Esclareça Suas Dúvidas Sobre a Caxumba

1
Esclareça suas dúvidas sobre a caxumba Surtos de caxumba no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte chamam a atenção para a identificação da doença. Conheça melhor a caxumba e saiba como se prevenir. Conhecida popularmente por causar um inchaço na região do pescoço, a caxumba é uma doença contagiosa que não costuma gerar complicações, desaparecendo num período de sete a dez dias. Por ser causada por um vírus, a caxumba pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas da saliva expelidas durante a fala ou tosse. O final do inverno e início da primavera são as épocas do ano mais propícias para a transmissão da doença. A principal forma de prevenção contra a caxumba é a vacina. Todas as crianças com doze meses devem tomar a vacina tríplice viral e, ao completar quinze meses, devem ser imunizadas com a vacina tetra viral. Essas vacinas fazem parte do Calendário Básico de Vacinação e vão proteger a criança contra a caxumba. Além do inchaço no pescoço, a caxumba causa febre baixa, mal estar, dor no corpo, nas articulações e no ouvido. O tratamento é sintomático, ou seja, o paciente será medicado de acordo com os sintomas. As pessoas doentes devem se afastar por pelo menos nove dias das suas atividades corriqueiras, para evitar a transmissão da caxumba. Em caso de indícios da doença, o indivíduo deve comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação.

description

Dúvidas

Transcript of Esclareça Suas Dúvidas Sobre a Caxumba

Page 1: Esclareça Suas Dúvidas Sobre a Caxumba

Esclareça suas dúvidas sobre a caxumba

Surtos de caxumba no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte chamam a atenção para a identificação da doença. Conheça melhor a caxumba e saiba como se prevenir.

Conhecida popularmente por causar um inchaço na região do pescoço, a caxumba é uma doença contagiosa que não costuma gerar complicações, desaparecendo num período de sete a dez dias. Por ser causada por um vírus, a caxumba pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas da saliva expelidas durante a fala ou tosse. O final do inverno e início da primavera são as épocas do ano mais propícias para a transmissão da doença.

A principal forma de prevenção contra a caxumba é a vacina. Todas as crianças com doze meses devem tomar a vacina tríplice viral e, ao completar quinze meses, devem ser imunizadas com a vacina tetra viral. Essas vacinas fazem parte do Calendário Básico de Vacinação e vão proteger a criança contra a caxumba.

Além do inchaço no pescoço, a caxumba causa febre baixa, mal estar, dor no corpo, nas articulações e no ouvido. O tratamento é sintomático, ou seja, o paciente será medicado de acordo com os sintomas. As pessoas doentes devem se afastar por pelo menos nove dias das suas atividades corriqueiras, para evitar a transmissão da caxumba. Em caso de indícios da doença, o indivíduo deve comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação.