ECO Curitiba 116

13
Cinema: Angelina Jolie anuncia que vai abandonar a carreira de atriz DOMINGO 08/06 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 09/06 TERÇA 10/06 QUARTA 11/06 SEXTA 06/06 SÁBADO 07/06 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014 | Ano ii | edição 116 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Divertido e sofisticado, novo MINI Cooper, chega ao Brasil Carros&Motos Pág. 10 Apenas 38% têm padrão sanitário ideal, aponta Anvisa RESTAURANTES Segurança PR tem delegados em todas as Comarcas Pág. 02 Economia Balança tem menor superávit desde 2002 Pág. 06 Música Agora unido, Ira! se apresenta em Curitiba, dia 14 Pág. 15 Obama pede que aliados europeus aumentem despesas militares. Pág. 06

description

Apenas 38% dos restaurantes pesquisados têm padrão sanitário ideal, aponta Anvisa Angelina Jolie anuncia que vai abandonar carreira de atriz Confira programação cultural para o final de semana

Transcript of ECO Curitiba 116

Page 1: ECO Curitiba 116

Cinema: Angelina Jolie anuncia que vai abandonar a carreira de atriz

domingo08/06

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA09/06

teRÇA10/06

QUARtA11/06

SextA06/06

SábAdo07/06

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 06 a 09 de junho de 2014 | Ano ii | edição 116 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Divertido e sofisticado, novo

MINI Cooper, chega ao Brasil

Carros&Motos

Pág. 10

Apenas 38% têm padrão sanitário ideal, aponta Anvisa

RESTAURANTES

SegurançaPR tem delegados em todas as Comarcas

Pág. 02

EconomiaBalança tem menor superávit desde 2002

Pág. 06

MúsicaAgora unido, Ira! se apresenta em Curitiba, dia 14

Pág. 15

Obama pede que aliados europeus aumentem despesas militares. Pág. 06

Page 2: ECO Curitiba 116

paraná02 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Richa nomeia policiais e Paraná terá delegados em todas as Comarcas

O governador Beto Richa nomeou mais 485 profissionais para a Polícia Civil do Pa-raná. São 66 novos delegados, 375 inves-tigadores e 44 papilos-copistas, que irão atuar em todas as regiões do Estado.

O grupo foi o pri-meiro a cumprir todos os requisitos previstos no edital do concurso público para ingressar na corporação. Outros nove delegados, 38 in-vestigadores e quatro papiloscopistas ain-da serão chamados. Assim, o efetivo da Polícia Civil terá 536 novos profissionais.

Além disso, o gover-nador enviou à Assem-bleia Legislativa um pedido de autorização para chamar mais 65 investigadores aprova-dos em concursos que vencem em julho. “Te-remos o maior efetivo de policiais civis de toda a nossa história. Aumentar o contingen-te reflete em queda da criminalidade”, disse Richa na solenidade de nomeação, realizada no Palácio Iguaçu, em

Curitiba. Com as nomeações

o Paraná vai atingir a meta de ter um dele-gado em cada Comarca do Estado. “Esta é uma marca histórica, o que demonstra nosso res-peito com a segurança pública, que foi a maior preocupação aponta-da pelos paranaen-ses quando assumi o governo”, afirmou o governador.

Até o final de 2014, o Governo do Estado terá incorporado 10 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. “É a maior contratação de con-tingente das polícias da história do Paraná num prazo tão curto, de pouco mais de três anos”, afirmou o se-cretário de Segurança Pública, Leon Grupen-macher.

Ele ressaltou que só para a Polícia Civil já foram contratados mais de mil profissio-nais desde 2011. Gru-penmacher destacou ainda que a Polícia Civil recebeu novos equipamentos e via-turas.

Faixa exclusiva beneficiará 53 mil usuários de ônibus

Rua XV

A primeira faixa exclusiva de ônibus de Curitiba, na Rua XV de Novembro, está na fase final

de obras e deve começar a receber tráfego exclusivo no final deste mês. Ela vai beneficiar 53 mil passageiros transportados por 11 linhas do trans-porte coletivo que passam pela XV de Novembro, no trecho entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Após a colocação das pinturas indicativas e dos tachões de separação da faixa, a Prefeitura de Curitiba, atra-vés da Secretaria Municipal de Trân-sito (Setran), faz os últimos ajustes na sinalização de placas. A Prefeitura está conversando com a população que usa a via e entregando um folhe-to explicativo sobre as novas regras que passarão a vigorar na rua. Com a faixa exclusiva, os ônibus deverão ter velocidade contínua, respeitando o limite de 50 quilômetros por hora na via – dessa forma, as viagens serão feitas em menor tempo. As duas outras faixas de circulação da XV de Novem-bro também passam a ter a velocidade máxima permitida de 50 km/h.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de mora-dores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem entrar nas guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas,

ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em quatro cruzamentos da Rua XV de Novembro, os ônibus terão de fazer uma conversão à esquerda: com as ruas Padre Germano Mayer, Almiran-te Tamandaré, Tibagi e João Negrão. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pon-

tilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ôni-bus. Todas as conversões e preferên-cias serão sinalizadas com placas.

As linhas que utilizarão a faixa ex-clusiva são: Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Menonitas; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Pi-raquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto).

Vandalismo danifica estação Bento VianaEm operação há duas se-

manas, a estação-tubo Bento Viana vem sendo alvo de van-dalismo. O elevador, que foi entregue funcionando, exigiu três reparos em apenas uma semana. As grades de proteção dos usuários, que direcionam os pedestres para a travessia segura da Avenida, amanhece-ram arrebentadas. As equipes de manutenção já foram mo-bilizadas e a previsão é que o serviço possa ser feito até o final do dia. A mobilização das equipes para consertos de equipamentos danificados por

vandalismo acaba provocando atrasos em obras de melhorias e vistorias programadas nas estações-tubo, que fazem par-te da rotina de serviços feitos pela Urbs.

A área de manutenção de estações conta com 12 equipes que diariamente saem às ruas, priorizando o atendimento dos chamados, como no caso da Bento Viana, e fazendo a manutenção preventiva, o que significa verificar peças, sistemas elétrico e hidráulico, plataforma, mesmo que tudo esteja funcionando.

Page 3: ECO Curitiba 116

04 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

Quase prontoA preparação

da seleção bra-sileira antes da Copa do Mundo tem seu último passo hoje, dian-te da Sérvia, em São Paulo. O téc-nico Luiz Felipe Scolari deixa cla-ro que pretende manter o time da Copa das Confe-derações como sua base inicial, mas precisa conviver com oscilações dos titulares. O contes-tado do momento é Oscar, que pouco atuou no fim da tem-porada europeia em função de lesões e não teve boa atuação no amistoso contra o Panamá. Para aumentar a pressão em cima do camisa 11, seu substituto imediato é Willian, que atra-vessa excelente fase. Os dois são colegas de time no Chelsea e Willian manteve uma regularidade que o companheiro não teve no clube inglês recentemente. A tendência é que Felipão use Oscar no início do Mundial, mas no decorrer do torneio Willian pode ultrapassá-lo.

Em algumas outras posições, mudanças também podem ocorrer. Paulinho perdeu espaço no Tottenham ao longo do ano, mas ainda conta com prestígio na seleção. Porém Rami-res é uma sombra de peso, já com experiência em Copas e que não deixaria cair o nível da equipe. Daniel Alves é titular absoluto, mas também tem um reserva que assusta. Maicon foi o camisa 2 em 2010 e caso Daniel bobeie pode ganhar a posição. No ataque, Fred tem a sorte de que seu reserva não causa tanta preocupação. Mesmo não jogando bem, o centro-avante não deve ser ameaçado por Jô. Nas demais posições dificilmente teremos mudanças ao longo da Copa. A conquista da Copa das Confederações deu muita confiança ao grupo, até então contestado. A base se fortaleceu e o Brasil chega como o principal favorito ao Mundial.

))) Rodrigo Chiamulera

O Paraná Clube encerra sua participação na Série B an-tes da parada para a Copa

do Mundo lutando para escapar da zona da degola. Após nove jogos e apenas duas vitórias, o tricolor recebe a Luverdense na noite de hoje buscando ter tranquilidade durante o período de intertemporada que todas as equipes terão nos próximos 45 dias. Para isso, apenas a vitória interessa aos comandados de Claudinei Oliveira. Com nove pon-tos somados até o momento, um empate até serve para tirar o time da zona de rebaixamento, porém, não é suficiente para dar a paz que o clube precisa para trabalhar durante a Copa do Mundo, já que mesmo fora do grupo dos times que caem, o tricolor estaria ainda com o mesmo número de pontos do primeiro rebaixado. O jogo de hoje está marcado para as 19h30, na Vila Capanema. E para encher a Vila, a diretoria tricolor faz uma promoção de ingressos: o torcedor que adquirir uma entrada ganha outra para o mesmo setor e, quem

Tricolor busca tranquilidade durante a Copa

Após quatro jogos fora, Lúcio Flávio fica à disposição do treinador

for com a camisa do Paraná, paga apenas meio-ingresso.

Para o jogo de logo mais, Claudinei pode contar com dois reforços de dentro de casa. Lúcio Flávio e Marcos já estão liberados pelo DM e ficam à disposição do treinador. Por outro lado, o vo-lante Cambará e os meias Juliano Mineiro e Henrique Silva seguem se recuperando de lesões e con-

tinuam fora do time. Desta forma, o tricolor deve entrar em campo com Marcos, Carlinhos Miranda, Gustavo, Anderson Rosa e Breno; Edson Sitta, Rodrigo Mann, Thiago Humberto e Lúcio Flávio; Carli-nhos e Giancarlo. Após a partida os jogadores serão liberados para umas folga de 15 dias e se reapre-sentam no dia 22 de junho, na Vila Olímpica do Boqueirão.

))) Rodrigo Chiamulera

Outras duas seleções que dis-putarão a Copa do Mundo da FIFA 2014, Honduras e Equador, também disputarão uma partida na casa dos paranaenses. No dia 20 de junho, às 19 horas, as equi-pes, que compõem o Grupo E, se enfrentam na Arena da Baixada, em jogo válido pela segunda ro-dada do torneio. Saiba um pouco mais sobre essas duas seleções em Copas e como foi o caminho até o Brasil.

HONduRAsA seleção hondurenha disputou

as eliminatórias da Concacaf, que envolve os países das Américas Central, do Norte e do Caribe e iniciou a campanha já na tercei-ra fase. Em um grupo que duas equipes se classificavam, não teve muitas dificuldades de terminar na liderança, garantindo já sua passagem à Fase Final com uma rodada de antecedência. Ao lado de Panamá, Canadá e Cuba, os

Honduras e Equador visitarão CuritibaJogador do Manchester United, Antonio Valencia é o principal destaque equatoriano que vem ao Brasil

cada como uma força do futebol sul-americano, ao menos no que-sito “caseiro”, quando disputa as Eliminatórias e, principalmente, quando recebe seus adversários na altitude de Quito, o Equador mais uma vez ficou à frente de gigantes continentais, como é o caso de Uruguai e Paraguai. Quarto colocado, com sete vi-tórias (todas em casa) e vinte e cinco pontos somados, o Equador classificou-se pela terceira vez para um Mundial. Atrás apenas de Argentina, Colômbia e Chile, os equatorianos mais uma vez atro-pelaram seus adversários quando aturaram sem seus domínios e carimbaram o passaporte para o Brasil. As outras duas participa-ções dos sul-americanos foram bem recentes, em 2002 e 2006, nesta última inclusive, passando à fase de oitavas de final, sendo eliminado somente pela forte Inglaterra. Em 2014, novamente a equipe pode surpreender, dis-putando a segunda vaga do grupo com os suíços.

hondurenhos somaram onze pon-tos e, ao lado dos panamenhos, passaram à fase seguinte. No Hexagonal Final, talvez favoreci-dos pela péssima fase do México, Honduras conseguiu a terceira vaga do continente, classificando-se diretamente para o Mundial do Brasil, sem a necessidade de passar pela repescagem, ao lado de Estados Unidos e Costa Rica. Os mexicanos conquistaram, mais tarde, a vaga para a Copa do

Mundo, contra a Nova Zelândia. Panamá e Jamaica ficaram pelo caminho. Esta será a terceira vez que Honduras participa de um Mundial. Assim como em 1982 e 2010, os hondurenhos devem ficar mais uma vez na primeira fase, já que ao lado de França e Suíça, além do Equador, Honduras é o azarão do grupo.

EquAdORSe consolidando na última dé-

dia 20 de junho Brasil faz último teste antes da Copa))) Felipe Borges

Seis dias antes de estrear na Copa, o Brasil faz seu últi-mo teste. O adversário de hoje será a Sérvia, às 16 horas, no Morumbi. A única dúvida do técnico Luiz Felipe Scolari é a presença ou não de Oscar. O meia foi liberado para acompanhar o nascimento da filha ontem, mas deve estar disponível para o confronto. Caso não atue, Willian é o substituto imediato. Thiago Silva e Paulinho, ausentes contra o Panamá, treinaram normalmente e vão para o jogo. Com isso, o time titular terá Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Pau-linho e Oscar (Willian); Hulk, Fred e Neymar.

O Brasil estreia na Copa do Mundo na próxima quinta-feira, às 17 horas, contra a Croácia, na Arena do Corin-thians.

Page 4: ECO Curitiba 116

economia06 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

No mês passado, o país expor-tou US$ 712 milhões a mais do que importou. Para me-

ses de maio, o superávit é o mais baixo desde 2002, quando tinha ficado em US$ 384 milhões

A balança comercial – diferen-ça entre exportações e importa-ções – registrou em maio o menor resultado para o mês em 12 anos. Segundo números divulgados ontem pelo Ministério do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exterior, no mês passado, o país exportou US$ 712 milhões a mais do que importou. Para meses de maio, o superávit é o mais baixo desde 2002, quando tinha ficado em US$ 384 milhões.

Em relação a maio do ano

passado, o superávit recuou 6,7%. Apesar de a balança ter registrado superávit pelo terceiro mês se-guido, o resultado foi insuficiente para cobrir o déficit da balança no acumulado do ano. De janeiro a maio, a balança acumula resultado negativo de US$ 4,854 bilhões. O déficit é 9,8% menor que no mesmo período do ano passado (US$ 5,381 bilhões).

No mês passado, o país ex-portou US$ 20,752 bilhões, valor 4,9% menor que em maio do ano passado pela média diária. As im-portações somaram US$ 20,040 bilhões, recuo de 4,8% também pela média diária. No acumulado do ano, o resultado da balança co-mercial melhorou apenas porque

as importações caíram mais que as exportações.

De janeiro a maio, as vendas para o exterior somaram US$ 90,064 bilhões, queda de 2,5% em relação ao mesmo período de 2013 pela média diária. As impor-tações, no entanto, somaram US$ 94,918 bilhões, com retração de 2,9% também pela média diária. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, as importações foram afetadas pela alta do dólar em relação ao ano passado, e as exportações foram impactadas pela queda na venda de veículos para a Argentina e pela queda no preço das commodities (bens agrícolas e minerais com cotação internacional).

No primeiro trimestre deste ano, 77,7% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada, o que represen-ta avanço de 1,6 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2013. Entre os trabalhadores domésticos, a pesquisa mostrou que 31,4% tinham carteira de trabalho assinada, um quadro que não se alterou no ano.

Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domi-cílio (Pnad) Contínua, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que, enquanto o Sul e o Sudeste têm os maiores percentuais de trabalhadores com carteira assinada, as regiões Norte e Nordeste detêm os maio-res percentuais de trabalhadores autônomos. O Nordeste continua na liderança como o estado com maior percentual de pessoas fora do mercado de trabalho: 43,1%.

O percentual de pessoas com carteira assinada na região Su-deste passou de 81,2% para 83,1% da população economicamente ativa (PEA), entre 2013 e 2014; enquanto no Sul variou de 83,4% para 85% – o maior percentual do país. No Norte, este percentual

passou de 63,7% para 64,6%; no Nordeste de 61,1% para 62,8%; e na Região Centro-Oeste de 76,4% para 76,9%.

Os dados da pesquisa indicam que o país contava, no encerra-mento do 1º trimestre do ano, com 91,2 milhões de pessoas ocupadas – cerca de 600 mil a menos do que o total de pessoas ocupadas no encerramento do 4º trimestre do ano passado (9,1 milhões); mas 1,8 milhão de tra-balhadores a mais do que no 1º trimestre de 2013.

Indicam ainda que no 1º tri-mestre deste ano o número de desocupados era 7,8 milhões de pessoas, o equivalente a 7,1% da PEA. O número é superior às 6,1 milhões de pessoas desocupadas no encerramento do 4º trimestre do ano passado (6,2% da PEA); mas superior a taxa de desocu-pação do 1º trimestre de 2013, de 7,8 milhões de trabalhadores (8% da PEA).

A pesquisa constatou que no 1º trimestre de 2014, a população ocupada era composta por 70,1% de empregados, 4,1% de empre-gadores, 23% de trabalhadores por conta própria e 2,9% de tra-balhadores familiares auxiliares.

A queda em relação a abril foi puxada principalmente pela con-dição atual da economia (-1,9%) e do comércio (-2,1%) e pela inten-ção de investimentos na empresa (-2,8%)

O Índice de Confiança do Em-presário do Comércio (Icec), me-dido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou, em maio deste ano, o menor nível da série histórica, iniciada em 2011. De acordo com a CNC, o índice ficou em 113,4 pontos em maio: 1,4% abaixo do observado em abril e 9% inferior ao resultado de maio do ano passado.

A queda em relação a abril foi puxada principalmente pela con-dição atual da economia (-1,9%) e do comércio (-2,1%) e pela inten-ção de investimentos na empresa (-2,8%). Já o recuo na compara-ção com maio do ano passado deveu-se às condições atuais da economia (-17,3%), às condições atuais do comércio (-11,8%) e às expectativas do empresário em relação à economia (-11,3%).

Medidas de austeridade levam 800 mil crianças à pobreza

As medidas de austeridade adotadas pelos governos de países da Europa a partir de 2008, levaram, como um dos efeitos mais visíveis, 800 mil crianças para a pobreza. Os dados constam de um relató-rio da OIT divulgado ontem. “Em 2012, 123 milhões de pessoas nos 27 Estados-Mem-bros da União Europeia, ou 24% da população, estavam em risco de pobreza ou ex-clusão social e cerca de mais 800 mil crianças viviam na pobreza do que em 2008”.

Segundo o documento, o aumento da pobreza e da de-sigualdade resultou não ape-nas da recessão global, mas também de decisões políticas específicas de redução das transferências sociais e de li-mitação do acesso a serviços públicos de qualidade, que se somam ao desemprego persistente, salários baixos e impostos mais altos.

O presidente norte-ame-ricano, Barack Obama, pediu ontem que os aliados euro-peus aumentem as despesas militares, após encontro com o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, na capital do país, Varsóvia.

“Vemos um decréscimo contínuo. Isso deve mudar”, disse o chefe de Estado norte-americano na capital polaca, lamentando os cortes aplicados na Europa na des-pesa militar devido à crise econômica. Obama disse que, salvo algumas exceções, como a Polônia, os países europeus não têm feito a sua parte do trabalho no seio da aliança, o que ficou exposto na crise ucraniana.

“Querem ser membros plenos quando se trata da sua defesa, o que significa que também têm de ser [membros plenos] quando

é preciso contribuir. É uma questão inseparável”, expli-cou Obama, em entrevista.

Ele lembrou que a Organi-zação do Tratado do Atlânti-co Norte (Otan) foi a “pedra fundamental” da segurança dos Estados Unidos, mas que o país não pode fazer isso sozinho.

“Temos de assegurar que todos que são membros plenos da Otan têm uma associação de forma plena”, acrescentou. Obama falou durante entrevista conjunta com o presidente Komoro-wski, que anunciou nesta terça-feira que, dada a nova situação em matéria de se-gurança após a anexação da República Autônoma da Crimeia pela Rússia, o go-verno de Varsóvia decidiu aumentar as despesas de defesa de 1,95% do Produto Interno Bruto para 2%.

Partidos têm menos de um mês para definir candidatos

Os partidos políticos têm menos de um mês para rea-lizarem as convenções inter-nas, destinadas a escolher os candidatos e as coligações que vão disputar as eleições de outubro.

De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), as le-gendas têm de 10 de junho a 30 de junho para oficializar os nomes dos candidatos que vão disputar cargos ele-tivos para presidente e vice-presidente da República; go-vernador e vice-governador; senador e deputado federal, além de deputados estaduais – ou distritais, no caso do Distrito Federal.

Após escolhidos oS candi-datos poderão entrar na Jus-tiça Eleitoral com pedidos de direito de resposta contra declarações consideradas por eles como ofensivas por parte dos adversários da disputa eleitoral.

Obama pede que aliados europeus aumentem despesas militares

Balança tem menorsuperávit desde 2002

Confiança do comércio é a menor desde 2011

Número de trabalhadores com carteira assinada cresce 1.6 %

Page 5: ECO Curitiba 116

turismo08 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

Guloseimas importadas Onde encontrar?Q

uando viajamos buscamos conhecer novas culturas, novos hábitos e também

novas gastronomias. Quem nunca se pegou com água na boca ao se lembrar de alguma guloseima que experimentou durante uma viagem?

Degustar guloseimas faz par-te de qualquer viagem. Quando voltamos para casa e um tempo depois encontramos algum desses doces, é como se revivêssemos alguns momentos da viagem mais uma vez. Mais do que sabores, as guloseimas – principalmente os doces – trazem lembranças.

E apostando nessa filosofia, a turismóloga curitibana Kelly Cristine KuczeraShimabukuro investiu numa loja de doces que resgata essas lembranças. Seria apenas mais uma doceria na cidade, se não fosse por uma prateleira especial: aseção de gu-loseimas importadas. Há um ano, a Bombom Doces e Festas recebe semanalmente novidades como os chocolates Milka (tradicional-mente vendidos na Argentina e em alguns países da Europa), a marca suíça Lindt com sabores diferenciados, uma variação dos chocolates italianosKinder,o queridinho britânico Cadbury, e ainda, os refrigerantes Cherry Coke e VanillaCoke (Coca Cola sabor baunilha), muito consumi-dos no Reino Unido, e o guaraná

Roteiro PotyLazzarottoNo domingo (01) foi realizado o primeiro passeio pelas

obras do artista PotyLazzarotto, em Curitiba. Os interes-sados puderam participar de dois roteiros diferentes, um feito com bicicleta e outro feito num ônibus de turismo. O blogueiro Jr. Caimi participou do roteiro feito de bike e contou o que achou do passeio.

“Participar do roteiro Poty de bicicleta foi um ótimo programa de final de semana. Eu já conhecia os murais do artista espalhados na cidade, mas não sabia de toda a história que eles retratavam. A guia Daniela que acom-panhou o roteiro explicava os detalhes de cada um dos painéis, os significados de suas figuras e como ele foi feito. Foi muito interessante entender melhor a obra de Poty e valorizar ainda mais o seu talento. Com certeza um dos grandes artistas que Curitiba já teve. ”

Quem quiser acompanhar mais detalhes de como foi o passeio, basta acessar o blog TipTrip Viagens (www.tiptrip.com.br).

Jr. Caimi

Jr. Caimi

Jr. Caimi

Jesus, um refrigerante produzido no Maranhão.

Além desses, há também uma infinidade de chocolates que, ou você já comeu alguma vez

na vida e nunca mais achou, ou, nunca nem sequer imaginou que existisse.

Localizada dentro do Shopping Metropolitan, na praça Ruy Bar-bosa, a Bombom Doces e Festas faz o cliente viajar apenas olhan-do para a prateleira. É um lugar para encontrar as suas doces recordações de viagens.

Serviço:Bombom Doces e Festas- www.facebook.com/bombombombo-niereShopping Metropolitan – Loja 31Rua Emiliano Perneta, 297 –Cen-troTelefone:(41)3044-4042

Bombom Doces e Festas – Loja 02Rua Doutor Pedrosa, 25 – CentroTelefone:(41) 3434-4042

Page 6: ECO Curitiba 116

carros&motos

Troller T4, renovado, é

apresentado à imprensa

Pág. 10

Novo MINI Cooper, divertido e sofisticado, chega ao BrasilPág. 11

Potente Jaguar F-Type Coupé chega ao Brasil

Page 7: ECO Curitiba 116

10 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

A Troller apresentou em São Paulo a nova geração do utilitário T4. O modelo,

totalmente renovado, foi exibido à imprensa e fãs do veículo num evento público na Avenida Euro-pa, um dos pontos mais movimen-tados da cidade. O Novo Troller T4 apresenta uma grande evolução. O seu novo design é atraente, com linhas robustas e dinâmicas. O veículo mantém a sua vocação para enfrentar qualquer tipo de pistas e trilhas.

Modelo é produzido na fábrica da Troller, inteiramente remodela-da. Localizada na cidade de Hori-zonte, no Ceará, ela recebeu diver-sos investimentos para aprimorar os seus processos de produção e introduzir avançados programas de qualidade para o Novo Troller T4. Durante seu desenvolvimento, o utilitário rodou mais de 200 mil quilômetros em diversas condições de clima e terreno, em diferentes

regiões do País e nas pistas do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo. O projeto incluiu também cerca de 53 mil horas de desen-volvimento virtual e 22 mil horas de testes virtuais para atender os padrões elevados de resistência e confiabilidade exigidos de um legítimo fora de estrada.

Novo dEsigNSeu design foi baseado no

conceito da marca mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo e eleito o mais bonito “car-ro-show” da exposição. O Novo Troller T4 impressiona pelo visual forte e espetacular de linhas mus-culosas, numa demonstração clara de como um utilitário off-road pode combinar também beleza e elegância. A qualidade é notada no acabamento, nos ajustes da carroceria e nos detalhes. Ela é produzida com material chamado compósito especial, de altíssima

precisão, graças a processos ino-vadores de manufatura.

As linhas da carroceria revelam a proposta de um novo projeto aerodinâmico, com vários ele-mentos estéticos e harmônicos que destacam o seu visual. Os para-lamas largos integrados à carroceria, o capô com porte central elevado, as amplas portas com soleiras na altura do piso e as rodas de alumínio de 17 pole-gadas reforçam o visual robusto do veículo. A grade dianteira com tramas entrelaçadas e as lanter-nas traseiras de LED remetem à modernidade. No centro, o logo da marca Troller chancela o veículo. Com uma criativa paleta de cores externas, o Novo Troller T4 é realçado também pela aplicação da tonalidade cinza, identificada como “London Grey”, em partes da carroceria: no teto, grade dianteira, para-choques, estribos, tomada de ar e tampa traseira.

Novo Troller T4 foilançado em São Paulo

The One Curitiba faz novo Bate e Volta

O HOG The One Curitiba Chapter promove neste sábado (7) um Bate & Volta para a cidade da Lapa (PR). A saída para o passeio será da concessionária e está programada para às 10h15. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, na The One Harley-Davidson. O ponto de encontro em Curitiba será a The One Harley-Davidson, às 9 horas, quando ocorre o tradicional café da manhã do HOG. Em seguida, às 10 horas, os motociclistas receberão o briefing do passeio, indispensável para uma formação segura na estrada. Às 10h15, os harleyros seguem destino ao Restaurante Espaço Único, na Lapa, onde está programado o almoço. O trajeto é de 220 Km, ida e volta. As inscrições podem ser realizadas diretamente na The One H-D, com Tatiane Scorupa, até a hora do briefing. É necessário a antecipação do valor do pedágio, R$ 6,80, ida e volta, para agilizar as paradas do grupo. A organi-zação informa que, em caso de chuva forte, o passeio poderá ser cancelado por questões de segurança.

Palladium expõe a Thruxton de Tom Cruise

Desde quarta-feira (4/6), o IMAX Palladium promove a exposição da motocicleta utilizada pelo Tom Cruise, nas gravações do filme “No Limite do Amanhã”. O ator pilota uma Thruxton, da inglesa Triumph. O modelo possui visual marcante e faz uma releitura de exem-plares clássicos dos anos 60, ao estilo café-racer, mas, com um “quê” esportivo. Os amantes de motocicleta e de cinema têm que conferir, ao vivo, a mesma Truxton que estrela o filme. A motocicleta ficará em exposição até o dia 18/6, quando o filme sai de cartaz. A Thruxton estará exposta no IMAX, no piso L3, no Palladium Shopping Center. A Thruxton possui detalhes minimalistas compostos por guidão rebaixado e ro-das de alumínio raiadas, além da cúpula que envolve o farol dianteiro. Porém, a motocicleta também se destaca por seu motor forte, de dois cilindros, 69 cavalos e 865 cc. O modelo está disponível em duas opções de cores, a Preto Phanton e a verde Brooklands, ambas com uma faixa dourada clássica que dão um toque ainda mais especial à motocicleta

Nissan abre estúdio de Design no Rio de Janeiro

A Nissan anuncia a criação de um estú-dio satélite no Rio de Janeiro com o objeti-vo de explorar a pai-xão do brasileiro por design automotivo e gosto por produtos de qualidade e de personalidade forte. Localizado na sede da Nissan do Brasil, o Nissan Design America Rio (NDA-R) tem a tarefa de pesquisar os gostos e as necessidades do consumidor brasileiro em rela-ção a design. Os aprendizados obtidos poderão influenciar os desenhos dos próximos carros feitos pela Nissan globalmente, não somente para o mercado brasileiro. “Para a Nissan, o Brasil é um dos principais mercados e o design tem muito a oferecer ao país”, afirma Shiro Nakamura, vice-presidente mundial e Chief Creative Officer da Nissan. “Queremos injetar mais da energia e do entusiasmo dos brasileiros nos nossos produtos globais”, disse o executivo.

O Kia Sportage triunfa no JD Power 2014, estudo realizado na Alemanha com proprietários de automóveis, sendo premiado com o 1º lugar na categoria “SUV Com-pacto”. O relatório, que classifica carros e fabricantes no mercado alemão, de acordo com a satisfa-ção total do motorista, também enumera outros modelos da Kia, como o Cee’d e o Rio. A marca também entrou na lista dos 10 melhores fabricantes, de acordo com a pesquisa.

Estudo entrevistou mais de 18 mil motoristas alemães por meio de uma pesquisa on-line altamente detalhada com o ob-jetivo de estabelecer os níveis de satisfação com seus carros. Condutores foram convidados a avaliar a qualidade do seu veículo, confiabilidade, atratividade e os custos de funcionamento.

Kia Sportage atingiu 83,6% de

Kia Sportage triunfa no J.D. Power 2014

satisfação e é o melhor SUV Com-pacto para aquisição. O modelo também foi eleito o sexto carro mais satisfatório na classificação geral, de acordo com o estudo. Já os veículos Cee’d (segundo lugar na categoria “Compacto”, com

81,2%), Rio (em terceiro lugar na categoria ‘ Carro Pequeno”, com 81,3%) e Venga (quarto na cate-goria “Small MPV “, com 77,4%) foram altamente qualificados pelos proprietários no quesito satisfação.

Page 8: ECO Curitiba 116

11Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A MV AGUSTA Brasil divul-gou na segunda-feira (2/6) o preço da nova Brutale 800, modelo que estreia o lança-mento da linha 800 da marca italiana premium no Brasil. A motocicleta, que possui umas das especificações técnicas mais superiores da catego-ria, contando com avançado pacote tecnológico e desem-penho impressionante, chega à rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de junho com Preço Público Sugerido de R$ 47.000,00.

DEsignA Brutale 800 é indiscu-

tivelmente uma MV Agusta, pois é a combinação perfeita entre estética, funcionali-dade, design e ergonomia. Único em sua categoria, o projeto da naked está com-pletamente alinhado aos padrões de excelência da MV. O design compacto é impressionante, com compo-nentes mecânicos dominando o visual geral da motocicleta: o motor três cilindros está praticamente todo expos-to, abraçado pelo quadro e pelo sistema de exaustão. O tanque foi desenhado de modo a garantir a máxima capacidade, porém manten-do um volume reduzido que integra-se perfeitamente ao conjunto.

MotorO motor 800 da Brutale

oferece maior potência, tor-que e dinâmica de condução. Suspensão ajustável e pacote eletrônico avançado tornam a três cilindros da MV líder no segmento. Mais compac-ta, porém com performance comparável a um motor de

1.000cm3, a nova Brutale 800 pesa apenas 167 kg e possui suspensão ajustável, permitindo a personalização completa da motocicleta de acordo com o desejo ou ne-cessidade do piloto. Alcança potência máxima de 125 cv a 11.600 rpm e torque má-ximo de 81 Nm (8.25 kgm) a 8.600 rpm.

QuaDro, suspEnsõEsE frEios

Manobrabilidade, tração, facilidade de uso e desempe-nho. Os objetivos do projeto da nova Brutale 800 foram alcançados graças ao foco no chassi com estrutura mista. Uma marca inconfundível da MV Agusta, consistindo numa treliça de tubos de aço com-binada com duas placas de liga de alumínio e suspensão traseira Sachs mono-braço, tudo isso para assegurar a transmissão mais eficiente de energia para o asfalto. Já a suspensão dianteira é Marzocchi Upside down, com garfo telescópico hidráulico com recuperação de com-pressão de amortecimento e ajuste externo e independen-te da pré-carga de mola.

A Brutale 800 conta com sistema ABS de série, ofe-recendo uma frenagem de altíssima qualidade graças ao duplo disco flutuante dianteiro de 320 mm de di-âmetro e as pinças de freio Brembo radial monobloco com quatro pistões (32 mm de diâmetro). O freio traseiro conta com disco de 220mm, duplo pistão Brembo de alto desempenho (34 mm de di-âmetro). Cores disponíveis: vermelho metálico/prata e branco perolado/vermelho.

Inspirado no MINI de primeira geração (2001), o novo MINI ha-tch chega ao mercado nacional

com design ainda mais sofisticado e moderno e melhor desempenho, aliados ao baixo consumo de com-bustível e à alta conectividade com o motorista. Lançado no mo-mento em que a marca comemora cinco anos de atuação no Brasil, o novo modelo estará disponível na rede de concessionárias MINI a partir deste mês, com duas moto-rizações: Cooper e Cooper S.

O novo MINI teve a tecnologia de suspensão amplamente revisa-da, o peso reduzido e maior rigi-dez, trazendo uma intensificação da sensação de “GO-Kart feeling”, típica dos modelos da marca. A direção eletromecânica também foi aperfeiçoada e traz Servo-tronic de série. O modelo conta ainda com Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), como item de fábrica, Controle Dinâmico de Tra-ção (DTC) e Controle Eletrônico da Trava do Diferencial (EDLC).

A motorização Cooper consiste em um motor 1.5l TwinPower Turbo a gasolina de 3 cilindros, que gera 136cv de potência. Já a versão Cooper S será equipada com motor 2.0l TwinPower Turbo a gasolina de 4 cilindros, que gera

Novo MINI chega ao Brasil

192cv de potência, ambos equipa-dos com a nova transmissão au-tomática, de seis velocidades. No segundo semestre, ainda sem data definida, a versão One chegará ao mercado nacional, equipada com motor 1.2l TwinPower Turbo a gasolina de 3 cilindros, que gera 102cv de potência e conta com transmissão mecânica de seis velocidades.

Mostrando a preocupação constante da MINI com o meio ambiente, o modelo agora conta com o sistema Auto Start/ Stop, evitando o consumo de combus-

tível desnecessário ao motor em marcha lenta, durante o trânsito congestionado.

O modelo chega ao País com muitos atrativos. Um deles é o botão liga/desliga, que dispensa o uso da chave para dar a partida no motor. Basta manter a chave no interior do carro e pressionar o botão, que se ilumina em luz vermelha e liga o motor. Além dessa mudança, podem-se des-tacar ainda os seguintes aprimo-ramentos:

O novo MINI ganhou 98 mi-límetros no comprimento, 26 milímetros na largura, 12 milíme-tros na altura e 28 milímetros no entre-eixos, se comparado ao mo-delo anterior. Entre as alterações, os bancos trazem novo design com melhor ajuste na dianteira e superfície mais ampla de assento na traseira, o que proporciona mais espaço para os pés e ombros. O volume do porta-malas foi am-pliado em 51 litros, totalizando 211 litros.

Por meio de uma chave se-letora na alavanca de câmbio, o motorista do novo MINI tem a possibilidade de escolher entre dois modos de condução, além da configuração padrão MID.

MV Agusta revela opreço da Brutale 800

Page 9: ECO Curitiba 116

12 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

Velocidade e esportividade são características que sem-pre estiveram nas veias da

Jaguar. Sua tradição no esporte a motor precede a maioria das competições relevantes das pistas desde os anos 50, até hoje. São cinco vitórias em Le Mans, com destaque para o tricampeonato, em 1955, 1956 e 1957 com o D-TYPE. É com toda essa herança que o novo F-TYPE Coupé chega ao Brasil. Completamente cons-truído em alumínio, o modelo é o mais dinâmico e focado em performance que a Jaguar já produziu em sua história. A linha F-TYPE Coupé chega ao merca-do brasileiro em três versões: F-TYPE (R$ 426.300), F-TYPE S (R$ 497.700) e F-TYPE R (R$ 662.000).

O topo de linha, o F-TYPE R Coupé, é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged, desen-volvendo 550cv e 680 Nm de torque a 3.500rpm, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de velocidade máxima limitada ele-tronicamente. Mesmo entregando tanta potência e desempenho, o R

Coupé também é extremamente eficiente, graças a diversas tec-nologias incluídas, como Injeção Direta com Spray Guiado, Duplo Controle Independente Variável de Abertura de Válvulas e o Stop/Start, que desliga o motor em situações de parada do veículo, religando instantaneamente assim que necessário, economizando até 5% de combustível. Sistema esse que pode ser desligado através de um botão no painel.

O F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé são equipados com moto-res V6 3.0 Supercharged que en-tregam 380 e 340 cv e 460 e 450 Nm de torque respectivamente. Com isso o F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé fazem de 0 a 100 km/h em 4,9 e 5,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 275 e 260 km/h, respectivamen-te. O F-TYPE Coupé incorpora a visão de design do incrível Jaguar C-X16, um conceito exibido no Salão de Frankfurt em 2011. Sua postura é dramática, e é definida por três linhas marcantes, duas compartilhadas com o F-TYPE Cabrio, a forma muscular na dian-teira e o arco da roda traseira. A

Jaguar F-Type

Coupé chega ao Brasil

terceira linha é o teto que o ca-racteriza como um Coupé, que dá ao veículo uma silhueta contínua, dando ênfase à cabine, entre os poderosos músculos traseiros.

A experiência da Jaguar em tecnologia de alumínio permitiu que a visão de design do F-TYPE Coupé fosse construída de forma leve e extremamente forte. A ri-gidez torcional do F-TYPE Coupé tem variações de 33,000 Nm/Graus, maior rigidez que a Jaguar já conseguiu alcançar. A carroce-ria do F-TYPE Coupé é moldada a partir de uma peça única de alumínio prensado, uma das car-rocerias mais extremas feitas com esse processo de prensa fria. Esse método elimina a necessidade de diversos painéis e de outras soluções cosméticas. O teto está disponível em duas formas, com-pletamente em alumínio ou com vidro panorâmico. O aerofólio traseiro automático está acomo-dado junto à linha da traseira, junto com um esguio conjunto de lanternas de LED, que emoldura a tampa do porta-malas.

Para entregar uma condução progressiva, alinhada com a po-

tência de 550 cv o F-TYPE Coupé R, topo de linha, tem uma sus-pensão que trás amortecedores ativos com um acerto ainda mais esportivo e novas tecnologias dinâmicas. Isso inclui a segunda geração do Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) e, pela primeira vez em um Jaguar, o Sistema de

Vetorização de Torque. Esses sis-temas trabalham em paralelo, en-tregando uma resposta imediata e uma condução afinada. O sistema EAD distribui automaticamente o torque para cada roda traseira dependendo da demanda, garan-tindo um excelente controle do carro no limite da performance.

O topo de linha, o F-TYPE R Coupé, é equipado com o

motor 5.0 V8 Supercharged, desenvolvendo 550cv e 680

Nm de torque a 3.500rpm, entregando uma aceleração

de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de

velocidade máxima limitada eletronicamente.

Page 10: ECO Curitiba 116

Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Tem plateias pra lá de divertidas para este final de semana. Vamos lá:

Contos de fadas: A Roupa Nova do Rei

Amanhã e domingo estreia o pri-meiro Festival de Contos de Fadas do Brasil, que vai acontecer em Curitiba sempre um final de semana por mês até novembro. “Era Uma Vez...eram duas, eram três” chega ao palco do Teatro Bom Jesus com a peça “A Roupa Nova do Rei”. É sobre um rei que foi iludido por um falso alfaiate, que prometeu a ele uma roupa que somente as pessoas inteligentes poderiam ver e que esta, por sua vez, seria a roupa mais cara do mundo. Só que não existia roupa alguma e tudo era um golpe bem ela-borado, pois atingia a vaidade do rei e das pessoas que o cercava. Mas uma criança que observava o desfile do meio da multidão, desprovida desse compromisso de ter que se mostrar

“inteligente”, grita o que realmente vê, ou seja, que “o rei estava nu!”. E com isso ele acabou criando uma das melhores histórias representando a vaidade humana, direcionada não apenas para crianças, mas também adultos. Os ingressos custam R$36,00 (inteira) e R$21,00 (meia-entrada) à venda no local ou pelo Disk Ingressos.

Encanto e magia: Cinderella, O MusicalNo Teatro Guaíra tem

o espetáculo “Cinderella – O Musical”, amanhã e domingo, às 18h e 15h, respectivamente. Reche-ada de emoção, música cantada ao vivo, efeitos especiais, ilusionismo, ex-plosões, cheiros, será uma apresentação completa que vai trazer Cinderella como poucos conhecem. O musical é baseado na

história original escrita pelos Irmãos Grimm e nela, o Rei, seu pai, é quem convoca a todos para um baile onde o príncipe irá escolher uma noiva dentre as suas três meninas, sua filha Cinderella e suas duas enteadas. Claro, que a madrasta da linda menina conhecida pelo seu vestido azul, irá tentar atrapalhar sua ida à festa de qualquer jeito. Mas aí que entra em cena a sua fada madrinha! Os ingressos custam a partir de R$ 66 (meia entrada) e estão à venda pelo Disk Ingressos.

Banda Mirim em apresentações gratuitas

Que segredos guardam os meninos em seu quarto? A Banda Mirim volta a Curitiba com o premiado espetáculo “O Menino Teresa” para contar segredos como este a crianças de todas as idades. Neste final de semana, sexta às 14h30 e sábado e domingo às 16h, no Teatro Sesis – Campus Indústria, no Jar-dim Botânico, a menina Teresa vai experimentar ser garoto por um dia. O que ela quer é descobrir os segredos de quem usa cueca. O espetáculo retrata as descobertas da infância, de forma delicada, envolvente e recheada de músicas ao vivo. A entrada é gratuita.

Festa juninaAmanhã tem Arraial Mãezíssima, no Bistrozinho. A partir das

16h tem quadrilha, música e muita comidinhas típicas. Quem vai conduzir as histórias de São João é a dupla Brodinho e Jurubeba. Os ingressos custam R$ 15 adulto e R$ 10 criança. Precisa comprar antecipado no site www.maezissima.com.br

Quer mais dicas? Vem aqui www.criancanaplateia.com.br

38% dos serviços de alimentação têm padrão sanitário ideal

A Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa) informou ontem que 38%

dos estabelecimentos de alimen-tação avaliados pelo órgão foram classificados na categoria A e, portanto, mantêm um padrão sanitário considerado ideal.

Ao todo, 1.921 serviços de alimentação em 26 cidades, incluindo 11 das 12 cidades-sede (exceto Salvador), passaram voluntariamente pela inspeção - 41% deles foram classificados na categoria B, 15% na categoria C e 6% como pendentes.

Em relação aos serviços de alimentação localizados em 11 dos 12 aeroportos das cidades-sede (exceto o de Manaus), 53% foram classificados na categoria

A, 39% na categoria B, e 6% na categoria C. Dois por cento foram qualificados como pendentes.

A gerente-geral de Alimen-tos da Anvisa, Denise Resende, ressaltou que os números desta edição são melhores do que os ín-dices divulgados anteriormente. Em relação ao total de serviços de alimentação avaliados nos dois ciclos, 49% melhoraram, 40% se mantiveram no mesmo patamar e 11% pioraram.

Em relação aos 241 estabele-cimentos que constavam como pendentes, 9% passaram a ser classificados na categoria A, 38% na categoria B e 28% na categoria C. Outros 25% permanecem como pendentes.

“O projeto mostra para os

cidadãos, para o consumidor, o resultado da inspeção da vigi-lância sanitária”, disse Denise. “Muitas vezes, o consumidor não sabe o resultado dessa inspeção”, completou.

O diretor-presidente da Anvi-sa, Dirceu Barbano, avaliou que a estratégia visa a atacar “algo que já preocupava” – o risco as-sociado ao consumo de alimentos durante períodos como a Copa do Mundo, quando a maioria das pessoas se alimenta fora de casa e em estabelecimentos comerciais.

“Essa ação torna o olhar da vigilância sanitária muito mais frequente e dirigido e possibilita que o próprio consumidor exerça o papel de vigilância”, destacou

Page 11: ECO Curitiba 116

entretenimento14 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 81

TJPPROCURADOR

COITADOPIORGRISAM

TORNADOEAELAUCIDIVTROCAR

COMERCIARIOESPREMEROD

FOTPEEURTICARIA

ANTENASCBDAMATEOR

MODOMARANISORTESEL

Deve serseparado

do joio, se-gundo dito

O desejo relacio-nado ao

sexo

"(?) deMim", can-ção de ZecaPagodinho

Peça deMillôr

Fernandes(Teat.)

O produtooriundode outro

país

(?) Ribeiro,comentaris-

ta espor-tivo (TV)

Elementoabundante

no leite(símbolo)

Item daárea detrabalho(Inform.)

Paleozoica,Mesozoicae Cenozoi-ca (Geol.)

O de sódiono alimen-to conge-lado é alto

Sal, emfrancês

(?) Neill,ator dos

EUARígida

3,1416(Mat.)

Acudir

Estúpida

(?) asbolas: con-fundir-se

Comprime

Parabólicae digital(Eletrôn.)

Alergia queprovoca

forte cocei-ra (Med.)

Pomada

(?) Stewart,cantor

britânico

Tipo decervejaTempo,

em inglês

ManeiraCondição

atribuída àferradura

"A (?) deFerro",

filme britâ-nico (2011)

Mísero

Membro doMinistérioPúblico

Canal de humor doYouTube que tem

entre seus criadoreso ator Fábio Porchat

Medida daroda dabicicleta

Dia da MentiraCapa

usada porreligiosos

Estou(red.)

Voltar aencontrar

"God (?) War", jogo

Medo;receio

504, emromanos

Beneficiá-rio do Sesc

Tony (?),ator

brasileiro

Extensão deendereçosnão comer-

ciais nainternet

Título deesposa de

marajáA 20a letra

2/of. 3/opa — sam — sel. 4/time. 6/marani. 7/cretina. 9/urticária.

horóscopo

Angelina Jolie diz que vai abandonar a carreira de atriz após interpretar Cleópatra

Gisele Bündchen e Neymar na capa deste mês de revista de moda

como não podia deixar de ser, a edição de junho da Vogue Brasil gira ao redor da copa do Mundo em território nacional e, é claro, traz na capa e no recheio os dois maiores expoentes da moda e do futebol made in Brazil: Gisele Bündchen e Neymar.

Fotografado por Mario Testino em Barcelona, na Es-panha, no final de março, o shooting precisou de uma equipe com jogo de cintura para ser realizado. Ao todo, 25 pessoas foram mobilizadas para o trabalho, que pre-cisou de dois baús de roupas saídos diretamente de são paulo para vestir a top e o soccer player – vale dizer, aliás, que Gisele não passou mais do que 24 horas em solo espanhol, já que havia viajado pela primeira vez sem os filhos Benjamin e Vivian Lake e tinha pressa para voltar logo para sua casa em Boston, nos Estados Unidos, no dia seguinte à sessão.

“Admiro o estilo do David Beckham. o clima aqui é muito diferente do Brasil, apesar de ter sol quase sem-pre. o frio faz você caprichar mais nas roupas, princi-palmente nas camisas e nos casacos. Mas estilo e moda é você quem faz, o importante é se sentir confortável”, disse Neymar.

os dias de Angelina Jolie como atriz podem estar con-tados. É o que ela própria deu a entender ao comentar o desejo de interpretar cle-ópatra nos cinemas e, de-pois disso, trabalhar apenas como diretora e realizando missões humanitárias mun-do afora. “Ela [cleópatra] é complicada. É complicado fazê-la direito. Acho que estamos chegando lá, es-tamos perto. Imagino que a preparação para isso vá ser grande. É um daqueles [papéis] para os quais você se doa ao máximo, e é aí que você acaba, onde você termina — em grande estilo.

o que você poderia fazer de-pois disso?”, declarou a uma emissora britânica a atriz, que completou 39 anos de vida na quarta-feira.

o papel mais próximo de cleópatra (rainha egípcia que viveu de 69 a 30 antes de cristo) que Jolie já encarnou em tela grande foi outra soberana épica, olímpia do Épiro, mãe do protagonista de ‘Alexandre’ (2004). Atualmen-te, a esposa de Brad pitt está em cartaz como ‘Malévola’. Já cleópatra ficou eternizada na história do cinema com Elizabeth Taylor (1932-2011) no papel-título, no longa-metragem de 1963.

Page 12: ECO Curitiba 116

Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

entretenimento

“A culpa é das estrelas” em cartaz nos cinemas

A produção baseada no best-seller de John Green, “A Culpa É Das Estrelas” já che-gou aos cinemas. Inicialmente programada para estrear em agosto, o filme entrou em car-taz no dia 5 de junho. O livro é a ficção mais vendida no Brasil desde setembro do ano passado, passando de meio mi-lhão de cópias. Na trama, Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), diagnosticada com câncer, se mantém viva graças a uma droga experimental.

Após passar anos lutando com a doença, a jovem é força-da pelos pais a participar de um grupo de apoio e logo conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que vai mudar com-pletamente a sua vida. O elenco do filme conta, ainda, com no-mes como Willem Dafoe, Laura Dern e Nat Wolff. A direção é assinada por Josh Boone, de Ligados pelo Amor (2012).

Após um hiato de sete anos, o Ira!, um dos pilares do rock brasileiro está de volta aos

palcos. O guitarrista Edgard Scan-durra e o vocalista Nasi retoma-ram os ensaios no início do ano e estão na estrada. No próximo dia 14 de junho, a turnê intitulada de “Núcleo Base” chega a Curitiba e traz na bagagem os clássicos da carreira e nova música. Com realização da Prime e Futura Produções, a apresentação inédi-ta acontece no palco do Curitiba Master Hall, à 0h.

Os fãs, ávidos por ver uma das banda mais emblemáticas do país, irão ao delírio com esse reencontro, que parecia improvável tempos atrás. O Ira! sedento pelo palco e saudoso do público que os acompanhou por tanto tempo, promete um show inesquecível na retomada dessa história que começou há 34 anos, quando Scandurra e Nasi fundaram a banda. O tem-po passou para os cinquentões do Ira!. Muita coisa mudou, mas a essência e a pegada do rock’n’roll intensa da década de 80 continua intacta.

O repertório do show será recheado de clássicos, como “En-velheço na Cidade”, passando pe-

Agora unido, Ira! vem a Curitiba

las emblemáticas “Dias de Luta”, “Flores em Você”, “Tolices”, “Quero Sempre Mais”, “Tarde Vazia” e “Girassol”, e a inédita “ABCD”, que lembra bastante a sonorida-de da jovem guarda. Escrita por Scandurra, a música é o começo de uma nova etapa na carreira dos

paulistanos.Sem André Jung e Ricardo Gas-

pa, dois integrantes da formação original, completam agora a banda paulistana, os músicos Johnny Boy (teclados), Daniel Rocha, fi-lho de Edgard (baixo) e Evaristo Pádua (bateria).

Rodrigo Lombardi vai dublar “Como Treinar Seu Dragão 2”

A Fox Film do Brasil anunciou o dublador nacional de “Como Treinar Seu Dragão 2”, sequência do sucesso da DreamWorks Animation. O ator Rodrigo Lombardi empresta sua voz para Drago, o vilão da animação. O longa estreia no Brasil em 19 de junho. O emocionante segundo capítulo da épica trilogia de COMO TREINAR O SEU DRAGÃO nos leva de volta ao fan-tástico mundo do heróico Soluço e seu leal dragão Banguela. A dupla inseparável deve proteger a paz - e salvar o futuro dos homens e dragões do ambicioso Drago.

Hoje, às 19h, o Museu Pa-ranaense inaugura a mostra Paraná Espanhol. A mostra traz detalhes históricos so-bre os primeiros europeus que estiveram no território que viria a ser o Paraná. Uma exposição de impacto sensorial e informativo em celebração a Copa do Mun-do e à seleção de futebol espanhola, atual campeã do mundo, que se hospedará na capital.

A mostra ressalta o mun-do que o Império Espanhol encontrou, no século 15, na região em que hoje se de-senvolveu o Paraná, com sua natureza, seus habitantes e a cultura local. Será mostrado o

estilo de vida dos moradores nativos da região, contras-tado com o novo ambiente das cidades espanholas de Ontiveros, Ciudad Real del Guairá e Villa Rica del Espi-ritu Santo. Também o intenso trabalho dos jesuítas junto às populações indígenas, protegendo-as dos ataques dos bandeirantes paulistas, e os novos conhecimentos que introduziram no cotidiano destes povos. Além da fun-dação de um primeiro núcleo de europeus em Paranaguá, por imigrantes espanhóis, a busca de ouro nos rios da serra rumo a Curitiba e a per-manência da cultura ibérica no Estado.

Uma exposição de fotos que mostra o trabalho dos bateristas em bandas de rock ganha espaço na Fnac Curitiba. O fotógrafo Lucas Costa recolheu imagens desses músicos ao longo de qua-tro anos, documentando desde bandas curitibanas até nomes nacionais e internacionais. O re-sultado é a mostra “Shutter Beat”, com 12 imagens. A exposição tem entrada gratuita e acontece até 30 de junho.

“Minha proposta é mostrar estes artistas que quase não consegui-mos ver: os bateristas”, explica Cos-ta, “Eles ficam escondidos atrás do

seu instrumento, mas têm impor-tância fundamental, por colocarem a batida na música”. O fotógrafo começou sua carreira registrando apresentações de amigos. Atual-mente, é especializado no registro de eventos sociais e casamentos, mas mantem a fotografia de shows como trabalho autoral. Interessado em revelar a rotina dos “bateras”, montou este trabalho. Há imagens de bandas curitibanas, entre elas Eletroveracruz e A Banda Mais Bonita da Cidade, de outros esta-dos como a goiana Black Drawing Chalks, e até internacionais, como a alemã Sodom.

Bateristas na frente das lentes em exposição da Fnac

Museu abre exposição sobre chegada dos primeiros espanhóis no Paraná

Page 13: ECO Curitiba 116

especial16 Curitiba, 06 a 09 de junho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba