Elaboração de Textos - facom.ufu.brmichele/LC/Elaboração de Textos - Aula 06.pdf · Exemplos:...

19
PROF.: MICHELE NASU TOMIYAMA BUCCI Elaboração de Textos

Transcript of Elaboração de Textos - facom.ufu.brmichele/LC/Elaboração de Textos - Aula 06.pdf · Exemplos:...

P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos

Introdução

Existem vários tipos de textos: Que contam uma história.

Que descrevem uma situação.

Que apresenta os diálogos de uma conversa.

Que dissertam sobre algum tema.

...

O tipo de texto solicitado, na grande maioria dos concursos, é o texto dissertativo. Contudo, em provas de vestibular, algumas vezes é solicitado o texto narrativo.

TEXTO NARRATIVO

É um relato de fatos, reais ou imaginários.

O texto narrativo sempre tem a presença de personagens e de um narrador.

O narrador: Pode ser também um personagem (narrador personagem, foco

narrativo em primeira pessoa).

Ou pode estar de fora da história (narrador observador, foco narrativo em terceira pessoa).

TEXTO NARRATIVO

A linguagem utilizada no texto narrativo reproduz a fala de personagens e, portanto, não está presa a regras da norma culta.

Outra maneira de identificar o texto narrativo é através dos discursos utilizados: discurso direto (quando o narrador reproduz exatamente o que o

personagem falou).

discurso indireto (quando o narrador reproduz com suas palavras o que o personagem disse).

discurso indireto livre (reproduz aquilo que o personagem fala consigo mesmo, como se falasse sozinho ou pensasse alto).

TEXTO NARRATIVO

Exemplos: Notícia de jornal,

narração de jogo de futebol,

conto,

romance,

crônica,

textos literários em geral.

TEXTO DISSERTATIVO

Expõe uma situação e, baseado no fato exposto, o autor comenta, expõe sua opinião, apresenta argumentos e leva o leitor a refletir sobre determinado fato.

A linguagem deve ser formal, a estrutura bem definida (introdução, desenvolvimento, conclusão) e escrita respeitando a norma culta.

TEXTO DISSERTATIVO

Não se admite gírias em dissertações, tampouco informações irreais.

É um texto sério e informativo.

Exemplos: Editorial de jornais,

Caderno de artigos sobre política e economia em jornais.

Exemplos

TEXTO 1: “Dizendo isto, o Diabo sacudiu a cabeça e estendeu os braços, com um gesto magnífico e varonil. Em seguida, lembrou-se de ir com Deus para comunicar-lhe a ideia, e desafiá-lo: levantou os olhos, acesos de ódio, ásperos de vingança, e disse consigo: - Vamos, é tempo. E rápido, batendo as asas, com tal estrondo que abalou todas as províncias do abismo, arrancou da sombra para o infinito azul."

Narrativo

Exemplos

TEXTO 2 “(...) As sociedades modernas também se medem pela justiça na distribuição da riqueza. Isso não significa apenas tomar dinheiro dos ricos para dar aos pobres, através dos impostos, por exemplo, mas oferecer oportunidades para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso à riqueza e melhorar o padrão de vida, via educação, saúde e outros serviços”.

Dissertativo

Textos Argumentativos

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico.

Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

Textos Argumentativos

Os textos argumentativos , ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.

Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Textos Argumentativos

Exemplo: “A inserção prematura de crianças e adolescentes no mercado de trabalho violenta suas possibilidades de desenvolvimento. Uma vez que seja esse desenvolvimento impróprio, isso lhes prejudicará a saúde e a formação física e mental. É importante assegurar aos menores o direito à liberdade e o respeito aos seus direitos. Assim, o trabalho infanto-juvenil deve ser combatido, pois com o tempo, haverá um imenso contingente de adultos sem uma formação profissional qualificada. E isso acarretará um montante de trabalhadores desempregados futuramente. É preciso prevenir esse problema com a criação de programas que combatam mais severamente esse mal que assola nossos jovens e crianças.”

Dissertação expositiva

Como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as ideias ou pontos de vista. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles.

Dissertação expositiva

Exemplo:

“A história do celular é recente, mas remonta ao passado - e às telas de cinema. A mãe do telefone móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).

Ela foi casada com um austríaco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia. Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.”

Estrutura

O texto dissertativo é composto por três partes essenciais: Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Introdução

É um bom início de texto que desperta no leitor vontade de continuar a lê-lo. Na introdução é que se define o que será dito, e é nessa parte que o escritor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção.

O assunto a ser tratado deve ser apresentado de maneira clara.

No primeiro parágrafo você deverá expor o problema e o caminho a serseguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista a respeito dele.

Desenvolvimento

Na dissertação a persuasão aparece de forma explícita, essa se faz presente no desenvolvimento do texto. É nesse momento que o escritor desenvolve o tema, seja através de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico, tomando sua posição a respeito do que está sendo discutido.

O conteúdo do desenvolvimento pode ser organizado de diversas maneiras, dependerá das propostas do texto e das informações disponíveis.

Desenvolvimento

Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão ,um ângulo de visão, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição.

Conclusão

A conclusão é a parte final do texto, um resumo forte e breve de tudo o que já foi dito, cabe também a essa parte responder à questão proposta inicialmente, expondo uma avaliação final do assunto.

Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.