Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

5
MATEMÁTICA APLICADA A CONTABILIDADE MÓDULO 8

Transcript of Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

Page 1: Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

MATEMÁTICA APLICADA A CONTABILIDADE

MÓDULO 8

Page 2: Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

Índice

1. Preço e quantidade de equilíbrio.......................................3

Matemática Aplicada a Contabilidade – Módulo 8 2

Page 3: Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

1. PREÇO E QUANTIDADE DE EQUILÍBRIODiz-se que o mercado de um produto se encontra em equilíbrio quando as

quantidades oferecidas pelos produtores desse produto são iguais às quantidades demandadas pelos consumidores. O preço do produto para o qual as quantidades oferecidas sejam iguais às quantidades demandadas é o chamado preço de equilíbrio. Poderemos chamar de quantidade de equilíbrio a quantidade em que a demanda e a oferta são iguais.

O ponto em que se cruzam as curvas de oferta e de procura denomina-se ponto de equilíbrio de mercado (Pe). Quando o preço de mercado coincide com o ponto de equilíbrio, a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida. O preço correspondente a esse ponto é designado como preço de equilíbrio (pe), e a quantidade correspondente é a quantidade de equilíbrio (qe).

Nesse ponto:

· tudo o que se produz acabará por ser vendido;

· tudo o que se procura acabará por ser comprado.

Apenas serão consideradas as partes das curvas que estejam no primeiro quadrante, pois é o que interessa à análise econômica, porque a oferta, o preço e a quantidade de demanda são sempre valores positivos ou iguais a zero.

Isso porque:

(1) a oferta negativa significa que os artigos não estão disponíveis no mercado, porque eles não são produzidos ou porque eles são retidos até que um preço satisfatório seja oferecido por eles;

(2) o preço negativo significa que são pagos preços aos compradores para a remoção de artigos do mercado;

Matemática Aplicada a Contabilidade – Módulo 8 3

Page 4: Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

(3) a demanda negativa significa que o preço é tão alto que impede a atividade de mercado, até que os artigos sejam oferecidos a um preço satisfatório.

Apenas para exemplificar, quando não há equilíbrio dessas leis, ou seja, quando a oferta, por exemplo, é maior que a demanda, é quando ocorre a maioria das liquidações por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Da mesma forma, quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam os preços dos produtos, fazendo com que a demanda diminua.

Preço de equilíbrio: preço em que as duas curvas se cruzam. Quantidade de equilíbrio: a quantidade demandada e a ofertada são iguais. A quantidade de equilíbrio é determinada pela intersecção das curvas de oferta e demanda.

Quando temos um excesso de oferta e o preço fica acima do equilíbrio, a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada, havendo um desequilíbrio. Da mesma forma, quando temos um excesso de demanda e o preço fica abaixo do equilíbrio, a quantidade ofertada é menor que a quantidade demandada, pois não é atraente aos produtores.

Exemplificando, com preço acima do equilíbrio, a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada, então os vendedores terão que baixar o preço para aumentar as vendas, voltando assim ao equilíbrio.

No caso de preço abaixo do equilíbrio, a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada, e os vendedores aumentarão os preços, voltando então ao equilíbrio.

A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado.

Vamos observar o quadro a seguir, representativo da oferta e da demanda de um determinado bem X:

* Quando falamos em excesso nos referimos a situações em que a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada.

* Quando falamos em escassez nos referimos a situações em que a quantidade ofertada é menor que a quantidade demandada.

Quando existe uma diferença entre os preços reais e o preço de equilíbrio, ou seja, os preços reais são mais altos ou mais baixos que o preço de equilíbrio, passa a haver situações de excesso ou escassez dos

Matemática Aplicada a Contabilidade – Módulo 8 4

Page 5: Economia e matemática - Preço e quantidade de equilíbio

produtos no mercado, provocando uma tendência de descida (ou subida) de preços em relação ao nível de equilíbrio. O objetivo das empresas é levar o mercado para o preço e a quantidade de equilíbrio.

Matemática Aplicada a Contabilidade – Módulo 8 5