E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

6
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Maio de 2013 PUBLICAÇÃO DA DIVISÃO DE JORNALISMO DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Visite nosso site: www.ufv.br Ano 41 Viçosa (MG), Maio de 2013 Número Especial Estudantes das ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas colam grau na UFV Formatura reúne centenas de pessoas no campus Viçosa A segunda turma de forman- dos de maio de 2013, do campus Viçosa da UFV, levou pais, amigos e familiares ao Espaço Multiuso para comparti- lhar a emoção de uma conquista decisiva para o futuro. Os novos diplomados são do Centro de Ci- ências Agrárias e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. A Sessão Solene de Colação de Grau da noite de 10 de maio de 2013 foi presidida pela reitora Nil- da de Fátima Ferreira Soares e contou com a presença de mem- bros dos conselhos superiores da Universidade e autoridades da UFV e de Viçosa. A turma teve como paraninfo o professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Ins- tituto Nacional de Estudos e Pes- quisas Educacionais Anísio Tei- xeira (Inep) e ex-reitor da UFV. A escolhida para oradora foi Tatiel- le Menolli Longhini, formanda em Engenharia de Produção, e, para o juramento, Karina de Faria Zu- quim Guimarães, graduada em Arquitetura e Urbanismo. Festividades As atividades da segunda tur- ma de formandos começaram, na manhã do dia 8, com a Aula da Saudade, seguida de um churras- co, no Recanto das Cigarras. As missas em Ação de Graças foram celebradas no dia 9, no Santuário de Santa Rita de Cássia. Já o tra- dicional plantio da Árvore da Tur- ma aconteceu no dia 10, quando também os formandos que se des- tacaram durante a graduação fo- ram homenageados pelos centros de ciências, no Espaço Acadêmi- co-Cultural Fernando Sabino. A programação continua no dia 11, com o culto em Ação de Graças, na Igreja Presbiteriana, e o Baile de Gala, no Espaço Multiuso.

Transcript of E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

Page 1: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Maio de 2013

PUBLICAÇÃO DA DIVISÃO DE JORNALISMO DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Visite nosso site: www.ufv.brAno 41 Viçosa (MG), Maio de 2013 Número Especial

Estudantes das ciências Agrárias eExatas e Tecnológicas colam grau na UFV

Formatura reúne centenas de pessoas no campus Viçosa

A segunda turma de forman-dos de maio de 2013, docampus Viçosa da UFV,

levou pais, amigos e familiares aoEspaço Multiuso para comparti-lhar a emoção de uma conquistadecisiva para o futuro. Os novosdiplomados são do Centro de Ci-ências Agrárias e do Centro deCiências Exatas e Tecnológicas.

A Sessão Solene de Colação deGrau da noite de 10 de maio de2013 foi presidida pela reitora Nil-da de Fátima Ferreira Soares econtou com a presença de mem-bros dos conselhos superiores daUniversidade e autoridades daUFV e de Viçosa. A turma tevecomo paraninfo o professor LuizCláudio Costa, presidente do Ins-tituto Nacional de Estudos e Pes-quisas Educacionais Anísio Tei-xeira (Inep) e ex-reitor da UFV. Aescolhida para oradora foi Tatiel-le Menolli Longhini, formanda em

Engenharia de Produção, e, parao juramento, Karina de Faria Zu-quim Guimarães, graduada emArquitetura e Urbanismo.

Festividades

As atividades da segunda tur-ma de formandos começaram, namanhã do dia 8, com a Aula daSaudade, seguida de um churras-co, no Recanto das Cigarras. Asmissas em Ação de Graças foramcelebradas no dia 9, no Santuáriode Santa Rita de Cássia. Já o tra-dicional plantio da Árvore da Tur-ma aconteceu no dia 10, quandotambém os formandos que se des-tacaram durante a graduação fo-ram homenageados pelos centrosde ciências, no Espaço Acadêmi-co-Cultural Fernando Sabino. Aprogramação continua no dia 11,com o culto em Ação de Graças,na Igreja Presbiteriana, e o Bailede Gala, no Espaço Multiuso.

Page 2: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAMaio de 2013

As aulas da saudade marca-ram, na manhã de quarta-feira (8),o início das comemorações de con-clusão dos cursos dos centros deciências Agrárias (CCA) e Exatase Tecnológicas (CCE). No campusuniversitário, os formandos recor-daram e se despediram da gradua-ção.

Os professores que participa-ram do momento, escolhidos entreos que deixaram boas lembranças,foram: Moacil Alves Souza (Agro-nomia), Ítalo Itamar Caixeiro Ste-phan (Arquitetura e Urbanismo),Laura Fernandes Melo Correia (Ci-ência e Tecnologia de Laticínios),André Gustavo dos Santos (Ciên-cias da Computação), Alisson Car-raro Borges (Engenharia Agrícolae ambiental), Ann Honor Mounte-er (Engenharia Ambiental), José

Aulas de quem deixasaudades

A tradição de maisde 80 anos de plantaruma árvore no campusfoi mantida pelos for-mandos de maio de2013. Na sexta-feira(10), às 12h, em umaárea próxima ao Depar-tamento de Arquiteturae Urbanismo, eles plan-taram uma muda de So-brasil, da família Rha-mnaceae. O momentoficou registrado em umaplaca, marcada com adata e o nome da turma.

Formandos mantêmtradição do

Plantio da ÁrvoreCarlos Bohnenberger (EngenhariaCivil), Afonso de Paula dos Santos(Engenharia de Agrimensura e En-genharia de Agrimensura e Carto-gráfica), Lúcio Alberto de Miran-da Gomide (Engenharia de Alimen-tos), Luciano José Minetti (Enge-nharia de Produção), LeonardoBonato Felix (Engenharia Elétri-ca), Hélio Garcia Leite (Engenha-ria Florestal), Charles Luís da Sil-va (Engenharia Mecânica), Deusa-nilde de Jesus Silva (EngenhariaQuímica), Marcos da Silva Couto(Física), Brício dos Santos Reis(Gestão de Cooperativas e (Coo-perativismo), Erly Cardoso Teixei-ra (Gestão do Agronegócio), Ro-gério Carvalho Picanço (Matemá-tica), Róbson Ricardo Teixeira(Química) e José Francisco da Sil-va (Zootecnia)

É chegada a hora de nos despe-dirmos de tudo o que vivemos nes-ses últimos anos em Viçosa. É che-gada a hora de entender a comoçãonos olhos de cada formando comas palavras da Colação de Grau. Ouninguém nunca se perguntou: “Maspor que todos se emocionam tantocom a mensagem final de formatu-ra? Por que todos se emocionamtanto com a formatura?” A respos-ta é que sentimentos comuns, des-critos de maneiras tão semelhan-tes, são únicos àqueles que vivema universidade em sua totalidade.

Sair de casa, estar longe da fa-mília e amigos, estabelecer novosciclos de amizade, de estudo e detrabalho eram obstáculos que nosmantinham temerosos do que vinhapela frente. Mas foram justamenteeles que tornaram a vivência espe-cial: criar vínculos que, de tão ver-dadeiros, serão mantidos além dostempos de faculdade. Vínculos es-tes que nos deram maturidade sufi-ciente para viver o pós-faculdade.

Formar-se em uma instituição dedestaque vai além de obter uma re-conhecida bagagem acadêmica. AUFV é mais que uma Universidade...É uma escola para a vida. Represen-ta viver, respirar e inspirar uma his-tória que vai além da graduação.

Quem não foi o calouro que es-tudava desesperadamente pra nãoperder um décimo que fosse pra nãoabaixar o coeficiente? Que chegoua Viçosa e quis curtir todos os finsde semana de festa, ou esteve pre-sente nas quartas e quintas do Leãocom a desculpa de TER que sair decasa? Que, na hora do desespero,

Mensagem da oradora, Tatielle Menolli LonghiniÉ chegada a hora de se despedir...

virou inúmeras madrugadas rega-das a café, energético e guaraná empó pra correr atrás do prejuízo eestudar a matéria de um semestreinteiro em uma noite?

Viçosa: o lugar em que as capi-varas imitam os Beatles; em que ostrogonoff nosso de cada quinta-feira é motivo de filas quilométri-cas e disputas a tapa pelo lugar noRU; em que, nos dias de jogos, oque mais se escuta é um “ChupaGalo!” ou “Chupa Maria!” do fun-do da alma.

Quando a chuva se tornou ummotivo pra não marcar presença emfesta? Pelo contrário, com a chuvahaveria a possibilidade de lama e alama, sim, acabava sendo um atra-tivo a mais. Cervejada no barro? Sóquem esteve em Viçosa sabe o queé se divertir que nem criança quese joga de barriga na piscina pelaprimeira vez. Os arranhões e he-matomas acumulados, e as cicatri-zes que vinham de lambuja, eram

marcas de como aproveitamos atéo fim a festa que encerra com cha-ve de ouro praticamente todos osnossos anos de faculdade. Erammarcas de que queríamos um repe-teco dessa festa em que o que im-porta não é a arrumação, mas sima diversão estampada no rosto. Umresumo do que é Viçosa: alegria queexiste com muito pouco, com umafelicidade verdadeira. Tudo semprefoi motivo de reunião...

Nossas famílias, acreditandoem nossos esforços individuais, sa-biam das nossas necessidades emdemonstrar que a confiança depo-sitada em nós não era em vão. Hon-rar esse compromisso, essa fé rumoàs nossas conquistas pessoais, erae é a prova de amor maior daque-les que sempre se mantiveram pre-sentes em nossas vidas (como nos-sos portos seguros), com suas pa-lavras de incentivo e motivação di-ante das dificuldades encontradas,da solidão sentida, da saudade quenos acompanhava.

A vontade de estar com eles acada feriado, a cada momento per-dido e acompanhado de longe eraa força maior para superar cadadificuldade. A forma de retribuirtoda confiança, expressada em cadabrilho nos olhos que víamos peloorgulho sentido por nossas atitudes,por nossos crescimentos conquis-tados, a forma de retribuir todoamor construído, seja pela presen-ça física ou espiritual, era nos de-dicarmos cada dia mais.

Qualquer agradecimento àque-les que são nossos maiores fãs e ído-los seria insuficiente. Sejamos su-

cintos então: amamos muito vocês!Essa conquista é para e de vocês!

O que marca o lugar são as pes-soas, os ciclos, as vivências... Serácom muita nostalgia que olharemosonde estivemos, mas não na mes-ma situação, no mesmo contexto.Como um peixe fora d’água, vere-mos que o que vivemos passou eserá guardado de maneira especialem nossas melhores lembranças,como uma das melhores fases dasnossas vidas. Viçosa foi o ponto deencontro de uma família multirre-gional que, com suas diferenças,conseguiu promover uma uniãosincera e de coração.

Saímos agora com a sensaçãode dever cumprido, de metas e so-nhos conquistados, de transforma-ção pessoal e profissional realiza-da. De ter tido, além de professo-res exigentes em suas cobrançasacadêmicas, mestres que nos trans-mitiram sabedoria para toda a vida.

Formar-se na UFV é sinônimode todo respaldo e respeito de umainstituição de ensino de qualidadee vanguarda na esfera nacional. Elanos garante formação ímpar para omercado de trabalho, além de todoo preparo a que fomos submetidosintensamente nesses anos de gra-duação.

É uma fase de transição, de no-vas conquistas e novos crescimentos.E viver toda essa transformação nosdá a certeza de que há muitas coisasboas nos esperando no futuro próxi-mo e de que nossos esforços serão,sim, recompensados. E de que as sau-dades... Ah, as saudades! Elas simnos acompanharão...

PUBLICAÇÃODA UNIVERSIDADE

FEDERAL DE VIÇOSA

Registro no Cartório de Títulos eDocumentos da Comarca de Viçosa sob

o nº 04, livro B,nº 1, fls. 3/3v

JORNAL DA UFV

REITORA

Nilda de Fátima

Ferr eira Soares

VICE-REITOR

Demetrius David da Silva

COORDENADORA DE

COMUNICAÇÃO SOCIAL

(CCS)

Kátia Fraga

DIVISÃO DE

JORNALISMO/CCS

JORNALISTA RESPONSÁVEL

E EDITORA

Adriana Passos

(Reg. Prof. 3400-MTb-MG)

REDAÇÃO

Adriana Passos e Izabel Morais

FOTOGRAFIA

Daniel Sotto Maior

DESIGNER GRÁFICO

Már cio Jacob

IMPRESSÃO

Editora UFV

Divisão Gráfica Universitária

DIRETOR PRÓ-TEMPORE

Edir de Oliveira Barbosa

DIVISÃO DE GRÁFICA

UNIVERSITÁRIA

José Paulo de Freitas

Divisão de Jornalismo

Vila Giannetti, Casa 41 Campus Universitário

CEP 36570-000 - Viçosa - MGTelefax (31) 3899-2877

E-mail: [email protected]

Page 3: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

FORMANDOS DE MAIO - 2013UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

Alice Sutana RodriguesAllana Renon EllerAmanda Figueiredo GuedesAna Paula Beno DutraAna Paula Cardoso DinizAnderson Candido da SilvaAndré Luís Dias de CarvalhoAndré Siqueira GratãoAndreia Paiva LopesAndressa Gazolla CursiAnna Cruciol MaiaBianca Fialho BonicontroBruna Elena de Carvalho FerrazCamila de Oliveira FirminoCarla da Silva DiasCarolina Pinheiro ZuttionCassia Maria Neres CoelhoCínthia Luiz da SilvaClaudinei Francisco LopesClayton Leite MoreiraDaniel Luis ViolDaniel Ornellas Dias MendonçaDaniel Teixeira PinheiroElisângela Aparecida MilagresEmílio Alves FonsecaEzequiel Vieira SilvaFabiana Maria Fialho CoutinhoFabiano Faria PimentaFernando Henrique Vidal LageFilipe de Castro KnopGabriel Alves NunesGabriel Caymmi Vilela FerreiraGabriel Xavier FerreiraGabriela Peluso RinoGefferson Pereira da PaixãoGilberto Cardoso JúniorGildo José FariaGirlaine Pereira OliveiraGuilherme Alves Pires FerreiraGustavo Patrocinio de SousaHenrique Jorge PintoHumberto Fanelli CarvalhoIsadora Cristina Martins OliveiraIsaías Reis Di MambroJéssica Fernanda N. PimentaJosé Flavio Ribas Diniz MonteiroJuliana VieiraJuliane Dias de Oliveira GabrielLarissa Martins ValadaresLeandro MorganLenise Cristina Moraes VilelaLeonardo Eustáquio Leal Pinto

Leonardo José Almeida do AmaralLorena Guimarães BatistaLuana Santos DayrellLucas Borges da CostaLucas Faria MachadoLucas Rafael BigardiLuisa Bastos RodriguesLuiza Casali SantosLuma Gerçossimo OliveiraMaria Luiza FernandesMarilia das Graças AraujoMateus Alves dos SantosMatteus de Oliveira FrancoMayara Cristina LopesMichele Jorge da SilvaNatanael de Santana Vilanova JuniorNina Abigail Caligiorne CruzOlavo Paulino Louvem ViannaPaulo Antonio Santana JuniorPaulo Emídio SorianoPedro Carneiro AbreuPoliana Coutinho MoreiraRafael Ismael Dias MartinsRafael Silva Ramos dos AnjosRafael Tabalipa MariniRhayrane Carvalho PedroniRaphaela da Silva MendesRaquel D’Arc Praxedes BittencourtRenato Leonel dos SantosRodrigo Pereira de LimaSabrina Carraro GouvêaSérgio de Lima FontesSérgio Luiz Nogueira ReisSirlaine Albino PaesTalyta Lott Magalhaes CoelhoThamyres Reis de AssisThiago FonsecaThiago Magalhães de A. RodriguesTiago Barbosa StruivingÚrsula Ramos ZaidanVander Luis Novaes NunesVictor Dias FonsecaVinícius Albani SeveniniVitor Luz LimaWander Luiz Dadalto

BACHAREL EMCOOPERATIVISMO

Tiago Vinícius Ferreira Pereira

ENGENHEIROS AGRÍCOLAS EAMBIENT AIS

Amanda Rodrigues MoreiraAna Claudia Fernandes PereiraLigia de Oliveira SerranoPedro Henrique Pivatto M. RomeiroTúlio Ferreira Lambert

ENGENHEIROS FLORESTAIS

Bruce dos Santos B. Carlos de SouzaBruno Ferraz MartinsDaniel Vieira SantosDênis Alves Sales TiburcioFabiano de Jesus RibeiroFernando de Castro NetoGabriela Basilio de Souza SaibelGetulio Fonseca DominguesGuilherme Alves de Castro RezendeGustavo Felipe de Souza FernandesGustavo Martins SoaresIgor Barra Ferreira BarbosaMarciel Lelis DuartePaula Cristina Campos Filardi PintoVinicius Nascimento ConradoVinicius Souza Pinto

BACHARÉIS EM GESTÃO DECOOPERATIVAS

Adriele Paula do CarmoCamila Tristão PontesGeicimara GuimarãesLuciana dos Santos BernardoMarciana Aparecida da SilvaPatrícia de OliveiraRaul da Cruz CouceiroRogerio Cassio Ferreira CoelhoSamuel Rodrigo da SilvaSidnei da Silva LopesVanessa Maria AmaralVaneza Maria Assis da Paixão

BACHARÉIS EM GESTÃO DOAGRONEGÓCIO

Artur Henrique Leite FalcetteBruno Américo de Oliveira SouzaCléverson Silva Ferreira MilagresFúlvio BardiGiovane Lopes da SilvaHermes Vinicius dos SantosHudson Moreira BalbinoJéssica SalustianoLindomar Costa FreitasMarco Aurélio de Oliveira SantosRafaela Marques GavioliRailan Bergamaschi de OliveiraRodrigo Cleanto C. da ConceicãoSilvana Rodrigues Cristino

ZOOTECNISTAS

Antônio Pinto Moreira NetoAriel Novaes NunesBernardo Guerra ProcópioBruno Damaceno Faria

Bruno de Castro MouraCamila StancioleCarolina de Souza AlmeidaDanillo Figueiredo Teixeira SathlerDarlene Ana Souza DuarteDébora Lacerda Ribeiro HenriquesDiego Henrique WoitschachEdilane Costa MartinsFernanda Carvalho GomesGabriel de Araújo MottaJosé Carlos de Oliveira JuniorKeila Stefani BarbosaLídia Nara Alves NunesLuana da Silva BatistaLyvian Cardoso AlvesMagnus Augusto Coutinho CossiMahomed Aboobacar MahomedMarcelo Bianco Nascimento MoreiraMarco Aurélio Schiavo NovaesMariele Cristina Nascimento AgarussiRaquel MencalhaRenata Gomes da SilveiraRenato Barbosa FerrazRoberta Kely Viana MendesRodrigo Pinto PiresTaiane da Silva MartinsThamírys Vianelli MaurícioVanessa Ricardo de FariaVirginia Lucia Neves Brandão

CENTRO DECIÊNCIAS AGRÁRIAS

ARQUITET OS E URBANISTAS

Aline Angelica Martins dos SantosErika Cristóvão NovaisEvelyne Ferreira GrandeFabiana Silva DiasFernando de Paula CardosoGuilherme Fernando Teixeira DantasHenrique Wollz NettoHugo Santiago Torres MedradoIsadora Maria Floriano RibeiroJúlia Soares de OliveiraKarina de Faria Zuquim GuimarãesLaís Maíra Ramalho dos ReisLarissa Oliveira AntonucciLiliane Corrêa BertoldiLiliane Fernandes MacielLucas da Cunha DiasLuiza Ansaloni Rôlla RibeiroMarco Minoru NakamatoMaressa Fonseca e SouzaMário da Natividade SilvaNatalia Fernandes PieroniRodney de Sousa da Rocha Gomes

Sabrina Vicentini PortilhoSarah Torres MedradoTallita Melo de Andrade SternbergTamara Luciana Gomes RochaTatiana Dutra de MoraisYara Preselina da Sariel Mangujo

BACHARÉIS EM CIÊNCIA DACOMPUTAÇÃO

Álex Eduardo Leocádio Vieira JúlioBrener Joabe Baião da SilvaCarlos Emílio Barbosa AntonioCaroline Mariano SenaCharles Cássio da SilvaÉttore Araujo BuzzoFagner Rodrigues CostaGuilherme Oliveira TenutaKleyton Luiz Silva PascoalNilson Felipe Matos MendesPedro Henrique Godinho FernandesRafael Alves de Assis da SilvaRafael Silva MagalhãesRobert Cristian AbreuWagner José da Silva Freitas

BACHARÉIS EM CIÊNCIA ETECNOLOGIA DE LATICÍNIOS

Alan Campos da SilvaAvânio Luiz Melo FeitosaCaio Magalhaes da Veiga MoreiraCarolini Parmagnani CanalLívia Helena Lana MoreiraMara Rose de OliveiraNatália Teixeira ToledoNathana Araújo de JesusNeali Campos de MeloPaula de Oliveira LimaPaulo Henrique Rodrigues JúniorRaquel de Paula Oliveira RodriguesRaul Ferreira Xavier RodriguesRodrigo Batista Teixeira

ENGENHEIROS AMBIENT AIS

Barbara Santos SoaresBernardo Nascimbeni de BritoFabricio Rodrigues Segui AparisiFelipe LemesFernanda Martins GuabirobaFernanda Rivelli de PaivaGuilherme Braga Miranda de FreitasLuiza França BaumgratzMarcelo Tesser Antunes PriantiMatheus de Lucas DiasMurillo Simões de AguiarPaulo Henrique Pavani

Pedro Almenara Ribeiro VieiraPedro Diego SaquettoRafael Rezende NovaisRaíssa Resende de MoraesRenan de Almeida CostaRenata Rocha TôrresRobson Silva Mendes JúniorVanessa Arantes Lizardo

ENGENHEIROS CIVIS

Anita Curitiba ChrystelloBruno Campos SabioniDiego Casteluber BassettiÍgor Luis de Carvalho FreitasJosé Regazzi ZuimKleber Andrade BarrosLarissa Antonia Gonçalo SesmaLucas de Oliveira CastroMarcos Barbosa VasconcellosMatheus de Oliveira LimaMichele Pereira RosadoRafael dos Santos Figueredo BarrosoRenan Zambon MachadoRiger Lanza GalvãoTatiana Quintão SilvaThiago Sirtoli CampagnaroVinicius Passos FerrazVitor Andre Machado Poleze

ENGENHEIROS AGRIMENSORES

Daiana Dias de OliveiraIvan Neves Moura FilhoJonatan Guilherme Delle FinatiLílian Lopes CordeiroRalph Hilário GomesVinícius Domingues Gontijo

ENGENHEIROS AGRIMENSORESE CARTÓGRAFOSGeraldo Vinicius de OliveiraKaio Dutra ProfetaLuiz Ataide Barros FonsecaMarcio Vinicio José da SilvaRaphael Eduardo Ferreira FernandesRogerio Machado Nascimento FariaThiago Porto Maia Soares

ENGENHEIROS DE ALIMENT OS

Ana Paula Leme RaponiAnderson Ventura BarrosAndréa Alves SimiqueliArícia Mara Melo PossasCaio Gomide OtoniCarolina de Freitas OliveiraCristiane Cabral Gomes

Daniele de Almeida PaulaDanielly CaetanoFelipe Guedes PinheiroGabriel Rabello CorrêaGiovana Moreira da CostaGiovana Sapiensa MoraisHiani Aparecida Lima FerreiraIan Ibsen da Silveira RabeloIsa Mara Braga dos ReisIsadora de Souza LopesJociele de Almeida TeixeiraJoélcio Cosme Carvalho ErvilhaJosé Felicio Queiroz Fialho JuniorJozeana Carla Corrêa ReisLucas Boaventura BotelhoLucielen Xavier PereiraMárcia Rodrigues da SilvaMaria Luiza Rocha PintoMariana Soares LadeiraMarina Barbosa PassosMatheus Lopes AmorimNatália Bastos GonçalvesNatália Fialho DiasNathália Cristina de JesusPedro Neves FialhoPhilippe Chaves AlvesQuiroã Lopez Machado DiasRafael Serrano de SouzaRaisa Zandonade VazzolerTúlio Nader LanaUlisses Eduardo Ferreira da Silveira

ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO

Allan Castro FerreiraAna Clara CambraiaBreno Valente Fontes AraújoGesiane Rodrigues de JesusGustavo Furtado CostaIsabel Cristina Campos WamserIsabela Dias RezendeJorge Ubirajara Pedreira JúniorKalebe Luiz Pereira BenficaLara Soares Casasanta LatorreLeandro Balbi JusteMarcus Vinícius Maia Graçano MouraMarlon Pirassole FélixOlivio Marques Brum GonçalvesPatricia Vieira da SilvaPedro de Souza LeiteRafael Travassos MeloRaphael Chaves DiasRicardo Caldas PereiraSérgio de Almeida DaherTatielle Menolli LonghiniThamiris Lisboa de OliveiraVitor Sales Ferraz

ENGENHEIROS ELETRICIST AS

Leonardo Lelis LopesLucas Queiroz GomesMaíra Almeida NardySuéllen Costa Pereira

ENGENHEIROS MECÂNICOSBruno César Lopes SantiagoDonizete Lúcio de CamposEduardo Torres NovaisFernando Magalhães NobreGuilherme Caixeta FerreiraJosé Francisco de SousaThiago Gonçalves de Oliveira Santos

ENGENHEIROS QUÍMICOSAna Carolina Ângelo DorimDenis Pires Rodrigues AlvesFilipe Augusto Pereira LopesGuilherme Pereira AlmeidaHigo de Oliveira Coelho GodinhoIanto Oliveira MartinsJorge do Carmo RodriguesLarissa TorrezaniMariana Coelho SantoroMateus Garcia LimaNara Brandão Costa SantosNayara Eloy Granato CostaNelson Carvalho Lage JuniorOlívia Martins F. do NascimentoPaulo Eduardo Neves GomesPhillipe de Souza ÁvilaVinícius de Azevedo Guimarães

BACHARELA E LICENCIADA EMFÍSICACíntia Lima Pereira

BACHAREL EM FÍSICAMilton Lopes de Lana Junior

LICENCIADOS EM FÍSICAMauricio Paulo RodriguesManoel Alves Salermo

BACHÁREIS EM MA TEMÁTICALázaro Santos GilRafael Ferreira da SilvaYgor Amarante Rodrigues Gouvêa

LICENCIADOS EM MA TEMÁTICAAnderson Corrêa PortoCynthia Martins DiórioDébora Alves RibeiroErlon Assunção Wandenkolk AlvesKarine de Almeida SantosKátia Ferreira de Oliveira

Matheus de Paula FerreiraRafaela Ferreira AfonsoRicardo Barbosa Lima Mendes Oscar

BACHARÉIS E LICENCIADOS EMQUÍMICA

Amanda Pacienza SoutoDeborah Campos TomazGabriela Britto da SilveiraGiordano Toscano PaganotoIzabel Luzia MirandaLarissa Zibordi BesseMeilene Ribeiro FidélisPoliana Aparecida RodriguesGazollaWelton Rosa

BACHARÉIS EM QUÍMICA

Ana Carolina da Costa FulgêncioBruno Marques CarvalhoEclair Venturini FilhoGabriella Alexandre BorgesIgor Hiroshi Terayama de OliveiraMarcos Raphael Freitas da SilvaNatália Machado da FonsecaPaula Sevenini PintoRobisnéa Adriana RibeiroYgor Alexandre Monteiro dos Santos

LICENCIADOS EM QUÍMICA

Edipo da Penha ZanonGiovanna Rodrigues Nobile da SilvaMariane Assunção do Carmo SouzaPaloma Viana Ferreira de SousaUlisses Fernando de Oliveira

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATASE TECNOLÓGICAS

Page 4: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

25

75

95

100

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

Page 5: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

7UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Maio de 2013

Discurso da reitora Nilda de Fátima Ferreira SoaresEstimados formandos e formandas,

permitam-me primeiramente fazer umcumprimento muito especial àqueles quedão uma grande motivação e um sentidosingular a esta comemoração: os seus pais.Neste cumprimento, sintam-se todos abra-çados simbolicamente por mim.

Muito obrigada, queridos pais, por te-rem confiado à UFV a formação acadê-mica, profissional e até o resgate de valo-res humanos e éticos de seus filhos e fi-lhas. Sabemos que uma boa educação fa-miliar é um fator fundamental para o su-cesso pessoal e profissional, pois contri-bui com a incorporação de valores éticos,imprescindíveis às relações interpessoaise à convivência social, e auxilia no pre-paro do indivíduo para enfrentar as ad-versidades do mundo de hoje. E vocês fo-ram tão bons educadores que hoje somostestemunhas da seriedade, da responsabi-lidade e da dedicação de seus filhos, cul-minando com a formatura em seus cursosde graduação.

Empreendemos grandes esforços paracorresponder às expectativas que vocês de-positaram nesta Universidade, trabalhandoincansável e diuturnamente na gestão deuma UFV comprometida não só com o de-sempenho de qualidade de suas funções de

ensino, pesquisa e extensão, mas também coma formação de cidadãos ativos, críticos e cons-cientes do seu papel na construção de uma so-ciedade melhor, dotados de visão humanísticae domínio técnico e científico.

Na construção coletiva de uma universi-dade de excelência, agradecemos penhora-damente aos nossos professores e servidorespela dedicação, zelo e amor que devotam àUniversidade, recentemente classificada pe-los indicadores do Censo Universitário comouma das melhores do País. O sucesso alcan-

Estimadas formandas, formandos, fami-liares e amigos, com certeza este é um dosmomentos mais felizes, marcantes e signifi-cativos de suas vidas. Quando uma longa tra-jetória, para maioria de vocês de cerca decinco anos, repleta de dúvidas, incertezas,esforço e superação chega ao fim dessa for-ma, realmente existe muito que agradecer ecomemorar.

Inicialmente eu gostaria de agradecer oconvite para aqui estar como paraninfo, com-partilhando este momento tão importantecom vocês e seus familiares e amigos. En-quanto reitor e professor desta casa e nos úl-timos anos no Ministério da Educação, tivea oportunidade de conviver direta ou indire-tamente com todos vocês. Levem a certezade que vocês em muito contribuíram com osdiversos avanços que conquistamos. As di-

Discurso do paraninfo Luiz Cláudio Costaversas reivindicações, reclamações e posici-onamentos que vocês tiveram fizeram daUFV uma universidade ainda melhor. Que-ro também saudar e agradecer a administra-ção da UFV, aos servidores e professores des-ta casa, aqui representados pelos homenage-ados e pelos membros dos Conselhos Supe-riores, pelo comprometimento e dedicação àcausa da educação. Um agradecimento tam-bém é devido à sociedade de Viçosa, que tãobem os acolhe.

Parabéns a vocês, formandas, formandos,mães, pais, familiares e amigos. Afinal, hojeaqui nos encontramos para uma justa cele-bração. E as verdadeiras celebrações são mo-mentos únicos em nossas vidas, onde passa-do, presente e futuro se unem e comparti-lham experiências e projetos.

Do passado trazemos as recordações dasdúvidas e inseguranças, desde o momento daescolha do curso, do vestibular, dos primei-ros dias na UFV, das alegrias, das frustra-ções, dos amigos, dos professores, dos mes-tres, das provas, das viagens, das lágrimas edos sorrisos.

Do presente, que ainda reluta em deixaro passado para traz, vem a certeza de quevocês venceram. Afinal, durante todos essesanos em uma das melhores universidades dopaís, vocês foram continuamente avaliadose hoje são oficialmente declarados gradua-dos na profissão que escolheram e com a qualcertamente irão contribuir para o desenvol-vimento social, econômico e ambiental donosso país. Ainda no presente, nesta sessãosolene se encontram aqueles que comparti-lharam com vocês toda a intensidade e dúvi-das do passado: suas mães, pais, familiares e

amigos. Eles são muito mais do que perso-nagens de uma foto do presente que será eter-nizado no álbum de cada um de vocês. Elessão tão vencedores como vocês mesmos. Aeles o agradecimento da Universidade Fede-ral de Viçosa e do país.

E agora vocês têm pela frente o futuro. Énatural que muitas vezes queiramos conge-lar o presente e adiar o futuro. Principalmenteem um momento tão significativo como esteque vocês vivem. Mas, quando vierem asdúvidas e incertezas sobre o futuro, inspirem-se no passado que vocês viveram aqui na UFVe sigam em frente sem temor. A formação devocês, além de oferecer uma qualificação téc-nica de alta qualidade, ofereceu, como deveser em um Campus universitário, uma forma-ção de vida, de convivência, de compartilharque faz de vocês cidadãos melhores e maispreparados para enfrentar os desafios e opor-tunidades do futuro. Não tenho dúvidas de quea história de sucesso que vocês escreveramem suas trajetórias na UFV será também es-crita em suas vidas profissionais.

Aliás, permitam-me aqui ressaltar umfato que para mim mostra de forma inequí-voca a formação integral que vocês tiveramnesta casa. Ao prestar uma homenagem aoservidor da Editora UFV Ronaldo Lopes,vocês deixam a lição de que a qualificaçãotécnica não deve nos tornar insensíveis, massim potencializar em nós o desejo da cons-trução de uma sociedade mais justa e inclu-siva, ou seja, tornar-nos mais preparados edispostos para o bom combate pelas causasjustas.

Falando ainda de futuro, já que é isso quenos resta a construir, gostaria de fazer um

exercício sobre um possível retorno de vocêsà UFV em 2022, quando a turma de vocêsestará celebrando dez anos de formatura e oBrasil o bicentenário de sua independência.Da mesma forma que vocês foram chama-dos a contribuir, e assim o fizeram, para quea UFV e o país fossem melhores hoje do quequando aqui vocês ingressaram, agora, comoprofissionais e cidadãos, vocês são chama-dos a construir um Brasil melhor para quepossamos celebrar com o mesmo orgulho dehoje a data simbólica de 2022.

Vocês são chamados a trabalhar intensa-mente para reduzir as desigualdades sociaisque, apesar de todos os avanços dos últimosanos, ainda existem em nosso país. São cha-mados a construir uma sociedade onde asmulheres e os homens tenham condições deigualdade e sejam livres de toda violênciaem suas atividades econômicas, políticas esociais. Uma sociedade em que todos os ci-dadãos, negros, pardos, brancos, indígenas,sem qualquer distinção de religião ou de op-ção de vida, tenham as mesmas oportunida-des.

Enfim, vocês são chamados a continuara construção de uma sociedade mais justa,onde a fome, a miséria e a pobreza sejamcompletamente eliminadas e onde jovens dequalquer classe social tenham iguais opor-tunidades de adentrar em uma universidadepública e celebrar vitórias como vocês hojejustamente o fazem.

Parabéns! Sejam felizes e construtores deuma nova sociedade!

Luiz Cláudio CostaPresidente do Inep

çado é fruto direto da participação e do em-penho de todos vocês no dia a dia da Insti-tuição. Sem a presença e a ajuda de vocês, atarefa de administrar esta Universidade Mul-ticampi se tornaria uma missão impossível.Por isso, hoje dividimos com vocês o méritodesta conquista.

Formandos e formandas, poucos anosatrás vocês chegavam à UFV cheios de espe-ranças, sonhos e expectativas. Uma vez cum-prida a sua trajetória acadêmica nesta Insti-tuição, cada um de vocês personifica a con-cretização dos sonhos e a superação de todosos desafios até chegarem a este dia inesque-cível: a colação de grau de todos e todas demaio de 2013.

O tempo que vocês passaram na UFV ja-mais poderá ser quantificado apenas comohoras, dias ou anos, um mero intervalo tem-poral. Ele tem matizes profundos encarna-dos em um intenso processo de maturação ede transformação, incapaz de ser aferidoquantitativamente. É a marca indelével daUFV abrindo para cada um de vocês um mun-do de imensas e ilimitadas conquistas.

Com este significado e com muita emo-ção, celebramos hoje a formatura de cada umde vocês. Uma formatura que significa umahistória de superação, de luta e de conquis-ta. Logo, traduzida como um momento de

vitória. Que outras vitórias aconteçam – éo nosso desejo e a nossa torcida. Que oesforço e a luta de vocês, com dignidade,retornem sob a forma de uma ótima colo-cação no mercado de trabalho.

Caros formandos, caras formandas, quevocês possam atuar em suas vidas comoagentes de mudança e que possam se res-ponsabilizar pela parcela que lhes cabe naconstrução diária de uma sociedade maisjusta e humana. A crença na justiça sociale na dignidade da pessoa deve ser o lemeque os orientará no exercício de sua pro-fissão. Nenhuma turbulência deverá afas-tá-los dos valores sociais do trabalho. Nema tempestade e nem o mar revolto deverãodesviá-los do desempenho digno de suasatribuições. Sejam críticos contumazes dosseus atos para que nunca se distanciem dosseus objetivos e valores.

Shakespeare disse: “Se seus sonhos es-tão nas nuvens... eles estão no lugar cer-to, agora construam os alicerces”... E vo-cês os estão construindo. Parabéns maisuma vez por este momento inesquecível.

Sejam muito felizes e voltem à UFVsempre que precisarem ou desejarem.

ReitoraNilda de Fátima Ferreira Soares

Page 6: E:\JORNAL DA UFV\FORMATURA 02\J

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAMaio de 2013

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E V I Ç O S A36570-000 - VIÇOSA - MINAS GERAIS - BRASIL

AdministraçãoProfessor: Afonso Augusto Teixeira deFreitas de Carvalho LimaFuncionária: Soraya Machado Fontes

AgronomiaProfessor: José Maria Moreira DiasFuncionário: Luiz Carlos de Castro

Ar quitetura e UrbanismoProfessor: Luiz Fernando ReisFuncionário: Luiz Fernando de Castro

BioquímicaProfessora: Elizabeth Pacheco Batista FontesFuncionária: Priscila Paula de AlmeidaFerreira

Ciências BiológicasProfessor: Jenner Alexandre SampaioZuanonFuncionário: José Geraldo Alves

Ciências ContábeisProfessor: Alcindo Cipriano ArgoloMendesFuncionário: Thiago dos Santos

Ciências da ComputaçãoProfessor: Marcus Vinicius Alvim AndradeFuncionária: Marisa Mendes de Freitas

Ciências EconômicasProfessor: Newton Paulo BuenoFuncionária: Ana Maria Santelices da Silva

Ciências SociaisProfessora: Nádia Dutra de SouzaFuncionária: Vera Lúcia Tranvençolo Muniz

Comunicação Social/JornalismoProfessor: Maurício de Medeiros CaleiroFuncionária: Rosa Emi Luzia SantanaMacedo

DançaProfessora: Solange Pimentel CaldeiraFuncionária: Vera Daian

Dir eitoProfessor: Bernardo Pimentel de SouzaFuncionária: Vanir de Assis Junior

Economia DomésticaProfessora: Elza Maria Vidigal GuimarãesFuncionário: Roberto Otaviano Alves deLima

Educação FísicaProfessor: Adilson OsésFuncionário: Jose Antônio Ferreira Coelho

Educação InfantilProfessora: Márcia Onísia da SilvaFuncionária: Fernanda Mequelão Ribeiro

Engenharia Agrícola e AmbientalProfessor: Fábio Lúcio SantosFuncionária: Rosária Cal Bastos

Engenharia AmbientalProfessora: Ann Honor MounteerFuncionária: Cilene Knauf Lopes

Engenharia CivilProfessor: Reginaldo Carneiro da SilvaFuncionário: Júlio Carlos dos Santos

Engenharia de AgrimensuraProfessor: Moisés Ferreira CostaFuncionário: Geraldo Candido Faria

Engenharia de Agrimensura e CartográficaProfessor: Moisés Ferreira CostaFuncionário: Geraldo Candido Faria

Engenharia de AlimentosProfessor: Ronaldo PerezFuncionária: Lúcia Maria dos SantosXavier

Engenharia de ProduçãoProfessor: Alexandre Navarro da SilvaFuncionário: Rodrigo Ferreira Pereira

Engenharia ElétricaProfessor: Tarcisio de Assunção PizzioloFuncionário: José de Oliveira Marques Neto

Engenharia MecânicaProfessora: Geice Paula VilliborFuncionário: Pedro Paulo Rosa de Paula

Engenharia QuímicaProfessora: Rita de Cássia Superbi deSousaFuncionário: Abelardo Barreto Mendon-ça Neto

Engenharia FlorestalProfessor: Norivaldo dos Anjos SilvaFuncionária: Maria Aparecida Lopes

FísicaProfessor: Ricardo Reis CordeiroFuncionário: Samuel Arruda Arcanjo

GeografiaProfessor: André Luiz Lopes de FariaFuncionário: Gilmar de Castro Botelho

Gestão do AgronegócioProfessor: Erly Cardoso TeixeiraFuncionária: Terezinha de Castro Fontes

Gestão de CooperativasProfessor: José Horta ValadaresFuncionária: Cassiana da Silva RochaAraújo

HistóriaProfessora: Patrícia Vargas Lopes AraújoFuncionário: Oto Ricado Lehner

Ciência e Tecnologia de LaticíniosProfessor: Antônio Fernandes de CarvalhoFuncionário: Manoel Anacleto Pires

LetrasProfessora: Wânia Terezinha LadeiraFuncionária: Adriana Santana Gonçalves

MatemáticaProfessora: Rosane Soares Moreira VianaFuncionário: João Marcos Diniz Viana

Medicina VeterináriaProfessor: Tarcízio Antônio Rego de PaulaFuncionário: Adão Carlos Cardoso

NutriçãoProfessora: Ana Vládia Bandeira MoreiraFuncionária: Delma Lúcia Lima da Motta

PedagogiaProfessora: Rita Vaz de MelloFuncionária: Waléria Marangon Jardim

QuímicaProfessora: Maria Eliana Lopes Ribei-ro de QueirozFuncionária: Shirley Cristina Marques Reis

Secretariado Executivo TrilíngueProfessora: Rosália Beber De Souza Funcionário: Nilson Ribas de Assis

ZootecniaProfessor: Dilermando Miranda da FonsecaFuncionário: Nataniel Máximo

Homenageados da TurmaCom a palavra, os formandos

Eulália de Lima GomesGestão de Cooperativas

Cheguei aqui com 17 anoscom o desejo de aprender tudoo que pudesse. Além de estu-dar, pude usufruir de muitasoutras coisas: empresa júnior;judô; projeto de pesquisa e deextensão, estágio, festas, colô-nia de férias e tudo mais queme foi possível. A UFV foi umaexperiência que me fez amadu-recer tanto profissionalmentequanto na formação pessoal.Agradeço a todos que deixarammarcas em minha história.

Fernanda Martins GuabirobaEngenharia Ambiental

Foram cinco anos simples-mente inesquecíveis! Aqui, fi-zemos amigos de verdade, so-fremos com a saudade, mastambém vibramos e curtimosmuito. Aqui fiz pesquisa, parti-cipei de grupos extracurricula-res, dei monitoria, fiz intercâm-bio, estágios e percebi o quantosomos diferenciados. As expec-tativas são as melhores. Saímoscapazes de pleitear as melhoresoportunidades, seja na área aca-dêmica, em empresas públicasou privadas. Valeu, VIÇOSA!

Guilherme Pereira AlmeidaEngenharia Química

Viçosa, terra mineira, mas

feita de gente do Sul e do Nor-te, dos horizontes distantes e li-torais. Terra das exatas, agrári-as, humanas e biológicas, ondeo descobrir é motor, onde o co-ração pulsa, onde a mente di-vaga. Na UFV, calouro vira des-bravador e, é nesse lugar, queme formo como EngenheiroQuímico. A jornada continua elevo comigo a beleza, o mistérioe o aprendizado desse lugar.Obrigado!

Gustavo Furtado CostaEngenharia de Produção

Foram sete anos de UFV, doColuni à graduação em Enge-nharia de Produção. Uma vidainteira em um ambiente queproporcionou não só conheci-mento; muitas pessoas passa-ram por nosso caminho duranteesse tempo com diferentes vi-vências que foram compartilha-das. Hoje, já trabalhando em SãoPaulo com pessoas de diversase conceituadas universidades doBrasil, ratifico que a UFV pro-porciona um aprendizado devida como nenhuma outra uni-versidade.

Aguardo confirmação deconformidade do texto.

Muito obrigado!

Janaina Matoso SantosArquitetura e Urbanismo

Chegamos perdidos, jovensdemais, alguns ainda adoles-

centes. Aprendemos muito,graças a uma universidade deexcelência que nos ofereceumais que aulas regulares cominfinitos slides. Aperfeiçoa-mos conhecimentos através deprojetos de extensão, pesqui-sa e estágios. Tornamos-nosverdadeiros profissionais, poistambém fomos apurados comopessoas e saímos marcadospor essa saudosa trajetóriaufeviana.

Liliane Fernandes MacielArquitetura e Urbanismo

Tudo começou quando meperguntaram: “por que vocênão tenta em Viçosa? Lá temArquitetura!” Hoje, cinco anos(e meio) depois, aqui estou eurecebendo o meu diploma! Naretrospectiva desses anos ines-quecíveis não faltam históri-as engraçadas, pessoas incrí-veis e aprendizados pra vidatoda! Hoje, me sinto confian-te e preparada para atuar aca-dêmica e profissionalmente etenho muito orgulho de serparte da UFV!

Michele Jorge da SilvaAgronomia

Em 2008, caloura, chegueià cidade de Viçosa. Tudo era no-vidade e a pergunta “de ondevocê é?” era a mais feita pornós, estudantes. Em cinco anos,conquistei na UFV amizadescom pessoas de todos os cantos

do país. Ter vivido parte da mi-nha vida na UFV foi a realiza-ção de um sonho que me des-pertou ainda mais para a cami-nhada em busca de um futuropromissor. Aqui me tornei En-genheira Agrônoma!

Natália Fialho GonzagaMedicina Veterinária

UFV, sonho que virou rea-lidade. Nossa, como valeu apena! Foram esforços transfor-mados em vitória! Agradeço àUFV pela oportunidade de es-tar e estudar nessa maravilho-sa e renomada universidade,aos professores e funcionáriospela dedicação e paciência! Re-conheço que a universidade fezde mim não apenas uma estu-dante, mas também uma pes-soa mais independente, confi-ante e profissional!

Théo Matos Arantes MoraesMedicina Veterinária

Muito além de oferecerum dos cursos mais bem con-ceituados no Brasil - um so-nho desde criança -, a UFVme proporcionou a convivên-cia com pessoas dos mais di-versos lugares, professoresbem preparados e um ambi-ente estudantil estimulante.Foram muitos ensinamentos eexperiências, e, agora, usareicom conf iança tudo queaprendi nestes cinco anos defaculdade.