Elenco - 19 de julho de 2015

28
Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 Elenco Um aroma de lembrança A empresária Adriana Cordeiro revela sua fragrância favorita e as boas memórias que vêm com ela. Páginas 18 e 19

description

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

Transcript of Elenco - 19 de julho de 2015

Page 1: Elenco - 19 de julho de 2015

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

Elenco

Um aromade lembrança

A empresária Adriana Cordeiro revela A empresária Adriana Cordeiro revela

sua fragrância favorita e as boas sua fragrância favorita e as boas sua fragrância favorita e as boas

memórias que vêm com ela. Páginas 18 e 19

MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

lenco

Page 2: Elenco - 19 de julho de 2015
Page 3: Elenco - 19 de julho de 2015

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórter Fred SantanaMichelle Freitas

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagemKlinger Santiago

CapaRicardo Oliveira

Colaboradores: Selma Reis, Hellen Miranda e Marcelo Guilherme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

Você sabia que o Brasil é o maior mercado consumidor de perfume no mundo? Informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) confi rmaram a manutenção do Brasil como líder mundial no consumo. Partindo desse princípio, nossa reportagem conversou com algumas famosas locais que são apaixonadas por bom cheirinho. E constatamos que um cheiro geralmente é ligado a uma lembrança.

Já na seção de Bem-Estar, apresentamos um espaço que promete, que será inaugurado no dia 26 de julho, inovando nesse conceito. Estamos falando do SPA Manaus.

A proposta do SPA Manaus é um tratamento completo, incluindo o aspecto emocional, bio-químico e fi siológico do paciente.

Na seção de Estética você confere os procedimentos mais procurados pela mulheres depois da gravidez. Entres as cirurgias plásticas mais requisitadas por elas estão o levantamento de mamas e a retirada do excesso de pele e estria abdominal, conhecida como abdominoplastia. Aproveite o domingo e boa leitura.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

Capa

4 | SAÚDE

Com a chegada do verão, as altas tem-peraturas e excesso de radiação de raios ultravioletas (UV), o câncer de pele é uma ameaça aos amazonenses, principalmente

aos que trabalham expostos ao sol.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Muralha da China é visitada diariamente por milha-res de turistas vindos de todas as partes do mundo.

Confi ra o roteiro desta semana.

Cheiro de perfume

9 |TURISMO

12 | BELEZA

O assunto “sobrancelha” sempre foi motivo de atenção para as mulheres.

Qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a sobrancelha?

GutoOliveira

Da telinha para a telona

Estreia na próxima quinta-feira, nos Estreia na próxima quinta-feira, nos

cinemas de todo o Brasil, o cinemas de todo o Brasil, o

longa “Carrossel – O Filme”

Um dos fi lmes mais esperados pela criançada nestas férias é “Car-rossel”, longa baseado na novelinha do SBT. Agora da telinha para a telona, “Carrossel – O Filme” estreia na próxima quinta-feira, dia 23, nas salas de cinema de todo o Brasil, e promete repetir o sucesso da TV.

“Carrossel - O Filme” tem o obje-tivo de levar aos cinemas o mesmo clima de diversão, amizade e aven-tura da trama que conquistou o pú-blico em vários países. Dirigido por Alexandre Boury e Maurício Eça, o longa acompanha as férias da turma da Escola Mundial no acampamento Panapaná, comandado pelo simpá-tico Senhor Campos, interpretado pelo ator Orival Pessini. Enquanto as crianças se divertem e aproveitam as semanas longe da sala de aula, Gonzales, o vilão vivido por Paulo Miklos, tenta sabotar o acampa-

mento a todo custo. Para isso, ele conta com a ajuda de Gonzalito (Oscar Filho), um fi el, porém nada esperto funcionário.

Com um texto ágil, divertido e voltado para a família, o fi lme traz no elenco as crianças da novela “Carrossel” interpretando os per-sonagens queridos da garotada, como Cirilo (Jean Paulo Campos), Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Valéria (Maisa da Silva), Koki-moto (Matheus Ueta), Diretora Olívia (Noemi Gerbelli) e Graça (Márcia de Oliveira).

Alexandre Boury é fi lho de Rey-naldo Boury, diretor da trama que vai ao ar pelo SBT. Alexandre, explicou que o trabalho mais difícil do fi lme foi desacelerar os atores mirins que estavam acostumados com o ritmo rápido das gravações da novela. “O trabalho foi só

desacelerar as crianças do ritmo frenético da televisão para o ritmo mais calmo do cinema”.

Já o diretor Mauricio Eça é só elogios para o elenco: “Quando você escuta que terá 16 adolescentes em cena parece algo complicado. Mas os nossos atores são fantásticos! Eles tinham o absoluto domínio de cada um dos personagens e isso ajudou muitíssimo”.

Apesar da pouca idade, o ator mirim Jean Paulo Campos fi cou nacionalmente conhecido após interpretar o ingênuo Cirilo, no remake de “Carrossel”. Nascido em São Paulo, Jean já recebeu diversas homenagens e prêmios por seu trabalho. E claro, que um personagem tão simpático não poderia fi car fora do longa. “Foi a primeira vez que fi z cinema, a maior diferença para a TV é que demora mais: a gente precisa repetir várias vezes a mesma cena para fi car perfeitinho”, revela o ator.

De todo o elenco infanto-juve-

nil, Larissa Manoela é a que teve mais contato com o cinema. Ela participou do longa “O Palhaço”, ao lado de Selton Mello e Paulo José, e do curta “Essa Maldita Von-tade de ser Pássaro”. Diferente da telinha, no fi lme Maria Joaquina já é uma adolescente. “Adorei essa mudança da Maria Joaquina, está mais madura, com um visual mais descolado. Ela representa bem o envolvimento dos jovens com as redes sociais. O pessoal da minha idade faz muito isso, tira selfi e, acho tudo muito bacana”.

Sobre fazer cinema, Maysa Sil-va revela: “cinema é mais lento, fa-zem tudo com perfeição. A novela é mais rápida, a gente faz várias cenas por dia. Eu aprendi muito com os dois”. Na trama ela inter-preta a personagem Valéria.

O público fã de “Carrossel” pro-mete lotar os cinemas de todo o Brasil. Todos estão curiosos para verem como serão essas diverti-das férias da turminha!

“Carrossel – O Filme” estreia na

próxima quinta-fei-ra nos cinemas

CAIO

RO

MAN

O G

UER

RA

Page 4: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 33

#lig

ado

nas

nove

las

18h05, na GloboSegunda Ariel consegue resgatar Emília do incêndio, mas a casa fi ca destruída. Vitória torce para que Emília não tenha resistido ao incêndio. Gema e Chico cuidam de Emília, que pede para a amiga olhar por Lívia. Terça Padre Luís ordena que Lívia siga sua viagem, mas a menina decide voltar com Ariel para ver Emília. Vitória diz a Felipe que deseja ver um fi lho seu com Melissa.

Quarta Emília se desespera com o retorno de Lívia e Gema decide chamar um médico. Vitória dá a Afonso a função de criado pessoal de Felipe e Zilda se enfurece.

Quinta Emília revela a Lívia que ela é neta de Vitória. Felipe conversa com Massimo sobre vinhedos e Salomé o convida para o chá que oferecerá a Vitória.

Sexta Os médicos afi rmam que não há mais nada a fazer por Emília e con-vocam Padre Luís. Lívia conforta a mãe. Vitória acredita que Emília está morta. Bento assedia Rosa.

Sábado Emília revela sua história a Padre Luís e afi rma que foi Vitória quem provocou o incêndio em sua casa.

MALHAÇÃOSegunda Nat conta a Duca e Karina que sua

memória está voltando aos poucos. Lobão tem esperança de que Nat esteja armando contra Duca. Dalva desconfi a do comportamento de Nat. Germano visita Nat e checa seu esta-do de saúde. Começa a gravação do clipe de Sol com a música de Pedro. Nat decide trabalhar no QG. Nat pro-cura Lobão e afi rma que eles já podem

colocar sua vingança em prática.Nat comenta que sentiu carinho por

Karina, mas Lobão a convence de que a menina é falsa. Pedro e Karina fazem uma reconstituição de sua história para Tande, que começa a fi lmar o clipe sem que o casal perceba. Nat salva Karina de um acidente, mas sente raiva da meni-na. Dandara conversa com Delma sobre o pretendente virtual da amiga. Orienta-da por Lobão, Nat sabota a academia de Gael. Gael sofre um acidente.

Bianca e Duca socorrem Gael, que se recupera. Gael repreende Duca pela aproximação com Nat. Dandara insiste para que René se revele para Delma como seu pretendente virtual. Todos aprovam o clipe de Tande para a música de Pedro. Pedro descobre que o aniversário de Karina se apro-xima e Tomtom ajuda o irmão a criar um presente para a namorada. Nat ouve quando Gael comenta sobre seus problemas fi nanceiros.

19h15, na GloboSegunda Gabo orienta Ester a reforçar a segurança da sua casa ao descobrir que Grego esteve lá. Soraya e Gabo comentam sobre a morte de Tiago e Júnior escuta a conversa dos dois. Terça Soraya se preocupa ao saber que Izabelita a confundiu com Mari. Tomás avisa a Soraya e Benjamin que Izabelita pode estar com a doença de Alzheimer.

Quarta Eva avisa a Clarice que Bruna está em Paraisópolis. Danda conta para Tomás que Mari está desemprega-da e sugere que ele invista em um restaurante para ajudar a fi lha.

Quinta Benjamin defende a permanência de Izabelita na Pilartex. Clarice insinua que Mari pode não ser fi lha de Tomás e exige que ela faça um teste de DNA.

Sexta Mari exige que Danda explique para Tomás que não lhe pediu dinheiro. Olga comenta com Mari que estava gostando da ideia de ser sua sócia.

Sábado Raul conta para Grego que lembra apenas de estar com Bazunga e Sereno antes de desfalecer. Tinoca orienta Mirela e Claudete a enter-rarem o boneco em um cemitério.

21h20, GloboSegundaBeatriz e Murilo entram no aparta-mento de Evandro, que consegue imobilizar o suposto assaltante. Inês vai com a polícia até o apar-tamento de Evandro e desconfi a da história contada por Beatriz.

Terça Inês insinua a Vera que Beatriz pode estar envolvida no assalto à casa de Evandro. Estela sugere a Maria José que vá à sua casa com Aderbal.

Quarta Evandro confronta Beatriz, que pede ajuda a Guto. Diogo afi rma a Regina que ama Beatriz. Bento propõe amizade a Paula.

Quinta Orientado por Consuelo, Aderbal consegue despistar Maria José, mas Laís desconfi a. Vinícius afi rma a Bento que quer ter o fi lho com Cris.

Sexta Aderbal e Teresa se enfrentam e o jantar fracassa. Paula e Pedro se beijam. Olívia afi rma a Caio que quer prejudicar Regina.

Sábado Diogo se irrita, mas Beatriz acalma o amante. Laís desabafa com Maria José e afi rma que precisa de um tempo longe de Rafael. Paula e Bento se divertem como amigos.

19h45, no SBTSegunda Carmen, Marian, Cintia e Matilde vão até o orfanato para buscar o tesouro. Eduarda vê Paçoca fugir de algo. O garoto explica que es-tava devendo para um dos chefes da comunidade.

Terça Gabriela conta para Miguel que foi conversar com Valentina, mas não conseguiu, pois ela estava dormindo. Eduarda leva Paçoca ao orfanato Raio de Luz.

Quarta Mili sonha que está com o pingente e que Gabriela aparece a chamando de fi lha. Porém, sempre que chega perto dela, Gabriela desaparece. Éri-ca termina o namoro com Francis.

Quinta Miguel e Mili conversam. Os meni-nos excluem Paçoca das conversas. Fernando explica que Geraldo passou bem pela cirurgia e que se tudo correr bem ele voltará logo para casa.

Sexta Shirley e Cícero conversam sobre morarem juntos num futuro breve. Beto vai até a casa de Maria Ce-cília jogar videogame com Tobias. Geraldo acorda e vê Bia.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃ

O

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 20154#s

aúde

Evite o câncer de pele Confi ra medidas preventivas contra a doen-Confi ra medidas preventivas contra a doen-

ça que afeta milhões de brasileiros, ça que afeta milhões de brasileiros,

principalmente nas regiões mais quentes

Com a chegada do verão, as altas temperaturas e excesso de radiação de raios ultravio-letas (UV) o câncer de pele é uma ameaça aos amazonenses, principalmente aos que traba-lham expostos ao sol. A doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representa atual-mente 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

No Amazonas, os Carcinomas Basocelular e Espinocelular repre-sentam 70% dos casos notifi cados no estado. O clima regional, princi-palmente com a chegada do verão amazonense, favorece o apareci-mento da doença e por isso inspira cuidados para os seus moradores.

Provocado, principalmente, pela exposição excessiva aos raios ul-travioletas ou até pelo uso de cabines para bronzeamento arti-fi cial, histórico familiar, sistema imunológico debilitado e clima regional, o problema pode ser tra-tado facilmente, se não for igno-rado em seus primeiros sintomas. De acordo com a dermatologista do Hapvida Saúde, Samanta Me-neguzzi, alguns grupos são mais suscetíveis aos problemas.

“O câncer de pele é mais co-mum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores

de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensí-vel à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas pré-vias são as principais vítimas”, explica a especialista.

Ainda conforme a médica do Hapvida Saúde, grande parte dos casos pode ser resolvido de for-ma simples, através de processo cirúrgico, mas em casos mais avançados como os de melano-ma, por exemplo, o tratamento requer mais cuidado e medidas de combate agressivas.

“Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espes-sa, o que aumenta a chance de metástase para outros órgãos e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Casos de me-lanoma metastático, em geral, apresentam pior prognóstico e dispõem de um número reduzido de opções terapêuticas”, orienta a dermatologista.

Como evitar a doençaA prevenção é sempre o melhor

remédio, e alguns cuidados sim-ples podem fazer toda a diferença, já que o câncer de pele pode levar anos para se manifestar.

O uso de protetor solar é essen-cial diariamente, ao utilizar o pro-duto no dia-a-dia, aplicar uma boa

quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

Outras medidas são o uso de chapéus, camisetas com tecido com proteção solar, evitar ex-posição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão). Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.

Observar regularmente a pró-pria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas. Consul-tar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Três tipos de câncer de pele: o Carcinoma Basocelular, que atinge a camada mais profunda da epi-derme, e se manifesta com mais frequência em áreas do corpo mais expostas ao sol, como face, ore-lhas, pescoço, ombro e costas.

O Carcinoma Espinocelular, que se apresenta geralmente em formas de feridas avermelhadas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, atingindo princi-palmente os homens.

E o Melanoma maligno que é o mais perigoso, porém, possui 90% de chance de cura se detectado em fase inicial. Ele se desenvolve nas células que dão pigmento a cor da pele, a melanina e di-ferencia-se dos demais por se apresentar em forma de sinais na pele, sendo castanhos ou negros, esses “sinais”, mudam de forma e tamanho e podem apresentar sangramentos.

Page 5: Elenco - 19 de julho de 2015

32

GB

IMAG

EMV

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201532

Cara novaJuliana Baroni será a Rebe-

ca, na novela “Cúmplices de Um Resgate”, mas já sabe que sua personagem passará por transformações visuais a partir do capítulo 50 da trama. É es-perar para conferir. O folhetim é mais uma produção do SBT.

Novo quadro Paulo Ricardo comandará o

quadro “Vídeo Som”, que será mos-trado pelo “Vídeo Show”. Na nova atração, o cantor fará uma viagem através das trilhas sonoras que embalaram as novelas globais.

Juntos no trabalhoMurilo Benício e Débora Fa-

labella estarão juntos em uma série que está sendo produzida pela Globo. O tema da nova atração é a história da televi-são brasileira desde a sua fun-dação em 1950.

Não será o protagonistaSidney Sampaio tinha sido

anunciado como protagonista a novela “Josué e a Terra Prome-tida”, mas a Record manifestou explicando que a produção ainda não tem protagonista e que pro-cura um ator fora do seu casting.

Mais um fi lhoFernanda Lima não esconde

que gostaria de ter mais um fi -lho. Ela e Rodrigo Hilbert já são pais dos gêmeos, João e Fran-cisco, de 7 anos. Bonito de se ver. Que venha mais um bebê!

Participação especialDurante um mês, Fernanda

Motta aparecerá na novela “Totalmente Demais”, que será exibida às 19h pela Globo. No período, ela engatará um ro-mance com o personagem vivi-do por Fábio Assunção e depois deixará a trama.

#cel

ebrid

ade

Rosto arranhado

Dias atrás, Maria Casadevall precisou recorrer à maquiagem

pesada para esconder os ar-ranhões no rosto causados

pelo gato de estimação da atriz. Bem humora-

da, ela não se cansa de contar as tra-

vessuras de seu felino para

os cole-gas de

elenco de “I Love Parai-

sópolis”, na qual ela faz a Margot.

Só faturando

Nicole Bahls não tem de reclamar sobre a crise do Brasil. A moça acabou de estrear um programa na TV paga e, além disso, é requisitada para inúmeros comerciais. Na semana passada passou vários dias entre Fortaleza e Salvador, onde participou de ações publicitárias para uma famosa marca de cerveja. De-pois, embarcou para o Rio de Janeiro, para realizar mais um ensaio fotográfi co para a marca de tênis Adrun, da qual é garota propaganda. A campanha faz parte dos novos projetos da moça que além dos tênis também lança em breve uma linha de roupas e pro-dutos voltados para o segmento fi tness.

Futuro garantido

O ator Gabriel Godoy foi confi rma-do no elenco de “Candinho”, a novela que está sendo escrita por Walcyr Car-rasco, cujas gravações começam em outubro. Lembrando que ele ganhou notoriedade quando interpretou o Afe-ganistão (foto), em “Alto Astral”.

JOÃO

MIG

UEL

JR/

RG

FABI

ANO

BAT

TAG

LIN

/RG

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 5

Page 6: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 31

Curiosidades:

✓ Em geral, os antipulgas devem ser usados uma vez por mês- uma forma de prevenir o problema antes do ataque;

✓ As pulgas e os carrapa-tos são transmitidos de um animal para outro. Por isso os cuidados com pets que vivem com outros animais devem ser redobrados;

✓ Além do sintomas que incomodam o animal, o dono tem de verificar se por se coçarem, esses pets não causem feridas na pele, gerando uma infecção na área atingida;

✓ Existem produtos no mercado que tem indicação em bula para filhotes a par-tir de seis semanas;

✓ Raças como Border Collie, Collie e Pastor de Sheltland estão entre os cães que apresentam con-traindicações em relação ao uso de alguns antipulgas, cujo princípio ativo contem ivermectina;

✓ É muito comum a ca-suística nos consultórios o diagnóstico de DAPE - Der-matite Alérgica a picadas de ectoparasitas, como pulgas, piolhos, carrapatos e mosquitos.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 20156#b

em e

star

Spa Manaus aposta no Um local que oferece tratamen-

tos e terapias voltadas ao bem estar do corpo e da mente, este é o SPA Manaus. Um espaço amplo em meio à área urbana de Manaus, com ambientes preparados para fazer a diferença. Em novo endere-ço no bairro Aleixo, o SPA Manaus reabre as portas no próximo dia 23 com serviços de estética cor-poral e facial, acupuntura, salão de beleza, além de treinamento funcional e atendimentos médi-cos nas áreas de nutrição, derma-tologia, odontologia, fisioterapia, psicologia, psiquiatria e medicina anti-age (combate ao envelheci-mento) e ortomolecular.

Um dos diferenciais oferecidos pelo SPA é atendimento personali-zado e ‘multidisciplinar’. A médica ortomolecular e uma das sócias do SPA Manaus, Nalia Almeida, destaca que o local possui uma visão holística.

“A proposta do SPA Manaus é um tratamento completo, incluindo o aspecto emocional, bioquímico e fisiológico do paciente. Cuidando da saúde por completo. A medicina que fazemos no SPA, é uma medi-cina diferenciada”, ressaltou.

Terapia ortomolecularVisando o equilíbrio bioquí-

mico das moléculas, a terapia ortomolecular tem a finalidade de repor de minerais, vitaminas e corrigir e eliminar os radicais livres (que causam envelheci-mento das células) no organis-mo. É baseada no equilíbrio das funções vitais do corpo e traba-lha com substâncias naturais e reeducação alimentar.

“Nosso trabalho vai ser pro-curar saber se esse cliente/pa-ciente possui metais tóxicos no organismo, se tem carência de vitaminas e minerais, pois muitas vezes a pessoa está de-pressiva, e em muitos casos

há uma deficiência da produção endógena da serotonina, que é o hormônio que nos dá prazer de viver”, ressaltou Nalia.

“É quando entra o trabalho em conjunto da equipe de profissio-nais do SPA, porque a psicóloga vai estudar a pessoa, conversar para verificar toda a parte emocional e a partir deste levantamento vamos poder equilibrar também o orgânico e, assim, potencia-lizamos o tratamento. Quando compreendemos o que está por trás de determinado distúrbio emocional, fica melhor de traba-lhar”, disse.

Diferenciais Fugindo dos padrões conven-

cionais, o SPA Manaus vem com um conceito de convergência cha-mado ALL IN ONE (em português, ‘tudo em um’). Esse conceito per-mite ao cliente receber atenção multidisciplinar em um só local. E acima de tudo, com um time de especialistas que é referência em suas respectivas áreas de atendimento.

Um desses profissionais é o educador físico Michel Oliveira, que vai levar até o SPA Manaus a metodologia usada no centro de treinamento funcional e no ‘anexo do CT’, ambos localizados no bairro Adrianópolis.

“Dentro SPA Manaus vamos usar a metodologia que já utili-zada nos centros de treinamento, que consiste em realizar um traba-lho voltado para toda e qualquer pessoa e trabalhando todos os músculos do corpo. Ao fim de uma semana de treinos exploramos membros inferiores, superiores, entra também o trabalho de po-tência, velocidade, agilidade e co-ordenação, mas sempre atentan-do a individualidade biologia de cada aluno”, destacou Michel.

A estrutura do SPA Manaus dispõe de consultórios médicos, piscina, campo, área ao ar livre, salas de massagem e entre outros ambientes agradáveis e diferen-ciados. Sem dúvida, ele será o endereço para quem desejar re-laxar e cuida da saúde, fazendo tudo em um só lugar.

“Isso é um sonho. Estamos fa-zendo com muito carinho e esta-

mos com as portas abertas para que todos possam conhecer os ambientes, nossos profissionais e serviços oferecidos. Cada pro-fissional do SPA chegou com esse sonho, nós nos unimos e conse-guimos agregar conhecimento e vontade de fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou a psicóloga e também sócia do SPA Manaus, Heloísa Machado.

Page 7: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201530

#pet

O antipulgas ideal para cães e gatos

Medicamentos devem ser ministrados Medicamentos devem ser ministrados

com precaução, levando em conta com precaução, levando em conta

o peso do animal e efeitos colaterais

Uma das novidades no mer-cado pet são os medicamentos antipulgas e contra carrapatos, aliados efi cazes para prevenir e tratar o pet desses parasitas que causam doenças graves. Um dos lançamentos, bem recomendado por médicos veterinários, consiste num produto que dura 12 sema-nas, o único com longa duração. Trata-se de um comprimido mas-tigável, indicado só para cães. Outra opção nas prateleiras é um produto em forma de bisnaga para cães e gatos a ser aplicado na re-gião da nuca e da cernelha, sendo que age por quatro semanas.

Segundo a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica do Petz, o dono encontra uma va-riedade de produtos e preços. “É importante, antes de recorrer a um dos métodos, consultar o médico do pet, já que os antipulgas devem ser ministrados com precaução,

levando em conta o peso do ani-mal e possíveis efeitos colaterais, como alergias”, esclarece.

O que diferencia os produtos são os princípios ativos e as for-mas de utilização e apresenta-ção. Há comprimidos (via oral), bisnagas, coleiras, sabonetes e xampus, sprays e pipetas com versões líquidas (gotas aplicadas no dorso do bichinho). “Todos são efi cazes. Quando prescrevemos levamos em conta aquele mais prático para o dono, que será melhor aceito pelo animal e preços condizentes com o orçamento das famílias”, ressalta a veterinária.

As pulgas e os carrapatos po-dem ser identifi cados com uma varredura no pelo do animal, além de observar se o pet está se coçando muito, apresenta falhas na pelagem e descamações e/ou alergias na pele. Em alguns casos, o animal pode fi car prostrado,

parar de comer, entre outros sin-tomas. Na verdade, a maioria dos cães são alérgicos a ectoparasi-tas, além de picada de insetos, como mosquitos e piolhos.

A veterinária do Petz ainda faz um alerta: 95% das pulgas estão no ambiente frequentado pelo animal, apenas 5% em sua pelagem. “En-contrados tanto no ambiente rural e urbano, as pulgas e os carrapatos fa-zem ninhos nas frestas dos tacos de madeira, portas, carpetes, tapetes, além de gramado e terra. “Por isso é importante fi ca atento aos locais que são frequentados pelos pets. Esses espaços, muitas vezes negligencia-dos, também devem ser tratados com produtos específi cos.”

Como picam o animal, as pul-gas podem transmitir vermes pela saliva. Nos felinos, porém, elas são mais graves, pois podem contaminá-los com a Mycoplas-ma, parasita do sangue, cuja no-

cividade está sendo estudada. Grandes infestações de pul-gas, sem tratamen-to adequado, ainda levam a quadros de anemia que podem ser graves, depen-dendo do estado de saúde do animal.

Já os carrapatos, segundo a vete-rinária do Petz, são responsá-veis principal-mente pela Erlichiose e Babe-siose.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 7

atendimento holístico

À frente do empreendi-

mento estão as médicas

Nalia Almei-da e Heloísa

Machado

SILV

IA C

ASTR

O

Page 8: Elenco - 19 de julho de 2015

MED

ICAL

PNEU

MONIA

Humberto FiguioloFarmacêutico

8

hfi [email protected]

A principal e mais grave com-plicação de gripes e outras mo-léstias desse tipo. A pneumonia é a infl amação dos pulmões, ge-ralmente por infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos. A região alvo são os alvéolos, local do pulmão onde ocorrem as trocas gasosas.

Quando uma pneumonia está instalada, os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, e isso impede o funcionamento adequado dos pulmões. Em casos mais avançados, o oxigênio pode não alcançar o sangue, e com uma oxigenação insufi ciente, as células do corpo não funcionam como deveriam.

Por isso, e pelo risco de a in-fl amação se espalhar pelo corpo, a pneumonia pode ser fatal, prin-cipalmente em crianças e idosos, que podem não ter um sistema imunológico adequado para a defesa, e, no caso de idosos, do-enças associadas, com diabetes, que agravam o problema. Cuidado sempre com uma pneumonia, é uma temeridade.

Elas começam na sequência de um resfriado ou gripe, que deixam janelas no sistema imunológico, favorecendo a entrada de micro-organismos. Em circunstâncias normais o sistema respiratório tem mecanismo de defesa em todas as suas etapas, começando pelo nariz, que fi ltra as grandes partículas de ar. Partículas meno-res são expelidas por mecanismos refl exos, como espirros e tosses. Mas, numa gripe forte, por exem-plo, esses mecanismos podem estar deprimidos, e permitir a entrada dos micro-organismos até os pulmões.

Pneumonias por bactérias são muito mais frequentes que as virais e, embora passam a ser tratadas com antibióticos, ao contrario das pneumonias virais, que geralmente são combatidas apenas com métodos de suporte (inalação anti-infl amatórias), são as que mais complicam. A cau-sa mais comum de pneumonia bacteriana em adultos é uma

bactéria chamada Pneumococo. Esses agentes, assim como os vírus, podem ser contagiosos, acometendo várias pessoas que convivem em um mesmo ambien-te. Daí a recomendação em idosos, qualquer gripe deve ser encara-da com seriedade, evitando-se o agravamento. O ar-condicionado pode ser um agente complicador, por causa dos choques térmicos com o ambiente.

Uma pneumonia pode se con-fundir com uma gripe forte que não passa, mas tem-se que ob-servar com atenção para um quadro clássico de tosse pro-dutiva (com catarro), febre com mais de 38,5 graus, prostração, falta de ar e uma dor no peito, que eventualmente pode ser con-fundida com problema cardíaco. É uma sintomatologia bastante sugestiva de pneumonia e reco-

menda o transporte imediato do paciente para um hospital. A demora no diagnostico, que acontece com bastante frequên-cia, pode ser fatal. Fumantes são os pacientes mais complicados, bem como pessoas com historias de crises de asma.

A confi rmação se dará por um raio-X dos pulmões, onde apa-recerá a conhecida mancha. Um exame de catarro apontará os micro-organismos causadores da infecção para a escolha dos antibióticos ideais.

Como a pneumonia frequente-mente ocorre após um resfriado ou gripes comuns deve-se estar atento ao prolongamento dos sintomas por mais de uma se-mana a dez dias, e procurar um médico pneumologista, sempre que estiverem presentes os sin-tomas citados.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 29

Modelos A moto projetada por

Kenji Nagai, batizada de Ken’s Factory Special, se-guiu a linha longa e baixa. A dianteira ganhou garfos especiais feitos artesanal-mente. As rodas, sem os para-lamas, também fo-ram trocadas, ganhando aros bem maiores, com 23 polegadas de diâme-tro na dianteira e 20 na traseira, com aro maciço. A providência aumentou a sensação de rebaixamento da moto. O tanque, assim como o banco, estilo se-lim (que incorpora a luz de freio), o subquadro, a capa do radiador, a carenagem do farol e o guidão são de alumínio, fabricados manu-almente.

Enquanto o projeto de Keijei Kawakita seguiu li-nha bem diferente. Muito mais encorpada, tem ins-piração em vertentes como Mad Max, veículos militares e também nas máquinas imaginadas pelo genial es-critor de fi cção Júlio Verne. Tem uma espécie de esque-leto, com relógios espa-lhados pela moto, batizada de Juggernaut. Apesar do estilo exótico, com pintura do tipo envelhecida, o painel tecnológico original da K 1600 foi mantido, embora camufl ado. Outra infl uên-cia foi o para-lama dian-teiro estilo BMW GS 1200, que também emprestou os faróis laterais.

Page 9: Elenco - 19 de julho de 2015

Turismo

Milênios de história e modernidade

Centro político, cultural e intelectual da entro político, cultural e intelectual da

China, a bela Pequim é um dos China, a bela Pequim é um dos

lugares mais visitados do planeta

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201528

#mot

ores

Dois modelos baseados na moto mais Dois modelos baseados na moto mais

sofi sticada de marca alemã seguem sofi sticada de marca alemã seguem

linhas opostas de customização

As motocicletas mais custo-mizadas, transformadas, adap-tadas e modifi cadas do planeta são as equipadas com o clássico motor de dois cilindros em V. Um mercado tão vigoroso que o estilo, com destaque para a americana Harley-Davidson, é impiedosamente clonado.

A marca comercializa alguns de seus modelos já customi-zados. A alemã BMW, porém, foi na direção oposta, com o desafio de customizar seu mo-delo mais luxuoso, o sofisticado Touring K 1600 GTL, que, em vez de contar com o tradicional V2, tem um motorzão de seis cilindros em linha.

O projeto foi batizado de Ig-nite Straihgt Six, com o de-safi o de manter o motor e o quadro intocados, conservando originalmente os maiores des-taques do modelo. A missão foi encomendada a dois projetis-tas japoneses, que, apesar da origem asiática, compartilham uma escola mais ocidental, em uma globalização até então improvável, misturando sushi e chucrute. Kenji Nagai, do estúdio Ken’s Factory, além de customi-zador premiado também fabrica peças especiais. Mesmo currícu-lo de Keijei Kawakita, do estúdio Hot-Dock Custom-Cycles.

Base A BMW K 1600 GTL, que serviu

de base para a empreitada, é uma legítima devoradora de quilôme-tros, com muito conforto e toda

sorte de mordomias. Concorre no mercado mundial, entre ou-tras, exatamente com a japonesa Honda Gold Wing 1800.

O motor tem arquitetura de seis cilindros em linha, que foi adotado depois que a engenha-ria conseguiu reduzir suas di-mensões, diminuindo a distância entre os cilindros e o tamanho dos balanceiros, além de deslo-car componentes. O resultado é um motor de seis cilindros com dimensões semelhantes a um de quatro cilindros.

Outra providência foi incli-nar o motor a 55 graus, rebaixando e centrali-zando as massas e o centro de gra-vidade, com um peso de apenas 102,6kg, pro-porc ionando resultados po-sitivos na ma-neabi l idade. Os 1.649cm³ f o r n e c e m 160,5cv a 7.750rpm e um torque de cami-nhão trucado de 17,85kgfm a ape-nas 5.250rpm e 70% já disponível a parcas 1.500rpm. Além disso, a K 1600 GTL conta com gestão de motor com três modos de pilotagem, controle de tração, transmissão fi nal por eixo cardã monobraço, e sistema de freios ABS combinado entre as rodas.

Motos customizadas

dimensões semelhantes a um de quatro cilindros.

Outra providência foi incli-nar o motor a 55 graus, rebaixando e centrali-zando as massas e o centro de gra-vidade, com um peso de apenas 102,6kg, pro-porc ionando resultados po-sitivos na ma-neabi l idade. Os 1.649cm³ f o r n e c e m 160,5cv a 7.750rpm e um torque de cami-nhão trucado de 17,85kgfm a ape-nas 5.250rpm e 70% já disponível a parcas 1.500rpm. Além disso, a K 1600 GTL conta com gestão de motor com três modos de pilotagem, controle de tração,

Page 10: Elenco - 19 de julho de 2015

10#turismo

Qual seria a forma correta de chamar a capital da China? Pequim ou Beijing? Na verdade Beijing foi uma tentativa do go-verno chinês de regular a trans-crição fonética da língua chinesa para o alfabeto romano. Mas para nós, brasileiros o correto é manter o nome Pequim. Bei-jing foi adotada pelos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Os fran-ceses continuaram a chamar e a escrever Pékin; os italianos mantiveram o Pechino; enquanto os espanhóis optaram por Pekin e os alemães, Peking.

Pequim é o centro político, cul-tural e intelectual da República Popular da China e atualmente é um dos lugares mais visitados do planeta. Além de ser a capital, Pequim guarda os principais atra-tivos turísticos da potência que mais cresce a nível mundial.

Por se tratar de uma nação mile-nar, a China tem vários de seus atra-tivos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, tais como a Cidade Proibida, a Grande Muralha, o Palácio de Verão ou o Templo do Céu.

Desde de 2008 fi cou mais fácil conhecer Pequim, pois a cidade se preparou de forma grandiosa para receber os Jogos Olímpicos daquele ano, que, além das trans-formações físicas, o Governo fez um trabalho enorme de cons-

ciencialização para a população receber bem os turistas. Uma das grandes conquistas foi que agora as placas de trânsito e de informações, por exemplo, estão escritas em inglês, o que facilita em muito a vida dos turistas.

Em 31 de Janeiro de 1949, durante a Guerra Civil Chinesa, as forças comunistas entraram em Pequim sem confrontos vio-lentos. No dia 1º de Outubro, o Partido Comunista Chinês chefi ado por Mao Tse Tung, anunciou em Tiananmen (Praça da Paz Celestial) a criação da República Popular da China.

Como capital da nação, Pe-quim também sofreu agitação política de um passado recen-te. Na Praça da Paz Celes-tial tiveram lugar os famosos protestos de maio e junho de 1989, que terminaram em brutal repressão por parte do exérci-to. Sob ordem direta dos diri-gentes comunistas morreram milhares de estudantes, o que ainda é objeto de polêmica e contestação internacional à liberdade política na mais populosa nação da Terra. A praça também foi lugar de apelos de praticantes de Falun Gong – exercícios de medita-ção baseados na tolerância e benevolência - para o fi m da perseguição a eles.

Nos últimos anos muitos pro-blemas em Pequim se agravaram, entre eles os congestionamentos (apesar da maioria dos pequineses usarem a bicicleta como meio de transporte), a da poluição do ar, a destruição do patrimônio his-tórico e a chegada massiva de imigrantes de outras partes do país. Mas estes e outros pro-blemas não tiram o encanto da cidade.

Talvez o ponto turís-tico mais visitado na China e também mais co-mentado em todo o mundo é a sua maravilhosa

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 27

Page 11: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201526

#var

ieda

des

Dicas para fotografar seu bebêAprenda a capturar os melhores momen-Aprenda a capturar os melhores momen-

tos da criança com técnicas caseiras

A chegada de um bebê mexe com toda a família, em especial com os pais, que já imaginavam como seria seu fi lho antes mesmo dele nascer. Registrar esse momento e os pri-meiros anos de vida em fotografi as é garantia de uma recordação eter-na, até mesmo dos pequenos de-talhes, como os pezinhos, os olhos despertos conhecendo o mundo, os primeiros sorrisos e passos, as gracinhas, entre outros.

De fato, fotografar é a forma de guardar os momentos únicos do recém-chegado na família e uma forma de rever as melhores lem-branças no futuro. Para registrar o período mais gostoso do seu bebê com qualidade e naturalidade, o fotógrafo Roni Sanches, especiali-zado em fotos de gestantes, bebês e newborn (recém-nascidos) lista dez dicas para fotografar crianças sem perder a emoção e qualidade.

1Do primeiro dia ao primeiro ano, escolha quando fazer

as fotosNão existe uma idade específi ca

para fotografar as crianças. Apro-veite que até os 15 dias de vida o bebê é mais maleável, sendo possível aproveitar os momentos de soninho, usando acessórios e objetos. Para esse tipo de registro, os pais devem fi car atentos, pois é necessário preparar o ambiente

para fazer as imagens. O local deve ser climatizado, sem corrente de ar e o manuseio da criança exige cuidados, entre eles, higiênico, pois nessa fase o bebê é mais sensível e o sistema imunológico está se desenvolvendo. Depois das fotos no estilo newborn, a partir dos quatro meses o bebê já consegue interagir com os pais, tem mais mobilidade e responde melhor aos estímulos, o que facilita o registro de imagens mais espontâneas.

2Máquinas fotográfi cas a postos

Os pais têm a grande vantagem de ter a criança sempre por perto, diferente da produção em um es-túdio. A primeira dica é aproveitar essa oportunidade e sempre que possível ter uma câmera ou celular por perto. Isso facilitará o registro de imagens espontâneas ou brin-cadeiras inesperadas.

3 Prepare o ambienteNão há problema algum em

fazer as imagens em casa, mas prestar atenção no ambiente pode render fotos com mais qualidade. Por isso, dê preferência para fun-dos neutros, evitando estampas muito marcadas, cenários poluí-dos, muitas cores sem combina-ções ou mesmo objetos que não combinam com o momento.

4 IluminaçãoA luz é um dos grandes segre-

dos para garantir uma foto bonita. Por isso, evite ambientes escuros ou com pouca luz. Escolha ambientes naturalmente iluminados, buscan-do na casa os locais mais claros, fotografando, de preferência, na parte da manhã ou após as 14h.

5 EquipamentoNão é necessária uma má-

quina profi ssional para ter uma recordação de qualidade. As má-quinas comuns, como as digitais, podem garantir uma boa imagem. O truque é evitar o uso do fl ash, confi gurá-la para uma boa reso-lução e não esquecer o enqua-dramento da foto para garantir harmonia na cena.

6 ProduçãoTodos os momentos da

criança serão únicos e bons para fotografar. O mais importante nessa hora é perceber a cena e aproveitar para clicar. Já com a intenção de fotografa-la, se prepare para isso escolhendo o ambiente que deseja, o fundo mais adequado, além da produção do bebê, que pode conter acessó-rios, roupas especiais, fantasias, brinquedos que fazem parte da rotina da criança, papinhas e co-midinhas, objetos de uso pessoal e tudo o que poderá contextualizar a cena. Preste atenção a objetos pontiagudos ou outros que possam oferecer risco a crianças, às vezes, menos é mais.

7 Caras, bocas e posesPreze pela naturalidade! Não

force o bebê a poses e situações, isso pode deixá-lo agitado e as fotos não fi carão com a graça que me-recem. É sempre mais interessante aproveitar o momento ou criar um ambiente lúdico, assim a criança recebe o momento das fotos como uma grande brincadeira. E atenção, o posicionamento do bebê deve ser sempre de forma confortável para que o ambiente não ofereça

qualquer risco à criança.

8 InterajaQuan-

do o bebê e s t i v e r confor -t á v e l , aprovei-te para interagir com a criança, es-timulando-a a sorrir. Uma criança que sempre recebe estímulos de amor dos pais para sorrir, interage com muito mais facilidade na hora do clique. É sempre útil ter por perto brinquedos, vídeos e jogos que a criança goste.

9 TruquesInteragir com o fi lho nun-

ca será um truque de mágica. A relação é natural e isso deve pre-valecer. Para arrancar sorrisos, os pais devem criar um ambiente des-contraído e estimular o bebê com atitudes que já sejam conhecidas pela criança para aproveitar as expressões faciais e interações com o momento. Uma dica importante é fotografar sempre da mesma altura que a criança para evitar distorções na imagem, muito comuns quando se fotografa de cima uma criança sem abaixar-se.

10 Abuse da criatividadeTanto para bebês calmos,

tímidos ou os espoletas e extro-vertidos o processo da fotogra-fi a deve render boas travessuras. Todo movimento ou olhar pode gerar uma bela foto, mesmo se o olhar for retraído ou uma simples “coincidência”. O importante é não tentar impor a criança uma postura na hora das fotos. Os espoletas rendem belos registros, pois nunca param e o repertório tende a ser mais variado.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 11

Muralha, uma obra ar-quitetônica fenomenal, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Na verdade, a Muralha da China é uma

impressionante estrutu-ra militar construída du-

rante a China Imperial. No total, os seus

diferentes tra-ços somam aproxima-damente 7 mil qui-

lômetros de extensão, entre

o nordeste da China e a Mongólia.

ProibidaOutro lugar bastante curioso é a

Cidade Proibida, localizada exata-mente no centro da antiga cidade de Pequim, é o nome popular do Palácio Imperial da China, construído por Yun-glo (terceiro imperador da Dinastia Ming) em 1420. Este conjunto arqui-tetônico com 74 hectares envolveu mais de 200 mil trabalhadores em sua construção e foi residência dos imperadores até o ano de 1922, fi m do sistema imperial.

O título de Cidade Proibida surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem a permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio.

O fi lme “O Último Imperador” foi

o primeiro a receber autorização do governo chinês para fi lmar na Cidade Proibida e retrata, entre outras coisas, a cerimônia de coroação do Imperador e a vida naquele complexo.

Imperdível é conhecer o Templo do Céu, um complexo de templos taoístas, construídos no ano de 1420 e utilizados tanto na Di-nastia Ming, quanto na Dinastia Qing. O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.

Por este e outros motivos vale à pena conhecer Pequim a capital da China, esta potência que está domi-nando os quatro cantos do planeta.

O Templo do Céu, um complexo de templos taoístas, construídos

no ano de 1420 e utilizados tanto na

Dinastia Ming

Considerada obra de arte, a Torre CCTV, sede da tevê estatal Cidade Proibida é o nome do Palácio Imperial

FOTO

S: G

B I

MA

GEM

Muralha, uma obra ar-quitetônica fenomenal, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Na verdade, a Muralha da China é uma

impressionante estrutu-ra militar construída du-

rante a China Imperial. No total, os seus

diferentes tra-ços somam aproxima-damente 7 mil qui-

Cidade Proibida é o nome do Palácio Imperial

Page 12: Elenco - 19 de julho de 2015

12#b

elez

aELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

A sobrancelha e a moda

Algumas celebridades aderiram às Algumas celebridades aderiram às

sobrancelhas grossas, as quais sobrancelhas grossas, as quais

passaram a ser a nova tendência

O assunto “sobrancelha” sem-pre foi motivo de atenção para as mulheres. Qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a so-brancelha? Todas elas, em algum dia de suas vidas, tiveram os fi os arrancados a mais, ou a menos. Sem contar que é mais comum do que se imagina, as meninas decidirem elas mesmas mudar o contorno e o formato, e com uma pinça ou lâmina de depilação fazem o estrago.

As tendências de comporta-mento também ditam uma espé-cie de moda para as sobrancelhas; houve uma época em que fashion era tê-las bem fi ninhas e defi ni-das a lápis, atualmente a regra é quanto mais natural, melhor, ou seja, conservar o seu formato e retirar apenas os excessos.

E tem mais, a moda é a beleza natural. Algumas celebridades do momento estão usando sobrance-lhas grossas, mas é preciso ter cuidado com a nova tendência e não se esquecer que cada rosto tem seu formato próprio e o gran-de perigo ao se deixar engrossar demais a sobrancelha é fi car com visual pesado e até mesmo enve-lhecido. Bom, esse não é caso das beldades Cara Delevingne, Keira Knightley e Camille Belle. Lindas, as três tem ditado à moda no quesito sobrancelhas.

A modelo Cara De-levingne há algum tempo aderiu às sobrancelhas mais grossas, que passa-ram a ser tendência

Camille Belle aposta em sobran-celhas bem defi ni-das e grossas

BOA

MES

AD

IZE-

ME

O Q

UE

COM

ES...

Selma ReisChef

25

Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755 - 1826), era um advogado, político e cozinheiro francês. Foi um dos mais famosos epicuris-tas e gastrônomos franceses de todos os tempos. Nasceu na ci-dade de Belley, Ain, e dedicou-se nos primeiros anos da sua vida ao estudo do direito, química e medicina, em Dijon, tendo che-gado a praticar advocacia na sua cidade natal.

Em 1789, quando do rebentar da Revolução Francesa, foi no-meado deputado da Assembleia Nacional Constituinte, onde ad-quiriu alguma fama, particular-mente devido à sua defesa pú-blica da pena capital. Adotaria o apelido “Savarin” após a morte de uma tia sua, que lhe deixara toda a sua fortuna sob a condição que adotasse o seu último nome.

Numa fase posterior da Re-volução, a sua cabeça fi cou a prêmio, e Brillat-Savarin procu-rou asilo político na Suíça. Mais tarde, mudou-se para a Holanda,

e depois para os Estados Unidos, onde permaneceu durante três anos, dando aulas de Francês e de violino.

Regressou a França em 1797 e obteve a magistratura, exer-cendo até ao fi m da sua vida como juiz do Supremo Tribunal. Publicou várias obras de direito e economia, mas a sua obra mais conhecida foi mesmo “Fi-siologia do Gosto” (Physiologie do Goût), lançada em Dezembro de 1825, dois meses antes da sua morte.

Considerado por muitos como “o pai da dieta baixa em hidro-carbonetos”, Brillat-Savarin é o autor de frases famosas como “Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és” e “a descoberta de uma nova receita faz mais pela felici-dade do gênero humano do que a descoberta de uma estrela”.

Em homenagem a esse grande gastrônomo, a Elen-co desse domingo traz uma deliciosa receita.

Frango à francesaIngredientes • 1 kg de peito de frango • 1 dente de alho • 1 caldo de galinha • Sal a gosto • 2 colheres de óleo • 300 g de presunto • 1 lata de ervilha • 1 cebola média • 1 colher de azeite • 2 pacotes de batata palha • Champignon a gosto

Modo de Preparo 1. Corte o frango em cubos e tempere com o alho e o caldo de galinha 2. Em uma panela coloque as duas colheres de óleo e o frango temperado e leve ao fogo 3. Acerte o sal e mexa com a colher de pau até que o frango fi que cozido 4. Retire do fogo e reserve

Segunda parte 1. Corte a cebola em rodelas fi nas e re-serve 2. Corte o presunto em tiras fi nas e re-serve 3. Lave as ervilhas e reserve 4. Em uma panela coloque a colher de azeite e a cebola e leve ao fogo baixo 5. Refogue a cebola até que fi que trans-parente 6. Acrescente o presunto e a ervilha e vá mexendo 7. Por fi m, acrescente a batata palha e o champignon, misturando bem com os outros ingredientes 8. Retire do fogo 9. Em uma refratária coloque o frango e por cima este refogado 10. Sirva com arroz Informações Adicionais • Dica: para que o frango não grude na panela é importante que seja colocado com o óleo frio no fogo, vale para a cebola também. • Tempo de preparo 30min • Rendimento 5 porções

Page 13: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201524

#seu

lar

Não é exageroOs alimentos enlata-

dos, todos eles, devem ser lavados com bucha e detergente antes de se-rem abertos. Depois de abertos, não guardar os alimentos nas próprias latas, principalmente do-ces e compotas. Passe-os para um recipiente com tampa.

De olho nos micróbiosEstudos já mostraram

que a pia da cozinha é mais contaminada do que o banheiro. Especialistas indicam que por causa da umidade da pia, o local se torna propício para a proliferação de bactérias. Por isso, troque sempre a esponja de lavar louça; o pano de enxugar a pia deve ser sempre lavado e seco e nunca deixado molhado junto com a es-ponja; procure usar sem-pre detergente e sabões de qualidade comprova-da; evite cortar alimentos diretamente na pedra da pia; acostume-se a escal-dar com água quente a esponja, o pano de enxu-gar e a cuba da pia para completar a limpeza.

Molhe a faca

É muito comum os ovos cozidos se esfarelarem quando cortados em fatias. Para evitar isso, basta cortá-los com uma faca molhada em água fria.

13ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

É daí que entra em cena o “desig-ner de sobrancelha”, profi ssional que fez curso específi co e, assim, está preparado para atender mu-lheres e homens que buscam me-lhorar o aspecto das sobrancelhas, retirando os excessos e também fazendo preenchimento das falhas com micropigmentação.

Atualmente, as pessoas têm procurado estes profi ssionais a fi m de darem uma levantada no visual. Os homens buscam se livrar do excesso de pelos que os deixam carrancudos, sem contar que é mesmo feio uma sobrancelha masculina grossa e cheia daqueles pelos que cres-cem desproporcionalmente aos demais. As mulheres, sempre bem mais antenadas na moda, querem deixar as sobrancelhas de acordo com as novas tendências.

A sobrancelha é uma ferramenta poderosa. O seu formato pode pas-sar uma imagem de austeridade, pode deixar o visual mais leve e tran-quilo, pode rejuvenescer, ou não.

O bom profi ssional nesta área vai prestar atenção nos detalhes natu-rais do rosto antes de colocar a pinça em ação. Por exemplo, o comprimen-to ideal das sobrancelhas tem que levar em consideração o tamanho dos olhos e a base do nariz. Existe um instrumento específi co com o qual ele medirá as distâncias entre estes pontos. Outro ponto que conta muito é se olhos são separados, daí a jeito é estreitar esta região não retirando muitos pelos, mas se for a distância entre os olhos for estreita, a solução é “alargar” esta região depilando um pouco mais.

Outro drama, qual é a espessu-ra ideal? Os profi ssionais ensinam que, quanto maior o espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas, mais grossas elas podem ser, mas sem-pre prestando atenção no efeito que isso causa no visual porque ele tenderá a fi car “pesado”, lembrando que a expressão do rosto deve ser sempre leve e harmoniosa.

E será que a cor da sobrancelha deve seguir o tom do cabelo? O melhor é que sejam da mesma cor da raiz dos cabelos.

Existe outra tendência que é descolorir as sobrancelhas, efeito muito usado nas passarelas. Se você gosta, vá em frente, mas saiba que isto acaba com a expres-são do rosto. Caso queira mesmo fazer isso, não use descolorantes, neutralize a sobrancelha passan-do corretivo e pó sobre elas.

No dia a dia, para garantir o visual bonito é preciso penteá-las. Para isso existem escovinhas especiais. Penteie os fi os para o alto e depois no sentido do comprimento. Ou ainda, penteie para o alto e ajeite as pontas. Para fi xar e dar brilho, nada melhor do que rímel incolor.

Ah, antes tem aquela história de cobrir as falhas. Use sombra marrom que deve ser aplicada com o pincel chanfrado. O lápis que marca mais o visual, deve ser usado em pequenos traços, e depois esfumaçado com uma escovinha. As loiras podem usar o lápis cinza para isso.

O formato ideal das sobrance-

lhas é aquele que dá harmonia ao rosto, mas deve agradar a quem está usando. Nada pior do que não gostar da própria imagem refl etida no espelho. Os modelos arredonda-dos são bem femininos e passam simpatia, deve ser reforçada com iluminador na parte externa. Os modelos arqueados exigem mais atenção principalmente na hora de formatar a sobrancelha e na hora da maquiagem também, muito ilu-minador pode ser um desastre. As sobrancelhas retas também são muito usadas, mas precisam estar sempre limpas e no dia a dia o ilu-minador não pode faltar, é ele quem dará mais leveza ao visual.

E ainda mais, não fique de-sanimada se a sua sobrancelha está fininha e parece que os pelos não crescem mais, procure um dermatologista que existem medicamentos capazes de ver-dadeiros milagres neste senti-do, mas nada de automedicação. Vá ao médico.

A atriz Keira Knightley usa as sobrancelhas largas em toda a extensão

FOTO

S: G

B IM

AGEM

Queijo incrementado

Junte gengibre ralado ao queijo parmesão. Depois polvilhe o seu ma-carrão com molho. Fica delicioso.

Sanduíche saboroso

Para dar um toque extra ao seu sanduíche, passe uma fi na camada de mostarda em todo o pão, antes de recheá-lo.

Page 14: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 23ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201514#e

stét

ica

Plástica após a gravidez

O médico Elizeu Lavor explica os O médico Elizeu Lavor explica os

prós e contras do procedimen-prós e contras do procedimen-

to cirúrgico após a gestação

MICHELLE FREITAS

O sonho de ser mãe é um desejo de quase toda mulher. Mas a tão sonhada gravidez traz diversas mu-danças não só emocionais, assim como as transformações físicas que podem deixar marcas no cor-po durante e após a gestação. As temíveis estrias e pele fl ácida são as principais queixas nos consul-tórios especializados em estética e cirurgia plástica, como revela o cirurgião plástico Elizeu Lavor, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O especialista explica que muitas mulheres, após a gravidez, acabam sofrendo com as mudanças físicas que a gravidez deixa no corpo. E, buscando um retorno mais rápido na solução do problema, muitas acabam optando pela cirurgia plás-tica ao invés de buscar outros tipos de tratamentos estéticos, que prometem funcionar, mas que demandam um tempo maior para mostrar os resultados.

ProcedimentosEntre as cirurgias plásticas mais

procuradas por mulheres após a

gravidez, estão o levantamento de mamas e a retirada do excesso de pele e estria abdominal, conhecida como abdominoplastia. Dependen-do do grau de necessidade da correção tanto da mama quanto do abdômen, o cirurgião ressalta que o tamanho da incisão varia.

“Sem dúvidas as alterações mais frequentes após a gravidez são aquelas nas mamas e no ab-dômen. Com o desenvolvimento da mama para a amamentação, após o cessar desta, a glândula costuma atrofi ar, algumas ve-zes até mais do que era antes da gravidez, gerando assim uma fl acidez”, explica o médico.

Portanto, diz o cirurgião plástico, quando a fl acidez da mama é pe-quena, a colocação de uma prótese, por meio de uma pequena incisão de cerca de 4 cm pode resolver o proble-ma. Quando a fl acidez já é um pouco maior, se faz necessária a retirada de pele, podendo gerar desde uma cicatriz em volta da aréola quanto uma cicatriz em “T invertido.

“O abdômen também dilata na gravidez. A musculatura se ‘afasta’ e nem sempre volta ao normal. Quando não há uma grande fl aci-

dez muscular nem da pele, a rea-lização de uma lipoaspiração pode recuperar harmonia do contorno abdominal. Porém, na presença de fl acidez, pode ser necessária retirada de pele e correção da musculatura, por meio da miniab-dominoplastia ou abdominoplas-tia. Neste último caso, todas as estrias presentes do umbigo até a região pubiana também serão eliminadas”, explica Lavor.

IndicaçãoElizeu Lavor revela que é preciso

esperar no mínimo 6 meses após o parto para realizar um proce-dimento cirúrgico como esses. O especialista ressalta, ainda, que antes de tomar qualquer decisão a respeito da intervenção cirúrgica, em caso de insatisfação com o corpo após a gravidez, a mulher deve avaliar se pretende ter ou não outro fi lho no futuro.

“O ideal, mesmo, para que se possa realizar uma cirurgia em mulheres que acabaram de dar a luz, é após 9 meses, con-siderado período necessário para o reequilíbrio hormonal e menor risco de complicações, tais como trombose e embolia”, destaca o especialista.

Ele informa, também, que é importante recuperar o peso prévio a gestação, e sobretudo, ter tempo para cuidar da prole neste momento tão único, sem as restrições impostas para plena recuperação cirúrgica.

#gam

e

Shoryuken!Com estilo diferente de Ryu, veterano Com estilo diferente de Ryu, veterano

Ken estará em “Street Fighter V”

Outro veterano de volta aos ringues de “Street Fighter V”: o americano Ken reaparece, agora com um moderno penteado de coque estilo samurai. O anúncio aconteceu em apresentação da Capcom durante a San Diego Co-mic-Con 2015, sendo que o vídeo dá rápida pista de um próximo personagem a ser revelado.

De acordo com o painel, Ken terá um estilo agressivo e com-bos cheios de estilo, bonitos de se ver. A promessa é que dessa vez Ken tenha um estilo bem diferente de Ryu. Sua habilidade V-Trigger, chamada Heat Rush, melhora os golpes especiais de Ken, enquanto o V-Skill, de nome Quick Step, permite se aproximar rapidamente do adversário.

Nesta semana foi revelado tam-bém que o game terá um cenário brasileiro, inspirado nas favelas do Rio de Janeiro.

Outra novidade é que Yoshinori Ono, o animado diretor do jogo, estará presente na Brasil Game Show desse ano para mostrar o game. A promessa é da revelação de um novo personagem para o game na ocasião.

Além disso, quem fi zer a pré-compra do jogo em caixinha terá acesso aos testes beta do game que começam no próximo dia 23 de julho. Anteriormente apenas as reservas da versão digital garan-tiam acesso aos testes.

Ainda sem data de lançamento, “Street Fighter V” terá versões para PC e PlayStation 4. Personagem de Street Fighter foi revelado durante Comic-Con

Page 15: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 23ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201514

#est

étic

a

Plástica após a gravidez

O médico Elizeu Lavor explica os O médico Elizeu Lavor explica os

prós e contras do procedimen-prós e contras do procedimen-

to cirúrgico após a gestação

MICHELLE FREITAS

O sonho de ser mãe é um desejo de quase toda mulher. Mas a tão sonhada gravidez traz diversas mu-danças não só emocionais, assim como as transformações físicas que podem deixar marcas no cor-po durante e após a gestação. As temíveis estrias e pele fl ácida são as principais queixas nos consul-tórios especializados em estética e cirurgia plástica, como revela o cirurgião plástico Elizeu Lavor, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O especialista explica que muitas mulheres, após a gravidez, acabam sofrendo com as mudanças físicas que a gravidez deixa no corpo. E, buscando um retorno mais rápido na solução do problema, muitas acabam optando pela cirurgia plás-tica ao invés de buscar outros tipos de tratamentos estéticos, que prometem funcionar, mas que demandam um tempo maior para mostrar os resultados.

ProcedimentosEntre as cirurgias plásticas mais

procuradas por mulheres após a

gravidez, estão o levantamento de mamas e a retirada do excesso de pele e estria abdominal, conhecida como abdominoplastia. Dependen-do do grau de necessidade da correção tanto da mama quanto do abdômen, o cirurgião ressalta que o tamanho da incisão varia.

“Sem dúvidas as alterações mais frequentes após a gravidez são aquelas nas mamas e no ab-dômen. Com o desenvolvimento da mama para a amamentação, após o cessar desta, a glândula costuma atrofi ar, algumas ve-zes até mais do que era antes da gravidez, gerando assim uma fl acidez”, explica o médico.

Portanto, diz o cirurgião plástico, quando a fl acidez da mama é pe-quena, a colocação de uma prótese, por meio de uma pequena incisão de cerca de 4 cm pode resolver o proble-ma. Quando a fl acidez já é um pouco maior, se faz necessária a retirada de pele, podendo gerar desde uma cicatriz em volta da aréola quanto uma cicatriz em “T invertido.

“O abdômen também dilata na gravidez. A musculatura se ‘afasta’ e nem sempre volta ao normal. Quando não há uma grande fl aci-

dez muscular nem da pele, a rea-lização de uma lipoaspiração pode recuperar harmonia do contorno abdominal. Porém, na presença de fl acidez, pode ser necessária retirada de pele e correção da musculatura, por meio da miniab-dominoplastia ou abdominoplas-tia. Neste último caso, todas as estrias presentes do umbigo até a região pubiana também serão eliminadas”, explica Lavor.

IndicaçãoElizeu Lavor revela que é preciso

esperar no mínimo 6 meses após o parto para realizar um proce-dimento cirúrgico como esses. O especialista ressalta, ainda, que antes de tomar qualquer decisão a respeito da intervenção cirúrgica, em caso de insatisfação com o corpo após a gravidez, a mulher deve avaliar se pretende ter ou não outro fi lho no futuro.

“O ideal, mesmo, para que se possa realizar uma cirurgia em mulheres que acabaram de dar a luz, é após 9 meses, con-siderado período necessário para o reequilíbrio hormonal e menor risco de complicações, tais como trombose e embolia”, destaca o especialista.

Ele informa, também, que é importante recuperar o peso prévio a gestação, e sobretudo, ter tempo para cuidar da prole neste momento tão único, sem as restrições impostas para plena recuperação cirúrgica.

#gam

e

Shoryuken!Com estilo diferente de Ryu, veterano Com estilo diferente de Ryu, veterano

Ken estará em “Street Fighter V”

Outro veterano de volta aos ringues de “Street Fighter V”: o americano Ken reaparece, agora com um moderno penteado de coque estilo samurai. O anúncio aconteceu em apresentação da Capcom durante a San Diego Co-mic-Con 2015, sendo que o vídeo dá rápida pista de um próximo personagem a ser revelado.

De acordo com o painel, Ken terá um estilo agressivo e com-bos cheios de estilo, bonitos de se ver. A promessa é que dessa vez Ken tenha um estilo bem diferente de Ryu. Sua habilidade V-Trigger, chamada Heat Rush, melhora os golpes especiais de Ken, enquanto o V-Skill, de nome Quick Step, permite se aproximar rapidamente do adversário.

Nesta semana foi revelado tam-bém que o game terá um cenário brasileiro, inspirado nas favelas do Rio de Janeiro.

Outra novidade é que Yoshinori Ono, o animado diretor do jogo, estará presente na Brasil Game Show desse ano para mostrar o game. A promessa é da revelação de um novo personagem para o game na ocasião.

Além disso, quem fi zer a pré-compra do jogo em caixinha terá acesso aos testes beta do game que começam no próximo dia 23 de julho. Anteriormente apenas as reservas da versão digital garan-tiam acesso aos testes.

Ainda sem data de lançamento, “Street Fighter V” terá versões para PC e PlayStation 4. Personagem de Street Fighter foi revelado durante Comic-Con

Page 16: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201524#s

eu la

r

Não é exageroOs alimentos enlata-

dos, todos eles, devem ser lavados com bucha e detergente antes de se-rem abertos. Depois de abertos, não guardar os alimentos nas próprias latas, principalmente do-ces e compotas. Passe-os para um recipiente com tampa.

De olho nos micróbiosEstudos já mostraram

que a pia da cozinha é mais contaminada do que o banheiro. Especialistas indicam que por causa da umidade da pia, o local se torna propício para a proliferação de bactérias. Por isso, troque sempre a esponja de lavar louça; o pano de enxugar a pia deve ser sempre lavado e seco e nunca deixado molhado junto com a es-ponja; procure usar sem-pre detergente e sabões de qualidade comprova-da; evite cortar alimentos diretamente na pedra da pia; acostume-se a escal-dar com água quente a esponja, o pano de enxu-gar e a cuba da pia para completar a limpeza.

Molhe a faca

É muito comum os ovos cozidos se esfarelarem quando cortados em fatias. Para evitar isso, basta cortá-los com uma faca molhada em água fria.

13ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

É daí que entra em cena o “desig-ner de sobrancelha”, profi ssional que fez curso específi co e, assim, está preparado para atender mu-lheres e homens que buscam me-lhorar o aspecto das sobrancelhas, retirando os excessos e também fazendo preenchimento das falhas com micropigmentação.

Atualmente, as pessoas têm procurado estes profi ssionais a fi m de darem uma levantada no visual. Os homens buscam se livrar do excesso de pelos que os deixam carrancudos, sem contar que é mesmo feio uma sobrancelha masculina grossa e cheia daqueles pelos que cres-cem desproporcionalmente aos demais. As mulheres, sempre bem mais antenadas na moda, querem deixar as sobrancelhas de acordo com as novas tendências.

A sobrancelha é uma ferramenta poderosa. O seu formato pode pas-sar uma imagem de austeridade, pode deixar o visual mais leve e tran-quilo, pode rejuvenescer, ou não.

O bom profi ssional nesta área vai prestar atenção nos detalhes natu-rais do rosto antes de colocar a pinça em ação. Por exemplo, o comprimen-to ideal das sobrancelhas tem que levar em consideração o tamanho dos olhos e a base do nariz. Existe um instrumento específi co com o qual ele medirá as distâncias entre estes pontos. Outro ponto que conta muito é se olhos são separados, daí a jeito é estreitar esta região não retirando muitos pelos, mas se for a distância entre os olhos for estreita, a solução é “alargar” esta região depilando um pouco mais.

Outro drama, qual é a espessu-ra ideal? Os profi ssionais ensinam que, quanto maior o espaço entre as pálpebras e as sobrancelhas, mais grossas elas podem ser, mas sem-pre prestando atenção no efeito que isso causa no visual porque ele tenderá a fi car “pesado”, lembrando que a expressão do rosto deve ser sempre leve e harmoniosa.

E será que a cor da sobrancelha deve seguir o tom do cabelo? O melhor é que sejam da mesma cor da raiz dos cabelos.

Existe outra tendência que é descolorir as sobrancelhas, efeito muito usado nas passarelas. Se você gosta, vá em frente, mas saiba que isto acaba com a expres-são do rosto. Caso queira mesmo fazer isso, não use descolorantes, neutralize a sobrancelha passan-do corretivo e pó sobre elas.

No dia a dia, para garantir o visual bonito é preciso penteá-las. Para isso existem escovinhas especiais. Penteie os fi os para o alto e depois no sentido do comprimento. Ou ainda, penteie para o alto e ajeite as pontas. Para fi xar e dar brilho, nada melhor do que rímel incolor.

Ah, antes tem aquela história de cobrir as falhas. Use sombra marrom que deve ser aplicada com o pincel chanfrado. O lápis que marca mais o visual, deve ser usado em pequenos traços, e depois esfumaçado com uma escovinha. As loiras podem usar o lápis cinza para isso.

O formato ideal das sobrance-

lhas é aquele que dá harmonia ao rosto, mas deve agradar a quem está usando. Nada pior do que não gostar da própria imagem refl etida no espelho. Os modelos arredonda-dos são bem femininos e passam simpatia, deve ser reforçada com iluminador na parte externa. Os modelos arqueados exigem mais atenção principalmente na hora de formatar a sobrancelha e na hora da maquiagem também, muito ilu-minador pode ser um desastre. As sobrancelhas retas também são muito usadas, mas precisam estar sempre limpas e no dia a dia o ilu-minador não pode faltar, é ele quem dará mais leveza ao visual.

E ainda mais, não fique de-sanimada se a sua sobrancelha está fininha e parece que os pelos não crescem mais, procure um dermatologista que existem medicamentos capazes de ver-dadeiros milagres neste senti-do, mas nada de automedicação. Vá ao médico.

A atriz Keira Knightley usa as sobrancelhas largas em toda a extensão

FOTO

S: G

B I

MA

GEM

Queijo incrementado

Junte gengibre ralado ao queijo parmesão. Depois polvilhe o seu ma-carrão com molho. Fica delicioso.

Sanduíche saboroso

Para dar um toque extra ao seu sanduíche, passe uma fi na camada de mostarda em todo o pão, antes de recheá-lo.

Page 17: Elenco - 19 de julho de 2015

12

#bel

eza

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

A sobrancelha e a moda

Algumas celebridades aderiram às Algumas celebridades aderiram às

sobrancelhas grossas, as quais sobrancelhas grossas, as quais

passaram a ser a nova tendência

O assunto “sobrancelha” sem-pre foi motivo de atenção para as mulheres. Qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a so-brancelha? Todas elas, em algum dia de suas vidas, tiveram os fi os arrancados a mais, ou a menos. Sem contar que é mais comum do que se imagina, as meninas decidirem elas mesmas mudar o contorno e o formato, e com uma pinça ou lâmina de depilação fazem o estrago.

As tendências de comporta-mento também ditam uma espé-cie de moda para as sobrancelhas; houve uma época em que fashion era tê-las bem fi ninhas e defi ni-das a lápis, atualmente a regra é quanto mais natural, melhor, ou seja, conservar o seu formato e retirar apenas os excessos.

E tem mais, a moda é a beleza natural. Algumas celebridades do momento estão usando sobrance-lhas grossas, mas é preciso ter cuidado com a nova tendência e não se esquecer que cada rosto tem seu formato próprio e o gran-de perigo ao se deixar engrossar demais a sobrancelha é fi car com visual pesado e até mesmo enve-lhecido. Bom, esse não é caso das beldades Cara Delevingne, Keira Knightley e Camille Belle. Lindas, as três tem ditado à moda no quesito sobrancelhas.

A modelo Cara De-levingne há algum tempo aderiu às sobrancelhas mais grossas, que passa-ram a ser tendência

Camille Belle aposta em sobran-celhas bem defi ni-das e grossas

BOA

MES

AD

IZE-

ME

O Q

UE

COM

ES...

Selma ReisChef

25

Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755 - 1826), era um advogado, político e cozinheiro francês. Foi um dos mais famosos epicuris-tas e gastrônomos franceses de todos os tempos. Nasceu na ci-dade de Belley, Ain, e dedicou-se nos primeiros anos da sua vida ao estudo do direito, química e medicina, em Dijon, tendo che-gado a praticar advocacia na sua cidade natal.

Em 1789, quando do rebentar da Revolução Francesa, foi no-meado deputado da Assembleia Nacional Constituinte, onde ad-quiriu alguma fama, particular-mente devido à sua defesa pú-blica da pena capital. Adotaria o apelido “Savarin” após a morte de uma tia sua, que lhe deixara toda a sua fortuna sob a condição que adotasse o seu último nome.

Numa fase posterior da Re-volução, a sua cabeça fi cou a prêmio, e Brillat-Savarin procu-rou asilo político na Suíça. Mais tarde, mudou-se para a Holanda,

e depois para os Estados Unidos, onde permaneceu durante três anos, dando aulas de Francês e de violino.

Regressou a França em 1797 e obteve a magistratura, exer-cendo até ao fi m da sua vida como juiz do Supremo Tribunal. Publicou várias obras de direito e economia, mas a sua obra mais conhecida foi mesmo “Fi-siologia do Gosto” (Physiologie do Goût), lançada em Dezembro de 1825, dois meses antes da sua morte.

Considerado por muitos como “o pai da dieta baixa em hidro-carbonetos”, Brillat-Savarin é o autor de frases famosas como “Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és” e “a descoberta de uma nova receita faz mais pela felici-dade do gênero humano do que a descoberta de uma estrela”.

Em homenagem a esse grande gastrônomo, a Elen-co desse domingo traz uma deliciosa receita.

Frango à francesaIngredientes • 1 kg de peito de frango • 1 dente de alho • 1 caldo de galinha • Sal a gosto • 2 colheres de óleo • 300 g de presunto • 1 lata de ervilha • 1 cebola média • 1 colher de azeite • 2 pacotes de batata palha • Champignon a gosto

Modo de Preparo 1. Corte o frango em cubos e tempere com o alho e o caldo de galinha 2. Em uma panela coloque as duas colheres de óleo e o frango temperado e leve ao fogo 3. Acerte o sal e mexa com a colher de pau até que o frango fi que cozido 4. Retire do fogo e reserve

Segunda parte 1. Corte a cebola em rodelas fi nas e re-serve 2. Corte o presunto em tiras fi nas e re-serve 3. Lave as ervilhas e reserve 4. Em uma panela coloque a colher de azeite e a cebola e leve ao fogo baixo 5. Refogue a cebola até que fi que trans-parente 6. Acrescente o presunto e a ervilha e vá mexendo 7. Por fi m, acrescente a batata palha e o champignon, misturando bem com os outros ingredientes 8. Retire do fogo 9. Em uma refratária coloque o frango e por cima este refogado 10. Sirva com arroz Informações Adicionais • Dica: para que o frango não grude na panela é importante que seja colocado com o óleo frio no fogo, vale para a cebola também. • Tempo de preparo 30min • Rendimento 5 porções

Page 18: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201526#v

arie

dade

s

Dicas para fotografar seu bebêAprenda a capturar os melhores momen-Aprenda a capturar os melhores momen-

tos da criança com técnicas caseiras

A chegada de um bebê mexe com toda a família, em especial com os pais, que já imaginavam como seria seu fi lho antes mesmo dele nascer. Registrar esse momento e os pri-meiros anos de vida em fotografi as é garantia de uma recordação eter-na, até mesmo dos pequenos de-talhes, como os pezinhos, os olhos despertos conhecendo o mundo, os primeiros sorrisos e passos, as gracinhas, entre outros.

De fato, fotografar é a forma de guardar os momentos únicos do recém-chegado na família e uma forma de rever as melhores lem-branças no futuro. Para registrar o período mais gostoso do seu bebê com qualidade e naturalidade, o fotógrafo Roni Sanches, especiali-zado em fotos de gestantes, bebês e newborn (recém-nascidos) lista dez dicas para fotografar crianças sem perder a emoção e qualidade.

1Do primeiro dia ao primeiro ano, escolha quando fazer

as fotosNão existe uma idade específi ca

para fotografar as crianças. Apro-veite que até os 15 dias de vida o bebê é mais maleável, sendo possível aproveitar os momentos de soninho, usando acessórios e objetos. Para esse tipo de registro, os pais devem fi car atentos, pois é necessário preparar o ambiente

para fazer as imagens. O local deve ser climatizado, sem corrente de ar e o manuseio da criança exige cuidados, entre eles, higiênico, pois nessa fase o bebê é mais sensível e o sistema imunológico está se desenvolvendo. Depois das fotos no estilo newborn, a partir dos quatro meses o bebê já consegue interagir com os pais, tem mais mobilidade e responde melhor aos estímulos, o que facilita o registro de imagens mais espontâneas.

2Máquinas fotográfi cas a postos

Os pais têm a grande vantagem de ter a criança sempre por perto, diferente da produção em um es-túdio. A primeira dica é aproveitar essa oportunidade e sempre que possível ter uma câmera ou celular por perto. Isso facilitará o registro de imagens espontâneas ou brin-cadeiras inesperadas.

3 Prepare o ambienteNão há problema algum em

fazer as imagens em casa, mas prestar atenção no ambiente pode render fotos com mais qualidade. Por isso, dê preferência para fun-dos neutros, evitando estampas muito marcadas, cenários poluí-dos, muitas cores sem combina-ções ou mesmo objetos que não combinam com o momento.

4 IluminaçãoA luz é um dos grandes segre-

dos para garantir uma foto bonita. Por isso, evite ambientes escuros ou com pouca luz. Escolha ambientes naturalmente iluminados, buscan-do na casa os locais mais claros, fotografando, de preferência, na parte da manhã ou após as 14h.

5 EquipamentoNão é necessária uma má-

quina profi ssional para ter uma recordação de qualidade. As má-quinas comuns, como as digitais, podem garantir uma boa imagem. O truque é evitar o uso do fl ash, confi gurá-la para uma boa reso-lução e não esquecer o enqua-dramento da foto para garantir harmonia na cena.

6 ProduçãoTodos os momentos da

criança serão únicos e bons para fotografar. O mais importante nessa hora é perceber a cena e aproveitar para clicar. Já com a intenção de fotografa-la, se prepare para isso escolhendo o ambiente que deseja, o fundo mais adequado, além da produção do bebê, que pode conter acessó-rios, roupas especiais, fantasias, brinquedos que fazem parte da rotina da criança, papinhas e co-midinhas, objetos de uso pessoal e tudo o que poderá contextualizar a cena. Preste atenção a objetos pontiagudos ou outros que possam oferecer risco a crianças, às vezes, menos é mais.

7 Caras, bocas e posesPreze pela naturalidade! Não

force o bebê a poses e situações, isso pode deixá-lo agitado e as fotos não fi carão com a graça que me-recem. É sempre mais interessante aproveitar o momento ou criar um ambiente lúdico, assim a criança recebe o momento das fotos como uma grande brincadeira. E atenção, o posicionamento do bebê deve ser sempre de forma confortável para que o ambiente não ofereça

qualquer risco à criança.

8 InterajaQuan-

do o bebê e s t i v e r confor -t á v e l , aprovei-te para interagir com a criança, es-timulando-a a sorrir. Uma criança que sempre recebe estímulos de amor dos pais para sorrir, interage com muito mais facilidade na hora do clique. É sempre útil ter por perto brinquedos, vídeos e jogos que a criança goste.

9 TruquesInteragir com o fi lho nun-

ca será um truque de mágica. A relação é natural e isso deve pre-valecer. Para arrancar sorrisos, os pais devem criar um ambiente des-contraído e estimular o bebê com atitudes que já sejam conhecidas pela criança para aproveitar as expressões faciais e interações com o momento. Uma dica importante é fotografar sempre da mesma altura que a criança para evitar distorções na imagem, muito comuns quando se fotografa de cima uma criança sem abaixar-se.

10 Abuse da criatividadeTanto para bebês calmos,

tímidos ou os espoletas e extro-vertidos o processo da fotogra-fi a deve render boas travessuras. Todo movimento ou olhar pode gerar uma bela foto, mesmo se o olhar for retraído ou uma simples “coincidência”. O importante é não tentar impor a criança uma postura na hora das fotos. Os espoletas rendem belos registros, pois nunca param e o repertório tende a ser mais variado.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 11

Muralha, uma obra ar-quitetônica fenomenal, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Na verdade, a Muralha da China é uma

impressionante estrutu-ra militar construída du-

rante a China Imperial. No total, os seus

diferentes tra-ços somam aproxima-damente 7 mil qui-

lômetros de extensão, entre

o nordeste da China e a Mongólia.

ProibidaOutro lugar bastante curioso é a

Cidade Proibida, localizada exata-mente no centro da antiga cidade de Pequim, é o nome popular do Palácio Imperial da China, construído por Yun-glo (terceiro imperador da Dinastia Ming) em 1420. Este conjunto arqui-tetônico com 74 hectares envolveu mais de 200 mil trabalhadores em sua construção e foi residência dos imperadores até o ano de 1922, fi m do sistema imperial.

O título de Cidade Proibida surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem a permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio.

O fi lme “O Último Imperador” foi

o primeiro a receber autorização do governo chinês para fi lmar na Cidade Proibida e retrata, entre outras coisas, a cerimônia de coroação do Imperador e a vida naquele complexo.

Imperdível é conhecer o Templo do Céu, um complexo de templos taoístas, construídos no ano de 1420 e utilizados tanto na Di-nastia Ming, quanto na Dinastia Qing. O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.

Por este e outros motivos vale à pena conhecer Pequim a capital da China, esta potência que está domi-nando os quatro cantos do planeta.

O Templo do Céu, um complexo de templos taoístas, construídos

no ano de 1420 e utilizados tanto na

Dinastia Ming

Considerada obra de arte, a Torre CCTV, sede da tevê estatal Cidade Proibida é o nome do Palácio Imperial

FOTO

S: G

B I

MA

GEM

Muralha, uma obra ar-quitetônica fenomenal, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Na verdade, a Muralha da China é uma

impressionante estrutu-ra militar construída du-

rante a China Imperial. No total, os seus

diferentes tra-ços somam aproxima-damente 7 mil qui-

Cidade Proibida é o nome do Palácio Imperial

Page 19: Elenco - 19 de julho de 2015

10

#turismo

Qual seria a forma correta de chamar a capital da China? Pequim ou Beijing? Na verdade Beijing foi uma tentativa do go-verno chinês de regular a trans-crição fonética da língua chinesa para o alfabeto romano. Mas para nós, brasileiros o correto é manter o nome Pequim. Bei-jing foi adotada pelos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Os fran-ceses continuaram a chamar e a escrever Pékin; os italianos mantiveram o Pechino; enquanto os espanhóis optaram por Pekin e os alemães, Peking.

Pequim é o centro político, cul-tural e intelectual da República Popular da China e atualmente é um dos lugares mais visitados do planeta. Além de ser a capital, Pequim guarda os principais atra-tivos turísticos da potência que mais cresce a nível mundial.

Por se tratar de uma nação mile-nar, a China tem vários de seus atra-tivos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, tais como a Cidade Proibida, a Grande Muralha, o Palácio de Verão ou o Templo do Céu.

Desde de 2008 fi cou mais fácil conhecer Pequim, pois a cidade se preparou de forma grandiosa para receber os Jogos Olímpicos daquele ano, que, além das trans-formações físicas, o Governo fez um trabalho enorme de cons-

ciencialização para a população receber bem os turistas. Uma das grandes conquistas foi que agora as placas de trânsito e de informações, por exemplo, estão escritas em inglês, o que facilita em muito a vida dos turistas.

Em 31 de Janeiro de 1949, durante a Guerra Civil Chinesa, as forças comunistas entraram em Pequim sem confrontos vio-lentos. No dia 1º de Outubro, o Partido Comunista Chinês chefi ado por Mao Tse Tung, anunciou em Tiananmen (Praça da Paz Celestial) a criação da República Popular da China.

Como capital da nação, Pe-quim também sofreu agitação política de um passado recen-te. Na Praça da Paz Celes-tial tiveram lugar os famosos protestos de maio e junho de 1989, que terminaram em brutal repressão por parte do exérci-to. Sob ordem direta dos diri-gentes comunistas morreram milhares de estudantes, o que ainda é objeto de polêmica e contestação internacional à liberdade política na mais populosa nação da Terra. A praça também foi lugar de apelos de praticantes de Falun Gong – exercícios de medita-ção baseados na tolerância e benevolência - para o fi m da perseguição a eles.

Nos últimos anos muitos pro-blemas em Pequim se agravaram, entre eles os congestionamentos (apesar da maioria dos pequineses usarem a bicicleta como meio de transporte), a da poluição do ar, a destruição do patrimônio his-tórico e a chegada massiva de imigrantes de outras partes do país. Mas estes e outros pro-blemas não tiram o encanto da cidade.

Talvez o ponto turís-tico mais visitado na China e também mais co-mentado em todo o mundo é a sua maravilhosa

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 27

Page 20: Elenco - 19 de julho de 2015

Turismo

Milênios de história e modernidade

Centro político, cultural e intelectual da entro político, cultural e intelectual da

China, a bela Pequim é um dos China, a bela Pequim é um dos

lugares mais visitados do planeta

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201528#m

otor

es

Dois modelos baseados na moto mais Dois modelos baseados na moto mais

sofi sticada de marca alemã seguem sofi sticada de marca alemã seguem

linhas opostas de customização

As motocicletas mais custo-mizadas, transformadas, adap-tadas e modifi cadas do planeta são as equipadas com o clássico motor de dois cilindros em V. Um mercado tão vigoroso que o estilo, com destaque para a americana Harley-Davidson, é impiedosamente clonado.

A marca comercializa alguns de seus modelos já customi-zados. A alemã BMW, porém, foi na direção oposta, com o desafio de customizar seu mo-delo mais luxuoso, o sofisticado Touring K 1600 GTL, que, em vez de contar com o tradicional V2, tem um motorzão de seis cilindros em linha.

O projeto foi batizado de Ig-nite Straihgt Six, com o de-safi o de manter o motor e o quadro intocados, conservando originalmente os maiores des-taques do modelo. A missão foi encomendada a dois projetis-tas japoneses, que, apesar da origem asiática, compartilham uma escola mais ocidental, em uma globalização até então improvável, misturando sushi e chucrute. Kenji Nagai, do estúdio Ken’s Factory, além de customi-zador premiado também fabrica peças especiais. Mesmo currícu-lo de Keijei Kawakita, do estúdio Hot-Dock Custom-Cycles.

Base A BMW K 1600 GTL, que serviu

de base para a empreitada, é uma legítima devoradora de quilôme-tros, com muito conforto e toda

sorte de mordomias. Concorre no mercado mundial, entre ou-tras, exatamente com a japonesa Honda Gold Wing 1800.

O motor tem arquitetura de seis cilindros em linha, que foi adotado depois que a engenha-ria conseguiu reduzir suas di-mensões, diminuindo a distância entre os cilindros e o tamanho dos balanceiros, além de deslo-car componentes. O resultado é um motor de seis cilindros com dimensões semelhantes a um de quatro cilindros.

Outra providência foi incli-nar o motor a 55 graus, rebaixando e centrali-zando as massas e o centro de gra-vidade, com um peso de apenas 102,6kg, pro-porc ionando resultados po-sitivos na ma-neabi l idade. Os 1.649cm³ f o r n e c e m 160,5cv a 7.750rpm e um torque de cami-nhão trucado de 17,85kgfm a ape-nas 5.250rpm e 70% já disponível a parcas 1.500rpm. Além disso, a K 1600 GTL conta com gestão de motor com três modos de pilotagem, controle de tração, transmissão fi nal por eixo cardã monobraço, e sistema de freios ABS combinado entre as rodas.

Motos customizadas

dimensões semelhantes a um de quatro cilindros.

Outra providência foi incli-nar o motor a 55 graus, rebaixando e centrali-zando as massas e o centro de gra-vidade, com um peso de apenas 102,6kg, pro-porc ionando resultados po-sitivos na ma-neabi l idade. Os 1.649cm³ f o r n e c e m 160,5cv a 7.750rpm e um torque de cami-nhão trucado de 17,85kgfm a ape-nas 5.250rpm e 70% já disponível a parcas 1.500rpm. Além disso, a K 1600 GTL conta com gestão de motor com três modos de pilotagem, controle de tração,

Page 21: Elenco - 19 de julho de 2015

MED

ICAL

PNEU

MONIA

Humberto FiguioloFarmacêutico

8

hfi [email protected]

A principal e mais grave com-plicação de gripes e outras mo-léstias desse tipo. A pneumonia é a infl amação dos pulmões, ge-ralmente por infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos. A região alvo são os alvéolos, local do pulmão onde ocorrem as trocas gasosas.

Quando uma pneumonia está instalada, os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, e isso impede o funcionamento adequado dos pulmões. Em casos mais avançados, o oxigênio pode não alcançar o sangue, e com uma oxigenação insufi ciente, as células do corpo não funcionam como deveriam.

Por isso, e pelo risco de a in-fl amação se espalhar pelo corpo, a pneumonia pode ser fatal, prin-cipalmente em crianças e idosos, que podem não ter um sistema imunológico adequado para a defesa, e, no caso de idosos, do-enças associadas, com diabetes, que agravam o problema. Cuidado sempre com uma pneumonia, é uma temeridade.

Elas começam na sequência de um resfriado ou gripe, que deixam janelas no sistema imunológico, favorecendo a entrada de micro-organismos. Em circunstâncias normais o sistema respiratório tem mecanismo de defesa em todas as suas etapas, começando pelo nariz, que fi ltra as grandes partículas de ar. Partículas meno-res são expelidas por mecanismos refl exos, como espirros e tosses. Mas, numa gripe forte, por exem-plo, esses mecanismos podem estar deprimidos, e permitir a entrada dos micro-organismos até os pulmões.

Pneumonias por bactérias são muito mais frequentes que as virais e, embora passam a ser tratadas com antibióticos, ao contrario das pneumonias virais, que geralmente são combatidas apenas com métodos de suporte (inalação anti-infl amatórias), são as que mais complicam. A cau-sa mais comum de pneumonia bacteriana em adultos é uma

bactéria chamada Pneumococo. Esses agentes, assim como os vírus, podem ser contagiosos, acometendo várias pessoas que convivem em um mesmo ambien-te. Daí a recomendação em idosos, qualquer gripe deve ser encara-da com seriedade, evitando-se o agravamento. O ar-condicionado pode ser um agente complicador, por causa dos choques térmicos com o ambiente.

Uma pneumonia pode se con-fundir com uma gripe forte que não passa, mas tem-se que ob-servar com atenção para um quadro clássico de tosse pro-dutiva (com catarro), febre com mais de 38,5 graus, prostração, falta de ar e uma dor no peito, que eventualmente pode ser con-fundida com problema cardíaco. É uma sintomatologia bastante sugestiva de pneumonia e reco-

menda o transporte imediato do paciente para um hospital. A demora no diagnostico, que acontece com bastante frequên-cia, pode ser fatal. Fumantes são os pacientes mais complicados, bem como pessoas com historias de crises de asma.

A confi rmação se dará por um raio-X dos pulmões, onde apa-recerá a conhecida mancha. Um exame de catarro apontará os micro-organismos causadores da infecção para a escolha dos antibióticos ideais.

Como a pneumonia frequente-mente ocorre após um resfriado ou gripes comuns deve-se estar atento ao prolongamento dos sintomas por mais de uma se-mana a dez dias, e procurar um médico pneumologista, sempre que estiverem presentes os sin-tomas citados.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 29

Modelos A moto projetada por

Kenji Nagai, batizada de Ken’s Factory Special, se-guiu a linha longa e baixa. A dianteira ganhou garfos especiais feitos artesanal-mente. As rodas, sem os para-lamas, também fo-ram trocadas, ganhando aros bem maiores, com 23 polegadas de diâme-tro na dianteira e 20 na traseira, com aro maciço. A providência aumentou a sensação de rebaixamento da moto. O tanque, assim como o banco, estilo se-lim (que incorpora a luz de freio), o subquadro, a capa do radiador, a carenagem do farol e o guidão são de alumínio, fabricados manu-almente.

Enquanto o projeto de Keijei Kawakita seguiu li-nha bem diferente. Muito mais encorpada, tem ins-piração em vertentes como Mad Max, veículos militares e também nas máquinas imaginadas pelo genial es-critor de fi cção Júlio Verne. Tem uma espécie de esque-leto, com relógios espa-lhados pela moto, batizada de Juggernaut. Apesar do estilo exótico, com pintura do tipo envelhecida, o painel tecnológico original da K 1600 foi mantido, embora camufl ado. Outra infl uên-cia foi o para-lama dian-teiro estilo BMW GS 1200, que também emprestou os faróis laterais.

Page 22: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201530#p

et

O antipulgas ideal para cães e gatos

Medicamentos devem ser ministrados Medicamentos devem ser ministrados

com precaução, levando em conta com precaução, levando em conta

o peso do animal e efeitos colaterais

Uma das novidades no mer-cado pet são os medicamentos antipulgas e contra carrapatos, aliados efi cazes para prevenir e tratar o pet desses parasitas que causam doenças graves. Um dos lançamentos, bem recomendado por médicos veterinários, consiste num produto que dura 12 sema-nas, o único com longa duração. Trata-se de um comprimido mas-tigável, indicado só para cães. Outra opção nas prateleiras é um produto em forma de bisnaga para cães e gatos a ser aplicado na re-gião da nuca e da cernelha, sendo que age por quatro semanas.

Segundo a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica do Petz, o dono encontra uma va-riedade de produtos e preços. “É importante, antes de recorrer a um dos métodos, consultar o médico do pet, já que os antipulgas devem ser ministrados com precaução,

levando em conta o peso do ani-mal e possíveis efeitos colaterais, como alergias”, esclarece.

O que diferencia os produtos são os princípios ativos e as for-mas de utilização e apresenta-ção. Há comprimidos (via oral), bisnagas, coleiras, sabonetes e xampus, sprays e pipetas com versões líquidas (gotas aplicadas no dorso do bichinho). “Todos são efi cazes. Quando prescrevemos levamos em conta aquele mais prático para o dono, que será melhor aceito pelo animal e preços condizentes com o orçamento das famílias”, ressalta a veterinária.

As pulgas e os carrapatos po-dem ser identifi cados com uma varredura no pelo do animal, além de observar se o pet está se coçando muito, apresenta falhas na pelagem e descamações e/ou alergias na pele. Em alguns casos, o animal pode fi car prostrado,

parar de comer, entre outros sin-tomas. Na verdade, a maioria dos cães são alérgicos a ectoparasi-tas, além de picada de insetos, como mosquitos e piolhos.

A veterinária do Petz ainda faz um alerta: 95% das pulgas estão no ambiente frequentado pelo animal, apenas 5% em sua pelagem. “En-contrados tanto no ambiente rural e urbano, as pulgas e os carrapatos fa-zem ninhos nas frestas dos tacos de madeira, portas, carpetes, tapetes, além de gramado e terra. “Por isso é importante fi ca atento aos locais que são frequentados pelos pets. Esses espaços, muitas vezes negligencia-dos, também devem ser tratados com produtos específi cos.”

Como picam o animal, as pul-gas podem transmitir vermes pela saliva. Nos felinos, porém, elas são mais graves, pois podem contaminá-los com a Mycoplas-ma, parasita do sangue, cuja no-

cividade está sendo estudada. Grandes infestações de pul-gas, sem tratamen-to adequado, ainda levam a quadros de anemia que podem ser graves, depen-dendo do estado de saúde do animal.

Já os carrapatos, segundo a vete-rinária do Petz, são responsá-veis principal-mente pela Erlichiose e Babe-siose.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 7

atendimento holístico

À frente do empreendi-

mento estão as médicas

Nalia Almei-da e Heloísa

Machado

SILV

IA C

AST

RO

Page 23: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 31

Curiosidades:

✓ Em geral, os antipulgas devem ser usados uma vez por mês- uma forma de prevenir o problema antes do ataque;

✓ As pulgas e os carrapa-tos são transmitidos de um animal para outro. Por isso os cuidados com pets que vivem com outros animais devem ser redobrados;

✓ Além do sintomas que incomodam o animal, o dono tem de verificar se por se coçarem, esses pets não causem feridas na pele, gerando uma infecção na área atingida;

✓ Existem produtos no mercado que tem indicação em bula para filhotes a par-tir de seis semanas;

✓ Raças como Border Collie, Collie e Pastor de Sheltland estão entre os cães que apresentam con-traindicações em relação ao uso de alguns antipulgas, cujo princípio ativo contem ivermectina;

✓ É muito comum a ca-suística nos consultórios o diagnóstico de DAPE - Der-matite Alérgica a picadas de ectoparasitas, como pulgas, piolhos, carrapatos e mosquitos.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 20156

#bem

est

ar

Spa Manaus aposta no Um local que oferece tratamen-

tos e terapias voltadas ao bem estar do corpo e da mente, este é o SPA Manaus. Um espaço amplo em meio à área urbana de Manaus, com ambientes preparados para fazer a diferença. Em novo endere-ço no bairro Aleixo, o SPA Manaus reabre as portas no próximo dia 23 com serviços de estética cor-poral e facial, acupuntura, salão de beleza, além de treinamento funcional e atendimentos médi-cos nas áreas de nutrição, derma-tologia, odontologia, fisioterapia, psicologia, psiquiatria e medicina anti-age (combate ao envelheci-mento) e ortomolecular.

Um dos diferenciais oferecidos pelo SPA é atendimento personali-zado e ‘multidisciplinar’. A médica ortomolecular e uma das sócias do SPA Manaus, Nalia Almeida, destaca que o local possui uma visão holística.

“A proposta do SPA Manaus é um tratamento completo, incluindo o aspecto emocional, bioquímico e fisiológico do paciente. Cuidando da saúde por completo. A medicina que fazemos no SPA, é uma medi-cina diferenciada”, ressaltou.

Terapia ortomolecularVisando o equilíbrio bioquí-

mico das moléculas, a terapia ortomolecular tem a finalidade de repor de minerais, vitaminas e corrigir e eliminar os radicais livres (que causam envelheci-mento das células) no organis-mo. É baseada no equilíbrio das funções vitais do corpo e traba-lha com substâncias naturais e reeducação alimentar.

“Nosso trabalho vai ser pro-curar saber se esse cliente/pa-ciente possui metais tóxicos no organismo, se tem carência de vitaminas e minerais, pois muitas vezes a pessoa está de-pressiva, e em muitos casos

há uma deficiência da produção endógena da serotonina, que é o hormônio que nos dá prazer de viver”, ressaltou Nalia.

“É quando entra o trabalho em conjunto da equipe de profissio-nais do SPA, porque a psicóloga vai estudar a pessoa, conversar para verificar toda a parte emocional e a partir deste levantamento vamos poder equilibrar também o orgânico e, assim, potencia-lizamos o tratamento. Quando compreendemos o que está por trás de determinado distúrbio emocional, fica melhor de traba-lhar”, disse.

Diferenciais Fugindo dos padrões conven-

cionais, o SPA Manaus vem com um conceito de convergência cha-mado ALL IN ONE (em português, ‘tudo em um’). Esse conceito per-mite ao cliente receber atenção multidisciplinar em um só local. E acima de tudo, com um time de especialistas que é referência em suas respectivas áreas de atendimento.

Um desses profissionais é o educador físico Michel Oliveira, que vai levar até o SPA Manaus a metodologia usada no centro de treinamento funcional e no ‘anexo do CT’, ambos localizados no bairro Adrianópolis.

“Dentro SPA Manaus vamos usar a metodologia que já utili-zada nos centros de treinamento, que consiste em realizar um traba-lho voltado para toda e qualquer pessoa e trabalhando todos os músculos do corpo. Ao fim de uma semana de treinos exploramos membros inferiores, superiores, entra também o trabalho de po-tência, velocidade, agilidade e co-ordenação, mas sempre atentan-do a individualidade biologia de cada aluno”, destacou Michel.

A estrutura do SPA Manaus dispõe de consultórios médicos, piscina, campo, área ao ar livre, salas de massagem e entre outros ambientes agradáveis e diferen-ciados. Sem dúvida, ele será o endereço para quem desejar re-laxar e cuida da saúde, fazendo tudo em um só lugar.

“Isso é um sonho. Estamos fa-zendo com muito carinho e esta-

mos com as portas abertas para que todos possam conhecer os ambientes, nossos profissionais e serviços oferecidos. Cada pro-fissional do SPA chegou com esse sonho, nós nos unimos e conse-guimos agregar conhecimento e vontade de fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou a psicóloga e também sócia do SPA Manaus, Heloísa Machado.

Page 24: Elenco - 19 de julho de 2015

32

GB

IM

AGEM

V

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 201532

Cara novaJuliana Baroni será a Rebe-

ca, na novela “Cúmplices de Um Resgate”, mas já sabe que sua personagem passará por transformações visuais a partir do capítulo 50 da trama. É es-perar para conferir. O folhetim é mais uma produção do SBT.

Novo quadro Paulo Ricardo comandará o

quadro “Vídeo Som”, que será mos-trado pelo “Vídeo Show”. Na nova atração, o cantor fará uma viagem através das trilhas sonoras que embalaram as novelas globais.

Juntos no trabalhoMurilo Benício e Débora Fa-

labella estarão juntos em uma série que está sendo produzida pela Globo. O tema da nova atração é a história da televi-são brasileira desde a sua fun-dação em 1950.

Não será o protagonistaSidney Sampaio tinha sido

anunciado como protagonista a novela “Josué e a Terra Prome-tida”, mas a Record manifestou explicando que a produção ainda não tem protagonista e que pro-cura um ator fora do seu casting.

Mais um fi lhoFernanda Lima não esconde

que gostaria de ter mais um fi -lho. Ela e Rodrigo Hilbert já são pais dos gêmeos, João e Fran-cisco, de 7 anos. Bonito de se ver. Que venha mais um bebê!

Participação especialDurante um mês, Fernanda

Motta aparecerá na novela “Totalmente Demais”, que será exibida às 19h pela Globo. No período, ela engatará um ro-mance com o personagem vivi-do por Fábio Assunção e depois deixará a trama.

#cel

ebrid

ade

Rosto arranhado

Dias atrás, Maria Casadevall precisou recorrer à maquiagem

pesada para esconder os ar-ranhões no rosto causados

pelo gato de estimação da atriz. Bem humora-

da, ela não se cansa de contar as tra-

vessuras de seu felino para

os cole-gas de

elenco de “I Love Parai-

sópolis”, na qual ela faz a Margot.

Só faturando

Nicole Bahls não tem de reclamar sobre a crise do Brasil. A moça acabou de estrear um programa na TV paga e, além disso, é requisitada para inúmeros comerciais. Na semana passada passou vários dias entre Fortaleza e Salvador, onde participou de ações publicitárias para uma famosa marca de cerveja. De-pois, embarcou para o Rio de Janeiro, para realizar mais um ensaio fotográfi co para a marca de tênis Adrun, da qual é garota propaganda. A campanha faz parte dos novos projetos da moça que além dos tênis também lança em breve uma linha de roupas e pro-dutos voltados para o segmento fi tness.

Futuro garantido

O ator Gabriel Godoy foi confi rma-do no elenco de “Candinho”, a novela que está sendo escrita por Walcyr Car-rasco, cujas gravações começam em outubro. Lembrando que ele ganhou notoriedade quando interpretou o Afe-ganistão (foto), em “Alto Astral”.

JOÃO

MIG

UEL

JR/

RG

FAB

IAN

O B

ATTA

GLI

N/R

GELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 5

Page 25: Elenco - 19 de julho de 2015

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 33

#lig

ado

nas

nove

las

18h05, na GloboSegunda Ariel consegue resgatar Emília do incêndio, mas a casa fi ca destruída. Vitória torce para que Emília não tenha resistido ao incêndio. Gema e Chico cuidam de Emília, que pede para a amiga olhar por Lívia. Terça Padre Luís ordena que Lívia siga sua viagem, mas a menina decide voltar com Ariel para ver Emília. Vitória diz a Felipe que deseja ver um fi lho seu com Melissa.

Quarta Emília se desespera com o retorno de Lívia e Gema decide chamar um médico. Vitória dá a Afonso a função de criado pessoal de Felipe e Zilda se enfurece.

Quinta Emília revela a Lívia que ela é neta de Vitória. Felipe conversa com Massimo sobre vinhedos e Salomé o convida para o chá que oferecerá a Vitória.

Sexta Os médicos afi rmam que não há mais nada a fazer por Emília e con-vocam Padre Luís. Lívia conforta a mãe. Vitória acredita que Emília está morta. Bento assedia Rosa.

Sábado Emília revela sua história a Padre Luís e afi rma que foi Vitória quem provocou o incêndio em sua casa.

MALHAÇÃOSegunda Nat conta a Duca e Karina que sua

memória está voltando aos poucos. Lobão tem esperança de que Nat esteja armando contra Duca. Dalva desconfi a do comportamento de Nat. Germano visita Nat e checa seu esta-do de saúde. Começa a gravação do clipe de Sol com a música de Pedro. Nat decide trabalhar no QG. Nat pro-cura Lobão e afi rma que eles já podem

colocar sua vingança em prática.Nat comenta que sentiu carinho por

Karina, mas Lobão a convence de que a menina é falsa. Pedro e Karina fazem uma reconstituição de sua história para Tande, que começa a fi lmar o clipe sem que o casal perceba. Nat salva Karina de um acidente, mas sente raiva da meni-na. Dandara conversa com Delma sobre o pretendente virtual da amiga. Orienta-da por Lobão, Nat sabota a academia de Gael. Gael sofre um acidente.

Bianca e Duca socorrem Gael, que se recupera. Gael repreende Duca pela aproximação com Nat. Dandara insiste para que René se revele para Delma como seu pretendente virtual. Todos aprovam o clipe de Tande para a música de Pedro. Pedro descobre que o aniversário de Karina se apro-xima e Tomtom ajuda o irmão a criar um presente para a namorada. Nat ouve quando Gael comenta sobre seus problemas fi nanceiros.

19h15, na GloboSegunda Gabo orienta Ester a reforçar a segurança da sua casa ao descobrir que Grego esteve lá. Soraya e Gabo comentam sobre a morte de Tiago e Júnior escuta a conversa dos dois. Terça Soraya se preocupa ao saber que Izabelita a confundiu com Mari. Tomás avisa a Soraya e Benjamin que Izabelita pode estar com a doença de Alzheimer.

Quarta Eva avisa a Clarice que Bruna está em Paraisópolis. Danda conta para Tomás que Mari está desemprega-da e sugere que ele invista em um restaurante para ajudar a fi lha.

Quinta Benjamin defende a permanência de Izabelita na Pilartex. Clarice insinua que Mari pode não ser fi lha de Tomás e exige que ela faça um teste de DNA.

Sexta Mari exige que Danda explique para Tomás que não lhe pediu dinheiro. Olga comenta com Mari que estava gostando da ideia de ser sua sócia.

Sábado Raul conta para Grego que lembra apenas de estar com Bazunga e Sereno antes de desfalecer. Tinoca orienta Mirela e Claudete a enter-rarem o boneco em um cemitério.

21h20, GloboSegundaBeatriz e Murilo entram no aparta-mento de Evandro, que consegue imobilizar o suposto assaltante. Inês vai com a polícia até o apar-tamento de Evandro e desconfi a da história contada por Beatriz.

Terça Inês insinua a Vera que Beatriz pode estar envolvida no assalto à casa de Evandro. Estela sugere a Maria José que vá à sua casa com Aderbal.

Quarta Evandro confronta Beatriz, que pede ajuda a Guto. Diogo afi rma a Regina que ama Beatriz. Bento propõe amizade a Paula.

Quinta Orientado por Consuelo, Aderbal consegue despistar Maria José, mas Laís desconfi a. Vinícius afi rma a Bento que quer ter o fi lho com Cris.

Sexta Aderbal e Teresa se enfrentam e o jantar fracassa. Paula e Pedro se beijam. Olívia afi rma a Caio que quer prejudicar Regina.

Sábado Diogo se irrita, mas Beatriz acalma o amante. Laís desabafa com Maria José e afi rma que precisa de um tempo longe de Rafael. Paula e Bento se divertem como amigos.

19h45, no SBTSegunda Carmen, Marian, Cintia e Matilde vão até o orfanato para buscar o tesouro. Eduarda vê Paçoca fugir de algo. O garoto explica que es-tava devendo para um dos chefes da comunidade.

Terça Gabriela conta para Miguel que foi conversar com Valentina, mas não conseguiu, pois ela estava dormindo. Eduarda leva Paçoca ao orfanato Raio de Luz.

Quarta Mili sonha que está com o pingente e que Gabriela aparece a chamando de fi lha. Porém, sempre que chega perto dela, Gabriela desaparece. Éri-ca termina o namoro com Francis.

Quinta Miguel e Mili conversam. Os meni-nos excluem Paçoca das conversas. Fernando explica que Geraldo passou bem pela cirurgia e que se tudo correr bem ele voltará logo para casa.

Sexta Shirley e Cícero conversam sobre morarem juntos num futuro breve. Beto vai até a casa de Maria Ce-cília jogar videogame com Tobias. Geraldo acorda e vê Bia.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 20154

#saú

de

Evite o câncer de pele Confi ra medidas preventivas contra a doen-Confi ra medidas preventivas contra a doen-

ça que afeta milhões de brasileiros, ça que afeta milhões de brasileiros,

principalmente nas regiões mais quentes

Com a chegada do verão, as altas temperaturas e excesso de radiação de raios ultravio-letas (UV) o câncer de pele é uma ameaça aos amazonenses, principalmente aos que traba-lham expostos ao sol. A doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representa atual-mente 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

No Amazonas, os Carcinomas Basocelular e Espinocelular repre-sentam 70% dos casos notifi cados no estado. O clima regional, princi-palmente com a chegada do verão amazonense, favorece o apareci-mento da doença e por isso inspira cuidados para os seus moradores.

Provocado, principalmente, pela exposição excessiva aos raios ul-travioletas ou até pelo uso de cabines para bronzeamento arti-fi cial, histórico familiar, sistema imunológico debilitado e clima regional, o problema pode ser tra-tado facilmente, se não for igno-rado em seus primeiros sintomas. De acordo com a dermatologista do Hapvida Saúde, Samanta Me-neguzzi, alguns grupos são mais suscetíveis aos problemas.

“O câncer de pele é mais co-mum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores

de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensí-vel à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas pré-vias são as principais vítimas”, explica a especialista.

Ainda conforme a médica do Hapvida Saúde, grande parte dos casos pode ser resolvido de for-ma simples, através de processo cirúrgico, mas em casos mais avançados como os de melano-ma, por exemplo, o tratamento requer mais cuidado e medidas de combate agressivas.

“Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espes-sa, o que aumenta a chance de metástase para outros órgãos e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Casos de me-lanoma metastático, em geral, apresentam pior prognóstico e dispõem de um número reduzido de opções terapêuticas”, orienta a dermatologista.

Como evitar a doençaA prevenção é sempre o melhor

remédio, e alguns cuidados sim-ples podem fazer toda a diferença, já que o câncer de pele pode levar anos para se manifestar.

O uso de protetor solar é essen-cial diariamente, ao utilizar o pro-duto no dia-a-dia, aplicar uma boa

quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

Outras medidas são o uso de chapéus, camisetas com tecido com proteção solar, evitar ex-posição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão). Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.

Observar regularmente a pró-pria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas. Consul-tar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Três tipos de câncer de pele: o Carcinoma Basocelular, que atinge a camada mais profunda da epi-derme, e se manifesta com mais frequência em áreas do corpo mais expostas ao sol, como face, ore-lhas, pescoço, ombro e costas.

O Carcinoma Espinocelular, que se apresenta geralmente em formas de feridas avermelhadas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, atingindo princi-palmente os homens.

E o Melanoma maligno que é o mais perigoso, porém, possui 90% de chance de cura se detectado em fase inicial. Ele se desenvolve nas células que dão pigmento a cor da pele, a melanina e di-ferencia-se dos demais por se apresentar em forma de sinais na pele, sendo castanhos ou negros, esses “sinais”, mudam de forma e tamanho e podem apresentar sangramentos.

Page 26: Elenco - 19 de julho de 2015

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

34

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórter Fred SantanaMichelle Freitas

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagemKlinger Santiago

CapaRicardo Oliveira

Colaboradores: Selma Reis, Hellen Miranda e Marcelo Guilherme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

Você sabia que o Brasil é o maior mercado consumidor de perfume no mundo? Informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) confi rmaram a manutenção do Brasil como líder mundial no consumo. Partindo desse princípio, nossa reportagem conversou com algumas famosas locais que são apaixonadas por bom cheirinho. E constatamos que um cheiro geralmente é ligado a uma lembrança.

Já na seção de Bem-Estar, apresentamos um espaço que promete, que será inaugurado no dia 26 de julho, inovando nesse conceito. Estamos falando do SPA Manaus.

A proposta do SPA Manaus é um tratamento completo, incluindo o aspecto emocional, bio-químico e fi siológico do paciente.

Na seção de Estética você confere os procedimentos mais procurados pela mulheres depois da gravidez. Entres as cirurgias plásticas mais requisitadas por elas estão o levantamento de mamas e a retirada do excesso de pele e estria abdominal, conhecida como abdominoplastia. Aproveite o domingo e boa leitura.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

Capa

4 | SAÚDE

Com a chegada do verão, as altas tem-peraturas e excesso de radiação de raios ultravioletas (UV), o câncer de pele é uma ameaça aos amazonenses, principalmente

aos que trabalham expostos ao sol.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Muralha da China é visitada diariamente por milha-res de turistas vindos de todas as partes do mundo.

Confi ra o roteiro desta semana.

Cheiro de perfume

9 |TURISMO

12 | BELEZA

O assunto “sobrancelha” sempre foi motivo de atenção para as mulheres.

Qual mulher não passou pelo drama de ter estragado a sobrancelha?

GutoOliveira

Da telinha para a telona

Estreia na próxima quinta-feira, nos Estreia na próxima quinta-feira, nos

cinemas de todo o Brasil, o cinemas de todo o Brasil, o

longa “Carrossel – O Filme”

Um dos fi lmes mais esperados pela criançada nestas férias é “Car-rossel”, longa baseado na novelinha do SBT. Agora da telinha para a telona, “Carrossel – O Filme” estreia na próxima quinta-feira, dia 23, nas salas de cinema de todo o Brasil, e promete repetir o sucesso da TV.

“Carrossel - O Filme” tem o obje-tivo de levar aos cinemas o mesmo clima de diversão, amizade e aven-tura da trama que conquistou o pú-blico em vários países. Dirigido por Alexandre Boury e Maurício Eça, o longa acompanha as férias da turma da Escola Mundial no acampamento Panapaná, comandado pelo simpá-tico Senhor Campos, interpretado pelo ator Orival Pessini. Enquanto as crianças se divertem e aproveitam as semanas longe da sala de aula, Gonzales, o vilão vivido por Paulo Miklos, tenta sabotar o acampa-

mento a todo custo. Para isso, ele conta com a ajuda de Gonzalito (Oscar Filho), um fi el, porém nada esperto funcionário.

Com um texto ágil, divertido e voltado para a família, o fi lme traz no elenco as crianças da novela “Carrossel” interpretando os per-sonagens queridos da garotada, como Cirilo (Jean Paulo Campos), Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Valéria (Maisa da Silva), Koki-moto (Matheus Ueta), Diretora Olívia (Noemi Gerbelli) e Graça (Márcia de Oliveira).

Alexandre Boury é fi lho de Rey-naldo Boury, diretor da trama que vai ao ar pelo SBT. Alexandre, explicou que o trabalho mais difícil do fi lme foi desacelerar os atores mirins que estavam acostumados com o ritmo rápido das gravações da novela. “O trabalho foi só

desacelerar as crianças do ritmo frenético da televisão para o ritmo mais calmo do cinema”.

Já o diretor Mauricio Eça é só elogios para o elenco: “Quando você escuta que terá 16 adolescentes em cena parece algo complicado. Mas os nossos atores são fantásticos! Eles tinham o absoluto domínio de cada um dos personagens e isso ajudou muitíssimo”.

Apesar da pouca idade, o ator mirim Jean Paulo Campos fi cou nacionalmente conhecido após interpretar o ingênuo Cirilo, no remake de “Carrossel”. Nascido em São Paulo, Jean já recebeu diversas homenagens e prêmios por seu trabalho. E claro, que um personagem tão simpático não poderia fi car fora do longa. “Foi a primeira vez que fi z cinema, a maior diferença para a TV é que demora mais: a gente precisa repetir várias vezes a mesma cena para fi car perfeitinho”, revela o ator.

De todo o elenco infanto-juve-

nil, Larissa Manoela é a que teve mais contato com o cinema. Ela participou do longa “O Palhaço”, ao lado de Selton Mello e Paulo José, e do curta “Essa Maldita Von-tade de ser Pássaro”. Diferente da telinha, no fi lme Maria Joaquina já é uma adolescente. “Adorei essa mudança da Maria Joaquina, está mais madura, com um visual mais descolado. Ela representa bem o envolvimento dos jovens com as redes sociais. O pessoal da minha idade faz muito isso, tira selfi e, acho tudo muito bacana”.

Sobre fazer cinema, Maysa Sil-va revela: “cinema é mais lento, fa-zem tudo com perfeição. A novela é mais rápida, a gente faz várias cenas por dia. Eu aprendi muito com os dois”. Na trama ela inter-preta a personagem Valéria.

O público fã de “Carrossel” pro-mete lotar os cinemas de todo o Brasil. Todos estão curiosos para verem como serão essas diverti-das férias da turminha!

“Carrossel – O Filme” estreia na

próxima quinta-fei-ra nos cinemas

CAIO

RO

MAN

O G

UER

RA

Page 27: Elenco - 19 de julho de 2015
Page 28: Elenco - 19 de julho de 2015

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

Elenco

Um aromade lembrança

A empresária Adriana Cordeiro revela A empresária Adriana Cordeiro revela

sua fragrância favorita e as boas sua fragrância favorita e as boas sua fragrância favorita e as boas

memórias que vêm com ela. Páginas 18 e 19

MANAUS, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2015

lenco