EDIÇÃO 18 – OUT.NOV.DEZ – 2009

20

description

Sexualidade

Transcript of EDIÇÃO 18 – OUT.NOV.DEZ – 2009

2 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Em uma festa de aniversário, encon-tram-se casualmente alguns amigos do aniversariante. Coincidentemente, todos eles nascidos sob o signo do Boi, no Ho-róscopo Chinês, ou seja: entre 20.8.1985 e 08.02.986. Angélica desencadeou o papo:

- Já estamos em outubro e eu estou no sexto mês de gestação. É a minha primeira e meu neném deve nascer no fim de de-zembro. Estou torcendo que ele nasça no dia vinte e cinco e alguns conhecidos já me perguntam, brincando, se ele vai se chamar Jesus ou Natalino. Pode?

- Deixa pra lá, respondeu Jonas. Tudo há de sair bem. O que importa é que tenhas um bom parto e ganhes um filhinho sau-dável. Já a minha ansiedade é quanto ao vestibular para Medicina que vou enfrentar em dezembro, porque meus pais não teriam recursos para me manter em uma faculdade paga e por isso é essencial que eu passe para uma universidade gratuita, onde a concor-rência é muito maior.

- “Cara”, faça como eu - manifestou-se

Viver Melhor é uma publicação trimestral de responsabilidade da Clínica Pró-Vida

Próvida - Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 2075, Centro Tubarão - Santa Catarina. Telefone: (48) 3631-1500 www.clicprovida.com.br

Dr. Jaime César Souza - Diretoria ExecutivaDr. Nei E. Fava - Diretoria ExecutivaDr. Varne Viana - Diretoria ExecutivaFábio Vandresen - Gerente

Projeto visual: Adriano Fernandes da SilvaDiagramador - 03127SC-DGe-mail: [email protected]

Redação: Marília KöenigJornalista - SC01312JPe-mail: [email protected]

Jarbas. No ano do vestibular não fui ao cine-ma, nem ao clube, não namorei, só estudei e consegui passar. Agora o meu problema é outro: com o diploma na mão, não consigo encontrar colocação. Estou desempregado. Como o fim do ano se aproxima, vou me candidatar a um desses empregos temporá-rios que acontecem para atender o aumento da demanda de compras nas lojas. Quem sabe me aproveitem até que eu consiga um emprego dentro da minha qualificação.

- Olha, comentou Samantha, que já manifestara ser depressiva. Eu tenho um bom relacionamento com o proprietário de uma importante empresa do ramo da tua formação. Eles estão contratando. Tenho quase certeza que você vai passar as festas empregado.

- Oxalá isso aconteça. Seria fantástico!- Já a minha expectativa para o fim do

ano é melancólica, externou Talita:A “vó” que resta, hoje octogenária e de

quem gosto tanto, está doente e o que ela mais gosta nessa vida é de ter em seu ninho

Mais um ano se aproxima do fim

toda a família reunida para as festas de fim de ano. Não sei se no que se aproxima terei uma vez mais o prazer da sua companhia.

Um silêncio momentâneo envolveu aqueles convivas, cada qual pensando em seu problema existencial.

Mas o destino há de ser justo com eles neste fim de ano: Angélica há de ter um neném saudável, Jonas não será “engolido” pela baleia do vestibular e vai passar. Sa-mantha certamente sentir-se-á envaidecida e mais alegre pela colocação conseguida para o Jarbas e a vovó de Talita vai recobrar a saúde e curtir, uma vez mais, o aconchego dos seus.

Afinal, pelo Horóscopo Chinês, o Boi, como resultado de perseverança e muita vontade de trabalhar, traz a prosperidade àqueles nascidos sob a sua égide.

Dr. José WarmuthAnestesista

Sexualidade Entendimento com o parceiro

“Em todas as fases, deve haver diálogo. O namoro, o cortejo e o estímulo do com-panheiro são fundamentais à mulher. Nos casos em que, após o entendimento com o parceiro e a reposição hor-monal, quando necessária, a mulher ainda experimente dificuldades relacionadas à libido, indicamos a terapia”, conclui o ginecologista.

importante pilar da qualidade de vida

Viver Melhor | 3OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

No caso feminino, “o es-tímulo e o entendimento com o parceiro são questões deter-minantes para que a mulher desfrute sua sexualidade”, destaca o ginecologista Otto May Feurschuette. Muitas mulheres, sobretudo no perí-odo pré-menopausa (no qual a produção hormonal decai, fazendo com que algumas mulheres tenham de fazer a Terapia de Reposição Hor-monal (TRH)), sentem dimi-

No Brasil, a chamada Polí-tica da Saúde do Homem tem sido uma das prioridades da So-ciedade Brasileira de Urologia. A finalidade dessa campanha “é promover medidas preventivas para a manutenção da saúde masculina, inclusive, no que tange à saúde sexual”, explica o urologista Sandro Berni Brum.

Em relação à sexualidade, segundo Dr. Sandro, percebe-se

Para falar a respeito da indissociável relação entre a sexualidade e a saúde de mulheres e homens, a equipe de Viver Melhor conversou com o ginecologista Otto May Feurschuette, e o urologista Sandro Berni Brum, ambos da Pró-Vida.

nuir o desejo sexual (libido). A maternidade, no caso

das mais jovens, e as mu-danças que o corpo feminino sofrem com o passar do tem-po, no caso das mulheres ma-duras, têm influência sobre o desejo destas. “Quando a pa-ciente relata a diminuição no desejo sexual, investigamos as possíveis causas, se são or-gânicas ou psicológicas”, ex-plica. Tecnicamente, ressalta Dr. Otto, a TRH repõe os

uma significativa mudança na postura masculina. “Hoje, há maior abertura ao diálogo do ho-mem com a parceira. Do ponto de vista comportamental, isso é bom para desmistificar falsas expectativas masculinas (de não ter tido um bom desempenho em uma relação, por exemplo), prevenindo problemas emocio-nais”, ressalta.

Cada vez mais, os jovens têm

hormônios que favorecem a libido da mulher. Entretanto, frequentemente, são as ques-tões psicológicas a causa mais comum na diminuição do desejo, sobretudo na 3ª idade, devido às mudanças estéticas que a mulher experimenta. “É essencial lembrar que não há um padrão estético para que a mulher sinta prazer. Em todas as fases da vida, é possível que ela viva a sexualidade de forma plena”, destaca.

buscado orientação médica, a fim de prevenir possíveis disfunções sexuais. “A disfunção sexual é comum com o envelhecimento masculino. Porém, mesmo ho-mens na faixa dos 20 aos 40 anos podem apresentar problemas sexuais, os quais são mais rela-cionados a fatores psicogênicos (psicológicos) e menos a fatores orgânicos, causa mais comum após os 40 anos”.

Saúde e sexualidade feminina

Saúde e sexualidade masculina

Dr. Sandro Berni Brum

Urologista

Dr. Otto May Feuerschuette

Ginecologista

Busca por orientação médica

-“Para prevenir as dis-funções sexuais, deve-se con-servar os mesmos hábitos preventivos às doenças car-diovasculares, evitando se-dentarismo, obesidade, fumo, bebidas alcoólicas e, sobretu-do, o consumo de drogas, o que causa sérios problemas à atividade sexual”, alerta o médico. O auxílio médico é fundamental para sanar dúvi-das e auxiliar na resolução das dificuldades. “Cabe lembrar que o uso de medicação, no caso de possíveis disfunções sexuais, só deve ser feito sob orientação médica”, finaliza Dr. Sandro Brum.

4 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Obesidade Cirurgia

Viver Melhor | 5OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Dicas essenciais

Na atualidade, a obesidade constitui um dos mais preo-cupantes problemas de saúde pública. A prevalência de sobre-peso e obesidade, na população mundial, é de 40% nas mulheres e 27% nos homens. Sobre o assunto, Viver Melhor conver-sou com o endocrinologista Alexandre Bittencourt Rosendo, e a nutricionista da Clínica Pró-Vida, Tatiane Coan.

De acordo com os especia-listas entrevistados, a obesidade

A cirurgia bariátrica tam-bém é alternativa para os casos de obesidade mórbida. É um tratamento efetivo para aqueles que possuem o Índi-ce de Massa Corpórea (IMC) maior do que 40 ou acima do que 35, mas que possuam doenças associadas (como diabetes e hipertensão). “A cirurgia bariátrica é o único método cientificamente com-provado que promove uma acentuada e duradoura perda de peso, reduzindo as taxas de mortalidade e resolvendo, ou pelo menos minimizando, uma série de doenças asso-ciadas à obesidade grave”, conclui Tatiane Coan.

MedicaçãoNos tratamentos para obesidade, lembra Dr. Alexandre, a me-

dicação atua como um recurso complementar, nunca podendo ser utilizado sozinho, um substitutivo. Dentre as medicações utilizadas, estão a sibutramina (comercializada com o nome de Reductil®), a qual atua na diminuição da fome e no aumento da saciedade do organismo. Também se utiliza o orlistrat (comercializado com o nome de Xenical ®), que ajuda na diminuição na absorção de gorduras pelo intestino.

ReeducaçãoA reeducação alimentar, aliada à atividade física e, em alguns

casos, à terapia comportamental, constitui o melhor método para combater a obesidade. “Dentre as estratégias terapêuticas da obe-sidade a reeducação alimentar é ponto crucial para que a pessoa possa manter o peso a longo prazo”, destaca a nutricionista. “O aporte adequado de vitaminas e minerais deve ser garantido, evi-tando possíveis carências nutricionais”, reforça.

Meta A fim de favorecer o ema-

grecimento, deve-se traçar uma meta inicial de redução de 10% do peso corporal. É importante frisar que, a cada 10 quilogra-mas eliminados pelo paciente, diminui em 20% o risco de mortalidade total do indivíduo”, destaca o endocrinologista.

Tatiane CoanNutricionista

Dr. Alexandre B. RosendoEndocrinologista

um problema crescente, combate permanenteé uma doença de causa mista. Tem, como causas principais fatores hereditários, emocio-nais, uso de medicamentos e estilo de vida. Medicações como antidepressivos, cortisona e antialérgicos podem ser causas secundárias da obesidade, a qual é um problema crescente em nível mundial. Para combatê-la, uma reeducação de hábitos faz-se necessária. “Para que o trata-mento da obesidade dê certo, é necessário que o paciente esteja

motivado a fazê-lo, uma vez que deve ser tratada por toda a vida deste”, destaca Dr. Alexandre Rosendo.

A motivação do paciente, aqui, é palavra-chave. “As dietas estão sujeitas ao efeito sanfona e ganho de todo o peso perdido quando os pacientes se desmo-tivam e as abandonam. Portanto, a educação e a supervisão são as ferramentas para prevenir este desfecho desfavorável”, ressalta Tatiane Coan.

Não existe “dieta milagrosa”. O segredo do sucesso “é seguir um planejamento alimentar específico e supervisionado”, destaca Tatiane.

Ficar muito tempo sem se alimentar também pode fazer com que engordemos. “Quando o organismo está há muito tempo sem comida, há a liberação de um hormônio chamado cortisona, o qual favorece a obesidade”, alerta Dr. Alexandre.

Não basta perder peso. É preciso pensar em manter hábitos saudáveis aliados a uma alimentação adequada no sentido de prevenir com-plicações futuras. O auxílio de um especialista é sempre necessário.

6 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

VacinaçãoA vacinação é o meio mais

simples, eficaz e seguro de se prevenir contra doenças causa-das por vírus e bactérias. E ao contrário do que grande parte da população pensa, as vacinas não servem apenas para proteger a saúde das crianças. Adolescentes e adultos também podem e devem ser imunizados contra doenças que podem ser contraídas na vida

Prevenção na fase adulta também é fundamental

Benefício

Uma solução doce

adulta. Segundo a enfermeira da Central de Vacinas da Clínica Pró-Vida, Djamila Marcelino Barros, por meio da vacinação, são preve-nidas doenças como a meningite C, as hepatites A e B, a varicela (catapora), a pneumonia, entre outras. “Um indivíduo que esteja vacinado tem maior capacidade de resistência caso tenha contato com a doença”, destaca Djamila

A Central de Vacinas da Clínica Pró-Vida disponibiliza todas as vacinas que

podem ser feitas em adolescentes e adultos. Na unidade, que fica no primeiro andar do Medical Center, podem ser feitas as vacinas contra

hepatite A e B, contra varicela (cata-pora), contra meningite C, vacina contra difteria, tétano e coquelu-

che acelular, a vacina antigripal e também a que combate a

pneumonia. Além dessas “disponibili-

zamos a vacina contra o vírus HPV, a qual protege contra o câncer do colo de útero”,

destaca Djamila. Mais informações

podem ser obtidas pelo telefone

(48) 3631-1532.

Quanto à relação custo-benefício, Djamila ressalta que as vacinas são um meio de prevenção muito mais econômico em vista dos gastos que seriam necessários para o tratamento ou cura de algumas dessas doenças. “Isso sem falar nos transtornos que estas podem causar, em se tratan-do do bem-estar biopsicossocial da população. Podemos afirmar que além da proteção pessoal, as vacinas trazem benefícios para toda a sociedade, pois quando a maioria da população é vacinada, a transmissão de doenças é interrompida”, afirma.

Djamila Marcelino BarrosEnfermeira da Central de Vacinasda Clínica Pró-Vida

Viver Melhor | 7OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Apesar de sua importância, a vacinação é um processo estressante para as crianças, so-bretudo as mais novas. Pensando no conforto das crianças de zero a cinco anos, a Central de Vacinas da Pró-Vida vem desenvolvendo um projeto interessante. Consiste na administração de sacarose (glicose) às crianças momentos antes da vacinação. A eficácia dessa prática tem sido comprovada por estudos feitos em diversas universidades, dentre elas a Faculdade de Medicina de Riberão Preto (SP).

“Antes da vacinação, administramos à criança uma dose oral de glicose a 25% (2ml), solução equivalente a um copo de água com açúcar, mas na concentração ideal de glicose. O método tem sido eficaz para acalmar a criança no período que antecede a vacina. Contribui para o relaxamento e posterior administração de medicação”, conclui.

8 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Viver Melhor | 9OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

A Demência de Alzheimer (D.A) é uma doença crônica, de-generativa e progressiva que ocasiona declínio de múltiplas funções cerebrais. Foi descrita pela primeira vez por Alois Al-zheimer (1864-1915), que, em 1906, publicou o primeiro caso da doença.

De acordo com a geriatra Isabel Clasen Lorenzet, da Clí-nica Pró-Vida, a prevalência da doença aumenta com a idade, sendo em torno de 8% aos 75 anos e de até 50% acima dos 85 anos de idade. A doença acome-te cerca de 27 milhões de pesso-as em todo o mundo, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esti-ma-se que até 2050, a prevalên-

Demência de Alzheimercia da D.A. quadruplique, atin-gindo mais de 100 milhões de indivíduos em todo o mundo”, alerta a médica.

Segundo Dra. Isabel, inicial-mente, os portadores apresen-tam dificuldade de se lembrar de fatos recentes e de adquirir in-formações novas. Com a pro-gressão da doença, os pacientes perdem a capacidade de vida in-dependente. Algumas alterações

Ultrassomclínica disponibiliza serviço de sobreaviso

Os sinais de alerta: Perda da memória recente, com preservação de lembranças antigas;

dificuldades com as atividades do dia-a -dia, como administrar a casa ou negócios;

problemas de linguagem;

perda da noção do tempo e desorientação;

alterações do humor e comportamento;

perda da iniciativa e apatia.

A importância do diagnóstico precoce

sintomas, cuidados e tratamento

A Clínica Pró-Vida dispõe do serviço sobreaviso de ultrassonografia nos finais de semana e feriados no Pronto Atendimento da clínica. Uma equipe médica foi designada

para estar de prontidão para os casos urgentes que surgi-rem nesses períodos. O serviço foi pensado para dar aos

pacientes maior comodidade e atenção, conferindo maior segurança e precisão aos diagnósticos.

A ideia de que a demência é uma conseqüência normal e inevitável do envelhecimento é um erro comum e dissemina-do. Muitas vezes, o diagnóstico e o tratamento são inadequa-dos porque a doença não é vista precocemente, nem pelo médico, nem pelo paciente. “Menos de 50% das pessoas demenciadas recebe um diag-nóstico formal e o número das que tomam medicação corre-tamente é menor ainda”, des-taca a geriatra.

A D.A. diagnosticada pre-cocemente e tratada adequa-damente pode evoluir mais lentamente e até estabilizar, mantendo o paciente mais in-dependente e com qualidade de vida. “É importante lembrar que a investigação da doença exige uma história bem deta-lhada, de preferência obtida junto a uma pessoa confiável e bem informada. Isso pode ser feito através da Avaliação Geriátrica Ampla por um pro-fissional capacitado”, conclui Dra. Isabel.

precoces são erros de medica-ção, desordem financeira, quei-mar a comida ao cozinhar e equívocos ao volante. Terminam por necessitar de assistência com as necessidades básicas da vida diária, como fazer a higiene pessoal, comer, se vestir e ir ao banheiro. Na D.A. tardia, ocorre perda do controle vesical e intes-tinal e até incapacidade de reco-nhecer familiares.

Dra. Isabel Clasen LorenzetGeriatra

que encantam o Sul catarinense

10 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Vamos começar nossa via-gem por Tubarão, a Cidade Azul. Nas Termas da Guarda, localizada há 22 quilômetros do centro, você pode desfrutar, além do benefício das águas termais, da bela paisagem que cerca o local. A mata nativa e o clima suave compõem um cená-rio marcado pela integração ser humano-natureza. No morro de 190 metros localizado ao lado do hotel, além da bela vista, é pos-

sível encontrar diversos animais, como o tucano, a gralha azul, a cotia e outros. Espécies arbóreas como canela, peroba, palmito e outras, fazem desse local destino indispensável a quem deseja paz e tranquilidade.

Ainda, a localidade mais antiga de Tubarão, o Sertão dos Corrêas, está situada a 13 km do centro também é um local que vale a pena visitar. Ecoturismo, cachoeiras, comida típica italia-

na, no Restaurante Maria Laura, são os atrativos nesse passeio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3632-7081.

As cachoeiras, no interior do município são um show à parte. Localizadas no Sertão dos Cor-rêas, Sertão dos Mendes, Rio do Pouso, Areado e São Martinho, a maioria têm acesso por trilha ecológica. A localidade de Rio do Pouso é também um local

que não pode deixar de fazer parte do passeio. Na localidade, é possível programar um roteiro com guia local. As trilhas, o mirante no Morro Martinello e as cachoeiras no Rio do Pouso são as atrações nesse passeio. É possível obter informações na EPAGRI pelo telefone (48) 3632-2171 e também na Secreta-ria de Cultura, Esporte e Turismo de Tubarão. O telefone é o (48) 3906-1031.

Nos dias atuais, a agitação do cotidiano faz com que as pessoas

busquem, em seus momentos de lazer, a proximidade com a

natureza. Paisagens exuberantes, tranquilidade e bem-estar são palavras-chave do roteiro de

viagem que, nesta edição, Viver Melhor preparou para você.

Atividades como trilhas ecológicas, caminhadas, a boa gastronomia

regional e as belezas naturais são parte dessa viagem.

RoteirosRoteiros

EcológicosEcológicos

Sites pesquisados:http://www.guiacatarinense.com.br/gravatal/gravatal.htmhttp://ecoviagem.uol.com.br/brasil/santa-catarina/sao-martinho/pousada/pousada-salto-das-aguashttp://www.termasdaguarda.com.br/fotos-e-videos/estrutura.phphttp:// www.hotelinternacionalgravatal.com.br/?pagina=ecoturismohttp://www.acolhida.com.br http://www.saltodasaguas.com.br/ http://www.tubarao.sc.gov.br/

O próximo destino de nossa viagem é Gravatal. Quem quiser conhecer a região, pode fazê-lo pelas estradas rurais, que, quando não chegam até o local desejado, normalmente ficam bem próximas, dispensando grandes caminhadas. Alguns dos lugares que vale a pena conhecer são: a Pedra do Índio, na qual se pode chegar por uma trilha de cerca de quatro quilômetros, Morro Seco (Morro de Fátima) e as belas cachoeiras da localidade de São Roque.

As trilhas do Sítio Iamanduverá também são uma opção para quem deseja admirar a Mata Atlântica. Mais informações no site Aco-lhida na Colônia (http://www.acolhida.com.br).

No Hotel Internacional, há um programa de Ecoturismo. O mesmo é composto por

O próximo destino de nossa viagem é Gravatal

diversas atividades na natureza como: trilhas ecológicas, circuito de arvorismo, tirolesa e outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3648-8100.

Em São Martinho, a Pousada Salto das Águas tem uma localização privilegiada, às margens de uma das mais belas cachoeiras de Santa Catarina. Está em uma área cercada de montanhas verdes, cobertas de Mata Atlântica. Na pousada, a Trilha das Bromélias interliga a área da pousada com a área dos chalés. Na trilha, há uma das maiores concentrações de variedades e quantidade de bromeliáceas do mundo, emolduradas pela beleza natural da paisagem.

Faça de nosso roteiro ecológico o seu guia de viagem... E bom proveito!

Viver Melhor | 11OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

12 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Viver Melhor | 13OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Em 18 de outubro, comemora-se o Dia do médico, profissional que dedica sua

vida ao bem-estar e à saúde da comunidade. Para celebrar a data e homenagear todos os pro-

fissionais de saúde da região, a equipe de Viver Melhor entrevistou dois médicos de diferentes

gerações, mas que têm, em comum, além da espe-cialidade (Pediatria) e a naturalidade,

tubaronense, a dedicação ao bem-estar do próximo: Dr. Arary Cardoso Bittencourt

e Dr. Evandro Thomsem Antunes.

Quais, a seu ver, são os principais desafios da profissão na atualidade: o grande desafio é a comunicação.

O médico deve criar empatia com seu paciente. Nesse sentido, o respeito ao paciente (no nosso caso, uma criança), é componente indis-pensável. Um inconveniente é o curto tempo que temos em uma con-sulta para conversar. Em mais de quarenta anos de profissão, percebi que quanto mais dou atenção ao paciente, menos receito. Na consulta pediátrica, não somente há o médico e o paciente, mas os tradutores (pai, mãe ou responsável pela criança). Daí a importância de haver, entre o médico, o responsável e o pequeno paciente, um elo, em que restabelecer a saúde da criança seja o principal objetivo.

Olhando para sua trajetória, o que sente? Sinto que valeu a pena. O exercício da Medicina é árduo, pois exige

dedicação, conhecimento e estudo diário. A verdade do ontem não é a mes-ma de hoje. Mas auxiliar alguém que esteja necessitado não tem preço.

Qual sua maior motivação frente ao exercício da Medicina? O amor à vida é a minha maior motivação no exercício diário da

Medicina. O médico deve ser um exemplo para a comunidade em que atua. Para tanto, deve ter os conhecimentos científicos, mas sobretudo postura e sensibilidade, estando próximo do paciente por meio da co-municação. O fato de sermos solicitados e reconhecidos no lugar em que atuamos é nossa maior gratificação.

Quais, a seu ver, são os principais desafios da profissão na atualidade?

Para o médico, além das epidemias, das novas doenças e dos ví-rus, há o desafio do mercado de trabalho. Na atualidade, cada vez mais, os novos médicos precisam receber uma sólida formação hu-manística, a fim de fortalecer o laço médico – paciente. Para que o médico cumpra bem a sua missão, deve se dedicar muito, respeitando o paciente que confia em seu trabalho. Desse modo, mantém a cre-dibilidade e conquista a confiança do paciente por meio da ética e da honestidade.

Olhando para sua trajetória, o que sente? Sinto que valeu a pena. Se pudesse voltar ao passado, faria tudo

novamente.

Qual seu maior motivo de satisfação frente ao exercício da Medicina?

A maior satisfação está em ouvir nosso paciente (ou o pai, a mãe) dizer que ele está melhor. É um combustível para que enfrentemos os desafios do cotidiano. Sentimos-nos bem ao encontrar um pequeno paciente e ganhar um sorriso, um “muito obrigado”. Um trabalho de-dicado, ético e comprometido gera o reconhecimento e o carinho da comunidade. Isso nos impulsiona a nos dedicarmos cada vez mais à profissão que abraçamos.

18 de outubro

Dia do Médicoduas gerações a serviço da vida

Dr. Arary Cardozo Bittencourt, 74 anos - Naturalidade: Tubarão, SC

Formação: Formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1962. Há 46 anos, atua em Tubarão.

Dr. Evandro Thomsen Antunes, 42 anos - Naturalidade: Tubarão, SC

Formação: em 1992, formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1995, especializou-se em Pediatria, e desde então atua como pneumologista pediátrico

OftalmologiaLentes permitem resgate da qualidade de vida de pacientes

14 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Em 2009, Tubarão passou a dispor do mais moderno método para cirurgia de catara-ta. É a Tecnologia INFINITI Vision System®, que tem sido utilizada para a realização da cirurgia de catarata em grandes centros of-talmológicos mundiais, como na New York University. Na grande maioria dos casos, “o paciente passa a enxergar perfeitamente logo no dia seguinte à cirurgia”, destaca Dr. Thiago de Azevedo Borges, um dos oftalmologistas responsáveis por trazer, em parceria com a Clínica Pró-Vida, esse ino-vador método a Tubarão, junto aos também oftalmologistas Celso Borges de Souza, Leonardo Delpizzo e Ruy Orlandi.

LentesDe acordo com Dr. Celso Borges de

Souza, nas cirurgias, “estamos implan-tando, em nossos pacientes, o que há de mais moderno em lentes. Atualmente, para corrigir a visão do paciente após a cirurgia, utilizamos três tipos:

Lente ReSTOR ® - lente intraocular que corrige a visão para longe e para perto;

Lente asférica microincisional – lente que corrige a visão para longe;

Lente tórica – a última novidade em lentes intraoculares, destina-se à correção da visão para longe em pacientes que apresentam astigmatismo”.

Dr. Ruy OrlandiOftalmologista

Dr. Thiago de Azevedo BorgesOftalmologista

Dr. Celso Borges de SouzaOftalmologista

Dr. Leonardo DelpizzoOftalmologista

“A diferença é muito grande. Sempre sofri de alergia pelo uso pro-longado de óculos, e estou livre desse problema. Estou tão feliz com a melhora de minha visão que parece que nunca usei óculos. Recomendo às pessoas que busquem esse recurso”

Sra. Maria Garcia de Roch, teve inserida a lente intraocular ReSTOR® nos dois olhos.

“Parece que voltei no tempo, por conta de minha visão, agora perfeita... usei óculos para corrigir a hipermetropia por muito tempo, e agora não os estou usando. Só tenho a agradecer a Deus e à equipe médica, pois sinto que a melhora foi de 100% ”

Sra. Zenilde Marcon Dandolini, teve inserida a lente intraocular ReSTOR® nos dois olhos.

“Estou muito satisfeita com o resultado obtido na cirurgia de catarata a que me submeti em agosto último. Tive minha vista direi-ta operada, e, com ela, enxergo muito bem os objetos que estejam distantes. Só tenho a agradecer. Em 2010, farei a cirurgia na vista esquerda para não mais ter de usar óculos”

Sra. Aluria Pansera, teve inserida a lente intraocular asférica microincisional.

“Em julho último, operei a vista direita, na qual a catarata estava bastante avançada. Como já tenho um problema na vista esquerda causado por um acidente de trabalho que sofri há muitos anos, apostava no sucesso de minha cirurgia. Posso dizer que minha qualidade de vida elevou-se muito. Estou enxergando muito bem, tendo dispensado o uso dos óculos”

Sr. Sady Pansera, teve inserida a lente intraocular ReSTOR.

“Após a cirurgia, sinto que minha visão e minha qualidade de vida melhoraram muito. Resido em Orleans, cidade cercada por colinas, que gosto de apreciar. Antes da inserção da lente intraocular tórica, não conseguia mais enxergar a beleza que cerca minha residência. Agora, enxergo ao longe perfeitamente”

Sr. José Fernandes (escultor Zé Diabo), primeiro paciente que teve inserida a lente intraocular tórica no Sul do Estado.

DefiniçãoPara avaliar qual tipo de lente será inse-

rida no globo ocular do paciente, “fazemos a chamada biometria de imersão, pela qual corrigimos o grau esférico. Após fazê-la, o paciente pode ser submetido tanto ao uso da lente ReSTOR ® quanto o da tórica, nos casos indicados. “Pelo método INFINITI®, a incisão durante a cirurgia de catarata é de 2,2 mm. E quanto menor é a incisão, melhor o resultado da cirurgia e mais rápi-da a recuperação do paciente”, destaca Dr. Celso. Durante o mês de outubro, “estare-mos em viagem à Academia Americana de Oftalmologia (San Francisco, Califórnia). A finalidade é trazer ainda mais novidades relacionadas à tecnologia para recuperação da saúde ocular”, conclui o oftalmologista.

Visão perfeitaAcompanhando o desenvolvimento da

tecnologia em cirurgia para catarata, está sendo implantada a lente dobrável tórica, “que corrige o astigmatismo residual que ficava após a cirurgia para remoção da catarata pelos métodos anteriores ao INFI-NITI, nos pacientes que já apresentavam astigmatismo. O que proporciona a visão mais perfeita possível, eliminando o uso de óculos por toda a vida”, afirma Dr. Celso. O primeiro paciente que teve implantada a lente tórica afirma que, após a cirurgia, passou a enxergar perfeitamente objetos e paisagens que estejam a distância. “Ele já tinha realizado a cirurgia de catarata no outro olho e queria até mesmo mudar a lente implantada da cirurgia passada, porém isso não é possível pelos riscos que apresenta a troca da lente”, afirma Dr. Thiago.

DepoimentosDepoimentos

16 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Viver Melhor | 17OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Dr. LucianoKurtz Jornada

Psiquiatra

Tratamento à dependência química:

A dependência química é um dos grandes problemas que assolam a sociedade atual. Se-gundo a Organização Mundial de Saúde, caracteriza-se pela necessidade do uso de uma ou mais substâncias, com a presença de um agrupamento de sintomas psico-fisiológicos, indicando que o indivíduo continua a usar subs-tâncias, apesar de problemas sig-nificativos e das conseqüências nocivas à saúde que estas trazem.

De acordo com o psiquiatra Luciano Kurtz Jornada, da Clí-nica Pró-Vida, na maioria das vezes, o dependente é jovem. “A dependência química é um tema relevante por atingir fre-quentemente o jovem e a família. Esta pessoa será alguém que terá uma menor produtividade em

decorrência do uso de drogas”, explica o médico.

O tratamento à dependência química exige que o paciente esteja convencido que é vulne-rável frente às drogas. Há, nesse processo, aqueles que negam o vício e os que acreditam sempre haver alguém mais viciado do que eles.

“No que tange à dependên-cia, é preciso lembrar que não há drogas leves ou pesadas. Há aquelas mais viciantes do que outras, além do uso exagerado das mesmas”, enfatiza o médico.

Dentre as drogas que estão presentes na vida social, existem as lícitas. As chamadas drogas lícitas são aquelas cujo uso é aceito na sociedade, como o álcool. E, muito embora seja cau-

sador de dependência, a maioria das pessoas usa o álcool social-mente. “Já com o cigarro, outra droga lícita, o uso dito ‘social’, esporádico, é menos frequente”, ressalta Dr. Luciano.

No uso das drogas ilícitas – como a maconha e a cocaína, “sempre há uma expectativa de entorpecimento. Então, pode-se afirmar que não há doses seguras para o uso de quaisquer dessas substâncias”, alerta o médico.

mudança de hábitos faz-se essencial

Tratamento multidisciplinar

Mudança de vida

Quanto ao tratamento psi-quiátrico à dependência quí-mica, Dr. Luciano destaca que não há um método único de abordagem para todos. Nesses casos, um trabalho multidisci-plinar é sempre importante. Há ainda, pacientes que precisam fazer uso de medicação. “Te-mos o cuidado, nesses casos, em utilizar medicamentos que não ofereçam risco de depen-dência. Sobretudo quando há, por exemplo, uma depressão associada ao quadro de depen-dência química, adotamos essa medida”, destaca o psiquiatra.

Há pessoas para as quais a internação é o melhor modo de tratá-las, tirando-as do meio em que vivem e usam a droga. “A reabilitação exige mudanças amplas. Envolvem a adoção de uma nova pos-tura quanto às amizades e também à relação do paciente com seu próprio corpo e sua saúde. Durante o tratamento, lembra o psiquiatra, “é essen-cial que o paciente trabalhe também sua dimensão espi-ritual, como uma forma de se manter abstinente”.

Algo imperioso é mudar os meios de lazer, trocando os motivos de diversão. De acor-do com Dr. Luciano Jornada, “os pacientes que conseguem substituir o lazer que envolve o uso de drogas pelo lazer sadio, com qualidade de vida, têm muito mais chance de reabi-litarem-se”, finaliza o médico.

“A dependência química é um tema relevante por atingir

frequentemente o jovem e a família. Esta pessoa será alguém que terá

uma menor produtividade em decorrência do uso de drogas”

18 | Viver MelhorOUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Responsabilidade socialCompromisso permanente da Pró-Vida

Ao longo de 18 anos de atuação, além dos serviços de saúde e prevenção desenvolvidos junto à popu-lação de Tubarão e região, responsabilidade social tem sido termo chave de diversas ações da Pró-Vida.

Atendimento gratuito

Há cinco anos, a clínica mantém parceria com a Funda-ção Joanna de Ângelis e o Lar da Menina. Os alunos encami-nhados pelas duas instituições são atendidos gratuitamente pela clínica.

Viver Melhor | 19OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO - 2009

Ciente de sua responsabi-lidade socioambiental e em atendimento à legislação vi-gente, a Clínica Pró-Vida, como instituição de saúde, tem em vigor o plano de gerenciamen-to de resíduos dos serviços de saúde (PGRSS). Como o plano promove ações, a Clínica Pró-Vida, (que possui também um plano voltado à reciclagem), tem o objetivo implantar lixeiras identificadas por sacos de lixos coloridos para melhor disposi-ção dos resíduos produzidos. A alteração tem o objetivo de facilitar a disposição do mate-rial a ser desprezado, o qual é identificado por cor.

De acordo com o gerente Fábio Vandresen, a clínica tem

se esforçado por melhorar o programa de reciclagem já existente, por meio de treina-mentos aos colaboradores. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância da segregação de resíduos da classe “D” – lixo comum, ser feita de forma mais eficaz, sobretudo na separação de material reciclável. “Além do rigoroso cumprimento à legislação, nos esforçamos no sentido de, como organização promotora da saúde, instituir ações que visem ao respeito ao meio ambiente”, conclui.

Em todos os setores, a sepa-ração do lixo é feita e todos os meses, cerca de 300 quilos de lixo reciclável são encaminha-dos a empresas de reciclagem.

Junto a parceiros como Unisul, Ortomed e Farmácia Maria Ro-cha, todo ano, em frente à sua sede, a Pró-Vida promove as edições da Semana da Caminhada. A iniciativa acontece desde 2005. Durante o evento, os participantes recebem orientações sobre a importância da atividade física,. Podem ainda medir a pressão arterial, calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC) e verificar a capacidade respiratória por meio da oximetria (que mede a saturação de oxigênio no sangue, percebendo se o indivíduo está respirando bem). Mais de 400 pessoas foram atendidas na última edição, em março.

Parceria com prefeituras

A clínica é parceira de todas as prefeituras da Amurel (Associação dos Municípios da Região de La-guna), atendendo os clien-tes carentes encaminhados pelas mesmas, “os quais dis-põem de atendimento com valores reduzidos”, explica o gerente da Pró-Vida, Fábio Vandresen.

DoaçõesCom a inauguração do

centro pediátrico no Medi-cal Center, a Próvida doou alguns móveis ao GAPA (Grupo de Apoio e Pre-venção ao HIV/ AIDS) de Tubarão. “Com a reforma de nossa sede, os móveis doados contribuiram para a reorganização de nosso se-tor pessoal”, destaca a pre-sidente do GAPA Tubarão, Maria Regina Domingos.

PrioridadeDe acordo o diretor da

clínica, Dr. Jaime César Sou-za, “todas as ações sociais reforçam o compromisso da Pró-Vida com a melhoria social. Além do trabalho que desempenhamos em nosso campo de atuação, a preocupação com o bem comum é nossa prioridade absoluta”, conclui.

Semana da Caminhada

20 | Viver MelhorJULHO / AGOSTO / SETEMBRO - 2009