Edição 11/09/2010

16
Acompanhe nas páginas 7, 8, 10 e 12 os principais momentos do desfile cívico Condor, 11 de setembro de 2010 Ano 02 Edição 35 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Escola Malaquias Pinheiro recebe violões para desenvolvimento de projeto com alunos GERAL 04 Gestor regional do Sebrae apresenta a vereadores vantagens da Lei das Microempresas GERAL 05 Cartão SICREDI. É crédito, é débito. E o melhor: é seu. Só o Cartão SICREDI traz tantos benefícios: Arte e civismo Caminhada cívica reuniu 2 mil pessoas Geral 03 Administração entrega carros novos para Secretaria da Saúde 04 GERAL Possíveis efeitos do fenômeno La Niña fazem Embrapa emitir alerta para produtores de soja GERAL 11 Foto: Maria Tolentino

description

edição 1109

Transcript of Edição 11/09/2010

Page 1: Edição 11/09/2010

Acompanhenas páginas 7, 8, 10 e 12 os principais momentos do desfi le cívico

Condor, 11 de setembro de 2010

Ano 02 Edição 35 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Escola Malaquias Pinheiro recebe violões para desenvolvimento de projeto com alunos

GERAL 04Gestor regional do Sebrae apresenta a vereadores vantagens da Lei das Microempresas

GERAL 05

Cartão SICREDI. É crédito, é débito. E o melhor: é seu.Só o Cartão SICREDI traz tantos benefícios:

Arte e civismoCaminhada cívica reuniu 2 mil pessoas

Geral 03 Administração entrega carros novos para Secretaria da Saúde

04GERAL

Possíveis efeitos do fenômeno La Niña fazem Embrapa emitir alerta para produtores de soja

GERAL 11

Foto: Maria Tolentino

Page 2: Edição 11/09/2010

Em pouco tempo, coisa de dois anos, o município de Condor estará há poucos

dias de mais uma eleição que irá indicar a sucessão administrativa local. Candidatos a prefeito e vereadores estarão disputando o voto de cada eleitor condorense, até então, ainda indeciso e não identifi cado, na busca de um dos mandatos municipais. Porém, assim como em 2008, a eleição do próximo dia 3 de outubro terá refl exos decisivos no pleito municipal de 2012. Não so-mente no resultado fi nal que apontarão as urnas, mas na contextualização do pleito como um todo. A formação de coligações, chapas, nomes dependerão muito dos resultados da eleição de 2010.

Se em 2004 o PDT condorense se fazia vencedor e determinava-se forte o sufi ciente para enfrentar um pleito com chapa pura foi pela construção de um universo que transcendia os limites municipais. O “poder” eleitoral con-quistado e muito bem articulado pelo deputado estadual, ijuiense, Gerson Burmann, que se propunha a uma reconstrução do seu Partido na Região fez a agremiação ganhar força também em Condor, resultando na vitória de Hari Baron. Ainda, a aproximação pedetista ao governo Germano Rigotto (Estado), onde ocupava secretarias e importantes cargos de 2º e 3º escalão eram pesados na balança eleitoral do pleito condorense em 2004.

Em 2008, além da reedição do nome de José Francisco Candido, uma grande coligação se formara em torno da candidatura. Essa coligação se fez, e teve aceitação do PP condorense, principalmente, em função de Lula estar construindo o “neoPT” e ter nisso a proposta de muitos aliados, afi nal, estar coligado ao PT poderia signifi car (e como foi) a abertura de muitas portas, principalmente em Brasília.

É indiscutível o tamanho do PP em Condor, a história e os números do Cartório Eleitoral comprovam isso desde os tempos de Arena. Entretanto, a eleição deste ano, com fortes indícios de PT governando o Estado e se-guindo no governo Federal podem dar outro caráter a eleição de 2012. Os interesses passarão a ser outros e as vias de aproximação dos mandatários estaduais e federais também, pois o sucesso de uma administração municipal está diretamente atrelada a caneta dos que mês que vem serão eleitos. Então, a eleição dos futuros prefeitos e vereadores de Condor e de qualquer outro município do País depende, inevitável e invariavelmente de quem for eleito no próximo dia 3 de outubro. Alguém ainda tem dúvida de que as eleições no Brasil já estão unifi cadas?

Opinião11 de setembro de 20102

Alexandre Garcia

Nesta terça-feira, 7 de setem-bro, o Brasil faz 188 anos de in-dependência. No mundo de hoje, independência é algo relativo. Cuba, quando se libertou do di-tador Fulgencio Baptista, virou dependente da União Soviética; quando a União Soviética acabou, a dependência de Cuba deixou o país isolado e em deterioração. A independência da Venezuela bolivariana só funciona na sali-va do tenente-coronel paraque-dista Hugo Chavez. Depende do petróleo que os Estados Unidos compram e, sem divisas, já não está conseguindo sequer impor-tar uísque, de que é o principal consumidor latino-americano. O Brasil, dependente de Portugal, mesmo com a Independência, ficou com a cultura assistencia-lista, patrimonialista, burocrá-tica, aristocrática, que lhe fora imposta por 322 anos. As nossas escolas de samba ainda têm reis e rainhas e coroas na bandeira; o nosso esporte nacional tem rei e imperador.

A propósito, tem gente absolu-tamente convencida de que Brasil é o nome de uma seleção de fu-tebol. Instalam a bandeirinha ver-de-e-amarela no carro durante as competições, hasteiam o pavilhão auri-verde nas janelas só durante a Copa do Mundo. O Brasil ver-dadeiro não é um time de futebol, a não ser que acreditemos nisso. Antes de começar a Semana da Pátria, pus a bandeirinha no meu carro e a Bandeira na sacada de minha casa. Afi nal, é a festa de aniversário da minha Pátria. Em todos os países da América Latina as bandeiras vão para as ruas em época de festa nacional.

Talvez isso seja atávico co-

QUEMDISSE

“Temos um desa-fi o para o imã de Nova York”PASTOR EVANGÉLICO TER-RY JONES, QUE AMEÇOUQUEIMAR VÁRIOS EXEMPLA-RES DO ALCORÃO NESTESÁBADO, 11, AO INTIMAR OIMÃ QUE DESEJA CONSTRUIRUMA MESQUITA PRÓXIMOAO MARCO ZERO DE NOVAYORK SE ESTÁ DE ACORDOEM TRANSFERIR O LOCAL DACONSTRUÇÃO DO TEMPLO EREALIZAR A QUEIMA.

EX-PRESIDENTE JUSCE-LINO KUBITSCHEK, ANIVERSARIANTE DE AMANHÃ(*1902 +2007)

“Meu sonho é viver e morrer em um país em liber-dade”

DAVID COIMBRA, COLU-NISTA DE ZERO HORA NAEDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA,DIA 8.

“Livros, futebol, amigos e mulheres, do que mais um homem precisa?”

Feliz Aniversário Brasil

migo. Quando eu era menino, via meu avô hastear a bandeira no mastro instalado na fachada da casa, todas as manhãs, e arriá-la no fim das tardes, de primeiro a sete de setembro. Nas casas da vi-zinhança, todos faziam isso. Ago-ra, a Bandeira virou um símbolo de futebol, com o mesmo valor do estandarte do Flamengo ou do Co-rinthians. Uma espécie de sacrilé-gio. Agora, em Brasília, só vi um carro levando a bandeira, como o meu. No Rio, vi nenhum. Nenhu-ma bandeira nos prédios de Ipa-nema. Sete de Setembro é apenas uma oportunidade de fazer-se um feriadão - que é o eufemismo para matação de trabalho.

Tem gente que pensa que isso é para militar. Santa ignorância! Por que não se fazem mais os bailes da independência? Não se põem mais as fitinhas verde-amarelas na lapela? Vergonha do país rou-bado, espoliado por políticos que nós mesmos elegemos? Pois este país não é um desenho no mapa; não é um governo; não é sequer uma constituição. Este país cha-mado Brasil, onde nascemos, onde vivemos, onde vão viver nossos descendentes, não é essas abstra-ções. O Brasil concreto, real, está vivo. O Brasil somos nós. Se não nos sobra vontade para festejar o País que somos, é porque merece-mos fazer torcida só para um time de futebol. Só que não podemos condenar nossos filhos e netos a pagar as consequências de nossa indiferença.

O jornalista e historiador Lau-rentino Gomes lançou agora seu segundo livro sobre história do Bra-sil. Baseado em documentos reais e não em versões, seus livros tem causado novos debates e discussões

sobre a nossa história. Como todos os professores de história de Condor já devem ter lido seus livros, devo estar chovendo no molhado sobre o assunto, mas para os leitores do Vila repasso algumas informações como

simples curiosidade.Por exemplo, o quadro

mais famoso do pintor Pe-dro Américo, “O Grito do Ipiranga”, que está em to-dos os nosso livros de his-tória, foi uma encomenda de D.Pedro II ao pintor. Ele queria prestar uma ho-menagem ao pai, Pedro I, que foi quem deu o famo-so grito. O quadro foi pin-tado mais de setenta anos depois do feito. Dos per-sonagens da tela, nenhum

estava mais vivo para testemunhar a cena e auxiliar o pintor.

Com documentos da época, Gomes nos comprova que não tinha nenhum cavalo na comitiva. Somente mulas po-deriam fazer o trajeto Santos-São Paulo. Descrições pormenorizadas falam até da pelagem da mula em que D. Pedro estava montado.

Até aí tudo bem. A arte não deve fi car atrelada à his-tória. Mas o que Pedro Amé-rico não precisava era ter pla-giado sua obra. Descobriu-se mais tarde que o pintor fran-cês Ernest Meissonier pintara uma tela intitulada “1807, Friedland”, para homenagear Napoleão Bonaparte, da qual Pedro Américo copiou o tema central. È só comparar os dois quadros.

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

AINDA SOBRE O SETE DE SETEMBRO

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

EDITOR CHEFE

Jairo Roberto Fachi MTB - 10.485

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippRedação

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

Falando nisso, recomendo a leitura da obra de Gomes para não fi carmos repassando inverdades às futuras gera-ções. Ela é uma das poucas obras sobre nossa história que é real, isenta de qual-quer paixão ou versão engajada, nem de vencidos, nem de vencedores.

Page 3: Edição 11/09/2010

Geral 11 de setembro de 20103

Após as comemorações da Semana da Pátria, voltam-se as atenções novamente para o pleito eleitoral que acontece em 03 de outubro, menos de trinta dias contados de hoje. No cenário nacional não tem surgido fato novo capaz de abalar o crescimento da candidatura Dilma e vem sendo anunciada a vitória por todos os institutos de pesquisa, com a candidata de Lula vencendo Serra em todos os Estados da Federação. Isso é algo quase que inacreditável se lembrarmos dos índices de intenções de votos que não ultrapassavam os 17% em meados de 2009 para a candidata governis-ta. Serra era anunciado com índices que pareciam ser o ponto de largada e que cresceria muito após “determinado fato”, tipo: após sua saída do governo de São Paulo; após a copa do mundo; após o início da propagan-da eleitoral, etc..., dando conta de que os índices iniciais de Serra - acima dos 30% - seria apenas a arrancada de uma grande vitória, assim como aconteceu com a candidatura oposicionista no Chile. Mas como dizem os analistas políticos, cometeu muitos erros e só foram perceber a força da candidatura Dilma no “andar da carroça”. Em 7 de setembro de 2009, Serra chegou a ser anunciado com 38% de intenções de voto e Dilma pa-tinava nos 17%. Realidade, portanto, muito diferente do 7 de setembro de 2010, quase inacreditável, como dizia no início, mas que se explica pela aprovação do governo e do Presidente Lula.

Enquanto isso aqui no Estado tem muito barulho sobre o novo es-cândalo que envolve diretores do BANRISUL. Diga-se de passagem que não gosto de que seja utilizado o nome de uma instituição das mais sérias que temos no País que é o nosso Banco do Estado do Rio Grande do Sul para comentários maldosos. Mas a realidade é que existem as suspeitas envolvendo alguns diretores, que já foram presos (inclusive). Esse fato deverá repercutir na governadora-candidata, pois em última análise ela é a “comandante em chefe” de todas as instituições públicas da esfera esta-dual, dela retirando os bônus e também tendo que responder pelos ônus, quando os tem. A pesquisa VOX POPULI divulgada nesta semana indica uma forte tendência de que Tarso Gerno também possa vencer as eleições ainda no primeiro turno, pois conta com 42% das intenções de voto dos gaúchos. Se Yeda cair ainda mais pelo fato das denuncias, cabe saber se este voto migraria para Tarso ou para Fogaça. A maioria migraria para Fo-gaça, mas uma boa parte - talvez - iria para Tarso, o que poderia “liquidar” a eleição já no primeiro turno, como vem sendo ventilado pelos órgãos de imprensa. Vamos aguardar os acontecimentos. Boa Semana.

Advogado - Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Saúde recebe dois novos carros zeroVeículos foram adquiridos através de emenda parlamentar com recursos do orçamento do Estado

Com a presença de todo o o grupo de servidores do se-tor de saúde do Município

o prefeito José Francisco Candido entregou ontem a tarde, à secretá-ria de Saúde, Marlene Bender da Rosa, os dois novos veículos zero quilômetros que serão utilizados pela pasta para o atendimento da comunidade condorense.

Adquiridos através de recursos do orçamento do Estado, destina-dos através da Secretaria Estadu-al de Saúde por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Jerônimo Göergen (PP) os dois ve-ículos cutaram pouco mais de R$

66 mil. “Estes dois carros que estão sendo entregues agora fazem parte deste plano de melhorias da saúde de Condor, para que a Secretaria de Sáude possa realizar da melhor forma poossível seu trabalho dentro do objetivo de antender individual-mente cada cidadão condorense”, enfatizou o prefeito José Francisco Candido.

“A chegada deste dois carros é mais um passo do nosso projeto que irá culminar com a construção da nova Unidade Básica de Saúde que deve iniciar dentro de alguns dias e será concluída em brave para melhorar ainda mais o atendimento

aos paciente condorenses”, ressal-tou a secretária Marlene Bender da Rosa.

Os carros são dois Volkswagen Gol equipados com ar condicionado e direção hidráulica. O projeto para aquisição dos dois veículos previa o repasse de R$ 60 mil do governo estadul e mais um contrapartida de 10% do Município, o que resultou em cerca de R$ 6 mil.

Os veículos serão utilizados, principalmente, para o transporte de pacientes do Sistema Único de Saú-de que necessitam de atendimento médico em outros centro de saúde, como Ijuí, principalmente.

Smec promove encontro sobre Lei de IncentivosEm contrapartida aos investi-

mentos feitos pela Secretaria Esta-dual da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) em ati-vidades culturais promovidas em Condor a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) teve que promover uma palestra à comunida-de condorense tematizada pela ques-tão cultural.

Na quarta-feira, 8, a Smec pro-moveu este encontro nas depen-dências da Câmara de Vereadores, quando reuniu membros do Conse-lho Municípal de Cultura, empresá-rios e comunidade para esta pales-tra, que foi proferida pela titular da Smec, professora Francisca Verone-se Kühn.

Após a palestra, os presentes tam-bém receberam informações sobre o funcionamento da LIC. Conforme explicou a secretária Francisca, atra-vés da LIC “empresas contribuintes

Equipe da Saúde recebeu dois novos carros

do ICMS podem abater até 75% de patracínios a projetos de eventos culturais, se uma empresa destinar R$ 10 mil de patrocínio a um festi-val de danças, R$ 7,5 poderá ser de-duzido do ICMS que a empresa terá

que pagar em impostos”, explicou a Secretária, que acrescentou, “essa é pode ser a garantia para realizarmos bons eventos culturais em Condor, esperamos contar com bons apoios dos empresários locais”.

Hospital irá defi nir venda de terreno para UBSSerá realizada no próximo sába-

do, dia 18 de setembro, uma Assem-bleia extraordinária da Sociedade Hospital benefi cente de Condor. Na pauta do encontro a venda de uma terreno de 1.800 metros quadrados ao município de Condor.

O terreno onde será contruída a nova Unidade Básica de Saúde do Município está localizado ao lado do Hospital, onde está sediada a Secretaria Municipal de Saúde. O terreno de esquina fi ca entre as ruas Germano Keller (em frente ao Hos-pital) e 1º de Maio.

Prefeito ressaltou o trabalho da Secretaria da Saúde

Professora Francisca Kühn palestrou sobre cultura

Terreno a ser vendido fi ca localizado ao lado do Hospital

Page 4: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 20104 Geral

Aos Romanos encontramos conforto para nossos problemas do dia a dia. (Romanos 8-31)

Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós.Na edição passada, falei sobre Davi o homem a qual teve momentos de

tristezas e a abandono de seus objetivos.Mas ao passar do tempo tudo mudou ao saber que na vida tudo depen-

de de cavar um metro a mais, ou então lutar sem olhar para traz. Somente pensar positivamente nos objetivos da vida.

Quero contar meu testemunho a qual em março de 2009 fui surpreendi-do por uma enfermidade chamada (Neoplasia CBC).

Quando o médico me falou do meu problema de saúde, logo veio a tristeza, aquele pensamento ruim, desespero, passei o problema ao conhe-cimento da minha família e ao Pastor Jaime.

Logo veio a palavra de conforto a mim, a qual todos me falaram, Osiel você entrega a Deus o seu problema.

Pois sendo eu uma pessoa que tenho muita fé em Jesus, logo tive cora-gem a enfrentar aquela enfermidade de frente.

Pois neste momento veio aquela palavra encontrada em Salmos 91-2.Direi ao Senhor. Ele é o meu Deus o meu refúgio, a minha fortaleza

e nele confi arei. Passaram se os dias, passei por duas cirurgias uma em Panambi e outra em Ijuí.

Deus preparou tudo de forma que eu entendesse o que estava aconte-cendo comigo, passei pela primeira cirurgia e quando veio resultado fi nal do médico, acusou positivo, estava eu de novo com aquela enfermidade em meu corpo. No momento fi quei muito triste, tive de novamente encaminhar tudo de novo meus exames onde me transferiram a Ijuí.

Ao marcar nova cirurgia, foi defi nido o dia e a hora a qual passaria a segunda cirurgia. Depois de marcado uns dias passado aguardando a hora da cirurgia, foi ao Banco sacar um valor em dinheiro encontrei numa nota uma frase com palavras bem grandes “só Deus sabe a minha hora”.

Quando li aquelas palavras fi quei muito feliz, chorei e agradeci a Deus.Passaram-se os dias chegou o dia da cirurgia, o Pastor Jaime fez junto

com a minha mãe Lurdes Oliveira uma corrente de oração por mim.Ao chegar no hospital de Ijuí fi z minha oração e entreguei a minha vida

nas mãos de Deus. Na hora da cirurgia foi tão grande a benção que recebi que avistava

anjos perto de mim na sala de cirurgia.Deus abençoou o médico Robledo a fazer aquela cirurgia perfeita.Fiquei curado graças a Deus.Por isso ou uma pessoa que sempre estou disposto a fazer a obra de Deus.Ao fi nalizar meu testemunho quero deixar para meditação do povo

condorense o seguinte versículo: “Eu me deitei e dormi, acordei, porque o Senhor me sustentou” Salmo 03-5.

Palavra do PastorOziel Oliveira da Silva (Interino)

Cântico de vitória: Deus é por nós

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã

Domingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

Escola recebe violões através de projeto da LICInstrumentos musicais farão parte de Projeto que será desenvolvido na Malaquias Pinheiro

Através de Projeto fi nancia-do pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) a Escola

Municipal Malaquias Pinheiro, de Rincão dos Pinheiros, recebeu 10 violões que serão utilizados pelos alunos do educandário.

Os instrumentos foram rece-bidos esta semana pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Condor e já repassados à direção da Escola.

O Projeto de Música na Escola Malaquias Pinheiro será desenvol-vido através do trabalho voluntário do cantor Robson de Lima, que en-sinará os alunos a tocar violão. “É uma maneira de valorizar mais a Escola, de fazer com que os alunos gostem mais da escola em que es-tudam, é um meio de aproximação.

Além do desenvolvimento cultural das crianças e de mais uma técni-ca que podem aprender”, enfatizou

a Coordenadora Pedagógica da Smec, professora Lourdes Adelina Tolentino.

Smec trará apresentação de Orquestra a CondorA Secretaria Municipal de Edu-

cação e Cultura de Condor estará promovendo no próximo dia 25 de setembro um espetáculo de música com a apresentação da “Orquestra Sinfônica de Três Passos”.

O evento será realizado no pavi-lhão de eventos da Igreja Evangélica de Confi ssão Luterana no Brasil (IE-CLB) de Condor a partir das 13h30.

A Orquestra Sinfônica de Três Passos, que é regida pelo Maestro Goi, vem a Condor através do Proje-to da Turnée, que é fi nanciado através da Lei de Incentivo à Cultura, através da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através do qual já foram realizadas diversas apresenta-ções em todo o Estado.

Alunos da Escola Malaquias Pinheiro receberam violões

Orquestra de Três Passos em apresentação na cidade de Campo Novo

SMS chama mulheres para examesA Secretaria Municipal de Saúde

(SMS) de Condor segue, nas próxi-mas semanas, o cronograma de re-alização dos exames preventivos de Câncer de Colo de Útero nas locali-dades do interior do Município.

Na próxima semana as agentes de saúde estarão realizando os exa-mes na localidade de Linha Mambu-ca, no dia 14, terça-feira.

Nas semanas seguintes as locali-dades visitadas serão Linha Endem dia 21, Pontão dos Buenos dia 22, Linha Ramada dia 23 e Rincão dos Pinheiros dia 28.

Todas as mulheres residentes nestas localidades do interior do Mu-nicípio devem se dirigir aos locais de realização do exame para realizarem os procedimentos preventivos, mu-nidas de documentos de identidade e Cartão da Mulher.

Mamografi as - A SMS de Condor solicita para as mulheres que ainda não fi zeram mamografi a este ano, que as mesmas compareçam na Secretaria para agendar o exame, lembrando que o município possui 54 mamografi as por mês e que ainda sobram vagas para a realização deste importante exame.

Viagem técnicaA Secretaria Municipal da Agri-

cultura comunica aos agricultores interessados que ainda restam vagas para a visita técnica que será realizada no dia 17 de setembro, a Cabanha Bo-gorny, área de bovinocultura de leite, em Selbach, com saída às 7h, em fren-te a Prefeitura. Comunica ainda que o transporte será gratuito, somente será cobrado uma taxa de R$ 25 para a en-trada e almoço. Os interessados em participar deverão fazer sua inscrição junto a Secretaria Municipal da Agri-cultura munidos de carteira de identi-dade, até o dia 14 de setembro

Page 5: Edição 11/09/2010

Geral 11 de setembro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei Municipal nº. 082/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário servidor para o cargo de Monitor de Educação Infantil e dá outras providências”.

Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESIndicação nº. 055/2010, (Ver. Francisco), INDICA ao Poder Executivo através do setor competente, estudar a possibilidade de construir as calçadas do passeio público, na Rua 15 de No-

vembro até o entroncamento da Rua Castelo Branco, iniciando no prolongamento da Rua Getúlio Vargas. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.Indicação nº. 056/2010, (Ver. José), INDICA ao Poder Executivo efetuar a instalação de placas de sinalização indicando as vias preferenciais junto as Ruas Oscar Sauer, Belizário de Oli-

veira, Fritz Hempe no entroncamento destas com a Rua Santa Terezinha, bem como, nas Ruas Herbert Schmidt e Marechal Floriano em seus entroncamentos com as respectivas ruas. Deferida e encaminhada aos destinatários.

Requerimento nº. 035/2010, (Ver. Francisco), REQUER ao Presidente da Câmara de Vereadores, que encaminhe ofício a 17º Coordenadoria Regional de Saúde, no sentido de que informe a este poder, se existe algum profi ssional médico especializado, OTORRINOLARINGOLOGISTA, credenciado pelo SUS, para atendimento e Cirurgia, na 17º Coordenadoria Regional de Saúde. Caso exista credenciamento, informar o nome do profi ssional e onde presta atendimento de consulta e procedimentos cirúrgicos. Aprovado por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 080/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário, servidor para o cargo de Servente e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade

com os Pareceres Favoráveis.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 13.09.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Dirson Wendland – Diretor Legislativo.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 06 de setembro de 2010:

Vereadores estiveram reunidos com Gerente Regional do Sebrae

Com o objetivo de apresen-tar aos vereadores condo-renses os avanços que terá

o Município a partir da criação da Lei Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Mi-croempreendedor Individual, o Gerente Regional Noroeste do Se-brae-RS, Claudimiro Reis, esteve em Condor na segunda-feira, 6, para um encontro de trabalho no legislativo condorense.

Representando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empre-sas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) o Gerente Regional Noroeste esteve reunido com os vereadores condorenses, que analisam neste momento a Lei Municipal Geral das Microempresas. Defendendo a aprovação do Projeto, Claudiomiro Reis destacou as vantagens que te-rão empreendedores, trabalhadores, cidadãos e Município a partir da criação de uma Lei específi ca para as Microempresas.

Com bastante enfoque nas deter-minações do que diz respeito ao Mi-

Gerente do Sebrae defende aprovação de LeiCoordenador do Serbrae-RS na região Noroeste participou de encontro com vereadores

croempreendedor Individual (MEI), Reais destacou as garantias que são obtidas a partir da formalização das situações legais de trabalhadores in-formais, como seus direitos a Previ-dência.

Todos os nove vereadores con-dorenses participaram da reunião, além do Secretário Municipal do Desenvolvimento, Jair Paulo Hick-mann, com o Gerente Regional No-

roeste do Sebrae-RS, com sede em Santa Rosa, Claudiomiro Reis.

O Projeto de Lei Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Indivi-dual está em análise nas comissões legislativas da Câmara Municipal de Vereadores de Condor desde a sema-na passada. A previsão é de que vol-tará ao plenário para votação ainda no mês de setembro.

Urna Eletrônica é devolvida ao Cartório EleitoralA Câmara Municipal de Vere-

adores de Condor devolveu, na se-mana passada, ao Cartório da 115ª Zona Eleitoral, com sede em Pa-nambi, a urna eletrônica que estava instalda nas dependências da casa legislativa para que a comunidade condorense pudesse conhecer e tes-tar o equipamente.

Conforme ofício expedido ao Chefe do Cartório Eleitoral Maciel Gaspar Klock, 336 pessoas, entre alunos de escolas e demais visitan-tes da Câmara que puderam teclar os dígitos da Urna Eletrônica.

A Urna Eletrônica fi cou exposta na Câmara de Condor por 30 dias.

A ACI de Condor estará promo-vendo no próximo dia 16 de setem-bro, quinta-feira da próxima semana, mais uma viagem de visita empresa-rial. A Viagem será a Região do Vale do Taquari, onde serão visitadas as empresas do Languiru, Frigorífi co de Aves Languiru e Indústria de La-ticínios Mimi. Ainda existem vagas a disposição dos interessados em participar da viagem. Os interessa-dos devem entrar em contato com a ACI de Condor, pelo telefone 3379 1193 ou se dirigir até a Galeria Pa-gger, no 2º piso do Sicredi, e tratar com Gilmar.

Viagemempresarial

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

1ª. e 2ª. Convocação

DARCI PAUTZ, Presidente da Sociedade Hospital Benefi cente de Condor, estabelecida na Rua Germano Keller, 66, Condor – RS, na for-ma das disposições estatuárias e regulamentadas, CONVOCA, o quadro social da entidade para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINÁRIA a realizar-se dia 18 de setembro às 10:00 horas em segunda e última con-vocação com a presença de qualquer número de associados, no Pavilhão de Eventos da Comunidade Evangélica de Confi ssão Luterana de Condor, localizado na Rua Bento Gonçalves nº 234, Município de Condor – RS, com a seguinte ordem do dia:

1. Leitura e votação da Ata da Assembléia anterior; 2. Venda de 1.800 m² do terreno, para a construção da UBS do Município;

Condor – RS, 03 de setembro de 2010.

DARCI PAUTZPresidente

SOCIEDADE HOSPITAL BENEFICENTE DE CONDOR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Mais de 300 pessoas testaram a Urna Eletrônica me Condor

A Secretaria Municipal da Agri-cultura e Meio Ambiente de Condor comunica aos agricultores que está realizando o preenchimento do for-mulário de “Comunicação de Coleta de Lenha Seca de Árvores Nativas para o Consumo Próprio na Peque-na Propriedade e Posse Rural”. Para a realização do preenchimento do formulário os interessados deverão trazer cópia do CPF e certidão atu-alizada do imóvel, para encaminha-mento ao DEFAP de Passo Fundo. Mais informações na Secretaria Mu-nicipal da Agricultura e Meio Am-biente de Condor.

Formulário para lenha nativa

Page 6: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 20106 Política

Reunião de trabalho foi realizada na noite de quinta-feira, 9

Na noite de quinta-feira, 9 de setembro, o candida-to a deputado estadual

do Partido dos Trabalhadores (PT) Paulo Sérgio Rodrigues participou de uma reunião ple-nária com desportistas integran-tes do Esporte Clube 8 de Julho de Condor, apresentando sua candidatura aos mesmos, numa atividade organizada por Dilon Araújo, Claudio Motta e Airton Kal, contando com apoio de vá-rios outros integrantes da agre-miação esportiva.

Dilon Araujo falando aos pre-sentes disse que apresenta “a can-didatura do Paulo Sérgio aos inte-grantes do 8 de Julho pela certeza de que o mesmo representará Condor, Panambi e região na Assembléia Legislativa, devido a proximidade que tem e sua história de construção de políticas públicas”.

Já o candidato, Paulo Sérgio

Paulo Sérgio esteve reunido com desportistasCandidato petista esteve em Condor para encontro com o Oito de Julho A escola gerando traumas ! (?)

Há na Internet vários pequenos fi lmes disponíveis no “Youtube”, sobre inú-meros assuntos, um deles é sobre as vivências de um rapaz chamado Bill... Uma triste história ! Não sei nem por onde começar para apontar minhas refl exões iniciais sobre o que assisti, mas trouxe-me muitas inquietações. As considerações que trago neste texto perpassam as infi nitas possibilidades de criação ou não de vínculos permanentes entre os sujeitos da comunidade escolar; creio, porém, que a escola tem uma importante função social e que deve estar sempre dialogando com os sujeitos que nela ingressam, assim como, deve estar atenta e se reformu-lando frente aos avanços científi cos, tecnológicos e aos desafi os do mundo atual. Bill apresenta um depoimento sobre como viu e vê a escola, principalmente, so-bre as causas do seu insucesso na escola. Referenda as relações preconceituosas e discriminatórias que sofreu.

Nada sei da história anterior deste rapaz ou das professoras que alfabetiza-ram/letraram o personagem deste vídeo. Não sei quem patrocinou ou produziu este vídeo; quais os interesses reais que estão envolvidos e que levaram a esta ex-posição de ideias generalistas sobre um tema tão sério que é o ensino, a educação escolar, o sistema educacional... Sabemos que há muitos interesses escusos que buscam destruir tudo o que há de bom na escola, a qual pode ser caracterizada por possibilitar importantes relações sociais e de aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento ou, por outro lado, quando pouco valorizada perpetuar um siste-ma pérfi do que exige a formação de sujeitos desqualifi cados, despreparados, sem capacidade de minimamente fazer escolhas conscientes, etc.

Ao mesmo tempo, não podemos deixar de pensar sobre a qualifi cação dos pro-fessores e das professoras que chegam às escolas; sobre a formação e os modelos que tiveram, sobre as escolhas e os caminhos que construíram em suas trajetórias de vida, assim como, sobre os caminhos trilhados por Bill e as suas experiências de insucesso com o espaço/tempo escolar. Em todas as profi ssões há pessoas despre-paradas, despreocupadas e que não são responsáveis pelos sujeitos, os quais, de-veriam cuidar e instrumentalizar para poderem seguir seus rumos. Nos diferentes espaços profi ssionais que ocupam, ao invés de atuarem instigando e desafi ando os seus alunos e as suas alunas, enquanto professores, causam o distanciamento dos sujeitos frente ao saber ou ao processo de aprendizagem. Em relação às professoras, às quais Bill apontou o distanciamento, “o nojo em tocar” nos alunos ou nos olha-res de descaso e desaprovação percebidos/recebidos, percebe-se um interagir com irresponsabilidade e pouco profi ssionalismo, demonstrando grande despreparo para atuar nesta profi ssão de tão grande responsabilidade social.

São muitas as generalizações no texto de Bill que trazem conceitos preconcei-tuosos em relação às escolas, aos professores e às professoras. Comparar a escola a um presídio, a uma fábrica suscita “chavões” e um modo de ver o mundo restrito de quem não conseguiu criar perspectivas outras para buscar um espaço de interlocu-ção e de transformação do que lhe causava tanta dor (trauma). As relações com as professoras ou professores, apontam para atitudes discriminatórias, porém, as esco-las ofi ciais por onde passou não se constituíram apenas na relação professor-aluno, há outras instâncias e sujeitos que a administram, além disso, onde estavam os pais deste aluno, ainda não existia o Conselho Tutelar ou Ministério Público?

No processo de construção da cidadania, a responsabilidade pelo cuidado e pelo desenvolvimento da criança e do adolescente deve ser compartilhada entre os cuida-dores: pais, educadores, demais sujeitos adultos que interagem com os mesmos. Bill apresenta-se crítico, questionador e com autoridade para sugerir as mudanças neces-sárias para tornar a escola melhor, ou seja, creio que a escola de algum modo teve um papel importante neste processo. Para que a construção da criticidade e das perspica-zes observações de Bill se constituísse, existiu, à priori, uma apreensão de saberes que o convívio social e ou a passagem pelo ambiente escolar se fizesse presente na vida do mesmo, seja nos aspectos positivos e, neste caso, mais fortemente com marcas negati-vas. Bill traz o insucesso escolar em sua história. A não adaptação, a baixa auto-estima, as dificuldades encontradas pelo aluno nestas escolas causaram traumas significativos que o acompanham na vida adulta, mas creio que não podemos colocar toda a culpa das mazelas sociais na escola, o que é uma prática comum nos dias atuais.

A escola mantém algumas práticas necessárias para a aprendizagem de deter-minados instrumentos culturais, como a escrita e a leitura, porém, tem acrescen-tado muitos conceitos novos, novas metodologias e outras formas de possibilitar aos sujeitos constituírem-se cidadãos. As vivências escolares podem ser muito enriquecedoras, ou não, dependendo das políticas públicas existentes, das lide-ranças administrativas e pedagógicas de cada escola.

Vivemos tempos de transformações na sociedade e na escola vivenciamos caminhos que apontam para a qualificação deste espaço/tempo com a maior participação de toda comunidade escolar, com maior engajamento e numa assunção de novos valores e pos-turas frente ao sujeito que queremos nesta sociedade do conhecimento. Os sujeitos da comunidade escolar possuem direitos e deveres, desta forma, o objetivo principal da esco-la atual é não deixar que histórias como as de Bill continuem a ocorrer. As reflexões que foram propiciadas a partir das questões apresentadas neste vídeo, provocam inquietações e necessárias ações da comunidade escolar para qualificar as práticas político-pedagógicas nas escolas, estas devem ser permanentemente colocadas em pauta nos estabelecimentos de ensino, nos diferentes níveis existentes, da escola básica ao ensino superior. A irrespon-sabilidade social diante da vida deve ser desconstruída; aprender a ser e a estar no mundo da diversidade, das diferenças e da inclusão é o que buscamos contemplar na constituição de cada sujeito na escola e nos demais espaços de convívio social.

Claírton [email protected]

A escola gerando traumas ! (?)

Artur Lorentz fez campanha na região NoroesteMais de 800 pessoas se reuni-

ram no CTG de Horizontina, na ter-ça-feira, 7, para o lançamento local da campanha de Artur Lorentz como Deputado Estadual. Coordenada pelo prefeito Irineu Colato e pelo secretário Chico Padoim, a festa também foi um momento de apre-sentação das propostas de Lorentz para a região.

Vice-prefeito de Santa Rosa en-tre 2001 e 2004, Lorentz fez parte do desenvolvimento da Região No-roeste e conheceu os principais fato-res para o crescimento econômico e social dos municípios. “Com minha experiência no setor público, como vice-prefeito de Santa Rosa e secre-tário de ciência e tecnologia do Es-tado, posso ajudar muito, especial-mente o setor do agronegócio, que é fundamental nesta região”, destaca Lorentz.

disse que sua candidatura tem po-tencial de eleição pelo apoio que vem recebendo em Condor, Panam-bi, na grande região Noroeste, na região Celeiro, região de Palmei-ra e na grande Porto Alegre onde tem campanha organizada em 20

municípios, que “será um orgulho representar a comunidade Con-dorense em seus vários aspectos: economicos, culturais, desportivos e sociais, conectando nossa região ao desenvolvimento experimentado no Brasil de Lula e Dilma”.

Lançamento contou com presenças importantes para candidatura de Lorentz

O candidato também defendeu a inovação tecnológica para diversifi -car a matriz produtiva local e agre-gar valor aos produtos. “Com a Lei de Inovação que criamos durante

nossa gestão é possível melhorar a produtividade nos mais diversos se-tores e aumentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, fi nalizou.

Casal Covatti faz campanha em Condor hoje

Os deputados estadual Silvana Covatti e Federal Vilson Covatti, candidatos a reeleição pelo Partido Progressista (PP) estarão em Condor hoje, a partir da 9h para encontro de campanha.

O casal Convatti será recebi-do por lideranças partidárias locais e por simpatizantes no comitê de campanha do Partido. também de-vem participar do encontro com o Deputado o prefeito José Francisco Candido e os vereadores da bancada do do PP.

Covatti deve participar de uma reunião de articulação e organização de campanha no Município e tam-bém de visitas a entidades e empre-sas de Condor.

Page 7: Edição 11/09/2010

Geral 11 de setembro de 2010 7Padre e Jornalista Darci Rodrigues

De olho na [email protected]

A INVEJA DESTROI A PRÓPRIA PESSOAA INVEJA DESTROI A PRÓPRIA PESSOASe olharmos para a história iremos constatar que as grandes tragédias

que assolaram a humanidade teve requintes de inveja e ambição, infeliz-mente é um mal que destrói o ser humano.

Este mal é uma doença na vida das pessoas que teve seu início nos primór-dios da humanidade. João, o apóstolo, nos faz uma advertência em sua primeira carta, alertando para o fato que o primeiro homicídio registrado na história da humanidade, se deu por causa da inveja. Ele fala do amor que deve ser dissemi-nado entre os homens, e recomenda: “Que amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou o seu irmão; e por que o assassinou? Porque suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.” (cf. I Jo. 3, 11b-12).

E de lá até nossos dias muitas mortes ocorreram por inveja e no dicio-nário é defi nida como: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. Também signifi ca desejo violento de possuir o bem alheio. No conceito bí-blico é uma doença da alma. No hebraico, língua em que foi escrito o velho testamento, signifi ca literalmente ambição sem medida. “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos” (cf. Pv. 14, 30).

Assim entendemos que a inveja consiste naquilo que o outro tem, tornando-se alvo do que queremos ter. Muitas vezes ela se manifesta no individuo de modo velado. Nem sempre quem sente inveja manifesta com transparência esse mal, mas, o uso das palavras revela a incapacidade de enxergar o raio de luz que há em seu semelhante.

E na história de José do Egito é um exemplo dessa realidade. O pa-triarca Jacó perante os outros fi lhos demonstrava seu amor maior por José. Fez uma túnica de mangas cumpridas e deu-lhe de presente, diz o texto sagrado: “Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros fi lhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacifi camente”... “Seus irmãos lhe tinham ciúmes (inveja); o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo” (cf. Gn.37, 4-1).

A raiz maligna da inveja instala-se logo no seio da família. Os pais precisam ter cuidado no trato que dão aos fi lhos, para não cometer o erro de Jacó que tratava José com primazia. O desequilíbrio familiar na maio-ria das vezes tem se dado porque muitos pais de família fazem diferença entre fi lho e fi lhos, deixando transparecer seu amor de modo exacerbado. Se este mal se registra na família, o que não dizer entre pessoas que nem da família são. E isso pode acontecer em nossas comunidades e é motivo de desavença, confl itos e até brigas.

A inveja é tão perniciosa que tem muito a ver com o comportamento de fi ngir, falsear, simular, a ponto de seu portador não se declarar abertamente e viver se ocultando. E para ludibriar os outros o invejoso ou invejosa “joga em vários times”, e desta forma aparentemente se apresenta amigo de todos. No entanto os cultivadores deste mal irão colher mais cedo ou mais tarde frutos podres transformados em angustia, sofrimento e desespero.

Porém aquele que vive os ensinamentos do Senhor tem paz de espírito e isso dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer “(cf. Pv 14, 30). E o apostolo São Pedro nos orienta dizendo: “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fi ngimento, inveja e críticas injustas. “Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos” (cf.1Pe 2,1-2). Então que seja este o sentimento que venha encher os corações e assim as ações de vida irá aproximar do Trono de Deus e nos fará semelhante a Ele.

Laci Cabeleireira

Page 8: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 20108 Especial

HandtecarCÂMBIO AUTOMÁTICO

[email protected] / www.handtecar.com.brRua Roberto Bens, 48 - Parque Moinho Velho - Panambi

Fone 3375 3888 / Plantão 9962 0619

Limpeza de Bicos Injetores Injeção Eletrônica

Diagnóstico Eletrônico do Sistema de Combustível

Linha Diesel Leve (Camionetas)

Mecânica Geral

Fotos: Maria TolentinoAlém das belas apresen-tações das escolas e das entidades, também da

Banda da EMEF Presidente Costa e Silva de Panambi, o pú-blico que se fez presente a Rua do Comércio na manhã de terça-feira, feriado em comemoração a Independência do Brasil, para assistir a Caminhada Cívica de Condor, foi o grande destaque do Desfi le. Pais, professores, crianças e adultos disputavas cada espaço no passeio público e nas janelas e pátios das casas que margeiam a principal Rua da cidade. A estimativa das au-toridades locais é de que mais de 2 mil pessoas participaram da parada cívica do Município.

Com a temática voltada es-pecialmente aos 25 anos do CTG Tropeiro da Liberdade e também ao trabalho de educação especial

Grande público participa da Caminha CívicaRua do Comércio recebeu mais de 2 mil pessoas para desfi le de 7 de Setembro

das Apaes do Estado e a preservação ambiental das matas da Amazônia, escolas e entidades demonstraram o grande empenho que dedicaram para confeccionar seus adereços para o desfi le de 7 de Setembro.

Todos os participantes desfi laram

pela Rua do Comércio e foram apre-sentados ao público ao chegarem ao palanque ofi cial, que estava instalado em frente ao Banco do Brasil.

Nas fotos a seguir um pouco das emoções da caminhada cívica de Condor.

Page 9: Edição 11/09/2010

Social 11 de setembro de 20109

11/09 Ana L. Dias dos Santos

12/09 Sônia Prager

12/09 Andrey Brum da Silva

13/09 Bruno L. V. de Oliveira

Aniversariantes da Semana

Parabéns!

35 anos lado a lado, enfrentan-do as mais diversas dificulda-des e vivendo as mais intensas alegrias. Ao longo de todos esses anos vocês sempre foram o ponto de apoio e referência para toda a família. Desejamos a vocês toda a felicidade do mundo e que essa união dure para sempre. Parabéns pelos 35 anos de casados! São os votos das famílias Barzotto e Emig, tios, cunhados, pais, primos, filhos, netos e amigos em geral.

Jorge e Marlene

Rua do Comércio, 858 - Condor/ RSFone 3379 1066

Restaurante e PizzariaServimosAlmoço de Segunda à Domingo, com Buffet Livre, por Kg e Vianda A noite Lanches, pizzas, xis Organização de festas até 150 pessoas

Assista aos Jogos do Gauchão,Libertadores e Copa do Brasil

Tele-entrega dexis e pizza

Mega Baile dia 24/09

15/09 Mário A. Glonvezynski

15/09 Cristina Bairros

16/09 Florinda N. dos Santos

16/09 Carlos Alberto Lindner

16/09 Iloi Schirmer

16/09 Ione Borba de Siqueira

17/09 Gustavo Motta

17/09 Carlos da Silva Santos

Dia 13/09/2010, estará aniver-sariando o garoto Bruno Luan.“Faz 10 anos que você está en-tre nós, trazendo-nos amor e alegria. És o nosso motivo de viver. Que Deus esteja sempre em teu caminho.Te amamos muito.Feliz AniversárioUm super beijo da mãe Vera, dos avós Dulsi e Enio do primo Lucas Gabriel e dos tios Otmar e Marcia

Bruno

Bodas de Coral

Page 10: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 201010 Escola

Page 11: Edição 11/09/2010

Geral 11 de setembro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Embrapa alerta sojicultores para efeitos do La Niña

A previsão de chuvas irre-gulares e abaixo da média histórica, ocasionadas pelo

fenômeno La Niña, pode trazer ris-cos à atividade agrícola para as cul-turas de verão. Em texto publicado no Sistema de Alerta (www.cnpso.embrapa.br/alerta), pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) orien-tam produtores e técnicos a redu-zir perdas em soja, em decorrência desse fenômeno climático. O texto reúne algumas orientações técnicas como definição de época de semea-dura de soja, escolha de cultivares, manejo de pragas e doenças, além dos benefícios do tratamento de se-mentes com fungicidas.

Segundo a pesquisadora da Em-brapa Soja, Divania de Lima, para minimizar os riscos de perda de produtividade os produtores podem adotar práticas como o escalonamen-to de épocas de semeadura, aliada a utilização de cultivares de diferen-tes ciclo de maturação. “Utilizando essas práticas o produtor terá num mesmo período lavouras em dife-

Fonte: Tempo Agora

Programa de rádio irá discutir irrigação

Curso do Senar é realizado na Linha Pontãozinho

Durante a quarta e a quinta feira desta semana, 08 e 09, mais um evento do Serviço Nacional de Aprendi-zagem Rural foi realizado (Senar-RS), numa parceria do Sindicato Rural com a Cotripal na mobilização. Desta vez o tema foi a Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza, que levou 12 mulheres a participarem do curso. As agricultoras se reuni-ram na casa da senhora Lovani Strucker, que gentilmente cedeu as dependências de sua residên-cia para a realização do evento. Com duração de 16 horas, o treinamento teve a orientação da instrutora Sanda Calegaro, que desenvolveu algumas ati-vidades com as participantes, como: fabricação de sabão, de-tergente, amaciante, desinfetan-te, limpa vidros, água sanitária, sache de sagu,aromatizante para ambientes, além de sabonetes, shampoo e óleo hidratante. O armazenamento e a embalagem também foram indicados. Na programação do Sindicato ain-da está marcado um curso para este mês, na Linha Zepelin.

Agricultores gaúchos fa-zem abaixo-assinado por cadastro da Previdência

nos sindicatos rurais A Farsul lançou na Expointer, em Esteio, um abaixo-assinado para que

os sindicatos rurais do sistema CNA passem a ser parceiros do INSS na im-plementação do cadastro de segurados especiais para fins de aposentadoria. Esse tipo de acordo está previsto em uma lei de 2008, com vistas a melhorar o acesso dos pequenos produtores à Previdência Social.

O cadastro é um sistema em rede que pode ser atualizado online e reúne os dados fornecidos por agricultores com até quatro módulos fiscais, que traba-lhem em regime de economia familiar, sem empregados fixos. Os produtores cadastrados obtêm a aposentadoria mais rapidamente, apenas apresentando as provas de atuação na atividade, sem necessidade de audiências ou de tes-temunhas, por exemplo. “Com isso, a aposentadoria é dada sem burocracia”, resume a assessora técnica da Comissão Nacional de Relações de Trabalho e Previdência Social da CNA, Dayana Peixoto, durante a Expointer.

Segundo João Picoli, diretor da Farsul, a meta é obter pelo menos 5 mil assinaturas de agricultores em um mês. Somente hoje, aproximadamente 2 mil produtores organizados por sindicatos rurais visitam em excursões a Ex-pointer. O interesse se dá porque boa parte dos enquadrados como segurados especiais fazem parte do sistema CNA, que já emite outros documentos para pequenos produtores, como a declaração de aptidão ao Pronaf. Hoje, 50 sin-dicatos rurais ligados à Farsul já estão aptos a emitir essa declaração.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Farsul

rentes estádios de desenvolvimento, evitando assim que o déficit hídrico atinja toda a lavoura em fases críti-cas de desenvolvimento, como por exemplo no enchimento de grãos”, explica a pesquisadora Divania.

O extensionista da Emater, Nel-son Harger, lembra que as áreas de plantio direto bem-estruturadas têm menor probabilidade de prejuízo com a estiagem. “Isso porque esses

solos têm maior capacidade de reten-ção de água e de aprofundamento de raízes”, explica. Além disso, o clima seco pode favorecer a incidência de duas pragas (lagarta elasmo e os ácaros da família dos Tetraniquíde-os). E condições de baixa umidade relativa do ar e temperaturas amenas podem favorecer o surgimento do oídio, doença que pode afetar a pro-dutividade de soja.

No próximo sábado, dia 18 de setembro, a Rádio Sorriso FM de Panambi estará transmitindo o Pro-grama “A Voz do Campo”, em par-ceria com a Rádio Verdes Pampas de Santiago, ao vivo da empresa Fockink de Panambi. O programa será pautado pelo tema irrigação.

Dentro da temática principal do programa estarão em discussão as previsões meteorológicas para o

restante de 2010 e primeiro trimes-tre de 2011.

Os efeitos do fenômeno La Niña serão apresentados pela pro-fessora Cleusa Bianchi Krüger, responsável técnica pela central climatológica do Instituto Regio-nal de Desenvolvimento Rural (IRDeR) do Curso de Agronomia da Unijuí.

Também estarão presentes ao

programa técnicos da Emater e da empresa Fockinck que apresenta-rão os sistemas de irrigação e ar-mazenagem de água para as pro-priedades rurais.

O Programa a Voz do Campo vai ao ar pelas Rádios Sorriso Fm de Panambi e Verdes Pampas de Santiago a partir das 7h50. O Pro-grama é apresentado pelo locutor Marcelo Brum, de Santiago.

Page 12: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 201012 Escola

Caminhada CívicaA Escola Estadu-

al de Ensino Médio Agostinha Dill par-ticipou da Caminha-da Cívica realizada na manhã do dia 07 de setembro, onde apresentou para o público presente os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos duran-te este ano letivo. A seguir, registramos alguns momentos da caminhada.

Dica de LivroOS DOZE MANDAMENTOS:

Depois de passear por histórias sobre orgulho, vinganças e outros pecados capitais, Sidney Sheldon, um dos auto-res mais vendidos do mundo, resolveu brincar com o sagrado. Em OS DOZE MANDAMENTOS, o autor subverte as tábuas da lei e reconta a história de Moisés. Na Biblía de Sheldon, o hebreu não desceu o Monte Sinai com dez mandamentos. Na verdade, eram doze as leis e, ao contrário de punição, quem as descumpre recebe grandes recompensas.

Acervo da Biblioteca A Biblioteca da E.E.E.M. Agostinha Dill foi contemplada com R$

6.000,00 recursos provenientes do PPP (Processo Participativo Popular- 2009). Por isso estão sendo adquiridos 450 novas obras literárias para se-rem lidas pela comunidade condorense. A direção, professores, funcionários e alunos deste educandário agradecem a todos que defenderam esta causa, tornando possível mais esta melhoria no seu acervo bibliográfi co.

EnqueteComo seria a escola dos seus sonhos?

“Muito bom, adorei, fazia tempo que não tinha um, é bom para a comunidade”. Vera Andrade

“Achamos bonito, mas por patriotismo deveria ter marcha e banda”.

Steffanie Plegge e Maiara Lautert

“Gostaríamos que voltasse a ter banda na escola e também a marcha, no sentido da preservação dos valores e a defesa da nossa pátria”.

Pedro Henrique Barcellos e Augusto Costa Beber Barzotto

“Gostei do desfi le, mas acho que deveriam ter começado no horário marcado”. Sandra Oliveira

“Condor deveria ter uma banda, deviam marchar e deviam ter colocado os idosos para desfi lar primeiro”.Grupo de Idosos Viva a Vida

Dica de FilmeBATALHA DE STALINGRADO: Batalha de Stalingrado ou Bata-

lha de Estalinegrado foi uma opera-ção militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado, às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcan-do o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

Marcada por sua extrema bru-talidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.Até 1925, Stalingrado ou Estalinegrado, chamava-se Tsaritsyn, e desde 1961 tem o nome de Volgogrado.

Page 13: Edição 11/09/2010

Geral 11 de setembro de 2010 13EMEF BRUNO LAUX

Lei Municipal nº 1.873/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter Emergencial, serviços de Terceiros para realização de

Transporte Escolar e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.874/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter Temporário, servidor para o cargo de Servente e dá outras

providências”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 10 de setembro de 2.010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379-1133 Fax 55 3379-1121

Preparativos para desfi le cívico A semana que passou foi de intenso trabalho entre as turmas e a professores da escola. Para desenvolver a temá-

tica do desfi le foi preciso muito empenho e dedicação por todos. A escola estará dividida em três blocos e tem como tema principal a INCLUSÂO.

Durante o mês de agosto foram realizados diversos trabalhos em todas as disciplinas. As turmas do pré ao 1º ano estarão representando a obra Menina Bonita do Laço de Fita da autora Ana Maria Machado que tem como tema a cultura afro. As turmas do 2º ao 4º ano mostrarão a comunidade a inclusão como forma de igualdade e fraternidade e cantarão a música Amigos de Fé do Luan Santana. Para encerrar a apresentação da escola Bruno Laux as turmas de 5º ano a 7ª série fecharão a apresentação retratando um pouco da cultura indígena que foi foco da proposta didática do mês de agosto.

Artesanato indígena – aulas de Arte e Língua Portuguesa

Quadrinhas da minha vóPoeta eu não souSó escrevo com o coraçãoOs causos relatadosPor uma educadora de profi ssão

Tudo que vou escreverFoi minha bisa que contouEu registro suas lembrançasNas poucas linhas que sobrou

Começo a contar agoraSobre um lugar especialOnde vive minha bisaUma pessoa sem igual

É lá nos interiorTerra de chão e plantaçãoEla cultiva muitas fl oresQual cuida com dedicação

Ela era professoraAgora está aposentadaSentada na sua varandaA fazer palavra cruzada

Veja só que nome estranhoO local onde ela moraÉ chamado de MambucaE de lá quer vir embora

A idade tá pegandoNo interior não dá maisMinha bisa tá de mudançaVai deixar tudo pra trás

Rua do Comércio, 625 - Fone 3379 1676 e 9151 2444Anexo: Bolsas, Bijuterias e Acessórios

Possuímos serviço deliveri, levamos nossa loja até você!

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Vendeu casa, deu galinhaDespediu-se da vizinhançaVai de muda pra cidadeSem esquecer-se das lembranças

É conhecida por muita genteMas não saiu no jornalPercorreu muitas estradasPra lecionar pro Mobral

Alfabetizou pai e fi lhosNa escolinha ruralFez comida, limpou escolaE ensinou sem igual

Nossa cidade é tranquilaPra morar nossos avósVou me sentir muito felizEla estando perto de nós

Talvez ela sinta saudadeE eu vou sentir tambémMas nada é para sempreNa vida de alguém

E a vida recomeçaDe um jeito novo de viverDo passado fez-se a históriaPra um futuro acontecer

Andrei Z. SchmidtPoema feito para as olimpía-

das de L. Portuguesa e lembra as memórias da Prof. Delila Fress

Primeiro Ano desenvolve aulas de contação de histórias e reescrita

A Alfabetização, a princí-pio signifi ca o domínio da lei-tura e da escrita, mas esse do-mínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu de-senvolvimento, tornando-se en-tão preparada para a aquisição da leitura e da escrita.

Dentro desta perspectiva o 1º ano A sob docência da Profª Maraísa Bonini Becker reali-zou no mês de agosto diversas atividades com a história Me-nina Bonita do laço de Fita, a proposta da professora buscou a reescrita da obra e salienta a alfabetização no 1º ano esco-lar a fi m de tornar o educando capaz de ouvir, entender,ler e reescrever ou reproduzir de acordo com seu vocabulário.

Texto de Caroline Hamer Martins

Page 14: Edição 11/09/2010

Eu ví...

ClassiVila

11 de setembro de 201014

Parece que foi ontem, mas em março de 2010 o Greminho de Condor completou a maior idade.

Muitos daqueles primeiros ga-rotos que foram no ginásio para treinar já nem sabem mais o que é futebol, ou voleibol, ou, até mes-mo, um atividade física. Daqueles primeiros, muitos são papais e mamães, bons profi ssionais, bons atletas, uns estão longe e outros já nem mais estão entre nós.

O Greminho de Condor, que na semana passada inaugurou mais um fardamento novo é um dos grandes orgulhos da comuni-dade condorense. Muitos e gran-des títulos foram conquistados além de nossas fronteiras para a celebração local.

Porém, o espírito competitivo e vencedor apesar de ser grande não é a maior virtude do Greminho de Condor.

Não teve uma localidade por onde estiveram os garotos e as me-ninas do Greminho, seja a época que foi, daqueles primeiros lá de 18 anos atrás ou dos atuais que de-

... na Vila

- De verdade, não entendi a pen-denga da Câmara

vitalizar a Rua e o centro da cidade trazendo vantagens ao Município?

Para responde, sem se identifi -car você pode ligar para 3379 1007, manda mensagem de celular para 9145 7937, 9957 5805 ou 8119 5139 e ainda, e-mail para [email protected]. Participe!

- Fui passeá no feriado, me ban-diei pra bandas correntinas... primei-ro andei lá pros lado de São Borja depois garrei o rumo de Porto Xa-vier. De cada um dos lugares tirei algumas conclusões.

Em São Borja, além da grande ad-miração que tenho daquele povo, por invejá-los de terem nascido na mesma terra onde nasceram Getúlio Vargas e João Goulart e onde está sepultado o maior de todos, Brizola, fi quei ainda

mais fá dos sãoborjenses. Que povo educado! Perdido que eu andava, não deixei de ir a lugar algum por falta de ajuda de alguém. E sempre muito edu-cados e prestativos.

De Porto Xavier passei de balsa pra Argentina e fui até a Colônia de Oberá (região de diversidade étnica, assim como Ijuí). No caminho de pouco mais de 70 quilômetros pude percebê o quanto os correntinos são patrióticos. Não só pelas boas es-tradas que encontramos por lá, mas pela preocupação dos hermanos em deixar bem e bonito o seu país, mes-mo que sem muito dinheiro e ainda suspirando mágoas de uma crise.

E óia, senti tudo isso em pleno 7 de Setembro e não tive remorso nenhum.

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

não entendi a pen-

de segunda-feira. Claro que o estopim foi

o calçamento do Chico Fernandes na semana passada, mas daí até discuti-rem as melhorias na Osvaldo Cruz... ou eu sô muito bocaberta, ou tem ca-roço nesse angú... e os caroço acho que são bem mal intensionado...

Mas não há de nós fazê tempo quente com isso. Como disse o profe-ta, “a voz do povo é a voz de Deus”...

Vô propor uma enquete por aqui: Quais suas considerações sobre as melhorias da Rua Osvaldo Cruz? As reformas da via irão atrapalhar o co-mércio local e o trânsito de máquinas agrícolas e pesadas ou a obra irá re-

VENDO Lenha lascada ou em cepo. Entrego em casa. Lenha de eucalipto. Tratar 9167-3561.

ALUGO Sala Comercial na Rua Marechal Floriano, 30 - sala 101 - Galeria Prager. Tratar 3379 1303 ou 9127 4689

VENDO Monza SLE ano 88, c/ dire-ção, vidro elétrico, câmbio automático, banco de couro. Tratar 9144 3283

RECEITA VAI EXCLUIR 35 MIL MAIORES DEVEDORES DE REGIME TRIBUTÁRIO SIMPLIFICADO:

Os 35 mil contribuintes que integram a lista dos maiores devedores do Simples Nacional serão excluídos desse regime tributário. A Receita Federal informou nesta sexta-feira que na próxima quarta, diz 15, será emitido o 3º lote de ADE (Atos Declaratórios Executivos) de exclusão, levando-se em consideração os débitos do Simples Nacional referentes aos anos-calendário 2007 e 2008. O Simples Nacional é o sistema que unifi ca o recolhimento de oito tributos para micro e pequenas empresas com receita bruta de até R$ 240 mil por ano ou empresas de pequeno porte com receita bruta de até R$ 2,4 milhões. No ato constará a especi-fi cação dos débitos que ocasionaram a exclusão, além de link específi co na página da Receita Federal na internet com as principais informações a respeito da decisão. As empresas excluídas ainda poderão evitar a sa-ída do regime, que terá efeito a partir de 1º de janeiro de 2011, desde que realizem o pagamento da totalidade dos débitos. De acordo com a Receita, os pagamentos terão de ser realizados à vista, já que não consta previsão legal para o parcelamento dos débitos. (Folha de São Paulo de 10/9/2010)

VENDO Moto TWISTER 2006/2007. Com IPVA 2010 pago. Ótimo preço. Tratar 9137 0812

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinol-do Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543

VENDO Moto Honda Pop, Ano 2007, semi nova, ótimo preço. Tratar 9101 7255

VENDO Moto Bis Web Ano 2006 Modelo 2007. Faço parcelado. Tratar 9634 5611

ram o ponta pé inicial para mais uma competição regional semana passada, a garotada de Condor sempre despertou admiração pela educação, pelo respeito, pela hu-mildade.

A falta de maturidade de crianças de 6, 7, 8... 12... ou 16 anos nunca foi motivo para a falta de hombridade dos jovens atletas condorenses.

Parabéns a cada um dos pro-

fessores que passaram pelo Gre-minho, por primarem sempre pelo respeito. Parabéns também a cada um dos pais que já teve seu fi lho batendo bola no Ginásio ou no Campo do Grêmio, não apenas para vê-los como bons craques, mas pela certeza que lá estariam aprendendo algo para a vida: edu-cação.

Que assim se perpetue o Gre-minho!

VENDO Peugeot 206, 1.6 ano 2001, prata, 4 portas, completo. Tratar 9135 3579

VENDO Máquina de lavar roupa, Muller, 5Kg, nova, programada, cen-trífuga com turbilhamento , faz tudo , por R$ 400 à vista.VENDO Cilindro manual por R$ 30.VENDO Máquina de Costura Elétrica Elgin por R$ 250. Tratar 9634 5611

VENDO GOL copa 1.6, ano 1994 completo, direção hidráulica, vidro elétrico, porta mala elétrico, alarme, ótimo estado. Tratar 9115 3141

Cruzadinha

... na Net colaboração João Stahlhörfer

Page 15: Edição 11/09/2010

Lazer 11 de setembro de 201015

SAGITÁRIO - Sinta todo seu potencial criativo. o meio social e a profissão recebem impulso.

Aproveite esta fase para evidenciar seus projetos, pois o reconhecimento virá de onde menos você espera. Estimule ativamente trabalhos em grupo ou traga o espírito participativo à tona.

CAPRICÓRNIO - Com a mente mais ágil, novos projetos e ideias, o período se torna favorável para

o campo profissional. Aproveite e coloque a casa em ordem, obedecendo às prioridades de sua vida sem abandonar o que já foi realizado. Acredite em sua força e sua capacidade.

AQUÁRIO - Reserve tempo para estimular seu lado cultural e artístico. Sua sensibilidade

está num excelente nível. Aproveite ao má-ximo este potencial acreditando em sua boa estrela. os negócios estão favoráveis e um im-portante acordo poderá ser fechado.

PEIXES - Aguarde melhor fase para projetos e investi-mentos fi nanceiros. não com-

prometa suas reservas fi nanceiras para não ter surpresas no futuro. Prudência é a pala-vra-chave do período. Momento excelente para compartilhar com seu amor ou pessoas amigas o calor de um sentimento afetivo.

LEÃO - Momento ideal para organizar o dia a dia. Elimine tudo o que está atrapalhando

ou impedindo seu crescimento. Atenção nas oportunidades, deixe espaço livre para novos empreendimentos. Se necessário, busque orien-tações de pessoas mais experientes.

VIRGEM - Os esforços nos campos profi ssional e fi nan-ceiro começam a apresentar

resultados positivos. isso signifi ca que sua dedicação e esforço pessoal no que realmen-te acredita não foram em vão. Convívio fa-miliar e vida doméstica estão favorecidos.

.LIBRA - Com nova força e âni-mo, busque seus objetivos. É nesta fase do ano que suas energias per-

manecem plenamente ativadas. Aproveite para dar impulso à vida profissional e social, com no-vas ideias e posturas. Livre-se definitivamente do passado e esqueça antigas mágoas.

ESCORPIÃO - Expresse melhor suas ideias. não guarde só para você sentimentos e projetos. Busque a

companhia de pessoas amigas com as quais possa confiar e abra o jogo. Embora tenha uma persona-lidade reservada, este período pede participação e renovação de intenções. não procure só cuidar dos outros, permita-se receber carinho em troca.

ÁRIES - Se procura parceria ou associação nos negócios, esta é a hora certa. A colabo-

ração de pessoas será defi nitiva para impor-tantes realizações. Seu par estará mais coo-perador e compreensivo em suas decisões. Momento de expansão.

TOURO - Observar o cotidiano é muito benéfico nesta fase, pois sua reflexão ajudará a compreen-

der qual a melhor maneira de agir em decisões essenciais, tanto na área profissional quanto nas relações afetivas. não se precipite, pois o critério será fundamental para uma boa escolha.

GÊMEOS -A reorganização das ideias, do modo de agir e principalmente do cotidiano são

fundamentais para o equilíbrio. Pare e avalie o que realmente vale a pena para você, hoje e no futuro. Agindo assim estará colaborando para que a roda da prosperidade gire a seu favor.

CÂNCER - As relações amorosas estão favorecidas nesta fase. Seu par e os ami-

gos fornecerão apoio em suas realizações sem pedir nada em troca. Vá em frente mostrando disponibilidade, companheiris-mo e principalmente sensibilidade. Abra espaço para a prosperidade.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes½ xícara de chá de margarina02 ovos / 01 xícara de chá de creme de leite fresco01 colher de sopa de fermento químico02 xícaras de chá de farinha de trigo integral Panfácil01 xícara de chá de farinha de trigo tipo 1 fácil01 colher de chá de salRecheio01 peito de frango cozido e desfi ado50g. queijo ralado / ½ xícara de chá de creme de leite

ou requeijão / 01 xícara de chá de azeitonasModo de PreparoMassa:Juntar as gemas, margarina, creme de leite e o fer-

mento, misturar levemente. Acrescentar as farinhas e o sal, e amassar com as pontas dos dedos. Colocar a massa em forminhas de empada, logo após o recheio e cobrir com a mesma massa. Untar com gema, polvi-lhar com orégano, queijo ralado ou gergelim.

RecheioMisturar todos os ingredientes. Colocar na fôrma já

com a massa e cobrir com a mesma massa.

Empada Especial Integral

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS DE MAIO- RS48 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 5.745,28. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 17/09 na Prefeitura Mu-nicipal de Três de Maio.

POLÍCIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA - SC546 vagas para escrivão e agente, nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

UFSM - UNIVERSIDADE FEDE-RAL DE SANTA MARIA - RS17 vagas para professores, nível superior, remuneração de até R$ 7.333,67. As inscrições podem ser feitas até o dia 03/10 pelo site www.ufsm.br/concurso

POLICIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA / SC67 vagas para psicólogo da polícia ci-vil, nível superior. As inscrições po-dem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 11/09CondorAssenco13h - São José x SER Grêmio15h30 - Tertúlia x Veteranos do Flamengo

PanambiCampo do Gaúcho14h30 - 8 de Julho x Gaúcho

Catuípe15h30 - Austral x Veteranos Canto do RioSaída Austral 13h30

Dicas de FilmesNinja AssassinoGênero: AçãoSinopse: Raizo (Rain) é um dos as-sassinos mais temidos do mundo. Tirado das ruas na infância, foi treinado pelo clã Ozunu - um gru-po secreto cuja existência em si já é considerada uma lenda - para ser um assassino exímio. No en-tanto, a execução sumária de seu amigo faz com que Raizo volte-se contra o grupo, aguardando o mo-mento da vingança.A Ira de CainGênero: Ação

Maré do AzarGênero: Comédia

A Ilha do MedoGênero: Policial

Caçador de RecompençaGênero:Comédia

Sacrifício e CoragemGênero: Guerra

Impacto MortalGênero: Ação

O Imbatível 3 - RedençãoGênero: Ação

Fúria de TitãsGênero: Aventura

IngredientesPara o pudim: 2 xícaras de leite1 lata de leite condensado / 4 ovos2 colheres (sopa) de maisena / 1 xícara de queijo ralado

/ 2 colheres (sopa) de açúcarPara a calda: 2 xícaras de açúcarModo de PreparoComece caramelando a fôrma. Coloque as 2 xícaras de

açúcar na fôrma e leve para o fogo baixo, cuidando até o açúcar derreter e virar caramelo. Cubra as laterais da fôrma e com uma colher coloque caramelo também no cone. Bem caramelda, deixe a fôrma de lado. Agora prepare o pudim batendo no liquidifi cador o leite, o leite condensado, os ovos, a maisena, o queijo e as 2 colheres de açúcar. Bata por uns 3 minutos. Arrume a mistura na fôrma caramelada e tampe. Arrume a fôrma dentro de uma panela com água e leve ao fogo no famoso banho maria. Quando abrir a fer-vura conte 50 minutos. Espere esfriar e leve a fôrma para a geladeira por 2 horas, em média, o tempo de deixar o pudim bem gelado. Desenforme e, para uma calda extra, volte com a fôrma ao fogo e acrescente um pouco de água. Deixe fer-ver até soltar o caramelo que fi cou na fôrma.

Pudim de Queijo

Page 16: Edição 11/09/2010

11 de setembro de 2010

No dia 7 de setembro, última terça-feira, o Greminho fez sua estréia na 2ª Copa Carlos Eduardo de Futebol em Panambi contra a equipe do Cometa. Na ocasião os atletas da escolinha coordenada pelo Professor Claudio Wegner, inauguraram três dos cinco fardamentos adquiridos pelo Esporte Clube Greminho de Condor neste

ano de 2010. Realizado com o objetivo alcançado, o referido professor, manifestou sua alegria em uniformizar todas as categorias do Clube, já que até o presente momento, não havia uniformes completos e do tamanho ideal para cada faixa etária e nem uma logomarca que identifi casse a escolinha.

No que se refere aos resultados dos jogos, tivemos um empate em 2 x 2 no Infantil, uma vitória de 2 x 0 no Mirim e uma derrota de 3 x 0 no Pré-mirim; a atuação das equipes foi boa, na avaliação dos professores do Greminho, “serão necessários alguns ajustes de posicionamento e o reforço de alguns atletas que não estavam presentes”, diz o Professor Claudio, mas con-clui dizendo que determinação e empenho serão a marca registrada da escolinha nessa competição. O próximo confronto do Greminho será em Coronel Barros em data a ser confi rmada.

Greminho inaugurou novo fardamento