Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte...

26
Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi Campos

Transcript of Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte...

Page 1: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Entendendo o Sped como um projeto de investimento em

competitividade

por: prof. Roberto Dias Duarte

“Somente se melhora o que se pode medir”,

Vicente Falconi Campos

Page 2: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

ApresentaçãoApresentação

Diretor

Site: www.robertodiasduarte.com.br

"Conheço apenas a minha ignorância”

Sócrates

SPED Expert Parceiro

Page 3: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Documento EletrônicoDocumento Eletrônico

Page 4: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

NF-eNF-e

Page 5: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

NF-eNF-e

Page 6: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

NF-eNF-e

Page 7: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

DANFEDANFE

Page 8: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

RetornaRetornaAutorizaçãoAutorização

NF-eNF-e

Envio eletrônico (EDI)Envio eletrônico (EDI)

Trânsito Autorizado (DANFE)Trânsito Autorizado (DANFE)

Retransmite NF-eRetransmite NF-e

Consulta NF-e

Consulta NF-e

ContribuinteContribuinteRemetenteRemetente

ContribuinteContribuinteDestinatárioDestinatário

SPEDSEFAZ/UF

EnviaEnviaNF-eNF-e

Nota Fiscal EletrônicaNota Fiscal Eletrônica

Page 9: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

SPED Contábil - ECDSPED Contábil - ECD

Page 10: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

SPED Contábil - ECDSPED Contábil - ECD

Page 11: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

SPED Contábil - ECDSPED Contábil - ECD

Page 12: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

SPED Contábil - ECDSPED Contábil - ECD

Page 13: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

SPED Fiscal - EFDSPED Fiscal - EFD

Page 14: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

O SPED vai pegar?O SPED vai pegar?

7/4/2009

Cronograma da NF-e

Abril/2008: 5 setores Dezembro/2008: 9 setores Abril/2009: 25 setores

Setembro/: 54 setores

Abril/2010

Atacado, Indústria e outros

1/9/20095/7/2009

Page 15: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

2009: • 85% da arrecadação de ICMS será com NF-e• Quem não emite NF-e, recebe de seu fornecedor• SPED Contábil: 87% das empresas cumpriram o prazo• Implantação do CT-e

2010:• Massificação do SPED Fiscal • SPED Contábil para empresas de lucro real • Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) • NF-e para todos contribuintes de ICMS e IPI• e-Lalur • e-Folha (ou e-Social)• CIAP/Livros de Controle da Produção e do Estoque

Cenário de Curto PrazoCenário de Curto Prazo

Page 16: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

•SPED Financeiro (contas a pagar/receber)•Cupom fiscal eletrônico• Caixa postal do contribuinte• Harpia e sistemas de malha fina empresarial•Acompanhamento on-line das operações com NF-e•Confirmação ou desconhecimento das operações•Caixa Postal do contribuinte•Conta corrente do contribuinte•Gráficos referentes as operações•Relatórios com os cruzamentos dos dados•Relatório por segmento econômico•Relatório com indícios para fiscalização

TendênciasTendências

Page 17: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

“Com os novos sistemas de controles fiscais, em 5 anos o Brasil terá o menor índice de sonegação empresarial da América Latina e em 10 anos índice comparado ao dos países desenvolvidos.”

IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário

Sonegação Fiscal Sonegação Fiscal

Page 18: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

ERP BásicoERP Básico

Page 19: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

ECD

AdministradorContabilista

SPED

BACEN, SUSEP, CVM,DNRC, RFB, SEFAZ

RepresentanteLegal EFD

ERP no Contexto do SPEDERP no Contexto do SPED

Page 20: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Relacionamento Empresa & ContadorRelacionamento Empresa & Contador

Sistema Fiscal/Contábil

Processos Fiscais/ContabeisProcessos Operacionais

Sistemas não integrados ou inexistentes

DANFE + Documentos

Empresa Escritório Contábil

X

X

XX

X

X

XX

Ineficiência e ineficáciaIneficiência e ineficácia

Page 21: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Processos Fiscais/ContabeisProcessos Operacionais

Sistema ERP + Contabil + Fiscal

Empresa Escritório Contábil/Contador

ECD

AdministradorContabilista

SPED

BACEN, SUSEP, CVM,DNRC, RFB, SEFAZ

RepresentanteLegal

EFD

Acesso remoto

Solução para empresas maioresSolução para empresas maiores

Relacionamento Empresa & ContadorRelacionamento Empresa & Contador

Page 22: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Sistema Fiscal/Contábil

Processos Fiscais/ContabeisProcessos Operacionais

Sistema ERP operacional

NF-e + EST + FIN

Empresa Escritório Contábil

Relacionamento Empresa & ContadorRelacionamento Empresa & Contador

Modelo de transiçãoModelo de transição

Page 23: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Processos Fiscais/ContabeisProcessos Operacionais

Sistema ERP + Contabil + Fiscal

Empresa Escritório Contábil ou datacenter

ECD

AdministradorContabilista

SPED

BACEN, SUSEP, CVM,DNRC, RFB, SEFAZ

RepresentanteLegal

EFD

Acesso remoto

Relacionamento Empresa & ContadorRelacionamento Empresa & Contador

Modelo 100% hospedadoModelo 100% hospedado

Page 24: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Diferenciando Seu NegócioDiferenciando Seu Negócio

Page 25: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Impactos do SPED: EmpresasImpactos do SPED: Empresas

Profissionalização das atividades gerenciais e operacionais

Planejamento tributário Organização de processos contábeis Revisão de processos, em especial administrativos

e logísticos Auditoria Integração eletrônica de informações fiscais e

logísticas com clientes, fornecedores e contadores Capacitação profissional Segurança da informação Implantação de sistemas de apoio a gestão

empresarial (ERP)

Page 26: Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.

Bem-vindos à Era do ConhecimentoBem-vindos à Era do Conhecimento

Mais informações:

www.robertodiasduarte.com.br