Entrevista - apcmc.pt · 40 ANOS, COMO TEM SIDO A EVOLU-ÇÃO DA CIMACA E QUE BALANÇO FAZ DA SUA...

20
106 mar-abr’16 > Entrevista I Arnaldo Duarte, Presidente do Conselho de Administração “...a empresa faz um atendimento persona- lizado, complementando as necessidades dos clientes, quer profissionais quer parti- culares.” (pág.4) > Barbot “A Barbot apresenta as tendências de cor para 2016, numa paleta inspiradora, para dar uma nova cor à sua casa e à sua vida.”... (pág.6) > Reynaers Aluminium “Combinar liberdade arquitetónica com máximo conforto é possível com a solução em canto do sistema CP 155.”... (pág.7) > Tarkett > Gyptec Ibérica “Gyptec Ibérica, empresa portuguesa fa- bricante e especialista em sistemas de placas de gesso, tem vindo a desenvolver soluções e recomendações para interven- ções em edifícios habitacionais e unida- des hoteleiras.”... (pág.9) “Para um ambiente calmo ou um espaço dinâmico e inspirador, encontra tudo isto na coleção iD Square, da Tarkett.”... (pág.8) A Cimaca evoluiu serenamente, consolidando a sua posição no mercado local...

Transcript of Entrevista - apcmc.pt · 40 ANOS, COMO TEM SIDO A EVOLU-ÇÃO DA CIMACA E QUE BALANÇO FAZ DA SUA...

106

mar-abr’16

> Entrevista I Arnaldo Duarte, Presidente do Conselho de Administração

“...a empresa faz um atendimento persona-lizado, complementando as necessidadesdos clientes, quer profissionais quer parti-culares.” (pág.4)

> Barbot

“A Barbot apresenta as tendências decor para 2016, numa paleta inspiradora,para dar uma nova cor à sua casa e àsua vida.”... (pág.6)

> Reynaers Aluminium

“Combinar liberdade arquitetónica commáximo conforto é possível com a soluçãoem canto do sistema CP 155.”... (pág.7)

> Tarkett > Gyptec Ibérica

“Gyptec Ibérica, empresa portuguesa fa-bricante e especialista em sistemas deplacas de gesso, tem vindo a desenvolversoluções e recomendações para interven-ções em edifícios habitacionais e unida-des hoteleiras.”... (pág.9)

“Para um ambiente calmo ou um espaçodinâmico e inspirador, encontra tudo istona coleção iD Square, da Tarkett.”... (pág.8)

A Cimaca evoluiu serenamente,consolidando a sua posição no

mercado local...

publicidade>

>

Editorial

editorial / sumário / dados da construção

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Afonso Manuel Coutinho Caldeira

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a Construção

Praça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210; Fax: 225 074 218/9E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

O primeiro é um fundo, com uma dotaçãode cerca de 250 milhões de euros, para par-ticipar em fundos que, esses sim deverãooperacionalizar o financiamento dos proje-tos de reabilitação. Já estava previsto noâmbito do POSEUR. Está atrasado e só de-verá estar operacional lá para o fim do ano.

O segundo, “Reabilitar para Arrendar”, foicriado no final do primeiro semestre do anopassado. Tem 50 milhões do BEI e do Ban-co de Desenvolvimento do Conselho da Eu-ropa e está em execução.

A terceira medida é completamente nova.Usar dinheiro da Segurança Social para in-vestimentos imobiliários em reabilitaçãodestinada a arrendamento a preços acessí-veis é uma ideia que não se sabe como vaifuncionar ou se poderá mesmo vir a ser im-plementada, uma vez que há restrições le-gais à sua utilização.

A última, a candidatura ao Plano Junckerpara obter financiamento bonificado para amelhoria energética dos imóveis, é uma in-tenção. Boa, mas ainda apenas e só umaintenção que terá que contar com os priva-dos e que se submeter a um processo exi-gente e demorado de aprovação.

Há, também, outro ditado que reza que“quando a esmola é grande, o pobre des-confia!” E é mesmo para desconfiar.

04

0607080911

>

Dados da Construção (Fonte: INE)>

Sumário>

Ficha Técnica>José de Matos,

Coordenador

ÍNDICES DE PRODUÇÃO, EMPREGO E REMUNERAÇÕES NA CONSTRUÇÃOFEVEREIRO DE 2016

O índice de produção na construção1 apresentou, em fevereiro,uma taxa de variação homóloga de -4,7%, idêntica à verificada noperíodo anterior. Os índices de emprego e de remunerações dimi-nuíram, respetivamente, 5,3% e 4,6% (variações de -5,6% e -3,7%no mês anterior).

Índice de Produção na Construção Variação homóloga - médias móveis de 3 meses,% ajustada dos efeitos de calendário e da sazonalidade

3

OBRAS LICENCIADAS E CONCLUÍDAS4º TRIMESTRE DE 2015 - DADOS PRELIMINARES

No 4º trimestre de 2015 os edifícios licenciados diminuíram 4,0% face aoperíodo homólogo (-6,4% no 3º trimestre de 2015), correspondendo a 3,6mil edifícios. Nos edifícios licenciados para construções novas observou-seum acréscimo de 5,7% (+1,8% no 3º trimestre de 2015) enquanto no licen-ciamento para reabilitação se registou um decréscimo de 16,2% (-21,0%no 3º trimestre de 2015). Os edifícios concluídos registaram uma diminui-ção de 24,4% (-24,8% no 3º trimestre de 2015) totalizando 2,6 mil edifícios.

Edifícios licenciados - Evolução anual 2006-2015

Entrevista - Cimaca Técnicas

- Barbot - Reynaers Aluminium- Tarkett- Gyptec Ibérica

Materiais / Equipamentos

Nos últimos dias foram apresentadas,com alguma pompa e circunstância, umamão cheia de medidas para incentivar areabilitação urbana, o mercado do arren-damento e a eficiência energética, umverdadeiro “três em um”.

Como diz o ditado: “não há fome que nãodê em fartura”!

Trata-se com efeito, do anúncio de publi-cação do Aviso de Concurso para Gestãodo Instrumento Financeiro para a Reabili-tação e Revitalização Urbanas, da divul-gação do Programa “Reabilitar para Ar-rendar”, da ideia de usar 1.400 milhõesde euros do Fundo de Estabilidade Finan-ceira da Segurança Social para investi-mentos em reabilitação e, por fim, do Pro-grama Casa Eficiente, que é uma candi-datura ao Plano Juncker.

4

entrevista>

COM 40 ANOS DE EXISTÊNCIA A CIMA-CA É UMA EMPRESA QUE COMERCIALI-ZA TODA A GAMA DE MATERIAIS DECONSTRUÇÃO.

COM UMA EQUIPA COMERCIAL QUALIFI-CADA, A EMPRESA FAZ UM ATENDIMEN-TO PERSONALIZADO, COMPLEMENTAN-DO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES,QUER PROFISSIONAIS QUER PARTICU-LARES.

ALIA AO PRODUTO SERVIÇOS PRÓ-PRIOS DE ENTREGA NO DOMICÍLIO, SEMCUSTOS ACRESCIDOS, EM TEMPO ÚTIL.

PRESENTE NO MERCADO HÁ QUASE40 ANOS, COMO TEM SIDO A EVOLU-ÇÃO DA CIMACA E QUE BALANÇO FAZDA SUA ATIVIDADE?

Percorridos 40 anos de atividadeno mercado nacional e externo,tendo por base o comércio de todoo tipo de materiais para a constru-ção civil, a Cimaca evoluiu sere-namente, consolidando a sua po-sição no mercado local (grandePorto) duma forma sustentada,sempre acompanhando a evolu-ção da procura.

QUAIS SÃO AS GRANDES ÁREAS DE NE-GÓCIO DA CIMACA?

A Cimaca tem capacidade de res-posta em todas as áreas de negó-cios relacionadas com a construçãoe arquitetura. Com uma grande ga-ma de produtos e artigos diferencia-dos, responde às mais diversas so-licitações, nomeadamente desdepedreiro e trolha até à decoração fi-nal do lar, passando pelos cerâmi-cos, louças sanitárias, pichelarias,material elétrico, tintas e aqueci-mento. Elaboramos ainda projetosà medida em 3D de cozinhas e de-coração de interiores.

CONSTRUIR RELAÇÕES DE PROXIMIDA-DE COM OS CLIENTES E PARCEIROS ÉALGO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTEN-TABILIDADE DE UM NEGÓCIO. QUAISSÃO OS PRINCIPAIS CLIENTES CIMACA,ATUALMENTE? COMO SE DIFERENCIAFACE A OUTRAS EMPRESAS?

A carteira de clientes que a Cimacasustenta é muito vasta e diversifica-da. Desde logo, os médios e pe-quenos construtores, agentes lo-cais de construção e particulares.

> Cimaca - Materiais de Construção, SA Arnaldo Duarte, Presidente do Conselho de Administração

Atentos ao grosso dos produtoscomercializados, temos sempre agarantia e assistência das váriasfábricas face às dificuldades oureclamações. Nós não produzi-mos, revendemos.

Todavia, os nossos comerciais,pela via da profissionalização quedefendemos, estão sempre dis-poníveis para dar assistência nopós-venda sempre em prioridade.

QUAIS AS EXPECTATIVAS DA EMPRE-SA EM RELAÇÃO AOS PRÓXIMOSANOS?

O que nos reserva em termos defuturo é o clima nebuloso que nospersegue. Infelizmente as políti-cas que imperam são pouco ani-madoras para os mercados emque vivemos.

Acresce ainda vários externosque complementam o negócio.Não estando apoiada em clientesselecionados ou adquiridos comoprincipais, poderá ser essa a nos-sa diferenciação da concorrência.Servimos todos e qualquer um.

QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA ME-LHOR SERVIR E FIDELIZAR OS CLIEN-TES?

As estratégias seguidas desdesempre pela administração, paramelhor servir, têm sido: compro-misso, serviço pontual, ética erespeito pelo cliente, seriedadenegocial, profissionalismo e aten-dimento personalizado. Assimsentimos que os clientes nos co-nhecem, confiam e falam connos-co. Somos parceiros no melhorsentido da palavra.

QUAIS AS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTESATUALMENTE? QUAIS AS SUAS PRINCI-PAIS PREOCUPAÇÕES NA SELEÇÃO DOSPRODUTOS E DOS FORNECEDORES?

Efetivamente, os clientes atuais sãobons conhecedores dos produtos edo mercado e sabem o que querem. Temos de ser profissionais, casocontrário nunca agradaríamos àsexigências da clientela com reflexosnegativos nas vendas. Por outro la-do, estamos atentos ao apareci-mento de novos produtos comple-mentares ou inovadores que, por sisó, nos ajudam a selecionar os for-necedores de preferência nacio-nais, credíveis e de qualidade.

QUE SOLUÇÕES, NO QUE RESPEITA ÀASSISTÊNCIA TÉCNICA E PÓS-VENDA,DISPONIBILIZAM AOS VOSSOS CLIEN-TES?

Nós, Cimaca, procuraremos en-frentar como até aqui as adversi-dades, na certeza de que a nossagestão resultará positivamentepara que a nossa permanência nomercado preserve a marca “Ci-maca”, que a nossa equipa comtrabalho conjunto conseguiu im-por no mercado.

Cimaca - Materiais de Construção, SARua 5 de Outubro, 3300, Ap. 30714431-801 Avintes - Vila Nova de GaiaTel.: 227 877 330Fax: 227 827 112E-mail: [email protected]: www.cimaca.pt

técnica>

6

> Tendências de Cor para Interiores I Barbot

OS ROSAS E VIOLETAS

Românticos e sedutores, os rosas evioletas são uma das grandes ten-dências de cor para 2016. A Pantonedefiniu o Rosa Quartz como cor doano, mas a verdade é que a paleta émais abrangente, desde os tonsmais pueris às cores mais intensas equentes. Podem ser utilizadas comocor dominante, criando ambienteelegantes, delicados e femininos ouaplicados numa só parede paraacentuar um determinado espaço.

AZUIS E VERDES FORTES

Os azuis e os verdes são cores in-tensivas e vibrantes, sendo ele-mentos de destaque na decoraçãoe à volta dos quais se estruturamos restantes elementos. Nas ten-dências para 2016, surgem conju-gados com madeiras rústicas, quequebram a luxuosidade dos tons eos tornam mais versáteis.

CINZAS

Os cinzas não largam o pódio dastendências. Sofisticados e versá-teis adaptam-se a diferentes estilose espaços. Surgem agora mais li-gados aos tons ardósia, escuros econtrastantes com o restante am-biente. Criam ambientes urbanos efuturistas, ao gosto dos millenials.

CASTANHOS

Os castanhos estão também emevidência nas novas tendências,surgindo em cores quentes de ter-ra, café e moka.

O início do ano é sempre inspira-dor à mudança. Novas resolu-ções, novas vontades, energiasrenovadas. A Barbot apresenta astendências de cor para 2016, nu-ma paleta inspiradora, para daruma nova cor à sua casa e à suavida.

À medida que o dia-a-dia se tornacada vez mais digital e veloz, astendências de decoração trans-formam a casa num refúgio deconforto, onde os sentidos sãoestimulados por experiênciasanalógicas. A cor é vista comouma forma de despertar os senti-dos, recuperar memórias e criarreferências de conforto.

A COMPLEXIDADE DO BRANCO

O branco é intemporal. Em 2016,volta a estar em força nas tendên-cias de decoração, que explorama complexidade dos brancos, emdiferentes tons e temperaturas.Ou seja, combinações de diferen-tes tons de branco e jogos com asexposições à luz, criando nuan-ces subtis e elegantes.

CONTRASTES DE COR

E porque a decoração é feita decontrastes, ao mesmo tempo quese faz a apologia do branco, faz--se o elogio aos contrastes de co-res fortes, em cruzamentos acen-tuados, que criam dinâmica e ân-gulos fortes. Os contrastes conse-guem-se entre branco puro e co-res garridas ou em conjugaçõesarrojadas de tons.

A COMPLEXIDADE DO BRANCO

CONTRASTES DE COR

OS ROSAS E OS VIOLETAS

CINZAS

CASTANHOS

.

Barbot - Industria de Tintas, SARua da Palmeira, 240Apartado 294431-953 Vila Nova de GaiaTel.: 227 169 200Fax: 227 169 218E-mail: [email protected]: www.barbot.pt

Uma ligação às raízes, que permiteconjugações com madeiras, begese cremes, criando ambientes con-fortáveis e reconfortantes.

Além das tendências de cor, o novocatálogo da Barbot apresenta ain-da conselhos importantes para tiraro melhor partido de cada ambiente,disfarçar imperfeições e escolheras cores mais adequadas para ca-da espaço da casa. A sua casa éuma tela ao serviço da sua imagi-nação. Ponha mãos à obra!

técnica>

> Sistema Premium CP 155 I Reynaers Aluminium

O SISTEMA PREMIUM CP 155 DA REY-NAERS ALUMINIUM MAIS APTO A RES-PONDER A DESAFIOS ARQUITETÓNICOSEXIGENTES�

Combinar liberdade arquitetónicacom máximo conforto é possívelcom a solução em canto do sistemaCP 155, também disponibilizadocom solução inteligente de isola-mento de painéis de grandes di-mensões. Com estas atualizações,o CP 155 torna-se uma solução dereferência para edifícios de últimageração.

NOVAS CONFIGURAÇÕES: SOLUÇÃO EMCANTO

Os espaços contemporâneos exi-gem flexibilidade. À semelhança doque já acontecia com outros siste-mas da Reynaers, também a CP155 surge agora com a solução emcanto, que permite proteger do ex-terior mas abrir totalmente a qual-quer momento, fundindo espaços.A porta de correr elevatória CP 155combina esta configuração com assuas já reconhecidas valências:conforto e isolamento.

A abertura em canto é aplicávelà CP 155-LS 2-rail e à CP 155monorail (com aplicação de bitepelo exterior), alcançando eleva-das performances na permeabili-dade ao ar, resistência à cargado vento e estanquidade à água(3 - C2 - 7A). Os painéis fixos emcanto podem ser aplicados emtodas as variantes da CP 155-LScom aplicação de bite pelo exte-rior.

PESO ELEVADO E DIMENSÕES XL

O alto isolamento com vidro triploimplica necessariamente painéisde vidro pesados. Lado a ladocom esta preocupação, os espa-ços modernos querem o maiorbenefício da luz natural.

A Reynaers responde a estas ne-cessidades ao tornar mais fácil acolocação de vidros pesados e degrandes dimensões no sistemaCP 155: é possível alcançar facil-mente os três metros de altura euma largura enorme com recur-sos a novas peças que permitemestender o aro.

Contudo, a alteração mais signifi-cativa são os painéis fixos que es-tão agora aptos a suportar até1500 kg de peso nas versões mo-norail. A aplicação do bite pelo ex-terior facilita a instalação no localdestes painéis, mesmo em alturaselevadas. A solução anti-intrusão(classe RC2) está disponível nasduas opções de envidraçamento(pelo interior ou pelo exterior).Adicionalmente, a CP 155-LS(versão de correr elevatória) facili-ta o manuseamento de folhas até400 kg.

PERFORMANCES CP 155

Concept Patio® 155 é um sistemade correr altamente isolado comelevadas performances. O con-ceito sofisticado vai ao encontrodas mais elevadas expectativasdo consumidor no que respeita aqualidade, isolamento e fácil ma-nuseamento.

Com a versão HI (alto isolamen-to), o sistema pode alcançar até1,07 W/m²K (Uf-value). Valoresque num elemento envidraçado

podem atingir valores inferiores a1,0 W/m²K permitindo que a CP155-HI, com uma certificação Mi-nergie, possa ser utilizada paraedifícios de baixo consumo ener-gético. Além de tudo o mais, o sis-tema está disponível com soleirareduzida e com abertura automá-tica para melhor acessibilidade emaior conforto.

Reynaers Aluminium, SAParque Industrial Manuel da Mota, Lote 6Ap. 234 3100-905 PombalTel.: 236 209 630; Fax: 236 219 435E-mail: [email protected] Site: www.reynaers.pt

Incentivar a eficiência no trabalhoatravés da promoção de uma equi-pa perfeita: conforto e bem-estar.Para um ambiente calmo ou um es-paço dinâmico e inspirador, encon-tra tudo isto na coleção iD Square,da Tarkett.

NOVA OFERTA PARA ESCRITÓRIOS

• Uma grande variedade de mode-los e cores para criar ambientes se-renos ou mais estimulantes, pararefletir a imagem e os valores dasua empresa.

• As suas cores combinam e coor-denam para por forma a demarcarespaços.

• 3 formatos diferentes: 50x50 cmpara desenhos clássicos e intempo-rais, 66x66 cm com design modernoe menos juntas para uma estéticaperfeita, 25x100 cm e 50x50 cm pa-ra jogar em multi-combinações.

>

8

técnica

> Pavimento LVT iD Square I Tarkett

CONFORTO DOS FUNCIONÁRIOS E EFI-CÁCIA NO TRABALHO

• Melhor acústica numa área commenor transmissão de som - idealpara áreas de trabalho onde é ne-cessária concentração elevada.

• Qualidade do ar interior incompa-rável com <10 ug / m³ de emissão.

• Tecnologia livre de ftalatos é umanorma garantida para assegurar asaúde dos seus funcionários.

FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR E REMO-VER

• Oferta Tackifier: o pavimento émais fácil de instalar e remover, fa-cilitando a substituição dos mosai-cos/réguas e o acesso à base.

• Novos formatos 66x66 cm e25x100 cm, que permitem uma ins-talação 10% mais rápida.

GRANDE RESISTÊNCIA E LIMPEZAFÁCIL

• Especificamente desenvolvido pa-ra um ambiente de trabalho exigen-te, de tráfego intenso.

• Resistente à propagação de man-chas de água e café, fácil de manterlimpo.

• Superfície higiénica e de fácil ma-nutenção com tratamento TopClean XP™. Uso reduzido de águae detergentes.

DETALHES TÉCNICOS

• Indentação (EN 433) - 0,15 mm

• Comportamento à luz (EN ISO105-B02) ≥ 6

• Reação ao fogo - Bfl-s1 auto-po-sante ou colado sobre qualquersubstrato A2fl ou A1fl (betão)

• Reação ao fogo - Cfl-s1 auto-po-sante ou colado sobre qualquer de-rivado de madeira

• Propriedades electro-estáticas(EN1081) R1>1010Ohms

CERTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

• Classificação - comercial (EN 685)classe 34

Tarkett, SATel.: 214 276 420E-mail: [email protected]: www.tarkett.pt

> técnica

> Soluções para Construção e Reabilitação de Edifícios Habitacionais e Hoteleiros I Gyptec Ibérica

Gyptec Ibérica, empresa portu-guesa fabricante e especialistaem sistemas de placas de gesso,tem vindo a desenvolver soluçõese recomendações para interven-ções em edifícios habitacionais eunidades hoteleiras.

Existem características essen-ciais a ter em conta quando se es-colhe o sistema a aplicar, nomea-damente: o comportamento me-cânico associado à rigidez da pa-rede e capacidade de suporte decargas; a resistência ao fogo quecorresponde ao atraso na propa-gação de um incêndio e o confor-to acústico e térmico.

De notar ainda que alguma legis-lação equipara cada quarto dehotel a um fogo, pelo que os re-quisitos a cumprir são semelhan-tes.

PAREDES INTERIORES ENTRE FOGOSOU QUARTOS DE HOTEL

REQUISITOS A TER EM CONTA

• Mecânico - altura máxima reco-mendável da solução ≥ pé direito

• Acústico - índice de isolamento asons aéreos medido em obraDnT,w ≥ 50 dB

• Fogo - resistência ao fogo emminutos do sistema EI ≥ 60

SOLUÇÃO GYPTECExistem vários sistemas testadose caracterizados que cumpremestes requisitos.

Como exemplo:

PAREDE DIVISÓRIA 176 BA13A

PAREDE DIVISÓRIA 220 BA13A

PAREDES EXTERIORES

REQUISITOS A TER EM CONTA

• Térmico - valor de U da soluçãomais baixo possível. Aumentar a resistência térmica do siste -ma

• Acústico - índice de isolamento asons aéreos medido em obraD2m,nT,w≥ 33dB ou 28dB

SOLUÇÃO GYPTECDe entre os vários sistemas pos-síveis destacamos:

REVESTIMENTO 83 ICB 13-40

Toda a informação técnica sobreos sistemas Gyptec, encontram-sedisponíveis na plataforma onlineGestor de Soluções.

A plataforma agrega centenas desistemas testados e caracteriza-dos para paredes, revestimen-tos, tetos e divisórias interiores.Acesso direto através da páginawww.gyptec.eu.

Gyptec Ibérica - Gessos Técnicos, SA3090-380 Figueira da FozTel.: 233 403 050; Fax: 233 430 126E-mail: [email protected]: www.gyptec.euwww.SolucoesParaConstrucao.com

9

ATÉ AO DIA 13- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (ABR.16)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (MAI.16)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (MAI.16)

ATÉ AO DIA 20- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (MAI.16)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (MAI.16)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (MAR.16)- IRC/IRS - retenções na fonte (MAI.16)- SELO - pagamento do relativo a MAI.16- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral

ATÉ AO DIA 27- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em MAI.16

ATÉ AO DIA 30 - IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em JUN.16

>

10

ATÉ AO DIA 10- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (MAR.16)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (ABR.16)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (ABR.16)

ATÉ AO DIA 16 - IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (1º TRIM.2016)

ATÉ AO DIA 20 - SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (ABR.16)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (ABR.16)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (ABR.16)- IRC/IRS - retenções na fonte (ABR.16)- SELO - pagamento do relativo a ABR.16- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (1º TRIM.2016)

ATÉ AO DIA 25- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em ABR.16

ATÉ AO DIA 31- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em MAI.16- IRS/2015 - declaração de rendimentos mod. 3 (cat. B, E, F�)- IRC/2015 - declaração modelo 22

concursos públicos / obrigações fiscais

Aveiro

CONSTRUÇÃO DE PAVILHÕES - PARQUE INDUSTRIALPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 71 DE 12 DE ABRIL DE 2016Emissor: MUNICÍPIO DE ÁGUEDAPreço Base do Concurso: 1.895.299,97 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 12 DE MAIO DE 2016

Funchal

REFORMULAÇÃO DO SISTEMA ADUTOR DO PORTO DA CRUZ INCLUINDOA ZONA ALTA DO GAMBÃO E DO FOLHAPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 66 DE 05 DE ABRIL DE 2016Emissor: A. R. M. - ÁGUAS E RESÍDUOS DA MADEIRA, SAPreço Base do Concurso: 1.500.000,00 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 23 DE MAIO DE 2016

Lisboa

QUINTA PEDAGÓGICA DE LINDA-A-VELHAPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 71 DE 12 DE ABRIL DE 2016 Emissor: MUNICÍPIO DE OEIRASPreço Base do Concurso: 80.370,00 (SEM IVA) Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 12 DE MAIO DE 2016

Lisboa

EMPREITADA DE OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DO EDIFÍCIO E INSTALAÇÃOELÉTRICA E DE AVAC - PALÁCIO DA JUSTIÇA - TRANCOSOPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 65 DE 04 DE ABRIL DE 2016Emissor: INSTIT. DE GESTÃO FINANCEIRA E EQUIPAMENTOS DA JUSTIÇA, IPPreço Base do Concurso: 270.000,00 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 09 DE JUNHO DE 2016

Bragança

REMODELAÇÃO DA REDE DE ÁGUA E SANEAMENTO DA ZONA ANTIGA DEPEREDO DA BEMPOSTAPublicado em: DDR SÉRIE II, Nº 71 DE 12 DE ABRIL DE 2016Emissor: MUNICÍPIO DE MOGADOUROPreço Base do Concurso: 470.526,97 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 09 DE MAIO DE 2016

Faro

RECUPERAÇÃO DA OLARIAPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 72 DE 13 DE ABRIL DE 2016 Emissor: MUNICÍPIO DE LOULÉPreço Base do Concurso: 170.000,00 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 13 DE MAIO DE 2016

MAIO / 2016 JUNHO / 2016

Obrigações Fiscais>

www.portaldasfinancas.gov.pt

Lisboa

EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DO RECINTO DE VILAFRANCA DE XIRAPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 71 DE 12 DE ABRIL DE 2016 Emissor: EPAL - EMPRESA PORTUGUESA DAS ÁGUAS LIVRES, SAPreço Base do Concurso: 500.000,00 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 11 DE JUNHO DE 2016

Faro

REABILITAÇÃO DO PALÁCIO GAMA LOBOSPublicado em: DR SÉRIE II, Nº 71 DE 12 DE ABRIL DE 2016Emissor: MUNICÍPIO DE LOULÉPreço Base do Concurso: 1.740.205,00 (SEM IVA)Tipo: CONSTRUÇÃOData de Receção de Propostas: 22 DE MAIO DE 2016

ETICSIsolamento térmico e acústico pelo exterior

Quinta do Portal, Arqt. Álvaro Siza VieiraIsolamento/revestimento pelo exterior

Design/InovaçãoMD Fachada - Wave

Produto com elevado desempenhono isolamento térmico, acústico eantivibrático, o aglomerado de corti-ça expandida é indicado especial-mente para aplicação em paredesexteriores, interiores e duplas, lajes,coberturas planas e inclinadas, e pi-so radiante.

VANTAGENS/CARACTERÍSTICAS:

• Impacto favorável na floresta de sobro

• Processo industrial 100% natural

• Excelentes características térmicas/acústicas

• Durabilidade praticamenteilimitada

• Densidade: 110 a 120 kg/m³

• Condutibilidade térmica: λ = 0,037a 0,040 W/m°C

• Resistência a 10% de compressão:≥ 100 KPa

Amorim Isolamentos, SARua de Meladas, 1054535-186 Mozelos VFRTel.: 227 419 100; Fax: 227 419 101E-mail: [email protected]: www.amorimisolamentos.com

> materiais/equipamentos

> Aglomerado de Cortiça Expandida Amorim Isolamentos

seja não sofrer alterações brus-cas de temperatura. O Termo-acústico® apresenta ainda umaelevada capacidade de respira-ção, evitando as tão indesejáveiscondensações no interior das ha-bitações.

VANTAGENS

• Isolamento repartido• Elevada inércia térmica• Montagem simples• Mão-de-obra não especializada• Tempo de execução muito inferior ao de paredes duplas

• Resistência mecânica elevada• Simplicidade em segmentar• Estabilidade dimensional• Verticalidade e planimetria de superfícies

Artebel Soluções Construtivas em BetãoRua Achadas Largas, 2Meirinhas de Cima3105-219 Meirinhas - PombalTel.: 236 949 180Fax: 236 949 189E-mail: [email protected]: www.artebel.pt

>

O Bloco Termoacústico®, integraum sistema construtivo Artebel dealvenaria simples, com isolamen-to repartido. Sistema esse consti-tuído por uma forra térmica comXPS concebido para alvenariascujas características essenciaissão o seu elevado desempenhotérmico/regulamentar e a simplici-dade do processo construtivo.

Trata-se de um bloco constituídopor 11 paredes longitudinais se-paradas entre si por dezenas demicro caixas-de-ar, cuja distribui-ção e dimensões, aliadas ao tipode betão utilizado, permitem obterreduzidos coeficientes de trans-missão térmica (U=0.35 W/m².ºC)e elevada inercia térmica, o quenuma transferência de energia,proporciona um tempo maior parao sistema alcançar o equilíbrio, ou

Bloco Termoacústico®

Artebel

Este produto diferencia-se dequase todos os outros isolantes,pois permite conciliar a resistên-cia térmica com a resistência me-cânica, e ainda ser um materialinsensível à água. Estas caracte-rísticas levam a que seja um pro-duto de valor acrescentado emuito útil em aplicações específi-cas. O seu futuro parece promis-sor por ser dos poucos isolantescom estas características.

IberFibran - Poliestireno Extrudido, SAAv. 16 de Maio ZI Ovar3880-102 OvarTel.: 256 579 670; Fax: 256 579 674E-mail: [email protected]: wvw.fibran.com.pt

materiais/equipamentos>

12

> FIBRANxps 700-L Iberfibran

UMA EXIGÊNCIA DO MERCADO OU UMPRODUTO SEM FUTURO?

Depois de mais de uma década nomercado dos isolamentos térmicos,enquanto única produtora de po-liestireno extrudido certificado emPortugal, a Iberfibran promove umproduto único no mercado.

Apesar de já o incluir na sua lista deprodutos há algum tempo, só agorao FIBRANxps 700-L tem sido solici-tado pelo mercado. Vários projetoso têm utilizado, desde espaços derefrigeração em equipamentos co-merciais até câmaras frigoríficasem centros logísticos. A grandemais-valia deste produto, para alémdo excelente isolamento térmico, éa sua elevada resistência à com-pressão, o que lhe permite ser utili-zado em pavimentos sob cargasmuito pesadas, quer dinâmicas,quer estáticas.

zadas no reforço. Reabilita Betãoé comercializado com diferentesclasses e pode ter aplicação ma-nual, por projeção ou por molda-gem.

3 - ACABAMENTO E PROTEÇÃO - osprodutos de proteção atuam à su-perfície do betão, formando umabarreira que dificulta a penetraçãode contaminantes. Os protetoresde superfície previnem a deterio-ração do betão e a corrosão dasarmaduras.

As principais vantagens da gamaReabilita Betão são a rapidez dareparação (apenas 3 passos),adequa-se a diversos tipos de es-truturas de betão, a capacidadeestrutural, a possibilidade de utili-zação em reparação e reforço e tu-do isto de acordo com a norma EN1504.

Secil, SAAv. Forças Armadas, 125, 7º1600-079 LisboaTel.: 217 927 100Fax: 217 936 200E-mail: [email protected]: www.secilpro.com

>

SOLUÇÃO DE REPARAÇÃO E REFOR-ÇO DE BETÃO

A Secil Argamassas acaba de lan-çar no mercado uma nova gamaque com apenas 3 passos deixa obetão renovado.

1 - TRATAMENTO DE ELEMENTOS ME-TÁLICOS - quando a durabilidadedo betão é comprometida pelacorrosão metálica, este deixaráde cumprir a sua função de prote-ção de armaduras.

2 - SUBSTITUIÇÃO, REPOSIÇÃO E RE-FORÇO DE BETÃO - as argamassasde reparação destinam-se aopreenchimento de vazios, reposi-ção ou substituição de betão de-gradado e podem ainda ser utili-

Nova Gama Secil Argamassas - Reabilita Betão | Secil

• Desenvolvida na ótica de aplica-ção de building automation no se-tor da termorregulação ambientepara edifícios novos ou reestrutu-rados, permite a gestão autóno-ma de zonas individuais.

• A versão Stand Alone (código210500), aqui representada, éideal no caso de reestruturaçãoque preveja a transformação deuma instalação centralizada nu-ma instalação por zonas.

Caleffi, LdaUrbanização das Austrálias, lote 17 Milheirós, Apartado 12144471-909 MaiaTel.: 229 619 410; Fax: 229 619 420E-mail: [email protected]: www.caleffi.com

> WICAL®: Independência térmica Caleffi

A linha WICAL®, série 210 da Ca-leffi, consiste num sistema eletró-nico de regulação térmica pararadiadores.

A regulação do calor por zonasmesmo em instalações centrali-zadas:

• Uma nova linha de produtos:uma centralina de regulação (có-digo 210100) que permite a ges-tão wireless dos dispositivos deregulação térmica para radiado-res e um comando eletrónico viarádio (código 210510) para vál-vulas de radiador.

• Composta por tiras laterias, ade-rentes, totalmente impermeáveis eque permitem a ventilação.• Larguras variáveis, permitindouma melhor adaptação aos dife-rentes tipos de telha.• Fabricada com tecnologia deventilação patenteada, esta bandapossui uma extraordinária capaci-dade de ventilação de 150 cm²/ml.

A utilização de bandas de ventila-ção nas cumeeiras dispensa a uti-lização de um dos principais blo-queadores de ventilação e de con-dução de humidade para as cober-turas, a argamassa. A utilizaçãoexcessiva de argamassas podeainda colocar em risco o desempe-nho dos restantes elementos dotelhado, ao condicionar a sua per-formance futura e durabilidade.

Telhas Cobert PortugalEN 361-1 Outeiro da Cabeça2565-594 Torres VedrasTel.: 261 920 005; Fax: 261 920 001E-mail: [email protected]: www.telhas-cobert.com

>

A banda impermeável de ventila-ção Figaroll Plus é um produto dealta qualidade criada especialmen-te para as zonas das cumeeiras erincões. É a solução perfeita deventilação e impermeabilizaçãodas cumeeiras, uma vez que é umexcelente elemento de fecho, eque evita a infiltração de água ehumidades, ao contrário das arga-massas e outros produtos conven-cionais, habitualmente utilizadosnestas zonas do telhado.

ESTE PRODUTO APRESENTA COMOPRINCIPAIS VANTAGENS:• Aplicação a seco.• Instalação limpa, rápida e fácil.• Excelente proteção contra a infil-tração de chuva ou neve.• Aplicação fácil, graças às tiras la-terais altamente extensíveis.

Banda Impermeável Ventilada paraConstrução de Cumeeira a Seco | Telhas Cobert

A nova lâmina Schlüter®-DITRA-HEAT-TB consiste no mesmosistema, mas inclui uma barreiratérmica e acústica que permiteuma entrada de energia aindamais eficaz, que impulsiona asaída rápida de calor para a su-perfície. Desta forma, o sistemademora muito menos a reagir,produzindo até mais 60% calorpor metro, comparando a outrossistemas.

Schlüter®-DITRA-HEAT é a solu-ção integrada “tudo-em-um” per-feita para uso sob pisos de cerâ-mica e pedra natural. Ideal paraprojetos de remodelação e reno-vação, graças ao seu desacopla-mento e propriedades de prote-ção e prevenção de danos nosrevestimentos, habitualmente re-sultantes de rápidas mudançasde temperatura.

Schlüter® Systems Rua do Passadouro, 313750-458 FermentelosTel.: 234 720 020; Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

> materiais/equipamentos

Com uma excelente opacidade efácil de aplicar, esta tinta mateestá disponível em centenas decores, incorporando toda a quali-dade que só a CIN pode ofere-cer, graças à aposta na investi-gação dos laboratórios de Inves-tigação & Desenvolvimento damarca. Resistente ao desenvolvi-mento de fungos e algas, estatinta obteve ainda a classificaçãomáxima A+ no que se refere àQualidade do Ar Interior.

Com uma excecional relaçãoqualidade/preço, Inspira ZeroCOV é a tinta com o mais baixoteor de COVs no mercado (30vezes menos o máximo impostopor lei), conseguindo asseguraro melhor desempenho com muitomenos COV do que as tintas ha-bituais.

CIN - Corporação Industrial do Norte, SAAv. de Dom Mendo, 831, Ap. 10084471-909 MaiaTel.: 229 405 000Fax: 229 485 661E-mail: [email protected]: www.cin.pt

Inspira Zero COV é a tinta commenos impacto no ambiente desempre e uma aposta ganha daCIN. Esta, que é a primeira tintaZero COV do mercado nacional,vem comprovar a capacidade deinovação da marca, ao cumprirexemplarmente o propósito deproteção do meio ambiente, gra-ças ao seu muito baixo (menos de1 g/L) conteúdo de COVs - Com-postos Orgânicos Voláteis -, semnunca comprometer a facilidadede aplicação e resistência.

É ideal para a pintura e decoraçãode espaços interiores, habitadosou em utilização, uma vez que oseu baixo cheiro não incomodanem quem está a pintar, nemquem pretende utilizar o local du-rante o processo de pintura.

> Inspira Zero COV CIN

> Schlüter®-DITRA-HEAT Schlüter®-Systems

Schlüter®-DITRA-HEAT, o com-pleto e patenteado sistema deaquecimento elétrico para reves-timentos cerâmicos ou em pedranatural, em pisos e paredes, foiotimizado para incluir agora umaopção de atualização, a nova lâ-mina Schlüter®-DITRA-HEAT-TB,que proporciona benefícios adi-cionais na sua instalação.

Este sistema foi projetado paraque os cabos se encaixem dire-tamente na lâmina de desacopla-mento de 5,5 mm, erradicandosituações comuns como solu-ções pegajosas, erros de medi-ção e a necessidade de auto-ni-velantes e primários e, em últimaanálise, economizando muitotempo e dinheiro.

RENOVAÇÃO DE PAREDES ANTIGAS COMOSUPORTE DE CERÂMICA

O weber.cal dur é um reboco mineralpara renovação de paredes antigas,adequado para suporte de revestimen-tos cerâmicos em intervenções na fa-chada ou no interior.

Adequado para aplicação em paredesantigas de alvenaria de pedra e/ou tijo-lo, adobe, taipa, tabique e todos os su-portes antigos incorporando argamas-sas de cal.

Saint-Gobain Weber PortugalZona Industrial da Taboeira3800-055 AveiroTel.: 234 101 010; Fax: 234 301 148E-mail: [email protected]: www.weber.com.pt

> Novo weber.cal dur Saint Gobain Weber

13

materiais/equipamentos>

14

espaço de prazer e bem-estar parapartilhar com familiares e amigos.Os diferentes modelos são revesti-dos por elegantes painéis de ma-deira, conjugando elegância e con-forto, num espaço criado para pro-porcionar ao utilizador uma expe-riência única na sua própria casa.

Todos os Spas Roca são autopor-tantes e estão equipados com co-bertura térmica e luz subaquática,sendo que os modelos Broadway,Broadway family e Broadway com-pact incluem 3 apoios de cabeçaque garantem momentos de abso-luto relaxe e bem-estar.

A área de implantação dos Spas daRoca varia consoante o modelo es-colhido, e a instalação deve preveruma área técnica para os váriosequipamentos. Esta instalação de-verá ser sempre executada peloServiço Técnico da Roca, umamais-valia que garante fiabilidadena instalação.

Roca, SAPonte da Madalena2416-905 LeiriaTel.: 244 720 000; Fax: 244 722 373Site: www.roca.com

A Roca, especialista na produção ecomercialização de soluções para oespaço de banho, apresentaBroadway, uma gama de Spas comdois acabamentos a ̀escolha e ele-gantes painéis de madeira.

Disponíveis em diferentes formas,tamanhos e acabamentos, os Spasda Roca podem ser instalados tan-to ao ar livre como dentro de casa,de acordo com as necessidades epreferências do consumidor. Com-posta por quatro modelos diferen-tes (Broadway, Broadway family,Broadway compact e BroadwayRound), esta gama de Spas propor-ciona momentos para renovar aenergia através da massagem deágua e, em sintonia com a massa-gem de ar, momentos de absolutaharmonia e vitalidade.

Broadway está disponível em doisacabamentos (branco e azul ocea-no), e tem uma capacidade máximapara 5 pessoas, tornando-se num

Gama de Spas Broadway | Roca

desenvolveu durante quase doisanos um pioneiro e exclusivo tra-tamento baseado na nanotecno-logia chamado “Nanocoating Pro-cess”. Esta tecnologia garante aDekton® XGloss não apenas umbrilho extremo, mas um conjuntode propriedades hidrofugantesque garantem uma extraordináriaresistência às manchas, sem queisso altere as restantes proprieda-des do material.

Para Valentín Tijeras, Diretor deProduto e Inovação do Grupo Co-sentino, “esta aposta nasce apóstermos detetado um aumentoconsiderável da procura por su-perfícies de cores brilhantes e es-petaculares, sem que este tipo decaracterísticas afetasse tanto asua durabilidade como a sua re-sistência às manchas”.

Consentino Porto - Mármores, Granitos e Afins, LdaEstrada Nacional 13 Via José Régio, 42, 76, Vilar do Pinheiro4485-860 do CondeTel.: 229 289 844; Fax: 229 289 846E-mail: [email protected]: www.consentino.pt

>

O Grupo Cosentino volta a de-monstrar a sua capacidade deinovação e desenvolvimento denovas soluções, com o lançamen-to de Dekton® XGloss, a nova li-nha de superfícies ultracompac-tas de alta tecnologia, que se ca-racterizam pelo seu brilho des-lumbrante e cristalino.

Esta nova série de Dekton®, con-seguida através de um avançadotratamento nano tecnológico e deum processo de polimento mecâ-nico, oferece um brilho extraordi-nário, deslumbrante, luminoso ecristalino que, combinado com oselevadíssimos níveis de dureza eresistência característicos da su-perfície ultracompacta da Cosen-tino, garantem um desempenhoexcecional.

Para conseguir este espetacularresultado, o departamento de I+D

Superfícies Ultra Compactas | Cosentino

>

Com esta solução de produtos de-corados, usando as mais modernastecnologias do sector cerâmico, amarca pretende que os espaços se-jam “vestidos” com singular elegân-cia e bom gosto.

A série Hidráulico está disponívelcom 6 propostas de decorados dis-tintos, para que a sua utilização anível público ou residencial não te-nha qualquer limite.

Os motivos são coloridos e ricos e,como estão sobre uma base degrés porcelânico, as peças têmuma elevada resistência para utili-zação como revestimento ou comosolução para pavimento.

CARACTERÍSTICAS• Dimensão: 597x597 mm• Espessura:10,5 mm• Resistência ao desgaste: PEI V

PavigrésApartado 423781-909 AnadiaTel.: 231 510 600; Fax: 231 504 143E-mail: [email protected]: www.pavigres.com

A Pavigrés desenvolveu uma gamade produtos com decorações diver-sificadas, para dar resposta à enor-me procura na área do restauro.

Hidráulico | Pavigrés>

A nova misturadora eletrónica daHansa, Hansamurano X, conferea qualquer espaço uma personali-dade única.

Não só o seu design apelativo,mas também o conforto que pro-porciona a qualquer espaço, tor-nam esta torneira ideal para revo-lucionar qualquer ambiente.

A mistura de materiais - metal evidro - funcionam como elementocentral deste produto, tornando odesign desta nova torneira aindamais clean e moderno. Também oconforto é um elemento chavedeste novo produto.

Com uma simples aproximaçãodas mãos a água é acionada emforma de cascata, e a temperatu-ra é facilmente regulada atravésdo sistema touch integrado.

JRBotas - Design & Home ConceptRua Antoine de Saint - Éxupery, Alapraia2765-043 EstorilTel.: 214 667 110E-mail: [email protected]: www.jrbotas.com

> Misturadora Eletrónica da Hansa | JRBotas

materiais/equipamentos>

16

>

Os pavimentos i-HDF Intasa inte-gram um sistema patenteado de In-taclic e apresentam uma classe deresistência AC5. Entre outras ca-racterísticas, os novos pavimentosdistribuídos pela Globaldis são am-bientalmente sustentáveis (recor-rendo a materiais amigos do am-biente) e apresentam resistência aodesgaste, à humidade, ao impactoe aos riscos.

A par dos pavimentos laminados deinterior Intasa, a Globaldis apresen-ta um variado portfólio de produtose marcas ao nível das soluções deportas, roupeiros, painéis e roda-pés. Tendo em conta as caracterís-ticas de cada projeto - hoteleiroe/ou habitacional - a Globaldisapresenta, assim, um serviço inte-grado, com propostas e opções queabrangem as várias dimensões dosespaços, fundamentais para inspi-rar os ambientes desejados.

Globaldis - Distribuição Global de Materiais, SARua da Vicaima3730-535 Codal - Vale de CambraTel.: 256 426 400; Fax: 256 426 401/2E-mail: [email protected]: www.globaldis.pt

> Pavimentos Intasa | Globaldis

A Globaldis acaba de reforçar o le-que de soluções de pavimentos la-minados de interior com as novasgamas da marca Intasa. O “RealWood Touch” by Intasa vem alargaras soluções apresentadas e distri-buídas pela Globaldis para espaçoscomerciais, hotéis e habitações.Seguindo as últimas tendências in-ternacionais de decoração de inte-riores, a nova geração de pavimen-tos i-HDF Intasa está agora nas to-nalidades de carvalho, cinza e no-gueira, com um novo acabamentomate e suave, com toque de madei-ra natural.

aquecer a superfície exterior damisturadora, evitando queimadu-ras. Outra característica impor-tante é a regulação do caudal,que permite economizar água até50%, sem perder o conforto.

Formentera, Icon e Moonlite Aurasão algumas das gamas de des-taque da Teka para casas de ba-nho.

A Natureza serve de inspiração àlinha Formentera. Os monoco-mandos fazem lembrar uma cas-cata, evitando salpicos e desper-dícios, o que permite uma maiorpoupança de água. A linha é bas-tante abrangente, incluindo mo-nocomando para lavatório, bidé,banheira e duche, bem como sis-tema de duche completo, parauma total integração.

Teka Portugal, SAEstrada da Mota, Apartado 5333834-909 Ílhavo - AveiroTel.: 234 329 500E-mail: [email protected] Site: www.teka.pt

> Tendências para Casas de Banho | Teka

Líder em eletrodomésticos paracozinhas, a Teka tem vindo a de-senvolver as suas soluções paracasas de banho, apostando nodesign e funcionalidade. Para tal,recorreu a uma fórmula de suces-so: a sua equipa de design traba-lha em cooperação com desig-ners externos, formando o “CoolLab”.

Ao design somam-se importantesinovações, que tornam as peçasmais funcionais e adaptadas àsnecessidades do dia-a-dia. Osmonocomandos incorporam umfiltro dinâmico de saída de água,que inibe a formação de calcário,impede o desagradável splash ereduz o ruído. As misturadorastermostáticas destacam-se pelosistema corpo frio, que não deixa

tado em termos internacionais. Acertificação FSC assegura que omobiliário de banho Bellian é pro-duzido a partir de madeiras prove-nientes de florestas bem geridas,com benefícios diretos para asflorestas e Direitos Humanos,com uma forte importância am-biental e cultural.

O móvel KUBIS parte de uma cons-trução modular que lhe permite es-colher o móvel à medida do seugosto e do seu espaço. A partir doselementos modulares propostostem a liberdade de personalizar omóvel de banho. A coleção Kubisencontra-se disponível em 2 alturasdistintas, de 20 e 40 cm, e está dis-ponível alargado leque de opçõesversáteis, construídas à medida decada espaço numa peça única bas-tante modular.

Barros & Moreira, SARua Industrial, 8 Zona Industrial da Ponte Seca2510-752 Gaeiras, ÓbidosTel.: 262 837 230; Fax: 262 837 231E-mail: [email protected]: www.grupobm.pt

KUBIS | Barros & Moreira

A Bellian reúne uma seleção demóveis de banho que se distinguepelo design sublime em propostasúnicas, repletas de estilo e auten-ticidade. Todas as cores estãodisponíveis em lacados de altobrilho ou mate, ou ainda em no-bres madeiras e texturas.

A Bellian viu reconhecida as suaspráticas ambientais, económicase sociais com a certificação FSC®,reconhecido como o esquema decertificação florestal mais respei-

ras até aos 3 metros e uma áreaenvidraçada de 6 m2.

O sistema minimalista Extrusal,B.150 oferece diversas tipologiasde abertura - duas ou três folhas -com possibilidade de imobilizaçãode uma folha, através da substitui-ção do rodízio por um calço especí-fico. Admite a utilização de vidro du-plo ou triplo com uma espessura de44 mm, potencializando os desem-penhos acústicos do conjunto.

Os resultados térmicos são asse-gurados pelas poliamidas exclusi-vas de 18.6 mm de espessura in-cluídas no aro fixo. O canal centraldo aro fixo está ainda dotado de umperfil em PVC, o que, além de favo-recer o desempenho térmico, ga-rante a estabilidade do conjunto. Avedação periférica das folhas é as-segurada por uma pelúcia de mem-brana interior e os pontos de cruza-mento das folhas detêm placas devedação que obstruem a entradade ar.

Extrusal, SARua do Sacobão - Aradas3810-454 AveiroTel.: 234 378 900; Fax: 234 378 902E-mail: [email protected]: www.extrusal.pt

> B.150 Sistema Minimalista | Extrusal

O B.150 é um sis-tema de corrercom rutura térmicaconcebido paragrandes envidra-çados.

Caracterizado pe-la harmonia entreo alumínio, o vidro

e a luminosidade, o B.150 Extrusalapresenta um design simplista, oqual segue as tendências arquitetó-nicas da atualidade. De formasgeométricas puras e leves, o B.150potencializa a luminosidade naturaldas habitações proporcionando umconforto ímpar ao habitat, reforçadoainda pelo fácil manuseamento dasfolhas.

O design panorâmico e minimalistado B.150 Extrusal oferece um au-mento notável da luminosidade dashabitações proporcionado tanto pe-la redução da espessura do perfilcentral aos 15 mm como pela pos-sibilidade de ocultação do aro fixo earos móveis laterais. Aliado à finaespessura do perfil central encon-tra-se o fecho minimalista de designexclusivo Extrusal (fecho 100% dealumínio extrudido passível dequalquer tipo de tratamento de su-perfície). O sistema permite a cons-trução de janelas com envergadu-

> publicidade

A solução passa pela aplicação deisolamento Space Reflex® e de pla-cas de gesso.

IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO E REABILI-TAÇÃO DE EDIFÍCIOS

O isolamento refletor é um produtoque ocupa um espaço bastante re-duzido (5 a 10 vezes inferior ao “iso-lamento térmico e acústico dito tra-dicional”), logo é o isolamento deeleição na reabilitação pelo interior.

MÉTODO DE APLICAÇÃO

A tela Space Reflex® é aplicada pormeio de fixação mecânica (pregosde aço, agrafes, parafusos com ani-lhas, pregos líquidos, ou outros ti-pos de fixação) à parede, na verti-cal, em toda a superfície sobrepon-do-se cada faixa cerca de 10 cm.

Space Reflex® - Fábrica de IsolamentoTérmo-Acústico, LdaAv. Dra. Assunção Vasconcelos Chaves,Lote C14700-010 BragaTel.: 253 331 065; Fax: 253 331 066E-mail: [email protected]: www.spacereflex.com

IMPERMEABILIZAÇÃO FLEXÍVELRÁPIDA SEM UNIÕES

Diera Hydro Ban é uma membra-na impermeável flexível semuniões, anti fissura e resistente acargas, com propriedades de ade-rência em diversos substratos:

• Betão;• Argamassas de revestimento e contrapiso à base de cimento;

• Argamassas de reboco;• Gesso cartonado (interior);• Contrapiso à base de gesso (interior);

• Superfícies metálicas;• Peças de PVC e ABS.

Lançada no mercado pela Diera,em parceria com a empresa Lati-crete, esta inovadora solução deimpermeabilização destaca-se detodas as outras soluções existen-tes no mercado pela rapidez deaplicação, permitindo o teste deestanqueidade após apenas 24horas depois da primeira aplica-ção*, dispensando a utilização detela, e fornecendo proteção contraruturas de até 3 mm por contraçãoou outras fissuras não estruturais.

A Vicaima acaba de disponibilizar,no mercado nacional e internacio-nal, o modelo de Portaro® Dekor-dor 3D com inlays de alumínioacetinados. De acordo com astendências de decoração de inte-riores, os acabamentos com efei-tos metálicos são uma das apos-tas para 2016. A sugestão da Vi-caima está disponível para proje-tos de habitação, hotelaria e ser-viços. Permite integrar um oumais inlays (detalhes), num regis-to vertical e/ou horizontal.

Uma das propostas da marca per-mite conjugar, por exemplo, a pa-lete de cores tendência de 2016 -como o branco ou cinza - com osacabamentos em alumínio, crian-do o ambiente de modernidade erequinte desejados.

O revestimento Dekordor 3D estádisponível em cinco acabamentoscom diferentes tonalidades - car-valho, branco, cinza, preto e ca-mel - num design horizontal, tex-turado e com relevo.

O Dekordor 3D é um produto quecombina na perfeição com solu-ções construtivas mais contempo-râneas, como o Portaro Inverse(faceado pela parede) ou pivotan-te. De elevada resistência, estátambém disponível nas perfor-mances técnicas corta-fogo, se-gurança e acústico.

Vicaima - Indústria de Madeiras e Derivados, SAApartado 93730-953 Vale de CambraTel.: 256 426 300; Fax: 256 426 301E-mail: [email protected]: www.vicaima.com

O tempo de secagem reduzido per-mite ainda uma rápida aplicação dorevestimento - preferencialmentecerâmico - minimizando a duraçãodas intervenções e os custos daobra.

Fornecido em baldes de 6 e 20 Kg,pronto para a aplicação, Diera Hy-dro Ban pode ser aplicado com ro-lo, trincha ou pistola, com um redu-zido consumo de 0,4 a 0,5 kg porm2 e por demão, o que contribui pa-ra uma redução ainda maior doscustos.

*Após secagem a 21 °C e 50% dehumidade relativa. É necessária aaplicação de 2 demãos. Para infor-mações adicionais, consulte a fichatécnica do produto.

DieraRua D. Marcos da Cruz, 1223Apartado 30374450-730 Leça da PalmeiraTel.: 229 983 350E-mail: [email protected]: www.diera.pt

Diera Hydro Ban | Diera

materiais/equipamentos>

>

18

> Cerâmica com Elevado Conforto Térmico Revigrés

O Revifeel Warmup é um sistema inova-dor de cerâmica que proporciona umamaior sensação de conforto ao toque,termicamente similar ao da madeira.

Esta solução recorre à nanotecnologia,através da aplicação de materiais combaixa condutividade térmica que favore-cem a concentração do calor.

Revifeel Warmup alia a estética à funcio-nalidade, com todas as vantagens dogrés porcelânico: absorção de água qua-se nula; elevada resistência a manchas ea químicos; elevada resistência ao des-gaste; resistência a amplitudes térmicas;durabilidade e fácil limpeza e manuten-ção.

Por outro lado, mantém as suas caracte-rísticas térmicas e apresenta maior resis-tência ao desgaste e maior durabilidade,quando sujeito às mesmas condições etempo de utilização que a madeira.

Está disponível nas coleções de madei-ras Suite e Saloon, sendo a solução indi-cada para salas e quartos.

RevigrésApartado 13754-001 Barrô - ÁguedaTel.: 234 660 100; Fax: 234 666 555E-mail: [email protected] Site: www.revigres.com

> Portas Dekordor 3d Vicaima

REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS

MAIOR EFICIÊNCIA TÉRMICA PARA OCONFORTO DESEJADO

Quando não é possível ou aconse-lhável intervir pelo exterior, casodos núcleos urbanos antigos, ouquando não há acordo entre condó-minos, o isolamento pelo interiorapresenta-se como uma opçãoadequada e eficaz para reabilitar osedifícios e aumentar o conforto tér-mico e acústico no seu interior.

O isolamento das paredes exterio-res reduz de forma significativa asnecessidades energéticas de aque-cimento e arrefecimento dos edifí-cios, reduzindo consumos e custosde energia consequentes.

Isolamento Térmico Refletor | Space Reflex®>

> publicidade