Edição 40

4
Secretaria Municipal de Educação 13 a 20/08/2014 ANO II Nº 40 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal Informativo Semanal Veja nessa edição Prefeito inaugura Escola Municipal Nossa Senho- ra da Apresentação. Pág. 2 Alunos da Escola Muni- cipal Laura Maia visitam o Parque da Cidade. Pág. 4 ÚLTIMA HORA A equipe de Robóca da E. M. Juvenal Lamarne com apoio do Instuto do Cérebro (UFRN) parcipou da RoboCup 2014 em João Pessoa (PB), uma compeção de nível in- ternacional, obtendo a nona colocação entre as 25 escolas que parciparam do Ensino Médio e a segunda colocação do Ensino Fundamental. A equipe se prepara rumo a Olimpíada Brasileira de Robó- ca que será realizada em Natal. Parabéns aos alunos! A secretária municipal de Educação, a professora Jus- na Iva de Araújo Silva fará neste sábado, 16 de agosto, às 8h, a palestra de abertura da Feira de Educação, Em- prego e Empreendedorismo do Natal (FEEENAT). O even- to será realizado das 8h as 17h, na Capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Úlmos Dias, localizada na Avenida Interventor Mario Câmara, 2066, conhecida como Avenida 06 e vai con- tar com a parcipação de empresas, universidades e empreendedores. A programação da FEEENAT terá também a palestra da professora do Departamento de História, responsável pela Pós-Graduação e Pró-Reitora da UFRN, Conceição Fraga e de um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, Johannes Castellano. De acordo com Douglas Ma- galdi, relações públicas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Úlmos Dias, o objevo da feira é proporcio- nar para a população uma oportunidade de se informar e de se capacitar para vagas de emprego e de estudo. Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo do Natal será neste sábado “Além das palestras, as em- presas que estarão no evento receberão currículos para compor os seus quadros e vão fazer cadastros reservas para empregos. O evento vai mostrar aos visitantes opor- tunidades empreendedoras”, disse.

description

Informativo da SME, Natal, RN, Brasil

Transcript of Edição 40

Secretaria Municipal de Educação

13 a 20/08/2014 ANO II Nº 40 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Informativo

Semanal

Veja nessa edição

Prefeito inaugura Escola Municipal Nossa Senho-ra da Apresentação.

Pág. 2

Alunos da Escola Muni-cipal Laura Maia visitam o Parque da Cidade.

Pág. 4

ÚLTIMA HORA

A equipe de Robótica da E. M. Juvenal Lamartine com apoio do Instituto do Cérebro (UFRN) participou da RoboCup 2014 em João Pessoa (PB), uma competição de nível in-ternacional, obtendo a nona colocação entre as 25 escolas que participaram do Ensino Médio e a segunda colocação do Ensino Fundamental. A equipe se prepara rumo a Olimpíada Brasileira de Robó-tica que será realizada em Natal. Parabéns aos alunos!

A secretária municipal de Educação, a professora Justi-na Iva de Araújo Silva fará neste sábado, 16 de agosto, às 8h, a palestra de abertura da Feira de Educação, Em-prego e Empreendedorismo do Natal (FEEENAT). O even-to será realizado das 8h as 17h, na Capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Avenida Interventor Mario Câmara, 2066, conhecida como Avenida 06 e vai con-tar com a participação de empresas, universidades e empreendedores.

A programação da FEEENAT terá também a palestra da professora do Departamento de História, responsável pela Pós-Graduação e Pró-Reitora da UFRN, Conceição Fraga e de um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, Johannes Castellano.

De acordo com Douglas Ma-galdi, relações públicas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o objetivo da feira é proporcio-nar para a população uma oportunidade de se informar e de se capacitar para vagas de emprego e de estudo.

Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo do Natal será neste sábado

“Além das palestras, as em-presas que estarão no evento receberão currículos para compor os seus quadros e vão fazer cadastros reservas para empregos. O evento vai mostrar aos visitantes opor-tunidades empreendedoras”, disse.

Página 2 Informativo Semanal

Prefeito inaugura Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação

“O estudo é o caminho para se conquis-tar prosperidade na vida, por isso, e para que o cidadão natalense do futuro tenha a oportunidade de crescer e se aperfeiço-ar cada vez mais é que a nossa gestão não mede esforços e investimentos em educação”. Foi com essas palavras que o prefeito Carlos Eduardo celebrou a inau-guração da Escola Municipal Nossa Se-nhora da Apresentação, localizada no loteamento Aliança, no bairro Nossa Se-nhora da Apresentação, zona Norte de Natal. A nova sede da Escola tem capaci-dade de atender 1.260 crianças, em três turnos. As aulas nas novas instalações terão início na próxima segunda-feira (11). Construída no modelo padrão da Secretaria Municipal de Educação (SME), na obra foram investidos recursos de R$ 4 milhões oriundos do orçamento pró-prio da Prefeitura do Natal.

A estrutura física da nova Escola conta com secretaria com almoxarifado, ba-nheiro adaptado e arquivo; sala da coor-denação pedagógica; sala da direção e vice, com depósito e banheiro acessível; sala dos professores com dois banheiros, sendo um masculino e outro feminino; sala de informática; biblioteca; laborató-rio de ciências; uma sala de apoio peda-gógico para alunos especiais e 12 salas de aula.

A nova sede possui também cozinha com despensa e área de serviço; recreio co-berto com palco, banheiro amplo mascu-lino e feminino com box sanitário adap-tado, e um outro banheiro com sanitário adaptado para funcionários; depósito; quadra poliesportiva; 16 vagas de estaci-

onamento externas; duas áreas para con-veniências descober-tas; uma guarita com apoio, banheiro e par-que infantil.

Essa obra foi iniciada em maio de 2012, com previsão de inaugura-ção em maio de 2013, mas quando o prefeito Carlos Eduardo assu-miu, pouco havia sido construído. Os servi-ços foram retomados

em fevereiro de 2013, e daí pra frente foi implementado um novo ritmo na construção. Para isso, foram feitos aditi-vos de recursos e de prazo. A unidade de ensino funciona desde 2002 em pré-dio alugado. No final da primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, os recursos para a construção do prédio estavam assegurados e garantidos, faltando apenas encontrar um terreno na comunida-de para iniciar a constru-ção.

A área para erguer a esco-la foi encontrada já na gestão passada, porém a mesma não deu continui-dade ao projeto, afirman-do não haver verba. A comunidade iniciou uma campanha, recebendo o apoio do Ministério Públi-co, por meio da Promotora da Educação, Zenilde Alves, para a construção da es-cola. O descaso da antiga gestão com a educação acarretou em alguns constran-gimentos, pois os pagamentos do alu-guel do imóvel não foram pagos por um tempo ou sempre atrasavam, com isso o dono do prédio fazia cobranças com carro de som na frente da escola.

Carlos Eduardo reforçou o compromisso de sua gestão com a educação das crian-ças e jovens de Natal, destacando que aplica 30% do orçamento municipal na pasta: “Todos esses investimentos per-mitiram que a atual administração inau-gurasse seis escolas com apenas um ano e meio a frente da Prefeitura. Além dis-

so, todos os alunos da rede pública municipal receberam fardamento, uniforme de educação física e tênis”, reforçou o prefeito, informando que em 2015 os estudantes receberão também um kit escolar.

Outra informação importante trazida pelo chefe do executivo municipal foi relacionada aos professores da rede pública municipal. Ele falou que até o final de 2015 todos os educadores municipais terão os seus salários rea-justados em 88,9%: “Também temos a preocupação em investir nos recur-sos humanos e estamos valorizando todos os professores do nosso qua-dro”, finalizou.

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, não escondeu a emoção e a satisfação com a entrega das novas instalações da Escola Nossa Senhora da Apresentação. Ela lembrou a luta de toda a comunidade para ganhar

uma instituição de ensino de valor para as crianças do local que antes estudavam em um galpão de super-mercado alugado.

“Essa situação trazia muito incomodo, mas agora a população do bairro tem uma escola pra se orgulhar que não vai ensinar só a ler a escrever, mas irá passar valores para formar grandes cidadãos e cidadãs”, frisou. Justina disse ainda que os investimentos da gestão do prefeito Carlos Eduardo na educação só estão começando. Ela garantiu que até o final deste ano serão inaugurados mais cinco Centros Municipais de Educação, além de mais duas escolas de Ensino Fundamental.

Página 3 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu na tarde desta segunda-feira (11), em seu gabinete no Palácio Feli-pe Camarão, os vereadores Eleika Be-zerra, Júlia Arruda e Ary Gomes que compõe a Comissão de Educação, Cul-tura e Desporto da Câmara Municipal do Natal. Na oportunidade, eles trou-xeram alguns pontos que foram deba-tidos no âmbito do poder legislativo para que sejam analisados pelo poder executivo municipal. A secretária mu-nicipal de Educação, Justina Iva, tam-bém participou da reunião.

Os parlamentares apresentaram os seguintes temas: A aplicação da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério e a relação com o plano de carreira dos professores da rede pública muni-cipal; a elaboração do plano de educa-ção municipal de Natal para a proxima década; Propostas de simulação do custo de um aluno da rede pública municipal, a partir de uma tecnologia desenvolvida por um grupo de pesqui-sa da Universidade de São Paulo (USP); Aplicação das emendas parlamentares e do Plano Plurianual; Projeto de Ges-tão Democrática das Escolas; Projeto de Escola em Tempo Integral; Escolha de terrenos para construção de esco-las e Centros Municipais de Educação Infantil.

Carlos Eduardo agradeceu a visita dos vereadores e fez um breve relato das ações que a sua administração fez para melhorar os índices da educação pública municipal. Ele lembrou que ao assumir a gestão encontrou o ano leti-vo de 2012 encerrado antes do tempo, os alunos sem receber o fardamento escolar e a merenda, salários dos pro-fessores e funcionários terceirizados atrasados, além de prédios sucateados e sem condições de uso.

O prefeito destacou que a recupera-ção da educação foi a primeira meta do seu governo. Com muito esforço e determinação as aulas foram retoma-das, a merenda escolar foi restabeleci-da, todas as escolas e CMEIS da rede pública passaram por melhorias com o auxílio de vários instituições como

Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e entidades civis, os salários foram regula-rizados e em 2014 os estudantes da rede pública municipal voltaram a receber o kit completo de fardamento com unifor-me completo, tênis e roupa de educação física. O chefe do executivo municipal recordou também que com menos de dois anos de administração já entregou seis escolas em toda Natal.

O chefe do executivo municipal parabeni-zou os vereadores membros da comissão de educação por estarem fazendo um trabalho positivo em prol das melhorias para as crianças e jovens da cidade. Car-los Eduardo reforçou o seu compromisso com as demandas da pasta e disse que todos os pontos trazidos para o debate são pertinentes e que em sua maioria já estão sendo praticados pela sua gestão: “Estamos aplicando 30% do orçamento da Prefeitura em educação. Avançamos significativamente e quero contar com a ajuda dos vereadores da comissão para melhorarmos ainda mais os índices da educação municipal”, frisou o prefeito que disse estar sempre aberto para dialo-gar com a Câmara sobre os problemas da cidade.

A professora Justina Iva também trouxe

alguns dados que mostram o compro-misso da administração municipal com a educação. Os salários dos professores da rede pública serão reajustados em 88,9% até o final de 2015, além disso, sete escolas estão em construção e a previsão é que mais 32 serão entregues até o final de 2015. A secretária infor-mou também que a primeira escola de tempo integral da Prefeitura do Natal está em licitação e será erguida no Pla-nalto. Quanto a construção de quatro bibliotecas previstas no Plano Plurianu-al, ela disse que já estão garantidas duas em parceria com a Federação das Indús-trias do Rio Grande do Norte. “Essas bibliotecas ficarão localizadas no bairro das Rocas e na Zona Norte”, falou.

Os vereadores da Comissão de Educa-ção da Câmara elogiaram a disponibili-dade do prefeito Carlos Eduardo em dialogar e disseram que estarão atentos para o cumprimento das metas e dos pontos debatidos na reunião.

Prefeito recebe Comissão da Educação da Câmara Municipal do Natal

Carlos Eduardo Nunes Alves

Prefeito

Justina Iva de Araújo Silva

Secretária

Judineide Domingos C. Souza

Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica

Pedro Jorge C. F. Silva

Secretário Adjunto de Gestão Escolar

Jacqueline Serafim

Assessora de Imprensa

Informativo Semanal Expediente: Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação

Equipe de Jornalismo

Editoria: Jacqueline Serafim

Reportagens: Ana Flávia Menezes, Jacqueline Serafim e Adrovando Claro.

Fotos: Adrovando Claro

Assistente da Comunicação: Felipe Dantas

Contato: Rua Fabrício Pedroza, 915. Areia Preta. Natal/RN

Prefeitura Municipal do Natal

Secretaria Municipal de Educação

Página 4

Para rece-ber o In-formativo, dar sua opinião e oferecer sugestões

de pauta, mande mensagem para a Assessoria de Comu-nicação da SME.

Nosso e-mail é

imprensaeducacao@gmail. com

Informativo Semanal

das unidades ambientais de Natal para retornar a nature-za. Neste caso, esses pássaros serão soltos na área do rio Pitimbu. A aluna Letícia Gabriele, 9

anos, do 4º ano, considera que atividade muda à rotina da escola. “Achei ótimo parti-cipar destas brincadeiras, conheci também alguns pás-saros. É muito bom também conviver com os alunos de outras turmas”, afirmou. Já Erick Bruno de 8 anos, aluno do 2º ano, destacou sua pre-ferência pela oficina de reci-

clagem e exclusiva-mente o passeio de bicicleta. O professor João Pes-soa, do setor de Cultura e Desporto da Secreta-ria Munici-pal de Edu-

cação (SME), explicou que essa parceria com o Parque da Cidade vai ampliar para outras escolas municipais, com a inclusão da educação ambiental. “Esse projeto busca favore-cer as escolas que não possu-em condições físicas, saindo do ambiente de sala de aula e conhecendo outros pontos da cidade, proporcionando um relacionamento mais integral das crianças, além dos limites da escola e do bairro. A cada etapa do pro-jeto é incorporada uma práti-ca desportiva para os alunos, agora com as bicicletas, sur-ge uma oportunidade para aprender essa modalidade esportiva. Aqui no parque, também a educação ambien-tal vai ser incluída na progra-mação das escolas visitan-tes”, disse o coordenador do

projeto. Qualquer escola pode parti-cipar de atividades educati-vas no Parque da Cidade, basta fazer apenas um agen-damento. O coordenador do setor de Educação Ambiental do Parque da Cidade, Lucia-no Capistrano, informou que existe um programa planeja-do com a escola interessada para ocupar as salas de aulas com educação ambiental, ouvir palestra sobre o funcio-namento do parque, partici-par de trilhas, ter atividades de leitura na biblioteca e visitar o memorial. “Realizamos também a pro-gramação em conjunto com a escola, basta ser apresen-tando um roteiro do que se pretende criar no espaço do parque”, frisou. Informações pelo telefone 3232-9177.

Alunos da Escola Municipal Laura Maia visitam o Parque da Cidade

A Escola Municipal Laura Maia participou do projeto “Um dia diferente na minha escola” com cerca de 150 alunos, visitando e realizan-do atividades no Parque da Cidade. A jornada de ativi-dades começou com uma reunião no auditório expli-cando como funcionam as oficinas e em seguida ocor-reu um alongamento para saudar o dia. Todo o grupo foi dividido por turmas para as oficinas de papel recicla-do, recreação, karaté e o passeio de bicicletas. A Secretaria de Meio Ambi-ente e Urbanismo (Semurb) e o Grupo de Ação Ambien-tal (GAAM) aproveitaram a ocasião para mostrar 10 gaiolas apreendidas no combate ao tráfico de ani-mais silvestres durante uma fiscalização ambiental em feiras da cidade. Os alunos aprenderam que aprisionar pássaros em casa ou comer-cializar as aves está se co-metendo um crime ambien-tal, podendo a pessoa rece-ber multa de R$ 500,00 reais por animal ou até mesmo ser preso. Dezoito pássaros dos tipos sanhaçu azul, galo de campina, sibiti, golinha, azulão e concriz serão conduzidos para uma