EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e...

4
Fusão da Sociedade União Portuguesa e Centro Português Ano VIII- Número 33 - Agosto / Setembro de 2017 - www.centroculturalportugues.com.br J O R N A L EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS COR REABREM-SE AS COR REABREM-SE AS COR REABREM-SE AS COR REABREM-SE AS CORTINAS TINAS TINAS TINAS TINAS A reinauguração do T A reinauguração do T A reinauguração do T A reinauguração do T A reinauguração do Teatr eatr eatr eatr eatro do Centr o do Centr o do Centr o do Centr o do Centro Cultural P o Cultural P o Cultural P o Cultural P o Cultural Português, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembr ortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembr ortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembr ortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembr ortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembro. Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição. Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição. Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição. Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição. Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.

Transcript of EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e...

Page 1: EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e im-portante trabalho de restau-ração da sede de mais de um século, faltava apenas um detalhe

Fusão daSociedade União

Portuguesa eCentro Português

Ano VIII- Número 33 - Agosto / Setembro de 2017 - www.centroculturalportugues.com.br

J O R N A L

EDIÇÃO ESPECIAL

REABREM-SE AS CORREABREM-SE AS CORREABREM-SE AS CORREABREM-SE AS CORREABREM-SE AS CORTINASTINASTINASTINASTINAS

A reinauguração do TA reinauguração do TA reinauguração do TA reinauguração do TA reinauguração do Teatreatreatreatreatro do Centro do Centro do Centro do Centro do Centro Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Português, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembrortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembrortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembrortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembrortuguês, já tem sua data marcada. Dia 1º de dezembrooooo.....Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.Saiba também, sobre o importante trabalho de restauro da sede cultural. Leia tudo nesta edição.

Page 2: EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e im-portante trabalho de restau-ração da sede de mais de um século, faltava apenas um detalhe

PPPPPalavra doalavra doalavra doalavra doalavra do1º1º1º1º1º SecretárioSecretárioSecretárioSecretárioSecretário

Sede cultural do CentrSede cultural do CentrSede cultural do CentrSede cultural do CentrSede cultural do Centro Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Portuguêsortuguêsortuguêsortuguêsortuguêsrecebe a liberação total para seu prédio históricorecebe a liberação total para seu prédio históricorecebe a liberação total para seu prédio históricorecebe a liberação total para seu prédio históricorecebe a liberação total para seu prédio histórico

Finalmente, liberadoe pronto para ser utilizado,por toda a comunidade luso-brasileira e santista, o CentroCultural Português tem ahonra e o orgulho de entre-gar mais uma preciosidade.

Após o difícil e im-portante trabalho de restau-ração da sede de mais de umséculo, faltava apenas umdetalhe para que tudo ficas-se perfeito. O teatro.

Já estava tudo pron-to, mas faltava o Auto deVistoria do Corpo de Bom-beiros, o AVCB, para que tu-do pudesse ser utilizado emdefinitivo e finalmente emmeados do mês de agosto,o corpo de bombeiros, auto-rizou o funcionamento.

Foram muitas exigên-cias, para sua autorização, jáque trata-se de um prédiohistórico, mas todas foramatendidas e executadas comperfeiçao, pela diretoria e aequipe que trabalhou incan-sávelmente na obra de suarestauração.

Desde a colocaçãode hidrantes, portas anti-pâ-nico até um verniz especialanti-chamas colocado no sa-lão Camoniano. Foi um lon-go caminho até aqui, paraconseguir o nosso objetivo.Mas vamos ver como tudoisso começou.

Tudo aqui escrito, es-tá ilustrado na página ao la-do, para que possamos acom-panhar os seus detalhes.

Em janeiro de 2011,a primeira reforma, acon-teceu no prédio principal,que recebeu nova pintura epassou também por uma re-cuperação total. Até na épo-ca, fez-se uma campanha dedoação de latas de tinta emateriais de construção di-versos, com o objetivo dedeixar a fachada mais bonita,para o que estava por vir.

Após isso, foi a vezda reforma do teatro, execu-tada pela equipe do mestrede obras, João Ferreira, onde

Alberto BarducoAlberto BarducoAlberto BarducoAlberto BarducoAlberto Barduco

foi mais trabalhoso, pois nãoexistia nada praticamente.Sem cadeiras, sem som, semluzes, enfim sem condiçõesnenhuma de uso. Bem dife-rente do que se pode veratualmente.

Ao mesmo tempo,foi também restaurado, asparedes de todo o salão Ca-moniano, pois ela é todapintada à mão e com o tem-po, tudo foi se deteriorando.Foi a vez da equipe da arqui-teta Andréa Naline, executaro restauro e a pintura de to-das as paredes do salão Ca-moniano.

O grandioso salãoCamoniano, todo em madei-ra, único na cidade e um dospoucos do Brasil, onde emtodo seu teto, podemos verpintados, trechos retiradosdo livro “Os Lusíadas” deLuiz de Camões e no assoa-lho, as tábuas de madeiras,acompanham as formas doteto.

Todas suas pinturas,que são relíquias da épocada construção da sede, comoum quadro original de Bene-dicto Calixto.

Seu mobiliário tam-bém de época como as ca-deiras e a mesa entalhada,para receber o Rei D. Car-los, que nem chegou a utili-zar, pois morreu assassinadopoucos meses antes.

Mas a exigência queos bombeiros, fizeram paraque a sede cultural do Cen-tro Cultural Português, tives-se seu AVCB, foi bem dife-rente. Os bombeiros queri-am que passassem um vernizanti-chamas, em todas aspinturas do salão e com isso,todas ficariam perdidas.

Depois de muita con-versa, da própria diretoria,e da intervenção do Conde-pasa - Conselho de Defesado Patrimônio de Santos, overniz foi passado apenas noteto do salão.

Como o prédio, tem122 anos, o Centro Cultural

Português tem muitas outraspreciosidades, como umexemplar de “Os Lusíadas”de 1880, que foi enviadopara D. Pedro II como pre-sente, com uma dedicatóriaao imperador. Além disso abiblioteca, conta com maisde 2.500 livros da mais im-portante literatura luso-bra-sileira.

Ao lado do salão Ca-moniano, encontra-se o sa-lão Cerejeira, que tambémabriga, peças centenárias co-mo uma mesa e cadeiras to-talmente entalhada, do finaldo século XIX. E uma caixacontendo, uma edição com-pactada de “Os Lusíadas”com um punhado de terra eareia da região de Guima-rães, mas precisamente ondeficava o castelo do primeiroRei de Portugal D. Manuel.

Lembrando que oCentro Cultural Português éresultado de uma fusão, dejaneiro de 2010, da Socieda-de União Portuguesa e oCentro Português de Santos.

TEATEATEATEATEATROTROTROTROTRODepois de toda esta

breve história do restauro doCentro Cultural Português, oteatro com suas 326 cadeirastodas estofadas, com sua no-va iluminação, com seu no-vo som, novos lustres, já po-derão ser ocupadas e a rei-nauguração será no dia 1º dedezembro, data escolhida,por ser aniversário de funda-ção do Centro Português.Como aconteceu em suainauguração em 1908, seráconvidada, a Orquestra Sin-fônica de Santos.

Para sua reforma, fo-ram utilizadas fotos da épo-ca, para preservar as suas ca-racterísticas.

Parabenizamos o pre-sidente José Duarte de Al-meida Alves, toda a sua dire-toria e ao sr. Augusto Dias,por todo o empenho em to-do o processo e revitaliza-ção e restauro de nossa sedecultural.

GAP realizaráGAP realizaráGAP realizaráGAP realizaráGAP realizarámais umamais umamais umamais umamais umaTTTTTarde daarde daarde daarde daarde da

SolidariedadeSolidariedadeSolidariedadeSolidariedadeSolidariedade

Está chegando o diade mais uma Tarde da Soli-dariedade do Grupo de Apo-io ao Presidente, o GAP.

A data escolhida foi07 de novembro, às 15:00horas, no salão social do Cen-tro Cultural Português, à av.Ana Costa, 290, onde tere-mos um encontro especial, emuma tarde com muita solida-riedade.

O valor do convite éR$ 25,00 e a entidade favo-recida para este evento, seráa Escola Portuguesa.

Reservem já os seusconvites através do 3234-6503 e 3219-3079.

Na contramão degrande parte dos clubes e as-sociações que se vêem obri-gados a encerrar suas ativi-dades ou até reduzi-las, porconta de dificuldades finan-ceiras ou falta de interesseou empenho dos seus Dire-tores e associados, o CentroCultural Português, olha paratrás somente para projetar oseu futuro, com os pés firmesno presente.

Nascido da fusão en-tre duas entidades centená-rias – o Real Centro Portu-guês (depois Centro Portu-guês) e a Sociedade UniãoPortuguesa, o Centro Cultu-ral Português mantém suasatividades culturais e sociaisdentro da finalidade para aqual foi criado há mais deum século.

Desde eventos de na-tureza benemerente, atravésde entidades ligadas ao CCP,passando pela manutençãode um dos mais antigos gru-pos folclóricos – o GrupoFolclórico Verde Gaio – e acriação de um Orfeão, a enti-dade realiza eventos cultura-is, notadamente nas datasalusivas a Portugal, além defestas com músicas e comidastípicas de Portugal e apre-sentações que fazem os imi-grantes portugueses, descen-dentes e brasileiros sentirem-se em Portugal.

E logo mais o CCP iráreinaugurar o seu Teatro (v.editorial), mercê do trabalhoe empenho do PresidenteJosé Duarte de Almeida Al-ves e sua eficiente Diretoria,em prédio cujo local é mo-tivo de orgulho não só paraos portugueses e luso-des-cendentes, como tambémpara toda a população deSantos e Baixada Santista,mesmo porque nossa sedeCultural, no Centro de San-tos, acaba participando doprojeto “Alegra Centro”,posto que fica diariamenteaberto à visitação pública.

Trabalho, dedicaçãoe, sobretudo, amor às duaspátrias – Portugal e Brasil –é o combustível dessa Direto-ria. Parabéns!

Page 3: EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e im-portante trabalho de restau-ração da sede de mais de um século, faltava apenas um detalhe

Jornal do Centro Cultural Português

Nº 33 - Ano VIII - Ago./Set. 2017

Gráfica: Demar Gráfica. Diagramação

e anúncios: Caldeira: 3238-5433

Jornalista Responsável:

Melissa Caldeira - Mtb. 34.419

Colaboradora: Andressa Gonzalez

CentrCentrCentrCentrCentro Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Português ilustradoortuguês ilustradoortuguês ilustradoortuguês ilustradoortuguês ilustrado

ANTESANTESANTESANTESANTES

A seguir mostraremos, como foi a recuperação da sede cultural do CentrA seguir mostraremos, como foi a recuperação da sede cultural do CentrA seguir mostraremos, como foi a recuperação da sede cultural do CentrA seguir mostraremos, como foi a recuperação da sede cultural do CentrA seguir mostraremos, como foi a recuperação da sede cultural do Centro Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Português, em forma de fotosortuguês, em forma de fotosortuguês, em forma de fotosortuguês, em forma de fotosortuguês, em forma de fotos

DEPOISDEPOISDEPOISDEPOISDEPOIS

FFFFFACHADACHADACHADACHADACHADA PRINCIPA PRINCIPA PRINCIPA PRINCIPA PRINCIPALALALALAL SSSSSALÃO CALÃO CALÃO CALÃO CALÃO CAMONIANO AAMONIANO AAMONIANO AAMONIANO AAMONIANO ATUTUTUTUTUALMENTEALMENTEALMENTEALMENTEALMENTE

ANTES DA RECONSTRUÇÃOANTES DA RECONSTRUÇÃOANTES DA RECONSTRUÇÃOANTES DA RECONSTRUÇÃOANTES DA RECONSTRUÇÃO

TEATEATEATEATEATRO DTRO DTRO DTRO DTRO DA SEDE CULA SEDE CULA SEDE CULA SEDE CULA SEDE CULTURALTURALTURALTURALTURAL

APÓS A RECONSTRUÇÃOAPÓS A RECONSTRUÇÃOAPÓS A RECONSTRUÇÃOAPÓS A RECONSTRUÇÃOAPÓS A RECONSTRUÇÃO

No salão Camonia-no, fizemos também a restau-ração das paredes, que antesestavam em péssimas condi-ções como mostram as fotosao lado. Antes uma aparênciaopaca e com bolor. Depois,com a recuperação perfeita.

Page 4: EDIÇÃO ESPECIAL REABREM-SE AS CORTINAS · gar mais uma preciosidade. Após o difícil e im-portante trabalho de restau-ração da sede de mais de um século, faltava apenas um detalhe

Uma noite em Las VUma noite em Las VUma noite em Las VUma noite em Las VUma noite em Las Vegas na sede cultural éegas na sede cultural éegas na sede cultural éegas na sede cultural éegas na sede cultural émais uma noite de gala no Salão Camonianomais uma noite de gala no Salão Camonianomais uma noite de gala no Salão Camonianomais uma noite de gala no Salão Camonianomais uma noite de gala no Salão Camoniano

O belíssimo salão Camoniano e no palco o presidente José Duartecom a diretoria do GAP e do Centro Cultural Português

Após o grande suces-so do baile de máscaras, oCentro Cultural Portuguêsorganizou mais um jantar te-mático que agradou a todos.

No dia 5 de agosto,o salão Camoniano da sedecultural, recebeu seus convi-dados para “Uma noite emLas Vegas” - homenagem àElvis Presley.

Já na entrada da fes-ta e nas mesas. a decoraçãonos remetia a seus famososcassinos, com os dados dasroletas e as cartas de baralhodas mesas de pôquer.

Com a música daBanda Zago Art Show, e coma participação do próprioZago, como Elvis Presley Co-ver, sendo uma grande sur-presa da noite.

No cardápio bemespecial, foi servido de en-trada melão com presunto ecomo prato principal baca-lhau com batatas coradas.

O GAP - Grupo deApoio ao Presidente, basica-mente formado pelas esposasdos diretores do Centro Cul-tural Português, foram as res-ponsáveis pela organizaçãodesta Festa, com total apoio

do presidente José Duarte deAlmeida Alves e de sua dire-toria, fazendo um belíssimotrabalho.

A presidente do GAPSra. Maria de Fátima PereiraAlves, fez questão de agrade-cer aos presentes e tambéma todas as parceiras do GAPpor serem pessoas fantásticasexecutando seu trabalhoemuma união maravilhosa.

Já o presidente doCentro Cultural Português,

destacou a presença de mui-tas pessoas, que pela primei-ra vez, estavam prestigiandouma de nossas festas.

José Duarte, falouainda sobre a reinauguraçãodo teatro, que receberá onome de “Espaço CulturalArmênio Mendes”.

Foi uma noite bemagradável, em um ambientebem familiar, onde todosdançaram e se divertiramcom os seus amigos.

S Ó C I O S E A M I G O SS Ó C I O S E A M I G O SS Ó C I O S E A M I G O SS Ó C I O S E A M I G O SS Ó C I O S E A M I G O SVVVVVenham participar de mais uma grande festaenham participar de mais uma grande festaenham participar de mais uma grande festaenham participar de mais uma grande festaenham participar de mais uma grande festado Centrdo Centrdo Centrdo Centrdo Centro Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Po Cultural Português, na sede socialortuguês, na sede socialortuguês, na sede socialortuguês, na sede socialortuguês, na sede social