora. Dessa forma, sua voz ficará mais cheia, mais ressonante e menos nasal, e você terá melhor controle da respiração;

❖ Dê a cada palavra seu valor integral. Grave seu discurso e depois ouça para saber se entendeu cada palavra. Fale claramente e lembre-se, você tem apenas uma chance para se comunicar com o ouvinte;

❖ Em um programa de TV, evite olhar para a câmera. Em uma coletiva de imprensa, que normalmente é ao vivo, é recomendável olhar diretamente a ela, pois será seu meio de interação com o público;

Page 21: E-book: Manual de Media Training

4.Comunicação

comunicação é um ato de construção social

Page 22: E-book: Manual de Media Training

Usando a comunicação a seu favor

Uma instituição é responsável por justificar suas ações perante a todos que contribuem para sua existência: clientes, fornecedores, colaboradores, patrocinadores e comunidade. Sendo assim, a mensagem transmitida por ela pode sofrer divergências em seu contexto e as técnicas de comunicação ajudam a evitar que a mensagem seja prejudicada.

É de extrema importância saber detalhes de seu discurso e do assunto a ser abordado pelos jornalistas. O conhecimento gera credibilidade e sua fala clara, objetiva e coerente evita que o discurso caia na redundância. Veja abaixo dicas para tornar sua fala mais eficiente:

❖ Durante a entrevista é imprescindível ressaltar as qualidades da instituição a que pertence;

❖ Fique a vontade e bem posicionado, assim sua fala não será comprometida pelo desconforto;

❖ Lembre-se que o repórter não é a sua audiência, identifique-a e foque seu discurso como se estivesse falando diretamente com ela;

❖ Ao perceber sinais de nervosismo, faça uma pausa, respire e tente retornar ao assunto.

Page 23: E-book: Manual de Media Training

Como agir em um momento de crise

O gerenciamento de crise é o conjunto de medidas e posturas tomadas para evitar que a crise não ocorra, porém, quando inevitável, ela não destrua a reputação de uma instituição. Diversos fatores podem desencadear uma crise: declarações não-oficiais, boatos, fusões, demissões em massa, acidentes, etc. A empresa deve se antecipar a ela e preparar as medidas cabivéis a cada situação, posicionando seu porta-voz para cessar quaisquer dúvidas que possam existir, conquistando assim credibilidade no mercado.

O essencial é estar preparado para lidar com os jornalistas que, sempre munidos de, irão investigar a fundo atrás de confirmações. Para isso, saiba quais posturas um porta-voz deve ter ao lidar com a crise:

❖ Não perder o controle ao ser questionado, ou desmentido;❖ Não mentir;❖ Não falar em Off com nenhum veículo de comunicação;❖ Não dar privilégios a certos jornalistas, ou veículos;❖ Não expôr os envolvidos publicamente;❖ Conhecer os jornalistas para quem estiver concedendo entrevista;❖ Evitar entrevistas por telefone.

Page 24: E-book: Manual de Media Training

Como preparar um discurso no momento da crise

Ao elaborar declaração pública em meio a uma crise é importante lembrar inicialmente para pensar como ser humano, não como empresa. O primeiro comunicado irá definir o tom em como sua marca é percebida pelo público alvo, portanto, ao demonstrar sensibilidade poderá garantir as pessoas que você a considera como prioridade.

Existem diversos meios utilizados na construição de uma declaração, veja alguns deles:

❖ Compaixão (caso existam feridos, ou mortos, comece por expressar suas sinceras condolências aos afetados);

❖ Preocupação (expresse sua atenção ao fato ocorrido);❖ Compromisso (Certifique-se que o fato está sendo estudado para que

encontrem uma solução e principalmente para que não aconteça mais);❖ Controle (deixe claro as pessoas e jornalistas que você sabe de todas as

medidas a serem tomadas);❖ Comunicação (comprometa-se a fornecer informações regulares as

partes interessadas. Não deixe espaço para especulações).

Page 25: E-book: Manual de Media Training

5.Tipos de mídias

saiba como os veículos de comunicação trabalham

Page 26: E-book: Manual de Media Training

entenda como funciona a notícia

Notícia é toda a informação a respeito de um fato, acontecimento, ou evento recentes e divulgados através de estratégias jornalísticas. É a narração de um assunto de interesse e de importância para a sociedade.

As instituições têm um papel importante na realização da notícia, pois fornecem dados de interesse público e, por outro lado, precisam da imprensa para ter seu nome conhecido no mercado. Para conquistar esse espaço na mídia, as empresas distribuem informativos, como sugestões de pautas, informativos, releases e comunicados.

Para entender como a notícia chega até as pessoas é preciso entender primeiro como funciona a redação de um veículo de comunicação:

Uma equipe é enviada ao local para realizar a

reportagem

Jornalistas recebem a

pauta e confirmam os

fatos

Material é editado e vai

para impressão. Em seguida

para ser distribuido

Page 27: E-book: Manual de Media Training

Diferenças entre os veículos de comunicação

Saiba as diferenças entre os diferentes tipos de veículo de comunicação e como agir em uma entrevista:

Mídia Impressa

Um jornal é composto de entrevistas e imagens para legitimar o fato ocorrido. Sua periodicidade geralmente é diária e, por isso, a notícia é a mais atual possível.

Veja algumas dicas a seguir antes de conceder entrevista a um jornal:

❖ Devido ao espaço limitado das matérias, use frases de efeito, analogias e até humor.

❖ Mesmo que não possa dar detalhes sobre um ocorrido, ainda sim conceda entrevista para evitar uma matéria negativa e sem a sua versão dos fatos;

❖ Sempre questione o prazo para responder as perguntas feitas pelo jornalista, assim você terá mais tempo para se preparar. Nunca aja de improviso;

❖ Para obter sucesso e espaço na mídia é preciso mais do que uma boa pauta, é necessário construir relacionamentos duradouros.

Page 28: E-book: Manual de Media Training

Mídia Radiofônica

No rádio, a notícia é apresentada de forma coloquial, enxuta e rica em conteúdo. As grandes emissoras de rádios disponibilizam entrevistas de importância nacional, já as locais costumam informar comunicados e conversas informais.

Uma pesquisa recente apontou que durante a manhã o rádio em São Paulo tem o dobro da audiência das emissoras de televisão, portanto, veja algumas dicas ao ser entrevistado por um jornalista de rádio:

❖ Momentos antes da entrevista, faça testes com o microfone para testar a melhor posição para falar;

❖ Não fale rápido e repita duas vezes endereços e outras informações mais importantes;

❖ Sorria quando estiver falando no rádio, os ouvintes percebem a diferença;❖ Não perca a calma mesmo ao receber críticas e insultos, pode haver

locutor que goste de sensacionalismo;❖ Mantenha água ao lado do microfone caso sinta necessidade de refrescar

as cordas vocais. No rádio manter o timbre da voz é essencial.

Page 29: E-book: Manual de Media Training

TV

A televisão é responsável pelo comportamento de grande parte da população. Ou seja, dita comportamentos sociais, impondo padrões e prejudicando quem não consegue neles adaptar-se.

Mesmo sabendo disso, a TV ainda é o meio de comunicação de maior alcance tornando-se primordial a participação da instituição na divulgação de seus serviços. Veja abaixo como agir em uma entrevista para TV:

❖ Informe-se com antecedência sobre como será a entrevista. O horário, qual o programa, se é ao vivo, se terão outros convidados e se prepare conforme as respostas dadas.

❖ Nunca atrase. A TV trabalha com horários certos e não vai esperar você chegar para começar o programa, será substituito e com poucas chances de retornar;

❖ Fale de maneira firme e sem perder a calma, mesmo sob ataque. Para conquistar o público, sua fisionomia deve ser leve e descontraida;

❖ Nunca use gírias, ou fale palavrões. Evite também o “aunn”, “né” e “tá”.

Page 30: E-book: Manual de Media Training

GlossárioConheça os principais jargões

usados por jornalistas

Page 31: E-book: Manual de Media Training

A

Articulista - Pessoa que escreve artigos para jornais e revistas.Artigo – Texto opinativo assinado. De responsabilidade exclusiva do autor, pode expressar opiniões diferentes das emitidas pela publicação.

B

"Briefing" - Pode ser usado em dois sentidos: instruções sobre a execução de uma tarefa ou resumo de informações sobre qualquer evento que uma fonte dá aos jornalistas, quase sempre oralmente.

C

Chamada – Pequeno texto usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinado material.Clipping - Serviço de levantamento, coleção e fornecimento de recortes de jornais e revistas ou cópias de emissões de televisão ou rádio. Cobertura - Atividade do repórter ou equipe de reportagem no local de um acontecimento.

D

Deadline – Último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída.

Page 32: E-book: Manual de Media Training

E

Editoria – Seção especializada em determinado setor (esporte, polícia, arte, meio ambiente etc.)

F

Foca – Jornalista iniciante.Follow- up - Lembrete ou reforço de pauta, por telefone ou contato pessoal.Fonte – Pessoa que dá origem a uma informação ao veículo, por iniciativa própria ou por solicitação do jornalista.

L

Lead ou Lide – Abertura de matéria tradicional. Precisa responder às seguintes perguntas: Quem, quando, onde, porque e de que maneira.

M

Manchete - É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal.

O

Off – Declaração dada sob compromisso de não revelar a fonte.

p

Pauta - É uma ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem.

R

Release – Matéria preparada por assessoria de Imprensa.

Page 33: E-book: Manual de Media Training

Atividades práticassimulação de entrevista

Page 34: E-book: Manual de Media Training

Vamos rever alguns conceitos

EntrevistasNesta etapa é necessário colocar todo conteúdo em prática: sua aparência, desde a escolha de roupas adequadas até o corte de cabelo, como agir durante uma entrevista para TV e Rádio, importância da ética nas mídias sociais, como usar a expressão correta a seu favor, enfim, dicas relevantes para tornar o processo da entrevista mais tranquilo e prazeroso.E para isso, um jornalista profissional deve entrevistá-lo, simulando cenas do cotidiano de veículos de imprensa que poderiam ser reais. Tudo em frente a uma câmera para que o porta-voz se familiarize e vivêncie uma entrevista, fazendo com que o treino o mais realístico possível.

Page 35: E-book: Manual de Media Training

Place your screenshot here

Assista a sua simulaçãoNa última etapa do projeto o material coletado é

analisado juntamente com o participante, destacando-se os pontos positivos, os de melhoria,

além de serem tiradas as dúvidas restantes

Page 36: E-book: Manual de Media Training

Quem somos

Somos uma assessoria de comunicação integrada, especializados em planejar, coordenar e executar ações estratégicas para fortalecer o relacionamento entre sua marca e seus públicos de interesse. Prestamos consultoria em marketing focada na captação e fidelização de seus clientes por meio da gestão de sua marca na internet, sem esquecer-se do contato face a face. Acreditamos que a comunicação é um meio de gerar valor para pessoas e negócios, de conectar indivíduos e grupos, e de chegar onde toda marca deseja: nos ouvidos, ideias, pensamentos e sentimentos das pessoas.

Especializações:Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Marketing Digital | Inbound Marketing, Organização de Eventos e Agenciamento de Palestrantes.

Page 37: E-book: Manual de Media Training

Mapa

Board CI

Page 39: E-book: Manual de Media Training

Referências Bibliográficas

Passadori, R. (2009). Media training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. Editora Gente

Liv e Edit LtdBARBEIRO, H. (2008) Mídia Training: como usar a imprensa ao

seu favor. São Paulo. Editora Saraiva.Phillips, B. (2013). The Media Training Bible. Diversion

PublishingMedia Friendly (2014). Crisis Media Training. Disponível

em http://www.mediafriendly.org/uk-crisis-media-management/ [consultado em 19/12/2015]

Mr. Media Training (2015). The 21 most Essential Media Training Links. Disponível em http://www.

mrmediatraining.com/2011/02/17/the-21-most-essential-media-training-links/ [consultado em

19/12/2015]