Entrevista com a rosalina na demanda da dre

2
Entrevista com Rosalina na Demanda Escolar da DRE No dia 19/06/2013 estivemos na Diretoria Regional de Ensino de São Mateus visitando alguns setores da Diretoria. Um deles foi a Demanda Escolar, onde encontramos a Rosalina(ATE), que nos recebeu e falou um pouco sobre o seu trabalho. É na Demanda que se resolve todo e qualquer problema relacionado com vagas nas Creches (CEIS) e escolas. Segundo a Rosalina, a DRE SM consegue atender quase toda a demanda da região. “..na Creche nós conseguimos atender um número de crianças e existem muitas crianças que estão fora, então nós estamos tentando fazer convênios, construção de prédios pra que esta criançada consiga entrar na escola. De Educação Infantil que é de 4, 5 anos a criançada está quase toda atendida e a idade de vocês, que é de 1º ao 9º ano, nós dividimos com o Estado, então é uma demanda que é compartilhada.” Um dos problemas que a Demanda enfrenta é atender todas as crianças de acordo com o desejo da família, quando saem da Creche (CEI) ou da EMEI e que irão para uma EMEF. “As crianças são encaminhadas pelo endereço, por exemplo, o sistema, que é um programa da Prefeitura, lê o endereço da criança e tenta mandar para o Figura 1- Rosalina Muniz (DRE- SM) e Bianca (aluna Arlindo Caetano). Acima Matias Nadal e Rosalina e abaixo, Rosalina e Conceição.

description

Bianca Mariano - 7ª B da Escola Arlindo caetano entrevista a Sra. Rosalina, responsável pela Demanda Escolar na Diretoria Regional de Edicação.

Transcript of Entrevista com a rosalina na demanda da dre

Page 1: Entrevista com a rosalina na demanda da dre

Entrevista com Rosalina na Demanda Escolar da DRE

No dia 19/06/2013 estivemos na Diretoria Regional de Ensino de São Mateus visitando alguns setores da Diretoria. Um deles foi a Demanda Escolar, onde encontramos a Rosalina(ATE), que nos recebeu e falou um pouco sobre o seu trabalho. É na Demanda que se resolve todo e qualquer problema relacionado com vagas nas Creches (CEIS) e escolas. Segundo a Rosalina, a DRE SM consegue atender quase toda a demanda da região.“..na Creche nós conseguimos atender um número de crianças e existem muitas crianças que estão fora, então nós estamos tentando fazer convênios, construção de prédios pra que esta criançada consiga entrar na escola. De Educação Infantil que é de 4, 5 anos a criançada está quase toda atendida e a idade de vocês, que é de 1º ao 9º ano, nós dividimos com o Estado, então é uma demanda que é compartilhada.”

Um dos problemas que a Demanda enfrenta é atender todas as crianças de acordo com o desejo da família, quando saem da Creche (CEI) ou da EMEI e que irão para uma EMEF.

“As crianças são encaminhadas pelo endereço, por exemplo, o sistema, que é um programa da Prefeitura, lê o endereço da criança e tenta mandar para o endereço mais próximo da sua residência. Só que às vezes uma escola é preferida por muitos e as vagas acabam e temos que mandar a criança para uma escola mais distante e ai é onde começa os problemas porque ninguém quer uma vaga um mais distante de sua casa.”

Outro problema que preocupa a Demanda é quando acontecem as ocupações irregulares em algumas regiões da periferia.

“Nós temos no jardim Iguatemi e no jardim Santo André. Recentemente houve a ocupação do Pinheirinho, um terreno que foi legalizado pela prefeitura, então nós temos toda uma comunidade que já foi alocada, que já foi acomodada as crianças que

Figura 1- Rosalina Muniz (DRE- SM) e Bianca (aluna Arlindo Caetano). Acima Matias Nadal e Rosalina e abaixo, Rosalina e Conceição.

Page 2: Entrevista com a rosalina na demanda da dre

estavam nessa ocupação. Muitas foram para as Escolas do Estado, onde havia vagas e algumas para as escolas da Prefeitura. Mas isto acontece e é um problema. Um problema que surge muito rápido e não se consegue construir escolas de um dia para o outro, é um processo muito demorado”.

“Na realidade o nosso trabalho aqui é atendimento aos pais, esclarecimentos das dúvidas e lógico, algumas coisas absurdas que acontecem nós tentamos consertar, mas nem sempre é possível, muita gente fica descontente.” Destaca Rosalina.

Reportagem dos alunos Bianca Mariano da Silva – 7BGeovana de Almeida Pereira – 7BGuilherme Nunes Ferreira – 6BEMEF Prof. Arlindo Caetano Filho

Profissionais da DemandaImaculada ConceiçãoMoisés NadalRosalina Muniz