Ebook - Tumores renais benignos...Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que...

3
Tumores Renais TUMORES RENAIS BENIGNOS

Transcript of Ebook - Tumores renais benignos...Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que...

Page 1: Ebook - Tumores renais benignos...Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que possuem com-portamentos diversos. Os mais comuns são Oncocitoma, Angiomiolipoma,

Tumores Renais

TUMORES RENAIS BENIGNOS

Page 2: Ebook - Tumores renais benignos...Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que possuem com-portamentos diversos. Os mais comuns são Oncocitoma, Angiomiolipoma,

Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que possuem com-portamentos diversos. Os mais comuns são Oncocitoma, Angiomiolipoma, Lei-omioma, Lipoma e Tumores de células justaglomerulares.

O Oncocitoma é caracterizado por células epiteliais grandes com citoplasma eo-sinofílico granuloso (os oncócitos). Além do acometimento renal, podem também estar presentes nas suprarrenais, paratireoides e glândulas salivares. É mais co-mum em homens e são geralmente unilaterais e encapsulados, sem causar ne-crose. Pode haver associação com outros achados menos comuns, como Fibrofo-liculomas (tumores benignos de folículos pilosos), Sd. de Birt-Hogg-Dubé (tu-mores de colo e cistos pulmonares) e Sd. Do Oncocitoma Renal Familiar (altera-ção genética 17p que codifica a foliculina).

O diagnóstico pode ser sugerido por Angiografia renal, que demonstra imagem com aspecto de “roda de raios” (das arteríolas do tumor) ou “sinal da borda lu-cente” (da cápsula). A Punção Aspirativa ainda é um método controverso e pouco utilizado. A definição diagnóstica de certeza só é alcançada com o exame histopatológico, com a identificação dos oncócitos.

O Angiomiolipoma (ou Hamartoma Renal) é um tumor raro, embora seja comum em pacientes com Esclerose Tuberosa (de 45 a 80%), que é uma doença here-ditária caracterizada por retardo mental, adenoma sebáceo e epilepsia. O aco-metimento é comumente bilateral e os pacientes são assintomáticos, embora a rotura espontânea seja relativamente comum (até 25%), cursando com hemor-ragia para retroperitônio.

Diferentemente dos Oncocitomas, os Angiomiolipomas não são encapsulados e sua composição apresenta adipócitos maduros, vasos sanguíneos e músculo liso.

Page 3: Ebook - Tumores renais benignos...Os tumores renais benignos são lesões do parênquima renal que possuem com-portamentos diversos. Os mais comuns são Oncocitoma, Angiomiolipoma,

Embora seu duagnóstico seja sugerido comumente por achado incidental, a ima-gem tomográfica de massa com densidade negativa (20-80 UH) é patognomô-nica da doença.

O tratamento depende da sintomatologia e da lesão: Lesões isoladas e menores que 4cm podem ser acompanhadas anualmente com TC ou USG; Maiores que 4cm devem ser acompanhadas com imagem semestral, porém, em casos de sin-tomas moderados a graves (sangramento ou dor), deve-se considerar cirurgia preservadora de rim ou embolização da artéria renal. Nos pacientes com escle-rose tuberosa, o tratamento é feito com imunossupressão.

Os leiomiomas são tumores raros pequenos e indolentes, sendo comumente achados apenas em necropsias.

Os Hemangiomas são tumores vasculares pequenos raramente bilaterais. Cons-tituem diagnóstico diferencial para hematúrias de difícil identificação etiológica e seu diagnóstico é feito por AngioTC ou AngioRNM.

Os Lipomas renais são tumores que acometem a cápsula renal ou o tecido perir-renal. Mais comuns em mulheres de meia-idade e diagnosticados por Tomogra-fia.

Os Tumores de Células Justaglomerulares são extremamente raros e constituem causa de hipertensão importante por ter origem na arteríola aferente e secreta-rem renina. Acomete principalmente mulheres jovens e são geralmente encap-sulados e corticais. O tratamento cirúrgico promove a cura da hipertensão.