ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

4
ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA No trauma nós temos diversas escalas e tabelas que são utilizadas para a realização de triagens e para estabelecer o nível de gravidade das lesões nos diferentes sistemas do corpo humano. Nesta seção daremos ênfase as tabelas START e CRAMP utilizadas, respectivamente, na triagem de vítimas e para as escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE utilizadas para aferir o nível de comprometimento neurológico e o nível de gravidade global das lesões. TABELA START - SIMPLE TRIAGE AND RAPID TREATMENT A tabela START é uma tabela de uso rápido utilizada na triagem de vítimas em situações na qual o número de vítimas supera a capacidade de atendimento. O objetivo dessa tabela é rapidamente separar as vítimas graves que possuem boa chance de vida das vítimas sem lesões ou invíaveis para que as primeiras tenham prioridade de atendimento. Na tabela o S significa SIM e o N significa NÃO. As vítimas são

Transcript of ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

Page 1: ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

 

No trauma nós temos diversas escalas e tabelas que são utilizadas para a realização de triagens e para estabelecer o nível de gravidade das lesões nos diferentes sistemas do corpo humano. Nesta seção daremos ênfase as tabelas START e CRAMP utilizadas, respectivamente, na triagem de vítimas e para as escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE utilizadas para aferir o nível de comprometimento neurológico e o nível de gravidade global das lesões.

 

TABELA START - SIMPLE TRIAGE AND RAPID TREATMENT

 

A tabela START é uma tabela de uso rápido utilizada na triagem de vítimas em situações na qual o número de vítimas supera a capacidade de atendimento. O objetivo dessa tabela é rapidamente separar as vítimas graves que possuem boa chance de vida das vítimas sem lesões ou invíaveis para que as primeiras tenham prioridade de atendimento.

 

 

Na tabela o S significa SIM e o N significa NÃO. As vítimas são classificadas pela cor e dessa forma recebem a prioridade no atendimento na seguinte ordem: 1º vítimas VERMELHAS - 2º vítimas AMARELAS - 3º vítimas VERDES - 4º vítimas PRETAS.

 

Page 2: ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

TABELA CRAMP

A tabela CRAMP é utilizada com o mesmo objectivo da tabela START, com o diferencial que a tabela CRAMP possui parâmetros mais específicos e avalia a Circulação - Respiração - Abdome - Motor - Palavra devendo estão ser utilizada por médicos. A classificação das vítimas também é feita através de cores e a prioridade de atendimento é a mesma do método START.

 

 

Para obter a pontuação e assim classificar as vítimas segundo as cores, é necessário que se atribua pontos aos paramêtros da vítima, lembrando que sempre devemos considerar o pior parâmetro encontrado. Após atribuir a pontuação para cada item, devemos somar todos os pontos e com o total em mãos devems seguir a tabela abaixo para atribuir as cores:

Page 3: ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA

ESCALA DE COMA DE GLASGOW

A Escala de Coma de Glasgow é utilizada na classificação de traumas cranio-encefálico e serve para dar parâmetros de gravidade das lesões.O score é calculado somando as notas obtidas em cada item de acordo com a tabela da Escala de Glasgow, para cada item deve-se atribuir um único valor. Com o valor obtido pode-se verificar o gravidade da lesão.Se o Glasgow do paciente estiver entre 14-15 considera-se gravidade leve; sendo o valor entre 9-13 a gravidade é moderada e estando o valor entre 3-8 a gravidade da lesão é alta.

 

Escala de Coma de Glasgow

Abertura ocular

5EspontâneaMelhor resposta motoraMelhor resposta verbal

4 Obedece comandos

Ao comando verbal6Orientado 3 Localiza dor 5 Confuso 4

À dor 2 Retirada à dor 4 Palavras inapropriadas 3

Ausência 1 Flexão à dor 3 Sons incompreensíveis 2

    Extensão à dor 2 Ausência 1

    Ausência 1  

 TRAUMA SCORE

O Trauma Score é uma escala que engloba valores de sinais vitais do paciente como freqüência respiratória e pressão arterial agregando a este valor o dado obtido na Escala de Glasgow. O valor deve ser calculado, como na Escala de Glasgow, atribuindo um valor para cada item da tabela e somando todos depois.

Page 4: ESCALAS E TABELAS NO TRAUMA