Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

4
8/20/2019 Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados http://slidepdf.com/reader/full/elementos-da-musica-convencoes-graficas-e-sinais-usados 1/4 I MÚSICA  é a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia  é uma sucessão de sons musicais combinados. b) Ritmo  é a duração e acentuação dos sons e das pausas. c) Harmonia  é a combinação dos sons simultâneos. II !"MA#$! %& S!'S  ! som é o e(eito audí)el produ*ido por mo)imentos de corpos )ibrat+rios.  ara se reprodu*ir um som musical, precisa-se de uma (onte sonora corpo /ue produ* sons ao )ibrar0. !s corpos )ibrantes nos instrumentos musicais são corda esticada )iolão, )iolino, piano, etc.0, coluna de ar (lauta, trompete, etc.0 ou membrana tamborim, cuíca, etc.0. or e1emplo, ao tocar uma corda de )iolão, obser)e /ue ela se mo)imenta de um lado para outro um determinado n2mero de )e*es por se3undo, emitindo um som. A esse mo)imento é dado o nome de )ibração, medida em 4ert* 5 Hz ciclos por se3undo0. 6uanto maior ou menor o n2mero de )ibraç7es por se3undo, mais a3udo ou 3ra)e ser8 o som. & /uanto maior a amplitude do mo)imento )ibrat+rio, maior ser8 a intensidade do som produ*ido. ! ou)ido humano é capa* de perceber sons /ue )ão apro1imadamente de 9: 4ert* a ;< mil 4ert*. !s sons (undamentais se locali*am numa (ai1a apro1imada de =9 a > mil 4ert*. or e1emplo, o ?8 do diapasão tem >>: 4ert*. Acima de > mil 4ert* encontram-se os harm@nicos a3udos /ue enri/uecem o timbre do instrumento, dando mais brilho. Sem esses harm@nicos os sons seriam opacos. Sem os harm@nicos não se tem os timbres característicos de cada instrumento. III "!"I&%A%&S SICAS %!S S!'S São trBs altura, intensidade e timbre a) Altura: é a propriedade de o som ser 3ra)e, médio ou a3udo. b) Intensidade: é a propriedade de o som ser (raco ou (orte. Caracteri*a-se amplitude da )ibração. or e1emplo, /uando tocamos uma corda com mais (orça, a amplitude da )ibração é maior e conse/Dentemente o )olume do som também ser8 maior. c) Timbre:  é a /ualidade do som /ue nos permite reconhecer sua ori3em. É atra)és dele /ue di(erenciamos o som dos )8rios instrumentos. ! timbre est8 relacionado com a série harm@nica, produ*ida pelo som emitido. IV SÉ"I& 4A"M!'ICA É uma série de sub)ibraç7es 3eradas de um som principal. or e1emplo, ao tocar uma corda do )iolão, primeiramente ela )ibra em toda sua e1tensão, emitindo uma (re/DBncia denominada (undamental ou primeiro componente harm@nico. &ste mesmo corpo )ibra, também, em duas metades, um terço, um /uarto do comprimento e assim  por diante, dando ori3em E série harm@nica. Feoricamente a série harm@nica é in(inita, mas os primeiros ;G sons são su(icientes para sua compreensão e aplicação pratica. A se3uir a série harm@nica anotada na pauta, tendo como e1emplo a nota (undamental %+.

Transcript of Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

Page 1: Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

8/20/2019 Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

http://slidepdf.com/reader/full/elementos-da-musica-convencoes-graficas-e-sinais-usados 1/4

I MÚSICA é a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia.

a) Melodia

  é uma sucessão de sons musicais combinados.

b) Ritmo  é a duração e acentuação dos sons e das pausas.c) Harmonia

  é a combinação dos sons simultâneos.

II !"MA#$! %& S!'S ! som é o e(eito audí)el produ*ido por mo)imentos de corpos )ibrat+rios. ara se reprodu*ir um som musical, precisa-se de uma (onte sonora corpo/ue produ* sons ao )ibrar0. !s corpos )ibrantes nos instrumentos musicais sãocorda esticada )iolão, )iolino, piano, etc.0, coluna de ar (lauta, trompete, etc.0

ou membrana tamborim, cuíca, etc.0. or e1emplo, ao tocar uma corda de)iolão, obser)e /ue ela se mo)imenta de um lado para outro um determinadon2mero de )e*es por se3undo, emitindo um som. A esse mo)imento é dado onome de )ibração, medida em 4ert* 5 Hz ciclos por se3undo0.6uanto maior ou menor o n2mero de )ibraç7es por se3undo, mais a3udo ou3ra)e ser8 o som. & /uanto maior a amplitude do mo)imento )ibrat+rio, maiorser8 a intensidade do som produ*ido. ! ou)ido humano é capa* de perceber sons/ue )ão apro1imadamente de 9: 4ert* a ;< mil 4ert*. !s sons (undamentais selocali*am numa (ai1a apro1imada de =9 a > mil 4ert*. or e1emplo, o ?8 dodiapasão tem >>: 4ert*.Acima de > mil 4ert* encontram-se os harm@nicos a3udos /ue enri/uecem o

timbre do instrumento, dando mais brilho. Sem esses harm@nicos os sons seriamopacos.Sem os harm@nicos não se tem os timbres característicos de cada instrumento.

III "!"I&%A%&S SICAS %!S S!'SSão trBs altura, intensidade e timbre

a) Altura: é a propriedade de o som ser 3ra)e, médio ou a3udo.b) Intensidade: é a propriedade de o som ser (raco ou (orte. Caracteri*a-se

amplitude da )ibração. or e1emplo, /uando tocamos uma corda com mais(orça, a amplitude da )ibração é maior e conse/Dentemente o )olume do somtambém ser8 maior.

c) Timbre: é a /ualidade do som /ue nos permite reconhecer sua ori3em. Éatra)és dele /ue di(erenciamos o som dos )8rios instrumentos. ! timbre est8relacionado com a série harm@nica, produ*ida pelo som emitido.

IV SÉ"I& 4A"M!'ICAÉ uma série de sub)ibraç7es 3eradas de um som principal. or e1emplo, ao tocar 

uma corda do )iolão, primeiramente ela )ibra em toda sua e1tensão, emitindo uma(re/DBncia denominada (undamental ou primeiro componente harm@nico. &ste mesmocorpo )ibra, também, em duas metades, um terço, um /uarto do comprimento e assim

 por diante, dando ori3em E série harm@nica. Feoricamente a série harm@nica é in(inita,mas os primeiros ;G sons são su(icientes para sua compreensão e aplicação pratica.A se3uir a série harm@nica anotada na pauta, tendo como e1emplo a nota (undamental%+.

Page 2: Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

8/20/2019 Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

http://slidepdf.com/reader/full/elementos-da-musica-convencoes-graficas-e-sinais-usados 2/4

 ara melhor compreensão leia  Intervalos da p83. GH a H:

 'o )iolão, para se produ*ir os harm@nicos isoladamente, (a*-se necess8rio /ue

ao pulsar a corda um dedo encoste num determinado ponto de e1tensão. or e1emplo,no meio sobre o ;9 traste0. 'este caso a sua (re/DBncia ser8 duas )e*es mais alta /ue osom (undamental, ou seJa, produ*ir8 um som uma oita)a acima. a*endo o mesmo naterça parte sobre o H traste0, obtém-se um som cuJa (re/DBncia ser8 trBs )e*es mais alta/ue a (undamental correspondente ao inter)alo de uma oita)a e uma /uinta0 e assim

 por diante.! timbre /ualidade do som0 dos instrumentos musicais ou )o* humana é

de(inido pela maior ou menor presença de cada um dos componentes ou essBncia0 dasérie harm@nica.

V "&"&S&'FA#$! K"LICA %! "A#! %! NI!?$! !O KOIFA""A

As cordas são contadas da mais a3uda para a mais 3ra)e.

VI "&"&S&'FA#$! K"LICA %! &'FAK"AMA !O AOFA MOSICA?,?I'4AS SO?&M&'FA"&S & C?AN&S

a) Pentagrama ou pauta musical

É o conJunto de cinco linhas hori*ontais, paralelas, e/Didistantes, e os /uatro

espaços entre elas.

Page 3: Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

8/20/2019 Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

http://slidepdf.com/reader/full/elementos-da-musica-convencoes-graficas-e-sinais-usados 3/4

 

!bser)e-se /ue as linhas são contadas de bai1o para cima. É nas linhas e nos espaços/ue se escre)em as notas representati)as dos sons musicais.

b) Linhas e espaços suplementares

São linhas e espaços usados acima ou abai1o da pauta para /ue se possa anotartodos os sons nas )8rias alturas, J8 /ue a pauta em si não é su(iciente.

!bser)e-se /ue a numeração das linhas e espaços suplementares cresce ao sea(astar da pauta.

c) la!e

Cla)e é um sinal usado no início da pauta para determinar o nome e a altura dasnotas. São trBs tipos de cla)e Sol, 8 e %+.") la!e de #ol

%etermina o local da nota Sol, anotada na se3unda linha.

$) la!e de %&

%etermina o local da nota 8, anotada na /uarta e terceira linha.

') la!e de (

%etermina o local da nota %+, podendo ser usada na primeira, se3unda,terceira e /uarta linhas.

 

Page 4: Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

8/20/2019 Elementos Da Música, Convenções Gráficas e Sinais Usados

http://slidepdf.com/reader/full/elementos-da-musica-convencoes-graficas-e-sinais-usados 4/4

or ser o n2mero de notas bem superior ao n2mero de linhas e espaços da pauta inclusi)e suplementares0 (a*-se necess8rio o uso das trBs cla)es.

A cla)e de Sol é usada para os sons a3udos soprano0. A cla)e de 8 paraos sons 3ra)es barítono e bai1o0 e a de %+ para os médios meio soprano,contralto e tenor0.

Modernamente a cla)e de 8 na terceira linha e a cla)e de %+ na primeira linha não são usadas.

As cla)es mais usadas são as de Sol, de 8 na /uarta linha e a de %+na terceira.

Como é )isto, a cla)e é usada e não s+ da nome as notas, mas também para di)idir a 3ama de notas em 3ra)es, médias e a3udas.

ara se anotar os sons do piano se (a* necess8rio o uso de duas cla)es. A cla)ede 8 para os sons 3ra)es lado es/uerdo do e1ecutante0 e a de Sol para os a3udos ladodireito0.

As notas do )iolão são escritas em uma 2nica cla)eP a de Sol.&1emplo de utili*ação de cla)e por instrumentos

A3udos 0 )iolino, (lauta, trompete, oboé, 3aita, )iolãoQ, clarinete,ca)a/uinho e bandolim.

Kra)es 0 contra-bai1o, trombone, )ioloncelo, (a3ote e tuba.

Médios 0 )iola esta cla)e é de pouco uso0

• o )iolão apesar de ter um som médio é escrito na cla)e de Sol pelo (ato de suaescrita ser anotada uma oita)a acima do som real.