EDIÇÃO 02

6
1 JORNAL ESPÍRITA ON-LINE DE UBERABA Novembro/2006 – nº 2 RESPONSÁVEL: Luiz Carlos de Souza – Trabalhador na Seara Espírita de Uberaba, no Centro Espírita Jesus de Nazaré; Lar Espírita Irmã Valquiria; Sanatório Espírita; e, Casa do Jardim. “Fora da Caridade não há Salvação”. Allan Kardec EVENTOS ESPÍRITAS REUNIÃO LÍTERO MÚSICAL DOUTRINÁRIA APRESENÇÃO CULTURAL E MUSICAL EM COMEMORAÇÃO AO NATAL Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados unidos) Dia: 25/11/2006 – sábado Horário: 19h30min Promoção: União da Mocidade Espírita de Uberaba – UMEU ATIVIDADES ESPÍRITAS EM UBERABA MOCIDADE ESPÍRITA CHICO XAVIER Você, jovem que está em busca de participar de um grupo de jovens atuante. Discutir os vários temas de seu interesse à luz da doutrina espírita, participe então da Mocidade Espírita Chico Xavier. A Mocidade é do Centro Espírita Jesus de Nazaré (Rua Tapajós nº 67 – Vila Celeste/Mercês). Os nossos encontros acontecem aos sábados das 15h30m às 17:00 horas. Participem! CICLO DE ESTUDOS A União da Mocidade Espírita de Uberaba – UMEU realiza regularmente o seu CIRCULO DE ESTUDOS, que abrange as obras de Allan Kardec e Chico Xavier. Quem desejar participar, basta ir até o Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados unidos), no 1º (primeiro) e 3º (terceiro) sábado de cada mês, das 18h00min às 19h30min.

description

Jornal Espírita de Uberaba com artigos sobre: juventude, estudos espíritas, mensagens espíritas, trabalhos espíritas importantes, datas importantes do movimento espírita, eventos espíritas, personalidades do movimento espírita. Tudo sobre a doutrina espírita.

Transcript of EDIÇÃO 02

1

JJOORRNNAALL EESSPPÍÍRRIITTAA OONN--LLIINNEE

DDEE UUBBEERRAABBAA NNoovveemmbbrroo//22000066 –– nnºº 22

RESPONSÁVEL: Luiz Carlos de Souza – Trabalhador na Seara Espírita de Uberaba, no Centro Espírita Jesus de Nazaré; Lar Espírita Irmã Valquiria; Sanatório Espírita; e, Casa do Jardim.

“Fora da Caridade não há Salvação”. Allan Kardec

EVENTOS ESPÍRITAS

REUNIÃO LÍTERO MÚSICAL DOUTRINÁRIA APRESENÇÃO CULTURAL E MUSICAL

EM COMEMORAÇÃO AO NATAL Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados unidos) Dia: 25/11/2006 – sábado Horário: 19h30min Promoção: União da Mocidade Espírita de Uberaba – UMEU

ATIVIDADES ESPÍRITAS EM UBERABA

MOCIDADE ESPÍRITA CHICO XAVIER Você, jovem que está em busca de participar de um grupo de jovens atuante. Discutir os vários temas de seu interesse à luz da doutrina espírita, participe então da Mocidade Espírita Chico Xavier. A Mocidade é do Centro Espírita Jesus de Nazaré (Rua Tapajós nº 67 – Vila Celeste/Mercês). Os nossos encontros acontecem aos sábados das 15h30m às

17:00 horas. Participem!

CICLO DE ESTUDOS A União da Mocidade Espírita de Uberaba – UMEU realiza regularmente o seu CIRCULO DE ESTUDOS, que abrange as obras de Allan Kardec e Chico Xavier. Quem desejar participar, basta ir até o Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados unidos), no 1º (primeiro) e 3º (terceiro) sábado de cada mês, das 18h00min às 19h30min.

2

PROGRAMA – ESPÍRITISMO NO LAR Este programa aborda os diversos aspectos do espiritismo, bem como divulga eventos espíritas de Uberaba e Região.

Todos os sábados às 15h00min na rádio Sete Colinas AM. Ouça e divulgue!

LOCAÇÃO DE FITAS DE VÍDEO ESPÍRITAS A Banca do Livro Espírita de Uberaba (Rua Artur Machado nº 288 – sala 4 – Centro), possui uma “Videoteca” com centenas de fitas de vídeo abordando diversos temas dentro da Doutrina Espírita. Mais informações pelo telefone (34) 3312-8327. Vale a pena conferir!

MENSAGEM ESPÍRITA

ASSÉDIO TRANSITÓRIO __ “Conheci uma casa espírita cujas portas foram descerradas com grande

alegria”.Tomou fôlego e prosseguiu aquela personalidade que havia brilhado no movimento espírita quando no corpo físico.

__ “Estagiando demoradamente naquele estado de encantamento, os companheiros não anteviram ou preferiram ignorar que no passar dos dias os percalços haveriam de se intensificarem. A presença do entusiasmo não lhes deixou considerar que os dias sequentes não seriam tão só de sol e céu azul.

Ninguém houve que pensou na possibilidade do surgimento da borrasca; as trovoadas foram ignoradas. O entusiasmo geral prenunciou apenas dias quais aqueles na senda deles, mas não lhes permitiu ver que a luta entre o bem e o mal é intensa por todos os rincões do Universo.

No começo era tudo alegria; as amizades a se consolidarem sugeriam laços pré-existentes, estes encontros de amizades espirituais que se efetivam... Não demorou alguns meses para que se percebesse os sinais do cansaço naquelas faces. A onda do entusiasmo havia passado célere e agora estava requisitando a devoção para assumir o seu posto. As reflexões foram se aclarando e o encantamento precedente foi dando lugar a meticuloso estudo do horizonte mirado.

O temor apareceu, a responsabilidade para se assumir tamanha obra qual aquela gerou discretas tristezas nos amigos testas de frente da instituição. Se no começo os colaboradores uns aos outros se atropelavam, com o passar do tempo foram se dispersando e tão escassos ficaram que as atividades das casa ficavam concentradas no comando daqueles que não se arrefeceram e mantiveram os ideais acesos, embora muitas vezes lhes faltava o ânimo e a sombra agregada desafiava o fluxo daqueles discretos raios de luz que conseguiam preservar. As cobranças eram feitas, mas os ouvidos moucos nada registravam.

Os poucos confrades que restavam oscilavam os passos entre a firmeza e a fragilidade e vez ou outra um se refugiava nos caminhos melancólicos da deserção voluntária, porém depois que a vida lhe aplicava sova, almejava reassumir os próprios postos de serviços. Voltavam sem atinarem para as lutas que enfrentavam aqueles que não vacilaram em transitar para frente, mesmo afrontando as próprias limitações que sabiam possuírem.

Se mantiveram em lutas intérminas até quando puderam. Contudo os dias se encarregaram de propiciar a desistência coletiva. Os supostos mais fortes passaram a ser atacados pelos mais fracos. O melindre impossibilitou um ou outro de avançar. A fofoca fez com que um deles colocasse o caso pessoal acima do próprio idealismo e foi-

3

se embora amaldiçoando aquela vertente por onde tantas bênçãos desceram dos planos superiores.

Outros dos que restavam se apartaram do serviço sofrendo periódico incômodo do desânimo. Mais alguns paralisaram os passos sob o pretexto de serem imperfeitos e se acharem perdidos sem quaisquer perspectivas para avançarem. Quantos tiveram os passos atravancados devido as críticas. Foram diversos os que se recuaram por causa do incômodo das ingratidões... De maneira geral, faltou-lhes a vigilância. As promessas foram esquecidas.

As lutas mal estavam começando. Acendendo luz, olvidaram que estavam incomodando os que preferiam as sombras. Para tirá-los da ativa, não precisou muita coisa não; bastou suceder o chamado assédio transitório e o grupo foi se desagregando. Os adversários das idéias espíritas atuaram com discrição. Na falta do auto-policiamento, conseguiam grandes feitos com o assédio transitório, visto que, sabendo ser impraticável a chamada obsessão pronunciada, adotaram esta técnica para agirem, pois que nesta situação não se precisa acoplar-se as mentes baseado em vinculação de experiências encarnatórias precedentes cujo ódio há muito tenha feito o trabalho da associação mental doentia.

O assédio transitório é oportunista. Pega um hoje, outro amanhã, mais outro depois e cada qual daquelas vítimas poderão influenciar negativamente as outras, patrocinando desuniões, inimizades, distanciamentos, incompreensões, aversões e ressentimentos”. E o amigo concluiu:

__ “As portas que foram abertas com tamanho entusiasmo não resistiram muito tempo e foram fechadas. Onde a oração e a vigilância faltam, as trevas fazem a festa”. Mensagem psicografada pelo médium Alaor Borges Junior, do espírito de Clóvis Tavares, na reunião íntima do dia 08/03/2003.

PERSONALIDADES DE DESTAQUE DO MOVIMENTO ESPÍRITA DONA RUFINA, a mentora do Centro Espírita “Poder Divino”, instituição fundada pela sua abnegação e desprendimento, com o auxílio de um grupo de amigos, foi fundado em 16 de dezembro de 1957. Durante sua existência na Terra, Dona Rufina tinha sempre uma palavra de esperança a todos que a procuravam tangidos pelo sofrimento – “Vamos confiar em Deus!”. Conforme descrito no livro “No Interior da Terra, de Paulino Garcia (espírito) e psicografado por Carlos A. Bacelli”, no qual, transcrevo abaixo:

__ Eu fiquei viúva com três filhos adotados para criar... Escutava e via espíritos, desde mocinha. Não pude freqüentar escola; praticamente, aprendi a ler nas páginas de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e, assim mesmo, tropeçando nas palavras... Falei com o “Seu” Chico Xavier que eu queria construir um centro ao lado da minha casa, cedendo parte do terreno que havia sido adquirido pelo meu marido. Ele me animou e fez o que pôde para me ajudar – as primeiras sacas de cimento foram compradas com dinheiro que ele me deu; à época, eu participava das reuniões de desobsessão na antiga sede da “Comunhão Espírita-Cristã”...

__ A nossa irmã – atalhou o Dr. Inácio __, transmitia passes na “Comunhão”, no “Vicente de Paulo”, no “Sanatório”, nos doentes acamados, nas crianças que as mães levavam à sua casa...

__ Os recursos financeiros eram escassos; então, tive uma idéia que, certamente me foi inspirada pelo Alto: comecei a procurar pedras e tijolos nos terrenos baldios, carregando-os nos braços... Quando terminava de lavar as malas de roupa da freguesia,

4

eu fazia almoço para os meninos e, na parte da tarde, saía remexendo entulhos que as carroças despejavam, separando material que pudesse ser aproveitado. Foi assim...

__ Conte o resto, Rufina; não seja tão modesta... __ Não fiz mais do que a minha obrigação. Trabalhei de servente na obra –

aqueles foram os melhores dias da minha vida! –: éramos eu, os meus filhos já um pouco crescidos, um senhor que aceitava me ajudar por um prato de comida, um carpinteiro a quem fiquei devendo a mão-de-obra... Toda semana, o “Seu” Chico Xavier me dava um dinheirinho, que fui guardando e comprei a madeira para o telhado definitivo. Quando o centro espírita ficou pronto, não tínhamos bancos, nem cadeiras – peguei o que tinha em casa e levei! Qual seria o nome da instituição? Perguntei ao “Seu” Chico, que me respondeu: __ “Rufina, o nosso Dr. Bezerra de Menezes está me falando que deve ser ‘Poder Divino’”!...

Dona Rufina é para todos nós, um exemplo de abnegação e de transformação da própria vida em doação permanente.

LIVROS DO “CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA”

GRUPO ESPÍRITA CAIRBAR SCHUTEL Departamento – Clube do Livro Espírita Maria Dolores

(Rua Artur Machado nº 288 – sala 4 – Centro)

O LIVRO DOS EVANGELHOS – O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, Marcos, Lucas e João. Autor: Emídio Silva Falcão Brasileiro

Para conhecer a essência das verdades universais semeadas há dois mil anos pelo Mestre dos Mestres, necessário se faz aprofundar a leitura sobre a passagem de Jesus pela Terra, seus feitos, seu trabalho, suas exostrações, ou seja, sua eterna mensagem. Ele foi o maior exemplo de todas as virtudes que traduzem o mais puro amor que um coração humano possa sentir.

O Livro dos Evangelhos é uma obra que reúne a vida de Cristo separada por temas e acontecimentos, elaborada didaticamente para que o leitor compreenda e se aproxime ainda mais daquela que foi o verdadeiro Mensageiro da Verdade e do Amor em sua expressão mais límpida.

Com uma linguagem harmoniosa e uma seqüência nunca antes vista, a obra realça ainda mais a beleza e a sabedoria dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. UM DIÁRIO NO TEMPO

Romance espírita do espírito Schellida e psicografado por Eliana Machado Coelho A ditadura militar não manchou apenas a História do Brasil. Interferiu no destino

de corações apaixonados e deixou tristeza no plano espiritual. Quando os militares assumiram o poder em 1964 iniciava-se ali um longo período

de opressão e de oportunidsmo na recente História do Brasil que durou 21 anos. Uma parte do empresariado aliou-se ao regime autoritário em busca de negócios movidos pela ganância e pela corrupção. Enquanto isso, eram impostos à sociedade o silêncio pelas armas e o empobrecimento gradativo das classes menos favorecidas.

5

É neste cenário que aparece a bela, enérgica e jovem italiana Nicolle. Moça de personalidade forte, ela se apaixona pelo rico empresário Douglas, um apadrinhado do governo militar e aliado de entidades espirituais sombrias. Douglas, um aproveitador, é casado com Gorete, mas mantém o romance com Nicolle, com quem acaba tendo três filhos.

O clima piora. Nicolle, grávida do terceiro filho, descobre as mentiras de Douglas, que rouba seus outros dois filhos. Rossiani, irmã de Nicole, vê seu marido Tomás, um pacifista opositor ao regime, desaparecer, provavelmente raptado pelos militares após a invasão do sítio. Trauma e desgraça par todos. Em meio a tanta dor, Nicolle escapa do perigoso Douglas. Ela espera apenas o

terceiro filho Marcello nascer para fugir candestinamente do país com Rossiani. As irmãs, mais o bebê, vão para a Itália e se refugiam nos vinhedos de seus pais esperando que o tempo cure as dolorosas feridas. Porém, a situação na Itália não é tão fácil. Depois de algum tempo, todos retornaram ao Brasil, cada alma irá buscar a raiz de seus sofrimentos e é onde uma nova história recomeça.

Um Diário no Tempo, um romance envolvente, repleto de ensinamentos e emoções, nos mostrando que realmente nossa vida é um grande diário no qual cada página é uma história registrada na eternidade do tempo. Para sempre...

SUGESTÃO DE LEITURA HOMOSSEXUALIDADE, REENCARNAÇÃO E VIDA MENTAL – Neste livro, Walter Barcelos propõe inadiável diálogo e reflexão sobre a sexualidade humana.

O autor, após porfiados estudos em torno do tema em pauta, nos apresenta, baseado nas obras de Allan Kardec e em citações dos Benfeitores Espirituais André Luiz e Emmanuel, um organizado material que nos permite a compreensão da inclinação sexual da criatura, no corpo ou fora do corpo.

É também apresentado nestas páginas, sincero e esclarecedor diálogo do autor com inúmeros internautas, através do site do Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo.

CENTROS ESPÍRITAS – MENSAGENS DE FAMILIÁRES DESENCARNADOS

Estes Centros Espíritas possuem em seus trabalhos, o recebimento de Mensagens de familiares desencarnados, confortando suas famílias. CENTRO ESPÍRITA JOSÉ HORTA (Rua Maestro José Maria nº 417 – Abadia) Às terças-feiras, à partir das 18 horas. CENTRO ESPÍRITA AURÉLIO AGOSTINHO (Av. Lucas Borges nº 61 – Fabrício) Às segundas e sextas-feiras à partir das 18h30min.

6

LAR ESPÍRITA IRMÃ VALQUÍRIA (Rua Arapongas nº 859 – Valim de Mello II) Às quintas-feiras, à partir das 18:00 horas e aos sábados à partir das 18h30min. Receituário Mediúnico – aos domingos à partir das 17h30min. CENTRO ESPÍRITA PEDRO E PAULO (Rua Padre Eddie Bernandes da Silva nº 775 – Bairro de Lourdes) Nas madrugadas de sábados e domingos, à partir das 4h30min.

FALE COM: Indique e.mail’s de seus amigos para receber o “JORNAL ESPÍRITA ON-LINE

DE UBERABA”. Envie para nós, toda a programação dos eventos espíritas de Uberaba e Região,

bem como, sugestões de temas. E.mail para contato é [email protected].