Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

14
Plano de governo do candidato Mourão traz benfeitorias e qualidade de vida para Praia Grande www.folhadolitoralsul.com.br [email protected] 2ª Quinzena de Agosto de 2012 Distribuição Gratuita PERUIBE IMPLANTA ESCOLA DE BOXE PARA TODAS AS IDADES MATRÍCULAS PARA A NOVA MODALIDADE JÁ ESTÃO ABERTAS PÁGINA 02 ITANHAÉM Itanhaém: Doentes crônicos estão convocados a tomar vacina contra a gripe PÁGINA 02 AVENIDAS DE SÃO VICENTE GANHAM NOVO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÁGINA 03 GUARUJÁ Município é qualificada como centro de treinamento de seleções para Copa do Mundo 2014 PÁGINA 03 SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE PRAIA GRANDE NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS PASSAM POR CAPACITAÇÃO TÉCNICA PÁGINA 04 TURISMO EM MONGAGUÁ cidade oferece opções de lazer para todas as idades PÁGINA 05 ÚLTIMA PÁGINA

description

Jornal de criculacao no litoral sul de Sao paulo

Transcript of Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

Page 1: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

Plano de governo do candidato

Mourão traz benfeitorias e qualidade de vida para Praia Grande

www.folhadolitoralsul.com.br [email protected] 2ª Quinzena de Agosto de 2012 Distribuição Gratuita

Peruibe iMPlanta escola de boxe Para todas as

idadesMatrículas Para a nova Modalidade já

estão abertas

PÁGINA 02

itanHaÉMitanhaém: doentes

crônicos estão convocados a tomar vacina contra a gripe

PÁGINA 02

avenidas de são vicente

GanHaM novo sisteMa de iluMinaÇão

PÁGINA 03

GuarujáMunicípio é qualificada

comocentro de

treinamento de seleções para

copa do Mundo 2014

PÁGINA 03

sindicato dos trabalHadores MuniciPais de Praia Grande

novos Guardas

MuniciPais PassaM Por caPacitaÇão

tÉcnica

PÁGINA 04

turisMo eM MonGaGuácidade oferece

opções de lazer para todas as idades

PÁGINA 05

últImA PÁGINA

Page 2: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

22ª Quinzena de Agosto de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

Peruíbe

itanhaémAposentados e pensionistas de

Itanhaém, SP, terão desconto no IPtU

No final do mês passado, teve início no Ginásio José Adolpho dos Santos (Zé do Brasinha), no bair-ro do Caraguava, a mais nova modalidade esporti-va oferecida pela Prefeitura de Peruíbe, litoral sul de SP.Trata-se da Escola Municipal de Boxe, sob o comando do professor Claudio Santana.As aulas estarão acontecendo sempre às terças e quintas, em dois períodos: das 10h às 12h e das 19h as 21 h e, aos sábados das 10h as 12 h.

As inscrições são gratuitas, sem limite de idades e, seguem abertas no Departamento de Esporte do município ou no próprio Ginásio do Caraguava.A nova Escola Municipal de Boxe promete ser um sucesso, devido ao grande número de interessados que procuram por informações e matrículas.

O Ginásio do bairro Caraguava que ainda há

pouco tempo foi inau-gurado, segundo mo-radores, já se tornou um Centro Esportivo bastante concorrido para a prática esporti-va na região.Pergun-tado sobre as Escolas Esportivas mantidas pela Prefeitura, Washington Luíz Reis, Diretor de Esportes Municipal, disse: “Iniciamos diversas no-vas modalidades nesta gestão da prefeita Milena Bargieri. Entendemos que, ao cultivar a pratica es-portiva entre as pessoas e especialmente entre os jovens, estaremos contribuindo para uma maior so-cialização e saúde para todos.“

CIdAde ImPlANtA eSColA de Boxe PArA todAS AS IdAdeS

matrículas para a nova modalidade já estão abertas“IlhA QUeImAdA GrANde: o eSPetÁCUlo dA evolUção”

exPoSIção eStÁ No AQUÁrIo de

PerUíBe, Até 31 de AGoSto

O Aquário de Peruíbe recebe a exposição “Ilha Queimada Grande: o espetáculo da evolução”. A amostra reúne imagens ampliadas do fotógrafo profissional da Nitro Imagens e da National Geo-graphic, João Marcos Rosa; texto informativo de Marcus Augusto Buononato, biólogo e herpetólo-go.

A exposição vai até (31) de agosto, e tem horá-rio de visitação diária junto com o Aquário das 10h às 18h, aproveitando o grande fluxo de turistas no período de férias escolares. A amostra é uma realização do Aquário em parceria com o Institu-to Chico Mendes de Conservação da Biodiversi-dade (ICMBio) e Nitro Imagens. A exibição tem o apoio do Instituto Vital Brazil, Casa de Vital Brazil e Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar.A concepção da exposição é da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Ilhas Quei-mada Grande e Queimada Pequena e Estação Ecológica (ESEC) Tupiniquins, unidades de con-servação (UC) com sede na cidade de Itanhaém, litoral paulista.

Segundo o chefe da ARIE, Wilson Almeida Lima, “a exposição sobre a Ilha Queimada Gran-de reúne conhecimento científico e arte fotográfi-ca, diferentes pesquisadores e instituições procu-rando responder um tanto à curiosidade e contar um pouco da história dessa ilha que, no passado remoto, esteve ligada ao continente e depois se-parada, geograficamente isolada pela subida do nível do mar, deu origem a uma das mais curiosas e extraordinárias espécies diferenciadas que o mundo jamais conheceu, a jararaca-ilhoa”.A Quei-mada Grande é uma ilha localizada a cerca de 35 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. É desabitada e seu acesso é restrito a cientistas e a analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal que administra as unidades de conservação do Brasil. Desde 31 de janeiro de 1984 a ilha é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), criada pelo Decreto nº 89.336.

O Aquário de Peruíbe está localizado na Ave-nida Governador Mario Covas Júnior, 204 Centro – Peruíbe-SP – Telefones: 013 3453 1568 ou 3455 5545.

QUeremoS mUdANçA JÁ!

Foram iniciadas as ins-talações do projeto “Cidade Digital” em Peruíbe, um sis-tema que fornecerá aces-so gratuito à Internet para toda a população. Com a implantação será possível a interconexão entre pon-tos públicos (Secretarias, Departamentos, Escolas, Postos de Saúde e outros) e nos quais estarão também sendo instalados nas próxi-mas semanas 16 HotSpots (pontos de acesso wi-fi para uso do cidadão), distribu-ídos ao longo da área do Município através de tecno-logia wireless.Inicialmente os locais que estarão rece-bendo os primeiros HotS-pots são:1) Centro Comu-nitário Jd Caraminguava2) Banda Municipal de Peruí-be3) Centro Comunitário Jd. das Flores4) EMEF Antônio Novaes5) EMEI Frei Giorgio Callegari7) Posto de Saúde

do Veneza8) EMEF Prof.ª Carmen C F Pimentel9) EMEF Prof.ª Delcélia J M Bezerra11) Regional do Guaraú12) EMEI São João Batista II14) PSF Recreio Santista15) UBS Santa Isa-bel16) PrefeituraToda a rede estará conectada à Internet através de um enlace único de alta tecnologia e veloci-dade. A solução apresenta-da para o projeto proposto foi na criação de uma rede de tecnologia wireless para atender as diversas locali-dades.

A rede permite comuni-cação entre diversos órgãos governamentais da localida-de com custos muito reduzi-dos, automatiza processos, agilizar o compartilhamento de informações, serviços on-line ou qualquer outra aplicação que permita me-lhorias dos serviços públi-cos ao cidadão.

Iniciadas as instalações do sistema “Cidade digital” em Peruíbe

EMPREGOSAÚDE

EDUCAÇÃO PARA NOSSOS JOVENS

SEGURANÇA

Itanhaém: doentes crônicos estão convocados a tomar vacina contra a gripe

estudantes de Itanhaém podemestagiar no Governo do estado de São Paulo

Os aposenta-dos, pensionistas e beneficiários de renda mensal vi-talícia da cidade de Itanhaém, no litoral de São Pau-lo, podem solicitar desconto de 50% no Imposto Pre-dial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013.

O cadastro com os pedi-dos serão realizados entre o dia 1º de julho até o dia 30 de setembro. Após esse pra-zo, o pedido será analisado e quem não conseguir o be-nefício receberá uma carta informando a situação.

Para ter direito ao bene-fício é necessário ser pro-prietário ou locatário de no máximo dois imóveis, com renda comprovada de até 10 salários mínimos (R$ 6.220,00). Além de residir no imóvel para o qual soli-cita o abatimento, que não pode ter débitos de IPTU.

Para formalizar o pedi-do, é preciso levar o CPF, RG, comprovante de rendi-mentos e a declaração de imposto de renda. No caso do requerente ser isento, é necessário apresentar a úl-tima declaração.

Somente terão direito ao abatimento quem não pos-suir pendência com IPTU e/ou com dívidas negocia-das. Para regularizar esse tipo de situação, é preciso comparecer com o carnê e os documentos pessoais no

Centro de Atendimento do Paço Municipal, no setor de Tributos, das 9 às 16 horas. Caso o requerente não seja o proprietário do imóvel, é necessário uma procuração ou documento de posse do bem.

Após a autorização do pedido de desconto, o apo-sentado, pensionista ou beneficiário só precisará re-novar o benefício após dois anos. Durante este período será feita uma fiscalização intensificada para verificar se o contribuinte ainda está dentro das normas exigi-das.

Para requerer o abati-mento, os interessados de-vem comparecer no Centro de Atendimento do Paço Municipal, no setor de Ca-dastro Imobiliário, localiza-do na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro, das 9 às 16 horas.

Informações, ou maio-res esclarecimentos sobre o benefício fiscal, podem ser obtidas no setor de Cadas-tro Imobiliário pelo telefone (13) 3421-1636.

Fonte: G1

Pacientes com doenças crônicas estão convo-cados a tomar a vacina contra a gripe. O alerta é da Secretaria Estadual da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura de imunização con-tra o vírus da influenza em todo o Estado de São Paulo. A população que possui algum tipo de do-ença crônica está mais suscetível a desenvolver complicações da gripe, como a Síndrome Respi-ratória Aguda Grave (SRAG). A vacina é disponi-bilizada gratuitamente nos postos de saúde.

Entre as doenças consideradas crônicas es-tão cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes, além de pacientes clas-sificados como imunodeprimidos, aqueles que possuem o sistema imunológico debilitado de-vido à doenças como câncer, HIV/Aids, imuno-deficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplante. A imu-nização também é recomendada para pacien-tes com doenças neurológicas incapacitantes e obesos.

Para receber a dose, o portador de doen-ça crônica deve comparecer a um dos postos de vacinação e apresentar um documento que comprove o diagnóstico da doença, como uma receita ou laudo médico. Até o momento foram aplicadas no Estado 632 mil doses em pessoas com doenças crônicas.

Estudantes da ca-pital e do interior de São Paulo podem es-tagiar no Governo do Estado de São Paulo por meio do Programa de Estágios da Fun-dação de Desenvolvi-mento Administrativo (Fundap). As inscri-ções para o processo seletivo do segundo semestre estão aber-tas. Serão mais de 10

mil vagas disponibili-zadas na capital e no interior de São Paulo, para atuar no Gover-no de São Paulo e na Assembleia Legislati-va de São Paulo.

Até o dia 24 de agosto, podem se inscrever estudantes que estiverem regu-larmente matricula-dos em cursos de En-sino Médio, Superior

e educação profissio-nal de nível médio (ou chamado técnico). Alunos com conclu-são da formação pre-vista para dezembro de 2012 não poderão concorrer às vagas.

As inscrições de-vem ser feitas no por-tal da Fundap, onde também os candida-tos imprimem o bo-leto e efetuam o pa-

gamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 15,00, até o dia 27 de agosto. A pro-va será realizada no dia 16 de setembro, às 13h. A lista com as informações sobre os respectivos locais de provas, data e ho-rário, será divulgada a partir do dia 10 de setembro, no site da Fundap.

Page 3: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

� 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

são vicente

GuarujáGuarujá é qualificada como

centro de treinamento de seleções para Copa do mundo 2014

Agora é pra valer. Guarujá integra a 1ª edição do Catálogo Oficial de Cen-tros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil. O anúncio foi pelo o Comitê Organizador Local (COL) em evento realizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Pau-lo.

Ao integrar o livreto, Guarujá passa a ser considerada apta a servir de cida-de-base para o mundial, ou seja, poderá receber algumas seleções para treina-mentos. O catálogo será apresentado às equipes classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde fica-rão concentradas. As indicações são o Casa Grande Hotel Resort & SPA para hospedagens e o Estádio Municipal An-

tônio Fernandes para treinamento.O Município, assim como as outras

53 cidades que integram o catálogo, tem agora um grande desafio: receber bem as seleções durante as visitas técnicas que serão intensificadas e honrar o cro-nograma de melhorias em seus equipa-mentos. Mas o processo não para por aqui. A entidade máxima do futebol faz duas grandes exigências.

A primeira delas verte quanto ao Cen-tro de Treinamento, que deve ser cedi-do por um período mínimo de 45 dias, durante o período de disputa da com-petição nos moldes exigidos pela FIFA. O campo precisa corresponder aos pa-râmetros internacionais estabelecidos pela entidade máxima do futebol, com instalações em bom padrão de qualida-

de a serem inspecionadas pela equipe técnica do Comitê Organizador; infraes-trutura completa de telefonia, energia, incluindo fornecimento de energia emer-gencial e estar localizado a 20 minutos do hotel da delegação, considerando o trajeto feito com batedores.

Guarujá apresentou o Estádio Muni-cipal Antônio Fernandes como Centro de Treinamento.

O COL aprovou o equipamento, com os projetos de reforma e adaptação. A obra do estádio está orçada em R$ 9 milhões, incluindo as adaptações do gramado de acordo com as normas da FIFA, além de iluminação, melhores ves-tiários, academia e centro de imprensa. A Prefeitura já manifestou ao Departa-mento de Apoio e Desenvolvimento às

Estâncias (Dade) a utilização de parte de seu recurso anual para a execução da obra. Nos próximos meses a Prefei-tura lança o edital de licitação para obras no entorno do Estádio, como preparo às obras de reforma do equipamento.

A segunda exigência da FIFA é so-bre o Hotel de padrão internacional para hospedagem da seleção. A cidade deve contar com hotel de no mínimo 3 estrelas, que tenha no mínimo 55 quar-tos com ar-condicionado ou calefação; possibilidade de uso exclusivo de todo o hotel ou alas/andares e contar com sala de musculação/ginástica, salas de mas-sagem (podem ser quartos adaptados), possibilidade de implementar medidas rigorosas de segurança no interior e no entorno do hotel.

Sistema de inventa-riação da oferta turística, criado pelo Ministério do Turismo, consiste no le-vantamento e registro dos atrativos do Municí-pio para formar banco de dados nacional

A Secretaria de Tu-rismo (Setur), por meio da Prefeitura de São Vi-cente, começa a realizar a atualização do Inven-tário da Oferta Turística do Município, utilizando como base, o Sistema de Inventariação da Ofer-ta Turística (INVITUR), criado pelo Ministério do Turismo.

O trabalho consiste em

armazenar e organizar as informações turísticas da Cidade, constituindo um banco de dados de abrangência nacional. Todos os equipamentos turísticos, desde infraes-trutura a serviços pres-tados, são armazenados nesse sistema, servindo como instrumento solidi-ficador das informações para fins de planejamen-to e gestão da atividade turística. O trabalho é realizado pelos técnicos e estagiários da secre-taria de Turismo. A atua-lização se estenderá até agosto do próximo ano.

A primeira fase foi rea-

lizada com uma pesquisa de laboratório, que reu-niu informações secun-dárias obtidas em dados bibliográficos coletados em livros, documentos, arquivos e outras fontes. A segunda fase se inicia-rá em agosto próximo, quando será feita uma pesquisa de campo, que consiste na verificação das informações obtidas na pesquisa de labora-tório, bem como na ob-tenção de informações in loco, para fins de com-plementação, comprova-ção e atualização.

Empresários vicen-tinos do trade turístico

devem receber os pes-quisadores da secretaria, que irão agendar uma vi-sita aos locais a serem inventariados. Segundo a secretária de Turismo de São Vicente, Maria de Lourdes de Oliveira, a importância da visita é disponibilizar dados confiáveis sobre a oferta turística de São Vicen-te e permitirá analisar o significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desen-volvimento do Município. “Além disto, será possí-vel diagnosticar informa-ções que subsidiarão a elaboração de roteiros

turísticos e do plano dire-tor de turismo, o PDTUR São Vicente”.

CAdAStUr – O Mi-nistério do Turismo ofere-ce um sistema oficial de cadastro online, disponí-vel para os profissionais e empresas que atuam no setor. Ele permite o acesso a diferentes da-dos e relatórios sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados. Além de ser uma impor-tante fonte de consulta para o turista, o CADAS-TUR garante diversas vantagens e oportuni-dades de negócios aos seus cadastrados.

Os técnicos e estagiá-rios da Setur, durante as visitas in loco do inven-tário da oferta turística, vão orientar o empre-sariado sobre como fa-zer o cadastro das suas empresas no sistema. O trabalho da orientação do trade ocorrerá a partir de agosto e se estenderá por um ano. O cadastro é gratuito e deve ser re-alizado pelo site www.cadastur. tur ismo.gov.br. Mais informações na Secretaria de Turismo de São Vicente (Aveni-da Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitaru). O te-lefone é (13) 35691400.

SetUr atualiza informações turísticaspara formação de banco de dados nacional

Dar a sensação de segurança e modernizar as vias de acesso a pon-tos históricos e turísticos de São Vicente. Este é o objetivo das obras re-alizadas nas avenidas Dona Anita Costa, Minas Gerais e Monteiro Lobato, que foram contempladas com um novo sistema de iluminação, denomina-do Índice de Reprodu-ção de Cores (IRC). O

investimento total é de R$ 229.616,40, custeado pela taxa de Iluminação Pública Municipal, cobra-da nas contas de energia dos munícipes.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Se-cretaria de Projetos Es-peciais (Sepes), em par-ceria com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), instalou as novas luminárias de vapor me-

tálico, que contam com uma potência de 250 wat-ts cada, proporcionando iluminação potente com alto brilho.

A nova iluminação abrange as vias que fa-zem ligação de São Vi-cente a Santos, também incluindo os bairros Vila São Jorge, Vila Voturuá, Jardim Independência e Vila Valença.

No cruzamento com

a Avenida Antônio Em-merich, a Avenida Dona Anita Costa conta com 84 luminárias, correspon-dentes a 21.000 watts. O investimento nesta obra foi de R$ 56.867,77. Já as avenidas Monteiro Lo-bato e Minas Gerais, que totalizam 1,9 km, foram beneficiadas com 246 no-vas luminárias. O valor do investimento nestas vias foi de R$ 172.748,63.

AveNIdAS de São vICeNte GANhAm Novo SIStemA de IlUmINAção

Secretaria de Projetos Especiais (Sepes) realizou obras nas avenidas Dona Anita Costa, Minas Gerais e Monteiro Lobato

Aeroporto civil metropolitano começa a decolarO aeroporto civil

Metropolitano de Gua-rujá começa a decolar. No dia 29 de agosto, a Prefeitura de Guarujá firmará contrato com o Quarto Comando Aé-reo Regional (IV Co-mar) para cessão, por arrendamento, de área no Núcleo da Base Aé-rea de Santos, que per-mitirá a implantação do equipamento pública. A solenidade acontece às 10 horas na unida-de militar, localizada na Avenida Castelo Bran-

co, em Vicente de Car-valho.

A autorização, expe-dida pelo comandante da Aeronáutica, tenen-te brigadeiro do ar Ju-nuti Saito, foi publicada no Diário Oficial. Com a formalização, a Pérola do Atlântico deterá uma área de 274.866,92 m2, de uma total de aproxi-madamente 3 milhões de m2.

Nas próximas sema-nas, a Cetesb emitirá o Termo de Referên-cia, documento que

vai orientar a Adminis-tração, na elaboração do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental). Parale-lamente, o Município aguarda a outorga da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

A partir disso, a Prefeitura através de licitação concederá o empreendimento, à iniciativa privada, para construção, explora-ção, operação e manu-tenção. Estima-se que

o edital esteja disponí-vel, no primeiro trimes-tre de 2013.

A novidade vem ao encontro do momento de desenvolvimento que Guarujá e toda a Região passa, com as questões do pré-sal, instalação da Unidade Operacional da Petro-brás na Cidade, que re-fletirá na qualificação e no aumento do merca-do de trabalho. A previ-são da Administração é de que o Aeroporto poderá, inclusive, estar

pronto para operar já na Copa 2014, pois o Município será cidade-base dos jogos.

O estudo elaborado pela Prefeitura prevê estacionamento até 300 vagas de veículos (primeira fase); ter-minal de passageiros (com capacidade para 500 mil passageiros/ano); pátio de aerona-ves para até quatro es-tacionamentos simultâ-neos; vias de acesso interno e de serviço, além de áreas para

hangares.De acordo com o as-

sessor da Unidade de Projetos Estratégicos da Prefeitura, Dário de Medeiros Lima, esta é uma área estratégica. “Os estudos desenvol-vidos pela Prefeitura apontam para um in-vestimento, por parte da iniciativa privada, de aproximadamente R$ 80 milhões, na infra-estrutura, do Aeropor-to Civil Metropolitano de Guarujá”, destaca Lima.

Page 4: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

�2ª Quinzena de Agosto de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

Praia Grande

Av. monteiro lobato, 8202Balneário Itaóca - mongaguá

Av. São Paulo, 2777 - lj. 2Centro - (3507-1059

Av. monteiro lobato, 10.210Agenor de Campos - (3446-3198CARLÃO

imóveisCRECI 709�0 - f e-mail: [email protected]

3507-3137((13) 7803-7087(

(13) 87*41678Id

Habite-se • Projetos - RegularizaçõesTEMOS A OPORTUNIDADE

QUE VOCÊ PROCURA!!mAtrIZ

3507-1059((13)

CeNtro3446-3198(

(13)

AGeNor de CAmPoS

NovoS GUArdAS mUNICIPAIS PASSAm Por CAPACItAção téCNICA

SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE PRAIA GRANDE

Até o dia 31 de agosto, 81 guardas municipais, recém-contratados pela Prefeitura de Praia Gran-de, frequentarão aulas teóricas e práticas do Cur-so de Capacitação Técnica Profissional. As au-las acontecem na sede da GCM, no auditório do Sindicato e o estágio em repartições públicas. No dia 5 de julho, eles receberam os certificados de conclusão do primeiro curso de formação realiza-do, durante três meses, no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

O Curso de Capacitação Técnico Profissio-nal é dividido em módulos. O módulo I tem duas etapas. O ensino básico aborda o tema Comuni-cação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública. O conteúdo profissional abrange aulas sobre O Papel das Guardas Municipais e a Ges-tão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal, sobre as funções e atribuições das guardas municipais e a gestão integrada da se-gurança pública.

No módulo II, Espaço Público, Guarda Mu-nicipal e Comunidade, a programação enfoca a atuação desses profissionais no espaço público, técnicas e procedimentos na fiscalização, media-ção de conflitos e prevenção de infrações. O Uso Legal e Progressivo da Força, da Arma de Fogo e Defesa Pessoal é o assunto central do módulo III. O módulo IV tem corresponde a atividades prá-ticas. Ao final do curso de capacitação, o grupo terá mais 120 horas aulas para habilitação do uso de arma.

O subsecretário de Assuntos de Seguran-ça, José Américo Franco Peixoto, alertou para as responsabilidades que os acompanharão na nova carreira. “Agora sim vocês vão sentir o que é ser um Guarda Civil Municipal. A partir de ago-ra, serão 24 horas de dedicação”. Peixoto men-cionou a avaliação feita pela população de Praia Grande sobre o trabalho da GCM para demons-trar o quanto a corporação é respeitada e admira-da. “Queremos reverter o quadro de insegurança que ainda resta entre a população, mostrando um serviço eficiente”.

O objetivo de tanto rigor, segundo o coman-dante da GCM, Marco Alves dos Santos, é zelar pela eficiência e qualidade do serviço. “O esforço é tanto dos novos guardas como também da Ad-ministração, que tem de criar mecanismos para chegar a essa eficiência. O que temos hoje é uma verdadeira escola para a formação desses guar-das”.

O presidente do Sindicato, Givanildo Berto da Silva, destaca que a GCM desempenha um papel essencial nas ações de segurança pública e pre-servação do patrimônio. “O processo de seleção e formação é rigoroso. Com isso, a corporação tem integrantes bem preparados para o desem-penho profissional. E graças à reestruturação da GCM e o novo plano de carreira, o efetivo tem hoje melhores perspectivas”, afirmou Gil.

ocian Praia Clube completa 49 anosDiretamente ligado à

emancipação e desenvol-vimento de Praia Grande, o Ocian Praia Clube está fazendo aniversário. O lo-cal, que em 1967 chegou a ser usado como sede provisória da Prefeitura, comemorou seus 49 anos de existência no último dia 4, com baile dançante com a banda Blow Up.

Fundado em 1963, pela Organização Construtora e Incorporadora Andraus, o Ocian Praia Clube é um marco importante na história de Praia Gran-de. Após a conquista da emancipação em 1967, a Cidade tornou-se um

município independente e precisou de um local para abrigar a nova e au-tônoma administração. No mesmo ano, o Ocian Praia Clube foi escolhido para ser a sede provisória da Prefeitura.

O prefeito de Praia Grande ressaltou a im-portância do clube para o Bairro Ocian. “Na época da instalação do clube, Praia Grande estava liga-da a São Vicente. A che-gada de novos moradores e de associados do clube foram muito importantes e contribuíram para o bairro ser o que é hoje”, finali-zou.

COMPRO E PAGO À VISTATEL. (13) 3446-1027

WWW.CLAVEVEICULOS.COM.BRAV. MONTEIRO LOBATO, 12.372 - FLÓRIDA MIRIM - MONGAGUÁ

CLAVEVEÍCULOSVENDE-TROCA-FINANCIA

Ocian Praia Clube é um marco importante na história de Praia Grande

ANImAção totAlO vereador Marquinho está bem animado com sua campanha. Ele vem se saindo mui-to bem em suas caminhadas e com uma excelente aceitação pelo público. Marquinho plantou ao longo destes quatro anos, agora é só colher os frutos. Quem semeia, colhe! Agora os que não fizeram nada, que são muitos, vão ficar a ver navios.

BoA ACeItAçãoO nosso candidato Alberto Mourão é mesmo querido por todos, onde passa em suas caminhadas pelas ruas, sempre se forma aquela rodinha de pessoas que param para

cumprimentá-lo. São pessoas que gritam pelo seu nome e outras que fazem questao de ir até ele para fazer seus pedidos anteciados, se caso for eleito. Mourão dei-xou para Praia Grande a herença de uma bela administração que está nos quatro cantos da cidade. É isso aí Mourão, o povo lhe quer novamente!

CANdIdAtA A vICeA candidata a vice-prefeita da cidade de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, está sendo muito bem aceita por todos os praiagran-denses em sua caminhada pelos bairros da cidade. Maura Lígia é responsável por uma exemplar educação em nosso município, uma das melhores do Estado de São Paulo. Fez uma brilhante adminis-tração na Secretaria de Educação no governo de Alberto Mourão e netse atual governo, ao lado do prefeito Roberto Francisco dos Santos.

PArABéNS!Praia Grande hoje é referência para vários municípios da Baixada Santista e vem desenvolvendo belíssimos trabalhos junto às comunidades carentes do Município. A secretária do fundo social de Praia Grande, Maria Del Carmem Padin Mourão (Maruca), é a responsável por esta magnífica mudança. Hoje somos referência na-cional e devemos continuar sendo esta cidade modelo. O Fundo Social vem abri-lhantando a administração do prefeito Roberto Francisco. Parabéns a equipe do fundo social!

BoAS lemBrANçAS!O atual prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, deixará, sem dúvidas, excelentes lembranças de sua administração, onde lutou e concretizou importantes obras para a população praiagrandense, trabalhando a cada dia de sua administração por uma cidade melhor. Deixará saudades, Roberto Francisco!

Page 5: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

� 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

EXPEDIENTE

Aparecida Antonia de Lima M.E.C.N.P.J. 09.�90.�90/0001-71

Insc. Estadual: ��8.220.76�.118Tel. (1�) 9626.9017Jornalista Responsável:

Aparecida A. Lima - MTb. 45.245Diretora Jurídica: Dra. Luna Manzon - OAB 186.301/SP

Publicidade: Reinaldo RomeraTel. (13) 7814-2885 - ID 936*11616

Revisão de texto: Cida Lima e Ana JoppertRedação: Aparecida A. Lima - MTb. 45.245 e Ana Joppert - MTb: 46.105/SP e Cida Lima

fotos: cedidas pelo Departamento de Comunicação daPrefeitura Municipal de Praia Grande e colaboradores

Projeto Gráfico: Cris Carvalho - 9623-2015E-mail: [email protected]

Impressão: Folha de Londrina • Tiragem: 20 mil exemplares

AUMENTE AS VENDAS

DO SEU COMÉRCIO

ANUNCIE NO JORNAL fOLHA

DO LITORAL!(9626-9017

7814-2885ID 936*11616

Mongaguá

ColetA de ÓleoColabore com o meio ambiente e

destine corretamente o óleo de cozinha

A Sabesp realiza a coleta de óleo de cozinha em nossa cidade. Você pode colaborar com o meio ambiente não jogando o produto nos ralos da pia ou em outros locais que podem contaminar o solo e a água.

lIGUe (13) 3448-1557 oU vÁ Ao PoSto de eNtreGA volUNtÁrIA, loCAlIZAdo NA AveNIdA mArINA, 133 - CeNtro

Agende a visita de sua escola eentre no turismo rural PedagógicoINforme-Se AtrAvéS do e-mAIl: [email protected] NoS telefoNeS ((13) 7805-6098, mArCelo oGAwA • ((13) 9611-7044, PAUlA rIBeIro

turisMo eM MonGaGuá: cidade oferece

opções de lazer para todas as idades

A vIdA No CAmPoCom A BeleZA dA mAtA

AtlâNtICA Ao SeU AlCANCe

Amplas áreas de Mata Atlântica, locais para pesca, cachoeiras...

Isso e muito mais é o que você encontra na Área Rural de Mongaguá

Na área rural o turista pode encontrar a beleza e o sossego do campo, alugar cavalos, nadar em piscinas naturais e passar o dia pescando (pacú, tilapia, piau, tambacu, carpa, traira e outros) nos diversos pesqueiros existentes no local, que oferecem áreas de lazer com churrasqueiras, estacionamento, leite puro, horta natural e, se o visitante de-sejar, o peixe fisgado pode ser limpo e servido frito ou cozido.

ServIço: O acesso para a Área Rural é realizado pela Avenida Nos-sa Senhora de Fátima, principal via do bairro Agenor de Campos. As vias tem boas condições de tráfego, porém os motoristas devem ficar atentos aos dias de chuva, pois o trajeto é em areia e cascalho.

No último dia 09 de agosto, aconteceu a festiva de transmissão e posse do novo presidente do Rotary Club de Mongaguá.

Rodrigo Cardoso Biagioni, passou o cargo de presi-dente para Claudio Roberto Curac.

O presidente empossado agradeceu a todos pela presença.

E, em seu discurso falou do comprometimento e que trabalhará com afinco e determinação para cor-responder a confiança a ele depositada.

rotary Club de mongaguá tem Novo Presidente

Page 6: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

62ª Quinzena de Agosto de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

UPA registra mais de 10 milatendimentos em seu primeiro mês

A Unidade de Pron-to Atendimento (UPA) “Doutor Charles Antu-nes Bechara”, localizada na esquina das aveni-das Marginal e Corretor de Imóveis, no Bairro Samambaia, registrou 10.231 atendimentos no primeiro mês de funcio-namento. O novo equi-pamento de saúde de Praia Grande beneficia mais de 70 mil pessoas na Região do Trevo, que abrange ainda Esmeral-da, Ribeirópolis e Melvi.

“Com o início das ati-vidades da UPA, os ser-viços prestados à popu-lação daquela região de Praia Grande tiveram aumento considerável na qualidade. A Admi-nistração Pública não tem medido esforços para oferecer benefícios aos munícipes na área da saúde”, destacou o titular da Secretaria de Saúde Pública da Cida-de, Adriano Springmann Bechara.

Os serviços mais pro-curados durante o perí-odo foram nas áreas de clínica médica (6.620

consultas) e pediatria (2.732). As equipes de traumatologia realizaram 879 atendimentos no pri-meiro mês de atividade. Os dados apontam mé-dia de mais de 330 aten-dimentos diário no novo equipamento.

A UPA tem classifica-ção Porte 3, projeto para cidades com 300 mil habitantes, conta com estrutura física e moder-nos aparelhos para até 700 atendimentos por dia. O funcionamento ocorre 24 horas, todos os dias, atendendo ur-gências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, in-farto e derrame. Entre os serviços disponibilizados estão: raio X, eletrocar-diografia, pediatria, la-boratório de exames e leitos de observação.

A inauguração ocor-reu no dia 30 de junho e os atendimentos a popu-lação tiveram início em 2 de julho. Desde o dia 25 do mês passado toda a demanda dos serviços prestados no Posto de Pronto Atendimento do

Bairro Samambaia foram transferidos para a nova unidade.

As instalações do prédio onde funcionava o Posto de Pronto Aten-dimento do Samambaia passarão por uma refor-ma geral. Após os tra-balhos necessários, o local abrigará um novo equipamento da Admi-nistração Pública, que oferecerá serviços à po-pulação.

GeStão - A ges-tão da UPA está a cargo da Organização Social Fundação do ABC, que já administra o Hospital Municipal Irmã Dulce e várias outras instituições hospitalares, incluindo duas UPAs, no Estado. O serviço será avaliado mensalmente por uma comissão formada por membros da Secretaria de Saúde Pública (Se-sap) e da organização. A prestação de contas das metas e resultados acontecerá anualmente, sendo submetida à apro-vação pelo Tribunal de Contas do Estado.

As obras para constru-

ção da unidade tiveram início em janeiro de 2011 e demandaram um in-vestimento de aproxima-damente R$ 4,6 milhões. A maior parte dos recur-sos investidos foram do próprio Município.

dAdoS - A unidade fica na altura do Km 292 da Rodovia Padre Ma-noel da Nóbrega, e tem 3.700 metros quadrados. Com um total de 2.190 metros quadrados de área construída, as de-pendências contam com

uma recepção para até 78 lugares; duas salas de triagem para classifi-cações de risco; sala de atendimento social; sete consultórios, incluindo um odontológico; salas de exames, curativos, coletas e suturas; salas de raio X e eletrocardio-grama; salas de inalação e de imobilização para fraturas; salas de ur-gência e de observação (masculinos, femininos e pediátrica coletivos); dois quartos para pa-

cientes de isolamento; e setores de diagnóstico terapêutico, apoio técni-co e logístico e de pronto atendimento.

O prédio da UPA pos-sui quatro entradas inde-pendentes com acessos para o setor de urgên-cia (SAMU), recepção, acesso para funcionários e para serviços. Para o setor administrativo há vestiários, um refeitório, salas de plantonistas, salas de reuniões, além de um posto policial.

Novo equipamento de saúde de Praia Grande beneficia mais de 70 mil pessoas

Page 7: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

7 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

motofretistas e mototaxistas passam seguir novas normas de segurança

As profissões de motofretista e mototaxis-ta, regulamentadas em 2009, passam a ter que cumprir uma série de exigências de se-gurança desde o último dia 4. E quem traba-lha de moto precisa fazer um curso. O gover-no oferece a capacitação de graça, com 500 vagas para a Baixada Santista.

Luiz Carlos Amaral trabalha há 15 anos como motoboy e tem experiência de sobra na profissão. Mas, mesmo assim, teve que encarar um curso de formação e capacita-ção de motofretistas, como manda a lei. “Vai ser ótimo porque você vai ser reconhecido pela profissão. Eu faço o que gosto há mui-tos anos. Não é como muita gente faz: pega uma moto, fala que é motoboy e sai andando pela cidade”, afirma Luiz.

Todos estes motoboys fazem parte de um número expressivo na Baixada San-tista. São 12 mil motociclistas fazendo en-tregas nas nove cidades da região. “O tra-balhador roda cerca de 3 mil quilômetros por mês no setor de delivery, por ano são quase 40 mil quilômetros. Essa categoria cresceu devido a mobilidade, cresceu na informalidade, hoje é mais um passo”, afir-ma o membro do Sindimotos Baixada San-

tista, Paulo Cezar Barbosa.Nas unidades do Sest Senat de São Vi-

cente e Cubatão, o curso é de graça e tem aulas teóricas e práticas. O diretor do Sest Senat, Sérgio Luiz Pereira, explica como é feito o curso. “Eles já são motociclistas, todos já tem a habilitação há mais de dois anos, têm experiência e já sabem dirigir. O curso é mais comportamental, ao passar algumas noções de segurança no trânsito, para que eles façam uma pilotagem mais defensiva”, diz Sérgio Luiz.

Cerca de 250 motoboys já conseguiram o certificado para dar entrada numa nova habi-litação e trocar a placa do veículo, que agora passa a ser vermelha. O Governo do Estado anunciou a liberação de mais 500 vagas em cursos só para a Baixada Santista.

Além do curso, que é obrigatório, os pro-fissionais vão ter também que cumprir uma série de exigências de segurança. Os itens básicos são faixas refletivas nos equipamen-tos e nos coletes, proteção para as pernas, que também são conhecidas como mata-ca-chorro, e antenas para evitar acidente com linhas de pipas.

O motoboy Reginaldo Duarte ainda não

comprou todos os acessórios, mas já sabe que não vai ficar barato. “Preciso do baú e os suportes refletivos, devo gastar em torno de R$ 220,00”, afirma Reginaldo. Apesar do gasto, a maioria reconhece a importância de ter a profissão regulamentada e de trabalhar com mais segurança.

Para que trabalha de moto e ainda não fez o curso, o Sest Senat vai abrir as turmas de acordo com a procura, são duas unidades na Baixada Santista, a de São Vicente fica na Praça Adalberto Panzan, 151, na Cidade Náutica e a de Cubatão na altura do quilô-metro 262 da rodovia Cônego Domenico Rangoni.

Governo oferece curso de graça, com 500 vagas para a Baixada Santista

cn

pj 1

5.96

6.86

7/00

01-7

3 •C

NPJ

Con

trat

ada:

09.

590.

390/

0001

-71

VALO

R R

$ 20

0,00

anuncie aqui!

Page 8: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

82ª Quinzena de Agosto de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

Praia Grande realiza 2º fórum municipal

de CulturaCom o intuito de debater junto à sociedade pro-

postas de incentivo a manifestações artísticas e valorização cultural em Praia Grande, a Prefeitura realizará a 2ª edição do Fórum Municipal de Cultu-ra. O evento gratuito ocorrerá na quinta-feira (16), a partir das 18 horas, no Palácio das Artes, locali-zado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. Toda a sociedade pode partici-par apresentando propostas e debatendo ideias que, nos próximos meses, farão parte de projeto que será encaminhado ao Ministério da Cultura (MinC).

A chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek, a Secretaria de Cul-tura e Turismo (Sectur) explicou que o projeto é necessário para obter incentivos estaduais e fe-derais. “Queremos também reformular o Conselho Municipal de Turismo e Cultura, que tem como ob-jetivo coordenar, incentivar e promover o turismo e a cultura em Praia Grande”, explicou.

Ainda segundo Lourdes Marszolek a participa-ção da sociedade na elaboração de propostas de políticas públicas para cultural é muito importante. “Esperamos a participação de jovens, artistas, em-presários e educadores. Além disso, a comunida-de praiagrandense, em geral, é bem vinda nos en-contros, pois todos sempre têm muito a contribuir nestes tipos de discussão”.

A intenção da Sectur é conseguir incluir Praia Grande no Sistema Nacional de Cultura, que é um órgão que visa à integração dos municípios, Es-tado e União e a liberação de verba federal para a área de cultura. Para isso, o Município precisa reformular seu Conselho de Cultura e ter um Pla-no e um Fundo Municipal de Cultura. Atualmente somente 64 municípios no Estado de São Paulo fazem parte do Sistema.

hIStÓrICo – O 1º Fórum Municipal de Cul-tura foi realizado no dia 9 de maio e reuniu de-zenas de pessoas no Palácio das Artes e contou com a presença dos representantes regionais do Ministério da Cultura, Valério Benfica, e da Funar-te, Tadeu de Souza. Segundo a Sectur o terceiro, e último, encontro será realizado ainda no mês de agosto, onde será formulado o projeto final que será apresentado ao MinC.

fábrica do esporte completa três anos de vidaA Fábrica do Esporte Mestre Yoshihi-

de Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão) completa três anos de exis-tência este mês. O local é o único do tipo na Região Metropolitana da Baixa-da Santista. Inaugurado em 2009 pela Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o prédio de três andares (919 metros quadrados de área constru-ída, em um terreno de cerca de 400 me-tros quadrados) reúne ligas municipais e outras entidades.

“A Fábrica tornou-se um polo impor-tante para o esporte em Praia Grande. Além das atividades esportivas que são praticadas no prédio, como o jogo de xadrez, damas, aulas de artes marciais, entre outras, o local tornou-se um palco de debates e apresentação de pales-tras e eventos”, afirmou o secretário de Esportes, Antônio Carlos Salles.

A Fábrica do Esporte possui recepção, sala de troféus, duas salas de múl-tiplo uso, sanitários públicos adaptados para portadores de deficiência, vesti-ários, sala de xadrez, três salas de reunião, almoxarifado, sala de imprensa, academia de artes marciais, academia de boxe e área de lazer.

“Desde a inauguração, quando o prefeito Roberto Francisco dos Santos e as entidades desportivas assinaram Termo de Permissão de Uso, o espaço tem funcionado ativamente. Temos que comemorar mais um ano de vida, porque a Fábrica é uma conquista do munícipe. A cada ano, avaliamos formas de melho-rar ainda mais este local”, concluiu Salles.

eNtIdAdeS – Possuem sede na Fábrica do Esporte: Confederação Brasi-leira de Esportes Adaptados a Terceira Idade (CBEATI), Associação de Espor-tes Radicais e Ecoturismo de Praia Grande (Assereco), 11ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô, Liga Bochófila de Praia Grande (LBPG), Liga Litorânea de Futebol Sete Society (LLF7S), Liga Regional de Patinação Artís-tica (LRPA), e ligas Praiagrandenses de Caratê, Capoeira, Futebol Amador, Futsal e Judô.

Cartão de GratuidadePortadores de defici-

ência física, mental, au-ditiva ou visual podem solicitar o cartão de gra-tuidade para o transporte público municipal no De-partamento Municipal de Transporte, da Secretaria de Trânsito e Transpor-te de Praia Grande (Se-transp). O serviço gratui-to é realizado dentro do Terminal Rodoviário Tude Bastos, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30. A gratuidade no transporte municipal foi regulamentada pela lei 788/92.

Segundo o chefe do Departamento de Trans-porte, Claudenir de Bar-ros Carneiro, para ga-rantir a passagem nos ônibus de Praia Grande, o interessado deve so-licitar, gratuitamente, um encaminhamento em qualquer unidade de saúde de Praia Grande. “Com os documentos em mãos, como ficha médica (preenchida por médico da rede após exame re-alizado mediante o enca-minhamento), duas fotos 3X4, comprovante de re-sidência (de até 6 meses) e xerox do RG, o portador da deficiência, ou res-ponsável, deve procurar a Setransp”, afirmou.

Claudenir explica que existem dois tipos de car-tões de gratuidade em vigor: um para transporte municipal e outro para in-termunicipal (emitido pela Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). “A emissão do cartão, tanto da EMTU quanto da Prefeitura, segue o mesmo procedimento. Por isso, um portador de necessidades especiais que ainda não possua a gratuidade pode solici-tar ambos os cartões ao mesmo tempo”.

Page 9: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

9 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

SCIh reforça importânciada notificação compulsóriaAté o dia 6 de setem-

bro, o Serviço de Contro-le de Infecção Hospitalar (SCIH) do Complexo de Saúde Irmã Dulce percor-rerá todos os setores do hospital e do Pronto-so-corro Central para orien-tar e esclarecer dúvidas da enfermagem sobre a notificação compulsória das doenças definidas pelo Ministério da Saúde, como a dengue e a gripe H1N1. Obrigatória, a noti-ficação das doenças rela-cionadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) tem fichas especí-ficas com dados do pa-ciente, do atendimento e informações complemen-tares.

A enfermeira Luize Fábrega Juskevicius, do SCIH, explica que em cada setor serão abordas as notificações mais di-fíceis de preencher e as mais incidentes, esclare-cendo eventuais dúvidas. Como há doenças que de-vem ser notificadas com casos ainda suspeitos e outras só após confirma-ção de exames, novas lis-tagens para consulta se-rão entregues. O tempo para envio à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) será

outro tema abordado, já que algumas notifica-ções precisam ser feitas com rapidez. “Em casos de certas doenças, como dengue e H1N1, a vigilân-cia exige certa urgência”, pontua Luize.

A ação “in loco” do SCIH reforça a impor-tância do preenchimen-to correto das fichas, a exemplo do que foi ex-posto em apresentação no anfiteatro nos dias 11 e 12 de julho para profis-sionais de enfermagem recentemente contrata-

dos. Na oportunidade, a enfermeira Tatiana Barto-lotto Bernardo, do SCIH, convidou o representante do serviço de Microbiolo-gia do complexo, o bio-médico Paulo Alencar, do laboratório Biofast, a dis-correr sobre coleta de he-mocultura, aproveitando para falar sobre a técnica de higienização das mãos álcool-gel.

AçÕeS e eStAtíStICAS

A médica da Divisão de Vigilância Epidemio-lógica da Sesap, Leila

Prieto, explica que, além de obrigatória pela legis-lação, a notificação com-pulsória faz parte de um controle de saúde públi-ca, oferecendo informa-ções para se realizar me-didas preventivas, além de compor dados estatís-ticos. Qualquer falha no preenchimento das fichas prejudica planejamentos e ações. “Trabalhamos esses dados e quando a informação nos chega ruim fica difícil analisá-los ou fazer a prevenção”, prossegue a médica da Sesap. Nesse sentido, o trabalho realizado pelo SCIH é fundamental para orientar a forma correta e completa de se fazer os registros, muitas vezes detalhados. “Se consta na ficha é um dado im-portante na análise da si-tuação.”

Todas as unidades do Hospital Irmã Dulce rece-berão a visita das enfer-meiras do SCIH sobre o tema, como Maternidade, Unidades de Terapia In-tensiva (UTIs), Pediatria e Clínicas Médica e Ci-rúrgica. No PS Central, a abordagem envolverá enfermeiros da emergên-cia, repouso e Acolhimen-to com Classificação de Risco.

Projeto férias no museu atende 400 pessoas

O projeto “Férias no Museu”, da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), aten-deu, em dez dias de atividades, cerca de 400 estu-dantes. A ação ofereceu gratuitamente atividades educativas leves e divertidas a estudantes com idades entre 5 e 14 anos, no período de recesso escolar. Entre as atividades realizadas, estão ofi-cinas de moda básica, sessões de cinema, brin-cadeiras e workshop de arte. O projeto, realiza-do entre os dias 17 e 27 de julho, aconteceu no Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão).

Segundo a coordenadora do Patrimônio Histó-rico de Praia Grande, Márcia Helena de Lima, o diferencial desta edição foi a grande participação espontânea. “Durante o projeto, sempre temos procura de entidades e programas da Prefeitura, mas, desta vez, recebemos muita procura de mo-radores e turistas que ficaram sabendo das ativi-dades e se interessaram em participar”.

Márcia de Lima explicou também que a gran-de participação reafirma a importância do projeto. “Todos sempre aprovam as atividades desenvolvi-das e querem participar mais vezes. Por isso, pre-tendemos continuar realizando ações como esta em períodos de recesso escolar”.

Para a professora de história e monitora das atividades do projeto, Elizabeth da Silva Andrade, o sucesso do “Férias no Museu” é a união de la-zer e conhecimento. “Os estudantes se divertiram muito. Notamos que vários deles ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o teatro da Cida-de e ficaram fascinados com o que viram”.

vISItAção – Mesmo com o final do período de recesso escolar, o Palácio das Artes continua aberto para visitação gratuita de munícipes e tu-ristas de todas as idades. O local pode ser visi-tado de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelos telefones 3496-5706 (Museu da Cidade) ou 3496-5713 (Galeria Nilton Zanotti).

Conscientizar os jo-vens e utilizá-los como agentes multiplicadores de informações no com-bate contra a dengue. Este é o objetivo da Uni-dade de Saúde da Fa-mília (Usafa) do Bairro Quietude, que realiza pa-lestras e gincanas com os estudantes das escolas municipais localizadas

nas proximidades. A Usa-fa é gerenciada pela Se-cretaria de Saúde Pública (Sesap).

Todas as ações na uni-dade contam com apoio e suporte da Divisão de Controle de Zoonoses da Sesap. Durante as pales-tras nas escolas, a tec-nologia é utilizada para transmitir informações

aos alunos. Os profissio-nais destacam que en-contraram maior facilida-de em atrair atenção dos estudantes com apresen-tações, imagens e anima-ções em data show.

Outro destaque das atividades da Usafa Quie-tude é a constante reali-zação de pedágios contra a doença. Os motoristas

e pedestres que transitam pela Avenida Milton Da-niels, uma das principais vias do Bairro, participam da atividade toda quin-ta-feira. São entregues folhetos com dados de como prevenir ou tratar a doença. Ocorre também a exposição de faixas que ilustram slogans da cam-panha.

Usafa Quietude conscientiza jovens contra a dengue

Page 10: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

10 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

CNPJ Contratada: 09.590.390/0001-71 - Valor: R$ 200,00

CNPJ Contratada: 09.590.390/0001-71- VALOR R$ 200,00

Page 11: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

112ª Quinzena de Agosto de 2012 FOLHA DO LITORAL SUL

Secretário de PG é homenageadopor 31 anos de serviço público

Anuncie Aqui: 7814-2885936*11616 (Reinaldo)

Funcionários da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) e de outras secretarias prestaram uma homenagem, no início do mês, ao chefe da pas-ta, Getúlio de Matos, por seus 31 anos de serviços prestados à Pre-feitura de Praia Grande.

A homenagem aconteceu na sede da Seret e contou com a presença do prefeito Roberto Francisco dos Santos, de secretá-rios municipais, amigos pessoais e funcionários.

O prefeito parabenizou o secre-tário pelo trabalho desenvolvido e afirmou que a trajetória de Matos é um exemplo para outros funcioná-rios, não só pelo tempo de servi-ço, mas também pela dedicação. “A Prefeitura de Praia Grande tem essa característica de ter em seu

quadro de funcionários muitos funcionários de carreira, incluindo a maioria dos secretários muni-cipais. Certamente, são pessoas que tem afinidade e compromisso com a Cidade”.

Matos ingressou na Prefeitura em 1º de junho de 1981 como con-tínuo e, neste período, trabalhou com sete prefeitos. “Minha função era cortar os jornais com as notí-cias sobre a Cidade e encaminhar ao prefeito e secretários. Fazia aquilo como se fosse a coisa mais importante, pois para mim era im-portante. E foi assim que conduzi meu trabalho nesses 31 anos”.

Na década de 1990, Matos fez parte do Conselho de Administra-ção do Fundo de Aposentadorias e Pensões (Fapen). Em 1994, foi eleito presidente do Sindicato

dos Trabalhadores Municipais, e reeleito em 1997, 2001 e 2004. Participou da Comissão Municipal de Emprego em 1997 e presidiu o órgão no ano seguinte. Licen-ciou-se da presidência do Sindi-cato em 2007, quando assumiu a então Secretaria de Gestão de Pessoal.

Como secretário de Relações de Emprego e Trabalho, tem como principal meta aumentar a geração de empregos na Cidade e a qualificação profissional. Ele comemora o fato de Praia Grande ocupar hoje a segunda posição em geração de empregos na Bai-xada Santista. “Isso não é à toa. Isso é fruto das oportunidades que eu tive, inclusive por parte do atual prefeito, de realizar meu tra-balho”.

Getúlio de Matos começou carreira como contínuo na Prefeitura

Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo? Essa palavra é muito usada, mas nem todas às pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fertil, rica. Brotar no solo fértil da sua alma a boa semente, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita, não aceita críticas. Humildade não é fraqueza ou submissão, mas sim um nobre respeito por todas as criaturas. Bem aventurados os humildes e mansos pois eles herdarão a terra.

DaVi28222

eu acredito!

CN

PJ 1

5.99

4.47

3/00

01-2

0 C

NP

Con

trat

ada

09.5

90.3

90/0

001-

71- V

ALO

R R

$ 20

0,00

Page 12: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

12 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Cada modalidade dis-putada nos Jogos Escola-res de Praia Grande 2012 (Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS e Escola de Idiomas Wizard Praia Grande) tem um professor responsável, ou seja, um profissional que responde por problemas e soluções de um esporte específi-co, seja antes, durante ou depois da competição. O evento possui organi-zação da Secretaria de Juventude, Esporte e La-zer (Sejel), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

Ao todo, os Jogos Es-colares de Praia Grande envolvem 17 modalida-des (atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). O torneio reúne alunos de 7 a 17 anos, envolvendo institui-ções de ensino das redes pública (municipal e esta-dual) e particular. O even-to começa no dia 11 de setembro, com as provas de natação.

Pelo atletismo, respon-de o professor Flávio Bar-bosa da Cruz (campeão brasileiro juvenil no lança-mento do disco). No jogo de damas e xadrez, su-pervisiona Lucas Bibiana de Brito. O tênis de mesa é comandado por Fábio Roberto Lins de Almeida (atual técnico da seleção brasileira infantil). O caratê tem apoio de Jorge Yoshi-mura (faixa preta 7º Dan).

O judô possui Danusa

Shira Bittencourt (técni-ca da seleção brasileira sub-20) como orientado-ra. Na natação, auxilia a professora Silvia Schich Rodrigues (campeã sul-americana). As disputas de vôlei e vôlei de praia estão sob o olhar de Pau-la Rita Camerini. Os jogos de handebol e handebol de praia ficam com Evan-dro Luis Andrade. As parti-das de futebol e futebol de praia estão com comando de Éber Luís da Costa, o Lelê, e Cláudio Monteiro.

O basquete detem su-pervisão de Osvaldo de Assis Pinheiro (ex-téc-nico da equipe Unisan-ta/Santos que disputou o Brasileirão). O futsal está a cargo do professor Fer-nando César Boleli e o taekwondo, com o técnico desportivo pedagógico An-dré Marques. O ciclismo é supervisionado por Jaime Santos (delegado regional da Federação paulista).

Dados - Há divisões de faixas etárias, em cada esporte. Na natação, cate-gorias A (alunos nascidos de 1995 a 1997), B (1998

e 1999) e C (2000 e 2001). No atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei A (1995 a 1997) e B (1998 a 2002). As demais mo-dalidades têm categoria única. No caratê, jogo de damas e xadrez (1995 a 2002). No judô e taekwon-do (1995 a 2005). No tênis de mesa (1997 a 2002). No ciclismo (1995 a 1997). No futebol de praia (1998 a 2002). No futebol de campo, handebol de praia e vôlei de praia (1995 a 1999).

A partir deste ano, não haverá mais festa de pre-miação da competição. As medalhas e troféus serão entregues a atletas e es-colas ao término de cada modalidade disputada, no próprio local do torneio. As arbitragens do evento são conduzidas por profissio-nais das Ligas Municipais e Regionais.

A competição é dispu-tada em módulos: no pri-meiro, está a natação. No segundo, encontra-se o atletismo. No terceiro, há as artes marcias (caratê, judô e taekwondo).

Jogos escolares de PG têm professores

responsáveis por cada modalidade

DOAÇ

ÃO

cnpj

00.

954.

733/

0001

-85

CNPJ

DO DO

ADOR

: 09.5

90.390

/0001-

71

Anuncie Aqui:7814-2885936*11616 (Reinaldo)

Aberto período de inscrições para

municipal de futsalAté o próximo dia 24,

estão abertas as inscri-ções para as equipes interessadas em par-ticipar do Campeona-to Praiagrandense de Futsal 2012, categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, princi-pal (masculino) e sub-17 (feminino). Os times interessados em dispu-tar o torneio podem se inscrever das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sede da LPFS - na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shin-zato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão).

As taxas de inscrição custam R$ 80,00 para as categorias masculi-nas menores (sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17) e feminina e R$ 200,00 para a classe masculina principal. As taxas de arbitragem va-riam de R$ 40,00 a R$ 80,00, dependendo da faixa etária da partida. As agremiações filiadas à Liga Praiagrandense de Futsal tem 20% de desconto no cadastro.

O evento é promovi-do pela Liga Municipal (LPFS) e conta com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que cede os ginásios locais para a realização das partidas. Outras informações (como os documentos necessários para a ins-crição) são encontradas

no site da Liga Munici-pal: www.lpfs.com.br, através do e-mail [email protected] ou do telefone 3302-9141.

retroSPeCto –Em 2011, na sub-9, sub-11 e sub-13, pri-meiros lugares para a equipe do Ocian Praia Clube. Na sub-15, título para o grupo do Colégio Recanto. Na principal, vitória do selecionado da Ideal Imóveis/Toldos Pirâmides. Não houve disputas das categorias masculina sub-15 e fe-minina.

Em 2010, as equipes masculinas sub-9 e sub-11 do Ocian Praia Clube sagraram-se campeãs municipais. Na sub-13, vitória do time do Delta Esportes. Na sub-15, ganharam os meninos do Colégio Recanto. Na sub-17, título para a turma da Associação Ases 12 de Outubro. No principal, os rapazes do Todos em Cristo leva-

ram a medalha de ouro. Na final feminina (idade livre), o selecionado do Delta faturou.

Em 2009, na sub-9, a equipe do Esporte Clu-be Palmeiras sagrou-se bicampeã municipal (2008 e 2009). Na sub-11 e sub-13, as turmas do Palmeiras também venceram. Na sub-15, bicampeonato (2008 e 2009) para a equipe do Ocian. Na sub-17, a turma da AA 12 de ou-tubro ganhou. Na prin-cipal, o time do Ocian PC levantou o caneco. Na feminina livre, ouro para as meninas da Es-cola Celestin Freinet. Em 2008, na sub-9, deu Palmeiras. Nas sub-11 e sub-13, vitória do Delta Esportes. Nas sub-15 e sub-17, título para a tur-ma do Ocian. Na prin-cipal, ouro para a equi-pe do Dois Irmãos. Na feminina livre, primeiro lugar para o time do K2 Futsal.

Page 13: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

1� 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Para reunir, fomentar e promo-ver o intercâmbio nas artes visuais, propiciando a reflexão do momento artístico atual, Praia Grande abriu as inscrições para o 19º Salão de Artes Plásticas. Artistas de todo o Brasil, maiores de 18 anos, podem participar gratuitamente nas cate-gorias desenho, escultura, gravura, pintura, fotografia ou objeto. As ins-crições acontecem no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão) e terminam dia 22 de setembro. O prêmio ao vencedor do 1º lugar será R$ 8.000,00. Outras informa-ções podem ser obtidas através do telefone 3496-5713. A abertura do salão para visitação, com as obras

selecionadas, acontecerá dia 9 de novembro, às 20 horas. O regula-mento completo pode ser conferi-do no site www.palaciodasartespg.com.br.

Para participar, os artistas in-teressados devem inscrever três obras em apenas uma das cate-gorias disponíveis. As inscrições gratuitas são efetivadas mediante o preenchimento da ficha de ins-crição, também disponível no site www.palaciodasartespg.com.br, e sua entrega em mãos ou via cor-reio no Palácio das Artes, acompa-nhada de uma fotografia colorida (20 x 25 cm) de cada obra inscrita, bem como um depoimento resumi-do sobre cada uma delas, além de

um breve currículo do artista.A seleção será feita em duas

fases, por um Júri de Seleção e Premiação, composto por três membros, profissionais das artes plásticas, indicados pela Comis-são Organizadora. A primeira fase de seleção será feita a partir do exame das fotos das obras e será divulgada até dia 24 de setembro nos sites www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias e www.palaciodasar-tespg.com.br.

As obras selecionadas para a segunda fase deverão ser entre-gues no Palácio das Artes até o dia 25 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, em condições

de serem expostas. Nesta etapa, o júri escolherá as obras que partici-parão do 19º Salão de Artes Plásti-cas de Praia Grande e, entre estas, as que serão premiadas.

PG abre inscrições para19º Salão de Artes Plásticas

irmão reynaldo

25.123CNPJ Contratada 09.590.390/0001-71- CPF da Doadora: 927.213.628-87 • Valor R$ 100,00

CNPJ

15.

944.

921/

0001

-80

• CNP

J Co

ntra

tada

: 09.

590.

390/

0001

-71-

VAL

OR

R$ 2

00,0

0

Page 14: Folaha do Litoral Sul Ed. Agosto/2012

1� 2ª Quinzena de Agosto de 2012FOLHA DO LITORAL SUL

Está traçado um plano de governo do candida-to à prefeitura de Praia Grande, Alberto Mourão, que traz, entre suas me-tas, participação, huma-nização, transparência e sustentabilidade para uma cidade que a cada dia cresce com mais ve-locidade.

São metas a seguir em todos os setores da Ad-ministração Municipal, buscando manter todos os programas já consolidados e compreen-der que tudo tem seu tempo e sua dinâmica e que, as mudanças a serem implementadas respeitam a história com os olhos do futuro, revisando o que deve ser corrigido, adaptando o que necessita de novos rumos e criando sobre novas demandas.

Ações em prol da educação, saúde, segurança, desenvolvimen-to econômico, emprego, meio ambiente, limpeza urbana, cultura, tu-rismo, eventos, juventude, esportes, transporte, trânsito, promoção

social e funcio-nalismo são itens presentes no pla-no de governo de Alberto Mourão, sempre pensan-do no desenvol-vimento da cida-de que teve seu crescimento con-solidado em suas mãos.

Obra conta com supervisão da Sesurb

A Prefeitura de Praia Grande realiza a obra da cobertura do Canal São Salvador, no Bairro Guilhermina. Na última sema-na foi finalizada a primeira eta-pa do projeto, com cerca de 70 metros, entre as ruas São Sal-vador e Gonzaga, e investimen-to de R$ 64 mil. A ação conta com supervisão da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) do Município.

s serviços no Canal São Sal-vador fazem parte do cronogra-ma de ações voltadas ao Plano de Macrodrenagem do Municí-pio. Esta região da Cidade con-ta com outro equipamento im-portante deste tipo, o Canal São Paulo. Esses dois locais rece-bem constantemente serviços de manutenção e limpeza.

A obra da cobertura, reivindi-cação da população, trará, en-tre outros benefícios, a melhora no escoamento das águas plu-viais. Outra questão que será solucionada diz respeito ao

acumulo de lixo no canal, des-cartado irregularmente pelos próprios moradores.

No trecho de 70 metros foi construída cobertura em laje de concreto armado. Os trabalhos duraram aproximadamente um mês. A Sesurb já conta com es-tudo e projeto finalizados para executar o restante da obra. O trecho inicial do canal, próximo à orla da praia, já recebeu estes serviços há alguns anos.

ColABorAção - A Pre-feitura de Praia Grande pede a colaboração da população para que não jogue lixo ou detritos em locais impróprios. Este tipo de atitude inapropriada pode criar pontos de alagamento, além de outros problemas que afetam a saúde. A Sesurb disponibiliza à população gratuitamente o Disk Serviços Urbanos, linha para cadastro de solicitações de ações de manutenção e limpe-za. Os agendamentos ocorrem através do 0800-102027, de se-gunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Prefeitura realiza obra de cobertura do Canal São Salvador

A Coordenadoria de Complemen-tação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educa-ção (Seduc), iniciou a realização de procedimentos de observações com o objetivo de mensurar os benefícios proporcionados pelo Programa Su-perEscola Esportivo aos participan-tes, tanto em termos de aquisição de conhecimentos quanto alterações de comportamento, atitudes e obtenção de valores, além da manutenção e evolução motora dos alunos.

Atualmente, o programa atende cerca de 4.963 crianças e jovens, en-tre 7 e 14 anos, em contraturno esco-lar, que podem optar pela prática de atividades como esportes de quadra, campo e areia, natação, esportes náuticos, caratê, judô, taekwondo, tênis de mesa, atletismo, ginástica artística e surf.

“Havia uma dificuldade da coorde-nadoria em avaliar os resultados da qualidade do Programa SuperEscola Esportivo, relativos à evolução global dos alunos, proporcionados, até en-tão, pela observação diária, voltadas a parâmetros mais particulares dos educandos envolvidos”, esclarece a chefe da divisão de esportes, Flávia Viana.

Para a aplicação do roteiro de ob-servação, os técnicos pedagógicos desportivos, responsáveis pelas ativi-dades nos polos, passaram por uma capacitação com o psicomotricista Christiano Nogueira, quando foram apresentados protocolos referentes à análise das capacidades motoras, cognitivas e comportamentais.

De acordo com Nogueira, os tes-tes aplicados aos alunos têm um foco educacional. “O intuito é mostrar como o SuperEscola Esportivo pode

auxiliar na formação da criança ou do jovem como cidadão e, consequen-temente, como isso colabora com a aprendizagem na escola”, ressalta o especialista.

As observações consistem em uma série de situações-problema li-gadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. “Apresentamos situações onde as crianças têm que raciocinar para buscar a solução, muitas vezes através de ações corporais. Uma de-las é chamada de ‘teia de aranha’ onde o técnico constrói um corredor emaranhado de elástico, por onde o aluno precisa passar sem encostar o corpo nos obstáculos. Trata-se de um desafio lógico, como os de mate-mática, só que as informações, nes-te caso, não são dadas por letras e números, elas são corporais e espa-ciais”, explica Nogueira.

O especialista salienta que, com os resultados dos testes, será pos-sível traçar um perfil psicomotor de cada aluno e do grupo. “Com essas observações, os técnicos poderão planejar as atividades mais dirigidas para o desenvolvimento de algumas habilidades e conceitos mais ade-quados à ocasião”, ressalta.

Ao todo, 3.048 alunos passarão pelas observações, que tiveram iní-cio em abril, com previsão de conclu-são da última etapa em novembro. “O projeto será adequado para que, futuramente, seja aplicado aos alu-nos das escolas de complementação educacional”, disse o chefe das es-colas de complementação educacio-nal, Roberto Hernandes.

Com a análise dos resultados, será traçada uma maneira de intervir em eventuais problemas diagnosti-cados.

Seduc avalia alunos do Superescola

Plano de governo do candidato Mourão traz benfeitorias e qualidade de vida para PG

lANçAmeNto de CAmPANhA AtrAI

mUltIdão Ao BAIrro São JorGe

Um grande sucesso de público. Este foi o resultado do lan-çamento oficial da campanha do candidato a prefeito Alberto Mourão. Mais de 2 mil pessoas estiveram na praça Araújo Porto Alegre, no Bairro São Jorge, participando do evento, que ainda contou com a presença do prefeito Roberto Fran-cisco, do representante de Geraldo Alckimin, governador do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita e de uma mensagem, exibida em telão, enviada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, reafirmando seu apoio a Mourão e Maura.

“Há pouco menos de um mês estou em campanha na rua, visitando os bairros, casas e comércios e sinto o carinho de todos por mim. O maior patrimônio que uma Cidade tem é o seu povo. Para administrá-la é preciso ter amor à causa pública e isso eu tenho. Gosto de desafios e sempre que me deparo com problemas procuro uma resposta imediata”, dis-se Mourão emocionado com o número de pessoas que foram ao evento. “Nossa campanha será de muito respeito aos mo-radores e candidatos adversários”, enfatizou o candidato.