ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as...

42

Transcript of ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as...

Page 1: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 2: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

ETNOMATEMÁTICAUma alternativa metodológica

Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio

Page 3: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 4: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

1. O Professor do Século XXI: Competência e Habilidades

Page 5: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

A partir da década de 80, as mudanças científicas e tecnológicas, a desorganização familiar, a transferência da socialização da família para a escola exigiram do professor o desenvolvimento de novas competências e habilidades.

Page 6: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 7: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 8: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

Essas competências e habilidades estão, primordialmente, vinculadas às seguintes esferas:• Pedagógica → relacionada à utilização de recursos discursivos facilitadores da aprendizagem)• Gerencial → concernente aos procedimentos estruturais para o desenvolvimento de atividades educacionais)• Técnica → ligada a transparência tecnológica do conjunto formado pelo sistema, software e interface selecionados).

Page 9: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

Só há desenvolvimento de competências e habilidades saindo-se do modelo “tradicional” de educação. Ao preparar as atividades incentivadoras e no preparo das suas aulas, o professor nunca deve perder de vista os Temas Transversais (Saúde, Ética, Pluralidade Cultural, Meio ambiente, Preparação para o trabalho, Sexualidade) .

Page 10: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

“O educador de hoje não apenas transmite informações. Trabalha com os Temas Transversais, procura resgatar valores, respeito mútuo, solidariedade.

Compromete-se em incentivar a busca do conhecimento por parte dos seus alunos e preocupa-se com a construção da auto-estima dos mesmos, considerando portanto, as inteligências múltiplas.”

Page 11: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

2. AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Page 12: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 13: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

Segundo Floriani, historicamente, existem duas orientações no campo dos estudos matemáticos:A visão utilitária, profissionalizante ou artesanal: Esta considera a Matemática como um corpo utilitário de técnicas e habilidades, cuja finalidade é satisfazer as necessidades da vida social;A visão especulativa, contemplativa ou artística: Vê a matemática como parte de um corpo de modelos do pensamento e da linguagem para simular os fenômenos.

Page 14: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Floriani ainda alerta que o professor, ao se afastar da visão utilitária da Matemática, afasta-se de seus aluno, portadores dos fatos; o aluno ao se afastar da visão especulativa da Matemática, afasta-se do professor, representante da teoria sistematizada.Logo, há um afastamento entre teoria e fatos.• Segundo a Unesco, as duas visões unem-se ao considerar a matemática como um “amplificador cultural” da mente.

Page 15: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 16: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Na busca por novas habilidades que possam auxiliar o educador a atingir os objetivos e metas da Educação Matemática, várias tendências vêm sendo desenvolvidas, entre elas a Etnomatemática.

Page 17: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• O brasileiro Ubiratan D'Ambrósio: principal idealizador do Programa Etnomatemática. D'Ambrósio possui graduação (1955) e doutorado em

Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Professor da Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirantes de São Paulo/UNIBAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro.

Page 18: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• 1975- Surgimento da Etnomatemática no Brasil

• 1978- Realização de duas Importantes Conferências:“Desenvolvimento da Matemática nos países de terceiro mundo”“Matemática e o Mundo Real

• 1985- Criação e Oficialização do International Study Group on Ethnomathematics( Glória Gilmer, Ubiratan D'Ambrósio e Rick Scott)

• 1998- Realização do primeiro Congresso Internacional da Etnomatemática

Page 19: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 20: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Etnomatemática é, então, a arte ou técnica (techené = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio ( etno) .• O objetivo do programa etnomatemática é analisar, como, ao longo da sua evolução, a espécie humana gerou e difundiu artes e técnicas, com a finalidade de entender, explicar, lidar com o ambiente natural, social e cultural, próximo ou distante, assumindo o seu direito e capacidade de modificá-lo

Page 21: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 22: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• A realidade percebida por cada indivíduo da espécie humana é a realidade natural, acrescida da totalidade de artefatos e de mentefatos (experiências e pensares). • O conhecimento matemático, também segue a este sistema.

Page 23: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 24: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 25: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 26: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 27: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 28: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 29: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• É positiva quando resulta em um processo criativo;• É negativa quando resulta em eliminação ou exclusão das raízes do “dominado”.• O indivíduo para ser independente precisa se situar em suas próprias raízes.

Page 30: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• O processo de descolonização, que se manifesta com a adoção de uma bandeira, de um hino ou de uma instituição, é incompleto e perverso se não reconhecer as raízes culturais do colonizado.• A etnomatemática se encaixa nessa reflexão sobre a descolonização e na procura de reais possibilidades de acesso para o subordinado, marginalizado e para o excluído.

Page 31: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 32: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 33: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Um dos aspectos mais relevantes da etnomatemática, é a compreensão sobre o respeito devido à cada grupo social e o resgate da cultura esquecida: O Mankala , constitui uma família de mais de 200 jogos africanos que simulam uma colheita. É um jogo de tabuleiro que permite, na escola, trabalhar com os valores civilizatórios africanos, as inteligências múltiplas e diferentes áreas do conhecimento

Page 34: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

•O jogo ajuda o usuário no desenvolvimento de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilidade do raciocínio dedutivo, na resolução de problemas e servem de apoio à construção do conhecimento em diferentes áreas do currículo escolar.

Page 35: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Sugestão para o tabuleiro: uma caixa de ovos de uma dúzia ou duas de seis ovos, que serão as duas fileiras de 6 covas; 2 potes vazios de iogurte, que serão o depósito das sementes; • Sementes ou material equivalente: vale fichas, tampas de garrafa, botões ou mesmo pedrinhas. O uso das sementes pode ser mais interessantes se o público alvo são crianças do campo, por exemplo.

Page 36: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Dois jogadores frente à frente, intermediados pelo tabuleiro, escolhem o lado em que querem jogar;• Um dos jogadores distribui as 48 sementes pelas casas, colocando 4 sementes em cada uma delas;• Aquele que inicia o jogo retira de uma das casas as 4 sementes e as distribui sucessivamente pelas casas vizinhas no sentido anti-horário. Se o caminho a percorrer passar pela sua própria mankala( depósito), uma semente deve ser depositada nela; se passar pela mankala do adversário, nenhuma semente deve ser depositada nesse recipiente.

Page 37: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 38: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 39: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

• Como na execução do makala, percebemos as grandes possibilidades que o uso da Etnomatemática proporciona ao educador que pode se “apropriar” desses recursos e os conhecimentos matemáticos que o aluno já traz de casa, e introduzir novos conceitos, a partir do cotidiano do mesmo.

Page 40: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.
Page 41: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

Realizado por

ANA BRANDÃOJOHNATAN CARDOZO

VANESSA GARCEZ

Segundo semestre do curso de Licenciatura plena em Matemática-UEPA

Page 42: ETNOMATEMÁTICA Uma alternativa metodológica Baseado no livro “Etnomatemática: Elo entre as tradições e a Modernidade” Do autor Ubiratan D'Ambrósio.

Agradecemos pela atenção...

E a orientação da professora.