Ed.72 - Agosto

52
O que fazer para manter um bom funcionário? NOvidades da GF Conheça o time de feras que virá para Curitiba para participar do II Congresso de Tecnologia e Gestão em Impressão Digital, na ExpoGF! Impresso Especial 9912272675 - DR/PR GF EDITORA LTDA CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT. RemeteNte GF Conceito Editora Ltda Caixa Postal 20030 CEP 80060-230 Curitiba - PR www.GRandEsFoRmatos.Com aGOstO 2012 N o 72 | ANo 6 R$15,00 FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT CheCk GF Esse mês o Check GF é especial. Avaliamos uma máquina têxtil, tendência do mercado. Como reter talentos?

description

Revista Grandes Formatos - Ed.72 - Agosto

Transcript of Ed.72 - Agosto

Page 1: Ed.72 - Agosto

O que fazer para manter um bom funcionário?

NOvidades da GFConheça o time de feras

que virá para Curitiba para participar do II Congresso

de Tecnologia e Gestão em Impressão Digital,

na ExpoGF!

Impresso Especial

9912272675 - DR/PRGF EDITORA LTDA

CORREIOS

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT.

RemeteNte GF Conceito Editora Ltda Caixa Postal 20030 CEP 80060-230 Curitiba - PR

www.GRandEsFoRmatos.Com

aGOstO 2012 No 72 | ANo 6 R$15,00

fechamento autorizado pode ser aberto pela ect

CheCk GFEsse mês o Check GF é especial. Avaliamos uma máquina têxtil, tendência do mercado.

Como reter talentos?

Page 2: Ed.72 - Agosto

a

está chegando

Este ano tivemos grandes feiras em nosso segmen-to, e a ExpoGF vêm para fomentar ainda mais o nosso mercado. Reunindo em um mesmo espaço feira de negócios, Congresso e Festa do Prêmio GF Bureau Criativo, o evento vai reunir profi ssionais de comunicação visual e impressão digital do Brasil inteiro!• Empresas renomadas e atuantes em nosso seg-

mento farão exposição de seus últimos lança-mentos em nossos stands!

• As últimas tendências do mercado serão discuti-das no II Congresso de Tecnologia e Gestão em Impressão digital, com especialistas de peso em nosso setor.

• A tradicional festa do Prêmio GF Bureau Criativo vai premiar os melhores trabalhos realizados em Bureaus de todo o país.

E tudo isso em um espaço inovador, na cidade que já é o segundo maior pólo de impressão digital do Brasil.motivos para vir para Curitiba, agora você tem de sobra! Portanto, programe-se!Acesse o nosso site e conheça a rede de hotéis cre-denciados!

a

está chegando

“a Fantini está sempre presente nas principais feiras nacionais e internacionais do seu segmen-to de atuação em busca de novidades em equipamentos e tecnologias para continuar prestando o melhor atendimento aos seus clientes. sendo assim, não poderíamos, de forma alguma, deixar de participar da ExpoGF 2012 que com certeza irá reunir empresas e profi ssionais de comunicação visual de todo o país, possibilitando excelentes opor-tunidades de negócios aos participantes.as datas de 3 a 5 de outubro estão reserva-das para estarmos em Curitiba participando deste importante evento.”

Faltam menos de dois meses para a expogF! um evento “3 em 1”: Feira de negócios, Congresso e Festa do Prêmio GF Bureau Criativo. você não pode fi car de fora!

FLáviO BOFF FANTINI - RS

Page 3: Ed.72 - Agosto

ii Congresso de tecnologia e Gestão em impressão digital

o maior Congresso de Tecnologia e Gestão em Impressão Digital da América Latina será em Curitiba.Grandes Nomes já confi rmaram a presença e você não pode fi car de fora!Ao todo serão 20 palestras e uma mesa redonda onde temas de extrema importância em nosso mer-cado, serão abordados.Várias palestras serão gratuitas. Antecipe-se e garanta a sua vaga, fazendo o cadastro em nosso site: www.grandesformatos.com/expoConfi ra a grade de palestrantes:

dia 03/10 - qUaRta-FeiRa10:00 às 10:40 ABERTURA EXPo GF CoM LUCiaNa aNdRade11:00 às 12:00 aLeXaNdRe keese | TRATAMENTo E EDIção DE IMAGEM PARA GRANDES FoRMAToS”

14:00 às 14:40 daNiLO RiBeiRO, GERENTE CoMERCIAL DA MIMAKI | “PRoCESSoS DE SUBLIMAção: VARIÁVEIS E CUSTo”

15:00 às 16:00 PROF. maRCeLO deL tReJO | “ANÁLISES DE DESEMPENHo FINANCEIRo (LUCRo)”

16:20 às 17:00 saLvadOR siNdONa, DA ALPHAPRINT | “oPoRTUNIDADES DE NEGÓCIo NA ERA DIGITAL

17:30 às 18:30 wiLsON GiGLiO | “oS PRINCIPAIS ERRoS DoS EMPRESÁRIoS E SUAS SIMPLES SoLUçÕES”

aLeXaNdRe keese é Adobe Certifi ed Expert, e diretor do Grupo PhotoPro. Sua formação técnica na área de tratamento de imagens envolve cursos, treinamentos e aulas com alguns dos maiores experts mundiais da área, como Scott Kelby, Jack Davis, Ben Willmore, Bruce Fraser, Frank Romano, Deke McClelland, Dan Margu-lis, Katrin Eisman, David Blatiner, entre outros. Desde 2004, Alexandre e sua equipe organizam o Photoshop Conference, maior congresso de Photoshop da América Latina, que chega à sua 10ª edição em 2013. Além dos cursos e consultorias prestados em várias empresas de todo o Brasil, Alexandre tornou-se membro da National Association of Photoshop Professional (EUA) e parte da equipe de consultores da Adobe, testando e avaliando inovações em versões preliminares do Photoshop. Sua produção profi ssional também inclui o livro Tratameto e Edição Profi ssional de Imagens (2ª edição) e uma série de DVDs com tutoriais de Photoshop

lançados com o selo PhotoPro: o DVD duplo Canais, Máscaras e Seleções, Photoshop Expert, 100% Photoshop CS5 e Photoshop & Fotografi a (em parceria com o fotógrafo e amigo Brasílio Wille).

maRCeLO deL tReJO é Professor Universitário e Consultor de Empresas, com atuação nas áreas de Custos e Formação de Preços, Controles Gerenciais e Financeiros, Controladoria, Análise de Resultado e Planeja-mento Estratégico. Presta serviços a indústrias de diversos setores, em especial confecções, moveleiras e metal-mecânicas. É Pós-Graduado em Administração de Empresas, MBA em Consultoria Empresarial, com especialização em Reestruturação e Recuperação de Empresas e Bacharel em Ciências Contábeis pela UEM - Universidade Estadual de Maringá.

wiLsON GiGLiO é Contador e Administrador de Empresas, 42 anos de experiência, 10 anos em multinacionais italianas, últimos 22 anos como Consultor em Gestão Empresarial. Diretor de Capacitação e Desenvolvimento Profi ssional na ACE GUARULHoS (de 2007 a 2011), Consultor do 2º Choque de Gestão da REDE EXAME PME (2011), Especialista em organização de Empresas, Palestrante, Escritor e Professor de Empresários e Executi-vos. CEo na Parceiro dos Empresários Assessoria Gerencial Ltda e Fundador e Executivo dos Projetos Sociais: www.portaldosempreendedores.com.brwww.empreenderparatodos.com.br e www.mentordenegocios.com.br . web Loja: www.sosempresarial.com.br

Page 4: Ed.72 - Agosto

ChRistiaN BaRBOsa é empreendedor, o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtivi-dade pessoal do país. Considerado “Senhor do Tempo”, pela Revista Você S/A e zero Hora. É fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade & colaboração, desenvolvendo cursos, softwares e consultoria para as maiores empresas do País e do exterior. Sua lista de clientes inclui empresas como: Abril, Air Products, Santander, Bradesco, Gafi sa, Mercer, Sanofi Aventis, Tupperware, Ingenico, Toyota, Coca Cola, Rede Globo, Nestlé, entre outros. Christian escreve para vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e é autor de Você, dona do seu tempo (Editora Gente), Estou em reunião (Agir) e Mais tempo, mais dinheiro (Thomas Nelson Brasil), escrito em parceria com o consultor fi nanceiro Gustavo Cerbasi, A Tríade do Tempo e o mais recente Equilíbrio e Resultado.

dia 03/10 - qUaRta-FeiRa19:00 ás 20:30 ChRistiaN BaRBOsa “O seNhOR dO temPO” | “MAIS TEMPo – CoMo

CoNQUISTAR UMA VIDA CoM MAIS EQUILÍBRIo E PRoDUTIVIDADE” 20:40 às 21:20 PALESTRA CoM A ts221:30 às 22:00 viNiCiUs timi | “SUPoRTE TÉCNICo SUSTENTÁVEL”

dia 04/10 - qUiNta-FeiRa10:00 às 10:40 MESA REDoNDA11:00 às 12:00 NiLsON CaLdeiRa | “LIDERANçA PARA SUPERAção DE RESULTADoS” 13:20 às 14:00 PALESTRA CoM A imPRimaX

14:00 às 14:40 FLáviO hiRata DA DURST | “CoMo EQUILIBRAR REALIzAção PESSoAL CoM SUCESSo PRoFISSIoNAL E FINANCEIRo”

15:00 às 16:00 edseL LONza “SUCESSo EM VENDAS” 16:20 às 17:00 PALESTRA CoM CLUBe de CRiaÇÃO dO PaRaNá19:00 às 20:30 aLessaNdRa assad | “A EMPRESA VoLTADA PARA o CLIENTE”

21:00 às 22:00 edUaRdO vaz DA SATURNo | “ 10 FAToRES IMPoRTANTES PARA o SUCESSo DE UMA EMPRESA DE CoMUNICAção VISUAL”

NiLsON Redis CaLdeiRa desenvolve cursos e palestras utilizando ferramentas de coaching, eneagrama, análise transacional e neurolinguística e suas aplicações na psicoterapia, desenvol-vimento de pessoas e vendas, é especialista no desenvolvimento de inovação e criatividade apli-cadas no planejamento estratégico. Coach com Certifi cação Internacional pela ICC – Internacional Coaching Community, em Eneagrama pela Enneagram Wordwide 2009/E.F. Certifi cado 101 de Análise Transacional pela UNAT – União Nacional de Analistas Transacionais e Máster Practitioner em PNL. Colunista de Motivação e Liderança do site www.sentirbem.com.br e www.redepsi.com.br Moderador de sessões de Negócios e Con-dutor de Sessões de Brainstorm do SEBRAE, Integrare e da Prefeitura de Santo André. Executivo com mais de

25 anos de Planejamento Estratégico, Comercial, Marketing e Treinamento, tendo desenvolvido carreira em empresas locais e multinacionais como océ-Brasil, Banco Itaú, Rio Branco, Philco e CCE.

aLessaNdRa assad é formada em jornalismo, com pós-graduação em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica. Ao longo de duas décadas, atuou como repórter, apresentadora e produtora em televisões, rádios e agência de notícias. Atualmente é âncora do Programa de TV Gestão 360 graus, percorre o Brasil como palestrante requisitada na área de vendas e gestão, é professora no MBA de Gestão Comercial da Fundação Getulio Vargas, colunista de alguns veículos de comunicação impressos e sites. É autora de muitos artigos sobre Liderança, Gestão de Mudanças, Comportamento organizacio-nal, Comunicação, Vendas, Motivação e Atendimento ao Cliente. De 2003 a 2009, atuou como diretora

de Redação da revista VendaMais, a maior revista de vendas do Brasil e desde 2006 é sócia idealizadora da ASSIM ASSAD – Desenvolvimento Humano.É Consultora Sênior do Instituto MVC em Comunicação Verbal, Técnicas de Apre-sentação e Comunicando para Vender, e autora do livros Atreva-se a Mudar! – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos e Leve o Coração para o Trabalho – Como obter sucesso fazendo o que mais gosta com os talentos que você tem.

Page 5: Ed.72 - Agosto

dia 05/10 - seXta-FeiRa10:00 às 10:40 PALESTRA CoM A daY BRasiL11:00 às 11:40 PALESTRA CoM A aGFa13:20 às 14:00 PALESTRA CoM A eFi

14:20 às 15:00 maRCeLO ChaGas | TRUQUES E DICAS PARA o DESENVoLVIMENTo DE UM BoM PERFIL ICC”

15:20 às 16:00 PALESTRA CoM A edseL LONza DA XAAR17:00 iNíCiO Festa dO PRÊmiO GF BUReaU CRiativO

maRqUe Na sUa aGeNda!CoMPRoMISSo IMPERDÍVEL EM

CURITIBA!

O qUe? ExpoGF 2012ONde? EXPo RENAULT BARIGUI

PARQUE BARIGUI – CURITIBAqUaNdO? DIAS 03, 04 E 05 DE

oUTUBRo

Page 6: Ed.72 - Agosto

6

30.

Como motivar um colaborador? o que fazer para mantê-lo na empresa por mais tempo? Como evitar o assédio da concorrência? Será que um bom salário resolve esse problema? ouvimos psicólogos, especialistas e gestores em busca de todas essas respostas. Confira!

08EDIToRIAIS E EXPEDIENTE

10SUAS IMPRESSÕES

12esPaÇO de NeGÓCiOs Akad adiciona uma nova geração de Seiko ColorPainters a sua gama de produtos, os modelos H2-74s e H2-104.

14CeNtRO de CaPaCitaÇÃO PROFissiONaL da GF Alguns cursos já começaram a ser realizados fora de Curitiba.

16BUReaUs PeLO BRasiLMade in: Picos (PI), conheça a Color Systems, no mercado desde 1995.

18COBeRtURa FeiRa em sÃO PaULOGrandes Formatos cobre Feira em São Paulo, confira um resumo do que vimos por lá.

22FiNaListas PRÊmiO GF BUReaU CRiativOConheça os finalistas da terceira etapa do Prêmio GF Bureau Criativo.

40CheCk GFNo quarto Check GF, avaliamos uma máquina têxtil, tendência no mercado.

50COLUNa aLessaNdRa assad5 variáveis para uma mudança sólida e eficaz.

sUmáRiO

aGOstO 2012 No 72 | ANo 6

O que fazer para manter um bom funcionário?

Como reter talentos?

Page 7: Ed.72 - Agosto
Page 8: Ed.72 - Agosto

qUeRidOs LeitORes

Como é gratificante escrever mais um editorial. A cada edição, a paixão pelo nosso trabalho aumenta. Eu e toda a equipe da GF queremos o melhor para você nosso leitor, amigo e parceiro. Queremos continuar merecendo o seu carinho e a sua fidelidade.Você que lê nossas matérias, comenta, nos acompanha nas redes, manda trabalhos para participar do Prêmio GF Bureau Criativo...Todo o nosso empenho é para você!Estamos trabalhando a um ritmo acelerado, mas com grande satisfação vamos trazer o que há de melhor para você.Nosso Congresso de Tecnologia e Gestão em Impressão Digital na ExpoGF vai trazer palestrantes renomados nacional e internacionalmente com temas importantíssimos para a sua empresa. Reservem os dias 03, 04 e 05 de outubro em sua agenda, para vir para Curitiba. Muito conhecimento espera por vocês!

Seriedade, ética e dedicação. Esse é o nosso compromisso. Vamos te surpreender! Preparem-se! A ExpoGF está che-gando, e estaremos de braços abertos para recebê-los!Um forte abraço,Luciana andradeEditora / [email protected]

da RedaÇÃO

Começamos a contagem regressiva para a ExpoGF. Faltam menos de dois meses para o evento que vai reunir profissionais de comunicação visual e impressão digital do Brasil inteiro! Preparem-se!Nesta edição você conhece os finalistas da terceira etapa do Prêmio GF Bureau Criativo, que concorrerão ao prêmio final em outubro, na ExpoGF, em Curitiba.o Centro GF de Capacitação Profissional continua com novidades! Saiba mais sobre os cursos, que agora também podem ser feitos fora de Curitiba.Seguindo em frente com a meta de conhecer os Bureaus do Brasil que estão fora das Capitais, conversamos com Maxwell da ColorSystems, na cidade de Picos, no Piauí.o Check GF desta edição é especial. Saímos um pouco do padrão, para tra-zer uma novidade. Vinicius Timi que estava na Feira em São Paulo, conferiu de perto o desempenho da máquina CS Seritex Evolution Pro. A avaliação técnica dele você encontra aqui. Conheça os palestrantes que já confirmaram presença em nosso Congresso. Um time de feras!Nossa matéria de capa discute um tema freqüente em nosso meio: Como reter bons talentos na empresa? o que fazer para motivar os bons funcio-nários? Como lidar com o assédio da concorrência? Existe uma solução para acabar com a alta rotatividade de funcionários?Especialistas responderam essas e outras questões, imperdível!

Espero que apreciem a leitura!Grandes impressões a todos, e até Setembro!andressa FonsecaRedaçã[email protected]

GRaNdes FORmatOsAGoSTo 2012 | ANo 6 No 72

editORa/diRetORa LUCIANA CRISTINA ANDRADE [email protected]

RedaÇÃOANDRESSA FoNSECA MTB 9186/[email protected]

ateNdimeNtO aO assiNaNte+55 (41) 3023-4979

[email protected]

aNÚNCiOs LIANA [email protected]

PROJetO e deseNvOLvimeNtO GRáFiCO ADoRo DESIGN [email protected]

A Revista GF é publicada 11 vezes ao ano pela GF Editoração LTDA

Agosto de 2012GF Editoração LTDA

Todos os direitos reservados.A reprodução total ou parcial deste material é permitida mediante autorização prévia expressa pela GF Editoração Ltda e desde que tenha citada a fonte. o conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores, não expressando necessariamente a opinião da revista. os informes técnicos são de caráter informativo, não são comercializados e a revista é imparcial, não prevalecendo nenhum fabricante em detrimento de outro. os anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes.

Visite nosso portalwww.grandesformatos.com

Page 9: Ed.72 - Agosto
Page 10: Ed.72 - Agosto

10

“Em primeiro lugar quero parabenizá-los pela revista que traz informações muito úteis para este segmento tão espe-cífico. Quero comentar sobre a reportagem “Investimento e Su-cesso. Como saber o momento certo para investir em equipa-mento”. Essa questão de tomar a decisão correta entre comprar ou não um equipamento neste segmento, realmente é muito complexa, como informa com

sUas imPRessões

* EM RAzão Do ESPAço oU CoMPREENSão, oS TEXToS PoDEM SER RESUMIDoS oU EDITADoS

“Quero parabenizar a Revista GF pela qualidade do trabalho e pelo avan-ço visível que alcançam ano a ano. A qualidade da revista não para de aumentar, cada vez vemos matérias mais interessantes e esclarecedoras. o sucesso do Prêmio Bureau Criativo e a criação da Expo GF mostram o quanto é dinâmica essa equipe, que cada dia que passa conquista ainda mais seu espaço como uma grande força no nosso setor..”Pedro victor TS2 SOLUÇÕES GRÁFICAS | MG

O que vOcê gOstaria de encOntrar nas próximas edições da sua revista? mande sua sugestãO!

eNvie sUas sUGestões, COmeNtáRiOs e CRí[email protected]

CaRtasGF EDIToRAção LTDA - REVISTA GFAv. Presidente Affonso Camargo, nº 2491 Cristo Rei, Curitiba/PR CEP 80050-370

teLeFONe(41) 3023-4979

twitteRtwitter.com/RevistaGFsiga a GF no twitter!

FaCeBOOkwww.facebook.com/Grandes Formatos

muita perspicácia os especia-listas. Mas existe outra opção, que tem ajudado bastante as empresas deste setor que é o “outsourcing de impressão em grandes formatos”, que nada mais é do que o aluguel do equipamento que a empresa necessita com todos os insu-mos e manutenção, levando em consideração a demanda de impressão que será utiliza-da por mês.”.

aGOstO 2012

No Facebook“obrigada Grandes Formatos, pela oportunidade de aparecer na edição deste mês. Ficou sensacional! Podem contar co-migo sempre!!! Abraços a toda equipe.”ingrid Passos – Passos Consulting

Curtidas do link para a revista de JULhO: Tatiana Freire, Plotec Plus, Alexan-dre Rodolfo Rosin, Raphael Ciciriello, Eliane Alves

Gislaine silva – Lince ind. e Com. de tecnologia Ltda.assessoria empresarial

Page 11: Ed.72 - Agosto

11

Erramos a descrição das fichas técnicas da em-presa Profissionais de Imagem.Segue correção:Finalista em decoração de ambientes: Profissio-nais de imagemQuantidade correta de funcionarios: 40 e não 4 Quantidade correta de horas utilizadas: 20 dias e não 2 horas.A criação é da empresa Forma on Line.Finalista em Pdv: Profissionais de imagemDaniel Kondo não é o criador, e a criação é da empresa NovarejoRessaltando que os 20 dias de produção, foi para a execução da loja toda, e não apenas da escada que aparece adesivada.

este mÊs LaNÇamOs em NOssO PeRFiL NO FaCeBOOk, a seGUiNte PROmOÇÃO:“Crie uma frase criativa com as palavras: “Grandes Formatos”, “Prêmio GF Bureau Criativo” e “expoGF”.A frase vencedora foi:

“De tanto ler a Revista Grandes Formatos, acabei indicado ao Prêmio GF Bureau Criativo, que vou receber lá na ExpoGF!”

de Rubens munhoz Burgel dA EMpRESA REFInARIA pROMOCIOnAL, dE CURITIbA.

Ganhou 1 ano de assinatura da Revista, e receberá uma homenagem especial na Festa do Prêmio GF Bureau Criativo.Em breve, mais promoções! Fiquem ligados em nossas redes sociais!

Empresa com atuação Nacional represen-tante de Multinacionais procura profissio-

nal na área de vendas técnicas atuando no mercado de consumíveis para comu-nicação visual (Mídias de Impressão) em

Curitiba e Região Metropolitana. Pré-requisitos: Experiência na área, boa comunicação, pró-atividade, domínio

básico da língua inglesa e possuir veículo próprio.

Favor enviar curriculum vitae com foto para:

[email protected]

eRRata JUNhO 2012 CLassiFiCadOs

Page 12: Ed.72 - Agosto

12

esPaÇO de NeGÓCiOs

S eguindo o sucesso das impressoras Seiko ColorPainters série H, a Seiko Instruments lança a série “H2 ColorPainter” com carac-

terísticas aprimoradas . os novos modelos estão disponíveis em dois tamanhos, o modelo H2-104s com largura máxima de impressão de 2,63 metros e o modelo H2-74s com largura máxima de im-pressão de 1,89 metros.Estas impressoras podem ser configuradas para uso com 4 ou 8 cores. Normalmente configura-dos com 4 cores para maior produtividade e mais economia. E configurados com 8 cores para uma superior qualidade de imagem, possibilitando a criação de escala de cinza verdadeira. os novos modelos ColorPainter H2 imprimem imagens com densidade de cor consistente, a uma velocidade máxima de impressão de até 100m²/h quando instalados no modo 4 cores (2x CYMK modo draft 1) e 50 m²/h quando ins-talados no modo 8 cores (CYMK, Lc ,Lm, Gr, LGr modo draft 1). Várias novas funções de impressão inovadoras fo-ram incluídas na série H2 incluindo “Smart Nozzle Mapping”, que oferece a capacidade de remapear um nozzle entupido da cabeça de impressão. E a função “Smart Pass Technology 3” reduzindo os efeitos de Banding e de overspray.

akad

AKAD adiciona uma nova geração de Seiko ColorPainters a sua gama de produtos:os modelos H2-74s e H2-104s

32

os dois modelos possuem 8 cabeças Seiko GS508 de alta performance, com tamanho de gota de 12 ou 24 picolitros que possibilitam fazer impressões com qualidade de até 720 dpi.oferecendo excelente qualidade de imagem, fa-cilidade de operação e confiabilidade, estas im-pressoras contam com capacidade de abasteci-mento automático através dos cartuchos de 1.5 litros cada. As impressoras Seiko Colorpainter H2, possuem ainda o sistema de subtanques removí-veis, minimizando o tempo de troca de tinta.As impressoras Seiko Colorpainter série H2 são ideais para impressões de faixas, adesivos em vi-nil, banners, imagens de grandes formatos para pontos-de-venda, material para adesivação auto-motiva, outdoors, ampliações, entre outros. Indi-cadas para profissionais de comunicação visual e artes gráficas, como: bureaus, empresas gráficas, grandes varejistas, entre outros.

iNFORmaÇões PaRa CONtatO

televendas: AKAD (11) 3829-7700 ramais: 223,108,102,145,147 internet: www.AKAD.com.br e-mail: [email protected]

Page 13: Ed.72 - Agosto

13

Page 14: Ed.72 - Agosto

14

CeNtRO de CaPaCitaÇÃO

E mpresários sentem no dia a dia dos Bureaus, a falta de funcionários especializados em al-guns tipos de trabalhos. Com o mercado de

impressão digital aquecido, e a demanda aumen-tando, esse é um problema que tem causado dor de cabeça em alguns empresários.Uma solução que muitos proprietários têm bus-cado é a especialização de seus funcionários, ofe-recendo a oportunidade de fazerem cursos que acrescentem conhecimento e técnica às funções que já desempenham na empresa.E é exatamente por isso que o Centro GF de Capa-citação Profissional deu tão certo!Patricia Kowalski que assumiu o cargo de Coorde-nadora de Cursos, conta com entusiasmo sobre o sucesso dos cursos. “Antes de ser coordenadora, eu fazia parte do atendimento ao cliente, e rece-bia ligações diariamente pedindo informações sobre os cursos. Recentemente passamos a rece-ber ligações de empresários pedindo currículos dos profissionais que fizeram cursos conosco, isso é muito gratificante. Essa é a maior prova que os profissionais que qualificamos saem daqui muito melhores e aptos para realizarem mais funções dentro da empresa”, afirma.Com turmas reduzidas, e uma excelente estrutura os alunos têm aulas teóricas e também práticas onde podem experimentar o que aprenderam em uma impressora digital de última geração a base de solvente e tecnologia micro-piezo. o Centro GF de Capacitação Profissional está com muitas novidades para esse segundo ano de exis-tência. Entre elas, os cursos que passaram a ser oferecidos fora de Curitiba. Como foi o curso de “Técnico em Impressoras Digitais de Grandes For-matos” com o Instrutor Vinícius Timi, nos dias 23, 24 e 25 de Julho em São Paulo.

Cursos que acrescentam conhecimento e técnica em impressão digital

“Estou muito contente com a qualidade e quantidade de informações que pude absorver durante o curso. Para mim, foi um momento único, pois pude esclarecer todas as minhas dúvidas sobre como criar, gerenciar os perfis de cores e sua importância. Posso dizer que a maioria das empresas de pequeno e médio porte não tem ideia do resultado que pode obter através de um processo de gerenciamento de cores organizado em sua linha de produção, os ganhos são fantásticos! Recomendo a todos que de alguma forma estejam ligados ao setor de impressão, pois é de fundamental importância conhecer as funções e aplicações dos perfis de cores, seja ela nos softwares, hardwares, criação de arte, finalização e outros setores da área gráfica. Agradeço a todos os profissionais que me receberam no centro de treinamento da GF e aos colegas do curso e em especial a Luciana Andrade, diretora da GF e ao professor Marcelo Chagas do Nascimento pela grande atenção prestada aos alunos.”

Cleber Luiz wolschick de souza – sinttec – Rs – (sobre o curso “Gerenciamento do Perfil de Co-res” com marcelo Chagas)

Conheça alguns dos cursos oferecidos pelo GF Centro de Capacitação Profissional

• GeReNCiameNtO dO PeRFiL de CORes | Marcelo Chagas

• CURsO OPeRaCiONaL de imPRessORas diGitais | Vinicius Timi

• sUCessO em veNdas | Edsel Lonza• téCNiCO em imPRessORas diGitais |

Vinicius Timi

Page 15: Ed.72 - Agosto

15

“Hoje mudei meu comportamento e sugiro para aqueles que já são técnicos, que abram suas ca-beças para mais informações não se limitando apenas aos conhecimentos oferecidos pelos treinamentos das empresas as quais vocês traba-lham. E para quem pretende ser técnico um dia e quer ter um excelente apoio, a GF é o melhor lugar para lhe capacitar para o mercado, que está necessitando de bons profissionais. Imagino que exista hoje uma relação: Máquinas X Técnicos, onde o número de máquinas existentes no país é inversamente proporcional ao número de técni-cos. Por isso é de extrema importância ter empre-sas como a GF que se importe com a necessidade do mercado digital e com isso qualificar pessoas, depositando toda sua confiança e consecutiva-mente melhorando a vida das mesmas, suprindo assim a necessidade do mercado. Paulo sérgio da silva – s2 empreendimentos – Recife - Pe (sobre o curso “técnico de impresso-ras digitais” com vinicius timi)

“o curso foi muito bem aproveitado, colocamos em prática assim que voltamos. A empresa ga-nhou na qualidade dos meus serviços, na expe-riência que foi aprimorada e nos conhecimentos que posso retransmitir. o ganho que tivemos melhorou e muito, nosso trabalho assim como o desejo e a necessidade de cada vez mais aprimo-rarmos nosso conhecimento.”Rosane wolfart hartmann – isoflex – Campo ma-gro – PR (sobre o curso “Gerenciamento do Perfil de Cores” com marcelo Chagas)

FiCOU iNteRessadO? deseJa saBeR mais sOBRe Os CURsOs dO GF CeNtRO de

CaPaCitaÇÃO PROFissiONaL?

Acesse o nosso site: www.grandesformatos.com/capacitacao,

ou envie um email para [email protected]

Page 16: Ed.72 - Agosto

16

Curitiba | PR

BUReaUs PeLO BRasiL

andressa Fonseca

COLOR sYstemsqUem Faz: Maxwell Pinheiro Moura, 37 anos. “Renove, inove e desenvolva grandes projetos. Trabalhe com ética, profissionalismo e compro-metimento. Valorize seu potencial. Faça sempre o melhor, de tal forma que você consiga superar as expectativas da sua clientela”

para fazer a diferença no mercado é preciso um belo trabalho em equipe, um aprimoramento dos funcionários

por meio de treinamentos desen-volvidos interno e externamente,

planejamento estratégico, profissio-nalização em todos os níveis, infor-mações e conhecimentos amplos,

comprometimento com os serviços e clientes e maquinário de última

geração.

made inPicos (Pi)

C ontinuando com o nosso roteiro cujo objetivo é conhecer todos os Bureaus do Brasil, principalmente

os que estão fora das capitais, chegamos a Picos, cidade a 315 km da capital piauiense

Teresina.Situada na também conhecida como “Cidade Modelo”, a Color Systems está no mercado desde 1995. No início, a loja era especializada na recu-peração de pára-brisas, restauração de riscos e revitalização de pintura automotiva. Perceben-do a carência do mercado, Maxwell rapidamente direcionou a empresa para o ramo de impressão digital.Escolha acertada! A empresa que começou com apenas uma pequena estrutura, 3 funcionários, uma máquina pequena de impressão e uma de recorte, hoje conta com tecnologia de ponta e mais de 40 funcionários treinados e capacitados. A Color Systems realiza trabalhos como mobiliá-rios urbanos, fachadas, outdoors, displays, ban-ners e personalização de veículos, e se orgulha de atender hoje clientes de boa parte do Piauí, e ainda de três Estados vizinhos: Pernambuco, Ce-ará e Maranhão. Visão de mercado, entusiasmo e planejamento não pode faltar a quem deseja alcançar o suces-so. Isso foi determinante para o sucesso da Color Systems, que chegou a um patamar estável e ad-mirável. Prova disso é a forma como Maxwell en-cerrou a entrevista sobre a trajetória da empresa. “Para quê melhor?”

Page 17: Ed.72 - Agosto

17

Page 18: Ed.72 - Agosto

18

A Revista GF, que esse ano já realizou a co-bertura de vários eventos importantes, en-tre eles, a Fespa em Barcelona, e a Drupa

na Alemanha, também não ficou de fora da Feira Serigrafia Sign Future Textil em São Paulo.Acompanhamos vários lançamentos e presencia-mos algumas coletivas de imprensa. Confira um resumo do que vimos por lá.A Ampla, fabricante nacional de impressoras digi-tais, lançou duas impressoras com tecnologia UV. A Targa UV que foi projetada para a impressão de materiais rígidos como: vidro, acrílicos, cerâmicas, chapas de MDF, PVC e PS, e a Rio 8000UV, im-pressora rolo a rolo para impressão de materiais flexíveis como tecidos, vinil adesivo, papel, filmes plásticos, couro e outros.

Revista Grandes Formatos realiza cobertura de Feira em São PauloEm sua 22ª edição, a Feira Serigrafia SIGN Future TEXTIL reuniu empresários do mundo inteiro, oportunizando negócios nas áreas de serigrafia, impressão digital e têxtil.Por Luciana andrade e antonio escobar

Demonstração da Impressora Rio8000UV, equipamen-to que promete impressões com resolução real de até 1200 dpi e produtividade de até 75m²/h¹

FeiRa

Page 19: Ed.72 - Agosto

19

A Mimaki levou diversos equipamen-tos, entre eles im-pressoras com cura UV LED, e também impressoras para grandes formatos, com tinta à base de solvente, como é o caso da SWJ-320S

o destaque da fabricante japonesa Mimaki, foi o lançamento da impres-sora, máquina plana com cura UV LED. o equipamento conta com um novo sistema de circulação de tinta branca que evita sedimentação dos pigmentos. outro destaque foi a impressora UJF 3042 FX, impressora de mesa com cura UV LED, onde todos substratos com área até 300mm x 400 mm e espessura de 50mm, podem ser fácil e imediatamente im-pressos.

De acordo com a Epson, a SureColor S30670 é a primeira impressora a utilizar cabeça de impressão MicroPiezo TFP

Um dos grandes destaques da Feira, a Epson lançou oficialmente no Brasil, o modelo que já tinha sido apresentado na Drupa: A SureColor S30670. o novo modelo permite um nível de qualidade ainda maior e alta produtividade aos mercados de sinalização, adesivação de frotas e fotografia. o novo modelo foi desenvolvido para funcionar com alto rendimento e baixo custo de aquisição e produção.

Coletiva de impren-sa da Serilon com Flavio Mazaro e Leonardo Schimit

A Serilon levou diversos equipamentos, substratos e acessórios e deu destaque aos equipamentos da tecnologia UV. Da Agfa, levou a Jeti 1224 HDC e a Anapurna M2540 FB, ambas UV. Da Mimaki levou o equipamen-to JV400-160LX, com tecnologia látex. E do fabricante DGI a Serilon apre-sentou 3 máquinas: A impressora FD Pró, voltada para o segmento têxtil, a FT II 1804 de sublimação têxtil, e a DGI Veljet, com tecnologia solvente.

Page 20: Ed.72 - Agosto

20

Frank Mallozzi, conversou com a nossa equipe sobre as novidades da EFI, e os planos para o Brasil. Afirmou que o mercado brasileiro é muito interessante e que se encontra em expansão. “o mercado brasileiro ainda tem algumas diferenças com o mercado europeu no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente, mas já é algo que está mudando. Mas em termos de qualidade, produção e versatilidade ele é muito similar aos outros mercados” Declarou Frank. A EFI lidera a indústria de impressão digital com uma linha completa de produtos que atendem todas as eta-pas de impressão.

Vutek GS2000 equipamento que oferece potente combinação de qualidade de imagem fotográfica com alta produtividade industrial

A tradicional fabricante japonesa Fujifilm apresen-tou a Acuity LED 1600UV, máquina que aceita rolo, folha, chapas e rígidos com até 13 mm de espes-sura. A impressora alcança velocidade de impres-são de até 20m²/h, e permite imprimir em diversos substratos, entre eles filme PET, PETG, vinil auto-

-adesivo, PVC, papel, papelão e alumínio leve.

A EFI apresentou duas máquinas da linha Vutek e uma da Rastek. A R3225 que possibilita obter 8 níveis variáveis em grayscale, a GS2000 impres-sora hibrida com 2m de largura de impressão, e a GS3250r que utiliza o sistema rolo a rolo e possui 3,2m de largura de impressão.

Walter Tolosa, Pedro Dourado e Marco Acras no stand da Fujifilm

Manuel Faria, Frank Mallozzi e Javier Rodriguez no stand da EFI

Page 21: Ed.72 - Agosto

21

Parceria firmada entre a Pre-Press e a Seiko Instruments USA, Inc. Na foto, André Tulini Diretor da PrePress (à direita) e Fernando A.Tissnés Gerente de Vendas da Seiko Instruments USA, INC. Fira (à esquerda)

A Marbor fechou parceria com a Swissprint. Desejamos sucesso!

oscar Guinazu, da Danfex

Fernando Schevz e André Kovesi, no estande da Akad, que apresentou a INFINITI SKY330SW, com 3,17m de largura de impressão.

Estande da Alphaprint, que apresentou a HP Látex L28500 e a novidade da Esko, o mo delo XN.

A IS Suprimentos exibiu os produtos “Prensa 4x1 de ca-neca”, “Prensa Multi Uso 8x1”, “Card System” e a “Prensa Plana”.

Estande da Roland, que apre-sentou a VersaArt RE-640, equipamento voltado para demandas diárias com alta velocidade e qualidade de impressão.

Clovis Castanho, da Marabu

A Produk empresa atuante no mercado de auto-ade-sivos, apresentou sua linha de produtos, que atendem às indústrias, as gráficas, e o mercado de comunicação visual como um todo

Gabriel Uliano e Carlos Eduar do, da Day Brasil, que apresentaram os principais lançamentos da HP

Page 22: Ed.72 - Agosto

22

FINALISTASConheça os

daa3 ETAPA

Começamos a contagem regressiva!Faltam menos de dois meses, para a grande fi nal do Prêmio GF Bureau Criativo, dia 05 de outubro, na ExpoGF, em Curitiba!E mais seis belos trabalhos garantiram um lugar nesta fi nal!Conheça os fi nalistas da segunda etapa, em cada uma das categorias:

• Adesivação;• Decoração de ambientes;• Projetos para PDV;

• Projetos externos;• Projetos diferenciados;• Projetos sustentáveis.

Parabéns aos terceiros fi nalistas! obrigada aos patrocinadores que mais uma vez nos permitem realizar uma Festa que reconhece os melhores trabalhos do Brasil!Nos vemos em outubro!

esPeCiaL

qUem deseJa PaRtiCiPaR aiNda dá temPO, mas CORRa! POis sÓ temOs mais Uma etaPa!

Envie seus melhores trabalhos para [email protected]

junto com no mínimo 3 fotos em alta resolução do projeto.

Você que deseja estar presente na ExpoGF, visitar a feira e participar da Festa do Prêmio, faça agora mesmo sua inscrição gratuita em nosso site!

www.grandesformatos.com/expo

22PatROCiNadORes

PLATINUM DIAMANTE

Page 23: Ed.72 - Agosto

2323oURo PRATA

MANUEL FARIA

RODRIGO BARDINIEDSEL LONZA

EVELIN WANKE

FLÁVIO HIRATA EDUARDO SOUSA

PEDRO VICTOR

ISMAEL GUARNELLI

EDUARDO VAZ

ROBERTO D’AMORE

EVANDO ABREU

AVALIADoR TÉCNICo

ROSANA ARAÚJO

DANILO RIBEIRO

COmissÃO JULGadORa

Page 24: Ed.72 - Agosto

24

FiNaListas 2a ETAPA

CATEGoRIA

adesivaÇÃOsUPeR desiGN diGitaL CURitiBa | PRtamaNhO: 260 m²sUBstRatOs UtiLizadOs: película adesivaqtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs: 4teCNOLOGias UtiLizadas: impressão digital solvente alta resolucao, aplicação de verniz importado, sistema de antipichação, detalhes em logos refletivas.

Ótimo desenvolvimento em criação, e aplicações essenciais para maior durabilidade e com excelente acabamen-to. ROBeRtO d´amORe - daY BRasiL

Este projeto demonstra alta qualidade na impressão e aplicação. o veículo apresenta muitas curvas complexas com imagens escuras que dificultam a aplicação. A equipe da Super Design demonstrou grande profissionalismo na execução do projeto. Parabéns a todos!eveLiN waNke | ePsON

Evolução continuada em aplicação, pois o desenho acompanha todos os detalhes do ônibus. Destaque para o envelopamento das grades traseiras e laterais, um trabalho bastante complexo e que exige muito capricho. Parabéns.edUaRdO vaz | satURNO

Excelente alternativa dos criativos deste projeto em utilizar métodos diferenciados como adesivos refletivos, verniz e sistema antipichação. Isso faz a diferença em trabalhos que poderiam ser apenas mais um dentre tantos.evaNdO aBReU | JURadO téCNiCO

o trabalho final ficou muito bonito! A empresa está de parabéns pela qualidade de impressão e pelos detalhes. Todos os elementos utilizados na comunicação estão em harmonia.LiLia LemOs | mimaki

Muito bom! Todo o conjunto está em harmonia, o que tornou o visual atrativo, sem comprometer o bom gosto. Parabéns para a equipe que trabalhou no projeto!PedRO viCtOR | ts2

24PatROCiNadORes

PLATINUM DIAMANTE

Page 25: Ed.72 - Agosto

2525oURo PRATA

FiNaListas 2a ETAPA

CATEGoRIA

deCORaÇÃO de amBieNtesFaNtiNi aLL PRiNtPORtO aLeGRe | Rs

tamaNhO: 10m x 5m (50m²)sUBstRatOs UtiLizadOs: Petg Cristal / Pvc 3MM / Porcelanato / Vidro / Couro / Couro Sintetico / Mdf / Adesivo / Lona Texturizada / Acrilico / Isopor / Tapete Vinilico / Tecido / Ps 3Mm / ScotchcalMR IJ8624 Superfícies Texturizadas / Xanitaqtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs: 32CRiaÇÃO: Fantiniqtde de hORas UtiLizadas: 30 dias (360 horas)

Nicho de mercado diferenciado, criatividade valorizando o ambiente com diversos produtos, aplicações e tecno-logia desde a impressão até o acabamento final. ROBeRtO d´amORe / daY BRasiL

A Fantini mais uma vez se destaca por trabalhar com projetos diferenciados. Parabéns a equipe de criação! o projeto ficou harmonioso e mostrou inúmeras aplicações que podem ser feitas com impressoras solvente e UV.eveLiN waNke | ePsON

o ambiente ficou completamente decorado, pois da forma com que os objetos estão dispostos, as cores muito bem utilizadas. Trabalho executado com maestria por profissionais capacitados e de mui-to bom gosto mostrando as várias possibilidades de uso da impressão digital na decoração.edUaRdO vaz | satURNO

A diversidade de materiais e de técnicas de impressão, mesclando a velha impressão digital solvente com im-pressão em UV, Marcenaria, Corte em Router além do uso de substratos diversos que combinam perfeitamente com o projeto, enriquece e demonstra que não existem limites quando se usa criatividade e bom gosto.evaNdO aBReU | JURadO téCNiCO

Projeto bem elaborado! As cores utilizadas, as formas e os objetos quando combinados deixaram o local convi-dativo, leve e harmônico. LiLia LemOs | mimaki

os recursos de mídia empregados valorizaram bastante o ambiente que ficou alegre, moderno e prático. Muito criativo!PedRO viCtOR | ts2

Page 26: Ed.72 - Agosto

26

CATEGoRIA

PdviNFiNitO PROmOÇões ReCiFe | PetamaNhO: 2,50 x 2,50miNstaLaÇÃO: Loja - B341 - Hiper Bompreço Boa ViagemteCNOLOGia UtiLizada: As peças foram elaboradas artesanalmente em fibra de vidro e isopor.qtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs: 5qtde de hORas UtiLizadas: 80h

Trabalho muito bem desenvolvido, tipo de comunicação pouco explorado por se tratar de um trabalho total-mente artesanal onde demanda muitas horas de trabalho.ROBeRtO d´amORe - daY BRasiL

As empresas de Comunicação Visual estão se mostrando cada vez mais capacitadas a trabalhar com materiais diferenciados. A Infinito Promoções está de parabéns pela criatividade e qualidade do projeto apresentado!eveLiN waNke | ePsON

Ilha bastante chamativa devido às cores e ao numero de objetos que foram utilizados para compor a divulgação. Baixo investimento e alta criatividade, com uma excelente mistura de técnicas e materiais.edUaRdO vaz | satURNO

PDV com técnica e qualidade é exigência cada vez maior. os projetos que estão ocorrendo em todo o Brasil exigem das empresas investimentos em equipamentos e treinamento da sua mão de obra. Não são mais bure-aus de impressão e sim empresas de soluções voltadas para um mercado crescente e cada vez mais exigente. Trabalhos como esse mostra a criatividade focada para causar impacto. evaNdRO aBReU | JURadO téCNiCO

Projeto muito criativo. A combinação das cores e a disposição dos elementos deixou o PDV bem animado. A empresa acertou na comunicação ao trabalhar com ideias como futebol, nacionalidade e alegria.LiLia LemOs | mimaki

A equipe trabalhou muito bem e foram merecedores da classificação!A disposição dos objetos utilizados ficou perfeita. Particularmente a girafa “tomando” o refrigerante num copo que condiz com seu tamanho. Parabéns!PedRO viCtOR | ts2

26PatROCiNadORes

Page 27: Ed.72 - Agosto

2727

Explorou muita criatividade, utilizando materiais de aplicação envolvendo todo o ambiente e unificou diversas tecnologias de impressão e acabamento.ROBeRtO d´amORe - daY BRasiL

Este é outro projeto que demonstra a variedade de aplicações que podem ser exploradas no mercado de Comu-nicação Visual. Parabéns a olho Digital pela execução do projeto em alto estilo!eveLiN waNke | ePsON

Magnitude do projeto mostrou capacidade técnica e alto nível tecnológico para decorar este saguão do SESC. Tive a oportunidade de ver pessoalmente este excelente trabalho. Parabéns, ficou ótimo.edUaRdO vaz | satURNO

A maior dificuldade quando as nossas empresas começaram a implementar técnicas diferenciadas de impres-são não foi a aceitação dos resultados. Na verdade foi exatamente mostrar aos criativos de agências e bureaus de designers o que estávamos propondo para o mercado. Hoje isso já está consolidado e as agências buscam empresas que estejam bem capacitadas tecnicamente para executar seus projetos e os trabalhos expostos aqui mostram exatamente o quanto evoluímos.evaNdO aBReU | JURadO téCNiCO

As instalações da rede Sesc sempre muito inventivas! A agência que elaborou o projeto está de parabéns! A instalação é criativa, lúdica e mexe com o imaginário de todos.LiLia LemOs | mimaki

o projeto remete a um ambiente acolhedor e de tranquilidade, com perfeito equilíbrio do material utilizado!PedRO viCtOR | ts2

CATEGoRIA

PROJetOs diFeReNCiadOsOLhO diGitaL sÃO PaULO | sP

tamaNhO: Vários Formatos e tamanhosisUBstRatOs UtiLizadOs: Ldesivos lamina-dos, adesivos de piso, impressão em tecidos, impressão em adesivos jateados, corte em router.teCNOLOGias UtiLizadas: Impressão Digital Solvente / Impressão Digital UV / Marcenaria / Corte em Router / Serralheria /sublimaçãoqtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs: 6CRiaÇÃO: AAgencia e SESC Santo André

Page 28: Ed.72 - Agosto

28

CATEGoRIA

PROJetOs eXteRNOsmais aRte & imPRessÃO BRasíLia | dFtamaNhO: 4,00 X 2,00m logo Sebrae 40 anos. Cada letra = 1,70 x 2,10miNstaLaÇÃO: Pátio Sebrae Brasília-DFsUBstRatOs UtiLizadOs: Letras confeccio-nadas em aço galvanizado com pintura auto-motiva, base confeccionada em acm (alumínio composto) branco glossy. Letras envelopadas com adesivo cast impresso o nome de todos os colaboradores. teCNOLOGias UtiLizadas: Impressão digital / recorte eletrônico / corte routerqtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs: 6CRiaÇÃO: agência de publicidade giacometti qtde de hORas UtiLizadas: 60h

Ótimo trabalho realizado, explorando cada vez mais o desenvolvimento em arte & impressão, onde o mercado é pouco explorado para este tipo de trabalho.ROBeRtO d´amORe - daY BRasiL

Mais uma vez a combinação de tecnologias proporcionou um belo resultado ao projeto. Parabéns a Mais Arte & Impressão!eveLiN waNke | ePsON

Trata-se de um projeto exclusivo e totalmente inovador, onde foram utilizadas tecnologias em corte e envelopa-mento. Trabalho “clean” e objetivo, simples e bem executado.edUaRdO vaz / satURNO

Nota-se atualmente que as placas de sinalização estão saindo da mesmice das lonas vinílicas contraplacadas em quadros ou placas para trabalhos mais apurados com utilização de novas técnicas e insumos. evaNdO aBReU | JURadO téCNiCO

Trabalho com muita qualidade! Com certeza, o conceito clean embasou o projeto. Acabamento perfeito.LiLia LemOs / mimaki

A ideia do projeto ficou muito bem representada e adaptada ao ambiente, valorizando de forma adequada o visual externo da empresa!PedRO viCtOR | ts2

28PatROCiNadORes

Page 29: Ed.72 - Agosto

2929

CATEGoRIA

PROJetOs sUsteNtáveismC4 maRketiNG PROmOCiONaL CURitiBa | PR

tamaNhO: Sala Vivencial – HSBCiNstaLaÇÃO: Centro de Treinamento HSBC sUBstRatOs UtiLizadOs: Reutilização de lego utilizado em cenário de propaganda, puff de pallet, parede com mosaico de sobra de madeira.teCNOLOGias UtiLizadas: Impressão em PET, tinta sem uso de solvente, sound tub, automatização da sala, bici-cleta geradora de energiaqtde de FUNCiONáRiOs eNvOLvidOs : 12qtde de hORas UtiLizadas: 120 horas

Ótimo trabalho utilizando reaproveitamento de materiais, criou um ambiente clean e enriqueceu o trabalho sustentável e ecologicamente correto. ROBeRtO d´amORe - daY BRasiL

Além das impressões ecológicas a MC4 conseguiu agregar outros sistemas sustentáveis ao projeto. Parabéns pela criatividade!eveLiN waNke | ePsON

Tema com forte apelo abordado, e com tecnologias sustentáveis bastante modernas. Utilizar de uma bicicleta para gerar energia e material reciclado é muito importante para conter o avanço de catástrofes ambientais. Parabéns pela iniciativa.edUaRdO vaz | satURNO

Sustentabilidade é a nova condição que o mercado publicitário, de PDV, designer, exige. As empresas do nosso setor estão se adaptando rápido a esta nova realidade e o que vemos diariamente é o excelente resultado que estão alcançando. Não ficamos devendo para nenhuma empresa fora do Brasil. Um excelente projeto com técni-ca e resultado impressionante.evaNdO aBReU | JURadO téCNiCO

Projeto muito bem direcionado! A empresa trabalhou bem os conceitos clean, sustentabilidade (pelo reaprovei-tamento de materiais e mídias) e leveza. LiLia LemOs | mimaki

Como também faço parte do time que se preocupa com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para o desenvolvimento, gostei muito do projeto que reaproveitou materiais diversos e conseguiu transmitir com prati-cidade a ideia do tema!PedRO viCtOR | ts2

Page 30: Ed.72 - Agosto

30

CaPa

Um dos sonhos de todo empresário é ter um time de funcionários comprome-tidos, que realmente vistam a camisa. Colaboradores que além de capacidade técnica tenham um talento nato e que principalmente aceitem ficar por muito tempo trabalhando na empresa.Esse é um sonho que poucos conseguem realizar. o mundo corporativo mudou, e nem um grande salário pode reter es-ses talentos. Eles querem mais. E mui-tas vezes é difícil saber o que fazer para retê-los. se o salário, apesar de ter ainda grande peso, não é mais o fator princi-pal, o que fazer?

nos Bureaus, a principal dificuldade é encontrar mão de obra especializada. mas depois de encontrar um funcioná-rio com qualificação, começa o segundo problema: Como mantê-lo na empresa? o que fazer para que ele não “se venda” para a concorrência?Esse tema sempre é muito discutido em rodas de conversas em nosso meio, e por isso, a Revista Grandes Formatos foi atrás de especialistas para nos ajudar a encontrar uma solução.ouvimos bureaus, psicólogos e gestores. será que conseguimos a fórmula mágica para resolver esse problema? Confira!

Page 31: Ed.72 - Agosto

31

Conhecemos muitos Bureaus que antes de “acer-tarem a mão”, passaram por maus bocados com seus funcionários, como contratação em um dia, demissão uma semana mais tarde... Perda de tempo, de dinheiro, e de talento! Com a Sign Print de Minas Gerais, não foi preciso errar. Uma boa gestão está fazendo toda a diferença!

a siGN PRiNt de miNas GeRais, Já eNCONtROU a sOLUÇÃO desse PROBLema.“Aqui na SignPrint, a retenção de um funcionário com base simplesmente em aumento de salário não é possível. Temos um plano de cargos e sa-lários e todos os funcionários na mesma função recebem o mesmo salário. Temos uma norma que a nossa tabela só pode ser corrigida na data base da categoria. o único caminho para o au-

mento de salário é a promoção de função, que pode ser na vertical ou na horizontal. Tudo isso é explicado quando o funcionário entra na em-presa. Então, caso o funcionário receba mesmo uma proposta melhor do que a sua realidade na empresa, incluindo todos os nossos benefícios e ele não esteja dentro das condições e prazos es-tabelecidos para ser promovido, infelizmente ele sairá da empresa.Com relação ao assédio da concorrência, todo gestor tem que saber lidar, pois faz parte do mer-cado. Acredito que se a empresa tem uma boa política de salários e benefícios, um bom ambien-te de trabalho e principalmente bons líderes nos departamentos, esse assédio não chega a inco-modar.Hoje nós temos vários funcionários com mais de 10 anos de empresa. Aqui nós temos algumas ações para a remuneração variável e pagamento

Por Andressa Fonseca

sabe aquele ditado que diz que é necessário errar para aprender?

O que fazer para manter um bom funcionário?

Como reter talentos?

Page 32: Ed.72 - Agosto

32

de gratifi cações. Temos tam-bém um café da manhã com to-dos os funcionários e a diretoria da empresa uma vez por mês. Sempre que possível promove-mos eventos com a participação dos funcionários e de seus fami-liares.Mesmo oferecendo muitas van-tagens, isso não signifi ca que es-ses funcionários nunca irão sair da empresa, mas o que tenho certeza é que mesmo que eles tenham que sair algum dia, eles não nos deixariam na mão. Seria uma saída tranqüila e possivel-mente programada.

Contratar um bom funcioná-rio é mais difícil, pois quando se acerta na contratação e se contrata um bom funcionário, a manutenção desse funcionário na empresa é consequência do que foi acertado e da capacida-de da empresa em manter uma equipe com baixa rotatividade”.

“mesmO OFeReCeNdO mUitas vaNtaGeNs, issO NÃO siGNiFiCa qUe esses

FUNCiONáRiOs NUNCa iRÃO saiR da emPResa,

mas O qUe teNhO CeRteza é qUe mesmO qUe eLes

teNham qUe saiR aLGUm dia, eLes NÃO NOs

deiXaRiam Na mÃO. seRia Uma saída tRaNqÜiLa

e POssiveLmeNte PROGRamada.

Já ouviu falar em Geração Y?Dê uma olhada no seu cadastro de funcionários e verifi que a faixa etária. Quantos funcionários nascidos a partir de 1980, você têm? Se você res-pondeu: “a maioria”. Você está trabalhando com a chamada Geração Y. E talvez você precise conhe-cer um pouco mais sobre essa geração.Segundo vários estudos já publicados, os traba-lhadores desse grupo, ao mesmo tempo em que desejam um bom salário e status, resistem a fazer horas extras e não abrem mão do lazer. Algumas

pesquisas mostram ainda, que os jovens não es-tão dispostos a fi car mais de 10 anos em uma mesma empresa.

Conversamos com a psicóloga Giulianna Boscar-din, que é Analista de Recursos humanos na Sol-vay do Brasil, que nos trouxe dicas importantes de como entender a temida geração Y, e principal-mente, como desenvolver políticas de trabalho a fi m de motivar esses profi ssionais.

“mesmO OFeReCeNdO mUitas vaNtaGeNs, issO NÃO siGNiFiCa qUe esses

FUNCiONáRiOs NUNCa CésaR COeLhODIREToR DA SIGN PRINT

“A empresa precisa estar preparada em termos de tecnologia, infra-estrutura e principalmente plano de carreira e benefícios. Para a geração Y é importante ver de forma clara quais são as possibilidades em curto prazo, sem isso a empresa perde o diferencial e o foco dos Y é facilmente desviado para ou-tras oportunidades no mercado. A empresa precisa investir nos talentos se quiser manter os níveis de retenção, porém há um limite, é necessário defi nir qual é o nível de profi ssionais que queremos manter. Pode-se utilizar, por exemplo, ferramentas de avaliação de desempenho como critério para defi nição de participação em cursos de capacitação, palestras e eventos. Isto mantém os talentos motivados e evita que custos com treina-mento se tornem mais uma despesa do que um investimento. Não há receita de bolo para manter a motivação dos colaboradores, mas existem fatores que contri-buem para manter o nível de engajamento, que nada mais é do que a sinergia que leva o negócio a atingir os resultados esperados nas operações: Plano bem defi nido de carreira, um pacote competitivo de benefícios, canal de comunicação aberto com possibilidade de participar nas tomadas de decisão, além é claro de um ambiente de trabalho cada vez mais descontraído com liderança mais participativa.

Page 33: Ed.72 - Agosto

Xaar America Latina, Avenida dos Imigrantes, 1538Sala 13 Jardim AméricaBragança Paulista-SP-BrazilZip: 12902 000Brazil

Tel. +55 11 4033 5614 Fax. +55 11 4033 5614Web. www.xaar.com Email. [email protected]

Nosso pedigree em desenho e fabricação de cabeças de impressão industrial nos coloca no coração da revolução da impressão digital. Dos tradicionais grandes formatos e embalagem aos rótulos e cerâmicas, a dedicação da Xaar em pesquisa e desenvolvimento, bemcomo na inovação lhe dará a confiança e suporte que você precisa para mover seu negócio adiante.

Revolucionando o Ink Jet

Para maiores informações, contacte-nos no telefone: (11) 4033 5614.

Ligue-nos agora para maiores informações!

Page 34: Ed.72 - Agosto

34

Falando em termos de assertividade é necessário avaliar o desempenho desta pessoa em empregos anteriores, analisar os motivos de possíveis desli-gamentos, tempo que permaneceu nas empresas. Hoje em dia a entrevista precisa ser mais detalha-da já que falamos de um mercado super aquecido, como empresa precisamos nos assegurar de que estamos investindo em profissionais que passarão pelo menos 1 ano na empresa enquanto antigamente contratávamos pensando em 3 anos, 5 ou até mais. Eu acredito que a chave para o sucesso de qualquer negócio é escutar os colaboradores, não há ninguém melhor do que as pessoas que conduzem o negócio diariamente para indicar quais são as fortalezas e oportunidades.”

GF - O que aconselharia aos Bureaus na hora da contratação?alessandra - Hoje a maioria das empresas contra-ta errado. Queremos resolver um problema rápi-do e acabamos contratando pela experiência téc-nica e demitindo por causa do comportamento. Deveríamos fazer justamente o contrário, ou seja: demorar mais para contratar e avaliar o candida-to pelo comportamento, porque a parte técnica é mais fácil de suprir.GF - Como lidar com o assédio da concorrência?alessandra - Cuidando bem dos seus funcioná-rios. Eu sempre digo que não basta treinar. Treinar é básico, mas não é tudo. o funcionário precisa ser treinado e cuidado. Sentir-se em casa, com afeto, como se a empresa fosse realmente sua segunda

Nossa parceira e amiga Alessandra Assad, CEo da empresa AssimAssad Desenvolvimento Humano, conversou com a GF sobre esse tema tão rico e deu dicas simples e funda-mentais para o sucesso na contratação, e principalmente

na manutenção de um bom funcionário.

entrevista especial

“a emPResa PReCisa iNvestiR NOs taLeNtOs se qUiseR maNteR Os Níveis de ReteNÇÃO, PORém há Um Limite, é

NeCessáRiO deFiNiR qUaL é O NíveL de PROFissiONais qUe qUeRemOs maNteR.“

casa. os laços afetivos são uma das maiores coisas que se pode fazer na hora de reter talentos. Entre os três campeões estão: orgulho da empresa, ca-ráter das pessoas e crescimento pessoal.GF - existe uma política de motivação ideal para os funcionários?alessandra - Cada empresa tem um DNA. E seria como dizer que o mesmo remédio funciona para todo mundo. É uma mentira, um equívoco. É pre-ciso estudar o que funciona com cada pessoa. Tem funcionário que se motiva com cursos, ou-tros com dinheiro. Depende de cada um. Cabe ao líder conhecer as necessidades individuais de sua equipe. É um erro tratar a todos com benefícios iguais, uma vez que as pessoas são diferentes.GF - quais são as principais dicas que dariam para os empresários? Como reter bons talentos na empresa?alessandra - ouça o que os funcionários têm a dizer; ofereça um plano de carreira; Desafie; Re-munere e celebre! É preciso entender a diferença entre benefício e recompensa!

presença confirmada na EXPOGF!

presença confirmada na EXPOGF!

Page 35: Ed.72 - Agosto

35

Page 36: Ed.72 - Agosto

36

wiLsON GiGLiOPara a retenção de talentos em uma empresa, eu daria as se-guintes dicas: diCa 1 - A empresa, quando estiver devidamente organizada e der o devido valor a seus colaboradores não terá porque temer a saída dos mesmos, salvo casos onde algumas pro-postas poderão ser realmente, tentadoras. Mas ainda as-sim, nestes casos, que valem à pena, podemos conversar e tentar chegar a um bom acordo para ambos. Quando o colaborador é 100% (como a empresa) devemos valorizar o mesmo, até o limite permitido e estabelecido por nós mesmos. Muitas vezes a proposta de uma próxima pro-moção (seja no mesmo cargo ou um superior) ou um curso / treinamento, já faz com que este colaborador tenha mais motivação e pense melhor no seu crescimento dentro da própria empresa.diCa 2 - Quando o seu colaborador merecer uma bronca chame-o em uma sala reservada e diga (calmamente e com a maior paciência do mundo): “Parceiro, você tem sido um ótimo colaborador, a sua avaliação de desempenho tem sido boa, estamos vendo o seu esforço, mas... Desta vez, você errou muito, não prestou atenção ao trabalho, causou-nos prejuízo, gerou desperdício, não traba-lhou de acordo com o que estamos acostumados a ver etc. Está acontecendo algum problema? Alguma coisa que possamos ajudá-lo? Veja, entendemos isso, mas o que aconteceu hoje não pode acontecer novamente ok? Podemos contar com a sua atenção no trabalho para que isso não se repita? Precisamos um do outro, certo? Espero, sinceramente, que você não erre mais e consiga atingir os seus objetivos juntamente com a empresa, acordo feito?” Primeiro você enaltece o trabalho do colaborador, da importância do mesmo na equipe, logo em seguida, sutilmente, dá a bronca, aponta o erro, depois, no final, vem o questionamento a respeito das futuras atitudes do mesmo e a formalização de que isso não ocorrerá mais (se for possível).diCa 3– Saiba contratar, crie formulários, documentos, testes e entrevistas adequadas a sua empre-sa. Se você conseguir contratar bem bons colaboradores, dificilmente terá problemas com rotati-vidade. o segredo de não ter alta rotatividade sempre será ter Líderes trabalhando a favor da em-presa, com os mesmos objetivos e metas, focados e comprometidos com a evolução profissional, sua e da empresa. Afinal de contas: estamos todos no mesmo barco, com o mesmo objetivo, com as mesmas pretensões: ter sucesso e vencer!diCa 4– Se a sua empresa, ainda não tem um sistema de Gestão de Recursos Humanos, sugiro que contrate um profissional para que implante o mesmo. As vantagens de ter esse sistema acabam pagando o investimento que fará além de fazer com que toda a sua equipe fique, realmente, inte-grada e comprometida com os resultados que espera para o futuro.A duração, normal, para essa implantação (completa) gira em torno de 6 a 12 meses (dependendo da quantidade de líderes envolvidos na implantação do sistema e dos demais colaboradores), por-tanto, se ainda não tem, comece hoje mesmo a mudar a sua história e de seus colaboradores. Quer tornar-se uma empresa 100%, dê o primeiro passo!

wilson GiglioConsultor em Gestão EmpresarialConsultor do 2º Choque de Gestão – Rede Exame – Grudado Adesivoswww.sosempresarial.com.br

PALAVRA DE ESPECIALISTA

presença confirmada na EXPOGF!

presença confirmada na EXPOGF!

Page 37: Ed.72 - Agosto

37

• A LEJ-640 supera todas as impressoras 4 cores tradicionais • Compatível com diversos tipos de substratos, de uma película fina e leve a placas rígidas de até 13 mm de espessura, sem enrugar ou danificar a mídia • Imprime com ótima qualidade em mídias flexíveis ou rígidas • Explore uma ampla gama de aplicações em PDVs e sinalizações de grandes formatos • Possui tintas CMYK + Branco + Verniz • Efeitos especiais como relevo, texturas, verniz localizado brilho ou fosco • Alta definição de 1.440 dpi • Sistema de cura através de lâmpadas LED UV DUAL • Mesa roletada inclusa, perfeita para auxiliar o tracionamento de materiais rígidos.

www.rolanddg.com.br

Consulte uma Revenda Autorizada em nosso site

Impressão CMYK + Branco + Verniz localizado Brilho ou Fosco

UV-LEDHIBRIDA

LEJ-640 Abril 21x28 GF.indd 1 05.04.12 16:42:19

Page 38: Ed.72 - Agosto

38

NO mOmeNtO Na CONtRataÇÃO• Utilizar uma ferramenta de assessment. o mercado tem várias fer-

ramentas disponíveis (MBTI, PI, DISC, Quantum etc.) e com estas ferramentas pode-se ter uma noção do perfil psicológico do candi-dato. Neste momento inclusive pode-se identificar futuros proble-mas de adaptação tanto a cultura da empresa quanto ao perfil da função.

• Pesquisar os antecedentes. Deve ser, entretanto uma pesquisa pro-funda e se possível falar com no mínimo os três últimos empregado-res buscando entender um pouco da motivação do seu futuro funcio-nário.

• Explicar claramente as regras do jogo. É fundamental antes de a contratação avisar que esta ati-vidade é sujeita a pressão, que muitas vezes o funcionário terá que virar a noite para entregar um trabalho, enfim deixar as regras claras antes da contratação efetiva.

PaRa LidaR COm O assédiO da CONCORRÊNCia• Construa um plano de carreira que permita ao funcionário ter uma visão de longo prazo. Este

plano deve contemplar não somente a promoção em termos de cargo, porém deve considerar o crescimento da remuneração, mesmo que não tenha oportunidades de cargo para evolução. Desta forma mesmo o funcionário saberá que mesmo que não tenha uma vaga nova na empresa ele terá possibilidade de acréscimo salarial.

• Estabeleça uma política de avaliação de desempenho e elaboração do Plano de Desenvolvimento Pessoal. É preciso que o funcionário saiba como ele está desempenhando sua função e quais são suas oportunidades de melhoria.

• Crie uma participação variável com base na lucratividade e divulgue de forma transparente para todos os envolvidos. Desta forma o funcionário sentirá como um sócio da organização e pensará duas vezes antes de aceitar uma proposta da concorrência.

• Estabelecer uma remuneração com base na média do mercado, mas agregue alguns benefícios que seus concorrentes não têm. Algumas empresas adotam horários flexíveis, dão folga no dia do aniversário etc.

PaRa mOtivaR• A empresa deverá ter de forma clara qual é sua cultura e quais são seus valores. Por exemplo,

existem empresas com culturas extremamente competitivas, outras com cultura de colaboração, e assim por diante. Qual é o tipo de cultura da sua empresa? E seus valores? Não aqueles valores que constam no site da organização, mas os valores realmente praticados no dia-a-dia.

• A partir do momento que a empresa ter claro sua cultura e seus valores deve buscar no mercado, profissionais que se adéquam a este perfil da empresa. Se a empresa contratar um profissional altamente competitivo, mas possui uma cultura colaborativa, com certeza o profissional não vai se motivar. Portanto motivação vem do encontro da cultura da empresa com o perfil adequado do profissional.

Nilson Redis CaldeiraEspecialista no desenvolvimento de inovação e criatividade aplicadas no planejamento estratégico, coach, colunista de motivação e liderança, desenvolve cursos e palestras.

CoMo CoLoCAR EM PRÁTICA?

NiLsON CaLdeiRa

presença confirmada na EXPOGF!

presença confirmada na EXPOGF!

Page 39: Ed.72 - Agosto

39

Esperamos que essas dicas tão importantes sejam aplicadas na sua empresa! E que tanto você quanto o seu colaborador possam se sentir integrantes do mesmo time, que vistam a mesma camisa, e que juntos alcancem o sucesso!dÊ a sUa OPiNiÃOEnvie suas impressões sobre esta matéria para [email protected] com seu nome, empresa, cidade e Estado ou ligue para (41) 3023-4979.

Opine também nas redes sociais:twitteR: twitter.com/RevistaGF FaCeBOOk: GRANDES FoRMAToS

Como reter talentos?• Contrate profissionais que se encaixem à cultu-

ra e valores da empresa• Estabeleça uma remuneração variável (trimes-

tral, semestral ou anual) com base na lucrativi-dade da empresa

• Invista em capacitação constante das equipes• Crie um programa de estagiários e/ou aprendi-

zes para crescer dentro da organização e assu-mir funções de responsabilidade com o decor-rer do tempo

• ouça o que os funcionários têm a dizer• ofereça um plano de carreira• ofereça compensação e benefícios de acordo

com o mercado• Desafie, Remunere e Celebre!• Entenda a diferença entre benefício e recom-

pensa• Mostre interesse no desenvolvimento deles

como pessoas e não só como profissionais

Page 40: Ed.72 - Agosto

40

Assim sendo, a escolha acabou sendo um equi-pamento que estivesse à nossa disposição. E isto aconteceu com a impressora Seritex Evolution Pro, distribuída no Brasil pela empresa Recor de São Paulo.Porque um equipamento têxtil? Porque a tendên-cia é esta. Assim como em outras partes do mun-do o mercado têxtil no Brasil já está bastante con-solidado, mas somente agora começa a entrar na era do têxtil digital.

E ste mês estamos fazendo um CheckGF dife-rente. Analisamos um equipamento novo e em exposição na feira de São Paulo. Tam-

bém não se trata de equipamento voltado para a área de comunicação visual, mas, sim para a área Têxtil. Por que fizemos esta escolha? Por que es-tando eu envolvido durante todo o mês de Julho com atendimentos de preparação de máquinas para a Feira, não haveria tempo de visitarmos um bureau conforme estamos acostumados a fazer.

maRCa/mOdeLO: SC - Seritex Evolution Pro

IV CHECK GF Uma mudança e uma tendência

CheCk GF esPeCiaL

Por vinícius timipresença

confirmada na EXPOGF!

presença confirmada na EXPOGF!

Page 41: Ed.72 - Agosto

41

Mas você pode estar se perguntando: o que é têx-til digital? É a nova tendência de mercado onde as empresas têxteis começam a fazer uso de im-pressoras digitais para imprimirem as estampas de suas coleções. Não estamos falando apenas de estampas personalizadas, mas, sim de produção em volume industrial. Para os que estão atentos ao mercado, certamen-te já observaram a chegada de diversos equipa-mentos que prometem cumprir com esta necessi-dade. Isto deve ter sido especialmente observado na feira de São Paulo onde equipamentos de di-versos fabricantes foram apresentados para aten-derem a esta nova demanda. Na verdade todos os principais fabricantes de impressoras digital do mundo estão de olho neste novo mercado.Portanto, nesta edição mais uma vez cumprimos nossa missão de informar nossos leitores sobre as tendências atuais e futuras apresentando o primei-ro equipamento têxtil a ser analisado. Esperamos que as empresas em geral, solicitem para fazermos o mesmo com seus equipamentos neste segmento.

a qUaRta avaLiaÇÃOA quarta avaliação foi realizada em uma impres-sora da marca Seritex e o modelo escolhido pelo distribuidor para ser avaliado foi a Seritex Evolu-tion Pro. Na verdade esta impressora marca a en-trada oficial da Recor na linha de produtos para impressão digital em tecido.

avaliação do vinícius timiComo mencionado no início desta matéria neste nosso IV CheckGF, estamos avaliando uma impressora digital voltada para a área têxtil. Vamos às avaliações! Mas antes, como é de costume, devo ressaltar que ele foi feito dentro de critérios previamente estabelecidos. Porque isto é importante? Porque garante a imparcialidade dos testes e após a sua divulgação permite ao leitor fazer a seu próprio julgamento. outro fator importante é que neste caso temos uma mudança, pois estamos avaliando um equipa-mento saído da caixa e novinho em folha, portanto é neste nível que o equipamento será tratado. Quando o equipamento já estiver instalado e funcionado durante algum tempo e sendo da vontade do distribuidor poderemos voltar a fazer um novo CheckGF mas com o equipamento produzindo. Mas os critérios continuam os mesmos, ou seja, o equipamento deverá corresponder à sua ficha técnica.Também o objetivo continua o mesmo, ou seja, dar a oportunidade para os fabricantes e seus distribuidores ouvirem o que os clientes têm a dizer para melhorarem cada vez mais a qualidade de seus produtos.

A ficha técnica contém as informações básicas sobre o equipamento e foi utilizada para esta avaliação.É sempre importante ressaltar que a avaliação é realizada tendo em mente o que a ficha técnica diz, ou seja, a avaliação é feita no sistema A Ficha Téc-nica informa as especificações do equipamento e ele será avaliado sobre se cumpre ou não com o informado. Assim sendo vamos fazer uma pequena consi-deração inicial e analisar o que diz a Ficha Técnica e o que encontramos de fato no equipamento.Assim como nos demais CheckGF, aqui também foram inspecionadas as partes externas da im-pressora Seritex Evolution Pro. Logo de início a impressora também não decepcionou quanto à sua qualidade construtiva. Na verdade o equipa-mento se divide em duas partes. o sistema de tra-cionamento do tecido e o sistema de impressão.o sistema de tracionamento é de origem italiana e é possível observar o cuidado na escolha dos compo-nentes e acabamentos. os fabricantes italianos são conhecidos pela funcionalidade de seus equipa-mentos e não pelo design, mas neste caso embora com algumas ressalvas eles uniram as duas coisas.Já para a parte da impressora foi utilizada uma base Mutoh com duas cabeças Epson. Aqui tam-bém a parte construtiva foi bem cuidada.Portanto este é um equipamento industrial e é assim que o mesmo foi analisado.

Page 42: Ed.72 - Agosto

42

aNáLise da FiCha téCNiCa

mOdeLO e esPeCiFiCaÇões seRiteX evOLUtiON PRO ***CheCk GF***

tecnologia de impressão Jato de tinta Piezoelétrico. Usando 2 cabeças Epson com 1440 nozzle Confere

material

Largura 1.625mma Confere

Espessura Não informado

Diâmetro externo do rolo Não informado

Peso do rolo Não informado

Diâmetro do Rolo Não informado

Cartuchos de tinta

Tipo oito cartuchos Confere

Capacidade 440ml Confere.

Cores 4 cores (Duplo CMYK) Confere.

Resolução da impressão (pontos por polegada)

360x360, 360x720, 540x720, 720x720, 720x1080, 1440x720, 1440x1440 Confere

Precisão da distância (quando imprimindo)

Nao informado

altura de cabeça 0.3 mm - 1.3 mm - 2.8 mm Confere

sistema de aquecimento de mídia Não necessita Confere

Conexão Ethernet Gigabyte Confere

Requisitos de energia 240/415 V 4 wire + PE (WYE) / 20 A / 50-60 Hz Confere.

Consumo de energia

Durante a operação Aprox.5500 W Não testado

Em modo de espera Não informado

dimensões 2680 x 1500 x 1325 mm; Net weight 650 kg

Peso 650 Kg

ambiente Ligado Temperatura: 20° a 32°C. Umidade: 40 a 60%RH (sem condensação)

NOssas CONsideRaÇõeso equipamento que foi analisado, foi instalado e exposto na Feira, portanto, não foi verificado em seu modo produtivo.

Page 43: Ed.72 - Agosto

43

Page 44: Ed.72 - Agosto

44

imPRessORa

CaBeÇas de imPRessÃO X ResOLUÇÃOEste modelo de impressora faz uso de cabeças Epson de última geração. Isto confere ao equipa-mento alta qualidade aliada à alta velocidade de impressão.Ainda falando das cabeças o equipamento conta com duas unidades instaladas no carro. A reso-lução alcançada é no máximo de 1440 x 1440dpi o que é o suficiente para atender ao mercado têxtil que normalmente trabalha com resoluções bem menores.Neste equipamento o número de passadas pode ser controlado pelo RIP. Isto é importante, pois existem diversos tipos de tecidos e a absorção da tinta ocorre de forma diferenciada.

veLOCidadeo fabricante informa que a velo cidade recomen-dada de trabalho é de 25M²/hora. Esta velocidade é aconse lhável para manter a estabilidade dos teci-dos.

PROBLemaso equipamento funcionou corretamente durante a apresenta ção na feira e algumas dificuldades que se apresentaram logo após a sua instalação foram resolvidas rapidamente.

desCReveNdO a PaRte de tRaCiONameNtO – esteiRao equipamento conforme já mencionado é bem construído e possui os seguintes componentes. esteira: Com o sistema de tracionamento por es-teira o equipamento permite ser utilizado com um grande número de tecidos. Neste caso ele tracionou com facilidade matérias pesados como o algodão cru, e matérias mais leves como o ce-tim. Isto é possível, pois a esteira é tratada com cola de aderência temporária do tecido. A esteira conta ainda com aquecimento para permitir mu-dar a viscosidade da cola de acordo com o tecido utilizado. Entretanto este item não foi testado du-rante a feira.tencionadores: o equipamento conta com ten-

cionador frontal que se mostrou bastante eficiente.Rebobinador: Também na parte da frontal fica lo-calizado o rebobinador. Este também se mostrou bastante eficiente.sistema de limpeza da esteira: o equipamento conta com um sistema de lavagem da esteira. Isto é necessário, pois a tinta que vai caindo sobre a mes-ma vai sujando o tecido bem como diminuindo a eficiência da cola. Este item não foi testado na feira.sistema de pré-cura frontal: Um sistema de pré-cura foi instalado na frente do equipamento permitindo a sua secagem para que devido o ex-cesso de tinta a parte de trás não seja carimbada com o assunto que está sendo impresso. o siste-ma funcionou muito bem para os tecidos que es-távamos utilizando durante os testes.Carro de alinhamento de mídia: Muito interes-sante foi o sistema de alinhamento automático de mídia. Através de um carro e seus sensores o siste-ma detecta qualquer variação na forma como o rolo de tecido foi preparado. Assim rolos que não estão perfeitamente enrolados podem ser utilizados.É recomendável cautela no uso deste dispositivo, pois alguns tecidos são enrolados de forma tão errada que se chega ao ponto de ter um cone na ponta do tubete. Neste caso o carro pode ficar osci-lando e provocando ondas no tecido que entra na esteira.

Esteira

Page 45: Ed.72 - Agosto

45

Rolo de pressão

Sistema de limpeza

Page 46: Ed.72 - Agosto

46

Cilindro parafuso

Rolo de pressão: Sobre a esteira encontramos um rolo de pressão que ajuda no tracionamento do tecido, sua pressão pode ser regulada através de uma válvula de ar comprimido. Seu funciona-mento foi muito preciso.Cilindro parafuso: o cilindro parafuso tem por função espalhar o tecido e direções opostas. Isto garante que o tecido não terá rugas quando en-

CONsideRaÇões FiNaisGostei do equipamento. Fácil de operar apesar de bastante robusto. Embora seja um equipamento destinado à indústria têxtil, empresas de bandei-ras e mesmo de comunicação visual poderão utilizá-lo sem qualquer problema. É claro que nem tudo é perfeito, existem alguns itens que o fabricante poderia melhorar como a disposição

trar na esteira. o funcionamento do sistema tam-bém foi preciso.tencionador banana: Este tipo de tencionador permite como seu nome indica tencionar o teci-do em seu centro de gravidade. Este centro de gravidade é o meio do tecido e através de uma deformação no cilindro se consegue manter o tecido tencionado em toda a sua largura. Seu fun-cionamento foi preciso.

de alguns controles, mas falaremos sobre isto em outra ocasião.

aGRadeCimeNtOsA Revista GF agradece a Recor por ter nos forne-cido a ficha técnica do equipamento e ter concor-dado em participar do teste, mesmo sendo em condições diferentes do que costumamos fazer.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio.ai 1 29/05/12 18:57

Page 47: Ed.72 - Agosto

47

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

anuncio.ai 1 29/05/12 18:57

Page 48: Ed.72 - Agosto

48

CONCLUsÃONosso compromisso com o leitor vai além de qualquer barreira ou dificuldade. Mesmo com a agenda lotada, e com a impossibilidade de visitar um Bureau, não deixamos de cumprir com o que propomos.o teste foi realizado em um modelo diferente, em condições diferentes, porém com a mesma ética e responsabilidade ímpar de nosso técnico Vinícius Timi.Estamos muito felizes em conseguir cumprir mais um Check GF, e esperamos ajudar no processo de decisão de compra, afinal a máquina foi avaliada de uma forma técnica e isenta de opiniões pes-soais e/ou comerciais.Esperamos que você leitor, possa fazer um bom proveito destas informações. Mês que vem, tem mais!

o que achou do IV Check GF? Queremos a sua opinião. Envie suas impressões para

[email protected] com seu nome, empresa, cidade e Estado ou li-gue para (41) 3023-4979.

OPiNe tamBém Nas Redes sOCiais:

twitteR: twitter.com/RevistaGF

FaCeBOOk: GRANDES FoRMAToS

Page 49: Ed.72 - Agosto

49

Page 50: Ed.72 - Agosto

50

COLUNa GestÃO de PessOas aLessaNdRa assad

alessandra assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Es-tratégica, é professora nos MBAs da FGV Management, colunista de vários meios de comunicação e palestrante. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos. e-mail: [email protected] site: www.alessandraassad.com.br

E m 1985, os testes de sabor da Coca-Cola indicaram que muitos consumidores, espe-cialmente os mais jovens, achavam o sabor

da Pepsi melhor. Para atrair esses consumidores, a Coca-Cola decidiu mudar sua centenária receita secreta para fabricar um refrigerante mais sabo-roso que a Pepsi e, também, procurou mudar a imagem da marca.Criaram a “New Coke”. Não demorou muito para que a rejeição ao novo produto ensinasse uma lição à Coca-Cola: a maioria de seus clientes, até mesmo os mais jovens, dava mais importância à memória emocional da marca clássica do que ao sabor propriamente dito do refrigerante.São muitas as variáveis que influenciam no pro-cesso de mudança de um produto, marca ou con-junto de comportamentos. Alguns têm um peso maior desde o início do ciclo de mudança, e de-vem ser levados em conta no seu planejamento. Eu diria que temos cinco delas que são vitais ao processo, porque formam a base sólida da mu-dança e interagem externa e internamente de maneira a oxigenar uma série de ações:Clientes – Através de um bom levantamento das necessidades dos clientes, é possível descobrir onde há a necessidade de concentrar mais e me-nos esforços. São eles que nos contam o que pre-cisam e o que não querem que façamos. Quando damos a atenção devida a essas informações que eles nos entregam, evitamos o desperdício de tempo e energia com iniciativas que não têm va-lor para eles.

Funcionários – Toda a transformação requer um levantamento de algumas “lideranças internas informais” e a conquista de indivíduos influen-tes para ajudarem na descoberta dos anseios, expec tativas, medos, temores, questionamentos e ameaças pelas quais os colegas estejam pas-sando. Eles são vitais, como termômetros que nos indicarão a temperatura da mudança. É a capaci-dade dos funcionários de se adaptar às mudanças que determina o resultado.Proprietários e acionistas – Eles são os maiores interessados no sucesso dos processos, investem na organização e não podem ser deixados para um segundo plano, embora devam ter participa-ção mais ativa a partir do momento em que as mudanças de fato começarem a aparecer.Fornecedores e parceiros comerciais – em núme-ro cada vez mais reduzido nas empresas de hoje, eles representam parte importante no processo, uma vez que, se envolvidos, podem melhorar a qualidade de seus serviços também. Como estão do lado de fora da empresa, têm uma contribui-ção valiosa com informações sobre os processos similares das empresas de mesma natureza de negócios, suas ações e seus resultados.você e a sua equipe – A contribuição de todos os impulsionadores e agentes da mudança é funda-mental para que contagie todos os demais. É mui-to importante que controle o seu papel e disci-pline as suas ações. Afinal, toda grande mudança começa dentro do nosso eu, e porque não dizer, dentro da nossa casa?

5 variáveis para uma mudança sólida e eficaz

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

946_ANUNCIO_FINAL_2.pdf 1 7/30/12 4:43 PM

presença confirmada na EXPOGF!

presença confirmada na EXPOGF!

Page 51: Ed.72 - Agosto

51

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

946_ANUNCIO_FINAL_2.pdf 1 7/30/12 4:43 PM

Page 52: Ed.72 - Agosto

52

3,20m3,20m

5252

ModeloModo Alta velocidade

Bidirecional

Modo Normal

Bidirecional

Modo Alta Qualidade

BidirecionalTracer Guepard (04 cabeças) 45m2/h 23m2/h 12m2/h

Tracer Guepard S (08 cabeças) 80m2/h 45m2/h 23m2/h

Surpreenda-se!

Modelo