ECO Curitiba 228

12
ROBERTA RODRIGUES: “Sou bem compulsiva por sexo”. Atriz viverá ninfomaníaca na TV Pág. 10 QUINTA 30/07 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 31/07 SÁBADO 01/08 DOMINGO 02/08 TERÇA 28/07 QUARTA 29/07 Mín.: 8 Máx.: 17 Mín.: 9 Máx.: 18 Mín.: 12 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015 | Ano iii | edição 228 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Cai índice de inadimplência do IPVA no Paraná Moacyr Franco faz show em homenagem ao Dia dos Pais Pág. 11 16,4% vÁriAs BLiTZ devem oCorrer em AGosTo A Secretaria da Fazenda está estruturando, em conjunto com a Polícia Militar, o Detran e a Ciretran, uma grande operação de fiscalização de veículos. Ela terá o objetivo de identificar contribuintes que estão inadimplentes com IPVA, licenciamento e multas. Pág. 03

description

Confira as notícias desta terça-feira.

Transcript of ECO Curitiba 228

Page 1: ECO Curitiba 228

RobeRta RodRigues: “sou bem compulsiva por sexo”. atriz viverá ninfomaníaca na tV Pág. 10

quinta30/07

Previsão do TemPoFonte:

SeXta31/07

SÁBaDo01/08

DoMinGo02/08

terça28/07

quarta29/07

Mín.: 8Máx.: 17

Mín.: 9Máx.: 18

Mín.: 12Máx.: 22

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 28 a 30 de julho de 2015 | Ano iii | edição 228 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Cai índice de inadimplência do iPVa no Paraná

Moacyr Franco faz show em homenagem

ao dia dos PaisPág. 11

16,4%vÁriAs BLiTZ devem oCorrer em AGosToA Secretaria da Fazenda está estruturando, em conjunto com a Polícia Militar, o Detran e a Ciretran, uma grande operação de fiscalização de veículos. Ela terá o objetivo de identificar contribuintes que estão inadimplentes com IPVA, licenciamento e multas. Pág. 03

Page 2: ECO Curitiba 228

local02 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

investimento

Banco de Alimentos terá espaço de armazenamento e distribuição de produtos

O Banco de Alimentos de Curitiba, criado por decreto em 2013, passará a contar em breve com

espaço para armazenamento dos produtos, em uma estrutura que será cedida, sem custos, à Prefeitura pela Ação Social do Paraná. Um Termo de Cooperação Técnica que estabelece as bases da cessão foi assinado, na tarde desta sexta-feira (24), pela prefeita em exercício e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, e o diretor geral da Ação Social do Paraná, padre José Aparecido Pinto. O documento prevê que o espaço será cedido em comodato até 31 de dezembro de 2016, prazo que poderá ser prorrogado.

O objetivo do Banco de Alimentos é organizar e proceder à coleta, rece-bimento, armazenamento, acondicio-namento e distribuição de alimentos, perecíveis ou não, desde que em con-dições de consumo e provenientes de doações. “O Banco de Alimentos é uma conquista fundamental para Curitiba, pois deve atender à população de baixa renda, garantindo a segurança

alimentar e nutricional. Ele faz par-te da política pública do Município para o combate à fome e garantia de acesso à alimentação de qualidade”, explica a prefeita em exercício Mirian Gonçalves.

O Banco funciona com doações de programas públicos que promovam o acesso à alimentação; de estabe-lecimentos comerciais e industriais ligados à produção e comercialização (atacado ou varejo), apreensão por órgãos da administração pública, de entidades, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Mirian explicou que, embora o Banco já existisse por decreto, faltava o espaço físico para receber e distribuir os alimentos. “Agora a única exigência é ser abso-lutamente rigoroso com os critérios de recebimento e doação”, ressaltou a prefeita em exercício.

O padre José Aparecido Pinto rela-tou que a Ação Social já chegou a ter quase 300 instituições que recebiam doações de alimentos e que a experi-ência servirá para este novo momento em que o Banco de Alimentos da cida-

de está oficializado. “Vamos nos basear na experiência que já temos. Mas as instituições que venham a receber as doações têm de atender as exigências legais, como estar inscritas no Conse-lho de Assistência Social”, ressaltou o padre. “A Ação Social é um parceiro relevante, que trabalha a questão da segurança alimentar em todos os seus aspectos, desde o acesso até a inclusão social”, destacou o secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto, que acompanhou a assinatura do Ter-mo de Cooperação.

Em contrapartida, o Município deverá indicar com antecedência à Ação Social o cronograma da data de entrega, de saída e a quantidade dos produtos, assim como disponibilizar equipe técnica para essas finalidades. Também caberá ao Município deliberar sobre qual será a destinação final dos produtos. Essa deliberação deverá ser feita por representantes de diversas secretarias. E ainda terá a responsa-bilidade de prestar à Ação Social toda assessoria necessária para o regular cumprimento dos objetivos.

Jader Rocha

Agência Curitiba já atendeu 33 mil empreendedores este ano

Um número cada vez maior de empreende-dores vem buscando o apoio da Prefeitura para melhorar ou abrir seu próprio negócio. Nos primeiros seis meses deste ano, as unidades do Espaço Empreende-dor e os escritórios des-centralizados da Agência Curitiba de Desenvolvi-mento prestaram 33 mil atendimentos.

O número equivale a 89,18 % dos atendimentos feitos ao longo de todo o ano passado (37.077). São pessoas em busca de informações para formalizar ou qualificar sua atividade, ou ainda de ajuda para conseguir crédito em instituições financeiras – serviço que a equipe da Agência Curi-tiba vem intermediando desde 2014.

S ó n o p r i m e i r o semestre,198 empre-endedores receberam consultoria sobre mi-crocrédito. Entre eles, a doceira e salgadeira Simone Aparecida dos Santos, proprietária da Simone Salgados, que procurou informações no Espaço Empreen-dedor Pinheirinho. Ela pretende reformar a cozinha e realizar outras melhorias no espaço em

que trabalha.Simone conta que

trabalha com doces e salgados há 10 anos e somente no início deste ano formalizou o ne-gócio. Agora ela é uma microempreendedora individual. “Com a for-malização vieram tam-bém benefícios como a obtenção de crédito. Tudo muito bom, rápi-do e sem burocracia e um atendimento exce-lente. Em uma semana estava tudo resolvido e o dinheiro na minha conta”, relembra ela, empolgada.

A pres idente da Agência Curitiba de De-senvolvimento, Gina Paladino, diz que o au-mento no número de atendimentos é reflexo de um planejamento que envolve uma série de ações do programa Curitiba Empreendedo-ra. “Inauguramos novos Espaços Empreendedor, auxiliamos no proces-so de formalização e capacitação de empre-endedores e estamos ofertando o microcrédi-to produtivo orientado, por meio de convênios com a Caixa Crescer e a empresa Movera, vincu-lada ao Banco do Brasil”, afirma.

Page 3: ECO Curitiba 228

Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

geral

bons pagadores

Atendimento é tudo!Seu imóvel está parado em uma dessas imobiliárias em que você não passa de um código? Você tem que conhecer a Bem Maior Imóveis, consagrada em Santa Catarina por seu atendimento personalizado. Agora com atuação também no Paraná. Nosso negócio é comprar e vender. Aguardamos seu contato. Conheça mais sobre a Bem Maior Imóveis, nossa história e nossos valores no www.bemmaiorimoveis.com.br

Unidade CuritibaAv. Cândido Hartmann,

3726 - Santo Inácio

(41) 3053-5927(41) 9639-0549 (41) 9692-0042

Cai índice de inadimplência do IPVAA

inadimplência do Impos-to sobre a Propriedade de Veículos Automotores

(IPVA) teve redução de 16,4% no Paraná. Passou de 24,79% de janeiro a julho de 2014, após o término do calendário para paga-mento em cotas, para 20,72% na mesma base de comparação de 2015, quando encerrou o prazo para quitação do débito no atual exercício.

Os dados fazem parte de levan-tamento realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda e mostram, também, redução no número de veículos cujos proprietários dei-xaram de efetuar o pagamento do IPVA. Eles somavam 1.429.241 unidades em julho do ano passado e, agora, estão em 1.326.790.

A queda na inadimplência beneficia os municípios paranaen-ses, pois o IPVA é a maior fonte de receita de muitos deles. Do total arrecadado com o imposto são descontados 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valoriza-ção dos Profissionais da Educação (Fundeb). Depois, a receita líquida

do IPVA é dividida entre o Estado (50%) e os municípios (50%).

Com o vencimento do licencia-mento dos veículos, no segundo semestre, a inadimplência deve diminuir, como aconteceu em anos anteriores. No fim de 2014, por exemplo, estava em 7,49%.

O levantamento mostra que há variações na inadimplência por município. Em parte deles, ela passou de 30%. Em outros, no entanto, foi bem menor que a média. Em alguns municípios, ficou abaixo de 10%.

Em 2015, os proprietários de veículos no Paraná que optaram pelo pagamento do imposto à vista tiveram desconto de 3% em abril. Na opção por três parcelas, os vencimentos ocorreram nos meses de abril, maio e junho, de acordo com calendário por final da placa do veículo. O Paraná tem perto de 6,4 milhões de carros em circulação, sendo cerca de 4,3 milhões tributados. Entre os não tributados, a maior parte é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação.

Quem está com o imposto em

atraso pode efetuar o pagamento nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento) com o número do Renavam do veículo. Outra opção é o uso de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que pode ser obtida no portal www.fazenda.pr.gov.br.

A Secretaria da Fazenda está estruturando, em conjunto com a Polícia Militar, o Detran e as Ciretrans do Estado, uma grande operação de fiscalização de veí-culos. Ela será iniciada em agosto e terá o objetivo de identificar contribuintes que estão inadim-plentes com IPVA, licenciamento e multas. Automóveis que possu-írem débitos serão apreendidos e a liberação ficará condicionada ao pagamento das pendências.

No começo da semana o go-verno do Paraná lançou o Pro-grama Especial de Parcelamento, que permite o acerto de débitos decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2014 com excelentes condições de pagamento.

José Fernando Ogura

Page 4: ECO Curitiba 228

esporte04 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Marco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.

LIÇÃO DE FUTEBOL

As últimas partidas de Coxa e Furacão foram marcadas por fortes emoções. Dizia na última sexta que quaisquer pontos conquistados se-riam de grande valia e mais do que isso, acre-ditava em duas vitórias. Uma delas não veio por pouco, todavia o que não faltou foi vontade e muita emoção. Atlético e Coritiba encheram seus torcedores de orgulho e esperança.

No sábado, em Florianópolis, jogando um bom futebol, com imposição e presença no campo do adversário, o Furacão bateu o Avaí numa partida cercada de fortes emoções. Mais uma vez o trio formado por Otávio, Hernane e Marcos Guilherme foi o destaque do jogo. Estes jogadores tem sido a espinha dorsal condutora do Furacão que mesmo sem Walter, a estrela da companhia, tem sido bem coadjuvada pelo jovens recém lançados por Milton Mendes.

Saindo na frente no primeiro tempo e so-frendo o empate aos 38 do segundo tempo, o Furacão chegou à vitória aos 44 e só não saiu derrotado graças ao pênalti defendido por We-verton aos 46 minutos. Mais uma vez o goleiro e capitão do Furacão garantiu os três pontos da equipe, já que em outros lances foi decisivo para a vitória. Vitória esta que mantem o time na luta pelo G4 e o afasta cada vez mais da possibilidade de rebaixamento.

No domingo, contra o vice-líder da competi-ção, e tendo amplo domínio do jogo, o Coritiba conseguiu o empate já na prorrogação final do jogo, mas que deixou jogadores, comissão téc-nica e torcedores com gosto de derrota.

Jogando um futebol de muita dedicação e organização tática, a equipe de Ney Franco só não saiu com a vitória porque mais uma vez lhe faltou competência e tranquilidade na hora de concluir as várias oportunidades que criou. Sem deixar a equipe do Corinthians criar e do-minar o jogo, a equipe apresentou futebol bem homogêneo, tendo apenas Thiago Galhardo e

Rodolfo destoando.Fica o alento do crescimento da equipe Coxa,

que mostra mais confiança, disciplina tática e alternativas em seu elenco. O que deixa a tor-cida desconfiada são os pontos perdidos para os concorrentes diretos ao rebaixamento. Eu sai do Couto Pereira no último domingo muito empolgado e ainda acreditando que o Coxa sairá desta incomoda situação.

Hoje a noite, na Vila Capanema, o Paraná Clube enfrenta o Náutico, terceiro colocado da Série B. Na décima quarta posição e a dez pontos do G4, o Tricolor já não contará com um dos seus principais destaques desta temporada, o volante Washington, negociado com o futebol Português. Sem muitas opções para a posição, Fernando Diniz terá mais uma vez que mostrar seu conhecimento e versatilidade. Acredito que é o jogo divisor de águas da equipe, que vem numa crescente, e caso vença volta à briga pelo acesso. Vislumbro soma de três pontos.

MUITAS EMOÇOES O Brasil encerrou a participa-

ção nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. É a mesma colocação das últimas duas edições do evento, em Guadalajara (2011) e no Rio de Janeiro (2007). Nesta edição do Pan, os brasileiros conquistaram 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, totalizando 141. O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos, com 103 meda-lhas de ouro, 81 de prata e 81 de bronze, e do Canadá (78 de ouro, 69 de prata e 70 de bronze).

A última participação dos brasileiros nos Jogos foi na final do vôlei masculino, disputada com a Argentina. A equipe do Brasil ficou com a prata depois de perder para os argentinos por 3 sets a 2. O primeiro foi vencido pelos adversários por 25 a 23. Nos dois sets seguintes, a equipe brasileira conseguiu reverter o placar, vencendo os argentinos por 25 a 18 e 25 a 19. No quarto set, os argentinos conseguiram empatar o jogo, vencendo por 25 a 23, levando a partida para o tie-break. O quinto e último set foi vencido pela Argentina por 15 a 8.

Entre os destaques dos atle-tas brasileiros no último dia de competições está o ouro con-quistado pela seleção masculina de basquete, após vitória sobre o Canadá, por 86 a 71. No boli-che, o Brasil ganhou a primeira uma medalha de ouro, com a vi-tória de Marcelo Suartz sobre o venezuelano Amleto Monacelli, na final, por 201 a 189.

Outro primeiro lugar no pódio foi conquistado pela seleção mas-culina de handebol, com vitória sobre a Argentina, na prorroga-ção, por 29 a 27. A equipe brasi-leira terminou o primeiro tempo com um placar desfavorável, de 11 a 9 para os argentinos. Ao final do segundo tempo, o placar estava empatado em 24 a 24. Os brasileiros poderiam ter vencido a partida no tempo normal caso tivessem convertido um tiro de 7 metros no último minuto do tempo regulamentar.

No caratê, duas medalhas foram obtidas pelo Brasil na ma-drugada de hoje. Na categoria até 68 quilos, Natalia Brozulatto ficou com o ouro após vencer a mexicana Xhunashi Caballero por 2 a 0. Na semifinal, ela venceu a venezuelana Omaira Molina por 3 a 1. Na categoria acima de 68 quilos, Isabela dos Santos ficou com a medalha de bronze.

Cinco medalhas foram ob-tidas por brasileiros no tênis de mesa neste domingo. No individual masculino, o país ocupou todo o pódio, com Hugo Calderano em primeiro lugar, Gustavo Tsuboi em segundo, e Tiago Monteiro em terceiro. No individual feminino, as brasilei-ras ficaram com as medalhas de prata e bronze, obtidas por Gui Lin e Caroline Kumahara, res-pectivamente. O ouro ficou com a norte-americana Wu Yue, que venceu Lin por 4 a 3. Com esses resultados, o Brasil conquistou cinco das seis medalhas possí-veis na modalidade individual.

Brasil encerra participação no Pan em 3º lugar no quadro geral de medalhas

Page 5: ECO Curitiba 228

gastronomia06 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

A temporada mais caipira do ano está chegando ao fim e, para fechar com chave de

ouro, o Bar Quermesse, localiza-do no bairro Bom Retiro, realiza na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h, sua Festa Julina.

As comemorações juninas e julinas do bar possuem o mesmo clima das festanças promovidas pelas igrejas, tudo conforme a tra-dição. Para o evento, o tradicional bolo de Santo Antônio de 25 kg será servido com uma mesa cheia de doces típicos, além de muito quentão e pinhão. Um casamento caipira também será realizado.

“O Quermesse já é referência por suas festas descontraídas e espaço agradável para encon-tros de amigos. A temporada de São João não poderia passar em branco, estamos preparando uma festa especial para fechar a temporada de festas juninas e julinas com chave de ouro”, explica o sócio-proprietário José Araujo Neto.

A entrada é gratuita e as re-servas podem ser feitas pelo te-lefone (41) 3026-6676 ouwww.barquermesse.com.br

Sobre o Quermesse - O bar Quermesse é conhecido pelo

ambiente aconchegante, familiar e vívido. Com uma decoração que relembra a “casa da vovó”, o bar e restaurante possui um cardápio que leva a todos o bom gosto da comida caseira com seus pratos cheios de charme.

Serviço:Festa Julina do Bar QuermesseData: 29 de julhoHorário: A partir das 19 horasEndereço: Rua Carlos Pioli, 479 - Bom Retiro - Telefone: (41) 3026-6676.Facebook: facebook.com/bar-quermesse

Tour CuritiDoce faz roteiro especial Avelã

No próximo sábado, 01 de agosto será realizado o Tour Curi-tiDoce edição especial Avelã, um tour gastronômico onde os participantes poderão degustar muitos quitutes e ainda, conhecer melhor as docerias e suas histórias. O roteiro compreende doce-rias de três bairros de Curitiba e será todo feito de van.

As inscrições custam R$ 60 e devem ser feitas antecipadamen-te através do e-mail [email protected] ou da fanpage Facebook.com/Curitidoce.

Festival de Massas e Risotos

Com preços especiais e um cardápio

exclusivo, o restaurante Vin Bistro Adega & Restaurante promove o Festival de massas e Risotos. Ao todo, são nove opções no car-dápio, entre massas e risotos, com valores que variam de R$ 39 a R$ 49. Entre as opções de massas escolhidas para o evento estão o Ravióli de Ricota e Provolone ao molho de Tomate e Manjericão, Nhoque ao molho 4 Queijos com tiras de Mignon, Parpadelle romano com Filetto Alla Parmi-giana e o Tagliatelle. O Vin Bistro fica na

rua Fernando Simas, 260 - Batel Soho. Horários: almoço de segunda a sexta, das 12h00 às 14h30

(sábado até as 16h) e jantar de segunda a quinta até as 00h00 (sextas e sábados até a 1h da manhã).

Más México em tu vida!O Zapata La Ta-

quería conta com um conceito total-mente inovador em comida mexicana. Inspirado nas ta-querías mexicanas, o restaurante possui um conceito fast ca-sual onde os pratos são preparados na

frente dos clientes, possibilitando a escolha dos ingredientes. No cardápio, nachos, tacos, ensaladas, burritos e quesadillas. De sobremesa há churros rellenos de dulce de leche e chocolate e diversas opções de paletas.

Atualmente a Rede conta com 3 Taquerías (Shopping Mueller, Shopping Estação e Pátio Batel - Curitiba/PR)

Bar Quermesse promovesua Festa Julina de 2015A temporada de festas juninas e julinas será encerrada em grande estilo com direito a casamento caipira, comidas e bebidas típicas

Page 6: ECO Curitiba 228

07Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

turismo

O símbolo lua-estrela está por todos os lados e já virou uma marca da praia de Canoa Quebrada, no litoral do

Ceará. Distante cerca de 170 km da capi-tal Fortaleza, a praia é cercada por dunas e belas falésias coloridas, formando uma moldura perfeita para o mar verde claro.

Muito mais que um passeio de um dia para quem está hospedado em Fortaleza, é lugar para ficar mais tempo e poder contemplar a profusão de cores que toma conta do local. O contraste do mar claro com o vermelho-terra vibrante das falésias sobre ele é um espetáculo logo na chegada a esse destino. Jangadas e pipas de kitesurf tornam tudo ainda mais lúdico e colorido.

A praia, que pertence ao município de Aracati (distante 20 km dali) tornou-se conhecida na década de 1970/80, com a

chegada dos hippies. Passou um tempo mal-cuidada e esquecida, mas há alguns anos retomou seu caminho e hoje disputa com Jericoacoara a atenção dos turistas que chegam ao Ceará.

O nome Canoa Quebrada ainda suscita dúvidas. Uma das histórias é de que por volta de 1650 o navegador português Fran-cisco Ayres da Cunha aportou na praia com seu barco quebrado. Os pescadores que o acolheram pensavam se tratar de uma canoa e o nome teria surgido daí.

O mar tranquilo é um convite ao mer-gulho, e se quiser aproveitar mais in-tensamente, opções não faltam: kitesurf, windsurf e paraglider estão à disposição dos turistas na areia. Os bons ventos o ano todo fazem de Canoa Quebrada o lugar ideal para a prática desses esportes.

A praia, inclusive, tem um parque eólico instalado.

Para os menos radicais, suaves pas-seios de jangada ou roteiros de bugue e quadriciclo. Um dos passeios de bugue mais interessantes é o que vai quase até a divisa com o Rio Grande do Norte, em Ponta Grossa. Ao longo dos cerca de 25 km é possível observar todas as variações de cor que as falésias assumem e que tornam Canoa Quebrada um local tão especial. Em outros roteiros, dunas, lagoas, sandboard, o encontro do mar com o rio Jaguaribe e um pôr do sol especial em cima de uma duna.

Na areia da praia, grandes barracas servem bem aos turistas. É só descer por uma das várias escadas sobre as falésias e escolher a que mais combina com você. Ao centro, as que atendem mais as famí-

lias, especialmente com crianças, enquanto as do canto direito recebem o pessoal do reggae e do forró.

O agito a noite é centralizado na rua Dra-gão do Mar (antiga Broadway), pontilhada de barezinhos, restaurantes charmosos e lojinhas de artesanato. Atualmente mui-tas pousadas e restaurantes pertencem a estrangeiros, que montaram seus espaços rústicos e aconchegantes ali e nas poucas ruas próximas a ela.

O nome dessa rua, a principal da praia, é uma referência a Francisco José do Nas-cimento (o Dragão do Mar) ou Chico da Matilde, nascido em Canoa Quebrada em 1839 e que ficou conhecido por liderar os jangadeiros nas lutas abolicionistas do Ceará. Ao fim da rua, há um busto em sua homenagem.

Canoa Quebrada, mistura perfeita de dunas, falésias e mar

Page 7: ECO Curitiba 228

09Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

Dia Dos Pais

O cantor e ator Moacyr Franco vem a Curitiba no Dia dos Pais para única

apresentação no dia 9 de agos-to, às 19 horas, no Guairão. Em 2012 ele recebeu o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante do Festival de Cinema de Paulí-nia, por sua participação do filme “O Palhaço”, de Selton Mello.

Depois de lotar o Guairão com o show de Rolando Boldrin, no Dia das Mães, a Quadra Cultural traz Moacyr Franco, no Dia do País. Ao longo dos 50 anos de carreira, o cantor e compositor fez muito sucesso e comandou programas que marcaram várias épocas da televisão brasileira. Profissional incansável, acumu-lou trabalhos paralelos na TV e nos palcos durante décadas, conquistando a admiração de várias gerações.

Na televisão, personagens como Mendigo (A Praça é Nos-sa), Jeca Gay (A Praça é Nossa), Stive Formoso (Ó Coitado) e Cantapedra (Meu Cunhado) mostram o humor que é a marca registrada de Franco. Ele tam-bém protagonizou momentos memoráveis: atingiu a marca de 89 pontos no Ibope – feito igualável apenas às grandes telenovelas globais - e foi con-templado com seis prêmios Ro-quette Pinto - um marco que faz

Moacyr Franco faz show no Guairão

parte da memória da televisão brasileira.

Em 2012, Moacyr Franco recebeu o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante do Festival de Cinema de Paulínia, por sua participação do filme “O Palha-ço”, de Selton Mello. Em 2013,

esteve em outras três produções cinematográficas: “Vitrola”, com direção de Charly Braun, exibi-do no Telecine da TV Cultura; “Agora Vai”, direção de João Daniel Tikhomiroff, e ”A Gran-de Vitória”, direção de Stefano Capuzzi Lapietra.

Depois do grande sucesso da última apresentação em Curitiba, em outubro de 2014, com ingressos esgotados, o cantor Oswaldo Montenegro retorna no dia 21 de agosto, no Teatro Positivo, para o show intitulado 3x4. Com pro-dução local da Multi Eventos Promoções, o cantor vai apre-sentar para os fãs grandes su-cessos durante um show ale-gre, no qual dialogará com o público. Ao fim do espetáculo, será reservado um momento especial, com uma atmosfera “blues”, para a revelação de toda a performance vocal e o talento como instrumentista de Montenegro.

O show é dividido em qua-tro blocos, sendo que no primeiro o artista canta as músicas mais alegres de sua carreira como compositor, misturadas a trechos de Villa Lobos, Bach, Waldir Azevedo, Patápio Silva e Vivaldi, numa verdadeira festa. No segundo, vê-se um desfile de inúme-ros sucessos de Montenegro

costurados entre si, como se fossem uma única obra. Um hit se sucede a outro, deixan-do o espectador sem fôlego. No terceiro, o diálogo com a plateia informaliza o 3x4: o poeta bate papo, atende a pedidos do público e apre-senta duas canções inéditas. Já o quarto bloco conta com uma atmosfera do “blues”. O concerto ganha contornos teatrais, com Madalena Salles brincando na gaita, vestida de “blues-man”, e os três vir-tuoses violões citando “hiffs” clássicos, levando a um fim de extrema descontração e alegria, fazendo com que o público saia do teatro de alma lavada.

O show 3x4, como insi-nua a fotografia, registra a identidade desse artista único, que não se parece com ninguém, e mostra três faces (não fases) de sua obra, num show de quatro blocos, com três músicos juntando-se a ele para formar uma banda de quatro.

Oswaldo Montenegro retorna à Curitiba com show 3 x 4

Page 8: ECO Curitiba 228

showbizz10 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 35

PMPLEGISLADOR

HIVAURIIXOGUMMALSÃ

OMAATADOTEORIASNERD

SRSJSEPASSAROPG

VALIAAREUCEMAFTOSA

BISSNDONATEZHASTA

ALEATORIONTRLENDEA

LEGUASDMMARMISTICIO

Rapaz alto e cor-

pulento(pop.)

Função deSólon emAtenas(Ant.)

Funcio-nário dalimpezaurbana

Elementopreventivodo bócio(símbolo)

Informaçãoque situa o documentono tempo

Alunomuito

aplicado(gíria)

Respostatípica do

permissivo

Materialusado na muscula-ção (pl.)

Pago(abrev.)

Cair no(?): deixar-se lograr

Sujeitoativo do

ilícito pe-nal (jur.)

Traduçõesde texto

bíblico emaramaico

Pedido derepetiçãoda canção

Gravadorabritânicade CDs

Ovo depiolho queadere aos

pelosVoluntárioque abaste-ce os he-

mocentros

Material que circula na órbita terrestre,

entre os quaissatélites desativados

Centro de detençãopara suspeitos deterrorismo (EUA)

Grupos de duas coisas

Chefe mili-tar do Ja-pão feudal

Retrovírus descobertopor Mon-tagnier e

Gallo

Surra(gíria)

Epítomes;resumos

Primeiro presidente da Bolíviade origemindígena

Letra doremédiogenérico

Senhor deescravosCozinha no forno

Doentia;insalubre

"O Homemque (?)",romancede Victor

Hugo

Embasama prática

Ninho de (?),

apelido doEstádio

Nacionalde Pequim

Jun Sakamoto,"sushiman" paulistaCombateu na Guerrado Iraque, em 2003

ServentiaDenomi-nador de

0,06 (Mat.)

O resultado do sorteio,por sua probabilidade

Suspensãodas hosti-

lidadesentre esta-dos belige-

rantes

A sexta no-ta musical

Medida iti-nerária e-quivalentea 6.600 m

A pele do rostoAntigo a-nestésico

Leilão

Descanso,em inglês

(?) Juan, o bruxo doslivros de Castañeda

Uma das línguasoficiais da Índia

Exprimedor

Soldado(abrev.)

Febre (?),zoonoseDivisão do tênis

4/nerd — piau — rest. 5/xogum. 6/targum. 10/evo morales.

horóscopo

prestes a completar 70 anos e comemorando 50 de carreira com o seu mais recente trabalho, ‘Estratosférica’, a cantora Gal costa contou que continua dando atenção à sua imagem. ‘sempre fui vaidosa e me cuidei. procuro estar num peso ideal porque sempre tive tendência a engordar. sempre fiz dieta. É um porre”, disse a cantora, sem hesitar.

A diva, que reina entre as maiores cantoras da MpB desde os anos 1960, disse que idealizou a capa de seu atual cD a partir de uma estética deste período: “o meu cabelo é igual àquele do cD, só que eu cortei quando comecei a fazer esse disco. Então, resolvi colocar um aplique para ele aumentar de tamanho e ficar mais volumoso.”

segundo Gal, a capa de seu novo disco é uma preocupação com seus novos fãs. “Uma juventude importante se voltou para meu tra-balho. Quero trazer a memória daqueles anos”, revelou.

“Sou bem compulsiva por sexo”, diz Roberta Rodrigues, que viverá ninfomaníaca na TV

Linda, loura e ninfomaníaca. Assim será Ninfa, personagem de roberta rodrigues em A regra do Jogo, nova novela das nove de João Ema-nuel carneiro, que estreia dia 31 de agosto no lugar de Babilônia. “Ninfomania é uma doença, assunto sério, as pessoas sofrem”, diz ela. A atriz começou a gravar suas cenas na última semana e está se aprofundando na questão da compulsão sexual com o auxílio de uma psicó-loga. Na trama, a personagem de roberta fará parte de um grupo de funk comandado por Mc Merlô, vivido por Juliano cazarré, com quem ela viverá cenas tórridas. “A Ninfa não sabe que tem a doença, mas ela se questiona sobre a falta de controle no sexo”, conta. A arte imita a vida e a atriz revela não ser tão diferente do papel que vai interpretar no horário nobre da TV Globo e promete dar o que falar. “sou bem compulsiva por sexo e isso me consome bastante, mas não chego a sofrer. Toda vez que chego ao extremo, paro. o bom é que estou namorando e sou ‘Ninfa’ de um homem só”.

Gal Costa admite vaidade e diz: ‘Sempre fiz dieta. É um porre’

Page 9: ECO Curitiba 228

11Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

nacional

Sindicatos querem evitar mudanças em Programa de Proteção ao Emprego

Dirigentes de centrais sindi-cais começaram a se arti-cular para evitar alterações

no Programa de Proteção ao Emprego (PPE) por parte dos par-lamentares. Segundo a secretaria do Congresso Nacional, já foram apresentadas 175 emendas par-lamentares, propondo mudanças à medida provisória (MP 680/15) que trata do assunto e que será analisada por uma comissão mista de deputados e senadores a partir de agosto. O programa permite a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

Em nome dos trabalhadores, os sindicatos reconhecem que o programa é uma medida paliati-va, mas, assim como a indústria, consideram o programa necessá-rio para estancar o aumento de demissões que vem sendo regis-trado no país. “Estamos diante de um momento de crise. Alguns setores estão com dificuldades e estão pedindo socorro. Se isso vai mesmo garantir os empregos, a gente vai medir com a quantidade de empresas que vai aderir ao programa”, avaliou Nailton Fran-cisco de Souza, diretor nacional

de Comunicação da Nova Central de Trabalhadores.

Em junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou a maior taxa de desem-prego para o mês desde 2010. O desemprego chegou a 6,9%, 2,1 pontos percentuais superior ao registrado em junho do ano pas-sado (4,8%). A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (Caged) do Ministério do Trabalho, para o mesmo mês, apontou mais de 1,5 milhão de desligamentos de trabalhadores, contra pouco mais de 1,4 milhão de admissões.

Souza alertou que algumas emendas parlamentares descarac-terizam “totalmente” o programa. “Tem sugestões mirabolantes que não vão resolver o problema do desemprego que já é um fantas-ma que está batendo na porta de muitas famílias. Algumas [emen-das] querem deturpar a medida tornando o programa permanente e isso desregulamentaria a lei trabalhista do Brasil”, alertou. Segundo ele, o encontro com os parlamentares deve ocorrer no dia 12 de agosto, uma semana depois do retorno do recesso,

para dar tempo para a escolha dos nomes que vão compor a comissão mista.

Na contramão do esforço sin-dical, alguns trabalhadores pare-cem não estar satisfeitos com a proposta enviada pelo Executivo. A última pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Trans-porte (CNT/MDA) revelou que 51% de mais de 2 mil pessoas entrevistadas não estão dispostas a aceitar redução salarial para manter o emprego. O mesmo le-vantamento mostrou que metade das pessoas ouvidas teme o de-semprego e que quase 70% delas conhecem alguém que perdeu o emprego nos últimos seis meses. “A maioria da população recebe informações distorcidas de meios de comunicação que tentam colo-car tudo o que o governo anuncia como algo ruim”, explicou Nailton de Souza.

Professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Conselho Regional de Economia (Corecon-DF) Newton Ferreira Marques também es-tranhou o resultado divulgado pela CNT.

Capacidade de reação da economia determinará ajuste fiscal

Provocada pela contração da economia, a redução da meta de superávit primário (economia para pagar os ju-ros da dívida pública) deste ano para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB) provo-cou turbulência no mercado financeiro. O dólar fechou a semana na maior cotação em 12 anos em meio a te-mores de que o governo não consiga estabilizar as contas públicas.

Para o economista-chefe da Sulamérica Investimentos, Newton Rosa, não havia como manter a meta anterior, de 1,1% do PIB para 2015, com a queda na arrecadação e as dificuldades do governo em cortar despesas obrigatórias nas votações do Congresso.

“Houve perda de receita. O governo não tem mais como aumentar impostos e não tem margem forte para cortar despesas. Então o que restou foi reduzir a meta [de supe-rávit] para próximo de zero”, afirma Rosa. “A questão nem chega a ser o Congresso, mas a forte recessão que se aba-teu sobre a economia. Sem perspectiva de crescimento, o esforço fiscal torna-se mais difícil.”

Membro do Conselho Fe-deral de Economia e profes-sor da Universidade Federal

do Paraná (UFPR), Luciano D’Agostini discorda de que o quadro político não tem interferido na economia. Para ele, o Congresso tem grande parte de culpa nas dificuldades do ajuste fiscal. “Até agora, o governo cortou despesas discricionárias [não obrigatórias]. O corte de des-pesas obrigatórias depende do Congresso, que desidratou o pacote de ajuste fiscal, e de reformas institucionais que o país não fez”, diz.

O professor da UFPR diz que o país entrou em um círculo vicioso, em que o go-verno adota medidas de aus-teridade que não se realizam porque a arrecadação cai. “Quando o governo aumen-tou impostos e preços como combustíveis e energia, isso elevou a inflação e sufocou o trabalhador, que está en-dividado e tem menos poder aquisitivo. Num país em que 60% do PIB dependem do consumo das famílias e das empresas e a população tem baixa escolaridade e baixa produtividade, a queda do poder de compra é fatal para a economia”, analisa.

Newton Rosa aponta dife-renças entre o Brasil e alguns países da Europa, que enfren-tam fortes recessões após medidas de austeridade.

Page 10: ECO Curitiba 228

moda12 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

FILLITY LANÇA NOVA COLEÇÃO VERÃO 2016

A nova coleção de verão 2016 acaba de chegar às lojas Fillity do Shopping Crystal e ParkshoppingBarigüi. Nas peças a energia e a alegria do verão são transmitidas com a inspiração da brasilidade, do calor, da luz do sol, combinados ao mood boho e étnico da época de 1970. O destaque está nas estampas florais, tribais, gráficas e de animais figurativos que permeiam a nova coleção. Outros clássicos, que dão o toque especial na novidade, são as rendas em peças azuis e brancas, por exemplo, além dos bordados que aparecem nos jeans.

PEELINg PARA dEIxAR suA PELE RENOVAdADentre os tratamentos mais procurados no inverno, o pe-

eling destaca-se por ir ao encontro de diversas necessidades femininas, como o rejuvenescimento da pele e a remoção de manchas. Além disso, esta época do ano é a mais indicada para a realização do procedimento, pois permite uma recuperação adequada, proporcionando resultados acima dos esperados. Mas diante de tantas opções no mercado, qual escolher? A Onodera Curitiba possui cinco tipos de peeling que deixarão a sua pele renovada e linda. Agende uma avaliação!

LEZ A LEZ AbRE LOjA NO shOPPINg PALLAdIumA Lez a Lez, grife catarinense, abriu

sua segunda franquia em Curitiba. Além da loja no ParkShoppingBarigüi, as franqueadas Camila Brezolin e Salette Nakamura vão comandar a nova unida-de da marca no Shopping Palladium.

Já é possível conhecer a coleção de Primavera-Verão 2016, inspirada na Antiga Guatemala e seus vilarejos. A nova coleção traz a riqueza da cultura e do artesanato local, o dia a dia dos po-vos e seus rituais. Ricos tecidos, cores e bordados traduzem o espírito livre e alegre dos guatemaltecos em peças únicas e repletas de história.

Na cartela de cores, tons de viole-ta, laranja, amarelo e verde garantem o tom primaveril da coleção, além de branco e off-white, que neutralizam a paleta. Decotes profundos e tecidos vazados trazem sensualidade à silhueta, enquanto o perfume boêmio invade as peças com franjas e mix de estampas.

Strobe, a make do contorno invertido

Nas redes sociais, maquiadores falam sem parar da técnica do contorno. Com várias vertentes dife-rentes, surgem cada dia mais novidades a respeito dessa técnica que pode ir desde as cores básicas de uma paleta até aos tons coloridos, dando origem ao “Clown Contouring”, bastante difundido no Insta-gram. Mas é aqui no interior do Paraná que surgiu uma nova vertente do contorno, que inverte os tons e deixa a pele mais iluminada e, ao invés de escon-der alguns pontos da face diminuindo os traços do nariz e bochechas, por exemplo, ele evidencia esses pontos. O nome da técnica é Strobe. “Assim como o nome da luz, que vem de strobe, que significa flash eletrônico, em inglês, a técnica consiste em iluminar os pontos altos do rosto”, explica o top maquiador André Cezar, do salão Adriano & André Cabeleireiros, em Cascavel, no Paraná.

))) FABÍOLA MONTEIRO

Hoje as dicas são para as mulheres que têm seios grandes e querem disfarçar o volume da região e deixar a silhueta

mais equilibrada.Dê preferência a blusas de cores escuras

e com decote V para alongar o colo; evite brilhos, bordados, decotes fechados e gola alta. Ao escolher um casaco, prefira os leve-mente acinturados, sem gola ou com lapelas estreitas e abotoamento simples; esqueça ombreiras, bolsos grandes ou outros detalhes para não adicionar volume à parte superior do corpo.

As partes de baixo (calças, shorts e saias) devem ter o cós na altura da cintura. As peças de cintura alta, infelizmente, não favorecem as mulheres de seios volumosos.

Aposte em vestidos estilo camisa, envelo-pe (transpassado), com decote V ou quadra-do. Quanto aos acessórios, prefira brincos e pulseiras; evite colares grandes na altura dos seios e broches/ flores na lapela.

NO PROVADOR:

DICAS PARA QUEM TEM SEIOS GRANDES

Page 11: ECO Curitiba 228

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

15Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

local

Page 12: ECO Curitiba 228

especial16 Curitiba, 28 a 30 de julho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba