EscolaAtiva_Educador

56
1 guia de atividades para o educador INSTITUTO

description

Guia de Atividades do Educador para o projeto Escola Ativa: A transformação começa aqui.

Transcript of EscolaAtiva_Educador

Page 1: EscolaAtiva_Educador

1

guia de atividades

para o educador

INSTITUTO

Page 2: EscolaAtiva_Educador

2

Page 3: EscolaAtiva_Educador

3

“A educação ambiental para a

sustentabilidade deve permitir que a educação se

converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa,

criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita

redirecionar a energia da juventude para execução de projetos de atividades com a

construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária, democrática e mais participativa e

na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade”.

(Referido sobre o assunto em evento que reuniu Ministros da Educação em Cúpula das Américas,

Cúpula de Brasília - 1998)

Page 4: EscolaAtiva_Educador
Page 5: EscolaAtiva_Educador

5

Decorar = de cor = coração

Decorar, no sentido de guardar na memória, vem do latim Cor, Coração, pois, em épocas antigas, acreditava-se que o coração era a sede do conhecimento humano.

Colocar o aprendizado no coração. Esse é o principal objetivo deste guia didático.

Sensibilizar, guardar a informação no coração para provocar a mudança de comportamento em prol da sustentabilidade.

Page 6: EscolaAtiva_Educador

6

apresentação

Page 7: EscolaAtiva_Educador

7

O guia de atividades do educador traz informações e propostas para a redução do impacto sobre o meio ambiente através de mudanças de ações, hábitos, atitudes e estilo de vida, começando pelo ambiente escolar.

Este guia, destinado aos educadores, apresenta sugestões de atividades complementares aos temas abordados na Cartilha do Aluno: água, lixo, higiene, áreas verdes, convivência e os oito “erres”, além de trazer dicas proveitosas e referências bibliográficas para a pesquisa do educador. As atividades propostas são múltiplas e dirigidas à sensibilização, reflexão e fixação do conteúdo.

O ideal é que o educador adapte e recrie as atividades conforme a realidade e as possibilidades de trabalho local.

A Cartilha do Aluno é direcionada a crianças de 9 e 10 anos. entretanto, há muitas possibilidades de adaptação para outras faixas etárias, o que só depende do espírito lúdico das partes envolvidas.

Assim, educadores e alunos se tornarão agentes multiplicadores para a educação ambiental.

Page 8: EscolaAtiva_Educador

8

por quê na escola?

Page 9: EscolaAtiva_Educador

9

O Instituto Ativa brasil e a empresa LataPack-Ball acreditam que uma das melhores formas de se levar a educação ambiental à comunidade é através da ação direta dos educadores na sala de aula. por meio de atividades dinâmicas e lúdicas, as crianças serão estimuladas a entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, observando situações no próprio cotidiano escolar. Assim, os educadores, formadores de opinião que são, poderão atuar como agentes multiplicadores buscando desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes responsáveis, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos.

Então, educador, mãos à obra, pois essa lição você já sabe De Cor!

Page 10: EscolaAtiva_Educador

10

tema: água“A água tem múltiplos usos; a utilidade que ela não tem para você terá para outra pessoa.”

Todos nós estamos em contato com a água e desde o momento em que nascemos todos sabemos que ela é fundamental para a nossa vida. Porém, dois grandes problemas cercam a relação do ser humano com a água: a banalização do seu uso e a sua escassez.

Talvez por causa da convivência cotidiana e natural, a água torna-se banal para a maioria das pessoas que vivem em regiões onde não há escassez de água. Nessas regiões, a poluição da água é um grande problema. Já nas regiões de seca, as pessoas sofrem com a escassez.

Daí a importância, educador, deste guia que pretende sensibilizar, mostrar à comunidade que o acesso à água é uma construção coletiva, inclusive para as gerações futuras.

Neste tema, o educador terá a oportunidade de trabalhar dinâmicas, chamando a atenção das crianças para a constante presença do elemento água no cotidiano de cada um, estendendo as considerações para o ambiente escolar, a casa, a cidade, até chegar na proporção da água no planeta e sua realidade atual.

Page 11: EscolaAtiva_Educador

11

Page 12: EscolaAtiva_Educador

12

tema água: atividade 01

água de beberIntrodução: Em função do (falso) mito da abundância da água, é muito importante discutir com os alunos a questão da quantidade de água doce existente e disponível para consumo da população. Refletir sobre isso é um dos caminhos para se trabalhar o consumo responsável. Contudo, muitas vezes não é tão fácil, para as crianças, dimensionar os percentuais. Por isso, essa atividade traz uma abordagem prática para mostrar a elas o quanto de água realmente temos para o consumo humano.

Objetivos: Facilitar o entendimento dos alunos sobre a quantidade de água potável existente no planeta; Possibilitar a reflexão sobre a dinâmica do consumo de água no cotidiano da escola; Incentivar o uso consciente da água no dia a dia de cada um.

Material: Imagem do planeta Terra; Garrafa pet de 2 litros com tampa e cheia de água; Um copo plástico de 200 ml e um copo plástico de 50 ml.

Metodologia: Essa atividade poderá ser realizada em qualquer local e disposição. Quanto mais os alunos tiverem a oportunidade de sair da rotina de sala de aula, mais prazerosas serão as aulas e, portanto, mais produtivas.

• Fixar a imagem do planeta Terra na parede e perguntar quais são as cores predominantes. Perguntar o que representa cada cor. A partir das respostas, iniciar a discussão sobre o fato da maior parte ser azul (água). Questionar sobre os tipos de água existentes no planeta (oceanos e mares, lagos, rios, nuvens, lençóis freáticos).

• Iniciar o experimento: Mostrar a garrafa de dois litros cheia de água. Pedir que imaginem que toda a água do planeta está dentro da garrafa (salgada, doce, congelada,

Page 13: EscolaAtiva_Educador

13

água das nuvens etc.). Explorar várias características das águas doce e salgada como os tipos de vida que cada uma comporta, qual o tipo que podemos beber, qual existe em maior quantidade.

• Demonstrar a relação entre a disponibilidade da água salgada e da água doce: encher o copo de 200 ml com água da garrafa. Questionar o que acham. Concluir que, da garrafa inteira, ficou apenas um copo de água doce!

• O próximo passo é pegar o copo de 200 ml e encher o copo de 50 ml, que representa a água dos lagos, represas e rios. O copo de 50 ml é o que sobrou de água doce de fácil acesso para as pessoas. Mas será que estar ao alcance significa estar limpa (potável)?

• Do copo de 50 ml, encher a tampinha da garrafa. De toda a água do planeta, a tampinha é a representação da água de boa qualidade para o consumo humano. A água que ainda não está poluída.

Avaliação: Pedir que façam o biomapa da água no planeta. Irão desenhar a disposição da água doce e salgada no planeta em suas diferentes formas.

Page 14: EscolaAtiva_Educador

14

tema água: atividade 02

Mensagem das Águas Masaru Emoto

Introdução: Masaru Emoto é um fotógrafo japonês que executou experiências com a água. Fotografou os cristais formados nas moléculas de gotículas de água congelada enquanto sofriam influências externas como música, tons de voz, estações do ano, palavras. Ele mostrou como nós, assim como todo o planeta, também somos influenciados por essas moléculas, partindo do fato de que a maior parte da composição da vida é a água. Para mostrar essa ideia às crianças, Masaru Emoto criou o livro ”mensagem das Águas para crianças”, traduzido em várias línguas. Disponível para visualização no endereço: http://alturl.com/5r9m5

Objetivos: Proporcionar às crianças uma reflexão sobre a influência da água em tudo o que existe, incluindo nosso corpo, pensamentos e emoções; Sensibilizar o público-alvo a partir do conceito de que a água possui vida, e sofre vibrações, assim como nós; Mostrar que tudo no planeta está interligado, já que é uma lei da natureza a “ação e reação”; Sensibilizar para o uso racional da água, cuidado e preservação da sua pureza.

Material: Equipamentos de multimídia; O livro “mensagem das Águas para crianças” impresso ou digitalizado de forma que possa ser exibido; material complementar como imagens e vídeos sobre a transformação das moléculas da água, os quais o educador pode selecionar na internet, de acordo com suas preferências específicas.

Metodologia: Na sala de multimídia, apresentar o livro “mensagem das Águas para crianças”. Após a exibição,

Page 15: EscolaAtiva_Educador

15

questionar sobre o que entenderam. Levantar a discussão sobre a proporção de água em nosso corpo e no planeta e a influência que a água possui sobre a vida, já que ela é transformada pelas influências externas.

Avaliação: Pedir que as crianças imaginem várias situações em que estamos em contato com a água como beber, nadar, lavar as mãos, tomar banho. Questionar o que elas imaginam que aconteça com a água em contato com nosso corpo lembrando de suas minúsculas moléculas.

Page 16: EscolaAtiva_Educador

16

tema água: atividade 03

MEMÓRIA DA ÁGUAintrodução: É fato que há maior disposição e curiosidade da criança quando ela entende que o objeto em questão, de alguma forma, faz parte de sua história ou da história de alguém próximo a ela ou do local onde vive. O intercâmbio entre gerações é uma ótima ferramenta para aproximar vidas através da admiração e respeito.

Objetivos: promover o intercâmbio entre gerações; incentivar a criança a ouvir os mais velhos; provocar a curiosidade para os cursos d’água que correm por perto; sensibilizar para o apoio, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos.

Material: Fotografias antigas e atuais do curso d’água escolhido, cartolina, giz de cera, lápis de cor.

Metodologia: Escolher um curso d’água conhecido na cidade (rio, córrego, lago) que seja, de alguma forma, importante para o município. Divulgar em aula o curso escolhido, procurando despertar a atenção dos alunos com as perguntas:

já o conhecem? Já passaram por perto? Moram próximo? Acham que é limpo ou não? Será que tem peixe? Muito ou pouco? Possui árvores em volta?

Ao final, pedir por escrito no caderno de tarefas para casa que os alunos façam uma pesquisa sobre o curso d’água em questão. Poderão perguntar como era o rio antigamente para os pais, vizinhos de maior idade, avós... Poderão contar lendas, caso houver, questionar se pessoas pescavam, se era fundo ou maior. A intenção é fazer o antes e o depois. Irão ilustrar em uma cartolina a imagem construída através das informações adquiridas. O trabalho poderá ter o título (exemplo): Memória do rio Ingaí.

Page 17: EscolaAtiva_Educador

17

Avaliação: Promover um evento em que cada um irá mostrar sua arte e contar o que aprendeu com essa atividade.

Page 18: EscolaAtiva_Educador

18

tema: lixo“Lixo é uma invenção humana. Na verdade tudo serve para outro fim.”

A educação sobre a problemática do lixo apresenta muitas possibilidades e poderá ser trabalhada de diferentes formas na escola, a depender das necessidades e ocorrências locais. É importante despertar a atenção da criança para a observação e compreensão dos resultados das suas próprias atitudes e das atitudes das outras

pessoas. É necessário que incentivemos as crianças a observar, por exemplo, se na escola é feita separação do lixo, se ela ou os coleguinhas jogam lixo no chão,

o que fazem com o lixo orgânico da cozinha.

olhar atento não só para o dia a dia da escola, mas fora dela também.

Page 19: EscolaAtiva_Educador

19

“do ponto de vista do planeta, não existe jogar fora, porque não existe fora.”

Page 20: EscolaAtiva_Educador

20

tema lixo: atividade 01

ECO-REPÓRTERintrodução: O intuito desta atividade é elaborar e aplicar um questionário sobre o lixo, de modo a envolver todos os componentes da escola. As perguntas que os alunos farão aos professores, secretários, diretores, faxineiras, cozinheiras e colegas de outras salas deverão considerar os problemas e soluções com relação ao lixo.

Objetivos: ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR NA MUDANÇA DE ATITUDE PARA MELHORAR A QUESTÃO DO LIXO; Formar agentes atentos ao meio ambiente escolar.

Material: Questionário impresso em papel reciclado e caneta.

Metodologia: O educador poderá criar um questionário, podendo utilizar o modelo que está na próxima página. Em sala de aula, debaterá com os alunos sobre o lixo no ambiente escolar, de acordo com os diferentes setores da escola (cozinha, limpeza geral, secretaria e salas de aula). O professor poderá distribuir cada pergunta do questionário para os alunos a partir de sorteio em sala de aula. É interessante que se convide um funcionário de cada setor para ir à sala e responder às perguntas feitas pelos alunos. O educador deve escrever no quadro todas as respostas.

AVALIAÇÃO: Todos os envolvidos deverão analisar as respostas e debater as atitudes corretas e incorretas, buscando alternativas para a melhor conduta.

Page 21: EscolaAtiva_Educador

21

Eco-repórterModelo para questionário

1. Na secretaria, quando se imprime algo errado, o que é feito com o papel?

2. A escola usa somente papel reciclado?

3. a escola utiliza impressão frente-e-verso?

4. Na cozinha, qual é o destino dos restos de comida, cascas de frutas e verduras?

5. Em sala de aula, os alunos jogam lixo no chão?

6. Na limpeza do pátio, usam água reaproveitada da chuva?

7. Na horta da escola, é usado adubo feito através do lixo orgânico?

8. A escola possui lixeiras para separar os diferentes tipos de lixo?

9. Quantas vezes por semana o lixo é retirado?

10. A escola sabe para onde vai o lixo que produz?

11. A escola separa o lixo para os catadores como papelão, papel, latinhas e pet?

12. Os professores trabalham a educação ambiental em todos os anos?

13. Na escola existem torneiras estragadas que ficam pingando água?

14. Quando todos vão embora, os equipamentos eletrônicos continuam ligados?

15. Os alunos se respeitam e respeitam professores, diretores e demais funcionários?

16. O que podemos fazer para nossa escola tornar-se uma Eco-Escola, modelo para as outras?

Page 22: EscolaAtiva_Educador

22

tema lixo: atividade 02

LINHA DO TEMPO DO LIXOIntrodução: É comum crianças e adultos não refletirem sobre a origem e o destino dos materiais que consomem no dia a dia. Essa atividade pretende chamar atenção para esta questão tão importante.

Objetivos: Refletir e reavaliar a relação entre os seres humanos e o lixo; Estimular mudanças de atitude para a redução de geração de lixo.

Material: Objetos recicláveis (o educador deverá ter em mãos restos de tecidos, cola, canetinha, fita crepe, retalhos de papel etc.).

Metodologia: Dividir a turma em grupos e pedir que escolham algum material produzido na escola que, normalmente, iria para o lixo (esses materiais serão escolhidos previamente em sala de aula pelos próprios alunos com a ORIENTAÇÃO DO EDUCADOR, QUE PODERÁ RECOLHER O MATERIAL NA ESCOLA E LEVAR AOS GRUPOS). Após organizada a seleção, a turma poderá ser levada para algum ambiente ao ar livre para iniciar o bate-papo. Em roda, os grupos conversarão sobre cada objeto, sob a coordenação do educador que irá levantar questões como:

de onde surgiu esse produto? Do que ele é feito? De onde é tirado esse material? O que é retirado da natureza para deixar esse produto pronto? Para onde ele vai? Ele pode ser transformado em outro produto (reciclado)?

Após o bate-papo, cada grupo inventará uma forma de reutilizar o produto escolhido com o que tem em mãos.

AVALIAÇÃO: O educador deverá intermediar uma discussão sobre os seguintes aspectos: Quais as características do lixo produzido na escola? Para onde vai o lixo produzido ali?

Page 23: EscolaAtiva_Educador

23

Page 24: EscolaAtiva_Educador

24

tema lixo: atividade 03

ECO-PONTOIntrodução: Reduzir, reutilizar e reciclar são palavras que devem ser introduzidas no vocabulário das crianças o mais cedo possível. É necessário explicar-lhes o que significa cada conceito, utilizando exemplos práticos e procurando trazê-los para a prática cotidiana. Este trabalho, iniciado na escola, poderá ser levado para a casa junto à família. A ideia de instalar um eco-ponto na escola e na sala de aula é um ótimo incentivo.

Objetivos: Estimular a compreensão dos termos reduzir, reutilizar e reciclar; Possibilitar a reflexão sobre atitudes em prol da sustentabilidade; Socializar os princípios, valores e ações para a diminuição do lixo; Criar um eco-ponto na escola.

Material: Vídeo “Um plano para salvar o planeta, parte 2 - Turma da Mônica”

Metodologia: Introduzir o assunto com questionamentos sobre os três “erres”. Escrever as três palavras no quadro e perguntar se sabem o significado. Após o bate-papo, o educador deverá exibir o filme e, em seguida, questionar sobre o que entenderam dos temas lixo, poluição, a vida na cidade e no interior. Sugerimos que o educador foque nos 8 “erres” e fale sobre o eco-ponto. O educador já estará com 4 recipientes devidamente encapados com as cores: azul para o papel, verde para o vidro, amarelo para as embalagens de plástico e marrom para o orgânico.

AVALIAÇÃO: Deixar o eco-ponto em sala de aula ou em algum lugar estratégico que permita a observação periódica do educador, verificando se estão depositando seu lixo nas lixeiras corretas. Comentar os acertos ou erros em sala de aula.

Page 25: EscolaAtiva_Educador

2525

Page 26: EscolaAtiva_Educador

26

tema: higieneescola limpa é escola com saúde.

A proposta deste tema é trabalhar a higiene no ambiente escolar como uma das ferramentas para a educação ambiental. A proposta objetiva a conscientização de alunos e funcionários sobre higiene pessoal e higienização do ambiente escolar, o que poderá torná-los agentes participativos, colaboradores para a higiene local. Um ambiente limpo e agradável cativa e melhora o aprendizado do aluno, tornando mais prazeroso o cotidiano na comunidade escolar.

Page 27: EscolaAtiva_Educador

272727

Page 28: EscolaAtiva_Educador

28

tema higiene: atividade 01

patrulha da limpezaIntrodução: É preciso que os alunos comecem a observar a limpeza, não só de sua sala de aula, mas de toda a escola, deixando-a limpa para o próximo período, trabalhando assim o espírito de colaboração entre os colegas. Sensibilizar professores e alunos para a importância da limpeza da escola é um bom caminho para a formação de cidadãos conscientes.

Objetivos: Transformar os alunos em agentes responsáveis e colaboradores para manter a limpeza e organização da escola e da sala de aula; Criar uma relação de respeito e colaboração entre alunos e funcionários; Conscientizar as crianças para a higiene pessoal diária dentro e fora da escola.

Material: Luvas e sacos de lixo, câmera fotográfica.

Metodologia: Após a leitura do tema Lixo, da cartilha do aluno, o educador iniciará uma conversa com seus alunos sobre a limpeza da escola e higiene pessoal. deve começar pedindo que observem a sala de aula. O educador deverá fazer perguntas: lavaram bem as mãos? O uniforme está bem limpo? O material escolar está organizado? As mesas estão em seus lugares? Estão sentados corretamente? A professora está bem vestida? Etc. Os alunos devem observar o que está correto e incorreto no ambiente. Após esse momento, o educador irá convidá-los para irem até o pátio. Lá vão conversar sobre a limpeza geral da escola. Vão se lembrar dos banheiros, do pátio, da cozinha, refeitório. Serão induzidos a observar todo o ambiente, inclusive a área externa da escola. Feito isso, serão divididos em grupos, colocarão suas luvas, pegarão seus sacos e iniciarão uma coleta coletiva do lixo em toda a escola com a vigia de responsáveis adultos. Durante uma semana, o educador pedirá que os alunos prestem atenção no comportamento de todos que frequentam a escola. O educador irá anotar essas observações e, no final da semana, cada grupo irá confeccionar cartazes com suas observações e fotos tiradas durante a limpeza da escola.

AVALIAÇÃO: Será feita através das observações registradas e na repetição do mutirão da limpeza.

Page 29: EscolaAtiva_Educador

292929

Page 30: EscolaAtiva_Educador

30

tema higiene: atividade 02 Como eu posso colaborar para que minha escola esteja sempre limpa?

Introdução: As crianças são mais participativas quando percebem que sua contribuição é fundamental. Se inserimos sua participação na higiene do ambiente, será mais fácil para elas entender que também são responsáveis por manter limpo o seu ambiente de convivência.

Objetivos: Estimular a responsabilidade da criança com relação à limpeza do ambiente; Mostrar que, se cada um fizer sua parte, todo o ambiente se tornará harmônico.

Metodologia: O educador irá convidar um membro responsável pela higiene geral da escola para dar uma palestra sobre como é feita a limpeza e qual pode ser a contribuição dos alunos para manter a limpeza no ambiente escolar.

AVALIAÇÃO: Após a palestra, o educador promoverá um debate com a turma, focalizando os conceitos trabalhados nessa atividade. Além disso, é importante que o educador observe se houve mudança de atitude nos dias seguintes.

Page 31: EscolaAtiva_Educador

3131

Page 32: EscolaAtiva_Educador

32

tema: ambientes verdes

Ambientes verdes são áreas com fauna e flora presentes. Nas escolas, é comum encontrarmos jardins, áreas com parquinhos, hortas, canteiros de ervas e jardins suspensos. Observamos, nos últimos tempos, uma revalorização das áreas verdes nas escolas. Elas têm voltado a adotar essa cultura por perceberem a importância das áreas verdes como ferramenta para a educação ambiental, além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde alimentar.

Plante verde, cultive a vida e a esperança!

Page 33: EscolaAtiva_Educador

3333

Page 34: EscolaAtiva_Educador

34

tema ambientes verdes: atividade 01

que tipos de planta existem na minha escola?

Introdução: A escola é um ótimo local para despertar a curiosidade das crianças para as espécies da fauna e da flora típicas de sua região. Esse contato proporcionará uma interessante interação entre a

criança e o seu meio ambiente.

Objetivos: Incentivar o interesse das crianças pela fauna e flora; Reconhecer seu meio ambiente; Facilitar a identificação de espécies encontradas em sua escola e o uso popular de espécies florísticas, ou seja, de espécies da flora.

Material: Prancheta, papel reciclado e lápis, câmera fotográfica.

Metodologia: O educador fará uma pesquisa prévia sobre as espécies da fauna e flora encontradas na escola (árvores, flores, hortaliças, ervas medicinais e ervas daninhas), aproveitando para, inclusive,

observar alguns animais que frequentam

Page 35: EscolaAtiva_Educador

35

o ambiente como pássaros e insetos. O educador poderá fazer um passeio com seus alunos para, juntos, identificarem essas espécies. Os alunos farão esse passeio com pranchetas, papel e lápis em mãos. Após o passeio, irão para a sala de multimídia, onde ele exibirá as fotos. O educador comentará cada uma das espécies através da pesquisa prévia que realizou. Cada criança irá desenhar a planta e animal que mais chamaram a sua atenção.

AVALIAÇÃO: Poderá ser realizada uma exposição dos desenhos no mural comum da escola, onde, durante o intervalo, as crianças poderão transferir seu conhecimento aos demais membros da escola.

35

Page 36: EscolaAtiva_Educador

36

tema ambientes verdes: atividade 02

QUINTAL NA ESCOLA!

Introdução: A ideia de criar jardins ou hortas suspensas

tem o intuito de reaproveitar materiais recicláveis, como latas e garrafas pet, usar espaços inutilizados, como muros e escadas, além de ser uma interessante alternativa para locais

sem espaço com terra para plantio.

OBJETIVOS: Utilizar espaços ociosos na escola; Melhorar o paisagismo do ambiente; Incentivar, nas crianças, o gosto pelo cultivo de plantas; Instigar a curiosidade e conhecimento sobre espécies da flora; Reutilizar o lixo; estimular o cultivo de áreas verdes na escola.

MATERIAl: Garrafa pet, tesoura, barbante resistente e mudas de várias espécies (flores, ervas e hortaliças) e terra adubada.

Metodologia: Localizar, na escola, os possíveis locais para instalação dos jardins suspensos como um muro, por exemplo. O educador poderá iniciar, em área externa,

um bate-papo sobre a importância das plantas para a saúde do meio ambiente e também dos seres vivos. Como tarefa para casa, pedirá aos alunos que tragam, no dia seguinte, uma garrafa pet, um

Page 37: EscolaAtiva_Educador

37

rolo de barbante resistente e uma muda de alguma planta (flores, ervas ou hortaliças). A escola ficará responsável por providenciar a terra fertilizada com adubo orgânico. Cada aluno irá pesquisar em casa o nome de sua planta e para que serve (uso popular, medicinal, ornamental, alimentício). No pátio, cada criança poderá criar sua jardineira nos modelos ilustrados. Cada criança irá cuidar de suas mudas enquanto estiver na escola. O educador ainda poderá abordar sobre o tempo de decomposição da garrafa pet e a importância de sua reciclagem para o meio ambiente e incentivar o uso da água reaproveitada da chuva para molhar as plantas. Caso a escola ainda não tenha esse hábito, poderá ser providenciado um latão com tampa para captação da água da chuva. Fica a dica!

AVALIAÇÃO: Após o plantio e a colocação dos vasos em seus lugares, cada criança poderá falar um pouco de sua espécie.

OBSERVAÇÃO: O educador poderá encontrar vários modelos de jardineiras na internet. É só pesquisar.

37

Page 38: EscolaAtiva_Educador

38

tema: CONVIVÊNCIA

Em casa, antes do contato com o universo escolar, as crianças têm apenas a referência dos pais e responsáveis. As noções de verdade, respeito e afeto que as crianças conhecem, nessa fase, limitam-se àquelas que os familiares lhes transmitem. É na escola que essas noções se multiplicam, pois os alunos entram em contato com diferentes repertórios, culturas e pontos de vista. Assim, vão percebendo, aos poucos, a existência de regras e limites sociais, e também de valores considerados universais.

“Gentileza gera gentileza!”profeta gentileza

Page 39: EscolaAtiva_Educador

39

Page 40: EscolaAtiva_Educador

40

tema convivência: atividade 01

CADA UM É DE UM JEITO

Introdução: Esta dinâmica pretende trabalhar o respeito ao próximo e às diferenças entre as pessoas. Num ambiente tão diversificado como a escola é comum encontrar

as diferentes classes sociais, etnias e origens. Esses aspectos poderão ser

trabalhados de forma lúdica e harmoniosa.

Objetivos: Conscientizar as crianças sobre as diferenças raciais e culturais, físicas e ideológicas; proporcionar a boa convivência e respeito ao próximo.

MATERIAL: Pedaço de papel em branco, caneta.

Metodologia: O educador distribuirá folhas de papel ofício em branco e canetas aos alunos e pedirá que, após

determinado sinal, todos desenhem o que for pedido. então Solicita-se que desenhem um rosto. Em seguida, um

pescoço e um tronco. Assim que todos terminarem, mostrarão o desenho aos colegas.

Page 41: EscolaAtiva_Educador

41

AVALIAÇÃO: O educador irá iniciar um bate-papo, ressaltando que não há nenhum desenho igual ao outro. portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes. por esse motivo, devemos respeitar o ponto de vista do outro, sua cultura, religião, jeito de ser etc.

Por outro lado, todos os desenhos têm a mesma composição básica e distribuição das partes, ou seja, todos têm dois olhos, uma boca etc., o que mostra que somos todos seres humanos, diferentes, porém iguais.

Page 42: EscolaAtiva_Educador

42

tema convivência: atividade 02

GRANDE COMPANHEIRO

Introdução: É importante incentivar as crianças, desde cedo, para atitudes solidárias. A escola é um local perfeito para desenvolver o espírito de colaboração, parceria e

companheirismo.

Objetivos: Refletir sobre a importância do próximo; Incentivar atitudes de colaboração, solidariedade e parcerias.

MATERIAL: um pirulito para cada participante.

Metodologia: Todos em círculo, em pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para

a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o

Page 43: EscolaAtiva_Educador

43

pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e em pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e, em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar essa tarefa, para a qual só há uma possibilidade: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado. Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

AVALIAÇÃO: Abre-se a discussão, norteada pela reflexão de que precisamos dos outros para chegar a algum objetivo e de que é ajudando o outro que seremos ajudados.

Page 44: EscolaAtiva_Educador

44

tema convivência: atividade 03

SONHO MEU

Introdução: O respeito às aspirações e sonhos do outro deve ser introduzido logo cedo na vida das crianças para que tornem-se adultos realizados e contentes com suas

escolhas profissionais e pessoais. Esse sentimento também faz parte do meio

ambiente.

Objetivos: Respeitar as aspirações do próximo; Cuidar de seus objetivos sem atrapalhar os objetivos dos outros.

MATERIAL: balões coloridos, caneta, papel ofício e palitos de dente.

Metodologia: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do

balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O educador dá a seguinte

Page 45: EscolaAtiva_Educador

45

ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros.

AVALIAÇÃO: Quando os balões forem estourados o educador faz o seguinte questionamento:

• Por que destruíram os sonhos dos outros?

Deixe que eles pensem um pouco e responda:

• Para defender os seus interesses você não precisa prejudicar os interesses dos outros, basta que cada um cuide de seu sonho e nenhum sonho será destruído. Não precisamos destruir os sonhos do outro para manter o nosso.

Page 46: EscolaAtiva_Educador

46

tema: 8 “ERRES”“É PRECISO QUE VOCÊ SE TORNE A MUDANÇA QUE DESEJA VER NO MUNDO”MAHATMA GHANDI

Page 47: EscolaAtiva_Educador

47

Os 8 “erres” são ações que começam com a letra “R”, para refletir e praticar no cotidiano. Através de atitudes como refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, reparar, respeitar, responsabilizar-se e repassar, a vida no planeta terá muito mais qualidade agora e no futuro, para as próximas gerações. Cada erre está detalhado na Cartilha do Aluno e poderá ser inserido de forma lúdica e prazerosa durante todo o cotidiano escolar não só para os alunos, mas também para os demais membros da comunidade escolar.

Page 48: EscolaAtiva_Educador

48

tema 8 “erres”: atividade 01

FEIRA DE TROCAS

Introdução: Em nossas casas, temos muito mais do que necessitamos e, muitas vezes,

nos cansamos de usar as mesmas coisas. Pensando nisso, é interessante promover, de tempos em tempos, dentro da escola, uma feira de troca e o estímulo à economia solidária e ao comércio justo.

Objetivos: Promover o diálogo e a possibilidade de ampliar formas de negociação

sempre buscando o consenso; Incentivar feiras de troca

na escola e fora dela; Reduzir

Page 49: EscolaAtiva_Educador

49

o consumo desnecessário; Promover a solidariedade; Estimular a economia solidária.

MATERIAL: OBJETOS PARA TROCAS.

Metodologia: É necessário que se planeje de antemão quais os tipos de objetos que podem ser trocados (brinquedos, roupas, acessórios, livros, filmes, CDs etc.). Caso a feira seja realizada para toda a escola, os objetos podem ser, além dos citados acima, objetos de decoração, utensílios de cozinha, serviços e alimentos. O educador irá elaborar um bilhete aos pais, explicando o evento com seus objetivos e metodologia. Cada aluno levará, no dia seguinte, um objeto que deseja passar para a frente. No dia da feira, em ambiente adequado, fora da sala de aula, todos em círculo para realizar as trocas sob a orientação do educador.

AVALIAÇÃO: Questionar os participantes o porquê de estarem participando da feira e as possibilidades de ampliar formas de negociação.

Page 50: EscolaAtiva_Educador

50

tema 8 “erres”: atividade 02

DIA-A-DIA DO BEM

Introdução: Trabalhar os 8 “erres” na escola é um desafio que possibilita uma reflexão

sobre os impactos positivos e negativos de nossas ações sobre o meio ambiente.

Objetivos: Sensibilizar para a importância do bem-estar e

felicidade de cada um; Levantar questões ambientais e sociais acima dos interesses econômicos; Possibilitar mudanças de atitude no cotidiano.

Material: Fotocópia da planilha em papel reciclado (modelo anexo).

Metodologia: Após a leitura do conteúdo sobre os 8 “erres”,

da cartilha do aluno, o educador deverá

Page 51: EscolaAtiva_Educador

51

enfatizar em debate a importância da qualidade de vida e da felicidade. Distribuir a planilha na segunda-feira e pedir aos alunos que observem todas as suas atividades durante a semana e preencham a planilha. Na semana seguinte, solicitar que, em duplas, compartilhem os resultados e pontos atingidos.

Avaliação: Observar e compartilhar com a classe a planilha com todos os pontos levantados e convidar os alunos para falarem sobre as sensações que tiveram e sobre o que aprenderam.

Pontuação:

10 pontos: sim

5 pontos: nem tanto

0 ponto: não

Page 52: EscolaAtiva_Educador

52

tema 8 “erres”: atividade 03

NO TEMPO DE MEUS AVÓS

Introdução: Falar aos jovens sobre os costumes e práticas antigas é um exercício de reflexão sobre valores culturais que influenciam o modo de vida atual. Além

disso, poderão comparar os utensílios usados atualmente com os seus antigos similares, usados pelos mais velhos. Um exemplo disso é a mudança do ferro à brasa para o elétrico. Assim, terão a oportunidade de ouvir e entender os hábitos cotidianos de seus antepassados

através do intercâmbio entre gerações, uma

das ferramentas da educação ambiental.

Page 53: EscolaAtiva_Educador

53

Objetivos: Sinalizar os meios de vida do passado relacionando-os com os atuais; Promover o intercâmbio entre gerações; Comparar o consumo de recursos naturais dos objetos antigos com relação aos atuais.

Material: OBJETOS ANTIGOS

Metodologia: Reunidos em grupos, solicita-se que façam uma pesquisa com os idosos, mostrando a vida, os costumes e práticas antigas, enfatizando aquelas que tinham uma relação mais equilibrada com o meio ambiente do que os seus similares usados atualmente. Cada equipe deverá levar um objeto que tenha sido indicado pelo idoso pesquisado, revelando uma relação diferenciada com o meio ambiente. Ex.: lamparina e lâmpada; ferro a brasa e ferro elétrico; sabão de cinza e sabão industrializado etc. O educador orientará seus alunos a elaborar um bilhete explicativo aos pais.

Avaliação: Criar na escola uma mostra cultural para expor os objetos. Cada grupo irá relatar um pouco do que pesquisou sobre seu entrevistado e sobre o objeto escolhido.

Page 54: EscolaAtiva_Educador

54

Querido educador, chegamos ao final desta cartilha que tem o intuito de ser o início para o desenvolvimento de mais projetos do mesmo gênero. De fato, esta cartilha apresenta somente algumas ideias para inserir algo tão importante na vida de nossas crianças: a educação para a sustentabilidade!

Existem muitas dicas em diversos livros, sites e projetos espalhados por aí, portanto, É só pesquisar. Porém, é fundamental que a transformação aconteça em seu coração e seja incorporada em seu dia a dia, como uma semente que quanto mais alimentada, mais se desenvolverá, dará flores e frutos sadios em contato com a terra fértil que são as nossas crianças.

Aqui ficam algumas dicas de vídeos, sITES e livros para pesquisas.

Vídeos • Morte e vida sem ver água

• Coleção de vídeos da 4º Semana do meio ambiente da TV Escola

• Kauan e a lenda das águas

• Salve o planeta Uma campanha inteligente para crianças de 3 a 103 anos

• Consciente Coletivo Instituto Akatu

• projeto Muda com a Gente Viraminas Associação Cultural

• É preciso reciclar Turma da Mônica

• Um plano para salvar o planeta - Parte 2 - Turma da Mônica

SITES

• www.akatu.org.br

• www.apoema.com.br

• www.atividadeseducativas.com.br

• www.cartadaterrabrasil.org

• www.mma.gov.br

Livros • Livro de ideias para Cartinha da Terra

• Mensagem das Águas versão infanto-juvenil (Masaru Emoto)

• Meio Ambiente - Uma Introdução para Crianças - Dennis Driscoll

• Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos - Carlos Rodrigues Brandão (MMA)

54

Page 55: EscolaAtiva_Educador

55

“Tenha sempre bons pensamentos

Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras

Tenha boas palavras

Porque as suas palavras se transformam em suas ações

Tenha boas ações

Porque as suas ações se transformam em seus hábitos

Tenha bons hábitos

Porque os seus hábitos se transformam em seus valores

Tenha bons valores

Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.”

Mahatma Ghandi

Referências bibliográficas:MMA/IDE. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consumers International, 2002;

MACEDO, Renato Luiz Grisi - Referenciais básicos para formação em educação ambiental Lavras: UFLA/FAEPE, 2005. Curso de Pós-graduação - Lato Sensu (Especialização) a Distância Gestão e Manejo Ambiental;

5 ELEMENTOS. Consumo Sustentável. Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, São Paulo, 2009;

VIRAMINAS. Cartilha do Aluno do projeto Muda com a Gente!. Viraminas Associação Cultural, 2012.

Page 56: EscolaAtiva_Educador

56

2013

INSTITUTO

REALIZAÇÃO: APOIO:

www.institutoativabrasil.org.br

Educador, chegamos ao final

deste guia! Esperamos ter contribuído para apoiá-lo na tarefa de

ensinar a conscientização ambiental a seus alunos. Agora é com você! Guarde

no coração o que há de bom para ser compartilhado.

Inove, estimule, transforme e faça a

diferença!

expedienteCoordenaÇÃO geral: Christiano Roccoprodução de texto: Danielle TerraConsultorIA pedagógica: Kátia RochaIlustraÇÕES: danilo aroeiradireÇÃO de criação e diagramaÇÃO: Charles Cristianorevisão ortográfica: Cíntia silva e consuelo costaconsultorIA editorial: sílnia martins prado

ww

w.y

mag

ine.

com

.br

O projeto “Escola Ativa - A transformação começa aqui!”, desenvolvido pelo Instituto ATIVA Brasil, é uma ferramenta para contribuição à reflexão sobre valores e atitudes voltadas para a sustentabilidade socioambiental, incluindo a educação ambiental no cotidiano escolar. O projeto é realizado com o apoio da empresa LataPack-Ball e a parceria de escolas públicas dos municípios de Três Rios (RJ), Jacareí (SP), Simões Filho (ba) e Alagoinhas (BA).