Entrevista Macdata News

3
Autoconhecimento, especialização e networking – receita do guru em carreiras Gabriel Santa Rosa Publicado em 1 de dezembro de 2014 Advogado deve ficar atento às áreas com demanda crescente e buscar ser causa das mudanças – não efeito Despertar as pessoas para serem protagonistas de suas histórias e colocá-las no caminho da geração de renda com plenitude de sentimentos é a meta de Gabriel Santa Rosa, especialista em carreiras. Formado em administração de empresas, aplica o Método C.A.R.M.A.®, “um divisor capaz de mudar a vida das pessoas.” Santa Rosa faz avaliação e levantamento das estratégias e competências dos profissionais em busca de orientação de carreira, oferecendo ações especificas que favoreçam sua transição e conduzindo-os a soluções adaptadas a cada realidade. MN fechou o foco na área advocatícia. Veja as dicas do especialista. Como avalia as oportunidades no mercado advocatício neste momento? Acredito que o Brasil está em marcha franca para uma ampliação de acesso a instrumentos jurídicos pela população, sobretudo no campo do direito do consumidor. Os meios de acesso à informação associados à redes sociais promoveram uma revolução nesta área. A possível regularização do paralegal, pela OAB, também deve provocar mudanças significativas no mercado. As áreas ligadas a meio ambiente, óleo e gás, mineração e resíduos sólidos devem continuar em expansão, face às especificidades do segmento e da legislação. Destaco também as oportunidades em direito internacional, M&A (fusões e aquisições) e propriedade intelectual.

Transcript of Entrevista Macdata News

Page 1: Entrevista Macdata News

Autoconhecimento, especialização enetworking – receita do guru emcarreiras Gabriel Santa RosaPublicado em 1 de dezembro de 2014

Advogado deve ficar atento às áreas com demanda crescentee buscar ser causa das mudanças – não efeito

Despertar as pessoas para serem protagonistas de suas histórias e colocá-las no caminho dageração de renda com plenitude de sentimentos é a meta de Gabriel Santa Rosa, especialista emcarreiras. Formado em administração de empresas, aplica o Método C.A.R.M.A.®, “um divisorcapaz de mudar a vida das pessoas.” Santa Rosa faz avaliação e levantamento das estratégias ecompetências dos profissionais em busca de orientação de carreira, oferecendo açõesespecificas que favoreçam sua transição e conduzindo-os a soluções adaptadas a cadarealidade. MN fechou o foco na área advocatícia. Veja as dicas do especialista.

Como avalia as oportunidades no mercado advocatício neste momento?

Acredito que o Brasil está em marcha franca para uma ampliação de acesso a instrumentosjurídicos pela população, sobretudo no campo do direito do consumidor. Os meios de acesso àinformação associados à redes sociais promoveram uma revolução nesta área. A possívelregularização do paralegal, pela OAB, também deve provocar mudanças significativas nomercado. As áreas ligadas a meio ambiente, óleo e gás, mineração e resíduos sólidos devemcontinuar em expansão, face às especificidades do segmento e da legislação. Destaco tambémas oportunidades em direito internacional, M&A (fusões e aquisições) e propriedade intelectual.

Page 2: Entrevista Macdata News

Fica uma única ressalva: tudo que tem grande volume acaba tornando-se processual,coisificando as pessoas que executam esses processos. Antevejo uma redução do valor unitáriodos serviços de advocacia quando os profissionais do Direito passarem a ser tratados como“analistas de departamento jurídico”.

Quais diferenciais deve apresentar um profissional que pretenda galgar posições naárea?

Penso que a formação não seja um diferencial neste momento. Temos muitos bons profissionaispassando pelo exame da Ordem que, de certa forma, nivela o mercado em termos deoportunidades. A diferenciação está na especialização. Mais de que nunca, os profissionais deDireito devem encontrar um nicho de atuação e tornar-se uma referência. Só assim serãoreconhecidos e remunerados a contento. Ao avançar nas carreiras, as competênciascomportamentais, como liderança, gestão de resultados e trabalho em equipe, assumem papelcrítico e devem estar desenvolvidas. Qualquer programa de formação – graduação,especialização, cursos livres, mestrado, doutorado e outros – tem potencial de networking. Nãodesperdice oportunidades para gerar novos relacionamentos e estreitar os que já existem.

O tipo de personalidade influi nas opções da carreira?

Nós do método C.A.R.M.A. acreditamos que somos plurais em nossos papeis na sociedade.Dentre eles figura nosso conjunto de competências profissionais, ou, como definimos, nosso Euprofissional. Partindo desta premissa, o Eu profissional é um produto a ser colocado no mercadovisando ser “comprado” e reconhecido. Não faz diferença se você trabalha em empresas,grandes escritórios ou em cargo público. O profissional trabalha antes de tudo para ele mesmo e,portanto, deve alinhar suas expectativas de sucesso à zona de atuação que escolheu. Nesteponto, cada segmento de mercado oferece desafios e recompensas distintas.

O que é o método C.A.R.M.A.?

De maneira resumida, Carma significa “caminho” em sânscrito. Nossa proposta é desenvolvernas pessoas a capacidade de conduzir suas vidas profissionais por um caminho seguro rumo àfelicidade. Quando o indivíduo descobre suas habilidades naturais e as transforma em ganha-pão, nunca mais terá problemas com a segunda-feira. C.A.R.M.A., de forma análoga, é a sigla deCareer And Relationship Management. Um conjunto de cinco programas de coaching em grupoque auxilia nossos clientes no desenvolvimento de planos de carreira nos principais momentosda vida.

Quais são eles?

Temos o WAKE-UP, programa introdutório que desperta as pessoas para a autogestão decarreira; o CARMA Teen, voltado para alunos do ensino médio; o CARMA Pro, para profissionaisbuscando alinhamento de carreira; o CARMA Class, focado na formação de líderes e sucessorespara empresas; e o CARMA Sênior, indicado para profissionais em fase de pré-aposentadoria.

Existem períodos de vacas magras no mercado de trabalho. Mas até onde pode chegar

Page 3: Entrevista Macdata News

a atitude assumida pelo profissional diante de uma realidade adversa?

Sem dúvida que existem as vacas magras – que dão leite em pó… Nesses momentos, asempresas buscam cortar gastos com gente, processos e ativos de baixo valor. A atitude doprofissional manterá seu nome longe da lista de cortes. Simples assim. Sempre digo que émelhor ser causa da mudança do que efeito dela.

O que deve fazer um advogado que pretende alavancar sua carreira?

Três ações: nunca parar de estudar, encontrar um nicho de atuação especializado e tornar-se umbom comerciante de seu produto pessoal e profissional. Em última instância, todos somoscomerciantes de nós mesmos.

Publicado em Geral por Macdata News. Marque Link Permanente[http://macdatanews.com/autoconhecimento-especializacao-e-networking-receitas-do-especialista-em-carreiras-gabriel-santa-rosa/] .