Edição - 141

16
Legendas agitam cenário das disputas em Barueri e Osasco corrida 2012 A confirmação da ida da vereadora Ana Paula Rossi (PMDB) para o PSDB, nos próxi- mos dias, deve mudar o cenário político em Osasco, já que ela era tida como virtual candida- ta à vice na chapa do deputado federal João Paulo Cunha (PT), que pretende disputar a prefei- tura. Mesmo sem definir se será a candidata ao cargo, ou vice do deputado estadual Celso Giglio (PSDB), que também postula a vaga, a vereadora diz que pre- cisa pensar em seu futuro po- lítico. Em Barueri, a filiação do ex-vice-prefeito Jaques Munhoz no PTB suscitou críticas do pre- feito Rubens Furlan (PMDB), que acusa a legenda de ter sido comprada pelo deputado esta- dual Gil Arantes, que quer vol- tar ao cargo em 2012. PÁGINA 4 E 5 comportamento> PÁGINA 11 câncer> PÁGINA 7 bota-fora> PÁGINA 8 campanha> PÁGINA 10 WILLIAM CAMARGO - GIRO S/A Motoristas ainda desrespeitam pedestres Autoexame para homens previne doença Lagoa de Carapicuíba já recebe dejetos Vacinação contra paralisia infantil termina hoje (19) Osasco lidera número de ocorrências de roubo de carga Teste HIV: região registra aumento Denúncias agitam disputa por presidência da Acib estatística> PÁGINA 10 saúde> PÁGINA 11 prévia> PÁGINA 7 Publisher: Cláudia Azevedo www. girosa .com.br Ano III - nº 141 Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 Polícia realiza operação para neutralizar os ataques das quadrilhas Ator de Barueri é um dos protagonistas do filme dirigido por Carlos Alberto Riccelli BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI Nesta semana, a Secretaria de Educação de Barueri divulgou que os estudantes da rede municipal de ensino alcançaram média 7,25 pontos na avaliação externa municipal. O re- sultado supera a nota instituída pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). barueri PÁGINA 8 Estudantes superam meta em avaliação Cameron Diaz volta às comédias com “Professora sem classe” cinema> PÁGINA 13 entrevista s/a> PÁGINA 12 Marcello Airoldi estreia no cinema ELZA FIUZA/ABR ARQUIVO PMB ALEXANDRE VIEIRA - ARQUIVO GIRO S/A JUAN MORGADE SONY PICTURES

description

 

Transcript of Edição - 141

Page 1: Edição - 141

Legendas agitam cenário das disputas em Barueri e Osasco

corrida 2012

A confirmação da ida da vereadora Ana Paula Rossi (PMDB) para o PSDB, nos próxi-mos dias, deve mudar o cenário político em Osasco, já que ela era tida como virtual candida-ta à vice na chapa do deputado federal João Paulo Cunha (PT), que pretende disputar a prefei-tura. Mesmo sem definir se será a candidata ao cargo, ou vice do deputado estadual Celso Giglio (PSDB), que também postula a vaga, a vereadora diz que pre-cisa pensar em seu futuro po-lítico. Em Barueri, a filiação do ex-vice-prefeito Jaques Munhoz no PTB suscitou críticas do pre-feito Rubens Furlan (PMDB), que acusa a legenda de ter sido comprada pelo deputado esta-dual Gil Arantes, que quer vol-tar ao cargo em 2012. Página 4 e 5

comportamento> Página 11

câncer> Página 7 bota-fora> Página 8

campanha> Página 10

WiLLiam CamargO - girO s/a

motoristas ainda desrespeitam pedestres

autoexame para homens previne doença

Lagoa de Carapicuíba já recebe dejetos

Vacinação contra paralisia infantil termina hoje (19)

Osasco lidera número de ocorrências de roubo de carga

Teste HiV: região registra aumento

Denúncias agitam disputa por presidência da acib

estatística> Página 10

saúde> Página 11

prévia> Página 7

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 141Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Polícia realiza operação para

neutralizar os ataques das quadrilhas

Ator de Barueri é um dos protagonistas

do filme dirigido porCarlos Alberto Riccelli

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Barueri divulgou que os estudantes da rede municipal de ensino alcançaram média 7,25 pontos na avaliação externa municipal. O re-sultado supera a nota instituída pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

barueri Página 8

Estudantes superam meta em avaliação

Cameron Diaz volta às comédias com “Professora

sem classe”

cinema> Página 13

entrevista s/a> Página 12

marcello airoldi estreia no cinema

ELz

a f

iuz

a/a

Br

ar

qu

iVO

Pm

B

aLE

xa

nD

rE

ViE

ira

- a

rq

uiV

O g

irO

s/a

Jua

n m

Or

ga

DE

sOn

y P

iCT

ur

Es

Page 2: Edição - 141

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

2Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

agendas/a

Na última edição (no 140) do Giro S/A foi publicado erroneamente que a autora do artigo era Luciana Mellario do Prado, quando o mesmo foi escrito pela advogada Cristiane Battaglia Vidilli, da De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados .

entreaspas

erramos

cenário urbano

“Eu respeito o Michel Temer (presidente do PMDB), mas tenho que pensar no meu futuro político em Osasco. Não posso correr o risco de me coligar com o PT, eu ficaria desmoralizada”.Vereadora ana paula roSSi (pMdB) SoBre Sua ida para o pSdB, para não enfrentar uMa coligação coM o pt na diSputa à prefeitura de oSaSco, neSta quinta-feira (18).

“Eles estão doidos para criar uma derrota,mas a única eleição que eles nos enfrentaram até o momento foi a do Conselho Tutelar e eles levaram cinco a zero, esta foi uma prévia de 2012. Para vencer o Furlan tem que nascer de novo”.prefeito de Barueri ruBenS furlan (pdMB) neSta quinta-feira (18) eM reSpoSta àS acuSaçõeS de que teria Sido derrotado ao perder o apoio do pdt no Município.

editorialNesta semana, os

bastidores políticos esquentaram com as prévias do que devem ser as eleições de 2012. A mudança de partido, as articulações para fortalecer determinados grupos e o rompimento de outros, antecipam uma disputa que deve ser, mais do que nunca, uma das mais acirradas dos últimos anos. O Giro S/A antecipou ao longo de 2010 e agora, neste primeiro semestre, uma série de notícias que pode mudar o desenho político da região.

Nas reportagens das páginas 4 e 6, a temperatura sobe, e olha que ainda faltam mais de 14 meses para que o eleitor escolha seus candidatos à Prefeitura e às Câmaras Municipais. Momento propício para acompanhar a ética nos bastidores da política, ou a total ausência dela.

Cláudia AzevedoPublisher

que resultou na detenção de 35 pessoas, resgata os sinais do Estado-espetá-culo, com flagrantes de prisões e desfile de figu-ras algemadas. (A Corte Suprema definira o uso de algemas apenas em casos de risco de fuga ou quando os detidos resis-tem à prisão.) Os dois-maiores partidos da base, PMDB e PT, criticam os abusos. Lembre-se que nos últimos tempos fi-guras de alto coturno foram levadas às barras da Justiça. Louvável es-forço pela promoção da cidadania. Mas o salto civilizatório não pode ser manchado por gestos que comprometam o escopo de respeito e civilidade. Cada governo tem sua identidade. À do governo Dilma o teor técnico dá o tom. Diferente da régua populista que media os gestos de seu antecessor.

O fato é que as crises

intermitentes relaciona-das a denúncias decor-rupção deixam o gover-no Dilma entre a cruz e a caldeirinha. O aperto dos parafusos da engre-nagem, de um lado, faz bem à máquina burocrá-tica, podendo até elevar os índices de eficiência e produtividade; de outro, comprime e até extingue espaços dos parceiros, os partidos que dão sus-tentação ao governo. O dilema está posto: como continuar a varredura moral nas estruturas da administração sem criar embaraços à aliança go-vernista? É possível fa-zer essa omelete sem quebrar os ovos? Como garantir equilíbrio numa política que caminha em zigue-zague?

No sábado (20), acontece mais uma edição do Agitaí Barueri, no Jardim Belval. Atividades esportivas, culturais, jogos e outros das 10h às 17h. Avenida Itaqui.

No dia 27, a Defesa Civil de Barueri oferece curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas. As inscrições são gratuitas. Informações 4199-1400 ramal 188

No dia 20, às 20h, o Teatro Municipal de Barueri apresenta Recital – O Jeito que nasce. Livre. R$ 5. Informações 4198-0972

No domingo (21), às 10h, acontece a 8ª edição do Comvocação, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, Barueri. Pede-se um quilo de alimento não perecível.

No dia 22, às 10h, acontece a terceira edição do projeto Conduzir – Ir e Vir com Cidadania, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping.

Estão abertas as inscrições para o Workshop da Mostra de Teatro de Rua com quatro oficinas, as secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, Informações 4198-0972.

No dia 24, às 16h, no auditório da Prefeitura de Cotia, acontece reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com representante de diversos segmentos da sociedade.

Termina no dia 22 o prazo para envio de trabalhos na modalidade relato e experiência ou apresentação dialogada de pôster para apresentação no 2º Encontro Internacional de Educação de Osasco. Informações www.eieosasco.net .

Na segunda-feira (22), às 13h, a Câmara de Osasco realiza o encontro do Parlamento Metropolitano que reúne os representantes parlamentares dos 39 municípios da Região Metropolitana.

No sábado (20), das 14h às 17h, acontece um evento preparatório para a Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, no Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região. Rua Antônio B. Coutinho 990.

De 23 de agosto a 11 de setembro, acontece a 1ª exposição de arte contemporânea do Shopping Granja Vianna. Vernissage no dia 23, às 19h30. Informações 4613-9000.

equilíbrio em zigue-zagueA crise crônica que afeta

a democracia representa-tiva, aqui e alhures, cujas causas derivam de pro-messas não cumpridas, entre as quais Norberto Bobbio inclui a educação para a cidadania, a justiça para todos e a elimina-ção das máfias do poder invisível, tem mudado a geometria política. A linha reta já não é o ca-minho mais seguro para chegar ao poder. Outrora disputantes subiam, pas-so a passo, os degraus da hierarquia política: vere-ador, prefeito, deputado estadual, deputado fede-ral, senador, governador. Hoje a movimentação é circular, não mais retilí-nea. A escalada é em es-piral. Para galgar à Presi-dência da República não é preciso ter percorrido antes um milímetro se-quer na rota das urnas. Os participantes da mesa do poder já não vestem a fatiota clássica da políti-ca, podem se apresentar em trajes da burocracia administrativa e dos ne-gócios. A mudança tam-bém ocorre na esfera da administração pública, onde a previsibilidade, que propiciava seguran-ça aos governantes para traçar planos de médio e longo prazos, abre lugar ao imponderável. De ex-ceção, a rotatividade nos comandos vira rotina. A instabilidade, como febre recalcitrante, recai sobre os ciclos governativos.

Desse painel despon-ta uma hipótese que as-sume força na política contemporânea: o ponto de ruptura aproxima-se do limite. Regimes e es-

truturas administrativas vivem em permanente estado de tensão, fruto de composições para pre-servar a governabilidade. Acirra-se, por outro lado, a competitividade entre os atores políticos, como se vê nos EUA, nessa luta esganiçada entre os Partidos Republicano e Democrata, instados a es-tabelecer polêmico acor-do para elevar o teto da dívida do governo. Entre nós, o ponto de quebra também está no centro da agenda política. As sístoles no corpo admi-nistrativo, vale lembrar, são mazelas naturais do presidencialismo de coa-lizão. Poderiam ser trata-das de modo a não ame-açar a governabilidade? Sem dúvida.

O equilíbrio do sistema político, é sabido, depen-de de um conjunto de fa-tores. O primeiro abriga o raio de ação e a frequ-ência dos choques que se impõem ao governo. Uns são mais impactantes que outros. O mensalão, por exemplo, foi um pe-tardo de efeitos drásti-cos. A repetição de even-tos negativos também contribui para aumentar a instabilidade. A queda de avaliação positiva do governo Dilma tem que ver com a sucessão de casos. Outro elemento que influi noequilíbrio/desequilíbrio do proces-so governativo é o tempo e a capacidade de reação às crises: quanto mais tempestivas são as pro-vidências, mais rápido o governo resgata as boas condições de governabi-lidade. A recíproca é ver-

GaudêncioTorquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor político e decomunicação. Twitter: @GaudTorquato

opiniãoartigogaudêncio torquato

dadeira. O terceiro peso na balança da imagem do Executivo é o lucro aufe-rido com a qualidade das respostas. A troca de po-líticos por técnicos inse-re-se nessa equação. Mas pode causar sequelas. A limpeza que a presidente mandou fazer em órgãos do governo aparece como saldo positivo. A assepsia administrativa, que gera simpatia social, há de se ajustar às demandas do presidencialismo de co-alizão, sob pena de rom-per o equilíbrio entre o Executivo e suas bases.Significa que as deman-das de parlamentares para liberação de verbas do Orçamento, por eles destinadas a projetos em seus redutos eleitorais, esperam sinal verde de Dilma. O tenso momen-to que abala a economia norte-americana e a eu-ropeia sugere cautela. A era do dinheiro num saco sem fundo parece ter chegado ao fim.

Em suma, tibieza e le-niência deixam o governo em maus lençóis. Medi-das rápidas e objetivas são aplaudidas. O desa-fio dos gestores centrais é encontrar a medida do bom senso. Métodos violentos e abusivos, se caem bem aos olhos das massas, abrem fissuras nos partidos dos figuran-tes dos processos. A Ope-ração Voucher, na área do Ministério do Turismo,

Page 3: Edição - 141

nacional cenário urbano

O Palácio do Planal-to confirmou nes- ta quinta-feira (18)

a indicação do deputado Mendes Ribeiro (PMDB--RS) para o Ministério da Agricultura. Ribeiro irá substituir Wagner Ros-si, que nesta quarta-feira (17) pediu demissão após uma série de acusações de irregularidades na pasta. Além de líder do governo no Congresso, Ribeiro é amigo de Dilma desde os tempos em que ela atua-va no PDT gaúcho. Assim como Wagner Rossi, é li-gado ao vice Michel Temer.

No mesmo dia do

Da reDaçã[email protected]

com agência estado

3Sexta-feira,

19 de agosto de 2011

experiência Novo ministro diz que quer aprender com o ex-ministro, Wagner rossi, que pediu demissão após uma série de acusações

Em cerimônia realizada na quinta-feira (18), no Salão Nobre da Câmara, o deputado federal João Paulo Cunha (PT) foi nomeado presidente da Comissão Especial que irá analisar o novo Código de Processo Civil (CPC)

Divulgação

aNDre DuSek / ae

da liderança do governo no Congresso sem ter conseguido levar adiante e aprovar o programa de acesso à informação pú-blica, que é de interesse da presidente.

Questionado se fará uma faxina no Ministério, diante das denúncias de irregularidades na pasta, Mendes Ribeiro disse que quem faz investigações são os órgãos responsá-veis por esse tipo de tra-balho. “Eu tenho de falar sobre números e olhar para a frente para ajudar a crescer a agricultura no País”. Ele elogiou Rossi, destacando o “extraordi-nário trabalho” na agricul-tura e agradeceu o apoio do partido à sua indicação.

Planalto confirma Mendes ribeiro como ministro da agricultura

ribeiro além de líder do governo no Congresso, o novo ministro é amigo de Dilma desde os tempos em que ela atuava no PDT gaúcho

anúncio, o futuro minis-tro da Agricultura disse que quer aprender sobre a pasta com o ex-ministro Rossi. Inexperiente na área, Mendes Ribeiro afir-mou que “tem muito que aprender. Segundo Ribei-ro, a prioridade numero 1 na sua gestão será ouvir. “Pretendo aprender muito para poder ajudar”, disse.

O novo ministro afir-mou que vai assumir a pasta com muita cautela e que aprendeu isso na vida pública. Mendes Ri-beiro lamentou ter saído

Page 4: Edição - 141

políticacenário urbano

4Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

bastidores

PAi e filhA Ana Paula recebeu o convite do governador Geraldo Alckmin para integrar a legenda. Rossi disse que fica no PMDB

xxxx Dilma sentou-se ao lado do ex-prefeito fernando henrique Cardoso, presente ao evento.

Na oposição do pre-feito Emidio de Souza (PT) em

Osasco, a vereadora Ana Paula Rossi vai deixar o PMDB em direção ao PSDB do ex-prefeito Celso Giglio. A migração ocorre por conta da pressão da sigla para que haja uma aliança PMDB-PT na dis-puta à prefeitura da cida-de em 2012.

“Eu respeito o Michel Temer (presidente do PMDB), mas tenho que pensar no meu futuro po-lítico em Osasco”, afirmou Ana Paula. “Não posso correr o risco de me co-ligar com o PT, eu ficaria desmoralizada”, disse.

Ana Paula se reuniu com Temer há cerca de 20 dias para discutir sua situação no partido. Na última sexta-feira (12), porém, venceu o prazo dado para que o presi-dente do PMDB desse um retorno sobre o assunto.

Ainda segundo a ve-readora, o deputado João Paulo Cunha, candida-to do PT à prefeitura no ano que vem, procurou Temer para propor uma chapa com ela no pleito municipal.

em Osasco, Ana Paula Rossi troca PMDB pelo PSDB

corrida municipal Vereadora vai mudar de partido para evitar coligação com petistas em 2012

DieGO [email protected]

Pesquisa

emidio prestigia lançamento do Brasil sem Miséria

plano

O ex-prefeito Francisco Ros-si contou ter tido acesso a uma pesquisa de intenção de voto du-rante a reunião com os tucanos na segunda-feira. Segundo Rossi, o levantamento foi feito pelo Ibope.

“No cenário com meu nome,

Giglio (PSDB) aparece em primei-ro lugar, com 32%, eu apareço com 24%, Verginio (PR) com 14% e o João Paulo (PSDB) com 10%”, afirmou. “Sem o meu nome, Celso tem 42%, Vergínio 16% e o João Paulo, 12%”, disse. {ds}

O prefeito de Osasco Emidio de Souza (PT) acompanhou na quinta--feira (18) o anúncio fei-to pela presidente Dilma Rousseff das ações do Plano Brasil sem Miséria para a Região Sudeste. O Plano visa tirar da pobre-za extrema 2,7 milhões de habitantes do Espíri-to Santo, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento do Plano aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e a presi-dente assinou convênios com os governadores dos quatro estados: An-tônio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP), Renato Casagrande (ES) e Sério Cabral (RJ). Eles

se comprometeram a co-operar com a iniciativa federal, que foi lançada em julho e é voltada para atender as pessoas que tem renda mensal infe-rior a R$ 70.

Emidio classificou o plano como um passo a mais no Bolsa Família. “É o sentido de a gente con-tinuar caminhando para fazer a inclusão produti-va e para abrir uma ave-nida de oportunidade para milhões de pesso-as”, explicou. Ele destacou ainda que a cidade tem grande contribuição no plano. “Meu maior orgu-lho é que essa experiência toda foi muito baseada no que estamos fazendo em Osasco”, afirmou. {gc}

A convite do presidente do parlamento de Santana de Parnaíba, Régis Salles (PMDB), ocorreu na segunda-feira

(15) encontro dos presidentes das Câmaras da Região Oeste. Composto por 26 vereadores, o grupo luta por

melhorias para a região em uma série de temas

SAnDRO AlMeiDA

sas, mas ficará no PMDB. “Num primeiro momen-to, sou candidata à ree-leição pelo PSDB como vereadora, mas a política é muito dinâmica”, disse Ana Paula, que contou ter sido convidada por Giglio para integrar uma even-tual chapa puro-sangue

Contra aumento

fO

tO

S: J

uli

e C

AM

PAn

hO

li e

An

De

RSO

n A

lVe

S - A

Rq

uiV

O G

iRO

/SA

nil

tO

n f

uk

uD

A/A

e

tucana em 2012. Os Rossi temem, porém, a repeti-ção do ocorrido em 2004, quando Ana Paula desistiu de ser vice de Giglio após o tucano criticar a família em público. “Não quere-mos mais viver o risco de ter uma situação como aquela”, afirmou Rossi.

“Embora Temer tenha dito que não haveria pres-são, ficou evidente que no PMDB ela disputaria a eleição praticamente sozinha”, afirmou o ex--prefeito Francisco Rossi (PMDB), pai de Ana Paula. “Ela ficou numa situação muito delicada”, afirmou.

O convite formal para Ana Paula ingressar nas

fileiras tucanas foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na última segunda-feira (15), du-rante reunião no Palácio dos Bandeirantes, onde compareceram Giglio e Pedro Tobias, presidente estadual do partido, den-tre outras lideranças.

O ex-prefeito Rossi participou das conver-

O vereador de Osasco André Sacco (PSDB) é contra o aumento do número de vereadores da Câmara, que deve ser discutido nos próximos dias. “Nossa população espera que os vereadores fiscalizem devidamente os serviços públicos, que estão muito aquém de um atendimento digno, carecem de qualidade. Em Osasco, há sérias deficiências nos setores fundamentais da administração, como saúde e educação, por exemplo”, pontuou o tucano.

“Floresta faz a diferença”Neste sábado (20), das 9h às 13h, o PV de Osasco promove campanha no calçadão da rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping. Na oportunidade, serão colhidas assinaturas no abaixo-assinado da campanha “Floresta faz a diferença”, que é uma resposta às ameaças que diversas ações movidas por interesses políticos vêm trazendo às florestas brasileiras. Mais informações: www.florestafazadiferenca.com.br

Obras no Ribeirão VermelhoUm ato público para pressionar o governo estadual a dar continuidade às obras de canalização do córrego Ribeirão Vermelho, na zona norte de Osasco, foi organizado na manhã de sábado (13). “Se for o caso, vamos marcar uma conversa com o secretário da Casa Civil ou com o próprio governador. Vamos direto porque já temos recursos. O Governo Federal destinou R$ 36 milhões para essa obra aqui. Este recurso já está disponível para o governo do estado.”, disse o deputado João Paulo Cunha (PT), presente ao ato.

PP em CotiaNo dia 28 de agosto, das 10h às 13h, na Câmara de Cotia (Rua Batista Cepelos 91 – Centro), ocorre a eleição dos membros do diretório municipal, juventude e mulher progressista do Partido Progressista (PP) de Cotia. Os trabalhos serão coordenados pelo presidente da legenda no município, vereador Sérgio Henrique Clementino Folha. {gc}

Ju

lie

CA

MPA

nh

Oli

- A

Rq

uiV

O G

iRO

/SA

PRóxiMOS Dilma sentou-se ao lado do ex-presidente fhC, presente ao evento

Page 5: Edição - 141
Page 6: Edição - 141

políticacenário urbano

indignação. “Eu tenho um carinho quase fraternal pelo Furlan, mas ele deve estar com algum dese-quilíbrio mental”, disse o dirigente do PTB. “Eu nunca rompi um acordo na vida”, defendeu-se.

Segundo Campos, o acordo original previa que Furlan e Zicardi mi-grassem para o PTB até março, visando a candi-datura de Zicardi à pre-feitura pelo partido em 2012. No entanto, segun-do o presidente petebis-ta, Furlan voltou atrás dizendo que a “política é dinâmica”. “É tão dinâ-mica que eu não tenho mais nenhum compro-misso com Furlan”, ironi-zou Machado.

Dr. Jaques e Vilela são cotados para o cargo

Peccioli se reúne com Ministro do Esporte e elogia PCdoB no município

parnaíba

6Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VilEla, gil E JaquES Vereador e ex vice-prefeito estão na mira de gil para integrar a chapa do democrata no pleito de 2012

SilVa E PECCioli Troca de elogios e investimentos em Parnaíba

O PTB negocia a vice-prefeitura de Barueri na chapa

do deputado Gil Arantes (DEM) em 2012, segundo fontes ouvidas pelo Giro S/A (leia mais no box ao lado). A movimentação acontece após a virada de mesa que levou o ve-reador pró-Gil Francisco Vilela ao comando da si-gla no município, no lu-gar do também vereador Josué da Silva, aliado do prefeito Rubens Furlan (PMDB).

Na semana passada, o petebista Nequinho Desanti, secretário de Habitação de Santana do Parnaíba, havia dito que o presidente do PTB pau-lista, deputado estadual Campos Machado, deve-ria apoiar a candidatura de Carlos Zicardi (PMDB) por lealdade a Furlan.

Na ocasião, o próprio Furlan havia insinua-do que o PTB havia sido comprado por Gil Aran-tes. “Eu e o Campos Ma-chado não temos conver-sa, porque ele não é um cara que você possa fazer um acordo”, afirmou.

Ouvido pela reporta-gem, Machado reagiu com

PTB deve ter vice na chapa de gil em 2012

troca de farpas Presidente do PTB-SP, Campos Machado, rebate acusações de Furlan

DiEgo [email protected]

an

DE

rSo

n a

lVE

S - a

rq

uiV

o -

gir

o S

/a

No sábado (20), às 14h, o ministro da Saúde Alexandre Padilha estará no Calçadão de Carapicuíba (em frente ao Banco do Brasil) para liberar recursos para instalação de Unidades Básicas de Saúde na região

MS

O prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli (DEM) recebeu na manhã da última segunda-feira (15) o Ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB). A reunião ocorreu no gabinete de Peccioli e reuniu o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Pedro Mori e os vereadores do PCdoB, Profº Hélio e Suely Rissafe, além do vice-presidente do partido no município Paulo Caldeira.

Na pauta do encontro, falou-se sobre política, além de projetos do Governo Federal implantados

no município, como o “Segundo Tempo”. “O Ministro do Esporte tem olhado nossa cidade com bons olhos. O PCdoB no município tem impulsionado e facilitado o contato com o ministério, o que permite

a parceria para a implantação de projetos que irão beneficiar toda a população”, disse o prefeito, ressaltando o pedido de implantação de uma Praça da Juventude, no bairro Parque Santana. {va}

SáV

io B

ar

lET

Ta

bastidores

Com as negociações entre Gil Arantes (DEM) e PTB para a eleição à Prefeitura de Barueri em 2012, pelo menos dois nomes figuram entre os mais cotados para assumir a vice-prefeitura na chapa do adversário político de Rubens Furlan (PMDB). O primeiro deles é o vereador Francisco Vilela, o Chico Vilela, que assumiu o comando da sigla há pouco mais de uma semana no lugar do colega Josué Silva, o Jô, presidente da Câmara do município e aliado de primeira hora de Furlan.

Ainda mais forte, o nome do ex-vice-prefeito de Barueri, Jaques

Munhoz, desponta como favorito para ocupar o posto. Antes filiado ao PDT, o Dr. Jaques, como é conhecido, passou a integrar a comissão provisória do PTB em Barueri, com o objetivo de disputar espaço na chapa com Gil. A chapa PTB-DEM é tida como certa. A inclusão de Jaques na cédula reforçaria o caráter oposicionista da aliança, uma vez que ambos, Jaques e Gil, foram aliados de Furlan, mas romperam com ele por divergências políticas.

Jaques disse que as articulações com o PTB representam uma derrota para Furlan. “Essa é uma derrota

para o grupo do prefeito, que menosprezou a legenda e agora verá um candidato do PTB a prefeito ou a vice no próximo ano”, garantiu.

Gil tem se encontrado também com o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), em busca de algum tipo de apoio – ainda que não haja aliança – para as eleições de 2012. Pela legenda, a pré-candidatura oficial em Barueri é a do vereador Agnério Néri (PT), que já admitiu conversas com o grupo ligado a Gil.

O prefeito Rubens Furlan rebateu as críticas de Jaques. “Eles estão doidos para criar uma derrota, mas

onde estou derrotado? Eles têm 15 partidos coligados, eu tenho 10, mas e daí? Isto não significa nada para a gente. A única eleição que eles nos enfrentaram até o momento foi a do Conselho Tutelar e eles levaram cinco a zero, esta foi uma prévia de 2012. Quem manda no PTB é o Campos Machado e ele vendeu o partido para o Gil. Ele [Campos] esteve aqui comigo, mas agora vendeu o partido. O que o dinheiro do Gil puder comprar, ele compra. Agora eu não sei onde está a nossa derrota. Para vencer o Furlan tem que nascer de novo”, disse o prefeito. {ds e va}

Higienizaçãodos óculos

Depois do deputado estadual João Caramez (PSDB) conseguir transformar em lei a higienização dos óculos 3D nos cinemas do estado, foi a vez da tucana Bruna Furlan apresentar projeto de lei sobre o assunto na Câmara Federal, nesta semana. “Esses óculos especiais podem constituir uma fonte de disseminação de doenças, principalmente aquelas que atingem os olhos, como as conjuntivites virais e bacterianas”, ressaltou Bruna.

CEI para aterroA Câmara de Pirapora do Bom Jesus criou na sessão de segunda-feira (15) uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a instalação de um bota-fora no bairro do Pindaré, localizado no km 52 da Estrada dos Romeiros. A CEI será presidida pelo vereador Didi (PT), e terá Dany Wilian Floresti (PP) como relator e Cris Bugallo (PDT) como membro. O prazo para a conclusão dos trabalhos é 90 dias.

ParlaMet em OsascoNa próxima segunda-feira (22), a partir das 13h, a Câmara Municipal de Osasco recebe o 2º encontro do Parlamento Metropolitano (ParlaMet), que reúne a capital paulista e as 38 cidades adjacentes com a intenção de traçar metas conjuntas e resolver problemas em comum. No encontro, serão discutidos a Lei 11.445 - Marco Regulatório de Saneamento Básico, a Relação do Tribunal de Contas e as Câmaras Municipais e a Emenda 58, que trata da alteração do limite máximo de vereadores para compor as Câmaras Municipais. {va}

Juli

E C

aM

Pan

ho

li -

ar

qu

iVo

- g

iro

S/a

Ca

rlo

S B

ar

rE

TTa

- a

rq

uiV

o -

gir

o S

/a

Page 7: Edição - 141

metrópole cenário urbano

Vânia [email protected]

7sexta-feira,

19 de agosto de 2011

Denúncias agitam prévia das eleições da acib

barueri atual gestão tenta reeleição e refuta acusação de má gerência de recursos da entidade

Centro Gastos da entidade, que tem sede na região central de Barueri, estariam ligados ao aumento de despesas

autoexame ajuda homens no tratamento de câncer

Parnaíba informatiza oatendimento em saúde

saúde investimento

Os homens estão mais preocu-pados com a saúde e fazendo mais exames preventivos. A constatação foi feita pelo Hospital do Coração (HCor), com base nos atendimen-tos no Clinic Check-Up, que realiza exames cardiológicos, para detec-ção de tumores e outros. Entre os anos de 2009 e 2010 o aumento de homens em busca de ajuda médi-ca chegou a 3,8%. Segundo Daher Chader, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, o diagnós-tico precoce aumenta a chance de cura ao paciente como no caso de câncer de testículo, onde o autoe-xame é fundamental.

O assunto ganhou luz com o personagem André, vivido por Lázaro Ramos, na novela Insensato Coração, da Rede Globo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 5% dos tumores malignos em homens são nos testículos. “O principal sintoma é nódulo en-

Desde a semana passada, os setores de atendimento e call center do Centro de Especialidades Parnaibano (CEP), da Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba, estão com novos equipamentos ro-dando um software de Sistema de Gestão Integrada de Saúde. A mo-dernização foi viabilizada por meio de um convênio firmado com o Ministério da Saúde no valor de R$ 433 mil. Até o momento, o municí-pio recebeu repasse de R$ 130 mil. O restante terá o mesmo destino: a modernização de outros equipa-mentos de atendimento em saúde.

William Camargo - giro s/a

Joel ribeiro

A farmácia municipal de Barueri aumentou em 15% os atendimentos de janeiro a julho deste ano e aderiu mais 15 itens de medicamentos padronizados distribuídos gratuitamente

leiamaisEsporte e cidadania

durecido no testículo facilmente palpável que acomete homens com idade entre 20 e 40 anos”, disse Chader. Segundo o especia-lista, o exame de toque ajuda no diagnóstico precoce. “O autoexame masculino é pouco divulgado, mas os homens precisam se examinar.

Se detectado em fase inicial, ape-nas com a retirada do tumor o pa-ciente está curado, mas se retardar o diagnóstico, o paciente pode ter que se submeter a quimioterapia ou radioterapia, além de diminuir as chances de cura”, alertou Cha-der. {va}

O Sistema de Gestão Integrado da Saúde permite a utilização de um banco de dados centralizado e com acesso, em tempo real, das informações. A grande importân-cia da implantação desse sistema é que, como ele está interligado via on-line, as informações são compartilhadas em qualquer ponto geográfico do município para agen-dar uma consulta. O convênio com o Ministério da Saúde viabilizará a compra de mais equipamentos de informática para garantir perfeito funcionamento da rede informati-zada. {va}

Drama O ator Lázaro Ramos vive André, portador da doença

integraDo Sistema garante acesso em tempo real

Nesta quarta-feira (17), o atual presi-dente da Associa-

ção Comercial e Industrial de Barueri (Acib), o em-presário Valdir Sifuentes, recebeu a reportagem do Giro S/A para rebater acusações de má gerência da entidade, divulgadas no início desta semana. As denúncias foram dis-paradas por meio de um email sem assinatura. “As informações são incom-pletas e sem avaliação técnica”, disse Sifuentes. Para o presidente, a mo-tivação é política. “Em 18 meses de gestão, as mes-mas pessoas concorda-ram com os trabalhos e, às vésperas das eleições, resolveram atacar”, disse.

Sifuentes é candidato à reeleição à presidência da Acib e deve enfrentar, no dia 28 de setembro, uma chapa, ainda não oficial, composta por em-presários que atualmente

Segundo as denún-cias, o atual presidente teria aumentado em 14% o faturamento da entida-de entre 2009 e 2010; e em 90% as despesas no período. “Quando assu-mi em janeiro de 2010, a Acib funcionava em uma área de 100m². Hoje esta-mos em 700m². Tínhamos seis funcionários; hoje são 12. Não tinha computador suficiente e eles funcio-navam com programas piratas. Hoje são mais de 20 máquinas e muitas parcerias em benefício do associado”, afirmou.

suse

li H

on

ór

io

integram a diretoria da entidade. “Na eleição de 2009, parte da chapa que concorria comigo fundiu--se à minha. Mas alguns diretores que se senti-ram com anseios não atendidos se juntaram e formaram uma nova chapa para este ano. No entanto, ela ainda não foi apresentada à entidade”, disse Sifuentes. Segundo o presidente, entre os associados, a aprovação à atual gestão chega a 90%, o que pode lhe ga-rantir a reeleição para o próximo biênio.

Barueri participará do processo seletivo do Programa Petrobras Esporte & Cidadania que investirá R$ 30 milhões no período de dois anos em projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte. Douglas Montel, gerente do Departamento Pedagógico do Grêmio Recreativo Barueri esteve no lançamento do programa no Rio de Janeiro, além de autoridades do cenário esportivo nacional, como Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação.

Conta mais caraA partir do dia 9 de setembro, as contas de água e de esgoto vão ficar mais caras em São Paulo. Isto porque, a Sabesp, responsável pelo fornecimento de água em 361 cidades do estado, recebeu autorização da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) para reajustar as tarifas em 6,83%. Cerca de 23 milhões de pessoas terão as contas reajustadas e as contas com novos valores já chegam em setembro.

Pessoa com deficiênciaDe 22 a 26 de agosto, a Prefeitura de Cotia, por meio do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência e da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e apoio da secretaria de Saúde, realiza a III Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência. No dia 22, às 9h, na APAE; dia 23, às 9h, na Sociedade Espírita de Cotia; dia 24, às 14h, no Espaço Rejuvenescer; dia 25, às 9h, Ciesp Cotia e no dia 26, às 9h, no Pequeno Cotolengo. Informações www.cotia.sp.gov.br.

Encontro Nacional No domingo (21), a partir das 9h, acontece o 1º Encontro Nacional de Fuscas em Alphaville, no Centro Comercial Alphaville. O evento conta com a parceria do VW 60’s Mais de mil colecionadores devem participar do encontro. “Queremos reunir proprietários e amantes da história VW no Brasil e no mundo, além de promover Alphaville no turismo da Grande São Paulo. Esse será um grande encontro de amigos”, disse Gustavo Chalupe, organizador do evento. Para participar, basta se inscrever pelo site www.alphaclassic.com.br. O evento é gratuito. {va}

Acusação

Faturamento da Acib entre 2009 e 2010

Número de associados

Contratos assinados apenas pelo presidente

Excesso de almoços e despesas pessoais debitadas no cartão corporativo do presidente

Aumento das despesas em 90%

Aumento de 14%

1.193 empresas

Deveriam ser cancelados

Defesa

Faturamento da Acib entre dezembro de 2009 e julho de 2011

Número de associados

Contratos assinados apenas pelo presidente

Despesas debitadas no cartão corporativo do presidente

Aumento das despesas

Aumento de 55,95%

1.427 empresas

Contam com parecer e autorização dos diretores e versam sobre parcerias sem ônus para a entidade

Extratos arquivados na entidade mostram que os gastos mensais não superaram 20% do limite mensal (R$ 15 mil)

Aluguel da nova sede e filial em Alphaville, pagamento de mais funcionários e melhorias na estrutura da entidade

roberto anDraDe

reDe globo

Page 8: Edição - 141

metrópolecenário urbano

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 19 de agosto de 2011

lagoa de Carapicuíba recebe lama do Rio Tietê

aterro local servirá como bota-fora para o governo do estado, Barueri, Carapicuíba e Osasco leiamaisTáxis irregulares

MáRCiO MaRTinelli

Na última semana, o prefeito de Parnaíba Silvinho Peccioli sorteou para 15 famílias osimóveis do Conjunto Habitacional

São Benedito, construído com recursos municipais

Governo atrasará envio da vacina antirrábicacampanha

ensino cotia

Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) informou que o envio das doses da vacina antirrábica para cães e gatos vai atrasar no estado de São Paulo. Por meio de nota, o MS afirmou que o Tecpar, laborató-rio responsável pelo fornecimento da vacina, realiza novas análises laboratoriais da medicação, os novos testes motivaram o atraso, mas são necessários, segundo o MS, para que não ocorram reações

adversas nos animais, como ocorreu em 2010.

Em caráter de urgência, o MS comprou do laboratório Merial, 10 milhões de doses que serão utili-zadas nas áreas de maior rico de circulação viral (variação canina), em cronograma a ser definido as-sim que chegar este lote de vacinas importadas ao Brasil. São Paulo não está entre os estados prioritários já que não apresenta casos de raiva

Nesta semana, o Departamento de Águas e Energia

Elétrica (DAEE) começou a enviar o material do desassoreamento do Rio Tietê para a cava de mi-neração, conhecida como Lagoa de Carapicuíba. O local será totalmen-te aterrado e servirá de bota-fora para o governo do estado e para os muni-cípios de Barueri, Osasco e Carapicuíba. “A ope-ração já começou. Mas será permitido apenas o despejo de material de dragagem, principalmen-te areia, desde que não tenha produtos pesados, classificados como qua-tro”, disse José Fernando Bruno, do DAEE.

Os caminhões estão acessando o local por uma entrada especial-

às margens da lagoa. “O material está deposita-do às margens da lagoa. Depois, é feito o plane-jamento para que seja jogado na lagoa. Isto por-que ele não pode ser feito em um único ponto para não provocar manifestação hidráulica e geológica do local. O espalhamento tem de ser uniforme”, explicou Bruno.

Para o secretário de Re-cursos Naturais e Meio Am-biente de Barueri, Marco Antonio de Oliveira, o DAEE não poderia ter começado esta operação sem antes assinar um novo Termo de Ajustamento de Condu-ta (TAC) com o Ministério Público, que determinará a participação das cidades e do estado no bota-fora. No entanto, técnicos da secre-taria estiveram no local, na quinta (18) e disseram que o DAEE não começou a jo-gar o material.

DepOsiTaDO Engenheiro disse que material já está sendo levado para as margens da lagoa

nOTa 10 Alunos alcançaram média 7,25

nOVa DaTa Vacinação deverá ocorrer no fim do ano

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Barueri divulgou as notas alcançadas por estudantes da rede municipal de ensino na Avaliação Externa municipal, reali-zada por uma empresa contratada pela prefeitura para atestar o apro-veitamento dos alunos. A média alcançada ficou em 7,25 pontos, superando a nota instituída pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2011, que é de 5,3 de 1ª a 4ª sé-ries, e de 4,6 de 5ª a 8ª séries.

A avaliação acontece duas vezes por ano, em julho e dezem-bro. Com base no resultado, os professores recebem o abono-pro-

Na segunda-feira (15), uma mu-lher e dois homens foram detidos com um bebê de dez meses, filha da mu-lher, em um motel em Cotia. Os três vão responder por satisfação e lascívia mediante presença de criança ou ado-lescente. Uma funcionária do motel ouviu o choro do bebê quando deixa-va uma refeição solicitada no quarto ao lado e acionou a Guarda Municipal. O caso foi registrado na Delegacia Central de Cotia, mas os três acusados

vão responder em liberdade.A mulher afirmou à polícia que

não tinha com quem deixar a meni-na para fazer o programa no motel. Exames médicos devem comprovar se a criança foi violentada ou não. O Conselho Tutelar de Cotia foi acio-nado para acompanhar a criança, o pai também foi chamado. O órgão foi procurado pela reportagem, mas não quis informar o paradeiro da criança. {va}

estudantes superam meta em avaliação em Barueri Mulher e doishomens são detidos com bebê em motel

RenaTO silVesTRe/DiáRiO Da ReGiãO

A Prefeitura de Osasco, com apoio da Polícia Militar, realizou uma operação para coibir o transporte ilegal de passageiros em táxis que operam sem licença na cidade. A ação aconteceu na última semana, e oito táxis foram apreendidos. A medida foi motivado por denúncias de irregularidades envolvendo táxis, documentação dos veículos e dos condutores, funcionamento do taxímetro, licença para operar com transporte de passageiros e outros.

Orçamento cidadãoPor intermédio do programa “Orçamento Cidadão”, a Prefeitura de Barueri, abriu aos moradores a participação na elaboração do orçamento municipal para 2012. Os munícipes poderão dar a sua opinião ou sugestão para a aplicação dos recursos públicos em benfeitorias que eles acham importantes para a cidade até o dia 18 de setembro. As sugestões podem ser enviadas pelo site www.barueri.sp.gov.br e clicar em “Orçamento Cidadão 2012”, no link da Secretaria de Finanças.

Interdições na RaposoDesde segunda-feira (15), a concessionária CCR ViaOeste executa obras de recuperação de pavimento nas faixas da direita e adicionais, em ambos os sentidos, entre os km 35 e 38 da rodovia Raposo Tavares. As obras devem durar 45 dias. Nas faixas adicionais (terceiras faixas), os serviços serão realizados 24 horas por dia, em todos os dias da semana, exceto às sextas-feiras (a partir de 12h) e aos sábados entre 0h e 16h. Na faixa da direita (faixa 2), os serviços serão realizados aos finais de semana.

Psicologia hospitalarA Pontifícia Universidade Católica (PUC SP) está com as inscrições abertas para o curso de psicologia hospitalar no campus Barueri. Dirigidos a profissionais e estudantes de Psicologia, o curso começa no dia 20 de agosto com aulas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Objetivo do curso é capacitar o psicólogo para atuar em instituições hospitalares, no cuidado de pessoas doentes, integrando uma equipe multiprofissional de saúde. Informações 3124-9600. {va}

le

an

DR

O p

alM

eiR

a

mente feita para este fim, no Rodoanel Mário Co-vas. Cada caminhão passa

por um comando, na úni-ca entrada para a cava de mineração, onde é confe-

rido o material a ser des-carregado. Por enquanto, ele está sendo despejado

humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997 e, portan-to será incluído em uma próxima etapa de distribuição da vacinação, junto com os demais estados. A previsão de 31,9 milhões de doses adquiridas para a vacinação 2011 está mantida. {va}

dutividade, pago em dezembro. O objetivo é estimular os professores e aprimorar a qualidade do ensino. “Estratégias do ensino também são

verificadas, como caderno dos alu-nos, diversidade em sala de aula”, explicou a coordenadora de Educa-ção, Janete Dias do Valle. {va}

DiV

ulG

ãO

pM

B

Page 9: Edição - 141
Page 10: Edição - 141

metrópolecenário urbano

Na última semana, em uma opera-ção de sucesso, a

polícia recuperou a carga e prendeu os criminosos que roubaram um cami-nhão com mercadorias das lojas Marisa. O moto-rista foi interceptado por três homens na Rodovia Castello Branco e obriga-do a entregar o veículo. Por meio de rastreador via satélite, a polícia che-gou horas depois ao ca-minhão, no momento em que a quadrilha transfe-ria a mercadoria, avalia-da em mais de R$ 264 mil, para outro veículo estacionado em um gal-pão no Jardim Conceição, em Osasco.

A ocorrência soma--se à estatística da região que, no primeiro semes-tre deste ano, registrou 106 roubos de carga nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. Mais da metade, 64 de-las, aconteceu em Osasco. Mas, para a Polícia Mili-tar, a cidade não vive um hot spot (incidência) nes-

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Osasco lidera ocorrências de roubo de carga na região oeste

estatística Dados da secretaria de segurança Pública indicam mais de 100 casos no semestre

RODOVias Polícia realização operação para neutralizar os ataques das quadrilhas

ligaçãO Ponte que está sendo construída entre Aldeia de Barueri e Alphaville

Campanha é prorrogada

Tempo de espera para fazerexame ultrapassa os 60 dias

paralisia infantil

ultrassom

A secretaria de Estado da Saúde prorrogou até esta sexta-feira (19) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. No último sábado (13), segundo a secretaria, 1,8 milhão de crianças foram vacinadas no estado, a meta é chegar a 2,83 milhões de crianças menores de cinco anos imunizadas. As faixas etárias com menor cober-tura foram registradas entre crianças de um ano até 23 meses (56,5%) e nas menores de um ano (63%). A vacina é aplicada gratuitamente nos postos de saúde. {va}

Pacientes que dependem das redes municipais de saúde na região têm que esperar em média dois meses para realização de ultrassom, segundo levanta-mento feito com as secretarias de Saúde. Para diminuir o tempo na fila, algumas cidades, como Barueri, realizam mutirões perio-dicamente durante um sábado inteiro. “Fazemos mutirões desde o início de 2010. Além disso, am-pliamos a capacidade de exame com a inauguração do Hospital Municipal [2008] e uma clínica terceirizada atende os pacientes encaminhados pelo SUS”, disse Maurício Tundisi, responsável pela pasta. A cidade, que realiza cerca de dez mil exames por mês, conta com dez aparelhos de ultrassom e aguarda a autorização para a compra de mais um. “Estamos in-vestindo para o tempo de espera não chegar a 30 dias. Nos casos de utrassom obstétrico, a espera é de

15 dias”, completou Tundisi.Em Cotia, apenas dois apare-

lhos atendem a demanda da ci-dade. Segundo Fabrício Gomes de Oliveira, coordenador da Atenção Especializada e Saúde da Mulher, cerca de 800 exames são realiza-dos mensalmente pelo SUS na cidade. Ele não informou o tem-po de espera pelo exame, mas disse que desde maio, quando a prefeitura inaugurou a Clínica da Mulher, o tempo para realizar um ultrassom transvaginal caiu de oito meses para 15 dias. “Pla-nejamos adquirir ainda este ano mais dois aparelhos, um portátil e um com recursos para exames cardiovasculares”, disse Oliveira. Santana de Parnaíba, Osasco e Itapevi não confirmaram qual é o tempo de espera pelo exame e nem se as cidades devem investir em mais equipamentos para au-mentar a capacidade de atendi-mento. {va}

ta modalidade criminal. “A incidência criminal de roubo de carga está dis-persa nos municípios”, disse o capitão da PM Luiz Antonio Rosa, chefe do setor de comunicação do CPA M/8 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Oito).

Segundo a PM, os pro-dutos mais visados são eletroeletrônicos, alimen- tícios, cigarros, materiais de construção e cosméti-cos. As estatísticas mos-tram também que, entre o primeiro semestre des-te ano e o mesmo período de 2010, houve queda de

34,57% nesta modalida-de de crime na região.

Medidas de combateDe acordo com a PM, a

redução dos índices crimi-nais está ligada às ações e operações desenvolvidas no período analisado, bus-cando neutralizar os ata-ques de quadrilhas. Além disso, a polícia conta com a participação da população para deter estes crimino-sos. “Por meio do Disque Denúncia (181), o cidadão pode denunciar movimen-tações suspeitas em seus bairros”, disse o capitão da PM Luiz Antonio Rosa.

William CamaRgO - giRO s/a

elz

a F

iuz

a/a

BR

No último sábado (13), Barueri sediou o Torneio Paulo Picciafuocco de Ginástica Artística. A equipe de ginastas do Grêmio Recreativo Barueri foi a grande campeã do evento

BaRueRi Investimentos para diminuir tempo de espera

JOel RiBeiRO

DiV

ulg

ãO

Pm

B

Page 11: Edição - 141

metrópole cenário urbano

Vânia [email protected]

11sexta-feira,

19 de agosto de 2011

Região oeste registra aumento de procura por teste de HiV

na capital segundo a secretaria de saúde, o aumento na procura pelo exame foi de 36% no semestre

CentRo de testagem O exame é realizado gratuitamente e o sigilo é garantido

motoristas são multadospor desrespeito aos pedestres

trânsito

Segundo levantamento dos departamentos municipais de trân-sito, 690 motoristas foram autuados por desrespeitarem ou por não da-rem a preferência aos pedestres em travessia de ruas em Barueri, Itapevi e Santana de Parnaíba no primeiro semestre de 2011. Mais de 90% das autuações foram aplicadas pelo departamento de trânsito de Ba-rueri, enquadrados no artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro. Este determina que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, ex-ceto em locais com semáforos, em que pedestres e motoristas têm o seu tempo de passagem.

O assunto ganhou visibilidade

Zé CaRlos BaRRetta - aRquiVo giRo s/a

ulisses BaRBosa

Na terça-feira (16), arquitetos da Universidade Politécnica de Torino, na Itália, estiveram com o prefeito de Osasco Emidio de Souza para apresentar projeto urbanístico para o Jardim Rochdale

leiamaisInterdição de avenidaA Avenida Odair Pacheco Pedroso, que liga Cotia a Embu das Artes, está interditada para a substituição da ponte em frente ao Centro de Treinamento do São Paulo. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Olores, o local foi sinalizado e o trânsito desviado aos acessos alternativos. O trecho ficará interditado por 15 dias. “Os motoristas que precisam utilizar a ligação entre Embu e Cotia, devem transitar pelas faixas de orientação que estão à disposição na própria avenida”, disse Olores.

Mapa VerdePara comemorar o início da coleta seletiva no bairro Cidade São Pedro, em Santana de Parnaíba, o Instituto Brookfield lança neste sábado (20), o Mapa Verde do bairro Cidade São Pedro, desenvolvido pelo Instituto com a participação da comunidade por meio do Programa Escola Amiga da Terra. Desde 2010, o Programa trabalha na produção do Mapa Verde do bairro, processo em que foram discutidas questões como a melhoria na gestão dos resíduos gerados na localidade.

Dia 27: McDia FelizNo dia 27, acontece mais uma edição do McDia Feliz que vai destinar os recursos arrecadados com a venda do Big Mac para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). O movimento Barueri, Sou do Bem, apoia o evento e realiza a venda antecipada dos tíquetes do McDia Feliz. Informações 4199-2810.

Fred HammongNo dia 10 de setembro, a partir das 17h, o cantor norte-americano Fred Hammond se apresenta na programação da Semana da Cultura Cristã de Barueri. Hammond é um dos principais nomes da música gospel internacional conhecido por gravar a trilha sonora do filme O Príncipe do Egito. A apresentação será no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, centro. No mesmo dia fazem show a banda Segredo da Vida, grupo Ao Cubo e o cantor Scooby. A entrada é franca. Programação completa www.barueri.sp.gov.br.

Residência TerapêuticaAté o início de 2012, a Prefeitura de Barueri espera implantar o Serviço Residencial Terapêutico. A iniciativa atenderá os pacientes com transtornos mentais graves, cujos familiares são moradores da cidade, e que estão internados para tratamento em hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo. A implantação do serviço foi aprovada na Conferência Municipal de Saúde realizada neste ano e ratificada pelo Conselho Municipal de Saúde de Barueri, em maio. {va}

nos últimos dias, desde que a Com-panhia de Engenharia de Tráfego (CET) intensificou a fiscalização aos motoristas que não respeitarem a preferência dos pedestres nas tra-vessias da capital. A multa é de R$ 191,53 mais sete pontos na carteira de habilitação. Barueri não intensi-ficou a fiscalização, mas vai realizar campanha em dez pontos do muni-cípio. Chamada de Blitz do Bem, a ação acontece neste sábado (20), das 9h às 12h30. O objetivo é cons-cientizar motoristas e pedestres sobre a importância da educação e responsabilidade no trânsito, para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Faixas, cartazes e frases de reflexão sobre o trânsito darão suporte à ação. {va}

R$ 191,53 Não respeitar a faixa de pedestre rende multa

Segundo um levan-tamento feito pela Secretaria de Es-

tado da Saúde, o núme-ro de testes gratuitos de HIV, realizados no Centro de Referência em DST/Aids da capital paulista, saltou em 36% no primei-ro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. As mulheres são as que menos realizam o exame: apenas 30% do to-tal. De acordo com Maria Clara Gianna, diretora do Programa Estadual de DST /Aids, a explicação está no fato de que as mulheres que têm apenas um par-ceiro se consideram pro-tegidas da doença. “Mas é

o que inclui acompanha-mento psicológico.

Em Barueri, o núme-ro de testes realizados no primeiro semestre deste ano chegou a 91. No ano anterior, 86 pessoas re-alizaram a testagem no período: um aumento de 5,8%. Em Osasco, 13 mil pessoas fizeram o teste no primeiro semestre des-te ano, contra 10 mil no mesmo período de 2010: aumento de 28,9%. Em Itapevi, 107 testes foram realizados no primeiro semestre deste ano.

Os exames são reali-zados em dias da semana nos seguintes endere-ços: Avenida Henriqueta Mendes Guerra 268, Ba-rueri; e Avenida Getúlio Vargas 889, Osasco. Em Itapevi, informações po-dem ser obtidas pelo te-lefone 4143-8499; Cotia: 4616-0800 e Santana de Parnaíba: 4622-8855.

importante que todas as pessoas com vida sexual ativa façam o teste. O diag-nóstico precoce é extre-mamente importante na

garantia da qualidade de vida dos portadores da do-ença”, afirmou Maria Clara.

As cidades da região oeste também tiveram

ale

xa

nd

Re

Vie

iRa

- a

Rq

uiV

o g

iRo

s/a

Dr. Léo TominagaTelefones: 3554-6536 / 3811-9476Smile Solution - www.smilesolution.com.br

uma procura maior pela sorologia no primeiro semestre deste ano em relação ao ano anterior. O teste anti-HIV é gratuito em toda a rede pública do estado pelo Sistema Úni-co de Saúde (SUS) e, se diagnosticado, o paciente é imediatamente encami-nhado para tratamento,

diV

ulg

ão

Page 12: Edição - 141

classeA12Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por Graziela [email protected]

Ma

rC

elo

Tr

oT

Ta

entrevistas/a

Marcello AiroldiA boa fase de

Como surgiu o convite para o filme “Onde está a felicidade”?

Na verdade, eu ainda estava gravando o Gustavo, da novela “Viver a vida”

(Rede Globo), quando apareceu a chance de fazer o personagem. Aí, casamos

as agendas. Às vezes, eu estava de manhã em São Paulo; e na parte da tarde,

no Rio, gravando o Gustavo. Fizemos as filmagens paralelas à novela, mas deu

tudo muito certo. Na comédia, eu vivo o Zeca, um cara que se autodenomina

transmídia, todo visionário e se julga melhor do que de fato ele é. Quando a

Teodora embarca em uma viagem espiritual, no Caminho de Santiago de Com-

postela, ele vê nisso a possibilidade de fazer um programa exótico e ganhar

dinheiro em cima dela.

Essa é sua estreia no cinema?

Como protagonista, sim. Eu já tinha feito alguns filmes com participações

menores, mas nada assim, como o Zeca. Tinha certeza de que o filme seria lindo,

porque as locações são incríveis e a direção do [Carlos Alberto] Riccelli é pre-

cisa. Além disso, o texto de Bruna é fantástico. Ela casa humor com as sutilezas

das relações humanas. Mas não é uma comédia barata. O Zeca foi um presente.

O que mudou desde Gustavo, sua estreia na TV?

Claro que você tem uma repercussão maior da sua carreira, e a demanda

do trabalho aumenta, o que é muito bom (risos). Mas o que mudou, de fato, é

que eu ampliei o meu leque de conhecimento sobre esse meu ofício de ator,

atuando na TV e no cinema. No entanto, eu continuo sendo de teatro. Inclu-

sive, tenho um núcleo de teatro que se chama “Trabalho de perto”, no qual eu

viajo para vários lugares do Brasil. O engraçado é que o público vai me ver

esperando encontrar o Gustavo, mas aí eles encontram o Marcello Airoldi.

A troca fica mais rica ainda; não há uma decepção, há um diálogo com outra

pessoa que eles nem sabiam que existia. A TV dá essa oportunidade, que as

pessoas te conheçam muito rapidamente através de um único trabalho.

Há planos para a TV, então?

Eu acabei de fazer a série “Divã” (Rede Globo), no mês passado, mas já

estou gravando “A vida da gente”, a nova novela das seis, que entrará no

lugar de “Cordel Encantando”, em setembro. Meu personagem será o Cícero,

um empresário dono de uma concessionária de automóveis, casado com a

Suzana [Daniela Escobar] e pai da Sthefany Brito. O drama da nossa família

é que somos pais adotivos dessa menina, e vamos viver uma linda história. A

dramaturgia da diretora Lícia Manzo é muito rica. Ela vai abordar a questão

com muita sensibilidade.

Dos tempos em que dava aulas de teatro em Barueri, Marcello Airoldi lembra com

saudade. Mas o ofício está cada vez mais distante. O ator agora se divide entre a correia

das gravações da nova novela das seis “A vida da gente” (Rede Globo) e “Onde está a feli-

cidade?”, filme dirigido por Carlos Alberto Riccelli, que estreia nesta sexta-feira (19).

Na comédia romântica, ele é Zeca, diretor do programa de TV de Teodora (Bruna Lom-

bardi), que embarca em uma jornada de descobertas ao percorrer o Caminho de Santiago

de Compostela. “Eu tinha certeza de que o filme seria lindo. As locações são incríveis e

a direção do Riccelli é precisa. Além disso, o texto de Bruna é fantástico. Ela casa humor

com as sutilezas das relações humanas. O Zeca foi um presente”, disse Airoldi.

FoToS: Juan MorGade

Page 13: Edição - 141

Lanterna Verde estreia nas telonas em 3DEm 3D, “Lanterna Verde” (Green Lantern/2011) traz o ator Ryan Reynolds (famoso pelos filmes “A pro-posta”, com Sandra Bullock, e “Três vezes amor”) no papel de Hal Jordan. O pilo-to americano se torna um dos lanternas verdes, que integra uma tropa que jurou manter a ordem no Univer-so. Mas ele vê esse equilí-brio ruir com a ameaça do inimigo Parallax. Diretor: Martin Campbe. Estreia pre-vista para sexta-feira (19).{graziela costa}

Cameron Diaz vive professora politicamente incorreta

A história dos Recchi

Do mesmo diretor de “A vida é dura – a história de Dewey Cox”, “Professora sem classe” (Bad Teacher/2011) conta a história de Elizabeth Halsey (Cameron Diaz). Para con-seguir o tão sonhado silicone, ela enfrenta a sala de aula com palavrões e métodos nada ortodoxos, que inclui fumar maconha na frente de uma aluna. A certa altura, a professora encontra um objetivo na escola: seduzir o professor certinho, interpretado por Justin Timberlake, seu ex-namorado, e sair na frente de uma outra professora, sua rival na história. Elenco: Jason Segel, Thomas Lennon, Molly Shannon e John Michael Higgins. Diretor: Jake Kasdan. Estreia prevista para sexta-feira (19). {gc}

Em “Um sonho de amor” (Io sono l’amore/ I am Love,/ 2009), o patriarca da rica família Recchi decide nomear um sucessor para sua indústria e, surpreendendo a todos, divide o poder entre o filho Tancredi e o neto Edo. Mas Edo sonha abrir um restaurante com seu amigo Antonio, um talentoso chef. O drama começa quando a esposa de Tancredi, Emma (Tilda Swinton), se apaixona por Anto-nio, embarcando em um tórrido romance que mudará a família Recchi para sempre. Diretor: Luca Guadagnino. Estreia prevista para sexta-feira (19).{gc}

classeA Programação válida de 19 a 25/8emcartaz

Son

y P

iCt

uR

eS

PAR

iS F

iLm

eS

wA

Rn

eR

bR

oS.

13Sexta-feira,

19 de agosto de 2011

Shopping Tamboré www.cinemark.com.br | Barueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Onde eStá a Felicidade? 12 Anos 12h55 B2 - 15h20 B2 - 17h50 B2 - 20h20 B2 Sala 2 OS SmurFS 3D (Dub) - Livre 11h10 G - 13h40 - 16h10 - 19h00 - 21h40 Sala 3 lanterna Verde 3D - 10 Anos 21h00 - 23h40 B | lanterna Verde 3D (Dub) - 10 Anos 13h00 - 15h40 - 18h20 Sala 4 PrOFeSSOra Sem claSSe - 14 Anos 12h20 G - 14h40 - 17h05 - 19h20 - 21h30 - 00h00 B Sala 5 caPitãO américa: O PrimeirO VingadOr (Dub) - 12 Anos 13h20 - 18h40 - 23h50 B | SuPer 8 (Dub) - 12 Anos 16h00 - 21h20 L | O HOmem dO FuturO - 10 Anos 21h20 J Sala6 aSSaltO aO BancO cen-tral - 14 Anos 12h45 - 17h20 - 22h20 | nãO Se PreOcuPe, nada Vai dar certO - 12 Anos 15h00 - 20h00 Sala7 cilada.cOm - 14 Anos 11h50 G - 14h10 - 16h30 - 18h45 - 21h10 Sala 8 OS SmurFS (Dub) - Livre 12h30 G - 14h50 - 19h40 | amOr a tOda PrOVa - 12 Anos 17h10 - 22h00 Sala 9 Onde eStá a Felicidade? - 12 Anos 12h55 I - 15h20 I - 17h50 I - 20h20 I - 23h00 B Legendas: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/08). B2 Esta sessão NÃO será exibida Sexta-feira (19/08), Sábado (20/08) e Domingo (21/08). G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/08) e Domingo (21/08). I Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (19/08), Sábado (20/08) e Domin-go (21/08). J Esta sessão será exibida SOMENTE Terça-feira (23/08).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br | São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 lanterna Verde 3D - 10 Anos 16h10 - 21h20 - 00h00 C | lanterna Verde 3D (Dub) - 10 Anos 11h10 G - 13h40 - 18h40 Sala 2 cilada.cOm - 14 Anos 15h00 | SuPer 8 - 12 Anos 12h40 - 17h20 - 19h50 T - 22h20 T | O HOmem dO FuturO - 10 Anos 21h10 B Sala 3 OS SmurFS (Dub) - Livre 11h00 G - 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h20 - 22h50 C Sala 4 OS SmurFS 3D (Dub) - Livre 12h20 G - 14h40 - 17h00 - 19h20 - 21h45 Sala 5 PrOFeSSOra Sem claSSe - 14 Anos 12h00 G - 14h10 - 16h20 - 18h30 - 20h40 - 23h10 C Sala 6 Onde eStá a Felicidade? - 12 Anos 11h20 G - 13h50 - 16h30 - 19h00 - 21h30 - 00h10 C Sala 7 caPitãO américa: O PrimeirO VingadOr - 12 Anos 11h15 G - 14h00 V - 16h40 D | SeSSãO trailer cinemark - 14 Anos 13h00 S | a árVOre da Vida - 10 Anos 16h40 V - 19h35 - 22h25 | a árVOre da Vida - 10 Anos 14h00 D Legenda B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/08). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (19/08) e Sábado (20/08) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (25/08). G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/08) e Domingo (21/08). T Esta sessão NÃO será exibida Sábado (20/08). V Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (25/08).

Super Shopping www.kinoplex.com.br | Osasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 OS SmurFS (dub) – livre – 13h50 – 16h – 18h20 – 20h40 Sala 2 aSSaltO aO BancO central (nac) – 14 anos – 14h30 – 16h50 – 19h – 21h10 – sab: 14h30 – 16h50 – 19h | O HOmem dO FuturO (nac) – 10 anos – 21h10 Sala 3 Onde eStá a Felicidade? (nac) – 12 anos – 13h50 – 16h20 – 18h50 – 21h20 Sala 4 caPitãO américa: O PrimeirO VingadOr (dub) – 12 anos – 13h40 – 18h30 | Super 8 (dub) – 12 anos – 16h10 – 21h Sala 5 lanterna Verde 3D (dub) – 10 anos – 14h – 16h30 – 19h – Leg: 21h30 Sala 6 OS SmurFS 3D (dub) – livre – 14h10 – 16h20 – 18h40 – 21h Sala 7 PrOFeSSOra Sem claSSe (dub) – 14 anos – 15h10 – 17h20 – 19h30 – 21h40

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.br | Osasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00

Sala 1 lanterna Verde 3D - 10 Anos 20h45 - 23h20 C | lanterna Verde 3D (Dub) - 10 Anos 13h00 - 15h35 - 18h10 Sala 2 OS SmurFS (Dub) - Livre 11h30 - 14h00 - 16h35 - 19h15 - 21h50 Sala 3 SuPer 8 (Dub) - 12 Anos 11h40 G - 14h10 - 16h40 - 19h25 - 22h00 Sala 4 PrOFeSSOra Sem claSSe (Dub) - 14 Anos 12h20 G - 14h55 - 17h20 - 19h40 - 22h05 - 00h10 C Sala 5 Onde eStá a Felicidade? - 12 Anos 12h50 - 15h30 - 18h20 - 20h50 - 23h30 C Sala 6 cilada.cOm - 14 Anos 12h10 G - 14h35 - 16h50 - 19h00 - 21h20 T - 00h00 C | O HOmem dO FuturO - 10 Anos 21h30 B Sala 7 ASSaltO aO BancO central - 14 Anos 12h30 G - 15h00 - 17h25 - 19h50 - 22h10 Sala 8 OS SmurFS (Dub) - Livre 11h20 G - 13h50 - 16h15 - 18h40 - 21h05 - 23h40 C Sala 9 ca-PitãO américa: O PrimeirO VingadOr 3D (Dub) - 12 Anos 13h20 - 16h05 - 18h50 - 21h40 - 00h20 C Sala 10 OS SmurFS 3D (Dub) - Livre 12h55 - 15h20 - 17h50 - 20h30 - 23h00 C Legendas: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (19/08) e Sábado (20/08) Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/08) e Domingo (21/08). T Esta sessão NÃO será exibida Sábado (20/08).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br | Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingres-sos R$ 13 a R$ 25

Sala 1 OS SmurFS 3D (Dub) - Livre 17h00 - 19h30 - 21h50 - 00h15 C | OS SmurFS (Dub) - Livre 11h50 G - 14h40 Sala 2 lanterna Verde 3D - 10 Anos 19h00 - 21h30 - 00h01 C | lanterna Verde 3D (Dub) - 10 Anos 11h20 G - 13h50 - 16h20 Sala 3 PrO-FeSSOra Sem claSSe (Dub) - 14 Anos 12h00 G - 14h20 - 16h40 - 18h50 - 21h10 - 23h20 C Sala 4 aSSaltO aO BancO central - 14 Anos 15h00 - 19h50 - 00h30 C | SuPer 8 (Dub) - 12 Anos 12h30 G - 17h20 - 22h10 Sala 5 Onde eStá a Felicidade? - 12 Anos 11h00 G - 13h30 - 15h55 - 18h20 - 20h50 - 23h35 C Legenda: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (19/08) e Sábado (20/08) G Esta sessão será exibida SOMENTE Sá-bado (20/08) e Domingo (21/08).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38,00 a R$ 52,00

Sala 1 Onde eStá a Felicidade? (nac) – 12 anos – 11h15 A – 13h45 – 16h15 – 18h50 – 21h25 – 00h B Sala 2 OS SmurFS (dub) – livre – 12h25 A – 14h50 – 17h10 – 19h35 | Super 8 (leg) – 12 anos – 22h Sala 3 caPitãO américa (leg) – 10 anos – 15h40 – 21h05 – 23h40 B | Super 8 (leg) – 12 anos – 13h10 – 18h35 Sala 4 lanterna Verde (leg) – 10 anos – 12h40 A – 15h10 – 20h15 – 22h50 B Sala 5 OS SmurFS 3D (dub) – livre – 11h05 A – 13h30 – 15h55 – 18h15 – 20h40 – 23h05 B Sala 6 lanterna Verde 3D (dub) – 10 anos – 11h30 A – 14h | lanterna Verde 3D (dub) – 10 anos – 16h30 – 19h05 – 21h40 – 00h10 B Sala 7 QuerO matar meu cHeFe (leg) – 14 anos – 11h40 A – 14h05 – 16h35 – 19h – 21h20 C – 23h45 B | O HOmem dO FuturO (nac) – 10 anos – 21h20 E | amOr à tOda PrOVa (leg) – 12 anos – 21h20 D Sala 8 PrOFeSSOra Sem claSSe (leg) – 14 anos – 11h F – 13h15 – 15h35 – 17h50 – 20h10 – 22h30 B Sala 9 árVOre da Vida (leg) – 12 anos – 12h05 A – 15h05 – 18h30 – 21h50 Legendas: (A) Somente sábado e domingo (B) Somente sexta e sábado (C) Exceto sábado (20/8) e terça (23/8) (D) Somente terça (23/8) (E) Somente sábado (20/8) (F) Somente domingo (21/8)

Page 14: Edição - 141

classeA14

Com direção de Elias Andre-ato, estreia na terça-feira (23), às 21h, no Teatro Folha, “Futilidades públicas”, comédia lírica escrita e interpretada por Patrícia Gasppar. Ela vive uma mulher que está presa em um banheiro durante um assal-to a um banco. Entre o espanto e o desespero, ela discorre sobre a vida, se indignando com suas injustiças e ironias, com muito deboche e cantoria. Ingressos: R$ 20. Terça, às 21h. Temporada até 27 de setem-bro. Shopping Pátio Higienópolis. Avenida Higienópolis 618 / Terraço. Telefone: 3823-2323. {gc}

Mostra de arte urbana reúne obras de oito

artistas no Masp

“Futilidades públicas”: uma comédia lírica

A 2ª edição da exposição “De dentro para fora/ De fora para dentro”, no Masp, que pode ser vista até 23 de dezembro, reúne obras de oito artistas renomados na arte urbana mundial. Durante um mês, eles usaram a área de dentro e de fora do museu como base e ateliê para grafite, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.

A artista norte-americana Swoon, um dos desta-ques do evento, tem a carreira promissora marcada por discussões sociais. Em 2009, ela construiu abrigos no Haiti, a partir de uma técnica de adobe (tipo de tijolo

de barro), moldado em grandes sacos de plástico. Com a ajuda das comunidades, Swoon acabou montando casas que se assemelhavam a esculturas, mudando a paisagem urbana da capital Porto Príncipe. Outro nome de peso é Invader, que já escondeu intervenções urbanas em 22 cidades da Europa e distribuiu mapas para que as pessoas pudessem encontrá-las. O artista utiliza a técnica do mosaico e do jogo de videogame Space Invader como base de seu trabalho. Ingressos: R$ 7. De terça a domingo e feriados, das 11h às 18h. Avenida Paulista 1578. Telefone 3251-5644. {gc}

Nesta sexta-feira (19), às 15h; e sábado (20), às 20h; o Sesi Osasco é palco de uma apresentação gratuita do espetáculo “Ana-me”, do grupo Teatro de Senhoritas. De forma poética e bem humorada, a peça conta a história de Ana, uma dona de casa que não vê problema em falar por meio de sua relação com objetos. Porém, essa calma rotina é abalada quando a personagem presencia um homem cego mascando chiclete. A partir dessa simples ação, Ana vislumbra a possibilidade de viver em um mundo repleto de vida. Entrada gratuita. Aveni-da Getúlio Vargas 401, Jardim Piratininga. Telefone: 3602-6200. {gc}

Neste domingo (21), às 11h, no Theatro Municipal, o maestro Jamil Maluf e a Orquestra Experimental de Repertório recebem a soprano Artemisa Repa em um concerto que celebrará o cinema italiano. Com apresentação do ator Thiago Lacerda, o espetáculo terá música e imagens de filmes consagrados do cinema italiano, como “A vida é bela”, “Era uma vez na América”, “Cinema paradiso”, “A missão”, “O poderoso chefão”, “La dolce vita”, “Amarcord” e “La strada”. Ingressos: R$ 10 a R$ 40. Praça Ramos de Azevedo, s/n°. Telefone: 3397-0327. {gc}

Joã

o C

ald

as

“ana-me” sobe aos palcos do sesi osasco

Theatro Municipal apresenta orquestra Experimental de Repertório

Cultural

div

ulg

ão

20 anos de Takashi Miike

Até o dia 28 de agosto pode ser conferido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) “20 anos de Takashi Miike”. A mostra apresenta um panorama da produção cinemato-gráfica do cultuado diretor japonês ao longo de duas décadas de carreira, quando dirigiu mais de 80 filmes. A seleção de parte das obras inclui filmes de baixíssimo orçamento, realizados em bitolas baratas em vídeo e lançados apenas para o homevideo, até pro-duções em 35mm de grande estrutura, lançadas em grandes festivais internacionais. Ingressos: R$ 4. Sessões e horários no site: http://www.bb.com.br/cultura. Rua Álvares Penteado 112, Centro - São Paulo. Telefone: 3113-3651. {graziela costa} w

eeke

nd

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ga

l o

ppid

o

Page 15: Edição - 141

Fo

to

s: d

ivu

lga

çã

o e

Jo

rg

e r

od

rig

ue

s / C

ar

ta Z

O segmento de sedãs com-pactos bem equipados ficou mais populoso em 2011.

Chegaram o JAC J3 Turin, o Ford Fiesta sedã com novos preços e o Fiat Siena com novo motor. A Che-vrolet, que tem o três volumes mais vendido no Brasil, o Classic, deve voltar à briga ainda nesse ano com o Cobalt. Vendo essa disputa se formar, a Volkswagen foi rápida no gatilho. Junto com a chegada do au-tomóvel chinês, em março, a marca alemã introduziu a configuração I--Trend dentro da gama do Voyage. E ela veio com preço estratégico:

R$ 39.670 – R$ 230 mais bara-to que o Turin. E, por isso mesmo, ganhou grande destaque nos anún-cios de jornais e outdoors.

Uma rápida olhada nos núme-ros de carros mais vendidos mos-tra que o Voyage respondeu bem. Em julho, o automóvel da Volks fi-cou à frente do Siena na briga dos compactos com 8.547 unidades entregues. A nova versão I-Trend teve pouca participação na ultra-passagem. A média de venda desde março foi de 700 unidades, ou cerca de 9%. Na prática, o lançamento do I-Trend bate de frente com o JAC J3, que mantém média de mil carros vendidos mensalmente.

E isso acontece apesar da ver-são do Voyage não ter um custo/be-nefício dos melhores quando com-parado aos rivais. O I-Trend tem a

direção hidráulica, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, volante mulifun-cional, retrovisor na cor do veículo, rodas de aço de 15 polegadas, con-ta-giros e frisos de proteção na cor do carro. Para ficar no nível de equi-pamentos dos rivais, com ar-condi-cionado, trio elétrico, airbag duplo e ABS, o carro pula para R$ 47.030. Significativos 15% de diferença em relação a média dos R$ 40 mil dos concorrentes. O trunfo da Volks é ter um carro lançado em 2008, com um projeto mais moderno do que todos os seus concorrentes.

Pelo menos o jogo vira dentro da própria linha do Voyage. Isso por-que o Voyage 1.6 básico sai por R$ 36.630 e perde todos esses equipa-mentos, enquanto que a topo de li-

nha Comfortline agrega regulagem de altura, faróis de neblina, vidros elétricos, frisos cromados, retrovi-sores com repetidor de seta por R$ 41.610.

Ou seja, nesse caso, vale mais a pena levar um I-Trend.

A mecânica é a mesma. Ele é equipado com o motor EA-113 de 1.6 litro e 8V capaz de render 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de tor-que a 2.500 giros. A transmissão é manual de cinco marchas, com op-cional do automatizado I-Motion. A disputa entre os sedãs compactos “completinhos” deve ficar ainda mais concorrida nos próximos me-ses. A Chevrolet deve entrar com o Cobalt na faixa dos R$ 40 mil. En-quanto isso, o Fiat Siena vai ganhar nova geração na virada do ano. Já a Volkswagen vai atualizar o Voyage para a atual identidade visual dos sedãs da marca, com faróis com li-nhas retas e lanternas traseiras ho-rizontais.

classeA14sexta-feira, 19 de agosto de 2011

auto

s

Olho no bolso

Nova versão I-Trend do Voyage procura atrair pelo melhor custo/benefício

por Rodrigo Machado - Auto Press

Nova versão I-Trend do Voyage procura atrair pelo melhor custo/benefício

Page 16: Edição - 141