Envenenamentos

11
ENVENENAMENTO/ INTOXICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTE D. PEDRO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTE D. PEDRO PROF. PROF. as as Mª João Almeida e Cristina Mª João Almeida e Cristina Levita Levita

Transcript of Envenenamentos

Page 1: Envenenamentos

ENVENENAMENTO/ INTOXICAÇÃO

ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTE D. ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTE D. PEDROPEDRO

PROF.PROF.asas Mª João Almeida e Cristina Mª João Almeida e Cristina LevitaLevita

Page 2: Envenenamentos

ALGUNS CONCEITOS...

TÓXICO ou VENENO é toda e qualquer substânciatoda e qualquer substância, seja qual for a sua origem (animal, vegetal ou mineral), que ao ser posta em ao ser posta em contacto com o organismo vai provocar alterações funcionais, contacto com o organismo vai provocar alterações funcionais, podendo mesmo causar a morte.podendo mesmo causar a morte.

Toda e qualquer substância (ex.: medicamentos), mesmo a mais inofensiva, se pode transformar num veneno, para o que basta ser

introduzida em grande quantidade.

ENVENENAMENTO ou INTOXICAÇÃO conjunto de conjunto de alteraçõesalterações resultantes da introdução do veneno no organismointrodução do veneno no organismo.

A manutenção e vigilância das funções vitais são gestos de primordial importância, dado corresponder a uma situação de Socorro Essencial, em

que uma vítima se pode encontrar em perigo de vida iminente.

Page 3: Envenenamentos

VENENOS MAIS CORRENTES

PRODUTOS

Industriais Domésticos Alimentares Medicamentosos Agrícolas

Cloro

Amoníaco

brometos

Detergentes

Petróleo

Desinfectantes

Benzina

Lixívia

Conservas Mariscos

Ovos

Carnes

Peixes

Cogumelos

Analgésicos

Tranquilizantes

Narcóticos

Herbicidas

Pesticidas

Page 4: Envenenamentos

INTOXICAÇÕES: POSSÍVEIS CLASSIFICAÇÕES...

Quanto à via de introdução do veneno no organismovia de introdução do veneno no organismo:

INALATÓRIA – a aspiração de certos gases, vapores e fumosaspiração de certos gases, vapores e fumos, ex.: monóxido de carbono, amoníaco, cloro, vapores de tintas e vernizes.

CUTÂNEA – é absorvido pela peleabsorvido pela pele, ex.: pesticidas, lixívias, etc.

CIRCULATÓRIAS DIRECTAS – quando atravessa a pele, por quando atravessa a pele, por injecçãoinjecção, ex.: auto-injecção por opiáceos, picadas de animais

DIGESTIVA - a introdução pela boca de produtos alimentares em introdução pela boca de produtos alimentares em condições impróprias para consumo ou de substâncias comocondições impróprias para consumo ou de substâncias como: lixívias, petróleo, medicamentos, etc.

Page 5: Envenenamentos

INTOXICAÇÕES: POSSÍVEIS CLASSIFICAÇÕES...

Quanto às manifestações sintomatológicasmanifestações sintomatológicas (sinais e sintomas):

AGUDAS

Quando os sinais e sintomas se revelam num se revelam num curto espaçocurto espaço de tempo após o contacto do tóxico após o contacto do tóxico com o organismocom o organismo (ex.: intoxicação com medicamentos)

CRÓNICAS

Quando os sinais e sintomas aparecem aparecem meses ou anos depoismeses ou anos depois, por contacto prolongado contacto prolongado com um determinado com um determinado tóxicotóxico (ex.: intoxicação por óxido de chumbo nos portageiros de cabine, álcool, tabaco)

Page 6: Envenenamentos

SINAIS E SINTOMAS

Os venenos não agem todos da mesma maneira

Page 7: Envenenamentos

SINAIS E SINTOMAS

Page 8: Envenenamentos

SUSPEITAS DE INTOXICAÇÃO...

O universo de produtos tóxicos provoca sintomatologias muito diversasprovoca sintomatologias muito diversas, pelo que é fundamentalpelo que é fundamental:

o exame geral da vítimaexame geral da vítima diagnóstico dos sinais e sintomasdiagnóstico dos sinais e sintomas específicos.

a observação atenta dos diversos cenáriosobservação atenta dos diversos cenários que se podem encontrar junto da vítimajunto da vítima, tais como:

odor pouco habitual na atmosferaodor pouco habitual na atmosfera, ex.: se cheira a ovos podres (sulfuretos), amêndoas amargas (cianetos), gás de isqueiro, etc.

seringa ou caixa de medicamentos vaziaseringa ou caixa de medicamentos vazia, ou outros embalagens junto da vítima.

grupo de pessoas com sinais idênticosgrupo de pessoas com sinais idênticos ( cólicas, vómitos, suores, palidez, diarreia, delírio e até inconsciência) após uma refeiçãoapós uma refeição.

Page 9: Envenenamentos

PRIMEIRO SOCORRO : ACTUAÇÃO GERAL

Exame geral da vítimaExame geral da vítima

Recolha de informaçõesRecolha de informações, de modo a obter respostas às seguintes questões:

O QUÊ O QUÊ ?? (qual o tóxico) COMO COMO ?? (qual a via) QUANTO QUANTO ?? (qual a quantidade) QUANDO QUANDO ?? (há quanto tempo) QUEM QUEM ?? (sexo, idade, peso, sintomatologia, factores

agravantes da vítima)

CONTACTAR CENTRO DE INFORMAÇÕES ANTIVENENOS (CIAV)

808 250 143

O êxito de uma actuação específica depende, em grande parte, das informações precisas que o socorrista possa dar.

A ActuaçãoActuação é feita no próprio local do acidentefeita no próprio local do acidente, com a finalidade de manter ou restabelecer as funções atingidas.

Page 10: Envenenamentos

PRIMEIRO SOCORRO

Page 11: Envenenamentos

PREVENÇÃO

CONSERVARCONSERVAR os venenos em lugares seguros, bem guardados dentro das embalagens devidamente rotuladas.

MANTERMANTER os medicamentos nas suas embalagens próprias e fora do alcance das fora do alcance das crianças.crianças.

DEITAR FORADEITAR FORA os medicamentos que ultrapassem o limite de validademedicamentos que ultrapassem o limite de validade.

POR DE PARTEPOR DE PARTE bebidas alcóolicas quando se tomam medicamentosbebidas alcóolicas quando se tomam medicamentos.

REJEITARREJEITAR os alimentos com cheiro desagradávelalimentos com cheiro desagradável e que não seja, propriamente, o seu.

DEITAR FORADEITAR FORA as conservas cujas caixas se mostrem abauladasconservas cujas caixas se mostrem abauladas.

NUNCA APLICARNUNCA APLICAR pesticidas e fungicidas em dias ventosospesticidas e fungicidas em dias ventosos.

NÃO PENETRARNÃO PENETRAR em ambientes contaminadosem ambientes contaminados, sem os ventilar prévia e abundantemente ou tomar as precauções aconselháveis (ex.: usar máscar, suspender a respiração, etc).

TOMARTOMAR um duche abundante e mudar de roupa quando se tiver penetrado em um duche abundante e mudar de roupa quando se tiver penetrado em recintos contaminados, ou manipulado tóxicos.recintos contaminados, ou manipulado tóxicos.

...