Edicao15

4
Marrios era muito dedica- da e amava a educação, de modo que a homenagem que está sendo feita é mais que um dever. “Marrios fez história na educação”, pon- tuou. Professora Marrios Maria dos Marrios Lisboa de Menezes nasceu em 1937 na cidade de Goiana/PE, vindo para o Rio Grande do Norte com seus pais em 1953, para o vale do Ceará- Mirim. Entrou para o magis- tério em 1961, no Instuto Imaculada Conceição e na Escola Técnica de Comércio de Ceará Mirim. Localizado na Rua Engenhei- ro Joaquim Cardoso, no Bair- ro do Pimbu, será inaugu- rado nesta quarta (04), às 16h, pela Secretaria Munici- pal de Educação, com a pre- sença do prefeito Carlos Eduardo Alves, o Centro Municipal de Educação In- fanl Professora Maria dos Marrios Lisboa de Mene- zes. Para a secretária de Educa- ção, Jusna Iva Araújo, a inauguração de cmei repre- senta uma vitória e vai aten- der a uma demanda reprimi- da da comunidade. Ela infor- ma que a unidade vai aten- der às crianças em tempo integral. Caracterizada como po C, a unidade escolar tem capaci- dade para atender a 120 crianças nos níveis berçário II, nível e nível 2 em três salas de aula e um berçário. O prédio possui ainda um setor administravo, setor de serviço, laboratório de informáca, sala de profes- sores, páo coberto, seis banheiros e refeitório. Na obra foram invesdos R$ 616 mil, com recursos oriun- dos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa- ção – FNDE, do Ministério da Educação. Jusficando a escolha da patrona do cmei, Jusna afirmou que a professora SME inaugura Cmei Maria dos Marrios Secretaria Municipal de Educação 13 /11 a 19/11/2013 Nº12 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal Informativo Semanal ÚLTIMA HORA A Prefeitura do Natal antecipou o pagamento dos valores referentes a 1/3 de férias aos profes- sores da rede municipal. Pelo acordo firmado en- tre a categoria e a Prefei- tura, as férias somente seriam pagas em janeiro, entretanto, com a anteci- pação, os professores receberão juntamente com o salário de dezem- bro e o décimo terceiro salário. Haverá ainda o pagamen- to da mudança de padrão a 277 professores da edu- cação infanl Veja nessa edição Orientações para a fi- nalização do ano levo 2013. Pag 2 Passeio Ciclísco de Natal está com inscri- ções abertas. Pag 2 Voley em rede tem en- cerramento. Pag 3 Programa escolas leito- ras discute “O lugar da leitura em minha vi- da”. Pag 4

description

Informativo da SME, Natal, RN, Brasil

Transcript of Edicao15

Martírios era muito dedica-da e amava a educação, de modo que a homenagem que está sendo feita é mais que um dever. “Martírios fez história na educação”, pon-tuou.

Professora Martírios

Maria dos Martírios Lisboa de Menezes nasceu em 1937 na cidade de Goiana/PE, vindo para o Rio Grande do Norte com seus pais em 1953, para o vale do Ceará-Mirim. Entrou para o magis-tério em 1961, no Instituto Imaculada Conceição e na Escola Técnica de Comércio de Ceará Mirim.

Localizado na Rua Engenhei-ro Joaquim Cardoso, no Bair-ro do Pitimbu, será inaugu-rado nesta quarta (04), às 16h, pela Secretaria Munici-pal de Educação, com a pre-sença do prefeito Carlos Eduardo Alves, o Centro Municipal de Educação In-fantil Professora Maria dos Martírios Lisboa de Mene-zes.

Para a secretária de Educa-ção, Justina Iva Araújo, a inauguração de cmei repre-senta uma vitória e vai aten-der a uma demanda reprimi-da da comunidade. Ela infor-ma que a unidade vai aten-der às crianças em tempo integral.

Caracterizada como tipo C, a unidade escolar tem capaci-dade para atender a 120 crianças nos níveis berçário II, nível e nível 2 em três salas de aula e um berçário. O prédio possui ainda um setor administrativo, setor de serviço, laboratório de informática, sala de profes-sores, pátio coberto, seis banheiros e refeitório. Na obra foram investidos R$ 616 mil, com recursos oriun-dos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa-ção – FNDE, do Ministério da Educação.

Justificando a escolha da patrona do cmei, Justina afirmou que a professora

SME inaugura Cmei Maria dos Martírios

Secretaria Municipal de Educação

13 /11 a 19/11/2013 Nº12 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Informativo

Semanal

ÚLTIMA HORA

A Prefeitura do Natal

antecipou o pagamento

dos valores referentes a

1/3 de férias aos profes-

sores da rede municipal.

Pelo acordo firmado en-

tre a categoria e a Prefei-

tura, as férias somente

seriam pagas em janeiro,

entretanto, com a anteci-

pação, os professores

receberão juntamente

com o salário de dezem-

bro e o décimo terceiro

salário.

Haverá ainda o pagamen-

to da mudança de padrão

a 277 professores da edu-

cação infantil

Veja nessa edição

Orientações para a fi-nalização do ano letivo 2013. Pag 2

Passeio Ciclístico de Natal está com inscri-ções abertas. Pag 2

Voley em rede tem en-cerramento. Pag 3

Programa escolas leito-ras discute “O lugar da leitura em minha vi-da”. Pag 4

Página 2 Informativo Semanal

Orientações para finalização do ano letivo

O Setor de Normas e Organi-zação Escolar - SNOE divul-gou o detalhamento do Final do Ano Letivo – 2013 no Calendário, que foi aprova-do pelo Conselho Municipal de Educação, com orienta-ções às unidades de ensino (escolas e cmeis) (veja qua-dro ao lado).

Reposição

Ainda de acordo com o SNOE, as escolas e cmeis que não fizeram reposição dos dias da Parada Nacional ou colocaram a reposição da Parada e da Greve para ja-neiro receberam documento orientando a fazê-lo aos sábados de modo que todas as unidades de ensino con-cluam o ano letivo em 30/12/2013.

A coordenadora do SNOE, Liane Ataliba reforça a ne-cessidade do cumprimento do calendário para a finaliza-

ção dos trabalhos em 2013, a fim de que sejam garanti-das as condições para o iní-cio do ano letivo em 2014. as aulas será iniciadas no dia 4 de fevereiro.

Continuação da página 1

recebeu a comenda do Mé-rito em Educação Professor Waldson Pinheiro, constituí-da por medalha e certificado em 2011.

Tinha duas graduações: Pe-dagogia em 1968 e Comuni-cação Social (Jornalismo ) em 1972, ambas pela Uni-versidade Federal do Rio Grande do Norte, porém nunca exerceu o jornalismo, tendo dedicado toda a vida à educação. Faleceu em 2012.

O Maria dos Martírios é o primeiro de três cmeis que a SME vai inaugurar ainda neste mês de dezembro. Em 2014, serão 16 novos cmeis em Natal.

Prestou concurso e foi apro-vada para o Sistema Estadu-al de Educação em 1963, tendo sido nomeada para lecionar como professora de ensino médio. Entrou para a Rede Municipal de Ensino, através de concurso público, em 1992. Na Secretaria Mu-nicipal de Educação, chefiou o Setor de Ensino Funda-mental por mais de oito anos. Neste cargo contribuiu decisivamente para a cria-ção da MARCO – Mostra de Arte, Cultura e Conhecimen-to das escolas municipais. Foi uma das idealizadoras das jornadas pedagógicas.

Entre outras comissões, foi membro da Comissão de promoção Horizontal da SME em 2006. Foi membro responsável na elaboração dos Referenciais Curriculares para os anos iniciais do Ensi-no Fundamental em 2008. Por relevantes serviços pres-tados à educação municipal,

Calendário

Último dia Letivo (aulas): 30/12/2013

Recuperação: 02, 03, 07,08, e 09/01/2014

Exames Finais: 10,13 e 140/01/2014

Computação de Re-sultados: 15 e 16/01/2014;

Divulgação de Re-

sultados:

17/01/2014

Alunos e professores podem se inscrever no Passeio Ciclístico de Natal até dia 11

marcada para a largada do passeio. Os participantes receberão uma camiseta de identificação e a expectativa dos organizadores é reunir cerca de dois mil participan-tes.

A novidade desta edição é para os alunos e professores da rede municipal de ensino de Natal. O setor de espor-tes e cultura da SME, como forma de dar mais seguran-ça aos participantes, está fazendo a inscrição prévia para todos que fazem parte da comunidade escolar. ``Vamos formar um pelotão da Secretaria Municipal de Educação, com um olhar diferenciado para os nossos

alunos, independente da faixa etária´´, explicou o co-ordenador do setor, profes-sor João Pessoa. As inscri-ções para os participantes da rede municipal de educa-ção devem ser feitas até o dia 11, no próprio setor de esportes da secretaria.

Além de promover uma ati-vidade física e uma manhã de lazer, o Passeio Ciclístico irá divulgar, ainda mais, o Projeto Pedalando e Buscan-do uma Melhor Qualidade de Vida, que busca incenti-var o uso da bicicleta como meio de transporte e provo-car o ente público quanto à necessidade de se ter ciclo-vias em Natal.

Um domingo de sol, uma bicicleta e muitos amigos. Essa experiência poderá ser vivenciada no próximo dia 15, quando a Prefeitura Mu-nicipal do Natal promoverá o Passeio Ciclístico de Natal. O roteiro é simples. A saída está marcada para as 8h, no Shopping Cidade Jardim, com todos os ciclistas se-guindo pela avenida Roberto Freire, em direção à Rota do Sol. Na volta, também, pela Roberto Freire, o grupo irá até a Árvore de Natal, na Praça de Mirassol.

Qualquer ciclista pode parti-cipar, sem inscrição prévia, devendo se apresentar no shopping antes do horário

O Passeio Ciclístico de Natal é uma promoção da Prefei-tura Municipal do Natal, através da Secretaria de Cultura e Lazer e da Secreta-ria Municipal de Educação.

A saída está marcada

para as 8h, do dia 15

de dezembro, no

Shopping Cidade

Jardim, com todos os

ciclistas seguindo na

Avenida Roberto

Freire, em direção à

Rota do Sol. Na volta,

também pela Roberto

Freire, o grupo vai até

a Árvore de Natal, no

Mirassol

Quinta-feira será dia de fes-ta e despedida para as crian-ças e professores do projeto Vôlei em Rede, uma ativida-de vinculada ao Instituto Compartilhar e que atende cerca de 200 alunos da rede pública de ensino, sendo em sua grande maioria, crianças e adolescentes pertencentes da rede municipal de ensino de Natal. O Instituto Com-partilhar é um ong nacional que tem como presidente do técnico da Seleção Brasi-leira de Vôlei, Bernardinho.

Durante a festa marcada para ter início às 18 horas, serão premiados os desta-ques do Projeto, havendo uma avaliação tanto do ren-dimento em quadra como no âmbito escolar. De acor-do com a professora Suzet Cabral, membro da coorde-nação do Vôlei em Rede, a principal exigência para que a criança participe é estar com sua matricula ativa e ter um bom rendimento escolar . ``O nosso maior foco é com o rendimento escolar. O aluno pode ser um grande atleta, mas preci-sa ter a base escolar´´, res-salta.

Serão premiados os alunos com melhores rendimentos

nas disciplinas de português, matemática, ciências, geo-grafia e história, além do aluno com melhor boletim anual.

O núcleo de Natal vem apre-sentando ótimos resultados, de acordo com o próprio relatório do Instituto Com-partilhar. Segundo o docu-mento, no último ano, o Vôlei em Rede apresentou bons indicadores de forma geral, com destaque para a taxa de aproveitamento de carga horária, atingindo o patamar de 95%. Esse fato, resultou em um maior nú-mero maior de atendimen-tos realizados com alunos das escolas públicas.

Novas parcerias também foram realizadas, incremen-tando ainda mais o trabalho, como a com a Universidade Potiguar que possibilitou que fossem agregadas ou-tras atividades ao núcleo, criando oportunidades de ações relacionadas com cur-sos e acadêmicos da institui-ção. Um exemplo de ação desenvolvida foi a atividade de prevenção de detecção de problemas nas áreas mé-dica e odontológica.

O Vôlei em Rede iniciou suas atividades com a rede muni-cipal de ensino há seis anos, na primeira gestão do Pre-feito Carlos Eduardo, rece-bendo grande incentivo por parte dos gestores e grande aceitação por parte dos alu-nos da rede municipal de ensino. O projeto deverá ter suas atividades continuadas para o ano de 2014. ``A nos-sa expectativa é dar conti-nuidade ao trabalho, incenti-vando às novas gerações à

prática esportiva, concilian-do com os estudos. O nosso maior objetivo é transfor-mar vidas´´, finalizou Suzet Cabral.

Experiências

Durante todo o ano, diver-sas atividades são desenvol-vidas com os alunos inte-grantes do projeto, havendo uma importante troca de experiência entre eles. Em setembro passado, por exemplo, os alunos da rede municipal de ensino tiveram oportunidade de participar de um torneio de vôlei, que reuniu, em dois dias de com-petições, mais de 400 pesso-as. O Torneio de Voleibol contou com a presença dos responsáveis, que torceram pelos alunos e ajudaram a animar a festa, e do coorde-nador de educação física e desporto da Secretaria Mu-nicipal de Educação, João Pessoa.

Durante o torneio, os alunos puderam praticar bastante os valores ensinados a todos os alunos do Instituto Com-partilhar, como respeito e cooperação, além do com-panheirismo, conceito traba-lhado pelo professor do Nú-cleo Natal, Cláudio de Araú-jo, antes do evento.

Todos que participaram do Torneio de Voleibol recebe-ram pipoca, pirulitos e con-feitos e os alunos do proje-to, lanches. Ao final, as equi-pes que se destacaram fo-ram premiadas com meda-lhas. “A integração de todas as turmas do projeto Vôlei em Rede com os alunos dos outros colégios foi positiva”, contou Cláudio.

Quinta tem encerramento do projeto Voley em Rede

Página 3 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Durante o

torneio, os

alunos

puderam

praticar

bastante os

valores

ensinados a

todos os

alunos do

Instituto

Compartilhar,

como respeito

e cooperação,

além do

companheiris

mo.

que atuam em projetos de leitura nas escolas. ``Nossa

meta foi ampliar e dar con-

tinuidade ao trabalho já

desenvolvido em anos ante-riores, contribuindo para

que a leitura se torne, des-

de a infância, destaque nas

práticas culturais e educati-

vas estabelecidas no dia a dia das escolas´´, argumen-

tou a coordenadora do Pro-

grama, Mirian Araújo.

Neste ano, os temas de

estudo visaram ampliar o espaço de reflexão sobre a

natureza do trabalho reali-

zado na sala de leitura e a

sua função na formação e desenvolvimento de leito-

res, assim como subsidiar a

organização de uma rotina

de atividades que pudes-sem estimular o gosto pela

literatura.

Professora Mirian ressaltou,

ainda, que a formação des-

te ano buscou dar uma mai-

or ênfase na relação teoria e prática, através de temas

cotidianos, como concep-

ções e práticas de leituras e

o planejamento e organiza-ção da rotinha nas bibliote-

cas e salas de leitura.

Uma tarde toda dedicada ao debate e troca de experi-

ências. Essa a programação

do seminário de encerra-

mento do programa Escolas Leitoras do Município de

Natal, marcado para ama-

nhã, dia cinco, no auditório

do Cemure. O evento será

aberto com uma leitura pública, realizada pelo alu-

no Matheus Augusto Barbo-

sa, da E. M. Otto de Brito

Guerra. Em seguida haverá a mesa redonda com as

escritoras Salizete Freire e

Anchella Monte, falando

sobre o tema ``O lugar da Leitura em minha vida´´. A

programação contará, ainda

com uma sessão pública de

painéis e as comunicações das experiências vivencia-

das por cinco escolas inte-

grantes do programa.

Durante todo o ano de

2013, a SME, através do

Departamento de Ensino Fundamental realizou a

formação de professores

mediadores de leitura, que

contou com a participação de 99 educadores, entre

profissionais da sala de lei-

tura/biblioteca, docentes,

coordenadores e gestores

´´Destacamos o trabalho do

professor mediador na pro-moção da leitura e desen-

volvimento de comporta-

mentos leitores, conteúdos

em consonância com os descritores de leitura pro-

postos pelo MEC. Espera-

mos, assim, contribuir com

a melhoria dos índices de leitura em nossa rede´´,

finalizou.

Sucesso

Em 2011, as escolas da rede

participaram d a 2ª edição

do concurso nacional

"Escola de Leitores" promo-vido pelo Instituto C&A.

Vale salientar que Natal foi

a única capital do Norte/

Nordeste a participar. As cinco escolas vencedoras

receberam prêmios de

R$12 mil para aplicar no

seu projeto de leitura, for-mação continuada e uma

viagem de intercâmbio à

Colômbia, pais que se des-

taca na América Latina por sua política de leitura.

A avaliação realizada pelo Instituto C&A deu conta de

que as escolas do município

de Natal tiveram a maioria

dos seus projetos conside-rados como bem qualifica-

dos. Além disso, o compro-

metimento da SME em pro-

piciar a formação continua-da a toda a rede, o empe-

nho das escolas na realiza-

ção de ações de promoção

da leitura e a constituição do Comitê Gestor do Plano

Municipal de Leitura Literá-

ria na Escola - PMLLE leva-

ram o Instituto C&A a pro-por a inclusão da nossa

rede na 3ª edição do con-

curso Escola de Leitores a

realizar-se no próximo ano.

Leitores discutem sobre o lugar da leitura em suas vidas

Para receber semanal-

mente nosso Informativo,

para dar sua opinião sobre

as notícias publicadas e

oferecer sugestões de

pauta, mande mensagem

para nosso e-mail: im-

[email protected]

om Sua participação é

fundamental para o êxito

do nosso trabalho.

Participe!

Carlos Eduardo Nunes Alves —Prefeito Justina Iva de Araújo Silva —Secretária Judineide Domingos C. Souza —Secretária Adjunta de Gestão pedagógica Pedro Jorge C. F. Silva —Secretário Adjunto de Gestão Escolar

Expediente: Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação Edição: Jornalista Mônica Costa. Textos: Jornalista Valéria Credidio, Jornalista Ana Flávia Menezes e Jornalista Mônica Costa. Fotos: Repórter fotográfico Adrovando Claro e. Secretaria: Felipe Dantas

Contato: [email protected] Rua Fabrício Pedroza, 915. A. Preta. Natal/RN

Prefeitura Municipal do Natal

Secretaria Municipal de Educação

Página 4 Informativo Semanal

Alunos da EM S. Francisco de Assis em atividade do programa Escolas leitoras