Edicao 26092014 issuu

24
Mais duas ruas da cidade recebem pavimentação No total, são 26 ruas a se- rem pavimentadas, inicialmen- te, pela Prefeitura de Mairiporã, sendo que destas, 18 já foram concluídas, trazendo mais qualidade de vida e dignidade à população. A rua Yoriko Yokomizo, no Sexta-feira, 26 de setembro de 2014 Jardim Nipon teve, na última semana, as obras de pavimen- tação asfálticas concluídas. Já a rua Hakuji Yokomizo, também no Jardim Nippon, teve uma parte da obra concluída e está atualmente em fase de coloca- ção de tubos em outro trecho. “Palavra Cantada” se apresenta em São Paulo no final de semana do Dia das Crianças Em comemoração aos 20 anos de carreira, os paulis- tanos serão presenteados com o espetáculo “Palavra Cantada Especial 20 Anos”. As apresentações que acon- tecerão nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, às 15h e 18h já têm ingressos à venda. Creche do Jardim Pereira tem 80% de obra concluída Esta em fase de acabamento as obras de construção da nova creche do Jardim Pereira, em Terra Preta, realizadas pela Prefeitura de Mairiporã. Com a comemoração do Dia do Sorvete, 23 de setembro, o Quanto Custa? desta semana falar sobre essa paixão nacional Quanto Custa? Pagina 3 Pagina 18 Pagina 14 Pagina 5

description

paviementação; sorvete; gastronomia; quanto custa; creche; educação; cultura

Transcript of Edicao 26092014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mais duas ruas da cidade recebem pavimentação

No total, são 26 ruas a se-

rem pavimentadas, inicialmen-

te, pela Prefeitura de Mairiporã,

sendo que destas, 18 já foram

concluídas, trazendo mais

qualidade de vida e dignidade

à população.

A rua Yoriko Yokomizo, no

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jardim Nipon teve, na última

semana, as obras de pavimen-

tação asfálticas concluídas. Já

a rua Hakuji Yokomizo, também

no Jardim Nippon, teve uma

parte da obra concluída e está

atualmente em fase de coloca-

ção de tubos em outro trecho.

“Palavra Cantada” se apresenta em São Paulo no final de semana do Dia das Crianças

Em comemoração aos 20 anos de carreira, os paulis-tanos serão presenteados com o espetáculo “Palavra Cantada Especial 20 Anos”. As apresentações que acon-tecerão nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, às 15h e 18h já têm ingressos à venda.

Creche do Jardim Pereira tem 80% de obra concluída

Esta em fase de acabamento as obras de construção da nova creche do Jardim Pereira, em Terra Preta, realizadas pela Prefeitura de Mairiporã.

Com a comemoração

do Dia do Sorvete,

23 de setembro, o

Quanto Custa? desta

semana falar sobre

essa paixão nacional

Quanto Custa?

Pagina 3

Pagina 18

Pagina 14

Pagina 5

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20142

Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06

Av, Tabelião Passarela, 771, cj 2, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000

Redação e publicidade:

4419-4378 / 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]

Reportagem: Tatiara Guariente e Gabriela Bacelar web: Hygor Uyeno Editoração eletrônica: Camila Oliveira

Colaboradores: Éssio Minozzi Júnior, Lucas Goulart, Marisa Motta Cardone e Tarcílio de Souza Barrros.Editor: Maurício Araújo

Demi Getschko, do Observatório da Imprensa

CITAÇÃO DA SEMANA“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.”

Charles Chaplin, foi um ator e diretor inglês.

A baixa qualidade do ensino compromete possibilidades de sucesso na vida de nossas crianças e jovens. Também por isso torna-se necessário cobrar dos responsáveis pela educação básica, padrão de qualidade do ensino ofertado. Responsabilizá-los como se faz quando não cumpre com as prerrogativas da Lei de Responsabilidade Fiscal [Lei 101/2000].

O PNE – Plano Nacional de Educação estabelece como estratégia criar uma Lei de Responsabilidade Educacional a fim de assegurar em cada sistema e rede de ensino qua-lidade a ser aferida pelo pro-cesso de metas definidas por institutos oficiais de avaliação educacionais. Hoje dispomos do IDEB – Índice de Desenvol-vimento do Ensino Básico para os ciclos inicial e final do ensino fundamental e para o ensino médio e a ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização para os 3º anos do fundamental.

Ao governante municipal compete a oferta eficiente da educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental [1º ao 5º ano]. Significando que apenas gastar o percentual mínimo dos recursos vincula-dos sem garantir padrão de qualidade é gastar mal. Lesão aos princípios da finalidade e eficiência, diz Dimas Ramalho,

Responsabilidade Educacional

conselheiro do Tribunal de Contas.

Por óbvio a nova lei vincu-lará a obrigatoriedade cons-titucional que estabelece ao município comprometer no mínimo 25% dos recursos na manutenção e desenvolvimen-to do ensino [art. 212 da CF] com a garantia de padrão de qualidade [VII, art.206 da CF].

A meta 20 do PNE trata de ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no quinto [5º] ano de vigência do PNE [2019], no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio [2024].

Nesse sentido a lógica do plano: aumentar os recursos, mas garantir a eficiência da gestão educacional. Daí a vinculação da capacidade de atendimento e do esforço fis-cal do município, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade.

Um avanço comparado com o plano do decênio anterior. Metas não cumpridas não trouxe consequência aos go-vernantes daquele período prejudicando aquelas gerações de estudantes.

LEGISLATIVO

ESSIO MINOZZI

Essio Minozzi Junior, professor, vere-ador e presidente da Câmara Municipal de Mairiporã

Há um princípio inescapá-vel, uma espécie de “maktub” tecnológico, que nos mostra, historicamente, que “tudo o que pode ser feito, num deter-minado momento, acaba sen-do feito”. Eletrônica embarcada tornou-se hoje a solução mais simples, flexível e barata para o controle de qualquer dispo-sitivo doméstico. E ubíqua: temos processador eletrônico embutido em praticamente tudo: na geladeira, no televisor, no ar condicionado, no painel do automóvel, no relógio.

Esses equipamentos, pelo fato de serem controlados por algum programa rodando no processador, tem agora a pos-sibilidade de serem “ativos”. Ao adicionarmos acesso remoto sem fio para “conversarmos” com eles de forma simples e barata (e, por que não, usando a própria internet), não esta-remos longe de concluir que, afinal, eles podem também começar a “falar” entre si. Se esses dispositivos podem falar, acabarão certamente por falar entre si. Maktub.

Outra evolução interessan-te: objetos de menor valor e mesmo descartáveis podem

usar RFID, etiquetas digitais le-gíveis via rádio a certa distância. Isso permite que dispositivos tenham uma forma muito sim-ples de perceber o mundo ao seu redor.

Juntando-se os fatos, pode-se imaginar uma predisposição a que emerja desse cenário uma “consciência das coisas” e que estejamos entregando a elas, de alguma forma, cada vez mais controle e dados de nossa própria vida.

Pedido de socorroMuito conforto pode advir

quando nossos servidores ele-tromecânicos compartilham do que sabem e procuram agir para nosso bem. Porém, há sempre o outro lado da moeda.

Iniciemos pelo lado positivo. Se nossa geladeira, por exem-plo, possuir formas de conhecer o que nela está guardado (com RFID) e souber de nossas pre-ferências, ou do que necessi-tamos, pode nos avisar se um produto importante está em falta, ou prestes a perder a validade.

Mais que isso, pode, usando a internet, pedir automaticamente a algum fornecedor que reponha o estoque. Dispositivos vestíveis como relógios e óculos podem monitorar nosso estado de saú-de e repassar qualquer novidade ao nosso médico. Automóveis inteligentes já conversam para negociar ultrapassagens, esco-

As novas coisas lher rotas e saber quando um semáforo irá fechar.

Imaginemos agora esse “ad-mirável mundo novo”: enquanto estou fora de casa, meu relógio notou que hoje é meu aniver-sário e, para me fazer uma surpresa, avisou à geladeira e aos meus amigos próximos. A geladeira apressou-se em rea-bastecer o estoque de cervejas e encomendou meu bolo prefe-rido, de nozes. O carro estacio-na, após avisar à garagem que cheguei e, lógico, o elevador já está esperando no andar certo. Entro e surpreendo-me com os amigos todos me cumprimen-tando, enquanto o aparelho de som dispara um “parabéns a você...”

Mas a informação “vazou”! “Amigos do alheio” souberam e, de posse do código do pré-dio, entraram e estão agora “convocando” a todos que se amontoem no banheiro, en-quanto fazem uma “limpeza” do apartamento. Ainda consigo ouvir o equipamento de som pedindo por socorro ao notar que está sendo indevidamente desligado!

Sonho? Pesadelo? Aguar-demos…

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20143 CIDADE

Mais duas ruas da cidade recebem pavimentação

No total, são 26 ruas a serem

pavimentadas, inicialmente,

pela Prefeitura de Mairiporã,

sendo que destas, 18 já foram

concluídas, trazendo mais

qualidade de vida e dignidade

à população.

A rua Yoriko Yokomizo, no

Jardim Nipon teve, na última

semana, as obras de pavimen-

tação asfálticas concluídas. Já

a rua Hakuji Yokomizo, também

no Jardim Nippon, teve uma

parte da obra concluída e está

atualmente em fase de coloca-

ção de tubos em outro trecho.

Antônio José Moreira, mo-

rador do bairro Jardim Nipon,

destacou que “com o asfaltou

melhorou tudo, a valorização

do imóvel, a locomoção e prin-

cipalmente a saúde, antes era

muito pó. Agora para ficar mais

bonito vou fazer minha calçada.

Agradeço o prefeito Dr. Márcio

Pampuri por essa melhoria re-

alizada no bairro”, disse.

Mesma opinião comparti-

lhada por Daniel da Silva, que

mora há 13 anos no bairro,

“Tenho problemas de saúde e

com o pó só piora. Agora com

o asfalto vai melhorar a quali-

dade de vida. Nós moradores

agradecemos o prefeito por

essa obra realizada no bairro”,

concluiu.

Atualmente as obras estão

sendo executadas nas ruas

Faustino Gomes Pedroso, no

Sítio dos Pedrosos e Maurilio

de Souza de Oliveira, no Jar-

dim Pereira.

Além dessas ruas, outras

18 já foram beneficiadas com

a pavimentação asfáltica,

obra que garante mais saúde,

conforto e qualidade de vida.

Entre as ruas já pavimenta-

das estão: Augusto Carvalho

dos Anjos, no jardim Lúcia I;

Antônio Rodrigues da Silva,

na Vila Machado; Alvares de

Azevedo, no Jardim Oliveira;

Júlio Ribeiro, Raul Pompéia,

Mário de Andrade e Montei-

ro Lobato, no Jardim Lúcia;

Caimã e Itaporã e o reca-

peamento do trecho da rua

Kênia, no Parque Cabreúva;

trechos da rua Nelson Fran-

cisco de Almeida, no bairro

Jardim Gibeon; Jesuíno F da

Silva, no Jardim Samambaia

1; Avenida das Rosas, no

bairro Mil Flores; Estrada

do Saboó; Caminho Quatro,

no Jardim Flor de Bragança;

Rua Quatro (Manuel Bandei-

ra), no Jardim Gibeon; Estra-

da dos Moraes no loteamento

Jardim da Serra e trecho no

Parque Suiço.

As próximas ruas a recebe-

rem a benfeitoria são: Clarice

Pereira de Andrade, no Jardim

Pereira; Reinaldo Sanches, no

Jardim Gibeon e os trechos

das ruas José Miranda Filho,

no São José; Estrada Jardim

da Serra e Maria Eugênia.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20144

Ação preventiva da USF Fernão Dias atrai crianças do bairro

A prefeitura realizou na

última semana, uma ação de

prevenção e tratamento de

pediculose, vermifugação,

levantamento de carteirinha

de vacinação, tracoma e um

teatro educativo para orienta-

ção de cuidado e prevenção

de piolhos, junto às crianças

do Centro de Convivência

da Criança e Adolescente –

CCCA Jd. Fernão Dias.

O evento ocorreu no último

dia 23, terça-feira, na Unida-

de de Saúde da Família Fernão

Dias realizou, em parceria com

a Vigilância em Saúde, sob a

coordenação da enfermeira

responsável pela unidade, Mary

Maysa Oishi.

“A ação foi um sucesso, pois

contamos com a participação

de muitas crianças, acom-

panhadas de seus pais, que

vão multiplicar as informações

obtidas naquela unidade de

Saúde”, disse a secretária de

Assistência Social, Lúcia Naf.

SAÚDE

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

5

Creche do Jardim Pereira tem 80% de obra concluída

Esta em fase de acabamento

as obras de construção da nova

creche do Jardim Pereira, em

Terra Preta, realizadas pela

Prefeitura de Mairiporã.

A unidade escolar, que tem

80% de obra concluída, terá ca-

pacidade para atender cerca de

120 crianças de 0 a 3 anos. A

unidade será ampla e arejada e

contará com sala de atividades,

espaço para alimentação/ama-

mentação, berçário, brinque-

doteca, fraldário e playground.

Os alunos da unidade terão

refeições diárias, além de todo

acompanhamento pedagógico

necessário.

“Temos muitas crianças que

precisam de vagas em cre-

ches. Essa creche será muito

importante para as mães de

Terra Preta”, disse Selma Reis,

que mora há 15 anos no bairro

Jardim Pereira.

Segundo o prefeito, Dr. Már-

cio Pampuri, além dessa uni-

dade educacional que está

em fase final de construção há

previsão para a construção de

mais três unidades por meio de

convênio junto ao Ministério da

Educação - Programa Proinfân-

cia e outras duas pelo programa

Creche Escola do Governo do

Estado. “Com esses investi-

mentos conseguiremos atender

a demanda”, explicou o prefeito.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20146

Casa nova de alto padrão em

condomínio fechado com

documentação OK.

Terreno com 1.500 m2, casa com 4 dor-

mitórios, sendo 4 suítes, sala de estar

com lareira, jantar, escritório.

Belíssimo jardim.

Área de lazer completa.

Aceita permuta de menor valor

em São Paulo.

Aceita financiamento bancário.

Valor: Consulte Renove Imóveis

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20147

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição

conforme dados UolHost.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20148

Na última sexta-feira, dia

19 de outubro, o prefeito Dr.

Márcio Pampuri esteve super-

visionando as obras de concre-

tagem da Rua Um e trecho da

Rua Dois, no Jardim Augusto

Coimbra.

Na ocasião, o prefeito este-

ve conversando com morado-

res que aprovaram a iniciativa.

“Por dois anos estivemos

insistindo na realização de

calçamento aqui da rua. Ago-

ra estamos felizes, pois vai

melhorar o acesso de carros e

pedestres, além do aspecto de

limpeza do ambiente em geral.

Isso valoriza nossas casas”,

disse Wilson José da Silva,

40, morador da Rua Dois há

seis anos.

“Hoje estou com o coração

palpitando, o serviço é de

primeira, os moradores estão

achando ótimo! É uma satis-

fação ver a realização de uma

luta de anos pelo calçamento

dessas ruas”, disse Divino de

Souza, 63, acompanhado de

sua esposa dona Neide Maria

Máximo de Souza, moradores

há nove anos da Rua Um.

“Nosso objetivo é levar

qualidade de vida ao maior nú-

mero possível de munícipes”,

disse o prefeito, Dr. Márcio

Pampuri.

Ruas do Jardim Augusto Coimbra receberam pavimentação

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 20149

Agentes de Trânsito recebem capacitação Como parte das comemora-

ções da Semana Nacional de

Trânsito, sob o tema ‘Cidade

para as pessoas – Proteção

e prioridade ao pedestre’, na

terça-feira, 23, os agentes,

fiscalizadores e orientadores

de trânsito participaram de

um curso de capacitação

ministrado pelo cabo Tiago

Rodrigues e 1º tenente San-

ches do Batalhão de Trânsito

da Polícia Militar.

O curso que foi realizado

na Sala de Formação do

Centro Educacional e teve

como objetivo, além da atu-

alização dos profissionais,

proporcionar aos agentes uma

formação adequada no desen-

volvimento de suas atividades,

abordou intervenções viárias,

legislação, aspectos legais e

institucionais do agente, trei-

namento nas ações básicas

de operação, entre outros.

Para o prefeito Dr. Márcio

Pampuri, “o curso de capa-

citação dos agentes qualifica

a atividade do profissional de

trânsito. O nosso objetivo é ca-

pacitar os agentes ainda mais,

para melhorar os serviços

prestados à população”, disse.

Reunião trata sobre a pavimentação Estrada Jardim da SerraO prefeito Dr. Márcio Pam-

puri esteve reunido com mo-

radores da Estrada Jardim

da Serra, no Barreiro, no

último sábado, para falar da

pavimentação de trecho da

referida via e ouvir as neces-

sidades daquela comunida-

de. Também se fez presente

na reunião, o presidente da

Câmara Municipal, professor

Essio Minozzi Júnior.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201410

HORÓSCOPO

ÁRIES - 21.mar a 20.abrEmpreendimentos e ações criativas ganham força. Procure verter mais de você para o mundo. Seus amores são o centro de aconte-cimentos. É tempo de transbordar os limites.

TOURO - 21.abr a 20.maiO passado fica mais distante e um novo potencial emerge cada dia com mais força. A situação família se renova de modo benéfico e rápido. Você se assenta em novas bases.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junAs portas se abrem para sua participação social ampla, humanitária e positiva. Suas aspirações se realizam com facilidade. Os projetos de futuro modificam seu cotidiano.

CÂNCER - 21.jun a 21.julMomento muito favorável para os planos pro-fissionais ganharem forma concreta. Certos projetos revertem em ganhos financeiros ex-pressivos. Limites materiais serão ampliados.

LEÃO - 22.jul a 22.agoVocê encontra uma direção importante, que norteará o desenvolvimento pessoal. Aspira-ções ganham força rapidamente. Sua própria pessoa transbordará antigos limites.

VIRGEM - 23.ago a 22.setVocê se liberta de muita coisa do passado. Um novo futuro se abre com força, levando-o a novos encontros e aspirações. O que era obstáculo agora se tornar ponto de partida.

LIBRA - 23.set a 22.outAs parcerias se formam em torno de interesses em grupo. Facilidade para se associar em torno de temas humanitários. As relações sociais ultrapassam sua antiga circunscrição.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novMomento especial no trabalho, em que muito de suas criações virão compor nova direção de atuação. Sua carreira precisará ser renovada, transbordando as estruturas antigas.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezMomento especial para o amor. Os sentimen-tos antes fragmentados passam a compor uma direção forte e positiva para o relacionamento. Colabore para formar essa atitude.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janÉ tempo de fortalecer motivações e anseios que brotam do fundo de sua alma, colocando--os como ponto de avanço. As parcerias precisam ser remodeladas em profundidade. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevAs relações pessoais e em parceria passam por uma revolução renovadora. É tempo de abrir-se a novas possibilidades. Novos desejos quanto ao modo de participar e contribuir.

PEIXES - 20.fev a 20.marTrabalhar e ganhar dinheiro ficam mais fácil a partir de agora. Há um espírito benévolo de renovação nestes assuntos. Mas, para isso, é preciso começar a trabalhar de verdade.

O tempo das aspirações transbordar os limites convencionados e crescerem para além do que antes estava esta-belecido. O aspecto é exato hoje, mas repercute desde há um mês e o faz ainda

com força até o final de outubro. O que era quadratura na Grande Cruz, em abril, portanto travamento, desestrutura e beco sem saída, agora é liberação de um novo futuro possível. Seus efeitos abrangem redimensionar as aspirações existenciais e espirituais de agora em diante

CRUZADAS

VARIEDADES

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201411

Consagração musical da Philharmonia Orchestra com o regente Vladimir Ashkenazy como regente e Nelson Freire ao piano em sublime recital da música erudita

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS

Renovado em seus propósi-

tos de apresentar os mais bri-

lhantes Concertos de Música

Erudita na elegante sala São

Paulo o Mozarteum Brasileiro

trouxe ao Brasil a Philharmonia

Orchestra, sediada no Royal

Festival, em Londres. Consi-

derada uma das mais impor-

tantes orquestras do mundo se

apresentou ao público paulis-

tano tendo na regência o russo

Vladimir Ashkenazy e Nelson

Freire ao piano. Esta orquestra

foi fundada em Londres em

1945 ao fim da segunda guerra

mundial sendo reputada como

“a melhor orquestra nacional

inglesa”.

Sabine Lovatelli a presi-

dente do Mozarteum Brasi-

leiro declarou ser motivo de

orgulho oferecer ao público

brasileiro grandes nomes da

música erudita internacional

em um mesmo concerto. Vla-

dimir Ashkenazy é o lendário

maestro e pianista russo que

regeu grandes orquestras

internacionais; Nelson Freire,

convidado especial para às

apresentações no Brasil, é

considerado um dos maiores

pianistas no cenário da música

erudita. O músico brasileiro

está comemorando 65 anos de

carreira e 70 de vida.

Na noite de estreia o

público ouviu The Lark Ascen-

ding (A Cotovia Ascendente),

baseada no poema de George

Meredith uma obra minimalista

do compositor inglês Ral-

ph Vaughan Williams (1872-

1958), com Esther Yoo ao

violino. Vaughan que estilizou

elementos folclóricos que es-

tudou durante muitos anos nas

regiões rurais da Inglaterra, foi

despertado pelo Impressionis-

mo. Sabe empregar artes po-

lifônicas como nenhuma outra

figura da Renascença musical

inglesa. Sua música expressa

sensível Romantismo, possui

fascinante cadência, e os sons

melódicos nos encaminham

para a lúdica natureza. Esther

Tarcílio de Souza Barros é crítico de arte e analista de temas culturais

ESPECIAL Yoo ao violino arrebata o ouvin-

te numa incrível interpretação.

Talentosa, pensa em cada

nota. Artista elegantemente

vestida, bela tanto quanto à

música de Vaughan Williams.

Não há ouvinte que não

se encante com o Concerto

nº 5 para piano em Mi Bemol

Maior, op.73 “O Imperador”, de

Ludwig van Beethoven (1770-

1827). Beethoven ao lado de

Miguel Angêlo são considera-

dos as personalidades mais

poderosas da história da arte.

Os críticos sempre indagam

ser Beethoven um românti-

co. Os franceses sentem-no

assim, outros entendem-no

como clássico. Basta ouvir os

grandes Concertos para Piano

e Orquestra para o considerar-

mos o pináculo da música.

Este Concerto possui

fascínio por seu movimen-

to cadenciado e notável no

brilhantismo do Allegro, per-

passado no Adagio um poco

mosso. Uma suave sonoridade

é sentida no ar, aurida pela

magistral simbiose, Nelson

Freire ao piano e orquestra,

esta em nenhum momento se

sobrepõe ao exímio solista.

O executante sabe captar as

intrigantes nuances da obra

beethoviana. Possui extensa

prática nos movimentos de

suas preciosas mãos, e o

resultado final é o encanto do

ouvinte. Ao final deste Concer-

to Nelson Freire foi ovacionado

de pé pela platéia que pedia

um bis. Acedeu ao pedido do

público e executou ao piano

àquele momento musical que

reputamos o mais belo da

noite, foi ouvida a Melodia da

Ópera Orfeu, de Gluck!

Finlândia! Suas melancó-

licas e frias paisagens. Neste

ambiente nasceu Jean Sibelius

(1865-1957). O compositor

finlândes obteve sucesso in-

ternacional por seus afrescos

musicais, de natureza épica.

A Sinfonia nº 5, em mi bemol

maior, op. 82, ocupa hoje um

lugar junto às Sinfonias de

Brahms. Uma obra de grande

feitura romântica. O segundo

movimento Andante mosso,

quasi allegretto é uma elegia

à vida, pois transporta a frieza

da paisagem à música. Su-

blime pizzicato é ouvido pelo

constante trabalho das cordas

enevoando a música.

Envolvida em esplendor

nos primeiros movimentos,

converge para um doloroso e

pungente final.

No que tange a Philarmo-

nia Orchestra regida à perfei-

ção por Vladimir Ashkenazy,

um talentoso maestro, conciso

no gestual, com intima relação

com os músicos, podemos

afirmar que segue a linhagem

real das grandes orquestras

inglesas. Foi no momento final

ao executar a Sinfonia nº 5

de Sibelius é que a orquestra

mostrou seu pungente “vibra-

to”, bem no estilo das orques-

tras alemãs.

Ao termino da audição o

público hipnotizado pela en-

cantadora performance pror-

rompeu em longos aplausos,

e pedidos de bis, empolgado

pela estupenda qualidade

musical ouvida.

Serviço:Philharmonia OrchestraVladimir Ashkenazy - RegenteNelson Freire - PianoEsther Yoo - ViolinoConcerto realizado na sala São Paulo sob auspícios do Mozarteum Brasileiro.Avaliação: Excelente.Próximo Concerto:Orchester Der KalngverwaltungEnoch Zu Guttenberg - Re-genteStefan Stroissing - piano.30 setembro / 01 outubroSala São Paulo

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201412

Apresentações do projeto IntegrArte e Circuito Cultural Paulista acontecem neste fim de semana

No sábado, dia 27 de se-

tembro, acontece na Praça da

Matriz, das 14h às 19h, a 6ª

edição do projeto IntegrArte.

O evento contará coma

apresentação da Orquestra

Municipal, Projeto Dois no

Choro e peça teatral, ‘Contos

de todas as cores’, além das

exposições ‘Poema Ilustra-

do’, de Betto Souza; ‘Arte

do Lixo Eletrônico’, de Naná

Hayne; ‘Arte e Decoração’, de

Kaêmoá, ‘Fotografia’ de Hum-

berto Mülller e ‘Fotografia’, de

Marina Lima.

O IntegrArte que tem como

objetivo democratizar a cultu-

ra na cidade e oferecer para

a população diversas ativi-

dades artísticas e culturais

seleciona projetos através

de credenciamento no site

http://culturamairipora.blos-

pot.com.br

Espetáculo musical Alá-

fia

Já no domingo, 28, a partir

das 19h, a cidade recebe a

apresentação do espetáculo

musical Aláfia, Promovido

pela Secretaria de Assuntos

Culturais, o evento faz parte

do Circuito Cultural Paulista.

Desde 2011, quando o

bando Aláfia esquentava afi-

nidades em uma temporada

de shows no centro de São

Paulo, a fala da rua, o frescor

dos encontros e o contato

profundo com a ancestra-

l idade afro-brasileira são

aspectos fundamentais nas

criações do grupo.

Urbana, Aláfia está nas

quebradas, Augusta ou Vila

Madalena. Está nas quer-

messes, saraus, terreiros e

salões. Atento à luta, o bando

pertence à cidade em transe,

Aláfia está em punga.

Ao registrar o encontro em

disco, Aláfia (YB, 2013) soma

à imensa massa sonora do

bando a estética do sample,

incorporando elementos que

vão da palma ao clap, do

disco de 78 rpm ao rap, do

quarteto de cordas à progra-

mação eletrônica, da rima

improvisada ao Oriki iorubá.

Aláfia é música de Roda

e celebra isso com as parti-

cipações de Lews Barbosa,

Lurdez da Luz, Raphão Alla-

fin, Luciana Oliveira, Rafa

Barreto, Akins Kintê, Quarteto

Alma Negra e Karla da Silva.

Como sugere a capa, Aláfia

é disco pop. Como pipoca,

Aláfia é explosão, oferenda e

ritual. Da batucada ao baile

funk. Aláfia (2013) é disco

para ouvir em alto volume e

com o encarte na mão, absor-

vendo a lírica sofisticada des-

ta literatura de aliterações.

Em setembro de 2013, lan-

çou o álbum de estreia com

primeiro show esgotado na

choperia do SESC Pompéia.

A partir de então se apresen-

taram em eventos importan-

tes, como no Vale do Anhan-

gabaú na comemoração do

dia da Consciência Negra; na

abertura da Mostra Cultural

da Cooperifa; no Festival da

Alta Mogiana (FAM); no Fes-

tival João Rock em Ribeirão

Preto; no projeto Conexão

SP; na Mostra Cultural da

Favela Monte Azul (SP), além

de CEUs e SESCs.

A música “Em Punga” inte-

gra a coletânea New Sounds

da revista Songlines (UK),e

no fim de 2013 realizaram seu

primeiro show internacional

na Plaza de la Revolución em

Havana, Cuba.

Iniciaram o ano de 2014

com uma agenda intensa,

com apresentações em diver-

sas casas da cidade de São

Paulo, além de participação

em grandes festivais como

a comemoração dos 460

anos de São Paulo no palco

da Zona Leste (Parque do

Carmo), e no palco da Globo,

no Parque do Ibirapuera; na

Virada Cultural de São Paulo

(Palco Casper Líbero); na

Virada Cultural do Estado em

Araraquara; na Feira do Livro

em Ribeirão Preto; no Festival

Hip Hop: Literatura, Memória

e Oralidade (Galeria Olido),

no projeto Som na Faixa (C.C.

Rio Verde).

Apresentaram-se pela pri-

meira vez no Rio de Janeiro

em fevereiro, no Festival Ve-

raneio no Oi Futuro Ipanema.

A música ‘Mais Tarde’ entrou

na trilha sonora do Game da

Eletronic Arts “Fifa World Cup

2014”.

Em maio, a banda lançou o

novo single “Quintal” na Inter-

net acompanhado do primeiro

videoclipe, com mais de 4000

views em 2 dias. Ainda esse

ano preparam o lançamento

de LP.

Na televisão, já passaram

pelos programas Cultura Li-

vre, Metrópolis, além do web

show Showlivre.

Vale a pena prestigiar! En-

trada gratuita!

CULTURA

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201413

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201414 FESTIVAL

“Palavra Cantada” se apresenta em São Paulo no final de semana do Dia das Crianças

Os músicos, que agradam

desde os papais até os peque-

ninos, farão quatro shows no

segundo final de semana do

mês de outubro

Em comemoração aos 20

anos de carreira, os paulista-

nos serão presenteados com

o espetáculo “Palavra Cantada

Especial 20 Anos”. As apre-

sentações que acontecerão

nos dias 11 e 12 de outubro,

sábado e domingo, às 15h e

18h já têm ingressos à venda.

Estes variam de R$100,00 a

R$ 180,00 e para os clientes

do HSBC há 25% de desconto

na compra.

Vale lembrar que “Palavra

Cantada” foi criada pelos

músicos Paulo Tatit e Sandra

Peres, em 1994 e desde então

vem cativando uma legião de

fãs.

No site da dupla, www.

palavracantada.com.br os

internautas podem acessar a

agenda dos próximos shows,

além de assistir alguns vide-

oclipes e baixar o aplicativo.

TATIARA GUARIENTE

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição - conforme dados UolHost.

Quando: Dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo – 15h e 18hOnde: HSBCRua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo AntônioTel: 11 5646 2120Quanto: De R$ 100,00 a R$180,0025% de desconto para os clientes HSBC

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

15 GASTRONOMIA

Macarrão gratinadoIngredientes:1 pacote (1/2 Kg) de macar-

rão parafuso

2 tabletes de caldo de ga-

linha

3 copos americanos de leite

3 colheres (sopa) de farinha

de trigo

3 colheres (sopa) de man-

teiga

1 cebola picada

3 colheres (sopa) de queijo

parmesão ralado

300g de queijo prato, sendo

100g cortado em cubos e o

restante ralado

Modo de preparo:Cozinhe o macarrão em

bastante água fervente com

os tabletes de caldo. Para o

Salada de repolho à moda americanaIngredientes:

½ repolho

2 cenouras

2 talos de salsão

1 xícara (chá) de nozes

picadas (opcional)

Molho:

1 xícara (chá) de maionese

4 colheres (chá) de leite

Suco de 1 limão pequeno

Cheiro-verde picado a gos-

to

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Pique o repolho o mais fino

possível, desprezando o talo,

cubra com água quente e

deixe por 5 minutos.

Passe o repolho para uma

peneira e escorra bem, aper-

tando com as mãos. Rale as

cenouras e pique o salsão em

tiras. Junte os ingredientes

preparados e as nozes pica-

das (se for usá-las) em um

tigela e misture bem. Numa

molho, misture o leite com a

farinha de trigo, passe pela

peneira e reserve. Depois

leve ao fogo a manteiga e fri-

te a cebola. Em fogo brando,

adicione o leite e continue

cozinhando até engrossar.

Tire do fogo, adicione o quei-

jo parmesão ralado e o queijo

prato ralado. Preaqueça o

forno. Escorra o macarrão

e arrume em uma assadeira

refratária untada. Espalhe o

molho por cima, distribuin-

do bem, e polvilhe com um

pouco de queijo ralado. En-

feite com os cubos de queijo

prato. Coloque no forno para

aquecer e gratinar a superfí-

cie. Sirva em seguida.

Ingredientes:2 xícaras (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermen-to em pó½ xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de geleia de abacaxi4 ovos1 xícara (chá) de suco de abacaxi (comprado pronto)Margarina e farinha de trigo para untarChantili ou sorvete de aba-caxi (comprados prontos) para acompanhar

Modo de fazer:Em uma tigela, peneire a

farinha junto com o fer-mento e reserve. Bata no liquidificador o açúcar, a geleia, os ovos e o suco e despeje sobre os in-gredientes secos. Misture tudo muito bem e passe a massa para uma fôrma com buraco no meio, un-tada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido por uns 30 minutos, ou até que o bolo esteja firme ao toque. Retire-o do forno e deixe amornar para desen-formar. Sirva com o chan-tili ou sorvete. Se quiser, acompanhe com rodelas de abacaxi em calda.

Bolo rápido de abacaxi

tigelinha, para o molho,

misture a maionese, o leite,

o suco de limão, cheiro-ver-

de, sal e pimenta a gosto

e bata bem com um garfo.

Regue os vegetais com

este molho e mexa com

dois grafos para distribuí-lo

por igual. Tampe a tigela e

deixe-a na geladeira por

algum tempo, para que o

tempero seja bem absor-

vido.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201416

Prefeitura conclui importantes obras de infraestruturas no Jardim Oliveira

A Prefeitura de Mairiporã realizou importantes obras de infraestruturas na rua Álvares de Azevedo, no bairro Jardim Oliveira. Além da construção de um muro de contenção, de aproximadamente 220m3, para evitar deslizamentos e garantir a segurança dos moradores, pedestres e ve-ículos, também foram reali-zados serviços de drenagem, aterro, compactação e uma escadaria hidráulica para re-duzir a velocidade da água e

o asfaltamento da via que foi concluído na última semana.

Segundo a secretária de obras da prefeitura, engenhei-ra Ticiane D’Alóia, “o muro de contenção teve que ser construído, antes da pavimen-tação, devido a uma enorme erosão que havia no local por falta de drenagem. Além do muro, utilizando gabiões, um sistema sustentável e ecolo-gicamente correto, também foram colocados tubos para a drenagem das águas pluviais.

São obras que não aparecem, mas são importantes para garantir a qualidade e dura-bilidade do asfalto. Isso tem sido uma prática constante da atual gestão.

“Essa rua tem um fluxo muito intenso de carros que agora poderão trafegar tran-quilamente. O asfalto ficou excelente e trará muitos be-nefícios para os moradores do bairro”, disse Elisângela Gomes Souza que mora há 2 anos no bairro.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

18

Quanto Custa?E como essa semana despertou mais florida com a chegada da Primavera e deliciosa com a comemoração do Dia do Sorvete, no último 23, o Quanto Custa? dessa semana aproveitou a deixa e dedicou esse espaço aos “sorvetólogos” de plantão.Dentre as inúmeras histórias que contam sobre a origem do sorvete, uma das mais comentadas é de um imperador romano que teria mandando trazer neve e gelo das montanhas para misturar com frutas e assim criou essa maravilha.Acompanhado de calda, bolo ou até mesmo refrigerante – O chamado Vaca Preta, o importante mesmo é se refrescar e brindar o verão que está por vir com uma deliciosa taça de sobremesa.

TATIARA GUARIENTE

PicoléEste produto pode ser encontrado por R$ 0,75 unidade (Caixa com 20 picolés) na Sorvetes Frimoni, localizada à R. Motomo Maeda, 37 – Tel: 11 4604 2533

Taças para servirEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 15,50 (Jogo com 6 unidades) na Lider, localizada à Av. Tabelião Passarela, 250 – Tels: 11 4604 3125 / 4445

Pegador de sorveteEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 4,50 na Lider, loca-lizada à Av. Tabelião Passarela, 250 – Tels: 11 4604 3125 / 4445

Calda de Morango ou ChocolateEste produto pode ser encontrado por R$ 6,90 (250g) na Padaria Esperança, localizada à Av. Tabelião Passarela, 288 – Tel: 11 4419 8200

Sorvete de massa (2L)Este produto pode ser en-contrado por R$ 19,90 (Ki-bon) na Padaria do Italiano, localizada à Al. Tibiriça, 875 – Tel: 11 4604 2548

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

19

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

20

2ª Volta da Represa é um sucessoEm uma parceria da Secre-

taria de Assuntos Desportivos,

Rotary Club de Mairiporã, To-

ninho Souza, da Hashtag A

Fuga Assessoria Esportiva foi

realizada no último domingo,

dia 21 de setembro, no Bos-

que da Amizade, a 2ª Volta da

Represa, com provas de corri-

da de 8 e 25 km e bike tour de

25 km, com a participação de

cerca de 200 atletas.

Os participantes puderam

contar com uma estrutura

que contemplou uma arena

de concentração, dispersão

e premiação; tenda de apoio

para serviços médicos; ba-

nheiros feminino e masculino;

guarda-volumes; hidratação

ao longo do percurso; mesa

de frutas; piscina de recupe-

ração; viatura com batedores

da guarda municipal de Mai-

riporã; ambulância; motos e

carros de apoio; e cronome-

tragem eletrônica.

“É uma grande festa! Os

atletas e o público adoraram

e a participação foi maciça”,

disse o secretário de As-

suntos Desportivos, Dayvid

Alves.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

21

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 2014

22 REALIZAÇÕES

Inscreva-se no 1º Festival de Cinema ‘Curta Curtíssimo’

As inscrições para o 1º Fes-

tival Curta Curtíssimo foram

prorrogadas até o dia 10 de

outubro. O evento tem como

objetivo promover o cenário da

produção audiovisual da cida-

de e estimular os cinéfilos de

toda região, além de oferecer

para a população diversas pro-

duções independentes, com

exibições na Praça da Matriz.

O festival contará com pro-

duções das cidades de Ati-

baia, Bragança Paulista, Bom

Jesus dos Perdões, Caieiras,

Joanópolis, Franco da Rocha,

Francisco Morato, Guarulhos,

Jundiaí, Mairiporã, Nazaré

Paulista, Piracaia e São Paulo

(Capital) e abrangerá todos os

gêneros audiovisuais: ficção,

experimental, documentário e

animação.

Cada participante poderá se

inscrever com três produções

com duração máxima de dois

minutos, excluindo créditos de

abertura e créditos finais.

Os interessados deverão

preencher a ficha de inscrição

e autorização de exibição

disponíveis no site http://www.

mairipora.sp.gov.br/ e enviar

via correio ou pessoalmente

para o Departamento de Cul-

tura, localizado na Rua XV de

Novembro, 171 – Centro – Mai-

riporã-SP – CEP: 07600-000,

juntamente com os seguintes

documentos: comprovante de

residência atualizado no nome

do inscrito, cópia do filme em

arquivo (mov, avi, wmv, mp4)

ou link para download enviado

por e-mail juntamente com a si-

nopse, ficha técnica e material

de divulgação (duas fotos do

vídeo com boa resolução (300

dpi), que deveram ser enviados

para o e-mail curtaoficine@

gmail.com).

O festival irá premiar três

produções e o melhor filme

da oficina municipal de au-

diovisual. O 1º lugar receberá

R$ 350,00, o 2º lugar R$

250,00, o 3º lugar R$ 150,00

e o melhor filme da oficina

municipal de cinema receberá

R$ 250,00.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201423

Na sessão Legislativa de

terça-feira, 23, o presidente

da Câmara vereador Essio

Minozzi Junior, protocolou

requerimento cobrando infor-

mações sobre o contrato entre

Prefeitura e a empresa que

está administrando o sistema

de estacionamento rotativo,

conhecido como Zona Azul. O

requerimento foi lido e aprova-

do por unanimidade.

Segundo o vereador, a

população tem procurado os

parlamentares em busca de

explicações sobre a amplia-

ção de vagas em novas ruas.

“Entendemos que a conces-

são é para disciplinar e demo-

cratizar o espaço público. São

Essio pede cópia do contrato da Zona Azul

muitos munícipes solicitando

explicações a respeito das

novas regras e não sabemos

nada a respeito”, disse.

O vereador ressaltou que

a área de abrangência da

zona azul foi ampliada pela

Prefeitura sem que a Câma-

ra, comerciantes e munícipes

participassem da decisão.

Dando continuidade às

ações de capacitação dos fun-

cionários públicos municipais,

de 7 a 9 de outubro, os enfer-

meiros e enfermeiras da Saúde

vão participar de treinamento

para atendimento de pré-natal

de baixo risco. Além de capaci-

tar o profissional, o treinamento

também objetiva liberar o médi-

co para atendimentos de maior

complexidade.

Serão 12 horas de curso e

“iremos cadastrá-los, fazendo

um cronograma de atendimen-

to dele e do médico, ou seja,

a primeira consulta será com

o enfermeiro, que solicitará

os exames necessários; a

segunda consulta será com o

médico que fará a avaliação

e, se considerar a gravidez

de baixo risco, a paciente

voltará para ser acompanhada

pelo enfermeiro(a)”, explicou

a diretora técnica da UBS

Mairiporã e coordenadora

da saúde da mulher, Gislene

Narçon Bastos, responsável

pelo conteúdo do treinamento

e por ministrar as aulas de

capacitação.

Enfermeiros são capacitados para atender pacientes com gravidez de baixo risco

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 26 de setembro de 201424