Educomunicação socioambiental 2016

18
CCA 0320 CCA 0320

Transcript of Educomunicação socioambiental 2016

Page 1: Educomunicação socioambiental 2016

CCA 0320CCA 0320

Page 2: Educomunicação socioambiental 2016
Page 3: Educomunicação socioambiental 2016

“A reforma do pensamento contém uma necessidade social-chave: formar cidadãos capazes de enfrentar os problemas de seu tempo. Com isso, tornar-se-ia possível frear o debilitamento da democracia que suscita, em todos os campos da política, a expansão da autoridade dos experts, de especialistas de toda ordem, que limitam progressivamente a competência dos cidadãos, condenados à aceitação ignorante daqueles que são considerados conhecedores, mas que de fato praticam uma compreensão que rompe com a contextualidade e a globalidade dos problemas

Page 4: Educomunicação socioambiental 2016

(...) O desenvolvimento de uma democracia cognitiva só se torna possível por meio de uma reorganização do saber na qual seriam ressuscitadas, de uma nova maneira, as noções trituradas pelo parcelamento disciplinar: o ser humano, a natureza, o cosmo e a própria realidade”.

(MORIN, Edgar, Os Sete Saberes, 5ª ed., Cortez, 2009, p. 18, 26 e 27)

Pensador francês que procura através do pensamento complexo, restituir um "conhecimento que se encontra adormecido", reagrupando unidade e diversidade.

Page 5: Educomunicação socioambiental 2016
Page 6: Educomunicação socioambiental 2016

A ambientalista e ativista americana Annie Leonard, preocupada em descobrir como abordar a economia de materiais e seu paradigma de crescimento econômico utilizando o melhor de cada uma dessas perspectivas e encorajando uma visão mais ampla do sistema, sem ficar presa a jargões técnicos, culpa ou desespero. Viajou pelo mundo, em missões de pesquisa e de organizações comunitárias financiadas por entidades ambientais. Percebeu que as várias questões estavam inter-relacionadas aumentando complexidade do tema.

Page 7: Educomunicação socioambiental 2016
Page 8: Educomunicação socioambiental 2016

Enquanto o objetivo de nossa economia é aumentar o PIB*, ou seja, crescer, devido aos limites do planeta, o crescimento econômico infinito é impossível. Enquanto minha visão de mundo tomar por verdade que o crescimento econômico é a alternativa para o fim da pobreza e a conquista da felicidade, ficaremos no mesmo paradigma.

*O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc) https://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto (consulta realizada em 01/03/2016)

Page 9: Educomunicação socioambiental 2016
Page 10: Educomunicação socioambiental 2016

“O problema identificado não foi em relação ao comportamento individual e as más escolhas de estilo de vida, mas o sistema falho – a máquina fatal do extrair-fazer-descartar” (Leonard, p.21).

A História das Coisas (versão brasileira).mp4

Page 11: Educomunicação socioambiental 2016
Page 12: Educomunicação socioambiental 2016

“Para vivermos dentro dos limites do planeta , a mudança precisa ser grande. Ela exige que governo, bancos, sindicatos, mídia, escolas, corporações abracem a causa (...) precisamos de oportunidades significativas para fazer grandes escolhas, por exemplo, políticas”. (p.241)

Page 13: Educomunicação socioambiental 2016
Page 14: Educomunicação socioambiental 2016

Qual o lugar que ocupo na USP?

Page 15: Educomunicação socioambiental 2016
Page 16: Educomunicação socioambiental 2016

Educação + ComunicaçãoAproximar o processo crítico do pensar e

interagente do dialógico da Educomunicação com as práticas de Educação Ambiental que também contextualizam a complexidade das questões socioambientais urgentes.

Quais seriam estas questões no seu ponto de vista?

Page 17: Educomunicação socioambiental 2016
Page 18: Educomunicação socioambiental 2016

Apresentação dos grupos1.

2.

3.

4.

5.