EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO...

16
'. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO NORTE

Transcript of EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO...

Page 1: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

'.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIAINSTITUTO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO NORTE

Page 2: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

s

~

EMBRAPA - IPEANEMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA

INSTITUTO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO NORTE - iPEAN

;. UNIDADE DE PESQUISA DE BUBALlNOS "DR. FELlSBERTO (AMARGO"

Informe sobre a Unidade à sua inauguração,

Belém, setembro, 1974

CRISTO NAZARÉ BARBOSA DO NASCIMENTO

LUíS OCTÁVIO DANIN DE MOURA CARVALHO

Ano do 35.0 aniversário de fundação do IPEAN

BELÉM - 1974 1

Page 3: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a
Page 4: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

INTRODUÇÃOLOCALIZAÇÃO

FI N.AL.I DADE

PESSOAL TÉCN ICO

LOCALIZAÇÃOA Unidade de Pesquisa de Bubalinos "Dr . Fe-Iisberto Camargo" está local izada à margemdireita do Rio Guamá, no Município de Belém.Ela ocupa uma área de aproximadamente 400hectares, dos quais cerca de 200 hectares estãosendo utilizados em trabalhos de pesquisa.

localizada no tipo climático Af, caracterizadopor chuvas relativamente abundantes durante oano todo, esta Unidade possuia, em quase todaa sua extensão, terras inundáveis cobertas demata. em solos predominantemente do tipoGley Pouco Húmico.

As terras inundáveis da Unidade apresentamem grande parte solos de elevada fertilidade edividem-se em várzeas alta e baixa, e igapó.

o terreno de várzea recebe anualmente os se-dimentos trazidos em suspensão nas águasbarrentas do rio. Ele é praticamente plano,apresentando declividade em direcâo à terrafirme, e formado de uma faixa marginal ao riode drenagem mais moderada, conhecida por vár-zea alta. Após esta faixa ctliar segue-se a vár-zea baixa de drenagem imperfeita, e, por fim,próximo ao barranco da terra firme, localiza-seo lqapó, local de maior depressão do terreno, 5

Page 5: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

PESSOAL TÉCNICOonde se acumula a água da chuva e a prove-niente da enxurrada da terra firme, determinan-do um grande volume de água.

IMPORTÂNCIAAs extensas áreas regionais de várzea são es-timadas em cerca de 6.000.000 de hectares.Os igapós ocupam uma área bastante represen-tativa das terras inundáveis cobertas de matana Amazônia, sendo conhecida apenas a estima-tiva para o estuário do Rio Amazonas, que é deaproximadamente 1.000.000 de hectares.

Essas extensas áreas de várzea e igapó se en-contram praticamente inexploradas devido asua difícil drenagem e controle das águas, o quenão tem permitido o desenvolvimento agrícolae pecuário bovino. No entanto, o búfalo com-patiblllza-se harmonicamente com as condiçõesadversas dessas encharcadas e lodacentas ter-ras da Amazônia, constituindo-se num verdadei-ro fenômeno fisiológico, produzindo e reprodu-zindo-se magnificamente bem. Estes fatos sãoum atestado do imenso dimensionamento daimportância da Unidade para a pecuária buba-lina da Amazônia.

FINALIDADE

6

A Unidade foi criada com o propósito prlmárlode desenvolver pesquisas sobre alimentação,manejo. melhoramento genético e sanidade debubalinos . As atividades desta Unidade têmsido estendidas ·.para incluir a venda periódicade reprodutores e matrizes bubalinos de altovalor zootécnico para criadores da Região doVale Amazônico.

A Unidade de Pesquisa de Bubalinos está su-bordinada à Seç50 de Criação do IPEAN, a qualdispôe de duas equipes técnicas para o desen-volvimento dos trabalhos de pesquisa nessaUnidade. Uma equipe técnica, localizada noescritório central dessa Seçâo, é responsávelpelo planejamento. supervisão e avaliação dapesquisa, além de auxiliar a outra na execuçãodos serviços, A outra equipe. localizada na pró-pria Unidade, é responsável pela execução dapesquisa, subsidiando a primeira no planejamen-to e na avaliação.

Atualmente, estas equipes estão assim consti-tuídas :

Equipe de planejamento, supervisão e avaliaçãoda pesquisa.

Enq>. AgrO, Zootecnista - M, S, Cristo NazaréBarbosa do Nascimento (Chefe da Seção deCriação) ,Enq=. Agro. Luís Octávio Danin de Moura Car-valho.

Equipe de execução da pesquisa,Eng,cs Agr.os Ernesto Dias Moreira (Chefe daUnidade) e Heriberto Antonio Marques Batista.Também têm sido desenvolvidos trabalhos in-tegrados de pesquisa nesta Unidade com as

Seções de Nutrição e Agrostologia e PatologiaAnimal do IPEAN, através dos seguintes téc-nicos:

Ellgo Agr.o M, S, Emanuel Adilson de SouzaSenão e Enq=, Agro. Migliel Simão Neto (Téc-nicos da Seção de Nutrição e Agrostologia).Médico Veterinário Naírio Serpa Simões .FIéc-nico da Seção de Patolopía Animal).

Page 6: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

TRABALHOSDE PESQUISA

ALIMENTAÇÃO DO REBANHO

MANEJO ANIMAL

MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL

SANIDADE DO REB.ANHO

ALIMENTAÇÃO DO REBANHOA Unidade mantém trabalhos de introdução eavaliação de forrageiras de terrenos inundá-veis, a fim de obter espécies ou variedades deplantas, especialmente gramíneas e leçumino-sas, para formação de pastagem e utilizaçãocomo forrageira de corte.

São estudados o manejo e a utilização pelosanimais dos recursos forrageiros de terrenosalagáveis, enfocando os seus efeitos durantetodo o ano bem como são avaliados o valor nu-tritivo da forrageira e suas flutuações.

Em bubalinos de exploração leiteira, desenvol-vem-se estudos nutricionais em animais, na-fase de cria, verificando-se os reflexos dossistemas de alimentação adotados na vida pro-dutiva destes animais, ao longo de sua utili-zação.

São executados trabalhos de pesquisa sobresuplementação ai imentar de vacas em lactação,mantidas em pastagem, utilizando-se materialsuplementar disponível na Região, com a finali-dade de se elevar economicamente a produçãode leite. 7

Page 7: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

8

São desenvolvidos estudos de engorda de bu-balinos em pastagem, aproveitando o cresci-mento satisfatório da gramínea durante todoano, com a finalidade de antecipar a idade deabate dos animais.

Pesquisas sobre consumo de suplemento mine-ral em animais para corte são desenvolvidos, afim de se quantificar as necessidades minerais,bem como o seu reflexo na produção de carne.

MANEJO ANIMALSão realizados estudos sobre o comportamentoreprodutivo dos búfalos manejados em pasta-gem, verificando-se o seu comportamento se- Q

xual, a distribuição das parições durante o ano,as percentagens de nascimento e desmama, aidade à primeira cria e os intervalos entre pari-çôes. Estes estudos visam a obter métodosmais adequados de manejo aos búfalos, paraum desempenho reprodutivo mais satisfatório.

Os nábitos de bubalinos em pastagem são es-tudados, basicamente, através da quantificaçãoe distribuição do pastejo, da ruminação e doócio, objetivando o desenvolvimento de méto-dos mais apropriados de manejo, a fim de obterum rendimento produtivo mais satisfatório.

A Unidade mantém trabalhos de pesquisa sobrefrequência de ordenha, intervalo entre ordenhase tipos de ordenha (manual e mecânica), osquais são realizados com o propósito de me-lhorar a utilização das búfalas em lactação paraum desempenho mais significativo em produçãoleiteira

Page 8: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

Como o tradicional método de identificação aferro candente, largamente utilizado em bovi-nos, não tem apresentado eficiência satisfató-ria em bubalinos, na Unidade, são estudadosoutros métodos, a fim de assegurar uma iden-tificação adequada dos búfalos.

Com o propósito de poder desfrutar das nume-rosas vantagens do descornamento em bubali-nos, métodos de descorne, através da utilizaçãodo ferro candente, do alicate de descornamentoe da serra cirúrgica, são pesquisados na Uni-dade, verificando-se a eficiência comparativados métodos usados.

MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMALo comportamento médio em desenvolvimentoponderal de diferentes raças de búfalos sobcondições adequadas de pastagem é determina-do, a fim de serem recomendadas as melhoresraças para exploração de carne.

A fim de efetivar o fornecimento de reproduto-res e matrizes melhorantes para o desenvolvi-mento da pecuária bubalina da Amazõnia, búfa-los mais produtivos das melhores raças paraprodução de carne são selecionados através deestudos judiciosos de avaliação da potencial i-dade para carne dos animais envolvidos.

Na área de produção leiteira, é estimado o com-portamento médio de diferentes raças bubalinasem condições apropriadas de pastagem, visan-do fi recomendação de raças mais adaptadas eprodutivas para esse tipo de exploração.

O melhoramento genético dos búfalos de apti-dão leiteira é feito através de seleção e cruza-mento contínuo. No primeiro método de me- 9

Page 9: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

Ihoraménto genético, reprodutores e matrizesda raça Mediterrânea são selecionados criterio-samente. \10 segundo método, está se utilizan-do reprodutores da raça Murrah puros de ori-gem com fêmeas bubalinas leiteiras da região,a fim de ser obtido o Murrah puro por cruza.Como conseqüência deste trabalho, também,são fornecidos animais de alto valor zootécnicopara os criadores da região.

Esse cruzamento contínuo que vem sendo le-vado à efeito ria Unidade é devido ao reduzidís-simo número, no Brasil, de animais da raçaMurrah, considerada a raça de maior potencialleitei ro do mundo entre as bubalinas . Este re-duzidíssimo número, prende-se ao fato da proi-bição da importação de animais da índia e doPaquistão, detentores dos maiores rebanhos debúfalos Murrah do Mundo.

SANIDADE DO REBANHOVem sendo realizado um levantamento de endo-parasitoses no gado bubalino criado em pasta-gem, visando a obter informações sobre asque ocasionam os maiores prejuízos na pecuá-ria de búfalos, estudá-Ias e economicamentecontrolá-Ias.

10

0...,.-'I

r '"~•• f

IIL_ ~

Também, estudos vêm sendo desenvolvidosprocurando diagnosticar toda e qualquer doen-ça que ocorra no rebanho, Além dos diagnós-ticos obtidos, é determinada a incidência des-sas doenças, e os animais afetados são sub-metidos a tratamentos, visando, com isso,a identificação e o grau de ocorrência dasenfermidades que afetam os búfalos em condi-ções de pastagem, bem como o seu combate

~~-::---.J efetivo e econômico.

Page 10: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

Iti

EMBRAPA-IPEAN

PRINCIPAISRESULTADOS

PLANO GERAL

PRODUÇÃO DE CARNE

PRODUÇÃO DE LEITE

PLANO GERALo plantio da Canarana Erecta Lisa (Echinochloapyramidalis), em solos inundáveis, tem apresen-tado bons resultados quando feito no início daschuvas, em covas de aproximadamente 10 cmde profundidade, distantes entre si 50 a 60 cm,utilizando-se divisões de touceira, previamenteaparadas nas suas raízes e na sua parte aéreaa 20 em da base (3 a 5 hastes por cova), ousomente a parte aérea da planta em estágio

avançado de maturação (3 a 5 hastes por cova,contendo de 2 a 3 nós e enterrando-se 1).

Foi revelado que o consumo de suplemento deminerais pelo gado, em pastagem de CanaranaErecta Lisa na várzea, é aproximadamente 1/4do consumo em pastagem na terra firme.

A criação do búfalo em áreas inundáveis daUnidade, em pastos de Canarana Erecta Lisa,tem apresentado resultados satisfatórios, sem 11

Page 11: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

12

drenagem e controle de águas, diminuindo, as-sim, substancialmente as despesas de explo-ração _

Em terrenos inundáveis, cerca de arame far-pado pichado, com 6 fios de 20 em 20 em, pro-vida de escoramento adequado e enterrio pro-fundo dos moirões, tem melhorado rnarcante-mente a contenção dos búfalos _ Por outro lado,o uso de cerca-escola eletrificada tem melhora-do ainda mais a eficiência de contenção

Descornamento eficiente tem sido conseguidoatravés do descorne a ferro candente em ani-mais de 3 a 8 dias de idade _ Também, o des-cornamento com serra cirúrgica ou alicate dedescorne tem apresentado bons resultados,quando os animais são descornados com a ida-de de 2 a 3 meses

o uso da marcação ,criogênica para identificaçãode bubalinos mostrou que o tempo de contacto,a fim de se conseguir 100 por cento de marcaslegíveis, na coxa, foi de 60 segundos, utilizan-dO-SE-marca de cobre e mistura de gelo secoe áicool etílico absoluto.

Dados sobre possíveis características de mani-festação do cio revelaram que o levantamentoda cauda e o entumescimento vulvar são ascaracterísticas que apresentam as melhorespercentagens de sucesso na identificação defêmeas em cio _ Por outro lado, o uso de ani-mal deferentomizado apresentou resultadosbem satisfatórios na identificação de fêmeasem cio .

Dados coletados sobre fertilidade em rebanhobubalino da Unidade mostraram que a percenta-gem de nascimento foi 89 por cento, a idade

Page 12: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

13

Page 13: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA -IPEAN

- .

14

à primeira cria, 3 anos e 3 meses e o intervaloentre parições 15 meses, o que realmente re-presenta um extraordinário desempenho repro-dutivo.

Resultados obtidos confirmam à observação deque a búfala é um animal poliéstrico sazonal,ou seja, tende a apresentar o estro em certaépoca do ano, concentrando as parições em umperíodo curto do ano. Oitenta e oito por centodas parições na Unidade ocorrem de abril ajulho.

A coproscopia em bezerros buballnos criadosem pastagem de várzea revelou que os parasi-tos que ocasionam os maiores prejuízos nosanimais são o Neoascaris vitulorum, o Strongy-loides paplllosus e os Trichostrongyloideos.No entanto, estes parasitos podem ser eficien-temente controlados, desde que combatidossistematicamente.

o

PRODUÇÃO DE CARNE

A pastagem de Canarana Erecta Lisa na várzeamostrou para novilhos bubalínos uma capacida-de de suporte de 1,9 cabeçajhajano com umganho de peso diário de 545 gramas.

Novilhos buballnos de aproximadamente 2 anosde idade provenientes de criação em pastosnativos, engordados durante cerca de 1 ano empastagens de Canarana Erecta Lisa e suplemen-tação mineral, através de pastoreio rotacional,apresentaram uma média de peso vivo para aba-te de 484 quilogramas, em jejum, e uma médiade percentagem de carcaça de 55 por cento.

Page 14: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA-IPEAN

Prova de degustação realizada revelou que acarne bubalina, assada ou cozida, não apresen-ta diferença significativa em relação à carnebovina.

Estudo comparativo de engorda em CanaranaErecta Lisa na várzea com pastagens de terrafirme mostrou que a Canarana é a mais econô-

, mica entre as gramíneas envolvidas.

PRODUÇÃO DE LEITE

Têm sido obtidos resultados que mostram au-mentos de até 11 por cento em produção leitei-ra em búfalas, com o uso de suplementação

~ de concentrados, em pastos de Canarana ErectaLisa.

A exploração leiteira em vacas bubalinas feitaexclusivamente em pastagem de Canarana Erec-ta Usa ainda é mais econômica do que aquelacom suplementação de concentrados.

Búfalas Mediterrâneas ordenhadas duas vezesao dia mostraram um aumento de 24,1 por cen-to em produção de leite em relação àquelasordenhadas uma vez.

Ordenha sem o uso da cria para provocar adescida do leite tem sido obtida em vacas bu-balinas criadas na Unidade, numa percentagemde aproximadamente 80 por cento das fêmeasem lactação, através de um sistema em que,gradualmente, na primeira semana de lactação,se desabitua a vaca da cria e se acostuma essamatriz à ordenha manual ou mecânica. 15

Page 15: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

EMBRAPA -IPEAN

16

Foi verificada a necessidade de utilização delaqoa artificial para o banho dos animais, antesde cada ordenha, por 10 minutos, a fim de as-segurar. uma limpeza adequada dos animais,bem como o seu refrescamento, através da dis-sipação de calor corporal.

o uso de ordenhadeira mecânica em búfalastem apresentado resultados promissores quantoao comportamento das vacas ante essa técnica.

A média de produção de leite corrigida parasexta lactação de búfalas Mediterrâneas sele-cionadas, em duas ordenhas diárias, em regimeexclusivo de pasto de Canarana Erecta Lisa eminerais, foi 2.032 quilos por lactação.

Búfalas 1/2 Murrah - 1/2 Mediterrâneas apre-sentaram uma produção de leite por lactação18,5 por cento superior às búfalas Mediterrâ-neas, em duas ordenhas diárias.

A vaca bubalina Limeira, resultante do progra-ma de melhoramento genético da Unidade, é arecordista nacional de produção leiteira embubalinos, com 4.645 kg de leite, 7,3% de gor-dura, em 365 dias, ainda na sua 2a. lactação.

Page 16: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA INSTITUTO …ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158649/1/FL00166.pdf · Informe sobre a Unidade ... através do descorne a

GRÁFICA FALANGOLA- Osvaldo Cruz, 73 - Belém-Pa

,