Estudos Na Carta de Paulo Aos Efésios - Efesios 1.1-2

3
Estudos na Carta de Paulo aos Efésios Texto: Efésios 1.1-2 Propósito da carta: “Encorajar o desfrute da posição privilegiada da igreja em Cristo e sua aplicação na vida cotidiana para Cristo no mundo” Mensagem: “Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual” 1. Questões Introdutórias: - A carta de Paulo aos Efésios é uma das melhores cartas do Novo Testamento. - Esta carta, que se divide em 6 capítulos, pode ser dividida em 2 grandes partes: a) Na 1ª parte, os caps. 1-3, o apóstolo Paulo faz saber aos efésios, e a nós, quem eles são, o que são, e como vieram a ser o que são. Paulo mostra, aqui, a posição que o cristão ocupa depois da conversão, o cristão que foi chamado por Deus. b) Na 2ª parte, os caps. 4-6, Paulo vai tratar da ética, da conduta do cristão, a prática da vida do crente, ou seja, já que agora o crente é o que passou a ser, como deve viver daqui para frente. - E descobrimos em Efésios que o crente, agora, faz parte da Igreja. E a Igreja é o Corpo de Cristo. - A carta foi escrita por Paulo à Igreja de Éfeso, que era a cidade mais importante da Ásia Menor. É onde fica a atual Turquia. 2. Desenvolvimento do Texto: - Vemos que Paulo começa a carta mostrando quem ele é: Apóstolo de Cristo. - Apóstolo de Cristo: quando Paulo dizia isso, ele queria dizer 3 coisas: 1º Ele pertencia a Cristo. Sua vida não pertencia a ele, não podia fazer de sua vida o que bem entendia. Ele pertencia a Cristo, e tinha que viver como Cristo queria que ele vivesse. 2º Ele foi enviado por Cristo. A palavra “apóstolo” significa “enviado”. O cristão é um homem com uma missão: a de servir a Cristo neste mundo. 3º Toda a autoridade que ele tinha, ele teve porque Deus o deu. O cristão é o representante de Cristo neste mundo, e esta tarefa não deve ser feita pelo seu próprio poder ou força, mas com o poder de Cristo. - Pela vontade de Deus: o tom de voz de Paulo, aqui, não é de orgulho, mas de admiração, por Deus tê-lo escolhido para fazer Sua obra. - A quem Paulo escreve a carta? À Igreja de Éfeso. 3. Transição Inicial: - Como era esta igreja? Como Deus vê a Sua Igreja? - Vamos ver 4 características da Igreja de Cristo: I. A Igreja É Composta de Santos - Quem são os santos? Será que são aqueles do passado que vieram de forma toda especial, e que hoje chamamos de “santos”? - O que é ser “santo”? A palavra “santo” siginifica “consagrado, separado por ou para Deus”.

description

a

Transcript of Estudos Na Carta de Paulo Aos Efésios - Efesios 1.1-2

Estudos na Carta de Paulo aos Efsios

Texto: Efsios 1.1-2Propsito da carta: Encorajar o desfrute da posio privilegiada da igreja em Cristo e sua aplicao na vida cotidiana para Cristo no mundoMensagem: Privilgios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em unio, santificao na vida diria e ao triunfo no conflito espiritual

1. Questes Introdutrias:- A carta de Paulo aos Efsios uma das melhores cartas do Novo Testamento.- Esta carta, que se divide em 6 captulos, pode ser dividida em 2 grandes partes:a) Na 1 parte, os caps. 1-3, o apstolo Paulo faz saber aos efsios, e a ns, quem eles so, o que so, e como vieram a ser o que so. Paulo mostra, aqui, a posio que o cristo ocupa depois da converso, o cristo que foi chamado por Deus.b) Na 2 parte, os caps. 4-6, Paulo vai tratar da tica, da conduta do cristo, a prtica da vida do crente, ou seja, j que agora o crente o que passou a ser, como deve viver daqui para frente.- E descobrimos em Efsios que o crente, agora, faz parte da Igreja. E a Igreja o Corpo de Cristo.- A carta foi escrita por Paulo Igreja de feso, que era a cidade mais importante da sia Menor. onde fica a atual Turquia.

2. Desenvolvimento do Texto:- Vemos que Paulo comea a carta mostrando quem ele : Apstolo de Cristo.- Apstolo de Cristo: quando Paulo dizia isso, ele queria dizer 3 coisas:1 Ele pertencia a Cristo. Sua vida no pertencia a ele, no podia fazer de sua vida o que bem entendia. Ele pertencia a Cristo, e tinha que viver como Cristo queria que ele vivesse.2 Ele foi enviado por Cristo. A palavra apstolo significa enviado. O cristo um homem com uma misso: a de servir a Cristo neste mundo.3 Toda a autoridadeque ele tinha, ele teve porque Deus o deu. O cristo o representante de Cristo neste mundo, e esta tarefa no deve ser feita pelo seu prprio poder ou fora, mas com o poder de Cristo.- Pela vontade de Deus: o tom de voz de Paulo, aqui, no de orgulho, mas de admirao, por Deus t-lo escolhido para fazer Sua obra.- A quem Paulo escreve a carta? Igreja de feso.

3. Transio Inicial:- Como era esta igreja? Como Deus v a Sua Igreja?- Vamos ver 4 caractersticas da Igreja de Cristo:

I. A Igreja Composta de Santos- Quem so os santos? Ser que so aqueles do passado que vieram de forma toda especial, e que hoje chamamos de santos?- O que ser santo? A palavra santo siginifica consagrado, separado por ou para Deus.- Santos so aqueles que foram salvos, lavados pelo sangue de Jesus, e pela renovao do Esprito Santo.- E agora so separados do mundo e consagrados a Deus para o Seu servio.- Isso significa que todos os cristos so santos, de acordo com o apstolo Paulo.- O cristo uma pessoa que vive sempre uma vida dupla. Os cristos viviam em feso e em Cristo. Ns vivemos neste mundo, mas tambm em Cristo.- O cristo tem uma direo humana e obra divina, este o segredo da vida crist.- Algum contou uma histria de uma senhora que vivia na Inglaterra, e levava uma vida muito dura, sofrida, mas vivia sempre calma, feliz.- Quando perguntaram a ela qual o segredo da sua felicidade, ela respondeu: Meu segredo navegar todos os mares mantendo sempre o corao no porto.- O cristo pode estar onde for, mas ele sempre estar em Cristo.- Fomos chamados por Cristo para sermos santos, a vivermos longe das paixes deste mundo, a fazermos a vontade de Deus.

II. A Igreja Composta de Fiis- Fiis so aqueles que procuram manter a f ao qual se comprometeram, dignos de confiana.- Fiel aquele que confia nas promessas de Deus. Que promessas so essas?1 De que Jesus ressuscitou dentre os mortos;2 De que Jesus o autor da nossa salvao.- Como crentes em Cristo, devemos ser fiis, comprometidos com a verdade.

III. A Igreja Vive pela Graa- Graa o favor no merecido da parte de Deus.- Quando pensamos na graa de Deus, devemos pensar no amor absoluto de Deus, e da generosidade do corao de Deus em nos salvar, mesmo no merecendo.

IV. A Igreja Vive na Verdadeira Paz- A paz que vem de Deus totalmente independente das circunstncias que acontecem em nossas vidas.- Uma pessoa pode viver em fartura e luxo, desfrutando de todo o bem deste mundo. Pode viver nas melhores casas, ter muito dinheiro, e ainda assim no ter paz.- Por outro lado, uma pessoa estar passando necessidade, vivendo uma vida carente de conforto e tranquilidade, e estar em perfeita paz.- A explicao que s h uma nica fonte de paz neste mundo, que Cristo, e tendo Cristo, fazer a vontade de Deus.- Quando fazemos uma coisa que sabemos que no deveramos fazer, ficamos inquietos, perturbados, mas se estamos fazendo algo que at mesmo no traz nenhum benefcio material, mas que sabemos que o que Deus quer que faamos, temos uma profunda calma, paz no corao.

4. Concluso:- Algumas recomendaes prticas para que vivamos como Deus deseja:1 Busque viver uma vida santa.2 Busque ser fiel a Deus em tudo, no que faz e vive.3 Lembre-se sempre da graa de Deus que um dia o alcanou. Voc no merecia ser salvo.4 Busque fazer sempre a vontade de Deus, e viva em paz.---------- x ---------