Edicao 15082014 issuu

24
Prefeitura amplia e reorganiza coleta seletiva no município Pais de Mairiporã tiveram programação especial ‘Grace Kelly, um mito do cinema de Hollywood’, é o título da coluna de Tarcílio de Souza Barros Pagina 9 Em homenagem ao Dia dos Pais, a Prefeitura Mu- nicipal - juntamente com a Secretaria de Assuntos Cul- turais - ofereceu um final de semana cultural para os pais mairiporenses, nos dias 9 e 10 de outubro, no Auditó- rio Fábio Taneno, do Centro Educacional. No sábado, dia 9, os pais puderam assistir gratuitamente à apresentação da Big Band Municipal Vale da Música e Convidados (cantora Sheila Alves e o trombonista Romilson Bispo Ramos), com o show “A Lapa”, composto por dez músicas. Da mesma forma no do- mingo, dia 10 de agosto, Dia dos Pais, foi a vez do espe- táculo “Mané Gostoso”, do famoso grupo de dança Ballet Stagium, parte integrante do Circuito Cultural Paulista, sob a direção de Decio Otero e Márika Gidali. Novas vagas para estagiários nas áreas de nutrição e administração A Prefeitura de Mairiporã, através da Secretaria da Educação, está recebendo currícu- los de estudantes dos cursos de nutrição e administração para atuação na rede municipal, como estagiários. Os interessados devem ir até a sede da Secretaria da Educação, localizada na avenida Tabelião Passarella, 850 - centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta -feira. A Prefeitura Municipal fir- mou convênio – através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – com a Cooperativa de Trabalho e Produção de Recicláveis de Mairiporã – Cooprema, devidamente regularizada. A ideia é dar prosseguimento ao Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis – PCSR², de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos nº 3266, de 21 de agosto de 2013, além de aumentar o número de muros conscientes, abran- gendo a maioria das escolas municipais. Pagina 4 Pagina 11 Nesta edição entrevistamos a estudante Raiane Silva, que falou sobre sua história com a cidade e o que pretende para o futuro. ENTREVISTA Pagina 23 Sexta-feira, 15 de agosto de 2014

description

coleta seletiva; entrevista; grace; horoscopo; vagas; concurso

Transcript of Edicao 15082014 issuu

Page 1: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prefeitura amplia e reorganiza coleta seletiva no município

Pais de Mairiporã tiveram programação especial

‘Grace Kelly, um mito do cinema de Hollywood’, é o título da coluna de Tarcílio de Souza Barros

Pagina 9

Em homenagem ao Dia dos Pais, a Prefeitura Mu-nicipal - juntamente com a Secretaria de Assuntos Cul-turais - ofereceu um final de semana cultural para os pais mairiporenses, nos dias 9 e 10 de outubro, no Auditó-rio Fábio Taneno, do Centro Educacional. No sábado, dia 9, os pais puderam assistir gratuitamente à apresentação da Big Band Municipal Vale da Música e Convidados (cantora Sheila Alves e o trombonista Romilson Bispo Ramos), com o show “A Lapa”, composto por dez músicas.

Da mesma forma no do-mingo, dia 10 de agosto, Dia dos Pais, foi a vez do espe-táculo “Mané Gostoso”, do famoso grupo de dança Ballet Stagium, parte integrante do Circuito Cultural Paulista, sob a direção de Decio Otero e Márika Gidali.

Novas vagas para estagiários nas áreas de nutrição e administração

A Prefeitura de Mairiporã, através da Secretaria da Educação, está recebendo currícu-los de estudantes dos cursos de nutrição e administração para atuação na rede municipal, como estagiários.

Os interessados devem ir até a sede da Secretaria da Educação, localizada na avenida Tabelião Passarella, 850 - centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta -feira.

A Prefeitura Municipal fir-mou convênio – através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – com a Cooperativa de Trabalho e Produção de Recicláveis de Mairiporã – Cooprema, devidamente regularizada. A ideia é dar prosseguimento ao Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis – PCSR², de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos nº 3266, de 21 de agosto de 2013, além de aumentar o número de muros conscientes, abran-gendo a maioria das escolas municipais. Pagina 4

Pagina 11

Nesta edição entrevistamos a estudante Raiane Silva, que falou sobre sua história com a cidade e o que pretende para o futuro.

ENTREVISTA

Pagina 23

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Page 2: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20142

Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06

Av, Tabelião Passarela, 771, cj 2, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000

Redação e publicidade:

4419-4378 / 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]

Reportagem: Tatiara Guariente e Gabriela Bacelar web: Hygor Uyeno Editoração eletrônica: Camila Oliveira

Colaboradores: Éssio Minozzi Júnior, Lucas Goulart, Marisa Motta Cardone e Tarcílio de Souza Barrros.Editor: Maurício Araújo

CITAÇÃO DA SEMANA“A Preocupação com a administração da vida parece distanciar o

ser humano da reflexao moral.”

Zygmunt Bauman, foi sociólogo polonês

O Plano Nacional de Educa-ção (PNE) aprovado em junho de 2014 traz 10 diretrizes, 20 metas e estratégias de ação que devem ser cumpridas até 2024. Entre elas as tarefas de curto e médio prazo de responsabilida-de municipal.

O Plano objetiva ampliar o acesso a todos os níveis de ensino; do infantil ao superior. Também é parte do Plano me-lhorar a qualidade educacional, onde o grau individual de conhe-cimento do aluno se equipare à sua idade, além de valorizar a figura do professor, conce-dendo-lhe melhores salários, planos de carreira adequados e programas de capacitação.

O prefeito, a secretária da Educação e os membros dos conselhos de educação, do FUNDEB, Alimentação Esco-lar e Conselho Municipal de Educação, deverão atender exigências como, por exem-plo, elaborar, até 26 de junho de 2015, o plano decenal da educação municipal (PME) ba-seando nesse novo PNE. Ele garantirá a continuidade com o aprimoramento dos serviços

As tarefas do município frente ao novo PNE

educacionais sob a responsa-bilidade do município. Se ne-cessário será preciso adequar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), as metas e do-tações para as intenções do plano local. A LOA 2015 deve ser enviada à Câmara ainda nesse 2º semestre com prazo até dezembro para aprovação.

O Poder Executivo deverá propor ao Legislativo, até 26 de junho de 2016, o projeto de lei disciplinando a gestão democrática da educação pública. Vários estudos aca-dêmicos revelam a participa-ção efetiva da comunidade escolar como fundamental para a melhoria da qualidade do aprendizado. Estimular a qualidade da educação signi-fica atingir as notas no IDEB estabelecidas no PNE além, evidentemente, do aprendiza-do na idade certa.

Chamo a atenção sobre a qualidade do aprendizado, pois o Tribunal de Contas do Esta-do (TCE) vêm seguidamente alertando que não basta quan-

LEGISLATIVO

ESSIO MINOZZI

titativamente aplicar os recursos obrigatórios na educação [25%], mas a qualidade do ensino deve refletir a boa aplicação dos recursos que passa a ser mensurado através das avalia-ções externas, no caso o IDEB. Afinal, a atuação da Corte de Contas considera relevante as-segurar o financiamento mínimo sem abrir mão da qualidade do ensino. Desprezar tal alerta do TCE pode levar a desaprovação de futuras contas da prefeitura.

Quanto ao financiamento da educação ficar atento e acompanhar a pendência no Supremo Tribunal Federal so-bre a definição dos Royalties a serem repassados ou não ao município. Caso positivo aplicar os 75% dos novos Royalties que lhe cabe de acordo com as possibilidades estabelecidas pelo art. 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

O PNE definiu prazo para que as creches possibilitem vagas para atender 50% das crianças até 3 anos de idade. Hoje há uma fila de inscrições de crianças até 3 anos aguar-dando vagas nas creches municipais.

Por fim, a valorização dos profissionais da educação bási-ca também passa pelo plano de carreira que deve se adequar ao PNE até 2016.

Uma nova lição de casa para os gestores responsáveis pela educação municipal está dada com a aprovação do PNE 2014/2024.Essio Minozzi Junior, professor, vere-ador e presidente da Câmara Municipal de Mairiporã

Estamos a uma semana do início do horário eleitoral gratuito. A principal passarela onde desfilam os candidatos tem funcionado como um autêntico mercado onde se trocam alguns segundos de exposição na mídia eletrônica por vantagens na distribuição de cargos e verbas. É neste mercado que se constroem projetos políticos e coligações partidárias.

Mas é possível que o horário eleitoral gratuito venha a ser substituído por palanques com visibilidade e dimensões ainda maiores: as redes so-ciais no Brasil têm um poder de penetração que só perde para a Índia e os Estados Unidos.

Nas ondas do Facebook navegam 87 milhões de brasileiros, pelo menos uma vez por mês. E destes, 63 milhões acessam o Facebook através do ce-lular onde imperam mensagens curtas, impactantes e nem sempre legítimas.

A nova legislação, em vigor desde o ano passado, tenta acelerar o mecanismo que viabiliza o direito de resposta de candidatos que se sintam prejudicados por informações postadas na rede. A lei procura expandir o direito de remoção de matérias consideradas ofensivas. Mas o que é ofensivo para um juiz pode não ser para outro. O complicador não é apenas subjetivo, também é concreto: o volume das reclamações pode esbarrar na limitação de recursos da Justiça Eleitoral.

As novas tecnologias produzem sempre avanços notáveis – mas, nestas eleições, ficaremos sabendo se estes avanços não serão esmagados por retrocessos.

O poder do front digital

Conteúdo do Observatório da Imprensa

Em 2009 iniciamos as ati-vidades como um semanário impresso com circulação di-recionada para região central de Mairiporã, distrito de Terra Preta e parte da Serra da Cantareira. Com uma equipe sempre investindo em espe-cialização e extensão univer-sitária, as mudanças foram acontecendo naturalmente e, hoje, o Folha Opinião atinge uma média de 8,5 mil elei-tores por edição – conforme dados UolHost .

Também atuamos como produtora de webtv em seis municípios da região metro-politana e um da baixada santista, além de prestar serviços de assessoria de

Estamos crescendoimprensa para sindicatos e outras entidades de classe. Mídia indoor, podcasts, con-vergência de mídias e tele reportagens estão entre os produtos da nossa empresa de comunicação, que tornou--se a maior da região.

Creditamos esse cres-cimento primeiramente aos amigos, colaboradores e clientes por entenderem que, no atual processo de comuni-cação digital, o investimento em capacitação e atualização profissional através de esco-las e universidades líderes no mercado é a forma para pas-sar confiança e credibilidade.

A sorte, ah, essa deixa-mos para os outros!

Page 3: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20143 CIDADE

Fundo Social de Solidariedade promove Baile de MáscarasO Fundo Social de Soli-

dariedade da Prefeitura de

Mairiporã realizará, no dia

12 de setembro, a partir das

20h, Baile de Máscaras com o

objetivo de arrecadar fundos

para da festa de Natal das fa-

mílias carentes de Mairiporã.

O evento contará com

animação da Banda El i te

Musical e terá jantar com

sobremesa e bebidas inclu-

sas (cervejas, refrigerantes

e águas). O valor do convite

individual é R$ 50.

O evento acontece no Clu-

be de Campo, localizado na

Alameda Dra. Sinharia, 80.

Mais informações na Secre-

taria de Assistência Social.

Projeto do vereador Essio exige destinação correta de medicamentos vencidos

A Câmara Municipal apro-

vou na sessão ordinária de

terça-feira (12), projeto de lei

do vereador Essio Minozzi Ju-

nior, que institui a Campanha

“Medicamento Vencido - Des-

tino Ambientalmente Correto”

em Mairiporã.

Conforme explica o texto,

a Campanha orientará o re-

colhimento de medicamentos

vencidos e sua devida desti-

nação final. Também fará par-

te da nova Lei a divulgação

e esclarecimento, por parte

do Poder Executivo, da im-

portância ao meio ambiente

do recolhimento correto de

medicamentos vencidos.

Segundo Essio Minozzi,

“os medicamentos quando

descartados incorretamen-

te, contaminam a água e

o solo e podem provocar

reações adversas como

intoxicação de animais e

pessoas”.

Ficará a cargo do Poder

Público informar a popula-

ção, através de campanha,

da necessidade do recolhi-

mento específico dos remé-

dios vencidos, divulgando

esclarecimentos junto às

escolas e universidades e

conscientizando os jovens

da importância de se dar a

destinação adequada a esse

tipo de lixo químico.

Page 4: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20144 CIDADE

Prefeitura amplia e reorganiza coleta seletiva no municípioA Prefeitura Municipal

firmou convênio – através

da Secretaria Municipal do

Meio Ambiente e Turismo

– com a Cooperativa de

Trabalho e Produção de

Recicláveis de Mairiporã

– Cooprema, devidamente

regularizada. A ideia é dar

prosseguimento ao Pro-

grama de Coleta Seletiva

de Resíduos Recicláveis

– PCSR², de acordo com a

Lei de Resíduos Sólidos nº

3266, de 21 de agosto de

2013, além de aumentar o

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição - conforme dados UolHost.

número de muros conscientes,

abrangendo a maioria das es-

colas municipais.

“Trata-se de um conjunto

de ações que utiliza muros

de escolas como Pontos de

Entrega Voluntária - Pevs para

promover a conscientização

ambiental de toda a comuni-

dade escolar e a população

do entorno, estimulando a

separação correta do material

reciclável e dando subsídios

para que a coleta aconteça

de maneira eficaz”, explicou

o prefeito Dr. Márcio Pampuri.

Page 5: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

5

Prefeitura realiza inscrições 1.º Festival Curta Curtíssimo

Estão abertas até o dia

1º de setembro as inscrições

para o 1º Festival Curta Cur-

tíssimo. O evento tem como

objetivo promover o cenário

da produção audiovisual da

cidade e estimular os cinéfi-

los de toda região, além de

oferecer para a população

diversas produções inde-

pendentes. O evento será

realizado em setembro na

Praça da Matriz.

O festival contará com

produções das cidades de

Atibaia, Bragança Paulista,

Bom Jesus dos Perdões,

Caieiras, Joanópolis, Franco

da Rocha, Francisco Morato,

Guarulhos, Jundiaí, Nazaré

Paulista e Piracaia e abran-

gerá todos os gêneros audio-

visuais: ficção, experimental,

documentário e animação.

Cada participante poderá

se inscrever com três produ-

ções com duração máxima

de dois minutos, excluindo

créditos de abertura e crédi-

tos finais.

Os interessados deverão

preencher a ficha de ins-

crição no site http://www.

mairipora.sp.gov.br/ e enviar

via correio ou pessoalmente

para o Departamento de Cul-

tura, localizado na Rua XV de

Novembro, 171 – Centro –

Mairiporã-SP - CEP: 07600-

000, juntamente os seguintes

documentos: comprovante

de residência atualizado no

nome do inscrito, cópia do

filme em arquivo (mov, avi,

wmv, mp4), sinopse e ficha

técnica, além do material de

divulgação (duas fotos do ví-

deo com boa resolução (300

dpi), que deverá ser enviado

para o e-mail curtaoficine@

gmail.com).

O festival irá premiar três

produções e o melhor filme

da oficina municipal de au-

diovisual. O 1º lugar rece-

berá R$ 350,00, o 2º lugar

R$ 250,00, o 3º lugar R$

150,00 e o melhor filme da

oficina municipal de cinema

receberá R$ 250,00.

Page 6: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20146

Casa nova de alto padrão em

condomínio fechado com

documentação OK.

Terreno com 1.500 m2, casa com 4 dor-

mitórios, sendo 4 suítes, sala de estar

com lareira, jantar, escritório.

Belíssimo jardim.

Área de lazer completa.

Aceita permuta de menor valor

em São Paulo.

Aceita financiamento bancário.

Valor: Consulte Renove Imóveis

Page 7: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20147

Oficina de cinema começa nesta segunda, 18

Continuam abertas as inscri-

ções para a segunda etapa das

oficinas de cinema oferecida

pela Oficina Cultural Oswald

de Andrade, em parceria com

a Secretaria do Estado da Cul-

tura e Prefeitura de Mairiporã.

O projeto “Cine(POE)mas” tem

como objetivo proporcionar a ex-

periência de como a partir de um

poema, se pode fazer um filme,

passando por várias etapas. A

oficina teve início em abril com

o módulo Roteiro, coordenado

por Lucas Scandura. Os próxi-

mos módulos serão Produção e

Filmagem aplicados, respectiva-

mente, por Geisla Fernandes e

Sandro Debiazzi.

A oficina metropolitana reali-

zou uma pequena programação

piloto em 2013, que tinha como

proposta que cada cidade par-

ticipante (foram 30) filmasse

uma pequena história ou uma

lenda do próprio município. A

iniciativa resultou em 30 curtas-

-metragens de qualidade. O

curta criado em Mairiporã foi “A

maldição do Padre” exibido na

1ª Mostra de Cinema, realizado

em janeiro.

Para 2014, a proposta é

aprofundar essa experiência

juntando ao fazer um filme,

literatura, poesia, música, com-

posição, produção: pratica/

teoria, filmagem: prática/teoria e

edição, sempre com a condição

de um produto ao final de todas

as atividades.

A oficina tem início em 18 de

agosto no Centro Educacional,

Av. Tabelião Passarella, 850

– 1º andar. Os interessados

poderão comparecer ao De-

partamento de Cultura à Rua

XV de Novembro, 171 (Antigo

Cinema) – Fones (11) 4604-

4791/4419-5446. As inscrições,

gratuitas, vão até dia 15 de

agosto. Participe!

Vôlei adaptado, feminino e caminhada têm inscrições abertas

A prefeitura de Mairiporã,

por meio da secretaria de

Esportes, está abrindo turmas

para as aulas de vôlei femini-

no (turmas de 11 a 14 anos

e a partir de 15 anos), vôlei

adaptado (a partir de 50 anos)

e caminhada.

As aulas de vôlei serão mi-

nistradas no Ginásio Florêncio

Pereira -Sarkisão, às segun-

das-feiras, das 17 às 19 horas

– vôlei feminino, das 19 às

21 horas – vôlei adaptado e

das 21 às 22 horas – aberto à

comunidade. Às sextas-feiras,

das 8h30 às 10 horas acon-

tecem as aulas para o vôlei

feminino, de 11 a 14 anos.

As caminhadas monito-

radas acontecem às terças e

quintas-feiras, das 7h30 às

8h30, no Ginásio Florêncio

Pereira – Sarkisão, com o

acompanhamento do professor

Daniel.

Venham participar de nos-

sas caminhada monitorada

todas as Terças e Quintas fei-

ras das 07:30 as 08:30 aqui no

Ginásio Florêncio Pereira (Sa-

rkisão) com professor Daniel.

As inscrições devem ser

realizadas na secretaria de Es-

portes, localizada no Ginásio

de Esportes Florêncio Pereira,

localizado na Estrada do Rio

Acima, 400, Vila Sabesp. Te-

lefone 4419-2552.

Page 8: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20148

Com o objetivo de sensibili-

zar e conscientizar a população

quanto a importância do consumo

consciente de água, o prefeito de

Mairiporã, Dr. Márcio Pampuri faz

um apelo à população, além de

orientar e pedir a participação de

todos no combate ao desperdício

e no uso racional da água.

DICAS PARA ECONOMI-

Prefeitura pede apoio da população no uso consciente da água

ZAR ÁGUA

No banheiro:

- Mantenha a torneira fechada

enquanto escova os dentes ou

faz a barba;

- Procure tomar banhos de até

cinco minutos;

- Não use a descarga sem

necessidade, nem utilize o vaso

sanitário como lixeira.

Na cozinha:

- Limpe bem os restos de

comida dos pratos e das panelas

antes de lavá-los, ensaboe, e só

abra a torneira para o enxague.

Na lavanderia:

- Deixe a roupa acumular e

lave tudo de uma vez;

- Feche a torneira enquanto

ensaboa e esfrega a roupa no

tanque;

- Utilize a máquina de lavar

somente quando acumular quan-

tidade suficiente para a capacida-

de total dela.

No jardim, no quintal e na

calçada:

- Não lave o carro com man-

gueira. Use um balde e um pano;

- Não use a mangueira para

limpar a calçada e sim uma

vassoura;

- Fique atento aos vazamen-

tos em pias, chuveiros e vasos

sanitários;

- Conserte imediatamente os

vazamentos e fugas d´água, tro-

cando as partes danificadas das

canalizações. Não faça remendos

provisórios.

Page 9: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 20149

Pais de Mairiporã tiveramprogramação especial

Em homenagem ao Dia

dos Pais, a Prefeitura Mu-

nicipal - juntamente com

a Secretaria de Assuntos

Culturais - ofereceu um

final de semana cultural

para os pais mairiporen-

ses, nos dias 9 e 10 de

outubro, no Auditório Fábio

Taneno, do Centro Educa-

cional. No sábado, dia 9,

os pais puderam assistir

gratuitamente à apresenta-

ção da Big Band Municipal

Vale da Música e Convida-

dos (cantora Sheila Alves

e o trombonista Romilson

Bispo Ramos), com o show

“A Lapa”, composto por dez

músicas.

Da mesma forma no

domingo, dia 10 de agosto,

Dia dos Pais, foi a vez do

espetáculo “Mané Gos-

toso”, do famoso grupo

de dança Ballet Stagium,

parte integrante do Circuito

Cultural Paulista, sob a di-

reção de Decio Otero e Má-

rika Gidali. O espetáculo

é genuinamente nacional

e de forte identidade nor-

destina. Ambos os eventos

reuniram mais de 250 pes-

soas que elogiaram muito

as apresentações.

“Nosso objetivo é trazer

cultura e entretenimento

para os nossos cidadãos.

Aos poucos vamos promo-

vendo eventos culturais, a

fim de que a população se

habitue a prestigiar esses

tipos de espetáculos, sem

ter que pagar ou ir a São

Paulo”, disse o prefeito Dr.

Márcio Pampuri presente

aos eventos, acompanha-

do de sua família.

Também marcou pre-

sença nas apresentações,

o secretário de Assuntos

Culturais, Juan Oscar Ou-

chana e esposa.

Page 10: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201410

HORÓSCOPO

ÁRIES - 21.mar a 20.abrAs emoções e a sensibilidade são estimula-das nas relações humanas. É tempo de parti-lhar os sentimentos com as pessoas, mesmo que tudo lhe pareça instável ou caótico.

TOURO - 21.abr a 20.maiMomento de definição no campo do trabalho e das instalações e instrumentos de atuação. Acrescente aquilo que você quer ver fazendo parte de sua atuação profissional.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junMomento de definição no campo amoroso e dos empreendimentos pessoais. Pode não ter acontecido tudo de seu agrado, mas perceba os avanços que foram possíveis.

CÂNCER - 21.jun a 21.julO momento é de definição para os assuntos familiares e de sua residência. Talvez possa construir um pouco mais ao se dispor a dar mais de você ou de seus recursos.

LEÃO - 22.jul a 22.agoA reorganização das rotinas, assim como da comunicação e do pensar, chega no auge. Seja mais pessoal e faça as coisas do seu jeito para extrair todo o potencial positivo.

VIRGEM - 23.ago a 22.setHá algo dos recursos materiais que precisa ser direcionado para sanar dívidas antigas. As conquistas materiais ficam assim direcio-nadas por obrigações.

LIBRA - 23.set a 22.outUm dia particularmente importante, na medida em que, percebendo ou não, está definindo uma atitude diante da vida. De preferência esta atitude deve se alinhar com sua essência.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novMomento em que se pode definir uma supe-ração de problemas e pendências. Faça os esforços necessários para isso acontecer. Principalmente, tenha muita paciência.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezUm dia de atividade social e afetiva, de estar junto às pessoas e participar de ambientes amistosos. Inclusive no caso de dar apoio ou prestar serviço útil para os outros.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janPonto culminante nas definições de trabalho e da profissão. Mas talvez não seja o caso pensar só em você, e sim na contribuição que esteja dando para o ambiente à sua volta. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevBoa satisfação nos estudos e na atividade intelectual ou cultural. Momento de dividir e dis-tribuir o que sabe, divulgando o conhecimento e sendo generoso para com as pessoas.

PEIXES - 20.fev a 20.marOs processos de transformações e regenera-ção agora atingem o seu ápice. Pode ser um momento de crise, ou de alívio, conforme sua atitude mais ou menos desapegada.

O Sol em bom aspecto com a Cabeça do Dragão é indício de mo-tivação para o crescimento pessoal. Mas é preciso um esforço dirigido para ocorrer este crescimento. Não

basta apenas intenção, não basta ape-nas oportunidade. É preciso você unir estes dois aspectos, para poder, então, crescer como pessoa. Aprimorar sua atitude afetiva nos relacionamentos é modo de gerar uma união especial neste momento. Dedique-se às relações que você elegeu viver

CRUZADAS

VARIEDADES

Page 11: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201411 CULTURA

Grace Kelly um mito do cinema de Hollywood

CINEMA

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS

Nas telas do cinema ameri-

cano desfilaram atrizes de

exuberante beleza física. Uma

das mais lindas e elegantes de

Hollywood foi Grace Kelly que

abandonou as telas, após ter

atuado em apenas dez filmes,

vindo à se tornar a Princesa

de Mônaco, por ter contraído

núpcias com o Príncipe Rainier

III (1923-2005).

Grace Kelly era atriz favorita

de Alfred Hitchtkoc que a diri-

giu no célebre filme “Janela In-

discreta”, tendo como “partner”

Ray Milland.

Na carreira da atriz houve

uma passagem interessante.

A MGM propôs para à atriz

que estava com 25 anos, e

na exuberância de sua beleza

facial que interpretasse uma

personagem de 40! Grace não

concordou em fazer o papel

alegando que o estúdio tinha

interesse em valorizar o filme

com uma mulher mais velha,

e recusou o papel. Caiu em

desgraça com os chefões do

estúdio, que decidiram não

mais convida-la à atuar nos

filmes da leonina empresa

cinematográfica.

Entretanto, mesmo sob

pressão, sem receber salário,

considerada persona non gra-

ta, e sob influências negativas

do poderoso estúdio com o

qual mantinha exclusividade,

concorreu ao Oscar, e ganhou

a cobiçada estatueta de ouro.

Posteriormente Grace decla-

rou à amigos, ter sido esta

noite da premiação uma das

mais solitárias de sua vida.

Quando no auge de sua be-

leza física, Grace foi assediada

por astros do cinema, como o

cantor Bing Crosby, por Ray

Milland que estonteado pela

formosura da atriz, quase lar-

gou a família, por ela.

Seu casamento com o Prín-

cipe Rainier III, herdeiro do

trono do Principado de Mônaco

foi um maravilhoso conto de

fadas. Fez dela um mito. Sua

vida pessoal foi enriquecida

por extrema amorosidade do

esposo real.

Grace era de família rica. Não

precisava dos favores da reale-

za, da vida palaciana. Certo é

que Grace não aturava mais as

exigências da excêntrica maqui-

na de Hollywood. Altos salários

não pagam a solidão da fama.

Grace Kelly faleceu em trágico

acidente de carro em 1982, aos

52 anos de idade.

Tarcílio de Souza Barros é crítico de arte e analista de temas culturais

Serviço ao leitor:Livros para consultas:Grace a Princesa de Mô-naco (Leya), de Jeffrey Rubinion.Grace Kelly - A Vida da Princesa de Hollywood (Prata), de Donald Spoto.

Page 12: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201412

Equipe técnica recebe curso de capacitação no ESF Jardim Fernão Dias

Dando continuidade aos cur-sos de capacitação promovidos pela prefeitura aos seus funcio-nários, notadamente àqueles da área da Saúde. No dia 12 de agosto, no Estratégia de Saúde da Família - ESF Fernão Dias, o Grupo de Trabalho Humanização ministrou o curso de “Humani-zação no atendimento” aos mé-dicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do sistema de Saúde municipal.

“Nossa missão é tentar ame-nizar o sofrimento das pessoas, que nos procuram quando estão mais fragilizadas. Portanto, pre-cisamos de todos vocês. Saúde também se faz com generosida-de!” disse o secretário da Saúde, Anderson Aparecido Mendonça.

“O Brasil hoje é referência no tratamento e combate à AIDS,

que teve início no Sistema Único de Saúde, o SUS. Outros países vêm aprender com a gente. É preciso valorizar a urgência e emergência no município. Só conseguimos resultados posi-tivos com a dengue, graças à atuação de vocês. Também con-seguimos reduzir a mortalidade infantil e aumentar a cobertura Pré-Natal na cidade. De maneira geral, temos avançado”, conside-rou o prefeito Dr. Márcio Pampuri.

“Foi muito importante partici-par do curso, que nos preparou para melhor atender ao paciente que nos procura em um momen-to delicado. Sua saúde está em risco e temos que saber como confortá-lo, acalmá-lo e tratá-lo”, declarou Júlio de Souza Rodri-gues, enfermeiro no ESF Fernão Dias.

Page 13: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201413

Estudantes recebem orientação sobre trânsito e fazem passeio educacional

O programa de Educação

para o Trânsito implantado

pela prefeitura, por meio da

Coordenadoria de Segurança

e Mobilidade Urbana, tem pro-

movido diversas ações junto

às crianças e jovens da rede

municipal de ensino, com o

objetivo promover a segurança

no trânsito.

Recentemente foi realizado

um passeio educacional pelo

centro da cidade para demons-

tração aos alunos de como se

comportar no trânsito, assim

como demonstrações referen-

tes à sinalização horizontal e

vertical, cujas atividades fazem

parte integrante do Programa

de Educação para o Trânsito

– Proet.

No primeiro semestre do

ano, 824 alunos da 4ª série, de

14 escolas, somando 32 salas

de aula e 128 aulas dadas,

receberam a orientação sobre

a postura e o comportamen-

to adequado de pedestres e

condutores de veículos. Além

disso, foram feitos passeios

educacionais nas escolas mu-

nicipais Tirsi Anna Gamberinni

e Divina A. Nascimento.

Tais orientações também

estão programadas para serem

ministradas aos 313 alunos, de

11 escolas municipais, o que

corresponde a 60 aulas em

15 salas e, para os 77 alunos

do Ensino de Jovens e Adultos

– Eja, de duas escolas, estão

programadas oito aulas em

duas salas, além de esclareci-

mentos sobre o tema “Pedestre

Cidadão”, com foco na travessia

de pedestres, para os alunos

da E.M. Mufarrege Salomão

Chamma.

O Proet teve início na Se-

mana Nacional do Trânsito

de 2013, com uma palestra

piloto em todas as escolas

do município, tornando-se

atividade oficial nas escolas

a partir deste ano. Portanto,

encerrando as atividades da

comemoração da Semana

Nacional do Trânsito (18 a

25 de setembro), haverá a

primeira formatura dos alu-

nos no Ginásio de Esportes

Florêncio Pereira, no último

dia do evento.

“Houve grande aceitação

do programa por parte dos

professores, que inclusive

revelaram uma mudança po-

sitiva no comportamento dos

alunos com relação à maior

atenção durante as aulas”,

disse o agente de trânsito

Paulo Gentile Mariotti.

Page 14: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201414

Exposição na Urban Arts da Oscar Freire estreia hojeUma das ruas mais famosas

da capital paulista, Oscar

Freire, recebe exposição, até

o próximo 24, que retrata o

amor em cartoon italiano

A mostra “A Valentina de

Korolkovas”, inspirada na

musa de Guido Crepax e no

cartoon italiano da década de

80, estará exposta na Urban

Arts da Oscar Freire, de 15 a

24 de agosto, de segunda a

sexta, das 10h às 19h, e aos

sábados, das 10h às 18h.

Com o ensaio fotográfico as-

sinado por Alex Korolkovas, a

exposição é idealizada a par-

tir de uma história de amor,

com início no final de 1980,

entre o fotógrafo –autor da

mostra, e os quadrinhos do

italiano Guido Crepax.

Sensual e ao mesmo tem-

po frágil e forte, Valentina,

a personagem principal é

personificada pela modelo

Bárbara Nogueira, que pode

ser revelada em uma seleção

com oito imagens.

Quanto: Gratuito

Onde: Urban Arts Oscar

Freire

Rua Oscar Freire, 156

Cerqueira César - Oeste

São Paulo

Quando: De 15 a 24/08

Segundas, Terças, Quartas,

Quintas e Sextas das 10h

às 19h

Sábados das 10h às 18h

TATIARA GUARIENTE

Show do Circuito Cultural Paulista agita Franco da Rocha

A cantora Margareth Me-nezes se apresenta neste sá-bado, 16 de agosto, às 20h30 no Parque Vitória em Franco da Rocha.

O show faz parte do Cir-cuito Cultural Paulista, um programa que visa promover a difusão cultural descentrali-zado, por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em ci-dades do interior e litoral de São Paulo.

O evento tem entrada gra-

tuita. Mais informações (11) 4443-7050, ou atravez do

site http://www.francodarocha.sp.gov.br/.

Page 15: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 GASTRONOMIA

Risoto de queijoIngredientes:

1,5 litros de água fervente

3 tabletes de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de azeite

de oliva

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

3 xícaras (chá) de arroz ar-

bóreo

1 xícara (chá) de vinho branco

seco

2 xícaras (chá) de parmesão

ralado grosso

1 xícara (chá) de requeijão

½ xícara (chá) de salsinha

picada

Modo de preparo:

Dissolva o caldo de legumes

na água fervente. Reserve.

Em uma panela, aqueça o

Frango crocante com molhoIngredientes:3 dentes de alho amassados4 colheres (sopa) de mostrada1 colher (sopa) de vinagre brancoSal a gosto6 filés de peito de frango1 pacote de biscoite água e sal (200g)2 xícaras (chá) de farinha de trigo3 ovos ligeiramente batidosÓleo para fritarMolho1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de cebola picada150g de cogumelos em con-serva200ml de creme de leiteSal a gostoSalsinha picada a gosto

Modo de preparo:Em um recipiente, misture bem o alho, a mostrada, o vi-nagre e o sal. Tempere os filés de frango com essa mistura. Cubra e deixe na geladeira por 2 horas.

azeite e metade da man-

teiga para dourar a cebola.

Acrescente o arroz e frite-

-o. Junte o vinho branco e

deixe evaporar. Aos poucos,

vá acrescentando o caldo

fervente e, mexendo sempre,

deixe cozinhar até que o ar-

roz fique macio.

Junte o parmesão e o requei-

jão e mexa bem. Coloque

a salsinha e o restante da

manteiga, misture e sirva a

seguir.

Flan de goiabaIngredientes:500ml de suco de goiaba1 lata de leite condensado½ xícara (chá) de suco de limão4 claras2 colheres (sopa) de açúcar1 envelope de gelatina sem sabor (12g)4 colheres (sopa) de águaÓleo para untar

Modo de preparo:No liquidificador, coloque o suco de goiaba, o leite con-

densado e o suco de limão. Bata e reserve.Na batedeira, coloque as cla-ras e bata, acrescentando o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de neve.Junte o creme reservado e a gelatina hidratada, conforme as instruções da embalagem. Misture delicadamente. Co-loque em uma forma untada com um fio de óleo e leve para gelar por 4 horas. Desenforme e sirva com calda de goiaba ou de frutas.

Bata os biscoitos no liquidifi-cador ou em um processador para obter uma farofa grossa. Passe cada filé de frango na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, no biscoito triturado, apertando com as mãos para firmar a casquinha.Aqueça o óleo e frite os filés de frango, virando-os de vez em quando, até que fiquem dourados e crocantes. Colo-que sobre papel absorvente e reserve.

Page 16: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201416

Alunos de judô participam de evento de troca de faixa Na noite da sexta-feira,

dia 8 de agosto, 23 alunos,

em sua maioria faixa branca,

participaram de evento de

troca de faixa, com a presença

de pais, familiares e amigos.

Sob a coordenação do

sensei Gilberto Tadeu de

Freitas, o prefeito Dr. Márcio

Pampuri, o secretário de Es-

portes Dayvid Alves e demais

professores fizeram a entrega

das faixas e certificados para

os alunos, enquanto os me-

dalhistas Rafael Bondezan

de Freitas, Gabriel Monteiro,

Daniela Ferreira Dias e Isabel

Regina Bondezan, exibiram

o troféu conquistado pelo

judô feminino no 58º Jogos

Regionais de 2014, em Ca-

raguatatuba, litoral Norte de

São Paulo.

“É sempre bom estar reuni-

do para falar de esporte. Esta-

mos muito orgulhosos pelo de-

sempenho de vocês. Esporte

ajuda a formar cidadãos, a ter

disciplina, solidariedade, etc.

É uma satisfação ter pessoas

como você Gilberto, que faz

um pouco a mais!”, elogiou o

prefeito.

“Agradeço muito o apoio

que temos recebido do senhor

prefeito e do sensei Gilberto.

Nossa participação nos Jogos

Regionais foi uma batalha da

qual trouxemos um resultado

muito positivo, que entrará

para a história da cidade”,

declarou o secretário Alves.

“Não fomos para brincar

e sim para trazer resulta-

dos e trouxemos o vice por

três pontos no feminino. Foi

excepcional!”, considerou

o sensei Gilberto. O evento

aconteceu na Academia de

Judô Pissarra.

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição - conforme dados UolHost.

Page 17: Edicao 15082014 issuu
Page 18: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

18

Quanto Custa?Uma mistura de emoções, transformações no corpo, um teste positivo e pronto! Parabéns, mamãe! Tem alguém chegando para bagunçar as suas

noites e encher a sua vida de amor.

Preparativos, ansiedade, curiosidade e muita felicidade, foram os sentimentos que nos impulsionaram à dedicar a editoria desta semana às futuras

mamães e aos pequeninos que estão por vir.

Com preços variados em nosso comércio local, o Quanto Custa? buscou alguns dos produtos indispensáveis aos primeiros meses de vida e outros

que irão acompanha-los por um longo período em sua bolsa de maternidade.

Saída de maternidadeEste traje pode ser encontrado para meninos ou meninas a partir de R$ 39,90 na Mafessoni Baby, localizada à R. Coronel Fagundes, 149 – Tel: 11 4419- 0477

Kit BerçoEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 133,90 na A Lojinha Nuri, localizada à R. XV de Novembro, 190 – Tel: 11 4604 6432

Kit bolsa maternidade (Mãe e filho)Este produto pode ser encontrado por R$ 165,00 na Lojas Milene, localizada à R. Coronel Fagundes, 169 – Tels: 4419 5818 / 4604 3437

Fraldas descartáveisEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 22,00 (Pacote pequeno) na Rede Farma 100, localizada à Av. Tabelião Passarela, 595 – Tel: 11 4419 3737

BodyEste produto pode ser encontrado em todos os tamanhos e cores variadas a partir de R$ 4,90 na Mafessoni Baby, localizada à R. Coronel Fagundes, 149 – Tel: 11 4419- 0477

TATIARA GUARIENTE

Mantas Este produto pode ser encontrado a partir de R$ 22,00 (Malha) na Fi-lhote de Gente – Confec-ção própria, localizada à R. Ipiranga, 402 – Tel: 11 4604 4568

Page 19: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

19

Page 20: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

20

Participação de produtos importados no consumo nacional é a maior desde 2007

Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a pro-dução da indústria, ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do primeiro trimestre

A participação dos produ-tos importados no consumo nacional, subiu para 21,8% no segundo trimestre do ano. Os números são da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou nesta quinta-feira (14) o Coeficiente de Penetra-ção das Importações.

A fatia dos produtos estran-geiros cresceu 1,2 ponto per-centual em relação ao mesmo período de 2013 e é a maior da série histórica, que começou em 2007.

A confederação informou também que o Coeficiente de Exportação, que mostra a im-portância do mercado externo para a produção da indústria, ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do pri-meiro trimestre.

Para o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Com-petitividade da CNI, Renato da Fonseca, as importações con-tinuam ganhando destaque no mercado interno. O mercado externo, no entanto, não está ganhando importância para as empresas brasileiras. Na ava-liação dele, os coeficientes de Abertura Comercial confirmam a falta de competitividade da indústria nacional que, além da dificuldade para exportar manufaturados, enfrenta a concorrência com os produ-tos estrangeiros no mercado doméstico.

Na indústria de transfor-

mação, o Coeficiente de Ex-portação ficou em 15,5% pelo terceiro trimestre consecutivo. O Coeficiente de Penetração

de Importações atingiu 20,3%, com trajetória de alta. O estudo foi realizado em parceria com a Fundação Centro de Estudos

de Comércio Exterior (Funcex). Na indústria extrativa, o Coefi-ciente de Exportação também ficou estável em 65,1% e o de

Penetração de Importações recuou de 50,1% no primeiro trimestre para 49,9%, informou a CNI.

ECONOMIA

Page 21: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

21

Corrida da Fogueira acontece neste domingo

Os eventos esportivos con-

tinuam neste final de semana.

No sábado (16) acontecem as

partidas pelo campeonato da

Federação Paulista de Futebol.

A partir das 9h, a equipe do

Sport Club Atibaia joga com

o S.C. Corinthians Paulista

pelas categorias Sub 15 e

Sub 17. As disputas serão re-

alizadas no Estádio Municipal

Salvador Russani (Campo do

Alvinópolis).

Ainda no sábado será re-

alizado o VI Torneio Takao

Ono de Beisebol, no Sítio

São Judas Tadeu, localizado

na Rodovia Dom Pedro I, km

60, Bom Jesus dos Perdões.

O campeonato prossegue no

domingo.

Já no domingo (17) a equipe

da A.F.A./SEL Atibaia enfrenta

Itupeva pela Liga Campineira

de Futsal Feminino. O jogo

está marcado para 15h, no

Centro de Esportes e Cultura

“Prefeito Omar Zigaib”, bairro

do Jardim Cerejeiras.

No domingo acontece tam-

bém a Corrida da Fogueira,

tradicional prova de atletismo

organizada pela Prefeitura de

Atibaia, por meio da Secretaria

de Esportes e Lazer. A edição

deste ano contará com provas

de 5km e 10km, divididas em

categorias por idade e sexo.

A largada está marcada para

8h30, na Rua São Bernardo,

bairro do Jardim do Lago,

mesmo local da chegada. Ha-

verá premiação para os três

primeiros colocados e medalha

para todos os participantes que

completarem a prova.

Prefeitura de Atibaia abre inscrições para Concurso PúblicoA Prefeitura abre ins-

crições para concurso pú-

blico a partir da próxima

quarta-feira (13). Há vagas

em mais de 40 áreas de

atuação nos níveis funda-

mental, médio e superior

completos. brasao assina-

tura 640x480 Os salários

variam entre R$ 990,49 e

R$ 9.983,29, dependendo

da vaga pretendida pelo

candidato. A jornada se-

manal de trabalho e os

requisitos exigidos também

variam conforme o cargo.

Também há vagas reser-

vadas para candidatos com

deficiência (exceção das

atribuições que necessitam

de aptidão plena para o

exercício, conforme inciso

II do artigo 38 do Decreto

Federal 3.298/1999). Os

interessados poderão se

inscrever somente no site

da Vunesp ( www.vunesp.

com.br ), fundação respon-

sável pela organização do

concurso, a partir das 10

horas do dia 13 de agosto

de 2014 (quarta-feira).

REGIÃO

Page 22: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 2014

22

Page 23: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201423

“Mairiporã é uma cidade que tem um futuro próspero à nos oferecer”

A entrevista dessa semana foi diferente de todas que já fizemos este ano, desde a nossa “estreia”, em janeiro de 2014. Estu-dante e moradora de Mairiporã, Raiane nos procurou e disse que gostaria de ser entrevistada pelo Folha Opinião.

Aproveitando o ocorrido, nós, deste lado de cá da Redação, não poderíamos deixar de agradecer à vocês, leitores que nos acompanham, nos prestigiam e divulgam as nossas notícias em redes sociais. O meu muito obrigada em nome de toda a equipe!

E é com esse entusiasmo e também com a esperança dos jovens em mudar o mundo, que Raiane Silva nos revela porque ama essa cidade e pensa em nunca deixá-la.

Folha Opinião: Qual a sua

história com Mairiporã?

Raiane: Eu faço todas as ati-

vidades da minha vida aqui,

desde quando me mudei com a

minha família, em meus primei-

ros dias após o nascimento.

Atualmente, eu trabalho em

Terra Petra, estudo na Escola

Estadual Doutor José Roberto

Melchior e vivo com meus pais

e irmãos no bairro Capoavinha.

Você, que sempre estudou

em escola estaduais, o que

acha do ensino público de

Mairiporã?

O nosso ensino é excelente,

com um corpo docente muito

competente, porém ainda

há alunos que não sabem

aproveitar o que as escolas

oferecem. Enquanto não tra-

balhava, eu sempre usufrui

dos cursos extras curricula-

res – Oferecidos por todas

as escolas municipais aos

estudantes que frequentam

as aulas. Há dois anos atrás

praticava futebol.

O que a cidade pode melho-

rar para vocês, jovens?

A cidade precisa investir em

nosso lazer. Se estivermos

ocupados em atividades e es-

paços prazerosos, não vamos

às ruas causar preocupações

aos pais e praticar vandalismo.

Mairiporã é uma cidade que

tem um futuro próspero à nos

oferecer. Aqui eu ficarei e com

certeza formarei a minha famí-

lia, como meus pais e irmãos.

E para finalizarmos, qual

recado você deixa?

Temos o privilégio em sermos

uma das poucas cidades cer-

cadas pelo verde, que hoje

está tão escasso quanto a

água de nosso planeta. Vamos

ocupar mais esses espaços

que possuímos tão próximos

da natureza, incentivar a prá-

tica de esportes ao ar livre

– Tanto para os jovens, como

para os nossos velhinhos.

Vamos criar campeonatos e

atividades, onde esses lugares

possam ser mais bem frequen-

tados por nós.

TATIARA GUARIENTE

ENTREVISTA

Page 24: Edicao 15082014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de agosto de 201424