Edicao788

8
07 de FEVEREIRO de 2014 ANO 23 - Nº 788 > Colombo ara festejar o aniversá- rio de 124 anos de emancipação política de Colombo, autoridades se reu- niram no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva para um jantar de confraterni- zação, tudo regado a música, dança e a gastronomia italia- na. Dentre as atrações estava o Gruppo Vocale Luce dellAni- ma, o Grupo Ítalo-brasileiro e a Fanfarra Municipal de Co- lombo (Famcol), também foi lembrado os 15 anos do Circui- to Italiano de Turismo Rural, os empreendedores receberam um troféu comemorativo a esta data. A prefeita Beti Pa- Jorge Wol/DER/SEIL Página 6 Colombo faz 124 anos e inicia sua 51ª Festa da Uva Padronização de ação da Saúde em catástrofes deve reduzir a incidência de erros. > Fórum Fórum Mundial da Bicicleta acontece em Curitiba Aniversário foi marcado por encontro de autoridades e apresentações de dança e música italiana. P > Prevenção Paraná integra Plano de ação da Saúde para desastre Divulgação Página 4 Gabriela Siqueira/SEMA Página 8 vin aproveitou a oportunida- de e falou sobre o primeiro ano de governo, e contou com é difícil se administrar a oita- va cidade em população do Estado do Paraná, mas garan- te que este ano Colombo vai receber os investimentos que necessita. Página 3 Na comemoração dos 124 anos de Colombo a prefeita Beti Pavin falou sobre os desafios e planejamento para a cidade > Festa da Uva Festa da Uva e diversidade cultural Arquivo/Folha de Colombo/Danilo Gamarros > Liga de Colombo Quarentinhas só em março Página 8 Apresentações de vários segmentos transformam a Festa da Uva em um evento cultural singular João Senechal/PMC João Senechal/PMC > Meio Ambiente Curitiba terá política para redução de emissão de gases Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assina pacto para reduzir emissão de gases poluentes Página 7 Página 3 > Transporte TCE-PR sustenta liminar e tarifa do ônibus deve ser reajustada Página 3 > Educação Encontro entre professores, educadores e representantes marca o início do ano letivo Página 4 > Saúde Mudança de hábitos pode prevenir câncer Página 6 > Editorial Festa da Uva e a cultural na cidade Página 2 > Educação Educação ambiental será ensinada nas escolas públicas e particulares Ensino é obrigatório e chega para alunos da educação infantil, especial, profissional, de jovens e adultos e de comunidades tradicionais. Página 4 > Cinema Curta Kinoforum está com inscrições abertas Página 7 > Taça Paraná Bandeirantes apresenta elenco para Taça Paraná na próxima semana Divulgação/C40

description

07 de FEVEREIRO de 2014 ANO 23 - Nº 788

Transcript of Edicao788

Page 1: Edicao788

07 de FEVEREIRO de 2014ANO 23 - Nº 788

> Colombo

ara festejar o aniversá-rio de 124 anos deemancipação política de

Colombo, autoridades se reu-niram no Pavilhão de Eventosdo Parque Municipal da Uvapara um jantar de confraterni-zação, tudo regado a música,dança e a gastronomia italia-na. Dentre as atrações estavao Gruppo Vocale Luce dellAni-ma, o Grupo Ítalo-brasileiro ea Fanfarra Municipal de Co-lombo (Famcol), também foilembrado os 15 anos do Circui-to Italiano de Turismo Rural, osempreendedores receberamum troféu comemorativo aesta data. A prefeita Beti Pa-

Jorge Wol/DER/SEIL

Página 6

Colombo faz 124 anos e iniciasua 51ª Festa da Uva

Padronização de ação da Saúde emcatástrofes deve reduzir a incidênciade erros.

> FórumFórum Mundialda Bicicletaaconteceem Curitiba

Aniversário foi marcado por encontro de autoridadese apresentações de dança e música italiana.

P> PrevençãoParaná integraPlano de ação daSaúde paradesastre

Divulgação

Página 4 Gabriela Siqueira/SEMA

Página 8

vin aproveitou a oportunida-de e falou sobre o primeiroano de governo, e contou com

é difícil se administrar a oita-va cidade em população doEstado do Paraná, mas garan-

te que este ano Colombo vaireceber os investimentos quenecessita. Página 3

Na comemoração dos 124 anos de Colombo a prefeita Beti Pavin falou sobre os desafios e planejamento para a cidade

> Festa da UvaFesta da Uva

e diversidadecultural

Arq

uivo

/Fol

ha d

e C

olom

bo/D

anilo

Gam

arro

s

> Liga de Colombo

Quarentinhas só em marçoPágina 8

Apresentações de váriossegmentos transformama Festa da Uva em um

evento cultural singular

João

Sen

echa

l/P

MC

João

Sen

echa

l/P

MC

> Meio Ambiente

Curitiba terá políticapara redução de emissão de gases

Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assina pacto para reduzir emissão de gases poluentes

Página 7

Página 3

> TransporteTCE-PR sustentaliminar e tarifa doônibus deve serreajustada

Página 3

> EducaçãoEncontro entreprofessores,educadores erepresentantesmarca o início doano letivo

Página 4

> SaúdeMudança dehábitos podeprevenir câncer

Página 6

> EditorialFesta da Uva e acultural na cidade

Página 2

> EducaçãoEducaçãoambiental seráensinada nasescolas públicase particulares

Ensino é obrigatório e chega paraalunos da educação infantil, especial,profissional, de jovens e adultos e decomunidades tradicionais.

Página 4

> CinemaCurta Kinoforumestá cominscriçõesabertas

Página 7

> Taça ParanáBandeirantesapresenta elencopara Taça Paranána próximasemana

Divulgação/C40

Page 2: Edicao788

02COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

A

> N O T A S P O L Í T I C A S <RETORNOA Câmara Municipal de Co-

lombo retornou das férias, naprimeira sessão do ano nada denovidade em relação ao ano an-terior, nenhum projeto de Lei foiapresentado, apenas indica-ções. O vereador Nivaldo Paris,agora (Solidariedade), fez 10 in-dicações, destas nove são estu-dos para viabilizar a construçãode uma pré-escola, todas em re-giões diferentes, a do Osascotambém é indicação de Waldir-lei Bueno (Solidariedade). A ou-tra indicação é para que a pre-feitura estude a possibilidadede fazer um financiamento jun-to ao Governo do Estado, com oobjetivo de asfaltar as ruas daregião central do Guaraituba,entre elas: Altivo Gomes Junior,Cambará, Califórnia, término daCampo Mourão, Sapopema, Tra-vessa Loanda, Travessa Rebou-ças e a Rio Negro.

MAIS INDICAÇÕESMarquinho Berlesi (PSDB)

também teve um bom númerode indicações apresentadas re-ferentes à educação. Ele querum estudo para viabilizar umprojeto para a construção denovo prédio para implantar opré-escola em seis bairros.

MENSALÃODepois de ficar foragido por

três meses, o ex-diretor do Ban-

tradicional Festa da Uva de Colombo che-ga a sua 51° edição, o evento é sempreesperado pela comunidade que não pou-

pa esforço para fazer com que o público sintasaudade e retorne no ano posterior. Quandocomeçou a Festa tinha como característicaalavancar o comércio da fruta no município,na primeira foram 200 expositores, cerca dedois terços da população vivia exclusivamen-te do cultivo da uva. A música, a dança e agastronomia italiana também sempre estive-ram presentes nos eventos e serviu para pre-servar a tradição e costumes dos imigrantes,traço que deu a identidade para a cidade comoé reconhecida hoje.

No entanto conforme a Festa ganhou emproporção e tradição, ela também ampliou ohorizonte, hoje se transformou em um even-to não apenas para o agricultor conseguir ven-der seu produto. Ela é uma verdadeira mani-festação artística e cultural para a cidade, sãoshows de músicos conhecidos internacional-mente, apresentação do folclore regional, gos-pel, feiras de artesanato, museus, e um en-contro de pessoas que gostam de consumircultura. Além de transmitir os valores que ali-mentam as particularidades da cidade.

A Festa da Uva se tornou uma integraçãode culturas, gêneros, reúne sertanejo, rock,música típica, gospel, todos em harmonia.Mas o sucesso de público ano após ano, inde-pendente de qual artista que se apresente nopalco, também evidencia outro quesito, a ca-rência da cidade em oferecer eventos comqualidade. A cultura além de ser um bem ima-terial para a cidade, também pode ser um fa-tor econômico muito forte, contudo hoje sevê espaços subutilizados que poderiam ter umcalendário específico, assim como a Festa daUva, e movimentar grande público.

Com meia década de existência, a Festa daUva é um exemplo de como uma atração bemorganizada pode modificar o cenário de umlugar, e estimular uma cidade com valores.Embora a cultura seja sempre a última a rece-ber investimentos e atenção, é ela que podealterar o rumo de uma sociedade, haja visto aidentidade preservada até os dias de hoje naFesta da Uva. Que este evento sirva de mode-lo para a quebra de paradigmas enclausura-dos em nossa sociedade.

> EditorialFesta da Uva e

a cultural na cidade

Diagramação: Exceuni - Aldemir Batista - 3657-2864Impressão: Press Alternativa - 3047-4511

do do Brasil, Henrique Pizzola-to, condenado pelo Mensalão foipreso na terça-feira pela políciaitaliana em Maramello. Ele usa-va um passaporte falso, de umirmão já falecido, Pizzolato écondenado a 12 anos de prisãopelos crimes de corrupção pas-siva, peculato e lavagem de di-nheiro, ele desviou R$ 73,8 mi-lhões do BB para uma conta doempresário Marcos Valério, ovalor foi usado para distribuirdinheiro do mensalão a políticos.

VAQUINHAO delator do esquema do

Mensalão, Roberto Jefferson,deve seguir o exemplo de JoséGenoino e Delúbio Soares, epedir ajuda para arrecadarfundos e pagar a multa de R%724 mil. Diferente dos petis-tas o condenado disse em en-trevista ao jornal Estado deSão Paulo que vai pedir aos lí-deres do partido, PTB. "Ligopara o Collor, para o Gim, parao Jovair. Peço ao Benito paraarrecadar. O Collor não vai senegar, tenho certeza. Meuscompanheiros não vão me fal-tar", falou Jefferson.

EM CAMPANHACom o pensamento nas elei-

ções para governo, a senadoraGleisi Hoffmann (PT) respondeuem tom pesado as criticas do go-vernador Beto Richa (PSDB) con-

tra o governo federal. "Eu acholamentável um estado como oParaná figurar nas páginas dejornais nacionais como um es-tado caloteiro. Dói minha almaporque é um estado de um povotrabalhador", falou a senadora.Gleisi este no Oeste, ondeacompanhou entrega de cami-nhões do Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC) para50 municípios paranaenses aolado do ministro do Desenvol-vimento Agrário, Pepe Vargas, edos deputados federais petistasZeca Dirceu e André Vargas.

OLHO ABERTOParece que todos do PT re-

solveram apoiar os condenadosdo Mensalão, desta vez foi odeputado federal e vice-presi-dente da Câmara dos Deputa-dos, André Vargas (PT) escanca-rou de vez. Na sessão de solenede abertura dos trabalhos doLegislativo em 2014, Vargas aolado do presidente do SupremoTribunal Federal (STF), JoaquimBarbosa, levantou o braço como punho serrado para provocaro ministro, e mostrar solidarie-dade aos condenados, José Ge-noino, Delúbio Soares e JoséDirceu, que haviam feito o mes-mo gesto. Está foi a imagem dasemana no setor político, restasaber se o eleitor também sa-berá fazer o gesto certo na horado voto.

As exportações deveículos apresentaramqueda de 26,0% em va-lores no mês de janei-ro, quando o fatura-mento ficou em US$886,2 milhões, enquan-to em dezembro foi US$1, 196 bilhão. Na com-paração com janeiro doano passado, os valorescaíram 13,3%. Em quan-tidade, as exportaçõesregistraram queda de40,5 %, com 25.779 uni-dades comercializadasno mercado externo.Em janeiro de 2013, fo-ram 36.233 unidades,de acordo com dadosdivulgados no dia (6)pela Associação Nacio-

> EconomiaExportações de veículos apresentam queda em janeiro

nal dos Fabricantes deVeículos Automotores(Anfavea).

Segundo o presi-dente da entidade, LuizMoan Yabiku Junior, oresultado é efeito daqueda das exportaçõespara a Argentina, quelimitou a concessão daslicenças para exporta-ções válidas para o pri-meiro trimestre desteano.

"Quase três quartosdas nossas exportaçõessão para a Argentina.Nesta semana ocorreuuma restrição por partedo governo argentino econversamos com o go-verno brasileiro que

está acelerando as ne-gociações com a Argen-tina para minimizar osefeitos dessa medida".Moan ressaltou que nãohá com aquele paísum acordo de comér-cio e sim de integra-ção produtiva. "Essefator facilitará a con-versa entre os dois go-vernos."

De acordo com o ba-lanço mensal da Anfa-vea, a venda de veícu-los no mercado internocaiu 11,7 % em janeiro,com a comercializaçãode 312.618 unidadescontra 353.843 em de-zembro. A produção deveículos teve aumento

de 2,9 % em janeiro, aochegar a 237.491 unida-des. Em dezembro, onúmero ficou em230.892. Na comparaçãocom janeiro do ano pas-sado, no entanto, hou-ve diminuição de18,7%.

"O licenciamentoem janeiro foi o melhorde toda a história dosetor e só não foi me-lhor por conta do PSI[Programa de Sustenta-ção do Investimento]que foi colocado emoperação em 27 de ja-neiro e prejudicou o co-mércio de caminhões eônibus. Se tivesse havi-do mais tempo, o co-mércio teria tido de-sempenho melhor. Nocaso da produção, hou-ve queda porque asmontadoras concede-ram férias coletivas até20 de janeiro, o que ge-rou impactos na produ-ção". Moan explicouque a Anfavea prevêpara 2014 um aumentode 1,4% na produção,1,1% nas vendas e 1,6%nas exportações, che-gando aos US$ 17 bi-lhões.

Agência Brasil

Page 3: Edicao788

03 COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

> Colombo

Colombo completa 124 anos de emancipação políticaComemoração aconteceu no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva com apresentação de música e dança italiana.

João

Sen

echa

l/P

MC

Grupo Ítalo-Brasileiro se apresentou nas comemoraçõesdos 124 anos de emancipação política de Colombo

O aniversário de Co-lombo foi marcado poruma grande confraterniza-ção no Pavilhão de Even-tos do Parque Municipalda Uva, apresentações doGruppo Vocale Luce dellA-nima, com as tradicionaismúsicas italianas, ao ladoda dança do Grupo Ítalo-brasileiro de Santa Felici-dade marcaram a data.Outro destaque da noitefoi a Fanfarra Municipalde Colombo (Famcol), aofinal do ato solene um jan-tar regado aos clássicospratos italianos. A festatambém comemorou os 15anos do Circuito Italianode Turismo Rural.

A prefeita Beti Pavin

destacou as principais di-ficuldades de se adminis-trar o oitavo município empopulação do Estado doParaná. "É uma grande res-ponsabilidade fazer a ges-tão do nosso municípioque foi crescendo desorde-nadamente nos últimostempos e que agora preci-sa ser planejado paraavançar e atender a nossapopulação que escolheuColombo para viver. Melembro, que na década de70, o município tinha ape-nas 18 mil habitantes, ehoje tem 230 mil. Este in-chaço trouxe muitos pro-blemas que atualmenteestão sendo equaciona-dos", falou a prefeita.

Para a prefeita o pri-meiro ano do mandatonão foi nada fácil, e apon-tou que esse período foinecessário para apenascolocar a casa em ordem,e agora a cidade vai vol-

tar a funcionar. "Não foium ano (2013) nada fácil,foi o período de colocar acasa em ordem, pagar asdívidas, para ficar em diacom a Lei de Responsabi-lidade Fiscal, sem ela, não

podíamos buscar parceri-as e investimentos com ogoverno estadual e fede-ral, mas daqui em diante,creches, asfaltos, escolas,unidades de saúde come-çarão a ser construídaspara atender a nossa gen-te que tanto precisa des-tes serviços públicos",afirmou Beti.

Em comemoração aoCircuito Italiano de Turis-mo Rural, a prefeita e osecretário da Indústria,Comércio, Turismo e Cul-tura, Antonio Ricardo Mil-gioransa, prestaram aosempreendedores uma ho-menagem alusiva aos 15anos da implantação doCircuito. Todos receberam

um troféu comemorativo aesta data de 05 de feverei-ro.

O secretário destacouo trabalho dedicado à ci-dade por parte dos ante-passados para chegar nos124 anos de emancipa-ção e aproveitou o mo-mento para anunciarque por meio de umaparceria entre o municí-pio e o governo federal,a cidade irá receber in-vestimentos no turismo."Estamos promovendo oincremento do circuito epara isso vamos revitali-zar e ampliar toda a sina-lização turística de Colom-bo nos padrões internaci-onais", divulgou.

> Meio Ambiente

Curitiba assina pacto para redução de emissão de gasesCompromisso vai levar a cidade a rever o plano diretor da cidade, marcado para ser revisto este ano.

No encontro da bienal C40, Gustavo Fruet firma compromissopara redução das emissões de gases e de riscos climáticosna cidade

Durante a 5ª edição doevento bienal C40 em Jo-hanesburgo, África do Sul,o prefeito de Curitiba as-sinou um termo de com-promisso para a reduçãodas emissões de gases ede riscos climáticos na ci-dade. No encontro 63 pre-feitos de grandes cidadesdo mundo estão reunidospara discutir o assunto, opacto reforça a preocupa-ção da capital paranaen-se com o seu plano de açãoclimática, em fase de de-senvolvimento, e inseredefinitivamente o tema daredução da emissão de

no de ação climática, queprevê o aumento da resili-ência (capacidade de re-sistir, absorver e se recu-perar de forma eficientedos efeitos de situaçõesclimáticas adversas e, demaneira organizada, pre-venir que vidas e bens se-jam perdidos) de Curitibapor meio do planejamen-to urbano. Curitiba foi aprimeira cidade do Para-ná a receber o certificadode Cidade Resiliente daOrganização das NaçõesUnidas (ONU).

Fruet disse que as me-tas estabelecidas por Cu-

ritiba no que diz respeitoà sustentabilidade, mobi-lidade e inovação estãoem sintonia com as prin-cipais cidades do mundo,representadas no C40. "Aparticipação no eventofortalece significativa-mente a presença de Curi-tiba nessa rede internaci-onal", afirmou o prefeito.Ele lembrou que na capi-tal o transporte se firmoucomo indutor da ocupa-ção, alinhado com o usodo solo e o zoneamento,no entanto com o cresci-mento da cidade é precisose reinventar.

gases na revisão do planodiretor da cidade, a ser re-alizada neste ano.

"Este é um desafio dopoder público e de cadacidadão, numa cidade quebusca diariamente desen-volver uma visão solidá-ria e o sentido de perten-cimento de cada mora-dor", disse Fruet. O termode compromisso foi assi-nado também pelos prefei-tos do Rio de Janeiro, Oslo,Basel, Varsovia, Vancou-ver, Philadelphia, Johanes-burgo, Yokohama, Por-tland, Milão, cidade doMéxico e Kopenhagen.

Fruet participou tam-bém de um painel de dis-cussões sobre Planeja-mento Inteligente e Infra-

estrutura: Construindo Ci-dades e Vizinhanças Inte-ligentes e Habitáveis. Oprefeito apresentou o pla-

Div

ulga

ção/

C40

> Transporte

Redução da tarifa do ônibus é mantida pelo TCE-PRDesconto deve ser aplicado a partir da definição da nova tarifa, o que deve ocorrer antes do final deste mês.

Os conselheiros do Tri-bunal de Contas do Esta-do do Paraná (TCE-PR) ho-mologaram, por unanimi-dade, a liminar que deter-minou a redução de R$0,43 na tarifa técnica dotransporte coletivo de Cu-ritiba e Região Metropoli-tana.

Em sua decisão, o Ple-no da Corte também deter-minou que não seja inclu-ído nenhum novo item,quando da fixação danova tarifa social, que é ovalor cobrado dos usuári-os. O desconto da passa-gem de ônibus deve ocor-rer até o final de fevereiro,

Relatório do TCE aponta falhas na gestão do sistemade transporte e Tribunal mantém redução da tarifa

quando também será rea-justado o valor do bilhete,no entanto as empresaspodem não realizar o au-mento, com isso o valorcontinuaria igual.

A decisão do colegia-do foi unânime em apon-tar irregularidades noscontratos firmados entre aUrbanização de CuritibaS.A. (Urbs) e as empresasprestadoras do serviço detransporte coletivo na Ca-pital e região. O reajusteestá previsto no contratofirmado entre a Urbs e osconsórcios que respon-dem pelos quatro lotes dosistema. Com a decisão, a

Urbs com as empresas pri-vadas e o Fundo de Urba-nização de Curitiba (FUC)."Estiveram envolvidosnesta auditoria 32 servi-dores, que trabalharamexaustivamente para nãocometer nenhum engano",afirmou. O relator fez ques-tão de deixar claro, ainda,que todas as partes tive-ram amplo direito ao con-traditório.

A medida cautelar ho-mologada pelo Pleno de-termina à Prefeitura deCuritiba e à Urbs que, aodefinir a nova tarifa, se-jam retirados do cálculoos tributos exclusivos

(como Imposto de Rendada Pessoa Jurídica e Con-tribuição sobre o Lucro Lí-quido), a taxa de gerenci-amento de 4%, os custosenvolvidos no desenvol-vimento dos Hibribus ea taxa de risco. Todosestes valores eram re-passados ao usuário dosistema. Também deter-mina que seja alteradoo parâmetro para fixa-ção do custo com com-bustíveis, que passará aser avaliado pelo preçomínimo previsto pela Agên-cia Nacional do Petróleo(ANP), não mais pelo pre-ço médio.

tarifa técnica deve ser re-duzida em 14%, dos atuaisR$ 2,99 para R$ 2,57 - le-vando-se em consideraçãoos arredondamentos.

O conselheiro Nestor

Baptista contestou a ver-são de que houve erro norelatório elaborado porcomissão técnica nomea-da especialmente para fis-calizar os contratos da

Div

ulga

ção/

TCE

/PR

VINHEDO CAVALLIAdega e Vitivinicultura

A todos os visitantes que vieram prestigiar os Vinicultores e a famíliacolombense na Nossa 51ª FESTA DA UVA, o nosso sincero agradecimento.

Pedro Ademir e Rose Cavalli

Page 4: Edicao788

04COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

> Educação

Encontro marca o começo do ano letivo em ColomboNa pauta a prefeita falou sobre o reajuste salarial, responsabilidade fiscal e do compromisso com a categoria.

Reunião entre professores e equipe da secretaria da educaçãomarca o inicio do ano letivo em Colombo

Em Colombo o ano le-tivo teve início com umgrande encontro entre di-retores, professores, edu-cadores e representantesda categoria com a equipepedagógica da Secretariada Educação e Esporte, asecretária da pasta, Azio-lê Cavallari Pavin, a pre-feita, Beti Pavin, e o vice-prefeito, Ademir Goulart.O objetivo da reunião foifinalizar o acordo de rea-juste salarial da categoriae também dar as boas vin-das aos profissionais eaos novos diretores elei-tos no final de 2013. Nodiscurso da prefeita eladestacou que está engaja-da na causa salarial, tan-to que manteve a sua pa-lavra, dada no final de2013.

"Houve três previsõesde reajuste em nível naci-onal, que otimistas, come-çavam em 22%, passando

Div

ulga

ção

para 19% e finalmente sen-do fixado em apenas8,32%, cuja implementa-ção não necessitaria deaprovação da Câmara. En-tretanto, eu mantive oacordo firmado repassan-do 19% de reajuste paraeducadores e 12% para os

professores. Sabemos darealidade da educação epor isto estamos empe-nhados em fazer o melhorpelos nossos profissio-nais e pelas nossas crian-ças", falou Beti.

Para a prefeita a preo-cupação da administração

passa pela Lei de Respon-sabilidade Fiscal, e aindaque haja o recurso, o au-mento não pode ser feito àrevelia, pois deve se seguiros índices do Fundeb, res-peitar as Leis de reajuste,e ainda levar em conta oteto de comprometimento

da arrecadação com a fo-lha de pagamento. "Foipreciso aguardar o pri-meiro ano de gestão comoum tempo de maturação,até que fosse possível con-ceder o merecido aumen-to, que em 2014 vai com-prometer 77% da folha. Foicom o diálogo que se che-gou ao consenso, e esta-mos abertos, tanto queconseguimos chegar a umaumento de 8% para os de-mais funcionários da edu-cação ainda em 2013 e quetambém já estamos estu-dando um plano de traba-lho que está sendo traça-do para viabilizar os rea-justes de todo o quadrofuncional público," afir-mou a prefeita. A data basepara reajuste ficou defini-da para janeiro de cadaano.

A secretária Aziolê des-tacou a hora-atividade emColombo. "Implantamos

> Educação

Currículo escolar tem agora educação ambientalRegra vale para as escolas da rede pública e particular de ensino da educação

infantil, especial, profissional, de jovens e adultos e de comunidades tradicionais.

Educação ambiental agoraé obrigatória no currículo escolar

Gab

riel

a Si

quei

ra/S

EM

AO ano de 2014 come-çou com a inclusão daeducação ambiental nasescolas paranaenses, amatéria é obrigatória e al-cança o plano pedagógicodo ensino básico ao supe-rior nas disciplinas. A me-dida é determinada peloDecreto 9958\2014, assi-nado pelo governador BetoRicha no dia 23 de janei-ro, e faz parte da PolíticaEstadual de Educação Am-biental e do Sistema Esta-dual de Educação Ambien-tal. Conforme a nova polí-tica, não será necessáriocriar uma disciplina espe-cífica para a educação

ambiental, mas o temadeve integrar o projeto pe-dagógico, que faz parte dodesenvolvimento susten-tável que o estado busca.

Ao todo o Paraná tem2.7 mil escolas na redepública de ensino, existemduas mil escolas registra-das na base do Sindicatodas Escolas Particularesdo Paraná (Sinep-PR), queabrange 211 municípios. Aestimativa da Secretaria deEstado da Educação é deque, neste ano, um milhãode matrículas sejam regis-tradas na educação bási-ca e mais 200 mil na Edu-cação de Jovens e Adultos

dual do Meio Ambiente eRecursos Hídricos, LuizEduardo Cheida, a normarepresenta um avanço semprecedentes na formaçãodas crianças e jovens e,principalmente, na preser-vação ambiental. "Só pro-tege quem ama e só amaquem conhece. Por isso,para proteger é precisoconhecer e, neste sentido,a educação ambiental setorna a chave do desenvol-vimento sustentável", en-fatiza Cheida.

APLICAÇÃO EM SALAConforme prevê a Lei

Estadual de Educação Am-

biental, os professoresutilizarão como unidadede atuação a bacia hi-drográfica em que a ins-tituição escolar está in-serida. "A ideia é que osestudantes se identifi-quem com os rios e coma bacia hidrográf icaonde eles vivem. Traba-lhar a educação ambien-tal localmente é umaforma de despertar nosjovens o sentimento depertencimento e, conse-quentemente, de cuidadocom os rios e as áreas ver-des existentes no seu bair-ro e na sua cidade", con-clui diz o secretário.

em 2013, 25% de hora-ati-vidade em toda a rede deensino, melhorando ascondições de trabalho,onde o profissional temum momento que deve serbem aproveitado dentrodas unidades. A meta ago-ra é atingir a cobertura doquadro de funcionáriospara que, paulatinamente,seja implementado o regi-me com 33% de hora ativi-dade," concluiu Aziolê.

Outro ponto abordadopela equipe de educaçãofoi relembrar a todos osprofissionais para asboas práticas do uso doespaço público, para aler-tar às merendeiras para ocuidado no manuseio e ar-mazenamento dos alimen-tos, além de pedir paraque a todos estejam com-prometidos e empenhados,para que haja o melhoraproveitamento possívelneste ano letivo.

(EJA), que encerra a primei-ra fase de inscrições no fimde fevereiro. As demais

matrículas do EJA são fei-tas ao longo do ano.

Para o secretário esta-

Acontece em Curitibade 13 a 16 de fevereiro oTerceiro Fórum Mundialda Bicicleta (FMB), o en-contro vai tem por finali-dade promover debatescom especialistas nacio-nais e internacionais dediversas áreas como urba-nismo, saúde, educação,arte e turismo. O FMB vaioferecer oficinas, painéis,mesas-redondas, sessõesde cinema, passeios ciclís-ticos, festas de rua, feira,reuniões, escolas de bici-cleta, mobilizando pesso-as de diversos lugares.Esta edição traz o concei-to "A Cidade em Equilíbrio"e busca resgatar ideias deplanejamento urbano vol-tadas para as pessoas eespaços de convivência,

> Fórum

Curitiba sedia Fórum Mundial da BicicletaEncontro vai debater o equilíbrio do planejamento urbano voltado para as pessoas

e apontar soluções para aperfeiçoar o espaço entre pedestres e demais atores do trânsito.apontando soluções paraharmonizar pedestres, ci-clistas, motoristas e de-mais atores do trânsito.

Será um evento de pes-soas e para pessoas. Oobjetivo é criar um espa-ço de discussão e de refle-xão para toda a socieda-de sobre a maneira comopensamos o trânsito, oplanejamento de nossascidades e o modo de vidaque estamos construindo.Dentre eles entender comoos ciclistas percebem osriscos no trânsito paraconstruirmos políticaspúblicas para a prevençãode colisões de trânsito.

De acordo com a Abra-ciclo (Associação Brasilei-ra dos Fabricantes de Mo-tocicletas, Ciclomotores,

ca de metade delas sãousadas em substituição aveículos poluidores - ouseja, são pessoas que vãoao trabalho, à escola, fa-culdade, igreja pedalando.

Em busca de atençãopara estas e outras ques-tões, há vários anos ciclis-tas se reúnem em diversaspartes do país para reali-zar bicicletadas. Como em2011, em Porto Alegre,quando um grupo de ci-clistas foi atropelado porum carro, durante umapedalada conjunta.

Em 2012, aconteceu aprimeira edição do Fórumna mesma cidade ondehouve o acidente. A dataescolhida, 25 de fevereiro,marcou o atropelamentocoletivo. A segunda edição

em 2013, organizada namesma cidade, atraiumais de sete mil pessoasde todo mundo. E tambémserviu de estímulo à dis-cussão de novas formasde garantir mais estrutu-ra para os ciclistas e maissegurança no trânsitopara a população em ge-ral.

As atividades aconte-cem na Reitoria da Univer-sidade Federal do Paraná,Museu Oscar Niemeyer,Paço da Liberdade, Bicicle-taria Cultural, Cinemate-ca, além do passeio pelaEstrada da Graciosa no dia17 de fevereiro.

Confira todaa programação pelo siteforummundialdabici.org

Motonetas, Bicicletas e Si-milares), o Brasil é o quin-to maior mercado mundi-al de bicicletas. No entan-to o país possui apenas

600 quilômetros de ciclo-vias. Este número é peque-no se comparado à frotanacional que é hoje de 50milhões de bicicletas. Cer-

Terceiro Fórum Mundial da Bicicleta aconteceem Curitiba entre os dias 13 a 16 de fevereiro

Ilus

traç

ão/D

ivul

gaçã

o

Page 5: Edicao788

05 COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 6: Edicao788

06COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

> Prevenção

Plano de ação da Saúde paradesastre é integrado no Paraná

O Plano de Ação daSaúde para Desastres eAtendimento de Múlti-plas Vítimas foi unifica-do no Paraná e será uti-lizado por Profissionaisda Saúde, da Defesa Ci-vil e do Corpo de Bom-beiros quando houveralgum tipo de catástro-fe, seja natural ou pro-vocada. A medida ser-ve para facilitar a comu-nicação e estratégias ereduzir a incidência deerros no atendimento.Como o plano é umanormativa estadualserve de base para quecada coordenação local,Samu Regional e Corpode Bombeiros, faça aorganização dentro doplano proposto.

Para o diretor de Po-líticas de Urgência eEmergência da Secreta-ria Estadual de Saúde,V inicius Filipak estamodificação vai facilitaro modo de trabalho dosprofissionais envolvi-dos. "Este plano de açãounifica a conduta dosprofissionais da Saúde(Samu, V igilância em

Paraná padroniza ação da Saúde para desastrepara reduzir a incidência de erros

> Saúde

Campanha alerta para os cuidados contra o câncer

Com a unificação deve diminuir a incidência de erros uma vezque as ações serão padronizadas quando houver algum tipo de catástrofe.

Saúde e Hospitais) e daSegurança Pública (De-fesa Civil e Corpo deBombeiros) e aperfei-çoa o resultado das açõesem situações de desas-tres", explica Filipak.

O diretor aindaacrescenta que cada co-ordenação deve se fa-zer a própria organiza-ção dentro do apresen-tado. "Cada região temsuas particularidades,como serviços de emer-gências organizados,ambulâncias e profissi-onais. Também se develevar em conta a mag-nitude da ocorrência,como o número de víti-mas e a situação do lo-

cal", destaca Filipak.Para o major Ezequi-

as de Paula Natal, da 3ªCoordenadoria Regio-nal da Defesa Civil (Lon-drina) o protocolo uni-ficado só traz benefíci-os para os profissionais,principalmente na agi-lidade e na segurançadaqueles que atendema estas emergências."Muitas coisas muda-ram em 20 anos, evolu-ímos muito. Este é umgrande passo do Gover-no do Paraná para pa-dronizar as ações, sem-pre com o objetivo desalvar vidas", afirmou.

No plano de açõestambém consta o aten-

dimento e notificaçãode doenças emergentese reemergentes, quepor ventura possam cir-cular no país, e como osprofissionais devematuar em caso de aci-dentes com materialbiológico, radioativo,entre outros. A médicada Vigilância em Saúdeda Secretaria Estadualde Saúde, Mirian Woiski,explica que a Vigilânciatem o papel de notificar eauxiliar os profissionaisque atuam na urgência eemergência nestes ca-sos. "É fundamentalque os profissionais daponta saibam como agirnestas situações e prin-cipalmente como noti-ficar estes aconteci-mentos", explica. Para-lelo à unificação do pla-no, o Governo do Para-ná está adquirindo umsistema de radiocomu-nicação que poderá serutilizado nas situaçõesde desastres e está in-vestindo em Kits commateriais e insumospara serem utilizadosem caso de emergência.

O slogan da campanhacontra o câncer este ano é"Derrube os Mitos", a es-tratégia tem o objetivo dedisseminar conhecimentosobre os vários e diferen-tes tipos de tumores ma-lignos e derrubar precon-ceitos a respeito da doen-ça. Segundo a campanha,existe alguns mitos quedificultam a pessoa desco-brir se tem a doença, entreeles é o de que não se devefalar sobre o câncer, o se-gundo, de que câncer nãotem sintomas ou sinais,em terceiro é o de que nãohá nada que se possa fa-zer contra a doença.

De acordo com o coor-denador de Prevenção eV igilância do InstitutoNacional do Câncer (Inca),Claudio Noronha, o desco-nhecimento é um dos mai-ores vilões na luta contraa doença que, a cada ano,provoca cerca de oito mi-lhões de mortes no mun-do. O médico ressaltouque metade dos câncerespode ser evitada com mu-danças no estilo de vida,como é o caso do tabagis-mo. Noronha acrescentoua obesidade como outrofator de risco, e pode serprevenido com boa ali-mentação e atividade físi-

ca, ele lembrou que o usodo protetor solar pode evi-tar o câncer de pele. "Ape-nas 10% a 15% do totaldos cânceres são de cau-sa hereditária. A maiorparte da incidência estáligada ao ambiente, ao es-tilo de vida", esclareceu."São coisa que agridem seuorganismo a vida inteira evocê acaba perdendo abatalha para essa agres-são". O quarto e últimomito abordado na plata-forma da campanha é o deque muitos não têm direi-to a tratamento. A organi-zação garante que todostêm esse direito, mas ad-mite que, na prática, as in-justiças sociais impossi-bilitam que milhões de ci-dadãos tenham acessoaos tratamentos por se-rem pobres.

TRATAMENTO NO BRASIL"O Brasil oferece trata-

mento gratuito na redepública, com uma cober-tura importante, mas algu-mas pessoas, por falta deinformação, não procu-ram o serviço por acharque não terão como sertratadas", observou Gui-marães. Os tipos da doen-ça mais incidentes no paíssão na próstata, em ho-

mens, de mama, reto, có-lon e colo do útero, nasmulheres. No caso damama, há várias formasde prevenção como vidasaudável e exames perió-dicos, como a mamogra-fia. "O câncer pode ser pre-venido, se você tiver umbom rastreio. É de evolu-ção muito lenta, pode le-var mais de uma década,então se você identifica namulher lesão pré-maligna,no preventivo, também co-nhecido como Papanico-lau, e se essa mulher forbem avaliada e tratada,ela tem menos de 5% dechance de desenvolver ocâncer de colo de útero. Sea mulher não se tratar, aschances de cura são 30%",disse a ginecologista Ma-ria José de Camargo, doInstituto Nacional de Saú-de da Mulher, da Criançae do Adolescente Fernan-des Figueira.

De acordo com a Orga-nização Mundial da Saú-de (OMS), as infecçõescausadas pelos vírus dashepatites B e C e o do papi-loma humano (HPV) sãoresponsáveis por 20% dasmortes por câncer nos pa-íses de baixa e média ren-da e de 7% nos países dealta renda.

> ExposiçãoImap Cultural tem

exposição sobre bicicleta

Div

ulga

ção

Escultor Cesar Ferreira faz exposição no Espaço ImapCultural sobre bicicletas, monociclos, triciclos e motos detodos os tipos

Bicicletas, monoci-clos, triciclos e motosde todos os tipos são otema da exposição doescultor Cesar Ferreirano Espaço Imap Cultu-ral. Artista autodidataque exercia atividadeprofissional como sol-dador e montador deestruturas metálicas,Cesar cria objetos queseguem a corrente ciné-tica, abertos e manipu-láveis pelo espectador."Trabalho com a sensi-bilidade do metal. São

objetos que vibram, semovem com o vento,com equilíbrio delica-do", diz o artista plásti-co.

A exposição faz par-te das comemoraçõesdos 50 anos do Institu-to Municipal de Admi-nistração Pública(Imap). O espaço cultu-ral criado para promo-ver contato com a diver-sidade cultural de Curi-tiba e estimular a refle-xão sobre as várias fa-ces de uma cidade.

SERVIÇO:

Exposição Cesar FerreiraDATA: até 13 de fevereiro de 2014HORÁRIO: de segunda a sexta-feira,das 9h às 12 horas e das 14h30 às 17 horas.LOCAL: Espaço Imap CulturalRua João Gualberto, 623 - 10º andar - Curitiba.

Divulgação

Page 7: Edicao788

07 COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

> Festa da Uva

Festa da Uva promove a cultura em ColomboCom uma diversidade de apresentações artísticas, a Festa da Uva é o maior evento cultural de Colombo.

A Festa da Uva foi cria-da inicialmente para in-centivar os produtores acomercializar a uva nomunicípio, no primeiroano foram 200 exposito-res, antes aproximada-mente dois terços da po-pulação viviam do cultivoda fruta. Atualmente essarealidade se modificoubastante, os agricultoresdiversificaram suas ativi-dades com outros produ-tos, no entanto a cidade secaracterizou por esta es-sência e também peloscostumes deixados pelosimigrantes e colonizado-res da cidade, sobretudoo italiano. Embora a festapromova especialmente acultura italiana, com amúsica, dança, gastrono-mia, ela também é se trans-formou com os anos no prin-cipal evento cultural dacidade, com apresentaçãode artistas conhecidos nacidade e nacionalmente.

Com diversas atrações artísticas a Festa da Uvaé o maior evento cultura de Colombo, a gastronomia

da região é uma das opções para o público

A organização abre es-paço para todos, artistasplásticos, artesãos, músi-cos, dançarinos, existeainda dois museus insta-lados no espaço ondeacontece a Festa, que mos-tram um pouco dos costu-mes deixada pelas etnias.A gastronomia é outramarca, com os produtoscoloniais.

Apesar de o foco prin-cipal ser voltado paraexaltar e valorizar a iden-tidade de Colombo, boaparte do público visita àfesta para assistir as apre-sentações de músicos con-sagrados nacionalmente,com isso acabam por co-nhecer também algumasdas particularidades quetransformaram a cidade ea fizeram ser reconhecidacomo é hoje.

Com toda essa varie-dade de atrações justasem um único lugar em ape-nas três dias, a Festa da

Uva passou de um eventocomercial para incentivaro produtor rural e setransformou no maioracontecimento cultural deColombo. Contudo o mai-or legado cultural deixa-do é a preservação dahistória da cidade, queainda respira a tradiçãoconstruída pelos morado-

res. Este ano a estimativaé que 60 mil pessoas pas-sem pelo Parque Munici-pal da Uva entre os diassete e nove.

Neste ano ainda serácomemorado os 15 anosdo Circuito Italiano de Tu-rismo Rural, além da 13°Feira da Indústria e Co-mércio (FEICOM).

Confira a programaçãoda Festa da Uva

Dia 07 - Sexta Feira19h - Gruppo Vocale LuceDell`Anima21h - Negritude Junior -Entrada Solidária 1 kg ali-mentoDia 08 - Sábado12h - Gabriela Puppi e Ja-nainePavani13h - Músicas Italianascom Edson e Célio14h - Grupo FolclóricoCuored`Itália (SJP)15h - Grupo FolclóricoGiardinoD`Amuri19h - Silmara e Edson20h30 - César Menotti eFabiano22h30 - Álvaro e DanielAté às 12h entrada francadas 12 às 17h - R$ 5,00 /Após 17h - R$ 15,00Dia 09 - Domingo10h - Santa Missa em Ita-liano Vêneto em Ação deGraças12h - Gruppo Vocale LuceDell'Anima

14h - Grupo Anima Dantis19h - Il MondoGruppoVo-cale21h - Gusttavo LimaAté às 12h entrada francadas 12 às 17h - R$ 5,00 /Após 17h - R$ 15,00

Acontece também du-rante a Festa a 13ª FEICOM- Feira da Indústria e Co-mércio. Exposição de Uvas,Vinhos e Hortaliças, Cir-cuito Italiano de TurismoRural, Gastronomia, Pro-dutos Coloniais e Feira deArtesanato. Outro atrativoé o Museu Municipal Cris-tóforo Colombo e o Memo-rial da Imigração Italianaaberto no Sábado e Do-mingo das 11h às 18h.

SERVIÇO:51ª FESTA DA UVA

DE COLOMBOLocal: Parque Munici-pal da Uva - R. Mare-chal Floriano Peixoto,8771 - Centro - Contato:41-3656.8054/8040

Acontece entre os dias21 e 29 de agosto o 25°Festival Internacional deCurtas Metragens de SãoPaulo - Kinoforum, e temcomo objetivo estabelecerum intercâmbio entre aprodução latino-america-na e a internacional, oevento busca representara diversidade e a varieda-

> Cinema

Festival Internacional Curta Kinoforum está com inscrições abertasFilmes concluídos em 2013 devem fazer a inscrição até 31 de março e até 31 de maio para os de 2014.

de da produção mundialem curta-metragem. É con-siderado um dos um dosmaiores e mais tradicio-nais eventos dedicados aoformato do curta-metra-gem no mundo. As inscri-ções dos filmes devem serfeitas até 31 de março paraos concluídos em 2013 e31 de maio para os termi-

nados em 2014. A progra-mação, que a cada anoconta com cerca de 400filmes, é gratuita para opúblico.

O festival aceita curtasde todos os gêneros, con-tanto que não tenham par-ticipado das edições an-teriores e possuam o Cer-tificado de Produto Brasi-

leiro (CPB), que pode serobtido gratuitamente naANCINE. Filmes em pelícu-la 35 mm podem ter dura-ção máxima de 35 minu-tos e filmes digitais, 25 mi-nutos - ambos com os cré-ditos inclusos. As inscri-ções podem ser feitas pelaplataforma ShortFilmDe-pot ou por via postal. Con-

sulte o regulamente sobreo processo no sitekinoforum.org.br/curtas.

Produções brasileirasinscritas podem partici-par das mostras Brasil,Panorama Paulista, Kino-Oikos, Cinema em Curso,Mostra Infanto- Juvenil,Mostras Paralelas e Pro-gramas Especiais. Apesar

das seções não seremcompetitivas, a organiza-ção do festival prevê a ou-torga de prêmios, concedi-dos por parceiros do even-to, de acordo com a prefe-rência do público.

Para mais informa-ções, acesse o site do fes-tival kinoforum.org.br/curtas.

Page 8: Edicao788

08COLOMBO, 07 DE FEVEREIRO DE 2014

> Taça Paraná

Bandeirantes apresenta elenco na próxima semanaClube trabalha para montar equipe competitiva para tentar desbancar

o tricampeão da Taça Paraná, Internacional de Campo Largo.Com a estreia marca-

da para o dia nove de mar-ço contra o Pinheiros, deAraucária, em Colombo, oBandeirantes ainda nãofechou o grupo que vai de-fender as cores do time naTaça Paraná deste ano. Aapresentação definitivaacontece na próxima se-mana, quarta-feira (12),quando o presidente doclube, Maurício Bueno, iráassinar o contrato comtodos os atletas que estãoem fase de negociação, ademora se da pela buscade um elenco qualificadoe com condições de brigarpelo título com o temido In-

Bandeirantes ainda trabalha para fecharo elenco que vai disputar a Taça Paraná

ternacional, atual tricam-peão da Taça e favorito.Além de jogadores o pre-sidente também conversacom patrocinadores paraconseguir manter a estru-tura exigida durante acompetição, os treinamen-tos estão marcados paracomeçar na quinta-feira(13) no estádio EvaristoTrevisan, às 20h.

Na semana passada oBandeirantes divulgouuma lista de jogadoresque podem defender o clu-be, no entanto novos no-mes devem aparecer entreos cotados, o presidentenão adiantou quais seri-

caneco para a cidade,para isso busca apoio eparcerias para montarum elenco forte e não jo-gar apenas como um co-adjuvante.

Este ano a 51° TaçaParaná será disputadapor oito equipes, o Ban-deirantes está no grupoA com Internacional EC,de Campo Largo, Pinhei-ros EC, de Araucária eGRE Madeirit, de Guara-puava. O grupo B ficoucom Fanático FC, tam-bém de Campo Largo, AMJardim Nova Campina,Campina Grande do Sul,Vila Hauer EC, de Curiti-

ba e EC Jardim Alegria Pa-crisa, de São José dos Pi-nhais. O regulamento ficouda seguinte maneira na pri-meira fase, os times se en-frentam em turno e returnoe classificam-se para a se-gunda fase (semifinal) asduas equipes melhores co-locadas em cada grupo. Osvencedores disputam à fi-nal.

A primeira rodada acon-tece no dia nove de marçocom os seguintes jogos:Madeirit x Internacional;Bandeirantes x Pinheiros;Vila Hauer x Jardim AlegriaPacrisa; e Jardim Nova Cam-pina x Fanático.

am os reforços, mas ga-rante que será um timebastante competitivo. Di-ferente de 2013, quando

terminou em terceiro colo-cado, o bicampeão colom-bense sonha mais altodesta vez e quer trazer o

Arq

uivo

/Fol

ha d

e C

olom

bo

> EleiçãoXV de Novembro com nova diretoria

O presidente Celso Cordeiro continuano comando do clube por mais um mandato.

> Liga de ColomboQuarentinhas será com rodada simplesArbitral definiu regulamento e forma de disputa,

que será oficializada no próximo dia 17.

Arq

uivo

/Fol

ha d

e C

olom

bo

Celso Cordeirocontinua na presidência

do XV de Novembro

Marcado para come-çar no dia nove de março,o campeonato de Quaren-tinhas, organizado pelaLiga de Futebol de Colom-bo, realizou o arbitralpara definir regras e a fór-mula de disputa, que seráoficializado na próximareunião, dia 17, assimcomo a tabela da primei-ra fase. A novidade paraesta temporada está narodada simples e nãomais dupla como no anoanterior e com jogos sem-pre começando às 9h45.

Ao todo 11 clubes esti-veram presentes no arbi-tral, dentre eles, Alto daCruz, Bola de Ouro, GralhaAzul, Cruzeiro, Imperial,Independente, XV de No-vembro, e Roça Grande,estes confirmaram presen-ça na competição. União,Nacional e Ana Terra em-bora tenham participadoda reunião dependem ain-da de conversas entre seusdiretores para acertar umlugar na disputa. Colom-

No último dia quatro oXV de Novembro fez a elei-ção para a nova diretoriaque irá comandar o clubenos próximos anos, comapenas uma chapa em dis-puta o atual presidenteCelso Cordeiro continuano cargo do alvinegro.Cordeiro terá ao seu ladocomo vice-presidente Ra-fael Neander Tomé, o Ari-co, ele fez um belo traba-lho na categoria de junio-res, ao lado de FranciscoMoacir dos Reis, o que ocredenciou para assumiruma responsabilidadeainda maior dentro do clu-be. No final de 2013 Cor-deiro havia cogitado atédeixar o time depois daderrota na final do colom-bense para o Bandeiran-tes, mas depois de repen-sar a paixão pelo time ba-teu mais forte e ele nova-mente está à frente do XV,uma das equipes mais tra-dicionais da cidade.

Celso foi um dos fun-dadores do clube e tem

grande carinho pelo timeque ajudou ao longo dosanos, e a frase dita na de-cisão do colombense reve-la esta vontade de perma-necer e defender a agremi-ação. "O XV é um filho, evocê cuida dele", disse opresidente. Com a defini-ção da nova diretoria oalvinegro trabalha agorapara colocar em prática oplanejamento de 2014,entre os projetos esta aorganização da comemo-ração dos 35 anos, com-

pletados no dia 15 de mar-ço. Outro ponto em estudoé a reforma do Estádio doAtuba, onde o XV mandaseus jogos, no entanto es-sas definições e progra-mações devem ser apre-sentadas nos próximosdias para a torcida.

A composição da cha-pa ainda tem Gabriel Pe-reira, que foi técnico do XVem 2013, como vice-presi-dente de futebol, ele pas-sa a organizar o departa-mento de futebol em todasas categorias. No departa-mento de base assumeFrancisco Moacir dosReis, conhecido tambémcom Ceará, e na de másterCleverson Farias, o Sone-ca. Raimundo Francisco, oKatinha, vai comandar avice-presidência do Ma-rketing, principalmentepara cuidar dos eventospara a comemoração dos35 anos do clube, já JoãoMaria Rodrigues está àfrente da vice-presidênciade patrimônio.

Arq

uivo

/Fol

ha d

e C

olom

bo

Presidente Carlinhos, da Liga de Futebol de Colombo, falano arbitral do Quarentinhas, que definiu regras e fórmula

de disputa, campeonato começa em nove de marçobo, São Gabriel, Juventu-de e Juventus não compa-receram e assim como osdemais podem fazer ainscrição da equipe atéhoje (7), data limite, e até28 para entregar a listados atletas. Caso todosconfirmem presençaserá um número recordede equipes que irão dis-putar o campeonato demáster, 15 ao total,

BICAMPEÃO NA DÚVIDAO Juventude, atual bi-

campeão ainda não decidiuse participa do campeona-to 2014, em 2012 levantouo caneco depois de vencero Gralha Azul, no ano pas-sado ficou com o bi ao pas-sar pelo Ana Terra. O timedo Jardim Paraná tem umbom histórico na competi-ção, antes do título ficou emsegundo lugar em 2010 aoperder nos pênaltis para oNacional. O vice-campeãode 2013 o Ana Terra ficoucom o troféu de campeãoem 2011.