eST - 102 - AULA 5

3
A Convenção sobre a discriminação do emprego e ocupação afirma que todos os seres humanos, sem distinção de raça, cor, credo, sexo, opinião política ou origem social tem direito ao seu bem estar material e seu desenvolvimento espiritual em condições de liberdade, de dignidade, de segurança econômica e em igualdade de oportunidades. Considera que a discriminação constitui uma violação dos direitos enunciados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resposta: Verdadeiro Falso Question 2 Notas: 1 Nas questões relativas à saúde e segurança no trabalho das mulheres está presente um fator muito importante, raramente levado em conta, que é a dupla jornada de trabalho e a carga mental associada à conciliação da vida profissional com a vida familiar. Resposta: Verdadeiro Falso Question 3 Notas: 1 Em relação à licençaa maternidade: De acordo com o inciso XVIII do art. 7º da Constituição Federal, é direito das trabalhadoras urbanas e rurais licença à gestante, com prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias . A Lei nº. 10.421, de 15 de abril de 2002, incluiu a licença maternidade de 120 dias, com prejuízo do emprego e do salário, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Resposta: Verdadeiro Falso Question 4 Notas: 1

description

Primeiro ciclo do curso de engenharia e segurança na USP

Transcript of eST - 102 - AULA 5

Page 1: eST - 102 - AULA 5

A Convenção sobre a discriminação do emprego e ocupação afirma que todos os seres humanos, sem distinção de raça, cor, credo, sexo, opinião política ou origem social tem direito ao seu bem estar material e seu desenvolvimento espiritual em condições de liberdade, de dignidade, de segurança econômica e em igualdade de oportunidades. Considera que a discriminação constitui uma violação dos direitos enunciados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 2Notas: 1

Nas questões relativas à saúde e segurança no trabalho das mulheres está presente um fator muito importante, raramente levado em conta, que é a dupla jornada de trabalho e a carga mental associada à conciliação da vida profissional com a vida familiar.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 3Notas: 1

Em relação à licençaa maternidade:

De acordo com o inciso XVIII do art. 7º da Constituição Federal, é direito das trabalhadoras urbanas e rurais licença à gestante, com prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias . A Lei nº. 10.421, de 15 de abril de 2002, incluiu a licença maternidade de 120 dias, com prejuízo do emprego e do salário, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 4Notas: 1 Não existe a possibilidade de mudança de atividade de trabalho quando esta pode interferir na saúde da gestante.Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 5Notas: 1

A trabalhadora tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada, durante sua jornada de trabalho para amamentar a criança até que ela mesma complete seis meses. O período pode ser prorrogado, mas somente mediante

Page 2: eST - 102 - AULA 5

atestado médico. Nas empresas com mais de trinta empregadas, deve existir espaço adequado para a amamentação.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 6Notas: 1

As trabalhadoras domésticas, desde a Constituição de 1988, não têm direitos trabalhistas similares às empregadas de outros setores, como férias, vale-transporte, carteira assinada, aviso prévio, salário-maternidade.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 7Notas: 1

As trabalhadoras rurais, com a Constituição Federal de 1988, passaram a ter os mesmos direitos trabalhistas que as urbanas. Com relação ao salário-maternidade recebem o equivalente a 1/12 do salário de contribuição nos últimos doze meses imediatamente anteriores ao início do benefício, mesmo que a contribuição seja descontínua.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 8Notas: 1

O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, por prazo indeterminado, que pode ultrapassar dois anos, devendo prever expressamente o programa de aprendizagem e as condições de sua realização.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Question 9Notas: 1

Outra função que pode ser exercida por menores é o estágio. Alunos de cursos profissionalizantes, ensino superior e ensino médio podem ser contratados como estagiários.

Resposta:

Verdadeiro Falso

Page 3: eST - 102 - AULA 5

Question 10Notas: 1 O estagiário não tem vínculo empregatício com a empresa contratante e tem direito a receber uma bolsa-auxílio, que não necessariamente, será do valor do seu curso. Além dessa bolsa, tanto a empresa como a Instituição de ensino podem oferecer seguro de acidente do estagiário.Resposta:

Verdadeiro Falso